Sunteți pe pagina 1din 40

Problemas ambientais

Uma anlise da UNEP (United Nations Environment Programme Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente) sobre os grandes problemas mundiais da atualidade em relao ao ambiente, levantou 12 grandes problemas que preocupam pesquisadores, administradores e gerentes da rea ambiental, so eles:
1. Crescimento demogrfico rpido;

2. Urbanizao acelerada;
3. Desmatamento; 4. Poluio marinha;

5. Poluio do ar e do solo; 6. Poluio e eutrofizao de guas interiores rios,

7.
8. 9. 10. 11. 12.

lagos e represas; Perda da diversidade gentica; Efeitos de grandes obras civis; Alterao global do clima; Aumento progressivo das necessidades energticas e suas conseqncias ambientais; Produo de alimentos e agricultura; Falta de saneamento bsico.

Fauna

Zologos e paleontlogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleo de animais tipicamente encontrados em um perodo especfico ou lugar especfico, por exemplo a "Fauna do Deserto de Sonora" ou "a fauna Amaznica".

Flora
o conjunto de espcies vegetais (plantas, rvores, etc) de uma determinada regio ou ecossistema especfico. um termo muito utilizado em botnica. A flora numa determinada regio pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espcies. o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso pas existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amaznia, Cerrado, Mata Atlntica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada ecossistema possu flora especfica, adaptada s condies ambientais da regio.

Recursos Hdricos
Os recursos hdricos so as guas superficiais ou subterrneas disponveis para qualquer tipo de uso numa determinada regio. Este conceito dar relevncia necessidade de integrar a gesto da gua em funo dos seus diferentes tipos de uso, das diferentes dimenses de conhecimento que esto envolvidas, dos diferentes tipos de instituies. Consiste na valorizao da gua em funo da sua natureza renovvel e fluida.

Ocupao do Solo

uma ferramenta indispensvel em estudos ambientais, na tomada de deciso em ordenamento e planejamento do territrio, e na definio de polticas de gesto de recursos naturais.

Crescimento Populacional
caracterizado como o aumento do n de habitantes no planeta. Esse fenmeno consequncia do crescimento vegetativo,obtido atravs do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidades (mortes). Quando a taxa de natalidade superior a taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrrio, a taxa negativa.

Lixo

Resduos slidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais slidos considerados sem utilidade, suprfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana , e que devem ser descartados ou eliminados. O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma inveno humana, pois em processos naturais no h lixo.

Saneamento Bsico

a atividade relacionada com o abastecimento de gua potvel, o manejo de gua pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo do resduos slidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patognico, visando a sade das comunidades.

Condies Climticas

Refere-se variao do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variaes dizem respeito a mudanas de temperatura, precipitao, nebulosidade e outros fenmenos climticos em relao s mdias histricas. Tais variaes podem alterar as caractersticas climticas de uma maneira a alterar sua classificao didtica.

Desperdcio

todo e qualquer servio, usar espaos inadequadamente e por tempo excessivo, usar ferramenta inadequada, no acompanhar as dicas da natureza, pois, ela nos ensina muito, no repassar conhecimentos e no implementar capacitao. Atualmente temos os 3Rs, que so: o reduzir, reutilizar e reciclar.

Poluio da gua

a contaminao de corpos de gua por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminao traduz-se como gua poluda.

Poluio do Solo
A poluio do solo pode ter vrias causas, mas uma das principais o uso de produtos qumicos na agricultura. Os agrotxicos, como so chamados, servem para fertilizar o solo, eliminar ervas daninhas e destruir pragas. So teis para a produo, mas causam estragos ambientais terrveis, alterando o equilbrio do solo e envenenando animais atravs das cadeias alimentares. Outras fontes de poluio do solo so: as fbricas ou indstrias, os aterros (no controlados), o lixo txico e o lixo radioativo (at hoje no h conhecimento cientfico sobre como descart-lo de forma segura).

Poluio do Ar
A poluio do ar caracterizada pelas alteraes na composio e nas propriedades do ar, tornando-o nocivo, imprprio ou ainda inconveniente sade humana, vida animal e tambm aos vegetais Os escapamentos dos veculos automotores emitem gases como o monxido (CO) e o dixido de carbono (CO2 ), o xido de nitrognio (NO), o dixido de enxofre (SO2 ) e os hidrocarbonetos. As fbricas de papel e cimento, indstrias qumicas, refinarias e as siderrgicas emitem xidos sulfricos, xidos de nitrognio, enxofre, partculas metlicas (chumbo, nquel e zinco) e substncias usadas na fabricao de inseticidas. Produtos como os aerossis, espumas plsticas, alguns tipos de extintores de incndio, materiais de isolamento de construo, buzinas de barcos, espumas para embalagem de alimentos, entre vrios outros liberam clorofluorcarbonos (CFCs). Todos esses poluentes so resultantes das atividades humanas e so lanados na atmosfera.

Efeito Estufa
O Efeito Estufa a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera altamente transparente luz solar, porm cerca de 35% da radiao que recebemos vai ser refletida de novo para o espao, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dixido de Carbono, Metano, xidos de Azoto e Oznio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vo reter esta radiao na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorfico dos mesmos.

A Camada de Oznio

A camada de gs oznio (O3), existente na estratosfera, um eficiente filtro de ultravioleta. O oznio forma-se pela exposio de molculas de oxignio (O2) radiao solar ou s descargas eltricas.

Inverso Trmica
Normalmente, as camadas inferiores de ar sobre uma cidade so mais quentes de que as superiores e tendem a subir, carregando as poeiras em suspenso. Os ventos carregam os poluentes para longe da cidade grande. No entanto, em certas pocas do ano, h fatores que favorecem o fato de camadas inferiores ficarem mais frias que as superiores. O ar frio, mais denso, no sobe; por isso, no h circulao vertical e a concentrao de poluentes aumenta. Se houver alm disso falta de ventos, um denso "manto" de poluentes se mantm sobre a cidade por vrios dias.

Chuva cida

A chuva cida uma das principais conseqncias da poluio do ar. As queimas de carvo ou de derivados de petrleo liberam resduos gasosos, como xidos de nitrognio e de enxofre. A reao dessas substncias com a gua forma cido ntrico e cido sulfrico, presentes nas precipitaes de chuva cida.

Legenda: H2SO4 - cido sulfrico / HNO3 - cido ntrico / H2O - gua


SO2 - Dixido de enxofre / NO2 - Dixido de azoto

Alguns Dados Importantes


Os EUA tm 5% da populao mundial e consomem 40% dos recursos disponveis; estimado que sejam gastos no planeta 435 bilhes de dlares/ano em publicidade. 15 bilhes de dlares seriam suficientes para acabar com a fome do mundo; Em 2003, foi publicado o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da rea da alimentao, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um T preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matriaprima transgnica; A mais precisa estimativa apresentada at hoje sobre o nmero de espcies existentes na Terra indica que o ser humano compartilha o planeta com outros 8,7 milhes de seres diferentes. No mundo, como at agora foram catalogadas cerca de 1,2 milhes de espcies, isto significa que mais de 7 milhes continuam desconhecidas pela cincia.

Educao Ambiental
Atualmente, a Educao Ambiental assume um carter mais realista, embasado na busca de um equilbrio entre o homem e o ambiente, com vista construo de um futuro pensado e vivido numa lgica de desenvolvimento e progresso (pensamento positivista). Neste contexto, a Educao Ambiental ferramenta de educao para o desenvolvimento sustentvel (apesar de polmico o conceito de desenvolvimento sustentvel, tendo em vista ser o prprio "desenvolvimento" o causador de tantos danos scio-ambientais).

NR 25 - Resduos Industriais
Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, o artigo 200 inciso VII da CLT. VII - higiene nos locais de trabalho, com discriminao das exigncias, instalaes sanitrias, com separao de sexos, chuveiros, lavatrios, vestirios e armrios individuais, refeitrios ou condies de conforto por ocasio das refeies, fornecimento de gua potvel, condies de limpeza dos locais de trabalho e modo de sua execuo, tratamento de resduos industriais;(Includo pela Lei n 6.514, de 22.12.1977)

Obrigado e Boa Noite!


E estudem para a prova, pois isso ser parte do contedo dela.

S-ar putea să vă placă și