Sunteți pe pagina 1din 16

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n.

3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

O Frum Nacional do Trabalho e as Centrais Sindicais Brasileiras.


Naiara Dal Molin*

Resumo: A criao do Frum Nacional do Trabalho (FNT) no incio do Governo Lula foi uma tentativa de conciliar posies divergentes dos trabalhadores, empresrios e governo em torno da reforma sindical no momento em que as mudanas no mundo do trabalho justificariam a necessidade de tais reformas. No entanto, diversamente da pretenso do governo ocorreram conflitos contundentes entre os atores envolvidos. O estudo visa analisar a posio das centrais sindicais (CUT, CGT, FS) atravs do pronunciamento dos lderes sindicais e dos documentos oficiais das centrais sobre a proposta de reforma sindical consubstanciada na PEC 369/05. A concluso a que se chega que o recuo das centrais sindicais integrantes do FNT, que defendiam abertamente uma postura mais liberal em relao s bandeiras histricas de defesa da pluralidade sindical, da implantao da negociao coletiva e da retirada do Estado na regulao das relaes trabalhistas no Brasil (como o caso da CUT), deveu-se ao receio de que uma alterao substancial da estrutura sindical conduziria prevalncia do negociado sobre o legislado e acarretaria ainda mais perdas para os trabalhadores. As centrais sindicais e as correntes que historicamente se perfilaram a favor da interveno do Estado como mediador nas relaes capital/trabalho e da existncia de uma legislao minimamente protetora do trabalho, com facilidade encontraram argumento para a defesa veemente de suas ideias, como o caso da CGT, da CSC e das Confederaes de Trabalhadores. Nesse contexto de frgil consenso, a proposta de reforma sindical no logrou grande empenho na sua aprovao o que explica o fato de ainda estar em tramitao no Congresso Nacional. Palavras-Chaves: Centrais Sindicais. Reforma Sindical. Governo Lula.

Abstract: The creation of the Frum Nacional do Trabalho (FNT) at the beginning of the Government Lula was an attempt to conciliate divergent positions of the workers, entrepreneurs and government around the syndical reform at the moment where the changes in the world of the work would justify the necessity of such reforms. However, of the pretension of the government forceful conflicts between the involved actors had diversely
*

Doutora em Cincia Poltica pela UFRGS e Professora Adjunta do Instituto de Sociologia e Poltica da Universidade Federal de Pelotas.

Pgina

391

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

occurred. The study it aims at to analyze the position of the syndical central offices (CUT, CGT, FS) through the uprising of the syndical leaders and official documents of the central offices on the proposal of consubstanciada syndical reform in PEC 369/05. The conclusion the one that if arrives is that the jib of the integrant syndical central offices of the FNT, that openly defended a more liberal position in relation to the historical flags of defense of the syndical plurality, of the implantation of the collective bargaining and the withdrawal of the State in the regulation of the working relations in Brazil (as it is the case of the CUT), had if the distrust of that a substantial alteration of the syndical structure would lead the prevalence of the negotiated one on the legislated one and would cause losses for the workers still more. The syndical central offices and the chains that had historically stood in favor of the intervention of the State as mediating in the relations capital/work and of the existence of a minimum protective legislation of the work, with easiness had found argument for the vehement defense of its ideas, as it is the case of the CGT, the CSC and the Confederations of Workers. In this context of fragile consensus, the proposal of syndical reform did not cheat great persistence in its approval what it explains the fact still to be in transaction in the National Congress. Keywords: Syndical Central Offices. The Syndical Reformation. Government Lula.

1. Introduo

Este estudo dedica-se a analisar a posio das centrais sindicais sobre as propostas e alteraes na legislao trabalhista e sindical ocorridas durante o governo Lula (2003-2010) e se centra nos pontos de consensos e de conflitos, o que inclui as dissidncias durante o processo de discusso e que culminou com a criao de quatro novas centrais sindicais. Destaca-se que o debate ocorreu sob o espectro da reforma previdenciria encaminhada e aprovada em 2003 sob a conduo do governo, com o seu empenho decisivo e com a utilizao dos recursos polticos e institucionais que dispunha. Essa reforma tornou evidente que no haveria espao no governo Lula para uma inflexo em relao aos caminhos adotados pelo Estado nos anos 1990 e que no haveria espao para o almejado restabelecimento dos direitos trabalhistas perdidos naquela dcada.

Pgina

392

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

O que se constatou com a reforma da previdncia foi uma continuidade da poltica adotada pelo antecessor Fernando Henrique Cardoso, mas com uma profundidade substantiva, principalmente em relao aos servidores pblicos, aposentados e pensionistas do setor pblico. Esses trabalhadores, que formaram uma grande rede de oposio ao governo FHC com atuao sindical crtica e propositiva a cada reforma apresentada pelo Executivo, viram frustrada a expectativa de reaver os direitos e vantagens suprimidas com a reforma administrativa realizada pelo governo FHC, principalmente a que incidiu sobre o seu Estatuto dos Servidores Pblicos Lei n 8112/90. Mais do que a frustrao com os direitos que no foram reestabelecidos os servidores pblicos malograram severas perdas com a aprovao da reforma previdenciria do governo Lula, tais como: a) A definio de requisitos, no caso dos atuais servidores, para a obteno de aposentadoria integral; b) O fim da integralidade e o estabelecimento de um valor mximo a ser pago - R$ 2.400,00, o mesmo valor para os trabalhadores da iniciativa privada queles que ingressarem aps a promulgao da emenda deixando aos que quiserem obter um benefcio maior a possibilidade de recorrer a fundos de previdncia complementar fechados; c) A diferenciao nos reajustes de ativos e inativos para os futuros servidores e a manuteno da paridade, no caso dos atuais, apenas para aqueles que obtiveram a aposentadoria integral; d) O fim da aposentadoria proporcional e a instituio de um redutor 5% a partir de 2006 para aqueles que desejarem se aposentar antes da idade mnima; e) A instituio da cobrana de contribuio aos inativos, no valor de 11% do salrio, para os servidores da Unio que ganharem acima de R$ 1.200,00 (em valores da poca); f) O desconto de 30% no valor das penses concedidas aps a promulgao da reforma; e g) A definio da maior remunerao de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) com teto salarial para o funcionalismo federal (MELO & ANASTASIA, 2005). A perda de direitos influenciou decisivamente na viso dos sindicalistas sobre as reformas trabalhista e sindical conduzidas pelo Executivo, repercutindo no posicionamento de sindicalistas e das centrais sindicais durante todo o Governo Lula, principalmente na atuao no mbito do Frum Nacional do Trabalho.

2. A Central nica dos Trabalhadores (CUT)

Pgina

393

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

A CUT apoiou a candidatura de Lula presidncia da Repblica e aceitou participar dos debates do Frum Nacional do Trabalho. O apoio dado ao Frum e, posteriormente Proposta de Emenda Constitucional 369 de 2005 e ao anteprojeto de lei que a acompanha pode ser comprovado atravs da mensagem que o Presidente da CUT Nacional, Luiz Marinho envia ao Congresso e que se encontra na pgina 86 da referida PEC:
A CUT sempre atuou visando tornar realidade o sonho de liberdade e autonomia sindical que orientou seu nascimento, rompendo com as amarras da estrutura sindical corporativista responsvel pela pulverizao e enfraquecimento da representao e organizao dos trabalhadores. Pautou sua atuao no FNT, em conformidade com suas resolues, buscando a conformao e aprovao de um Projeto de Lei que contenha, em sua concepo, o fortalecimento do movimento sindical e da negociao coletiva. Os consensos l obtidos e a proposta finalizada, ainda que no atendam na integridade as bandeiras histricas da CUT, significam avanos rumo liberdade e autonomia sindical. No Congresso Nacional, continuaremos lutando para que a reforma seja o fruto democrtico de um amplo consenso, que a lei aprovada resulte numa nova estrutura, capaz de fortalecer a organizao da classe trabalhadora, favorecer a unidade entre os diferentes ramos e regies evitando a fragmentao dos sindicatos (Luiz Marinho Presidente da CUT Nacional).

A proposta inicial defendida pela CUT no Frum Nacional do Trabalho estava calcada em bandeiras histricas de luta contra a estrutura corporativista baseadas na unicidade sindical e no imposto sindical. A posio da CUT tinha por base o Sistema Democrtico de Relaes de Trabalho elaborado pela central em 1992 que visava a eliminar a estrutura sindical corporativa e instituir um regime de liberdade e autonomia sindicais. Esses pressupostos teriam a funo de fortalecer os sindicatos para possibilitar a negociao coletiva.

Pgina

Mais do que propor o fim da unicidade sindical e do imposto compulsrio, a proposta de reforma da estrutura sindical que a CUT defende no Frum Nacional do Trabalho, moderniza a legislao sindical em vigor h mais de 60 anos. O trabalhador tem o direito de escolher livremente como se organizar em seus sindicatos, ter mecanismos que assegure proteo contra todo ato que possa prejudicar essa representao e, efetivamente, ter a representao sindical dentro do local de trabalho para recorrer proteo contra os ataques aos seus direitos. Outra caracterstica da proposta de Sistema Democrtico de Relaes de Trabalho da CUT o conjunto de regras que devero estabelecer igualdade de condies entre os trabalhadores e os patres nas negociaes coletivas, entre elas a ultratividade dos acordos (ou seja, o acordo tratado permanece enquanto um outro no for estabelecido entre as partes), a substituio processual, a fiscalizao do trabalho e o estabelecimento de Contrato Coletivo para todos os segmentos da economia (CUT, 2003b, p. 4).

394

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

No processo de democratizao das relaes de trabalho, proposto pela Central fora acrescentada a ideia da criao de sindicatos por ramo de atividade econmica, que j tinha sido aprovada no congresso de fundao da CUT, sendo posteriormente reafirmada ao longo da sua trajetria. Com o objetivo de alterar o enquadramento sindical, essa proposta tinha como pressuposto a unificao dos sindicatos da CUT, visando expanso das fronteiras geogrficas municipais, impostas pela unicidade sindical. Segundo documento oficial da CUT:

Democratizar as relaes de trabalho significa conferir aos trabalhadores o poder de definir as regras que regulam as relaes dentro e fora do local de trabalho. Significa construir e fortalecer o poder sindical limitando o poder absoluto da empresa de definir as regras do trabalho, ampliando a capacidade de influncia do sindicato na regulao das relaes de trabalho do conjunto de um ramo produtivo, atravs de contratao coletiva. Esses processos implicam, em primeiro lugar, no reconhecimento das Centrais Sindicais, suas estruturas de representao e seus sindicatos filiados, como organizaes livres e independentes do Estado. Significa tambm, o reconhecimento por parte do Estado e da sociedade dos princpios que fundamentam o direito de organizao e ao sindical, tal como consagrados nas Convenes da Organizao Internacional do Trabalho. Esse trip liberdade e autonomia sindical, direito de organizao no local de trabalho e contratao coletiva constitui a base fundamental do processo de democratizao das relaes de trabalho (CUT, 2003b, p.2).

Apesar da defesa da pluralidade sindical, a CUT preocupa-se com as possveis consequncias advindas dessa pluralidade, ao apontar na Resoluo que apresenta as posies e propostas da Central para a reforma sindical e trabalhista para a necessidade de aprofundar o debate sobre medidas que limitam a possibilidade do sindicato por empresa e inibam a pulverizao sindical (CUT, 2003). A questo que nos colocamos ou recolocamos a de como a CUT faz essa inflexo na sua posio de apoio Conveno 87 da OIT que prega a liberdade e a pluralidade sindical para o apoio dessa soluo de unicidade e pluralismo restrito encontrado pelo FNT e que acabou servindo de base para a PEC 369/05? Uma das possveis explicaes pode ser encontrada nas palavras de Joo Felcio, secretrio-geral da executiva nacional da CUT num artigo publicado em 2004, cujo sugestivo ttulo A reforma possvel na estrutura sindical. Neste artigo o autor afirma:

Pgina

395

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

A defesa da Conveno 87 uma posio histrica da CUT e da maioria dos sindicatos que se filiaram Central. Mas no debate atual sobre a reforma sindical, entendemos que necessrio buscar o mximo de consenso para que se consiga promover avanos no sindicalismo. Pensamos que possvel operar mudanas de acordo com os princpios originais da CUT. A aplicao automtica da Conveno 87 da OIT, neste momento, no ajudaria na necessria unidade para que a reforma realmente ocorra (FELCIO, 2004 p. 107).

Segundo o pensamento de Felcio expresso em documentos da CUT, a conjuntura do governo Lula seria mais favorvel para aperfeioar a estrutura sindical. No governo FHC houve a apresentao da PEC 623, que, na avaliao de Felcio criaria milhares de sindicatos por empresa, sem garantia de direito de greve, da organizao por local de trabalho e do direito de exerccio do mandato sindical, o que provocaria a fragmentao e a consequente pulverizao dos sindicatos. Houve tambm a tentativa de alterao do artigo 618 da CLT, conforme vimos no captulo anterior. Para Felcio,

[...] a ofensiva de FHC faria do sindicalismo uma presa fcil do capital. Em pouco tempo, com os sindicatos fragilizados, o governo e o patronato teriam condies para extinguir os direitos histricos dos trabalhadores, conquistados com muita luta. Portanto, a CUT no tinha qualquer identidade com as mudanas propostas pelo governo neoliberal de FHC (FELCIO, 2004, p. 108).

Segundo avaliao da prpria Central contida nas Resolues do 10. Congresso da CUT:

No h dvida de que a relao do movimento sindical cutista com o Governo LULA avanou bastante em relao ao Governo FHC. Os exemplos so muitos e basta citar alguns: no governo anterior a linha poltica adotada era a de criminalizao dos movimentos sociais, o desrespeito ao movimento sindical cutista, a no criao de espaos de negociao, o ataque aos direitos dos trabalhadores e a organizao sindical. Por outro lado, no governo LULA, temos inmeros exemplos do respeito aos movimentos sociais, a criao de espaos de negociao como no acordo do Salrio Mnimo, no reconhecimento das Centrais Sindicais etc (CUT, 2009).

Apesar desses avanos, a leitura que a CUT faz de que o Governo Lula encontrou dificuldades para superar os entraves produzidos pelo neoliberalismo. O ano de 2003 teve um crescimento negativo do PIB, aumento do desemprego e queda da massa salarial.

Pgina

396

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

Segundo a viso de Joo Felcio e de outros integrantes da CUT, a reforma sindical que estava sendo discutida seria o incio das mudanas mais efetivas na estrutura sindical. Seria uma oportunidade histrica para promover as alteraes possveis no sindicalismo brasileiro.

Seria uma irresponsabilidade deixar a estrutura do jeito que est: cheia de falhas, obsoleta, com baixa representatividade, com sindicatos de cartrio. O que causa surpresa verificar que algumas correntes cutistas, que sempre foram defensoras radicais da Conveno 87 da OIT, deram um cavalo de pau e hoje so contra qualquer mudana. Elas se aliam com setores conservadores do sindicalismo para defender a manuteno da envelhecida estrutura existente. Antes, queriam mudar tudo; agora no aceitam mudar nada! (FELICIO, 2004, p. 109).

Nesta mesma linha de raciocnio, argumenta Pascoal Carneiro, membro da executiva nacional da CUT e integrante da bancada dos trabalhadores na Comisso de Sistematizao do FNT:

No d para jogar tudo fora, como pregam alguns defensores de uma pretensa autonomia e liberdade sindical; mas tambm no d para justificar as distores... preciso evitar estes dois extremos equivocados. No podemos dar brechas para a maior fragmentao do sindicalismo, e nem permitir a asfixia financeira das entidades sindicais, com o fim das contribuies compulsrias. Mas tambm no podemos aceitar as atuais excrescncias (CARNEIRO, 2004, p. 29).

Da mesma forma, justificada a extino do imposto sindical no perodo de trs anos pela CUT e a substituio deste pela taxa negocial e pela contribuio aprovada em assembleia. Apesar da CUT ser defensora da extino do imposto sindical, argumenta-se que existe uma cultura de mais de sessenta anos de custeio do sindicalismo. No daria simplesmente para extinguir o imposto neste momento, deixando as entidades irem falncia em curto espao de tempo. Outro avano consensuado no FNT o relativo questo da unicidade sindical. Apesar da CUT sempre pregar a liberdade e a autonomia sindicais, o resultado do consenso foi o do pluralismo restrito. A justificativa era fugir dos extremos, de se partir para um tipo de libertinagem sindical e cair no extremo do sindicato por empresa, onde seria mais fcil ao patronato negociar a flexibilizao dos direitos dos trabalhadores. Para evitar o perigo do

Pgina

397

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

sindicato por empresa, a CUT passou a enfatizar a necessidade da organizao por local de trabalho:
Enquanto no houver princpios democrticos de funcionamento da sociedade brasileira, que garantam slidas organizaes por local de trabalho reconhecidas em lei, no ser possvel a conquista desta liberdade total e plena do sindicalismo; o princpio da autonomia ainda ser um sonho distante. Ao mesmo tempo em que pregamos a autonomia, devemos evitar as armadilhas (FELCIO, 2004 p. 112).

Os argumentos de Pascoal Carneiro vo na mesma direo:


Penso que no Frum Nacional do Trabalho, apesar do patente antagonismo de um rgo tripartite, houve o predomnio deste esprito construtivo. Logo no incio, o FNT discutiu se era melhor tratar as duas reformas juntas ou desmembradas. Vingou a posio do sindicalismo, favorvel separao, contra a dos empresrios, que desejavam ardentemente flexibilizar os direitos trabalhistas. Se a reforma sindical no garantir determinados instrumentos que fortaleam a organizao dos trabalhadores, como a comisso sindical de base, melhor nem discutir a questo trabalhista. melhor deixar a CLT do jeito que ela est! (CARNEIRO, 2004, p. 29).

Deste modo, embora o projeto enviado ao Congresso Nacional em 2005 no contemplasse integralmente o modelo defendido pela CUT, teve o apoio da central. A 11. Plenria Nacional da CUT aprovou o texto apresentado pela Articulao Sindical de apoio ao projeto de reforma sindical.
Para ns, da CUT, a proposta finalizada traz avanos significativos rumo liberdade e autonomia sindical, ainda que no atendam na integridade as bandeiras histricas da CUT, pois caminha para a extino dos pilares do corporativismo: a unicidade, o imposto sindical e o poder normativo da Justia do Trabalho (CUT, 2005, p. 48).

Nas palavras de Felcio:


[...] no era possvel manter intacta essa estrutura sindical. O sindicalismo est fragilizado e exige alteraes urgentes. No dava para continuar do jeito que est. Essa estrutura no serve aos trabalhadores; causa acomodao e falta de representatividade, cria inmeras distores e enfraquece nossas lutas. Alguma mudana deve ocorrer neste momento, que mais favorvel ao sindicalismo este o pensamento da ampla maioria da direo da CUT (FELCIO, 2004 p. 113).

Pgina

398

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

Contudo, o apoio ao FNT no foi irrestrito dentro da central. Esse momento tambm foi de diviso dentro da CUT sobre os caminhos que deveria tomar a reforma sindical. A CUT sempre teve correntes internas que divergiam sobre unicidade, imposto sindical e outros temas centrais do sindicalismo brasileiro. Os setores esquerda da CUT defenderam a sada da CUT do Frum, por entenderem que as propostas do Frum concentravam excessivamente os poderes nas Centrais Sindicais, restringiam demasiadamente o direito de greve, eliminavam a autonomia das assembleias de base, abriam espao para a prevalncia do negociado sobre o legislado, e o sistema de representao derivado.

3. A Central Geral dos Trabalhadores (CGT)

A CGT aceitou participar das discusses do Frum Nacional do Trabalho e atuou defendendo suas bandeiras histricas da unicidade sindical e da contribuio compulsria, entendidos como instrumentos importantes na defesa dos direitos dos trabalhadores. Nas palavras de Hugo Perez, secretrio de relaes sindicais da CGT:

Penso que a deciso de participar do FNT mostrou-se acertada. No esforo de construir consensos, a CGT cedeu em alguns pontos, mas a CUT tambm acabou recuando em suas posies histricas de defesa da Conveno 87 da OIT. Mas continuamos lutando para colocar nossas posies. No grupo temtico sobre organizao sindical, o representante da CGT foi firme na defesa dos princpios da central, mas soube agir com flexibilidade para produzir consensos avanados (PEREZ, 2004, p. 122).

A CGT considera acertada a soluo encontrada pelo FNT para acabar com os sindicatos de carimbo, ou seja, o estabelecimento das regras para garantir a representatividade do sindicalismo nacional. O percentual de scios necessrios, 20% num prazo de trs anos no vista como algo absurdo, pois esta a mdia de sindicalizao no pas, e ir estimular e aumentar a representatividade sindical segundo a central. Em relao questo da unicidade, segundo a CGT, a proposta do FNT apenas alterou o nome de unicidade para exclusividade. A CGT chama ateno para o perigo da prevalncia do negociado sobre o legislado,

na CLT e na Constituio. Para a central, a bancada de sindicalistas que atuou no FNT encarou a CLT como patamar mnimo, permitindo que apenas o negociado acima disso seja

Pgina

399

pois o que os patres querem que sejam permitidos acordos inferiores aos direitos fixados

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

vlido. Mas alerta para o cuidado com o texto encaminhado ao Congresso, para evitar que falte clareza a esse respeito. A CGT tambm considera que houve avanos em relao ao financiamento do sindicalismo. A legislao do antigo imposto sindical acomodava o movimento sindical na viso da central. Como a nova taxa negocial precisa ser aprovada em assembleia, o sindicalismo dever prestar contas deste desconto. A oposio sindical ter, inclusive, o direito de questionar este desconto e mesmo o seu valor na assembleia geral. Na avaliao de Perez:

Em sntese, penso que o FNT elaborou uma proposta, no essencial, progressista e equilibrada. Nenhuma central pode se vangloriar de ter emplacado todas as suas ideias e ningum pode se considerar derrotado. Defendendo seus princpios histricos, a CGT decidiu participar do frum, esteve aberta negociao, entregou alguns anis, mas procurou conservar os dedos seus princpios. No tivemos medo de colocar nosso barco na correnteza e, at o final, estaremos tentando leva-lo para uma margem segura. O resultado ter que ser favorvel ao avano do sindicalismo e da luta dos trabalhadores (PEREZ, 2004, p. 126).

4. A Fora Sindical (FS)

A Fora Sindical apresentou, em 2003, um documento onde apresentava as principais linhas de atuao da Central no Frum Nacional do Trabalho e fazia uma srie de sugestes sobre as ideias que deveriam ser defendidas remetendo para a defesa da unicidade na base e pluralidade na cpula da organizao sindical:
A estrutura da nova Organizao Sindical deve adotar um sistema composto de organizao sindical, baseado na aplicao dos princpios da unicidade e da pluralidade, guardando as caractersticas de unicidade no plano da horizontalidade e pluralidade no plano da verticalidade. A partir desse novo desenho, a estrutura sindical ter caractersticas de um sistema cujos rgos constitutivos, isto , sindicatos, federaes e confederaes, agem e interagem exercendo suas atividades em cada nvel de representao com a participao de uma Central Sindical, que assim, efetivamente interliga, agrupa, articula e coordena o sistema na condio de rgo superior na organizao sindical (FORA SINDICAL, 2003).

Essa ideia reafirmada por Joo Carlos Gonalves, o Juruna, secretrio-geral da Fora Sindical, que afirma ter o FNT conduzido um debate maduro, sem tentativas de imposio de determinadas vises. Por um lado, o FNT evitou descartar totalmente a nossa cultura de

Pgina

400

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

unicidade sindical, que criou razes, estruturas e comportamentos. A Fora Sindical afirma ser positiva a proposta por exigir a representatividade dos sindicatos de base, tirando-os da letargia na qual se encontravam. J nas instncias de nvel superior centrais sindicais e entidades da estrutura vertical -, a pluralidade admitida. Essa proposta colocada por Gonalves (2004) como a proposta de consenso entre a Fora Sindical, a CUT e a CGT, tendo em vista que a CUT abriu mo de alguns de seus princpios, assim como a Fora Sindical e a CGT tambm cederam. Na prtica, ela legaliza uma situao j existente com pluralidade nas instncias de nvel superior e unicidade na base. Para Gonalves, a reforma vai fortalecer as federaes, as confederaes e as centrais sindicais. Elas sero chamadas para negociao nacional, e com a centralizao da negociao os sindicatos mais organizados ajudaro a estender as conquistas para os locais onde os sindicatos tm menos poder de barganha. Para a Fora Sindical o sindicalismo tem o papel de um negociador coletivo, de instrumento que precisa superar os conflitos. Ele no pode mais depender do Estado e de estruturas decadentes e conservadoras. Precisa superar a negociao no municpio isolado para fortalecer as negociaes nacionais e por ramos de atividade econmica.
A Fora Sindical sempre defendeu a existncia do sistema confederativo. Desde a sua fundao, entende que esta estrutura decisiva na negociao por ramos e setores. As centrais amadureceram e mostraram, na prtica, que possvel mudar. Mesmo organizadas separadamente, hoje trabalham de forma unitria. No adianta querer manter a estrutura intocada; ela est ultrapassada, no corresponde mais realidade. No podemos ficar parados no tempo; preciso ousar. No processo que ser aberto com a implementao desta reforma sindical que descobriremos os melhores caminhos para fortalecer o movimento sindical brasileiro (GONALVES, 2004, p. 120).

A Fora Sindical, a exemplo da CUT, enviou a sua mensagem ao Congresso Nacional que consta da pgina 86 da PEC 369/05:
A proposta de reforma sindical que as centrais sindicais, os empresrios e o governo entregaram ao Congresso uma oportunidade histrica para modernizar as relaes capital-trabalho e sanear o sindicalismo brasileiro, tanto de trabalhadores quanto de empregadores. O texto que foi encaminhado ao Congresso resultou de mais de 400 horas de negociao, com envolvimento de todos os atores sociais no Frum Nacional do Trabalho. Esse texto d nova musculatura ao movimento sindical de

Pgina

401

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

trabalhadores e empregadores e, mesmo que ainda no seja o ideal, resulta em avanos significativos para a sociedade brasileira. Defendo, com esses argumentos que a reforma um grande avano nas relaes trabalhistas. Conclamo, assim, os deputados e senadores a apreciarem, com ateno e patriotismo, o projeto de Reforma a eles encaminhado. claro que ele pode ser melhorado, mas preciso estar atento para a mo nem sempre distrada daqueles que, de olho no passado, no querem nenhuma mudana, s querem preservar seus privilgios (PAULO PEREIRA DA SILVA PRESIDENTE DA FORA SINDICAL).

5. Consideraes Finais

Como vimos nesse trabalho, no incio do Governo Lula, a criao do Frum Nacional do Trabalho foi uma tentativa de conciliar posies divergentes dos trabalhadores, empresrios e governo em torno da reforma sindical, mas, diversamente da pretenso do governo, ocorreram conflitos contundentes entre os atores envolvidos. O primeiro conflito ocorreu ante a proposio de desmembramento das reformas trabalhista e sindical, pois as centrais sindicais defendiam que a prioridade era a reforma sindical enquanto os empresrios defendiam a priorizao da reforma trabalhista. Depois de acalorados debates, o impasse foi definido a favor das centrais para a insatisfao dos empresrios. Assim, num contexto de dissidncias, dissensos e algum consenso as discusses no Frum foram consolidadas no Projeto de Emenda Constitucional PEC/369 encaminhado ao Congresso no ano de 2005 e que se encontra em tramitao na Comisso de Constituio e Justia (CCJ), sob a relatoria do deputado Maurcio Rands (PT/PE). A PEC 369/05 caracteriza-se por um carter hbrido, entre uma postura liberal e outra corporativista, ao conjugar trs binmios da organizao sindical: pluralismo e unicidade, liberdade sindical e necessidade das entidades sindicais de comprovar a representao, substituio do imposto sindical por outras formas de contribuio compulsria. Essa formatao hbrida concebida para acomodar as divergncias no representa novidade no Brasil, porquanto as discusses realizadas no mbito da Constituio Federal de 1988 resultaram na aprovao de um modelo que diminuiu a interveno do Estado, mas manteve a

O recuo das centrais sindicais integrantes do FNT, que defendiam abertamente uma postura mais liberal em relao s bandeiras histricas de defesa da pluralidade sindical, da implantao da negociao coletiva e da retirada do Estado na regulao das relaes

Pgina

402

unicidade e o imposto sindical.

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

trabalhistas no Brasil, deveu-se, no nosso entender, ao receio de que uma alterao substancial da estrutura sindical, potencialmente, conduziria prevalncia do negociado sobre o legislado argumento este que foi recorrentemente utilizado nas manifestaes dos dirigentes das centrais. Como j havia ocorrido sob Cardoso, a Fora Sindical partiu para a defesa da negociao direta entre patres e empregados, mas tambm defendeu a manuteno da estrutura sindical baseada na unicidade sindical e sustentada pelas contribuies obrigatrias. A CUT reviu suas bandeiras originrias do Novo Sindicalismo de defesa dos princpios liberais: pluralidade sindical, fim do imposto sindical e no interferncia do Estado nas relaes capital/trabalho, pois percebeu que esse iderio de vis liberal tinha sido utilizado pelo governo FHC para legitimar as reformas trabalhistas e podia ser utilizado no governo Lula. No se pretendia dar margem para aprofundamentos liberais como aquele que adveio com a reforma previdenciria de 2003. Assim que a CUT cede e pactua a reforma possvel, dita nas palavras dos seus principais dirigentes. As centrais sindicais e as correntes sindicais que historicamente se perfilaram a favor da interveno do Estado como mediador nas relaes capital/trabalho e da existncia de uma legislao minimamente protetora do trabalho, com facilidade encontraram argumentos para a defesa veemente de suas ideias como o caso da atuao da CGT, da CSC e das Confederaes de Trabalhadores. Assim, entende-se que o recuo das centrais sindicais em promover uma maior mudana pode ser explicado em grande parte pela insegurana acerca das consequncias que a reforma sindical poderia trazer para o futuro do sindicalismo, mas tambm devido s divergncias histricas do movimento sindical que se acirraram no perodo. Em relao questo da prevalncia do negociado sobre o legislado, compreendeu-se que o sindicato de trabalhadores pode tentar equilibrar as foras entre capital e trabalho, mas para isso precisa existir uma lei a qual o sindicato possa recorrer, impondo patamares mnimos para a negociao. Assim, a lei funciona como um mecanismo de suporte ao sindical, como exemplo a lei que protege o trabalhador contra dispensas arbitrrias. Caso contrrio, falar em livre negociao coletiva quase como falar em livre contrato de trabalho. A igualdade de regras traz a desigualdade de resultados. Repete-se em nvel coletivo, o mesmo fenmeno do plano individual.

Pgina

403

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

No contexto de frgil consenso, obtido no FNT e aps o envio da PEC ao Congresso Nacional, a proposta de reforma sindical no logrou grande empenho na sua aprovao. Os atores polticos responsveis pela sua formulao no fizeram esforo para que isso ocorresse, o governo percebeu que ela mais dividia do que agregava, os empresrios estavam mais interessados na reforma trabalhista que permitiria a flexibilizao nas formas de contrato e de jornada de trabalho e os trabalhadores temiam que a Reforma Sindical fosse o primeiro passo para a reforma trabalhista que traria a reboque o aprofundamento da flexibilizao dos direitos trabalhistas. Mesmo sem ser aprovada no Congresso Nacional, os reflexos dos debates em torno da reforma sindical se fizeram sentir, principalmente no meio sindical com a fundao de novas centrais, agora reconhecidas pela legislao. Dentre as novas centrais sindicais criadas durante o Governo Lula tivemos a CTB e a CONLUTAS, geradas pelas dissidncias da prpria CUT; a NCST criada pelas Confederaes oficiais que ficaram a margem das discusses do FNT e a UGT, criada pela fuso de outras centrais sindicais. Essas novas centrais colocam em cheque a hegemonia da CUT e da Fora Sindical, as duas maiores centrais do pas. O que no muda com a nova configurao das centrais o receio que as reforma sindical abra as portas para uma maior flexibilizao de direitos dos trabalhadores, processo iniciado pelas reformas neoliberais que se mantm no horizonte das relaes trabalhistas brasileiras. O governo Lula no reestabeleceu os direitos trabalhistas, tanto dos trabalhadores da iniciativa privada quanto dos trabalhadores do setor pblico, perdidos durante o governo Cardoso. O que se percebeu, no caso da reforma da previdncia ocorrida j no primeiro ano do governo Lula, foi uma ampliao substancial da perda de direitos dos servidores pblicos. Essa emblemtica reforma sinalizou para os trabalhadores que no haveria espao no governo Lula para uma inflexo em relao aos rumos tomados pelo governo Cardoso. Assim, no que se refere aos direitos trabalhistas o governo Lula no representou mudana em relao ao seu antecessor.

Referncias Bibliogrficas

BRASIL. Frum Nacional do Trabalho. Diagnstico das relaes de trabalho no Brasil. Braslia: MTE, s/d. IN. www.mte.gov.br. Acesso em 15 de julho de 2007.

Pgina

404

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

______. Frum Nacional do Trabalho. Reforma Sindical Relatrio Final. Braslia: MTE, 2004. ______. Frum Nacional do Trabalho. Reforma Sindical Proposta de Emenda Constituio, PEC 369, Anteprojeto de lei. Braslia: MTE, 2005. CARNEIRO, Pascoal. Avanos e armadilhas da Reforma Sindical em curso. In: BORGES, Altamiro (org.). A reforma sindical e trabalhista no governo Lula. So Paulo: Anita Garibaldi: Instituto Maurcio Grabois, 2004. CGT. 4. Congresso Nacional da Confederao Geral dos Trabalhadores. Boletim do DIEESE, So Paulo, v. 15, n. 181, 1996. CUT. Jornal da CUT, n. 1: Resolues do 1 Concut, 1984. ______. 8 Congresso Nacional da CUT. So Paulo, 2003 (a). ______. CUT Especial: a reforma sindical que o Brasil precisa. Jornal Especial sobre a Proposta da CUT para a Reforma Sindical e Trabalhista : Secretaria Nacional de Organizao, 2003 (b). ______. Resolues do 10 Congresso Nacional da CUT. So Paulo, 2009. FELCIO, Joo. A reforma possvel na estrutura sindical. In: BORGES, Altamiro (org.). A reforma sindical e trabalhista no governo Lula . So Paulo: Anita Garibaldi, 2004. Fora Sindical. Revista da Fora Sindical. Ano I, n 1. Edio histrica. Congresso Nacional de Fundao, jun. 1991. GONALVES, Joo Carlos. A urgncia da superao da estrutura getulista. IN: BORGES, Altamiro (org.). A reforma sindical e trabalhista no governo Lula. So Paulo: Anita Garibaldi, 2004. LULA DA SILVA, Luis Incio. Portal Perseu Abramos. Carta ao povo brasileiro. Disponvel em <www2.fpa.org.br/portal/modules/News/article>. Acesso em: 15 de novembro de 2006. PARTIDO DOS TRABALHADORES. Programa de Governo 2002: reforma trabalhista. Disponvel em <http://www.pt.org.br/site/assets/programadegoverno.pdf> Acesso em: 18 de outubro de 2006.

(org.). A reforma sindical e trabalhista no governo Lula. So Paulo: Anita Garibaldi: Instituto Maurcio Grabois, 2004.

Pgina

405

PEREZ, Hugo. Eliminar as mazelas para fortalecer o sindicalismo. In: BORGES, Altamiro

Revista Latino-Americana de Histria Vol. 1, n. 3 Maro de 2012 Edio Especial Lugares da Histria do Trabalho by RLAH

Recebido em Setembro de 2011 Aprovado em Outubro de 2011

Pgina

406

S-ar putea să vă placă și