Sunteți pe pagina 1din 7

A obteno do aroma de uma planta passa normalmente por um processo que visa a extrao de seu leo essencial, ou seja,

um leo que contm seus princpios ativos (inclusive aroma) concentrados. Claro que temos tambm a sintetizao de aromas das plantas. Mas para quem tem a curiosidade de saber como se extrai um aroma de uma planta, comentarei aqui os principais mtodos. decisria a escolha do mtodo adequado para a obteno de um leo essencial de qualidade superior, ou um produto de segunda categoria. dito que o calor e a presso usados no ato da extrao podem por exemplo interferir na qualidade final do leo essencial, pois no momento da extrao as sensveis molculas aromticas podem ser quebradas e oxidadas.

Destilao a vapor

A destilao a vapor o mais comum mtodo de extrao de leos essenciais. Normalmente empregado para obter-se leos essenciais de folhas e ervas, mas nem sempre indicado para extrair-se o leo essencial de sementes, razes, madeiras e algumas flores. Por exemplo, flores como o Jasmim, podem devido alta presso e calor empregado no processo, sofrer destruio de suas frgeis molculas aromticas vindo a perder todo o seu perfume e princpios ativos. A destilao a vapor feita em um alambique onde partes frescas da planta (algumas vezes usa-se plantas j secas) so colocadas. Saindo de uma caldeira, o vapor circula atravs das partes da planta forando a quebra das frgeis bolsas intercelulares que se abrem e liberam o leo essencial.

medida que este processo acontece, as sensveis molculas de leos essenciais evaporam junto com o vapor da gua viajando atravs de um tubo no alto do destilador, onde logo em seguida passam por um processo de resfriamento atravs do uso de uma serpentina e se condensam junto com a gua. Forma-se ento, na parte superior desta mesma gua obtida, uma camada de leo essencial que separado atravs de decantao. A gua que sobra de todo este processo aps retirado o leo, chamada de gua floral, destilado, hidrosol ou de hidrolato.

Hidrodestilao
Os materiais da planta so completamente emergidos na gua, como num ch e ento destilados. A temperatura no excede os 100C, evitando desta forma a perda de compostos mais sensveis a altas temperaturas como na destilao a vapor. Este o mais antigo mtodo de destilao e o mais verstil. comumente empregado em pases mais atrasados, onde as caldeiras a vapor ainda no chegaram e nestes casos, a destilao um processo todo artesanal. Como exemplo temos pequenas fazendas na ndia, Indonsia, Filipinas e outros pases do Oriente. Costuma ser usado para extrao do leo essencial de algumas flores como o Jasmim e Neroli e tambm de razes, madeiras e cascas.

Solvente
Um outro mtodo de extrao usado para se conseguir o leo essencial de delicadas plantas a extrao por solvente. Neste processo um qumico como o hexano usado para extrair os compostos aromticos da planta. Isto fornece um produto chamado de concreto. O concreto pode ser dissolvido em lcool de cereais para remover o solvente. Quando o lcool evapora, o absoluto aparece. A extrao por solvente tem suas desvantagens, porm. Resduos do solvente podem ficr no absoluto e causar alterao no odor, por exemplo, e dependendo da matria prima, inclusive pode ocorrer alteraes qumicas importantes. No processo de extrao do concreto obtm-se no somente o leo essencial, mas tambm ceras, parafinas, gorduras e pigmentos. Nesta caso o

concreto acaba tendo uma constituio pastosa (o concreto do Jasmim real possui em torno de 55% de leo essencial). J o absoluto, alm de fazer uma limpeza dos solventes anteriormente empregados, tambm purifica a mistura das ceras, parafinas e substncias gordurosas presentes, o que leva o produto final a ter uma consistncia mais lquida. O teor de solvente no produto final pode variar de menos de 1% at 6%.

CO Hipercrtico

A extrao por dixido de carbono hipercrtico utiliza dixido de carbono sob extrema presso (200 atmosferas) e temperatura mnima de 33 C para extrair leos essenciais. As partes da planta a serem empregadas na extrao so postas no tanque onde injetado dixido de carbono hipercrtico (em estado entre o lquido e o gasoso) que age como solvente. Quando a presso diminui, o dixido de carbono retorna a seu estado gasoso, no deixando qualquer resduo no produto. Muitas das extraes por CO2 possuem um fresco, claro e caracterstico aroma de leos destilados a vapor, e eles cheiram de forma muito similar planta viva. Considera-se este mtodo como sendo o que permite se obter os leos essenciais de melhor qualidade possvel. O aroma de um ylang ylang extrado por destilao a vapor no poder jamais ser comparado ao de um ylang ylang extrado por CO2, o mesmo dizemos para o gengibre e todos os outros leos essenciais.

Prensagem a frio
Um outro mtodo de extrao de leos essenciais por prensagem a frio (presso hidrulica) ou escarificao. Ele usado para obter leo essencial de frutos ctricos como bergamota, laranja, limo e grapefruit. Neste processo, as frutas so prensadas e delas extrado tanto o leo essencial quanto o suco. Aps a prensagem feita a centrifugao da mistura, atravs da qual separa-se o leo essencial puro.

Turbodestilao e Hidrodifuso
Vrios mtodos de extrao modernizados tm-se tornado alternativas para a destilao a vapor. A turbodestilao adequada para partes de difcil extrao de leo essencial da planta, como o caso de cascas, razes e sementes. Neste processo as plantas so emergidas na gua e o vapor posto a circular ento em meio a esta mistura de planta e gua. Atravs deste processo, a mesma gua continuamente reciclada atravs do material da planta. Este mtodo torna mais rpida a extrao de leos essenciais de difcil e lenta obteno. Na hidrodifuso, o vapor sob presso atmosfrica normal dispersado do topo da cmara diretamente sobre o material da planta. Desta forma o vapor pode saturar o material mais igualmente e em menor tempo do que na destilao a vapor. Este mtodo tambm menos severo do que a destilao a vapor, resultando em leos essenciais que cheiram de forma muito mais semelhante planta original e melhores.

Enfleurage
Esse processo basicamente visa solubilizar um leo raro em outro leo ou solvente. Algumas flores como o Jasmim ou Tuberosa tm baixo teor de leos essenciais e so extremamente delicadas no podendo ser destiladas a vapor pois podem sofrer perdas quase completas de seus compostos aromticos. As ptalas, ento, so colocadas em gordura vegetal ou animal sem cheiro que absorve os leos essenciais. Aps uma determinada quantidade de horas, depois que a gordura absorveu todo o leo essencial possvel, as ptalas so removidas e substitudas por outras frescas, recm-colhidas. Este procedimento continua at que a gordura venha a ficar saturada com o leo essencial. Adicionando lcool mistura possvel separar o leo essencial da

gordura, pois o leo essencial mais solvel no lcool. A ento teremos o absoluto. Este um processo difcil e demorado.Normalmente esse processo gera duas fraes, uma chamada absoluto, que a mais cara e nobre no podendo exceder 6% no grau de impurezas, sendo 1% o ideal. A outra chamada de concreto e contm restos de solventes e matrias graxas pesadas como parafinas, gorduras pesadas e cidos graxos. Um exemplo interessante que para se obter por exemplo1 Kg. de absoluto de ltus (Nelumbo nucifera) so necessrias aproximadamente 100000 flores, e o preo por quilo atinge cerca de 10.000 dlares americanos por quilograma de absoluto. J o concreto vale aproximadamente 1.000 dlares por quilograma.

Normalmente o ENFLEURAGE puro, somente empregado em fazendas de interior na Europa, devido aos altos custos desta tcnica artesanal serem normalmente inviveis para a indstria do perfume.

Fitis ou Florasis
Este mtodo de extrao utiliza um novo tipo de solvente gasoso que no txico e no deixa resduos. Nos fins da dcada de 80, o Dr. Peter Wilde pela primeira vez analisou as propriedades especficas deste solvente, o

florasol(R134a), para a extrao de leos aromticos e compostos ativos de materiais de plantas, tanto para uso dentro da alimentao, farmcia, aromaterapia e indstria de perfumes. A extrao ocorre sob temperatura ambiente e, devido a isso, no h degradao qumica dos produtos. O leo essencial obtido por este processo limpo, claro e completamente livre de gorduras e ceras. O Dr. Wilde patenteou sua descoberta como fitol, ou fitnicos.

Headspace
Como extraem o aroma de algodo doce? Do caramelo? Do po recm sado do forno? Da gua do mar? E o aroma de couro? Na verdade, alguns destes aromas so criados sinteticamente, atravs da identificao dos componentes aromticos.Existe uma tcnica inventada por Roman Kaiser, chamada Headspace: No Headspace, um objeto ou ambiente isolado por vidrarias especiais no qual, todo o ar contido dentro da vidraria bombeado e adsorvido (adsoro a adeso de molculas de um fluido para uma superfcie slida) por um polmero de alta adsoro, geralmente um tipo de resina orgnica. Uma vez capturadas pelo polmero, as substncias aromticas so levadas a um equipamento chamado cromatgrafo gasoso. Tal mquina possui vrias colunas capilares que reagem de acordo com a afinidade ao tipo de substncia ali introduzida. Aos poucos, a mistura separada em fragrncias individuais que so depois identificadas pelo espectmetro de massas.Dessa maneira, possvel decompor o cheiro de uma fruta, flor, ou ambiente e identificar quimicamente todas as suas substncias aromticas simples. Isso torna possvel a reproduo fiel do odor da espcie biolgica estudada. Uma vez conhecidas as substncias individuais, os perfumistas partem para a sntese delas em laboratrio conforme as opes de matrias-primas da empresa. OS aromas de origem animal naturais, como o almscar, por exemplo, aps recolhido ou secretado, passa normalmente por um processo de extrao por solvente, e filtragem, para poderem ser utilizados.

O que se sabe que cada mnimo fator, seja na colheita das plantas (estao, tempo de florao, uso de pesticidas e at mesmo hora do dia) influencia no odor que ser liberado. No caso dos odores animais, a poca do ano, o estado de sade e o estado de conservao da secreo at a hora do processo de obteno do aroma fazem diferena. O homem s tem controle absoluto sobre as matrias sintticas, por isso o crescimento de seu uso. No devemos ter em mente que um odor sinttico pior ou melhor que um obtido de fontes naturais. Obra de arte da natureza ou do homem, sua combinao com outros elementos e nossa pele fazem do caminho tortuoso de um aroma, desde seu nascimento, at sua percepo em nosso cerbro, uma viagem fantstica. Fontes: CORAZZA, SONIA: Aromacologia : uma cincia de muitos cheiros;So Paulo : Ed. SENAC, 2002
Luiz Paulo Juttel, A divina qumica das fragrncias (reportagem) exibida na web em http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=28&id=331

S-ar putea să vă placă și