Sunteți pe pagina 1din 3

DIREITO ADMINISTRATIVO

Auditor Fiscal da Previdncia 1998


QUESTO 11 No mbito da administrao pblica, a lei regula determinadas situaes de forma tal que no resta para o administrador qualquer margem de liberdade na escolha do contedo do ato administrativo a ser praticado. Ao contrrio, em outras situaes, o administrador goza de certa liberdade na escolha do contedo, da convenincia e da oportunidade do ato que poder ser praticado. Acerca desse importante tema para o direito administrativo discricionariedade ou vinculao administrativa e possibilidade de invalidao ou revogao do ato administrativo , julgue os seguintes itens. A) O ato discricionrio no escapa do controle efetuado pelo Poder Judicirio. B) A discricionariedade administrativa decorre da ausncia de legislao que discipline o ato. Assim, no existindo proibio legal, poder o administrador praticar o ato discricionrio. C) Um ato discricionrio dever ser anulado quando praticado por agente incompetente. D) Ao Poder Judicirio somente dado revogar o ato vinculado. E) O ato revocatrio desconstitui o ato revogado com eficcia ex nunc. QUESTO 12 Lei n.o 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispes sobre o Regime Jurdico nico (RJU) dos servidores pblicos civis federais, sofreu diversas e profundas alteraes com a converso da Medida Provisria n.o 1.573, e suas diversas reedies, na Lei n.o 9.527, de 10 de dezembro de 1997. Acerca dessas alteraes, julgue os itens abaixo. A) Apenas os servidores da Unio e das autarquias federais passam a ser regidos pelo RJU; os empregados de empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas sero regidos pelo regime celetista. B) A ascenso e o acesso, que j haviam sido declarados inconstitucionais pelo STF, foram excludos do RJU. C) Da data da posse, o servidor dever entrar em exerccio no prazo de quinze dias, improrrogveis. D) O estgio probatrio para servidor nomeado para cargo de provimento efetivo passa a ser de trinta meses. E) Passa a ser admitida a demisso de servidor estvel em decorrncia de nmero excessivo de servidores. QUESTO 13 Em face das regras constantes no RJU dos servidores pblicos civis da Unio acerca das suas responsabilidades civil, penal e administrativa, julgue os itens seguintes. A) Considere que tenha sido instaurado, contra servidor, processo penal pelo cometimento de crime contra a administrao pblica, e que este foi absolvido pela negativa de autoria. Em face dessa situao, a responsabilidade administrativa do servidor ficar automaticamente afastada. B) Caso o servidor pblico a quem se imputou o dever de indenizar prejuzo causado ao errio venha a falecer, essa obrigao de reparar o ano poder ser estendida aos sucessores. C) As sanes civis, penais e administrativas no podero ser cumuladas, a fim de se evitar mltipla punio.

D) Condenado criminalmente o servidor por fato que causou prejuzo a terceiro, a vtima do dano dever demandar a indenizao apenas do servidor, restando de pronto afastada a responsabilidade civil da administrao. E) A responsabilidade civil do servidor decorrer apenas de ato doloso, seja este comissivo ou omissivo.

QUESTO 14 Suponha que tenha sido realizada licitao pelo INSS para construo de cem metros quadrados de caladas para pedestres, conforme especificaes constantes no edital. Julgadas as propostas, a licitao foi encaminhada autoridade competente, que a homologou. No sendo o objeto da licitao adjudicado, a empresa vencedora apresentou pedido de reconsiderao em que alegou ter direito adquirido celebrao do contrato. Tendo sido este pedido aceito, a autoridade competente, antes de assinar o contrato, nele fez incluir clusula em que imps ao contratado a obrigao de apresentar garantia sob a modalidade de fiana bancria. Durante a execuo do contrato, o INSS, julgando necessrio construir dez metros quadrados adicionais de caladas, fez novamente incluir, unilateralmente, essa alterao no contrato. Em face dessa situao, julgue os itens abaixo. A) Foi correta a atitude da comisso de licitao ao encaminhar o processo licitatrio autoridade competente, pois a esta cabe adjudicar o objeto da licitao. B) Tendo sido realizada a licitao, o INSS estaria obrigado a celebrar o contrato licitado com a empresa vencedora. C) A atitude do INSS de exigir a apresentao de garantia pela empresa contratada lcita, ainda que essa previso no constasse no edital. D) A empresa contratada est obrigada a aceitar a alterao do contrato relativo ao aumento do objeto do contrato. E) Em face da situao descrita, correto concluir que se trata de contrato de concesso de obra pblica. QUESTO 15 Acerca da obrigatoriedade e das modalidades de licitao, julgue os itens que se seguem. A) A tomada de preos modalidade de licitao em que somente podero participar oferecendo propostas as pessoas cadastradas no rgo ou entidade licitante antes da publicao do edital. B) Ainda que no atenha sido convidada, a empresa previamente cadastrada poder apresentar proposta na licitao, sob a modalidade convite. C) A existncia de uma primeira fase de habilitao preliminar uma das caractersticas da concorrncia pblica. D) Em face de situao de emergncia ou de calamidade pblica, a licitao dispensvel. E) Caracteriza situao de inexigibilidade de licitao de licitao a existncia de fornecedor exclusivo do produto ou servio. QUESTO 16 As autarquias caracterizam-se A) pelo desempenho de atividades tipicamente estatais. B) por serem entidades dotadas de personalidade jurdica de direito pblico.

C) por beneficiarem-se dos mesmos prazos processuais aplicveis administrao pblica centralizada. D) como rgos prestadores de servios pblicos dotados de autonomia administrativa. E) por integrarem a administrao centralizada. QUESTO 17 A responsabilidade civil da administrao pblica, disciplinada pela Constituio Federal em seu art. 37, pargrafo 6., passou por diversas etapas at chegar ao seu estgio atual de evoluo. De uma fase inicial em que o Estado no respondia pelos prejuzos causados aos particulares, a responsabilidade civil da administrao pblica obedece atualmente a regras especiais de direito pblico. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. A) Vigora no Brasil, como regra, a teoria do risco integral da responsabilidade civil. B) Quando demandando regressivamente, o agente causador do prejuzo responder de forma objetiva perante a administrao pblica. C) Em face de prejuzos causados a particulares, as empresas privadas prestadoras de servios pblicos submetem-se s mesmas regras de responsabilidade civil aplicveis aos entes pblicos. D) Ser subjetiva a responsabilidade civil do Estado por acidentes nucleares. E) Ainda que se comprove erro judicirio, o Estado no estar obrigado a indenizar o condenado, haja vista a sentena judicial no possuir natureza de ato administrativo. QUESTO 18 Joo da Silva ocupava o cargo de procurador autrquico do INSS. Em face das profundas alteraes que a Constituio Federal tem sofrido no captulo concernente administrao pblica, Joo requereu, e foi-lhe deferida, a concesso de aposentadoria proporcional. Insatisfeito com sua nova situao de aposentado, Joo prestou novo concurso para o cargo de fiscal de contribuies previdencirias do INSS. Considerando as regras constantes na legislao pertinente e a orientao jurisprudencial firmada pelo STF sobre acumulao e cargos, julgue os seguintes itens. A) A acumulao dos proventos do cargo de procurador com os vencimentos do cargo de fiscal ser considerada indevida. B) Qualquer acumulao de cargo, emprego ou funo pblicos ser tida como inconstitucional. Essa impossibilidade total de acumulao de cargos na atividade estende-se acumulao na inatividade. C) Independentemente da discusso acerca da acumulao dos cargos, Joo, empossado no novo cargo, ter de cumprir novo estgio probatrio e, caso no o cumpra, ser demitido. D) Caso o servidor tivesse pedido exonerao, e no a sua aposentadoria, do cargo de procurador, no qual j havia adquirido a estabilidade, e fosse empossado no cargo de fiscal, no teria de se submeter a novo estgio probatrio.

S-ar putea să vă placă și