Sunteți pe pagina 1din 4

OH4 Portos, rios ecanais

PORTOS MARTIMOS 1. Definio Pode-se definir como porto todo local abrigado dos ventos e das ondas onde uma embarcao pode aguardar, com segurana, condies propcias para navegar ou para acostar. Dentro dessa definio mais geral, classifica-se como porto as reentrncias da costa (baas, cabos, enseadas, esturios) ou ilhas que possibilitem abrigo s embarcaes. nesse sentido, por exemplo, que Cabral encontrou o Porto Seguro em seu primeiro contato com terras brasileiras. Atualmente, define-se como porto o local onde feito o transbordo de passageiros ou cargas, das embarcaes para a terra firme, atrelado sempre idia da existncia de meios que facilitem este transbordo. A mais importante dessas facilidades a obra de acostagem, que mantm o navio imvel junto costa durante as operaes. Para enfatizar o sentido de abrigo, inerente definio de porto, deve-se lembrar que a agitao permanente das guas do mar (ondas) impede a acostagem em zonas abertas, sendo a acostagem s possvel em certos locais menos expostos ou mais abrigados. Alm disso, para que estes locais sirvam de porto a um determinado tipo de embarcao, necessrio tambm que haja profundidade compatvel com o seu calado e condies de acesso que permitam o trfego: largura, conformao em planta, tranqilidade das guas, etc. Quando faltam essas condies de profundidade, tranqilidade, acesso e outras que facilitam as operaes porturias, so necessrias obras de melhoramento dos portos. Os portos podem ser tambm totalmente artificiais quando, mesmo faltando as condies mnimas de abrigo e acesso, por motivos econmicos h interesse em se fazer o transbordo de cargas ou passageiros num determinado ponto. Nestes casos, devem ser feitas obras destinadas a obter abrigo, os quebra-mares (Tubaro-ES, Ilhus e Salvador-BA, Mucuripe-CE) ou garantir o acesso das embarcaes (Rio Grande-RS, ItajaSC). Algumas vezes, o abrigo natural no suficiente para navios acima de um certo porte, tornando necessrio a implementao de obras de proteo (Recife-PE). A estes portos opem-se os portos naturais, onde o abrigo e o acesso so oferecidos pela Natureza: Santos, Rio de Janeiro, Itaqui, Nova York, Lisboa, etc. 2. Evoluo dos Portos A importncia dos portos j foi notada de longa data pelos povos que primeiro se fixaram ao longo das costas. A vantagem de contar com locais que possibilitavam a ancoragem de embarcaes fez com que as populaes se fixassem nos portos naturais e, mais tarde, realizassem obras de melhoramento e mesmo portos artificiais de acordo com suas necessidades. Havia, porm, uma grande desvantagem nesse procedimento: os portos, permitindo a acostagem, eram os pontos mais vulnerveis para o ataque dos inimigos. Por isso, desde a antigidade, eles tiveram que ser protegidos, tornando-se fortalezas e tendo o aspecto

Portos martimos

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

OH4 Portos, rios ecanais

militar prevalecido sobre o comercial at poucos sculos atrs. No Brasil, os fortes protegiam os portos naturais contra corsrios e piratas. O mais antigo porto completo conhecido, onde se encontram todos os rgos necessrios s operaes porturias (quebra-mares, cais, terraplenos, armazns, etc), alm de proteo militar, o de Faros, no Egito, pequena ilha perto de Alexandria. Ele foi construdo h cerca de 4 000 anos, em plena gua; seus quebra-mares mediam mais de 8 quilmetros e a superfcie das suas reas de atracao e ancoragem tinham 120 hectares, podendo receber 800 galeras. Os blocos que constituam os quebra-mares pesavam de 4 a 6 toneladas. Outros portos antigos que tiveram obras grandiosas foram os de Tiro, com 250 hectares de bacia protegida e 3,5 quilmetros de quebra-mares e o de Cartago, com 12 quilmetros de muro de mar e 5 entradas diferentes. Durante as grandes invases, quase todos os portos antigos foram destrudos e abandonados ou, sem manuteno, perdidos. Alguns porm foram conservados em parte e, outros, instalados na Alta Idade Mdia seguindo as tcnicas dos antigos povos fencios e romanos. Destes, Gnova, Veneza e Alexandria esto em operao at hoje. Em 1250, foi escavada a bacia artificial de Nice no fundo de um porto mercante primitivo e construdos quebra-mares, visando principalmente proteo contra a pirataria que infestava as costas mediterrneas de ento. Em 1294, Felipe, o Belo, fez algo semelhante, fortificando Rouen. Seguiram-se depois outros, como Havre, em 1517, Blackwall Doch, em 1661, Dunquerque, em 1678, etc. Nos esturios de rios, onde existem condies cmodas de abrigo e acesso, situamse grande parte dos portos importantes, sempre o mais a montante possvel para possibilitar maior facilidade de intercmbio com sua zona de influncia e maior proteo contra inimigos. Assim surgiram Bordus, Londres, Anturpia, Roterdam, Bremmer, Hamburgo, Nova York, Filadlfia, Buenos Aires, etc. Todos esses portos cresceram e adaptaram-se modernizao dos navios que passaram das galeras s caravelas, dobres, clipers, vapores a roda, navios a hlice e aos atuais super-petroleiros. Para tanto, foram realizadas obras de melhoramentos que terminaram quase por obscurecer as suas origens remotas. No Brasil, nota-se a mesma evoluo: a costa, bastante acidentada e com muitos portos naturais, favoreceu o incio da colonizao e a fixao das cidades nas costas, sempre protegidas por fortes. As grandes obras porturias, no princpio apenas muros de cais, aterros e dragagem, comearam a ser feitas no fim do sculo passado. Obras de abrigo e acesso s surgiram neste sculo e os primeiros portos artificiais propriamente ditos somente depois da 2 Grande Guerra Mundial.

Portos martimos

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

OH4 Portos, rios ecanais

3. Tipos de Obras de Melhoramento As obras de melhoramento podem ser classificadas em dois tipos: a) Obras Externas So aquelas sujeitas ao direta das ondas que, pela grande energia que possuem, representam o maior problema para as obras martimas. So assim classificados os quebramares, os molhes, os guia-correntes (destinadas a melhorar as condies de acesso), canais de acesso e, eventualmente, bacias de espera e de evoluo. So normalmente as obras mais complexas do porto, exigindo para seu projeto e construo conhecimentos aprofundados de Hidrulica Martima. b) Obras Internas So aquelas construdas na zona abrigada: cais de acostagem, dolfins de amarrao, bacias de evoluo, de manobra, de espera e de atracao, terrapleno (em geral sustentado pela muralha de cais), armazns, ptios, vias frreas, carreiras, docas secas ou flutuantes e estaleiros para reparos ou construo de navios. Apesar de serem mais simples que as obras externas, exigem tambm tcnica especializada, sobretudo no relativo s fundaes. 4. Dimensionamento Bsico das Bacias e dos Acessos As principais dimenses a considerar na concepo de um projeto de obra porturia so indicadas em seguida. Evidentemente estas indicaes so bsicas, devendo ser verificadas em detalhes, considerando-se as indicaes prprias do projeto e as condicionantes locais. a) Obras Externas A profundidade dos canais de acesso e da bacia externa deve ser referida ao zero hidrogrfico: a mdia das baixas mars de sizgia ou o nvel mnimo do mar. Deve ser igual ao calado da maior embarcao que utilizar o porto, mais a semi amplitude das ondas, mais o afundamento do navio devido velocidade (trim), mais uma folga mnima de 0,60 m. e mais uma folga para possveis assoreamentos. b) Canais de Acesso Sua largura, em condies ideais, deve ser de 5 vezes a boca do maior navio. Em caso de haverem correntes transversais e ondas, deve ter largura correspondente ao comprimento do maior navio, a fim de permitir o cruzamento seguro de dois navios velocidade de 8 ns. Havendo curvas, deve-se acrescer uma sobrelargura calculada como:

L2 S = 2 R R 2 4
onde R o raio de curvatura e L o comprimento do navio.

Portos martimos

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

OH4 Portos, rios ecanais

c) Raio de Curvatura Mnimo dos Canais de Acesso e Bacias de Evoluo Deve ser de, no mnimo, 10 vezes o comprimento do navio, podendo ser reduzido excepcionalmente a 5 vezes se o ngulo do centro for menor que 35o e no existirem correntes. d) Velocidade Mxima das Correntes Martimas Para navios pequenos, no mximo 3 ns e, para navios maiores, 4 ns. e) rea das Bacias de Espera Se um navio ancorar com uma s ncora, ele ocupar um crculo de raio igual a 5 vezes a profundidade do local, considerando a mar mxima, mais o comprimento do navio, mais uma folga de 3 metros para a movimentao eventual da ncora. Se o navio ancorar utilizando duas ncoras, uma de cada lado, ele exige um crculo menor, da ordem de 1,5 vezes o seu comprimento, dependendo das posies em que so lanados os ferros. O crculo necessrio para o navio se posicionar de acordo com as correntes martimas e os ventos. f) Obras Internas

Canais de Acesso e Bacias de Espera, Manobra e Evoluo


Mesmas dimenses das obras externas, porm sem considerar o efeito das ondas. Profundidade Junto s Obras de Acostagem Calado mais uma folga de 1 metro. Largura Mnima das Drsenas (espao entre piers) 3 vezes a boca do maior navio usurio. Comprimento Mnimo do Pier (bero de acostagem) Comprimento do maior navio mais 10 metros de folga. Comprimento Total do Cais Tonelagem movimentada anualmente dividida por 250 ou 1000 (coeficiente de aproveitamento do cais- valores maiores, quanto mais bem equipado o porto).

reas das Bacias (em Ha) Comprimento do cais, em quilmetros, multiplicado por 100 a 250. rea de Terraplenos 0,5 a 2 vezes a rea total das bacias, sendo 0,5 para portos de carga geral e 2 para portos especializados em minrios.

rea de Armazns Cobertos (em Ha) Tonelagem movimentada anualmente, dividido por 25 a 30.

Portos martimos

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

S-ar putea să vă placă și