Sunteți pe pagina 1din 18

Captulo 1 2012

1. CHEGANDO UNIVERSIDADE Para este tema sero abordados os seguintes assuntos: 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. Alerta aos iniciantes. Uma nova fase. Porque estudar? Consideraes sobre um mtodo de estudo. Condies para viabilizar o estudo. Fases do estudo.

1.1.

ALERTA AOS INICIANTES

Chegar a Universidade representa um acontecimento marcante na vida de todos que tm o privilgio de por ela passar, pois a expectativa de adquirir novos conhecimentos e novas amizades renova as esperanas de um futuro melhor, de um futuro promissor.

fig.1.1
Introduo Engenharia Pgina 1

Captulo 1 2012

Mas para que isso acontea, necessrio que o estudante tenha uma postura que se reveja numa deciso pessoal firme de aproveitar tudo o que a universidade oferece. preciso procurar conhecer em profundidade a instituio, objectivo que pode ser alcanado, participando intensamente de suas actividades. Aguardar que os professores entreguem os conhecimentos previamente elaborados uma atitude muito comodista e deste modo se desperdia oportunidades de crescimento intelectual. A qualidade de um curso de engenharia, no depende apenas do corpo docente e dos apetrechos de que a universidade dispe; depende tambm da qualidade do estudante que nele ingressa. Mas ainda, depende de um clima geral que favorea os estudos, que estimule a criatividade e que instigue os estudantes a progredir. Para que o estudante faa parte deste ambiente de progresso, este deve participar activamente do processo de formao, que comea por conhecer a instituio. Para que tudo isto acontea, necessrio que se esteja motivado a cursar o nvel superior, pois caso contrrio deve-se procurar fazer outra coisa. Deve ser frustrante estar na universidade, estudando com a inteno de receber o diploma e futuramente ganhar salrios altos; ou para agradar os pais, que querem ver o filho engenheiro, assim como para comparar com algum. Para evitar futuros arrependimentos, deve ser feito um exame de conscincia apurado. Todas as profisses so honradas e no dependem de curso superior.

1.2.

UMA NOVA FASE

Ao passar do curso secundrio para o universitrio, muita coisa muda; talvez a forma de abordar os ensinamentos recebidos seja a mais importante mudana. O estudante passa de agente passivo para agente activo no processo educacional. Nesta nova fase, pode-se direccionar e programar livremente o seu aprendizado, doseando-o de acordo com suas potencialidades e interesses.

Introduo Engenharia

Pgina 2

Captulo 1 2012

fig.1.2 Esta maior liberdade, deve ser usufruda com maturidade. comum encontrar estudantes que em nome desta liberdade, chegam tarde ou saem antes do final das aulas; ou mesmo gazetam as mesmas o que representa uma falta de seriedade indigna de futuros profissionais. Outra mudana importante que os alunos notam a relao professor aluno. Nesta nova fase, o professor passa a ser mais orientador do que fiscalizador. Tambm rapidamente percebem que nem todos os professores correspondem ao modelo ideal que eles tinham de mestre de ensino superior. Entretanto, devem aprender a enfrentar de forma madura estas questes e contribuir na resoluo deste tipo de caso. Para se adaptar a vida universitria, o estudante deve procurar se colocar a par de inmeras novas situaes que ir enfrentar. Os aspectos de moradia, alimentao e assistncia mdica, geralmente afectam mais aqueles que se deslocam de seus lugares de origem e tem que se adaptar a nova situao. Neste caso, deve-se estar preparado para coabitar em residncias , o que exige um comportamento social mais equilibrado para harmonizar a convivncia. Nessas condies, aparecero com mais frequncia programas extra-estudos, que podero colocar em segundo plano a dedicao aos estudos. Para quem tem domiclio no local de estudo e uma vida social mais estabilizada, este problema menos sentido. Pode parecer irrelevante, mas se esse aspecto no tratado com a devida ateno, pode prejudicar ao estudante que no consiga dosear equilibradamente as suas actividades. A sade fsica fundamental para o pleno desenvolvimento das actividades intelectuais. Por isso, deve-se ter cuidados constantes com a alimentao, repouso e actividades fsicas. Outros recursos que a Universidade tem a disposio do estudante so:

Introduo Engenharia

Pgina 3

Captulo 1 2012

reas de lazer, actividades desportivas, bibliotecas; Cursos extra-curriculares, directrios acadmicos, laboratrios; Moradia estudantil, promoes culturais, restaurante do campus; Etc.

Os comentrios acima apresentados so muito importantes, porm o fundamental fazer o melhor uso dos conhecimentos adquiridos durante a permanncia na Universidade. Ao empregar uma metodologia de trabalho, o estudante poder utilizar com mais eficincia suas potencialidades, para aproveitar intensamente aquilo que a Universidade oferece.

1.3.

PORQU ESTUDAR?

Eis a pergunta que muitos de ns fazemos. Sua resposta ser apresentada numa perspectiva que se pensa justificar o estudo.

fig. 1.3 Em muitas empresas modernas, acredita-se que a meia-vida de um eng0. Seja de 10 anos, isto , metade do que ele aprendeu ser considerado conhecimento obsoleto no decorrer de uma dcada. No ritmo da evoluo da cincia e da tecnologia, calcula-se que dentro de 25 anos, o montante de conhecimentos no mundo ser quatro vezes (4x) mais que actualmente, em 50 anos

Introduo Engenharia

Pgina 4

Captulo 1 2012

acerca de trinta vezes (30x) maior e ento 97% de tudo aquilo que for conhecido ter sido descoberto ou inventado a partir de hoje. Assim, o que se sabe agora representar apenas 3% das informaes dominadas daqui a 50 anos. Embora essas estimativas requeiram alguma reflexo, elas corroboram a idia de que o futuro da Humanidade estar calcado no domnio e manipulao da informao. Considerando o facto de que est a iniciar um curso superior, deve ter tido pelo menos doze (12) anos de estudo e que, se pretende ser um profissional activo, dever actualizar-se continuamente, nada mais lgico do que aprender a estudar com eficincia e com eficcia. Para isso deve-se saber usar adequadamente os recursos disponveis para conseguir uma boa aprendizagem.

1.4.

CONSIDERAES SOBRE UM MTODO DE ESTUDO

A transio do nvel mdio para o curso superior exige uma srie de alteraes no comportamento do estudante, pois no ensino superior cada um deve assumir uma conduta responsvel, conciliando a sua vida social com os estudos, o que nem sempre fcil de conseguir. Outro aspecto preliminar de se registar que saber estudar com eficincia e eficcia no inato no ser humano, algo que precisa ser aprendido. Aprender a estudar necessrio, pois o indivduo ao passar para o curso superior, deixou de ser aluno (aquele que ensinado) e passou a ser estudante (aquele que aprende e estuda porque quer, com motivao e sob orientao, devendo ele prprio, agora, tomar muitas das iniciativas). Estudar no apenas captar um assunto, mas principalmente organizar na mente, com fluidz, continuidade e encadeamento lgico, diversos tpicos, formando uma postura crtica e coerente. No se deve confundir aprender com estudar. Estudar uma faculdade particular do ser humano; aprender uma caracterstica dos seres vivos, que o Homem pratica desde que nasce aprendendo a falar, andar ou a usar utenslios. Com esta proposta, pretende-se apresentar uma metodologia de trabalho, visando a um melhor e mais slido processo de aprendizagem. Ressalta-se que o primeiro objectivo deste
Introduo Engenharia Pgina 5

Captulo 1 2012

tpico o de desmistificar a idia de que existe uma maneira de estudar pouco e aprender muito, cujo mtodo dispense o trabalho que no se quer ter. Outro ponto importante o facto de que a falta de tempo inconcilivel com os estudos; quem pretende estudar deve criar o seu tempo para isto. Outros pontos como a preparao psicolgica condio bsica para viabilizar um estudo que culmine numa aprendizagem substanciosa e uma boa programao do tempo tanto para o estudo, trabalho, como para o lazer, so aqui abordados como condies primordiais para se aplicar qualquer tcnicas de estudo. O estudo eficz um processo que no pode ser compartilhado com outra actividade. Por isso recomenda-se um verdadeiro isolamento quando se estuda, intercalando pequenos intervalos, para evitar o cansao prematuro.

fig. 1.4 Devem nortear o estudante nas suas actividades, as seguintes observaes: a) No h regras absolutas para um mtodo de estudo; o que existe so recomendaes, que devem ser adaptadas a cada individuo e a cada assunto a ser estudado, por exemplo: estudar Oficinas Gerais exige comportamentos diferentes dos necessrios para estudar Ingls. b) O estudante deve estar ciente de que deve aprender a ver um determinado assunto sob vrios ngulos, compar-los e reflectir criticamente sobre o tema. c) Saber fazer perguntas uma ferramenta bastante til para a orientao.

Introduo Engenharia

Pgina 6

Captulo 1 2012

1.5.

CONDIES PARA VIABILIZAR O ESTUDO

A primeira condio bsica para viabilizar o estudo a racionalizao do tempo. Este aspecto preponderante, pois um estudante que se pretenda bem sucedido tem necessariamente que saber determinar o que fazer em cada momento. A no programao, geralmente leva estudantes a indecises e adiamentos que o fazem preterir de determinadas actividades em favor de outras que lhe so mais agradveis, o que de certa forma acaba prejudicando o estudo. Para que isto no acontea, recomenda-se fazer uma boa programao de tempo, evitando assim que se deixem de lado assuntos que meream mais dedicao, ou mesmo que se deixe de estudar com o pretexto de que outras actividades extra-ensino tambm devam ser realizadas. Uma boa programao deve contemplar, para alm dos tempos de aula e trabalho, perodos bem doseados de extra-classe para cada matria, de acordo com o grau de dificuldade de cada assunto, avaliado pelo prprio estudante. Assim, sugere-se o preenchimento de um quadro de horrios como apresentado na figura abaixo, em que destacam-se actividades a serem cumpridas - aulas, trabalhos, lazeres, etc. Na realidade, o importante na confeco de um horrio que este seja realstico, para uma boa execuo. Um horrio no cumprido no s intil, como tambm nocivo, pois cria a iluso de que se est fazendo algo, quando na realidade isto no acontece. Um horrio deve permitir correces e adaptaes constantes, para satisfazer as necessidades do perodo. P.ex. numa semana de testes, deve-se dedicar um tempo maior as revises globais da disciplina, no podendo deixar-se de lado os tempos dedicados as recomposies das aulas, lazer, etc. O aproveitamento de pequenos perodos tambm uma sbia medida. Faamos as contas: 15 minutos de estudo dirio representam mais de 100 minutos por semana, 450 minutos (7,5 horas) mensais e mais de 5400 minutos (+ de 90 horas) anuais. Estes tempos no podem ser desperdiados. No raramente, estudantes que trabalham tem bom desempenho nos estudos. Isto deve-se, primeiro ao facto de que ao custear o seu prprio estudo, estes do-lhe muita importncia. O segundo aspecto que para conciliar estudo com trabalho, tero que valorizar ao mximo todo o seu tempo, pois sabem que dificilmente tero outra oportunidade. Assim, eles automaticamente estaro valorizando o seu tempo.
Introduo Engenharia Pgina 7

Captulo 1 2012

Um ltimo ponto a ressaltar a dedicao de tempo para o descanso e lazer, o que essencial para a sade fsica e mental. Para quem desenvolve actividades intelectuais, importante desenvolver em paralelo actividades que estimulam o sistema psicomotor ou cultivar um passa tempo em reas bastante diferente do trabalho usual. Ao estudar, deve-se lembrar que aproveitar o tempo de estudo ao mximo uma forma de dar sentido as horas de lazer.

Quadro de horrios Hora Domingo Segunda Tera Quarta Quinta Sexta Sabado

Introduo Engenharia

Pgina 8

Captulo 1 2012

1.6.

FASES DE ESTUDO Num curso de engenharia destacam-se os seguintes objectivos: o estimular a criatividade do indivduo; o fornecer-lhe ferramentas bsicas para enfrentar os problemas com que se vai deparar na sua profisso;

o estimul-lo a adoptar uma postura crtica e consciente para com a sociedade. Para um xito favorvel destes objectivos, o estudante dever atender a uma srie de recomendaes sobre como proceder para tirar o maior proveito dos seus estudos e trabalhos durante a sua formao. Isto lev-lo-, logo cedo, a perceber a existncia de melhores maneiras de se resolver problemas, sejam eles de que tipos forem. A Seguir, proposto em mtodo de estudo que visa melhorar o desempenho nos estudos, optimizando procedimentos de trabalho. Este mtodo consiste em trs (3) etapas que so: preparao; captao; e processamento.

importante ressaltar que as recomendaes aqui colocadas, tem como compromisso sintetizar procedimentos adequados para o estudo da engenharia, o que diferir de outras recomendaes, que talvez sirvam para o processamento de formao de profissionais de outras reas. O estudo das cincias, para a formao do eng0., difere em relao a outras reas, pois o
Introduo Engenharia Pgina 9

Captulo 1 2012

eng0., lidar mais com a tecnologia do que com o processo cientfico, que lhe serve de base e fundamento e no necessariamente propsito.

1.6.1. PREPARAO Em geral, pode-se afirmar que para se trabalhar com eficincia, so imprescindveis os cuidados com a preparao para o estudo. Tais cuidados vo desde a escolha de um ambiente, arejado, com boa iluminao, silencioso e agradvel, at a preparao psicolgica como condio para viabilizar o estudo. O ambiente pode-se tornar num ponto vital para se obter um bom desempenho, por exemplo, em casos de assimilao de conhecimentos atravs de livros didcticos que exigem uma ateno exclusiva e uma alta dose de compenetrao. Sugere-se ainda que o estudante esteja sentado numa posio cmoda, frente a uma mesa para apoiar os demais instrumentos necessrios para o tipo de assunto com que se esta lidando. necessrio notar que o estudo de matrias diferentes exige logicamente materiais diferentes. O hbito de estudar, de preferncia nos mesmos locais e horrios de costume, facilita em muito a aprendizagem pois, por estarem vrios aspectos sendo cumpridos automaticamente, temse menos barreiras a transpor, permitindo maior concentrao naquilo que novo, ou seja, no assunto de estudo. Para casos em que estes ambientes de estudo no so possveis de serem conseguidos o estudante deve, como medida prtica utilizar de melhor forma possvel o ambiente disponvel. A atitude psicolgica deve-se tornar numa caracterstica fundamental para se alcanar objectivos. O estudante deve ser perseverante na resoluo de problemas, reconhecer os seus erros, us-los para proceder novas tentativas, atravs de novo estudo ou novo enfoque. Para um xito efectivo nos seus estudos, o estudante dever ter conscincia de que o seu rduo trabalho de formao est a servio de uma causa maior, independentemente de suas metas e da sua integrao social.

Introduo Engenharia

Pgina 10

Captulo 1 2012

Num currculo de um curso, no existem temas pelos quais a sua aquisio pelo estudante seja intil, pois todos assuntos tratados tem um papel bem definido. E a forma como estes conhecimentos so repassados, no deve servir de justificao para consider-los desnecessrios. Deve-se tambm lembrar que tais assuntos algum dia j mereceram um alto interesse e dedicao de algum indivduo, pela sua especialidade.

1.6.2. CAPTAO A captao de conhecimentos, se d basicamente por iniciativa de algum interessado em aprender algo que se utilize em alguma tcnica de trabalho que possa lev-lo a alcanar os seus objectivos. Num processo de ensino - aprendizagem a captao ocorre essencialmente: o Aquando da apreenso de conhecimentos transmitidos por um professor na sala de aula; o Quando os conhecimentos so adquiridos atravs da leitura de livros didcticos; ou o Atravs da participao em experincias e observaes.

A captao depende da individual atitude psicolgica favorvel, de onde nasce a necessidade ou motivao para o estudo.

1.6.2.1. FORMAS DE IDENTIFICAO DA FASE DO PROCESSO DO ESTUDO Esta fase do processo do estudo pode ser identificada em termos gerais por trs formas: o Leitura; o Audio; e o Observao.

Introduo Engenharia

Pgina 11

Captulo 1 2012

LEITURA Para ler com eficincia no basta apenas ser alfabetizado, necessrio predisposio, ambiente favorvel, motivao e aplicao de uma tcnica de assimilao compatvel com o tema da leitura. Atravs da leitura pode-se captar palavras, frases, idias e frmulas registadas em anotaes e em impressos. AUDIO Uma sugesto para melhor a absoro de conhecimentos com esta forma de captao, constantemente interrogar-se sobre o tema, procurando concatenar as idias num todo ou com outros assuntos. Tanto importante esta forma de captao, que muitas pessoas conseguem fixar melhor os assuntos de uma leitura quando a fazem em voz alta. Neste caso, esto sendo usados simultaneamente a leitura e a audio. OBSERVAO o meio de captao de conhecimentos. Se utilizada de uma forma sistemtica, e com critrio, constitui um til instrumento de captao. Observar entendido aqui como um estgio de processo de captao de ocorrncias, factos, que surgem naturalmente no decorrer de um trabalho. Esta forma de captao do trabalho especialmente relevante nos estudos de engenharia porque deve-se estar sempre a identificar sistemas, fenmenos fsicos, processos e variveis para execuo dos trabalhos.

1.6.2.2. APRESENTAO DE DIFERENTES MEIOS DE CAPTAO Eis abaixo especificados os diferentes meios de captao, por forma a garantir uma fivel eficincia no processo da captao: captao na sala de aulas; captao extra-classe; captao pela leitura.

Introduo Engenharia

Pgina 12

Captulo 1 2012

CAPTAO EM SALA DE AULA O grande momento de estudo que todos tem, o tempo em sala de aulas. Por isso, recomenda-se que este perodo seja aproveitado integralmente atravs de uma participao activa. No se deve levar para casa duvidas, que podem ser sanadas na sala de aulas. Para entender uma aula, deve-se aprender a sua organizao e objectivos, assimilar a idia central do professor em cada assunto medida que o professor avana na sua explicao, o estudante deve interrogar-se constantemente acerca do que j sabe sobre o assunto, ou sobre a ligao dos tpicos estudados com outros. Captar e anotar idias com palavras prprias para uma anlise posterior, ajuda em muito a participar activamente na sala estimulando o processamento das informaes. Se isto no for conseguido, porque o assunto no foi bem assimilado. A ateno deve estar sempre voltada para aquilo que o professor diz, sem se deixar influenciar por situaes de perturbaes, tanto directa (quando o colega fala consigo directamente) como indirecta (quando dois ou mais colegas vizinhos conversam ao seu lado) proporcionadas pelos colegas na turma e incisivamente ao seu redor aquando da explicao do professor. A figura do professor, importante porque acaba sendo um exemplo para o estudante.

CAPTAO EXTRA-CLASSE indiscutvel a necessidade de uma dedicao extra-classe para recomposio dos assuntos vistos na aula complementando-os com leituras e discusses com os colegas, ou atravs de consultas ao professor. Duas horas de dedicao extra-classe para cada hora de aula, acreditase ser uma dose suficiente para recomposio e a fixao dos assuntos. Para garantir um equilbrio em todas matrias, deve haver uma agenda de afazeres particulares, onde possa estabelecer um tempo adequado para cada tarefa. Recomenda-se que se estabelea um tempo de reviso imediata depois de cada aula para recompr e fixar a matria.

Introduo Engenharia

Pgina 13

Captulo 1 2012

CAPTAO PELA LEITURA Os livros didcticos, so as maiores fontes de pesquisa do estudante. Por isso, deve-se dar uma ateno especial a bibliografia indicada pelo professor e consult-la regularmente, de preferncia adquirindo os principais ttulos. As bibliotecas das escolas, esto na maioria das vezes razoavelmente bem aparelhadas para os cursos bsicos de graduao. A seleco daquilo que se vai ler o primeiro aspecto a ser considerado, porque logicamente no se pode ler tudo o que publicado sobre um determinado assunto. De forma geral, a escolha de textos para leitura pode ser baseada nos seguintes pontos: o ttulo da obra que normalmente indica o assunto abordado no texto, ou a qual rea pertence o trabalho; o nome e currculo do autor nomes proeminentes e cientificamente respeitveis so bons indcios para a seleco da leitura, pois devem produzir trabalhos consistentes; o leitura do prefcio e da orelha da obra isto fornece uma idia razovel da abordagem do texto, podendo-se, assim, verificar se confere com o que se deseja estudar; o leitura do sumrio tem-se um panorama geral do contedo da obra, alm de se conferir com facilidade se os tpicos procurados, esto contemplados no trabalho. Estando seleccionado o que ler, deve-se saber passar a leitura propriamente dita, aco que encerra os maiores problemas de fase de captao. Deve-se saber diferenciar os procedimentos da leitura. A velocidade de uma leitura informativa, principalmente a de distraco, mais rpida, enquanto que a de uma leitura formativa exige reflexo, anotaes, clculos auxiliares e retornos constantes a trechos j lidos, sendo portanto mais lenta. No recomendvel tempo longo de leitura de textos didcticos, pois com o cansao vem a reduo na fixao, e qualquer ponto que no seja bem esclarecido, pode prejudicar o entendimento de um assunto. Cada um deve procurar a sua prpria velocidade de leitura, lembrando sempre que o principal a compreenso. De forma geral, deve-se procurar aumentar a velocidade, porque se
Introduo Engenharia Pgina 14

Captulo 1 2012

ganha tempo e aumenta-se a compreenso. A velocidade de leitura, representa algo em torno de 200 a 300 palavras por minuto. Para textos tcnicos, este rtmo dever baixar sensvelmente. Alguns sintomas comuns que identificam maus leitores so: o leitura de palavra por palavra. O movimento dos olhos durante a leitura, intermitente e a leitura propriamente dita s se d durante as paradas. Esta ser tanto mais rpida quanto maior o grupo de palavras fixado em cada parada; o movimentao dos lbios ou vocalizao. Enquanto se l. Isto diminui a velocidade. Numa leitura eficiente deve-se olhar um conjunto de palavras e interpretar o significado, sem necessidade de pronunci-las, nem mesmo mentalmente; o retornos constantes ao que se acabou de ler. Isso sintoma de desateno. No confundir com retornos feitos com o objectivo de integrar os assuntos de um texto. Num texto, cada captulo procura transmitir uma idia, da mesma forma que um pargrafo. Assim, para que se consiga uma leitura eficiente, captando, retendo e integrando as informaes lidas, deve-se identificar e extrar as idias principais, sabendo destac-las das idias acessrias que gravitam a sua volta. Uma das formas mais eficientes de se ler um livro, estar constantemente procurando pelas idias principais, sublinhando-as ou fazendo anotaes, quando for livro prprio. A tcnica de sublinhar, alm de ser simples, de extrema utilidade para as revises, pois evita, nestes casos, uma releitura completa, indo-se directo as idias principais. Deve-se sublinhar s o essencial para destacar uma idia- e sempre com a mesma conveno. Com um trao horizontal sob as palavras para destacar idias principais; com dois traos horizontais para marcar exemplos; com um trao vertical ao lado do texto para evidenciar oraes completas. No estudo da engenharia, comum a utilizao de grficos, tabelas e frmulas matemticas como auxlio a compreenso. Por isso, recomenda-se o hbito de interpretar os seus significados. Uma frmula matemtica, nada mais do que representao de uma situao fsica real normalmente, no estudo da engenharia, um fenmeno fsico -, atravs de uma linguagem de significado imutvel e universal. Grficos e tabelas, na verdade, no passam de recursos para
Introduo Engenharia Pgina 15

Captulo 1 2012

mostrar alguma relao entre variveis ou a evoluo de algum fenmeno. Deve-se, ento, garantir a perfeita interpretao destes recursos e a compreenso dos seus significados.

1.6.3. PROCESSAMENTO Feita captao de um conhecimento, deve-se process-lo para reter e integrar os assuntos. So fundamentais alguns procedimentos posteriores para uma boa absoro de contedos. Citase como exemplo a realizao de revises imediatas que podem ser feitas confeccionando-se esquemas e resumos dos assuntos aprendidos, depois de uma aula ou leitura de um livro, o que permitir alm da fixao, uma forma rpida de consulta. Esquema uma representao organizada das idias motores (principais) acerca de um determinado assunto, o qual representa o fio principal do pensamento do texto original. Resumo a extraco de idias chaves de um texto, a compactao, com frases completas, do assunto lido. A consequente reviso de um resumo breve, claro e objectivo ir levar menos tempo de reviso e de maneira dinmica e a fixao da matria por parte do estudante. A reviso no final do estudo de um volume de tpicos, ajuda na integrao de todos temas estudados para se obter um todo homogneo e concatenado, que ajudaro o estudante a obter maior rendimento nas avaliaes no decurso do seu curso. nesta fase do processamento das informaes, que se interliga os assuntos vistos num texto, e em demais disciplinas, para permitir uma boa viso de conjunto e um encadeamento lgico. Disciplina a parte de uma estratgia de aprendizagem pr-estabelecida, com planos, metas e tcnicas de transmisso de conhecimentos. Em suma: As revises imediatas tornam o estudo mais eficz e garantem um maior aproveitamento nos estudos.

Introduo Engenharia

Pgina 16

Captulo 1 2012

1.7.

OUTRAS RECOMENDAES

Em relao a fase de captao, deve-se destacar, ainda, que procedimentos semelhantes aos anteriormente recomendados devem ser postos em prtica tambm em situaes como as descritas a seguir.

1.7.1. AULA DE LABORATRIO Com os constantes aperfeioamentos de medio e com o aparecimento de novos e modernos equipamentos industriais, de vital importncia que o estudante de graduao tenha contacto com a instrumentao e aprenda a realizar ensaios de laboratrios; isto lhe conferir maior versatilidade, o que ser de grande valia na sua vida profissional. As aulas de laboratrio devem ser encaradas no como meros artifcios didcticos, mas como uma excelente oportunidade de se verificar a teoria. importante anotar os resultados obtidos, os equipamentos utilizados, etc., para confeco de um relatrio tcnico final, mesmo que o professor no exija.

Introduo Engenharia

Pgina 17

Captulo 1 2012

1.7.2. AULAS PRTICAS As aulas prticas, com o desenvolvimento de experincias em laboratrios ou em campo, tem como objectivos: a) Permitir melhor fixao dos conhecimentos abordados nas aulas tericas; b) Desenvolver a sensibilidade na avaliao dos parmetros da engenharia; c) Contribuir para o desenvolvimento do estudante na aplicao dos princpios; d) Familiarizar o estudante no uso da instrumentao empregada na engenharia; e) Desenvolver a habilidade para a execuo de relatrios tcnicos, bem como a apresentao de resultados atravs de grficos , tabelas e equaes; f) Ensinar a tirar concluses, a partir dos resultados experimentais; g) Contribuir para desenvolver a capacidade criativa.

CORPO DOCENTE: Eng0 Paulo J. Conselho, MSc- Regente Jos Rungo D. Chiunze - Monitor

Introduo Engenharia

Pgina 18

S-ar putea să vă placă și