Sunteți pe pagina 1din 9

A poltica econmica antimonopolista e interveno do estado

A onda de agitao social que se desencadeou aps o 25 de Abril foi acompanhada de um conjunto de medidas que alargaram a interveno do Estado na esfera econmica e financeira. Tomadas em parte sob a presso das foras poltico-sociais de esquerda, estas medidas tiveram como objetivo a destruio dos grandes grupos econmicos, considerados monopolistas, a apropriao, pelo Estado, dos setores-chave da economia e o reforo dos direitos dos trabalhadores. A interveno do Estado em matria econmico-financeira encontrava-se j prevista no Programa do I Governo Provisrio, que referia a nacionalizao dos bancos emissores. No entanto, estas intenes foram concretizadas em setembro e pouco depois (novembro), o Estado considera-se no direito de intervir nos bancos cujo funcionamento no contribusse normalmente para o desenvolvimento econmico do pas. A interveno do estado tambm se fez sentir na(s): - reforma agrria com a expropriao institucional das grandes herdades e a organizao da sua explorao em Unidades Coletivas de Produo (UCP) sob controlo do Partido Comunista, no seguimento das primeiras ocupaes de terras nos latifndios do Ribatejo e do Alentejo. - grandes campanhas de dinamizao cultural promovidas pelo MFA com o objetivo de explicar s populaes do interior rural o significado da revoluo, o valor da democracia e a importncia do voto popular nos diversos sufrgios em curso, bem como os direitos dos trabalhadores. - grandes conquistas dos trabalhadores que viram a sua situao social e econmica muito beneficiada: A conquista do direito da greve e da liberdade sindical juntou-se a instituio do salrio mnimo nacional, o controlo dos preos dos bens de primeira necessidade, a reduo do horrio de trabalho, a melhoria das penses e das reformas, a generalizao de subsdios sociais e a publicao de medidas legislativas tendentes a promover as garantias de trabalho pela criao de dificuldades aos despedimentos, sem olhar s reais capacidades econmicas e financeiras das empresas.

O processo de descolonizao das colnias portuguesas


Com a Revoluo do 25 de Abril de 1974 iniciou-se o processo de descolonizao (o terceiro dos D que nortearam a revoluo: Democracia, Desenvolvimento e Descolonizao). Logo na noite do 25 de Abril, por presso do general Spnola, a afirmao do claro reconhecimento do direito autodeterminao dos territrios africanos, que constava do programa previamente elaborado pelo MFA, foi eliminada. Em seu lugar declarava-se, apenas, a inteno de implementar uma poltica ultramarina que conduza paz. O pas dividiu-se no caminho a tomar. Como o prprio Spnola reconheceria mais tarde, o tempo em que teria sido possvel adotar o modelo federalista que advogara em Portugal e o Futuro tinha, h muito, passado. Ainda no rescaldo do golpe militar, as presses internacionais comeam a fazer-se sentir. A 10 de maio, a ONU e a OUA (Organizao da Unio Africana) apelam Junta de Salvao Nacional para que, inequivocamente, consagre o princpio da independncia das colnias. Durante os meses que se seguiram, a OUA interferiu no processo negocial exigindo a independncia de todos os territrios. Os movimentos de libertao unem-se no mesmo sentido. A nvel interno, a independncia pura e simples das colnias colhia o apoio da maioria dos partidos que se legalizaram depois do 25 de Abril e tambm nesse sentido se orientavam os apelos das manifestaes. nesta conjuntura que o Conselho de Estado aprova a Lei 7/74, reconhecendo o direito das colnias independncia, deciso que o presidente da Repblica comunica aos Portugueses, a 27 de julho, numa declarao considerada histrica. As negociaes decorreram sem dificuldades de maior, surgindo assim, em meados da dcada de 1970, cinco novos pases em frica:
-Repblica da Guin-Bissau Setembro de 1974; -Repblica Popular de Moambique Junho de 1975; -Repblica de Cabo Verde Junho de 1975; -Repblica de So Tom e Prncipe Junho de 1975; -Repblica Popular de Angola - Novembro de 1975.

Em 1996, foi formada a CPLP - (Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa), de que fazem parte: Portugal , Brasil , Angola , Moambique , Guin Bissau , Cabo Verde , So Tom e Prncipe e Timor Leste , cujo principal objetivo era aprofundar os laos culturais que unem estes pases, principalmente a Lngua Portuguesa .

Consequncias Internacionais da Revoluo Portuguesa


No entanto, Portugal encontrava-se numa posio muito frgil, quer para impor condies, quer para fazer respeitar os acordos: o slogan da extrema-esquerda Nem mais um soldado para as colnias, a desmotivao generalizada do exrcito, a deteriorao das relaes entre os militares africanos e os comandos europeus e a instabilidade poltica que se vivia na metrpole retiraram ao nosso pas a capacidade necessria para fazer face aos conflitos que, naturalmente, surgiram. Desta forma, no foi possvel assegurar, como previsto, os interesses dos Portugueses residentes no Ultramar. Em Moambique, os confrontos, que rapidamente tomaram um cariz racial, iniciaram- se quase de imediato, desencadeando a fuga precipitada da populao branca. Mas o caso mais grave foi, naturalmente, o de Angola. Os trs movimentos mostraram-se incapazes de ultrapassar os seus antagonismos; o Governo de transio nunca funcionou e acabou por ser abandonado pela FNLA, e pela UNITA, o que obrigou o nosso pas a decretar a suspenso do Acordo de Alvor; tambm no chegou procederse, como previsto, constituio de foras armadas mistas. Em vez disso, MPLA, FNLA e UNITA reforaram as suas fileiras prprias, munindo-se de armamento estrangeiro e mobilizando todos os seus efetivos. Guerra Civil em Angola Em maro de 1975, a guerra civil em Angola era j um facto e nos meses de setembro e outubro, uma autntica ponte area evacua de Angola os cidados portugueses que pretendem regressar. Em 10 de novembro (vsperas da data acordada para a independncia), depois de demoradas consultas aos rgos de soberania e de diligncias na ONU, o presidente da Repblica decide, na impossibilidade de cumprir os Acordos do Alvor, transferir o poder para o povo angolano, no reconhecendo qualquer estrutura governativa afeta aos movimentos de libertao. Fruto de uma descolonizao tardia e apressada e vtimas dos interesses de potncias estrangeiras, os territrios africanos no tiveram um destino feliz. A Guin, tornada repblica popular (tal como Angola e Moambique), foi o palco de violncia poltica e golpes de Estado militares. Moambique, que arvorou em paz a bandeira da independncia, foi depois sacudido por uma sangrenta guerra civil. Em Angola, o Governo do MPLA acabou por ser reconhecido internacionalmente mas nem por isso a paz voltou ao territrio. A despeito de todos os esforos, as foras da UNITA e do MPLA confrontaram-se at 2002, quando o lder daquele movimento, Jonas Savimbi, foi assassinado. O povo de Angola viveu, pois, desde 1961, um clima de guerra permanente.

Alteraes provocadas pela revoluo do 25 de abril em Portugal


As mudanas sociais, polticas, econmicas e culturais que ocorreram em Portugal aps o 25 de Abril de 1974 tiveram um carcter mais radical e realizaram-se em menos tempo do que na maioria dos pases europeus. Neste processo, a sociedade portuguesa revelou uma maleabilidade invulgar, uma plasticidade que poucos lhe reconheciam. Uma das mais resistentes ditaduras do sculo XX transformou-se, em dois anos, aps ter passado por uma verdadeira revoluo, num Estado democrtico Pela primeira vez, Portugal conheceu o sufrgio universal e as eleies livres, tendo-se ainda restaurado as liberdades de expresso e associao, alis com reduzidssimas tradies. Durante o Estado Novo, os portugueses no viam respeitados os seus direitos e liberdades fundamentais: No podiam exprimir-se livremente, as eleies no eram livres e nem todos tinham o direito ao voto, a censura controlava os meios de comunicao, e no mundo laboral no existiam sindicatos nem direito greve. Os opositores ao regime eram perseguidos, julgados em tribunais prprios e detidos em prises polticas. Com o 25 de Abril de 1974,foi de novo estabelecida em Portugal a democracia, a Constituio de 1976 institucionalizou os novos direitos e deveres dos portugueses, mudando radicalmente a sociedade e cultura portuguesas: Igualdade de todos perante a lei; Liberdade sindical e direito greve; Direito de voto; Direito liberdade e segurana; Direito educao e cultura; Direito habitao; Direito ao trabalho, segurana social e proteo.

Com a revoluo dos cravos, foi possvel instaurar uma democracia liberal num pas extremamente rural e tradicional. A poltica foi um setor que teve diversas alteraes. Com a aprovao da constituio de 1976, criaram-se novos rgos de soberania, completamente distintos uns aos outros sendo eles: Presidente da Repblica; Assembleia da Repblica (com competncia legislativa e de fiscalizao); Governo - responsvel pela conduta da poltica geral do pas; poder executivo. Tribunais - com poderes judiciais. Todo o pas beneficiou destes rgos de poder, incluindo os arquiplagos dos Aores e da Madeira que foram dotados de autonomia regional. Tambm os municpios e as freguesias beneficiaram de maior autonomia, possuindo rgos prprios. Desta forma, atravs dos poderes regionais e autrquicos procurou darse uma maior eficcia na resposta aos problemas das populaes. O Peso da Europa na Economia Portuguesa Durante o Estado Novo surgiu a ideia da construo de um nico Portugal formado por Portugal e pelas suas colnias. Contudo, esta ideia nunca foi posta em prtica. Portugal explorava, as matrias-primas das colnias e colocava nelas os produtos transformados, mas o peso da Europa na economia portuguesa era bem maior. Os pases europeus constituam o principal destino das nossas exportaes. Em 1959 Portugal aderiu Associao Europeia de Livre Comrcio, e em 1972 assinou um tratado com a Comunidade Econmica Europeia, aderindo posteriormente ao Euro.

A Interao de Portugal na Unio Europeia

Com a independncia das colnias e a perda dos mercados coloniais, Portugal voltou-se para a Europa. Em 1986 Portugal tornou - se membro da Comunidade Europeia. Portugal comeou a receber fundos, do Quadro Comunitrio de Apoio, destinados a melhorar a economia e a vida das populaes. Em consequncia, os portugueses aproximaram se do nvel de vida dos pases da Unio Europeia, apesar de ainda ser bem visvel o atraso do pas em relao mdia europeia. Nos ltimos tempos, em virtude de algumas polticas governativas, Portugal entrou num perodo de dificuldades econmicas e sociais. Nos ltimos anos do Estado Novo, o pas atravessou uma grave crise econmica. Aps o 25 de Abril a estabilidade poltica e agitao social agravaram a situao econmica do pas. Por isso os governantes tiveram que recorrer ao FMI.

Movimento das Foras Armadas (MFA)

Em 1974, enquanto o regime agonizava, o problema da guerra colonial continuava por resolver. Na Guine, onde a PAIGC ocupava parte significativa do territrio e j tinha declarado a independncia unilateral, a guerra estava perdida. A situao em Angola e Moambique, continuava num impasse. Entretanto, intensificava-se a condenao internacional da poltica colonial do regime medida que cresciam os apoios polticos e militares aos movimentos independentistas. Perante a recusa de uma soluo poltica pelo Governo marcelista, os militares entenderam que se tornava urgente pr fim ditadura e abrir o caminho para a democratizao do pas. Tanto mais que a esta conjuntura poltica juntavam-se os agravantes: Guerra colonial; Portugal e o Futuro livro de Spnola que influencia os jovens oficiais (contestava a politica colonial, defendia a liberalizao do regime, a adeso de Portugal CEE e o fim da guerra colonial, com a constituio de uma federao de Estados); Questo da promoo na maneira de jovens oficiais portugueses; Formao do movimento dos capites (1973); Manuteno da guerra colonial (Marcello Caetano faz ratificar pela Assembleia Nacional, a politica colonial); convoca os generais das foras armadas para uma sesso solene em que seria reiterada a sua lealdade do governo. Costa Gomes e Spnola no compareceram exonerao dos seus cargos; Formao do MFA (Movimento de Foras Armadas).

O Papel

do Movimento

das Foras Armadas (MFA) na ecloso da Revoluo

So as Foras Armadas, organizadas, que vm para a rua na madrugada de 25 de Abril de 1974 e conseguem levar a cabo uma ao revolucionria que ps fim ao regime de ditadura que vigorava desde 1926. A ao militar, sob coordenao do major Otelo Saraiva de Carvalho, teve incio cerca das 23 horas do dia 24 com a transmisso, pela rdio, da cano E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho. Era a primeira indicao aos envolvidos no processo de que as operaes estavam a decorrer com normalidade. s 0:20 do dia 25 de Abril, era transmitida a cano Grndola, Vila Morena, de Jos Afonso. Estava dado o sinal de que as unidades militares podiam avanar para a ocupao dos pontos considerados estratgicos para o sucesso do ato revolucionrio, como as estaes de rdio e da RTP, os aeroportos civis e militares, as principais instituies de direo poltico-militar, entre outros. Com o fim da resistncia do Regimento de Cavalaria 7, a nica fora que saiu em defesa do regime em confronto com o destacamento da Escola Pratica de Cavalaria de Santarm comandado pelo capito Salgueiro Maia, no Terreiro do Pao, e com a rendio pacfica de Marcello Caetano, que dignamente entregou o poder ao general Spnola, terminava, ao fim da tarde, o cerco ao quartel da GNR, no Carmo, e terminava, com xito, a operao Fim do Regime. Entretanto, j o golpe militar era aclamado nas ruas pela populao portuguesa, cansada da guerra e da ditadura, transformando os acontecimentos de Lisboa numa exploso social por todo o pas, uma autntica revoluo nacional que, pelo seu carter pacfico, ficou conhecida como a Revoluo dos Cravos.

O Fim do Estado Novo

A adeso pacfica da populao ao ato revolucionrio os agora chamados Capites de abril constituiu um poderoso estimulo para que, imediatamente e sem qualquer reservas, se desse inicio ao processo de desmantelamento do regime deposto. Para garantira normalidade, governativa possvel, foi prontamente nomeada uma Junta de Salvao Nacional, com Antnio Spnola, na qualidade de representante do MFA, na presidncia, a quem foram entregues os principais poderes do Estado, at formao de um Governo Provisrio civil. A esta instituio coube levar a cabo o processo de desmantelamento do regime, previsto no programa do FMA: Exlio do Presidente da Republica e Primeiro Ministro; Desmantelamento da PIDE, DGS, Legio Portuguesa, Censura, etc.; Amnistias aos presos polticos, bem como aos exilados polticos; Formao de partidos polticos e sindicatos livres (direito greve); Promessa de eleies constituintes no prazo mnimo de um ano, bem como passar o poder para as mos dos civis; Projeo do FMA (3 D). Em15 de maio, para normalizar a situao politica, Antnio de Spnola nomeado Presidente da Republica e o advogado Adelino da Palma Carlos convidado para presidir formao do I Governo Provisrio Os tempos no foram fceis para as novas instituies democrticas. Passados os primeiros momentos de entusiasmo popular na aclamao da liberdade conseguida, seguiram-se dois anos politicamente muito conturbados. Com efeito, vieram ao de cima profundas divergncias ideolgicas que conduziram a graves confrontaes sociais e politicas e chegaram a provocar situaes de iminente conflito militar.

O presente artigo uma reflexo seguida de um estudo realizado em 2005 por um empresrio portugus, que por enquanto no quis ser identificado. Agradeo ao referido senhor ter-me facultado o documento que se segue: UMAS DIFERENAZINHAS ENTRE O ANTES E O DEPOIS DO 25 DE ABRIL

ANTES: No havia liberdade para dizer mal do governo. DEPOIS: Foi dada essa liberdade. Mas a quem serve? ANTES: No havia direito greve. Mas havia uma defesa rigorosa dos direitos do trabalhador, com uma fiscalizao activa, que incidia sobre as condies de trabalho, classificao, remunerao, horrio e idade. DEPOIS: Foi dado esse direito. Mas quem que tem tirado partido da greve? ANTES: Qualquer trabalhador podia construir casa atravs de emprstimo da caixa de previdncia, bastando para isso, que tivesse terreno. O montante do emprstimo era amortizado em suaves prestaes, diludas no tempo. DEPOIS: Acabou esta facilidade. ANTES: Havia um pas unido, solidrio e pacfico. DEPOIS: Tivemos um pas desunido (com desavenas entre amigos e familiares, incluindo pais e filhos), sem solidariedade e aterrorizado, onde o poder constitudo prendia pessoas de bem e tomava fora empresas e propriedades, em nome do socialismo. ANTES: Havia um pas com ordem, com respeito e sem criminalidade. DEPOIS: o que se sabe: Sem ordem, sem respeito e onde o crime se vulgarizou e o criminoso protegido e bem tratado. Isto, segundo se diz, em defesa dos direitos humanos. At parece que os direitos humanos so s para os criminosos e no para o povo. ANTES: S iam para o governo as pessoas mais competentes. Eram governantes responsveis pelos bens e dinheiro pblicos. O pas era bem governado e a despesa pblica era mnima. No havia excesso de funcionrios pblicos e os ordenados eram baixos, no superiores aos dos privados. No havia viagens frequentes dos polticos, no havia dinheiro pblico mal gasto. Assim, havia confiana, os impostos eram pequenos e o mximo de capital era encaminhado para o investimento. DEPOIS: o que se sabe A despesa pblica um monstro insustentvel e no h impostos que cheguem. Coitado do povo! ANTES: No havia incndios florestais. DEPOIS: o que se sabe, uma calamidade. ANTES: Tnhamos uma economia forte e saudvel, com um crescimento sustentado dos maiores do mundo, seno o maior. Os trabalhadores aumentavam o seu poder de compra mais de 20% ao ano. E no havia desempregados. DEPOIS: Foi desbaratada a economia, aniquilado o crescimento e o desemprego aumenta progressivamente. O pas caminha, assim, para a penria. ANTES: As pessoas poupavam DEPOIS: As pessoas gastam tudo e endividam-se. e amealhavam.

S-ar putea să vă placă și