Sunteți pe pagina 1din 18

OS DEZ MANDAMENTOS PARA A PROVA

1. Antes de iniciar, faa uma breve apreciao de toda a prova (10 min.), observando questes interligadas e efetuando algumas anotaes e marcaes. 2. Comece a prova pela disciplina que voc mais domina. 3. Iniciada a prova (ou este simulado), no a interrompa em hiptese alguma. 4. Mantenha, durante toda a prova, o alto astral, a objetividade, a satisfao, a determinao e a crena de que voc ter xito em cada questo, em cada disciplina, e na prova como um todo. 5. Faa marcaes e deixe para o final as questes que voc julgar trabalhosas ou difceis. 6. Enfrente as questes com elevada objetividade. Descubra imediatamente o que o enunciado pede. Visualize ou esboce a soluo. S depois escolha a resposta mais coerente. 7. Use lgica, intuio e atitudes positivas na resoluo das questes. Cuidado: depois de calculada ou localizada a resposta (certo ou errado), muitas vezes voc precisar reler o enunciado da questo para saber o que ele realmente pede. 8. No dia da prova oficial, fique de olho no relgio. Reserve tempo no final para responder a eventuais questes ou itens pendentes. 9. Faltando dez minutos para o trmino da Prova, deixe tudo de lado e passe para o Carto de Respostas o que voc j assinalou. 10. Nos dias seguintes ao da prova, acompanhe no site www.cursosolon.com.br as informaes sobre o concurso e as propostas de recursos sugeridos pelos professores do Curso Slon para voc aumentar sua nota.

Prova Simulada

Curso Slon

www.cursosolon.com.br Aulas e Apostilas

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada

Curso Slon

CONHEA A ESTRUTURA DA PROVA TCNICO INSS 2008

Julgue os itens desta prova, assinalando C para Certo ou E para Errado:

CONHECIMENTOS BSICOS:
Professores Laert, Alethia, Guerra, Rosana, Suzuki, Pacfico, Guarnieri e Valdir

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada

Curso Slon

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
Considere a figura anterior, o seu texto e o que voc sabe a respeito do tema central para julgar como Certo ou Errado (C ou E) os itens adiante. 01. [___] O texto indica a tendncia que tem sido observada, onde o mercado demanda produtos que se originam de empresas que procuram, dentro de seu processo produtivo e rea de atuao, adotar cada vez mais o princpio da sustentabilidade financeira pautado na filantropia, adotando prticas que garantam s mesmas manter a acumulao de capitais, por meio de mudanas estruturais em seu processo produtivo introduzindo tecnologias de produo cada vez mais avanadas, fato que resulta diretamente em aumento de produtividade e conseqentemente maior lucratividade. 02. [___] A proposta de crescimento sustentado deve ser aplicada no somente s empresas mas tambm s naes. Vai alm do aspecto econmico e um desafio que as sociedades humanas enfrentam, especialmente nos pases em desenvolvimento, onde se faz necessrio manter nveis aceitveis de emprego e renda. Muitos pases buscam implantar polticas pblicas de gerao de trabalho e renda a fim de criar possibilidades de incluso de parcelas majoritrias da populao, historicamente excludas, a padres de vida e de consumo compatveis com a proposta de desenvolvimento sustentvel. 03. [___] O padro de desenvolvimento pretendido pelas empresas e, principalmente, pelas economias emergentes, procura seguir um modelo diferente do adotado nos pases desenvolvidos, posto que este extremamente agressivo ao meio ambiente e totalmente pautado em uma desigualdade nas condies de consumo. Prope a adoo de modelos que vo alm da questo econmica, abrangendo tambm as esferas sociais, culturais e ambientais e que possibilite s economias em desenvolvimento manterem ndices de crescimento que se sustentem em longo prazo, menos vulnerveis s oscilaes da economia global. A figura mencionada est exibida numa janela do Microsoft Word 2003. Considerando que a configurao padro esteja mantida, julgue os itens seguintes. 04. [___] Analisando a figura, correto afirmar que para criar uma marca de tabulao com alinhamento centralizado no pargrafo que contm a seleo, basta um clique com o boto esquerdo do mouse sobre a rgua horizontal superior no ponto onde se deseja tabular.

Curso Slon
05. [___] Observando a figura do Word onde o mesmo se encontra aberto dentro de uma janela do Microsoft Windows XP, pode-se afirmar que esta janela encontra-se maximizada.

06. [___] Clicar no boto com o smbolo far com que o Word exiba as marcas de formatao, estas marcas permitem ao usurio visualizar no documento exibido na tela os caracteres no imprimveis, neste caso se o documento for Impresso com as maracs tambm sero. Sob o ponto de vista gramatical, julgue o que se afirma, nos itens seguintes, sobre o contedo textual apresentado na figura inicial desta prova. 07. [___] A forma como se apresenta a conjugao do verbo haver, no incio do texto, revela a inexistncia do sujeito na orao, de modo que o verbo deve ser, neste caso, escrito em sua forma singular. 08. [___] A expresso coordenador do Movimento Nossa So Paulo (na terceira linha) apresenta-se entre vrgulas por se tratar de um vocativo, uma vez que esclarece quem Oded Grajew. 09. [___] Tendo presente o tema central do mesmo texto, pode-se dizer que governos locais tm realizado enormes esforos para provar que investimentos em um meio ambiente sustentvel pode ser um grande negcio. O recm divulgado Relatrio Indicadores de Sustentabilidade Externa do Brasil, elaborado pelo Banco Central, identifica na criao da chamada "economia verde" em que as empresas adotam prticas sustentveis como o desenvolvimento de energias renovveis, o principal elemento responsvel pela sustentabilidade da economia brasileira. O texto a seguir, extrado de um site na internet, em 26/02/2008, serve de referncia para o julgamento dos prximos itens: [...] Para o Banco Central, os resultados no setor externo da economia brasileira nos ltimos anos mostram inquestionvel fortalecimento da posio externa do pas, [...] diante de um cenrio internacional caracterizado por aumento considervel na incerteza, pela volatilidade dos mercados financeiros e desacelerao da atividade econmica, a melhoria desses indicadores tende a mitigar, embora sem anular por completo, o impacto de eventos externos adversos. OLIVEIRA, Kelly. Brasil credor externo pela primeira vez na histria, revela BC. Agncia Brasil. 21/02/2008. Disponvel em <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/02/21/mat

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
eria.2008-02-21.0757268500/view>. 10. [___] As palavras inquestionvel e cenrio, mencionadas no texto, so paroxtonas acentuadas graficamente por fora de uma mesma regra gramatical. 11. [___] A palavra volatilidade, apresentada no interior do texto, tem ligao de significado com inconstncia ou mudana. A respeito do que voc conhece do tema tratado no texto, julgue as afirmaes a seguir: 12. [___] Contrariando uma caracterstica histrica, o Brasil conseguiu finalmente eliminar sua dvida externa passando da condio de devedor para credor. Isto ocorreu devido poltica econmica adotada nas duas ltimas dcadas, que promoveu um grande afluxo de capitais para o Banco Central brasileiro, possibilitando o fortalecimento da moeda nacional, o real, e a criao de reservas internas suficientes para efetuar o pagamento das contas. 13. [___] Pode-se afirmar que o Brasil hoje menos vulnervel s instabilidades da economia mundial. Isto ocorre porque, nos ltimos anos, diminuiu a dependncia econmica dos pases em desenvolvimento, que vem apresentando taxas de crescimento de seu PIB superiores mdia global, em relao s economias subdesenvolvidas. A mudana tornou-se mais significativa a partir da adoo de medidas de livre mercado e diminuio da interveno do estado nestes ltimos. Na lgica sentencial, denomina-se proposio uma frase que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no, como ambas. As proposies so representadas simbolicamente por letras maisculas do alfabeto, por exemplo, P, Q, R, etc. Uma proposio da forma P ou Q F se P e Q forem F, caso contrrio V; e uma proposio da forma Se P ento Q F se P for V e Q for F, caso contrrio V. Um raciocnio lgico considerado correto formado por uma seqncia de proposies tais que a ltima proposio verdadeira sempre que as proposies anteriores na seqncia forem verdadeiras. Sendo assim, julgue os itens subseqentes. 14. [___] vlido o argumento em que as premissas so se fao exerccios, ento emagreo e no emagreo e a concluso no fao exerccios. 15. [___] A proposio simblica (P Q) apenas 2 avaliaes V.

Curso Slon
16. [___] Suponha-se que as seguintes proposies sejam verdadeiras. I Todo poeta artista. II Alguns poetas so atletas. Nessa situao, se a concluso for Existe pelo menos um atleta que artista., ento a argumentao correta. 17. [___] Sabe-se que verdade que: Se Ana saiu ontem, ento Ronaldo brigou com ela. Tambm verdade que: Ronaldo brigou com Ana. Logo, possvel garantir que, necessariamente, Ana saiu ontem. Sobre a tica e as atividades relacionadas ao servio pblico no Brasil, julgue os prximos itens assinalando C (Certo) ou E (Errado): 18. [___] Independentemente das responsabilidades civil e penal e ainda que seja absolvido em relao a estas, o agente pblico pode, dependendo do caso concreto, ser responsabilizado na esfera administrava. 19. [___] A hierarquia implica o dever de obedincia do subalterno, dever que, no entanto, no absoluto. 20. [___] Aos servidores pblicos federais, subordinados ao Regime Jurdico nico da Lei n 8.112/90, expressamente proibido ser cotista de sociedade comercial ou acionista de sociedade comercial. 21. [___] O servidor pblico civil federal, regido pelo Regime Jurdico nico da Lei n 8.112/90, responde civil, penal e administrativamente, pelo exerccio irregular das suas atribuies, sendo certo que a responsabilidade administrativa fica afastada, se houver absolvio criminal, por negativa do fato. 22. [___] O servidor pblico no pode atuar, em reparties pblicas, como procurador ou intermedirio de cnjuge, quando se tratar de benefcio previdencirio. 23. [___] O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no artigo 37 da Constituio Federal. 24. [___] A moralidade da Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. Observe o texto abaixo para a prxima questo.

P possui

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
DOS CRITRIOS DE AVALIAO E DE CLASSIFICAO NA PRIMEIRA ETAPA ... 10.1 Todos os candidatos sero submetidos a duas provas objetivas uma de Conhecimentos Bsicos (P1), composta de 50 itens, e outra de Conhecimentos Especficos (P2), composta de 70 itens e a uma prova discursiva. 10.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcaes da folha de respostas, ser igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordncia com o gabarito oficial definitivo da prova; - 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordncia com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,00, caso no haja marcao ou haja marcao dupla (C e E). 10.3 O clculo da nota em cada prova objetiva, comum s provas de todos os candidatos, ser igual soma algbrica das notas obtidas em todos os itens que a compem. 10.4 Ser reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir: a) obtiver nota inferior a 8,00 pontos na prova de Conhecimentos Bsicos (P1); b) obtiver nota inferior a 17,00 pontos na prova de Conhecimentos Especficos (P2); c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. 10.5 Para cada candidato no eliminado segundo os critrios definidos no subitem 10.4, ser calculada a nota final nas provas objetivas (NFPO) pela soma algbrica das notas obtidas nas duas provas objetivas.

Curso Slon
Com base no texto anterior, extrado de Edital elaborado pelo Cespe/UnB, julgue o item subseqente. 25. [___] Do ponto de vista lgico, equivalente ao texto original a seguinte reescritura do subitem 10.4: 10.4 Ser aprovado nas provas objetivas o candidato que se enquadrar em todos os itens a seguir: a) obtiver nota maior ou igual a 8,00 pontos na prova de Conhecimentos Bsicos (P1); b) obtiver nota maior ou igual a 17,00 pontos na prova de Conhecimentos Especficos (P2); c) obtiver nota maior ou igual a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. 26. [___] Uma montadora de videogames monta diariamente x aparelhos, sendo que 20 x 50 . O custo unitrio y, em reais, calculado atravs da funo definida por y = x 80x + 2000. Desta forma, podemos afirmar que o custo unitrio mnimo de produo de R$400,00. 27. [___] No ms de Dezembro, devido ao Natal, esta montadora de videogames fez o seguinte plano: Montar no dia 1 de Dezembro 20 videogames, no segundo dia 23, no terceiro 26, e assim sucessivamente at o dia 10. Dessa forma, podemos dizer que o nmero de videogames que sero montados nos primeiros dez dias de Dezembro, formam uma progresso aritmtica, de razo igual a 3; que no dia 10 de Dezembro sero montados 47 videogames, e que o nmero total de videogames montados de 1 a 10 de Dezembro igual a 335.

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada

Curso Slon

A figura acima apresenta uma janela do Internet Explorer onde est sendo exibida a pgina oficial do INSS. Considere que a configurao padro no foi modificada, julgue o que dela se declara baixo: 28. [___] Observando a figura pode-se afirmar que o nome do servidor web onde a pgina est alojada http, o domnio inss.gov.br e ainda que esta pgina foi acessada atravs de uma conexo segura. 29. [___] Clicar no boto ir recarregar a pgina do INSS, recarregar o mesmo que ir ao site da pgina que j est sendo exibida e trazer novamente a mesma pgina para ser reexibida na tela do navegador. Sobre a Previdncia, sua estrutura e conjuntura, julgue as afirmaes a seguir: 30. [___] O Decreto Legislativo n 4.682, de 24/01/1923, conhecido como Lei Eloy Chaves, considerado o marco inicial da Previdncia Social no Brasil, pois a partir dela surgiram vrios Institutos de Aposentadorias e Penses que reuniram categorias profissionais.

31. [___] O SINPAS foi institudo em 1977, possuindo como divises: INPS, INAMPS, IAPAS, CEME, FUNABEM, LBA e DATAPREV. 32. [___] Segundo a atual estrutura organizacional, o INSS dirigido por um Presidente e quatro Diretorias: Diretoria de Oramento, Finanas e Logstica; Diretoria de Recursos Humanos; Diretoria de Custeio e Diretoria de Benefcios. Texto para os prximos itens: ENTENDENDO O PROTOCOLO DE KYOTO O Globo 2/12/2006 O documento, resultado da 3 Conferncia das Partes da Conveno das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas, realizada no Japo, em 1997, estabelece a reduo das emisses de dixido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa, nos pases industrializados. O Protocolo de Kyoto foi o resultado da 3 Conferncia das Partes da Conveno das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas, realizada no Japo, em 1997. A conferncia reuniu representantes de 166

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
pases para discutir providncias para se controlar o aquecimento global. O documento estabelece a reduo das emisses de dixido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa, nos pases industrializados. Os signatrios se comprometeriam a reduzir a emisso de poluentes em 5,2% em relao aos nveis de 1990. A reduo seria feita em cotas diferenciadas de at 8%, entre 2008 e 2012.

Curso Slon
38. [___] Prev um nico ncleo comum para o currculo do ensino fundamental e mdio. 39. [___] De maneira mais completa, define-se, neste momento, socializao como a internalizao de idias e valores estabelecidos coletivamente e a assimilao de papis e de comportamentos socialmente desejveis, e aqui cabe o papel da escola.

Com base no que voc conhece sobre o assunto, julgue: 33. [___] Para entrar em vigor, porm, o documento precisa ser ratificado por pelo menos 55 pases. Entre esses, devem constar aqueles que, juntos, produziam 55% do gs carbnico lanado na atmosfera em 1990. 34. [___] Embora a Unio Europia j tenha anunciado seu apoio ao protocolo, os Estados Unidos pas que mais libera gases do efeito estufa na atmosfera - se negaram a assin-lo. 35. [___] Ao rejeitar Kyoto, em 2001, o presidente dos EUA, George W. Bush, alegou ausncia de provas de que o aquecimento global esteja relacionado poluio industrial. Ele tambm argumentou que os cortes impostos pelo pacto de Kyoto prejudicariam a economia. 36. [___] Do ponto de vista gramatical, se convertermos o incio do ltimo pargrafo do texto, da voz ativa para a voz passiva, teramos a forma: A reduo das emisses de dixido de carbono foi estabelecida no documento. 40. [___] A figura acima apresenta parte de uma tela do Excel 2003 na qual a configurao padro est mantida. Considere que no intervalo retangular A1:D5 no h valores formatados com cor da fonte branca. Ao clicar na ala de preenchimento com o boto esquerdo do mouse, segurar clicado e arrastar at a clula D6, o Excel ir exibir na clula B6 o valor 12, na clula C6 o valor 10, e na clula D6 o valor 11. 41. [___] O Linux um Sistema Operacional de cdigo aberto, ele oferece suporte para a execuo de aplicativos e utilitrios, e pode ser modificado, usado, vendido ou oferecido gratuitamente, o BROffice que pode redar tanto sobre o Linux quanto sobre o Windows tambm um software Livre. Um avio percorre 900 km em 2 horas e 24 minutos. Com a mesma velocidade, a distncia que percorrer em 3 horas e 12 minutos : 42. [___] menor que 1100 km 43. [___] maior que 1200 km Uma aplicao feita a juro simples correspondente a um emprstimo de R$ 30.000,00 feito pelo prazo de 3 meses, taxa de 24 % ao ano. Analisando os critrios da aplicao podemos considerar que 44. [___] a taxa proporcional mensal envolvida na operao de exatamente 2% ao ms.

AS NOVAS PREOCUPAES DA LEI DE DIRETRIZES E BASES Com a promulgao da Constituio de 1988, as LDBs anteriores foram consideradas obsoletas, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concludo. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educao Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princpio do direito universal educao para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanas em relao s leis anteriores, como a incluso da educao infantil (creches e pr-escolas) como primeira etapa da educao bsica. A respeito do assunto tratado no texto, indique seu julgamento: 37. [___] Darcy Ribeiro foi o relator da lei 9394/96.

Simulado INSS 2008

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
45. [___] o rendimento da aplicao aproximadamente R$ 1.800,00. Apliquei certa quantia em um banco que me remunerou, nos 4 primeiros meses, taxa composta de 8% am e, nos 3 meses seguintes, taxa com de 15% am. No final dos 7 meses de aplicao, retirei o montante de R$ 20.691,34. Logo temos: 46. [___] O capital inicial da aplicao maior que R$ 9.500,00 e menor que R$ 10.500,00. 47. [___] O capital inicial da aplicao maior que R$ 10.300,00 e menor que R$ 11.400,00. Importante: (1,08)4 = 1,3604; (1,80)4 = 3,235; (1,008)4 = 0,0132; (1,015)3 = 1,123; (1,15)3 = 1,749. 48. [___] O professor Laert aplicou um capital por 3 meses, taxa de juros simples de 7% am. Decorridos os trs meses, o mesmo capital inicial foi aplicado por mais 2 meses, taxa de 48% aa. A soma do Juro obtido nas duas transaes foi de R$ 36.250,00. Da podemos afirmar que o capital era superior a R$ 120.000,00. Nos dois textos abaixo, julgue sua correo em relao s regras de pontuao da Lngua Portuguesa: 49. [___] O mercado mundial de alimentos funcionais principalmente Europa e Japo movimentou, mais de 50 bilhes de dlares no ano passado, produzindo dentre outros margarinas e leites com alegaes funcionais: diminuem o colesterol e protegem contra problemas cardacos. 50. [___] O mercado mundial, de alimentos funcionais, principalmente Europa e Japo, movimentou mais de 50 bilhes de dlares, no ano passado, produzindo, dentre outros, margarinas e leites, com alegaes funcionais; diminuem o colesterol e protegem contra problemas cardacos.

Curso Slon CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES:


Professores Guerra e Bener
H quase duas dcadas, o Cdigo de Defesa do Consumidor inaugurou uma nova era no exerccio da cidadania em nosso pas. Desde ento, os cidados brasileiros contam com um poderoso instrumento de proteo nas relaes de consumo. Nos ltimos anos, graas autuao conjunta do Estado e da sociedade civil, este instrumento vem sendo difundido de maneira notvel, penetrando o tecido social em todos os nveis. Cada vez mais, consumidores e fornecedores percebem as regras jurdicas que isciplinam as relaes de consumo como uma realidade. A respeito do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), julgue os itens a seguir: 51. [___] Produto toda mercadoria colocada venda no comrcio: automvel, roupa, casa, alimentos... E podem ser de dois tipos: produto durvel aquele que no desaparece com o seu uso. Por exemplo, um carro, uma geladeira, uma casa... e produto no durvel aquele que acaba logo aps o uso: os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes... 52. [___] A respeito do prazo para reclamao de defeitos de fcil constatao, o CDC prev para o consumidor: at 30 dias (se produtos e servios no durveis), e at 90 dias (para durveis). 53. [___] No caso de reclamao por danos causados pela utilizao de produto ou servio fornecido, o prazo de cinco anos a partir da entrega do produto ou da concluso do servio. 54. [___] Quando for prejudicado, o consumidor tem o direito de ser indenizado por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o servio, inclusive por danos morais. 55. [___] O fornecedor deve informar, nas embalagens, rtulos ou publicidade, sobre os riscos do produto sade do consumidor. Se o fornecedor, depois que colocou o produto no mercado, descobrir que ele faz mal sade, precisa anunciar aos consumidores, alertando-os sobre o perigo. Esse anncio deve ser feito pelos jornais, rdio e televiso. Alm disso, o fornecedor tambm tem a obrigao de retirar o produto do comrcio, trocar os que j foram vendidos ou devolver o valor pago pelo consumidor.

Simulado INSS 2008

10

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
56. [___] considerada publicidade abusiva a que contm informaes falsas e tambm a que esconde ou deixa faltar informao importante sobre um produto ou servio, como caractersticas, quantidade, origem, preo, propriedades. 57. [___] considerada publicidade enganosa a que possa gerar discriminao, provocar violncia, explorar medo ou superstio, aproveitar-se da falta de experincia da criana; desrespeitar valores ambientais; induzir a um comportamento prejudicial sade e segurana. 58. [___] Clusulas contratuais abusivas so aquelas que geram desvantagem ou prejuzo para o consumidor, em benefcio do fornecedor. Essas clusulas so nulas. 59. [___] Os rgos pblicos de defesa do consumidor so obrigados, pelo Cdigo, a ter um cadastro das reclamaes feitas pelo consumidor. Estas reclamaes so contra os maus fornecedores de produtos e servios. Esse cadastro pode ser consultado a qualquer momento pelos interessados e dever ser publicado todo o ano. 60. [___] Entre as chamadas sanes administrativas a que esto sujeitos o fornecedor, so essas algumas delas, em ordem crescente de agravamento: multa, apreenso do produto; inutilizao do produto; proibio de fabricao do produto; suspenso temporria da atividade; interdio total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; e imposio de contrapropaganda. A respeito dos tributos da administrao e do que envolvem essa atividade, julgue as afirmaes a seguir, assinalando C ou E, conforme Correto ou Errado. 61. [___] Pode-se dizer que a administrao atua em grupos organizados, valendo-se dos lucros para realizao de objetivos buscando os melhores resultados. 62. [___] As funes essenciais na organizao empresarial, segundo Fayol so: Funes Tcnicas, Comerciais, Financeiras, de Segurana, Contbeis e Administrativas. 63. [___] A Funo financeira a funo que abrange aes de recrutamento, seleo, contratao, gerenciamento de direitos e principalmente relacionamento (interpessoal e comprometimento com metas da empresa). 64. [___] As quatro funes administrativas bsicas so: Planejamento, organizao, estratgico, e controle.

Curso Slon
65. [___] Os tipos de planejamento so: Estratgico, ttico e operacional. 66. [___] A funo administrativa de Direo a que realiza o planejamento ou viso antecipada dos atos; 67. [___] Alguns autores definem a coordenao como funo administrativa bsica, outros a incluem juntamente com a organizao; 68. [___] Controle consiste em verificar se tudo ocorreu de acordo com o programa adotado, as ordens dadas e os princpios estabelecidos; o controle tem por objetivo assinalar as faltas e os erros a fim de que se possa corrigi-los e evitar sua repetio; 69. [___] tica o estudo, anlise e a valorao da conduta humana, em consonncia com os conceitos de status social, numa determinada sociedade e num determinado momento; 70. [___] Cidadania um status ligado ao regime poltico... A cidadania ativa consiste em poder escolher; a passiva em, alm de escolher, poder ser escolhido; 71. [___] A cidadania s pode ser adquirida na idade de 70 anos, uma vez que cumpriu todos os deveres cvicos de cidado; 72. [___] A responsabilidade scio-ambiental exige o esforo de todos (governo e empresrios) e fontes de energia poluentes e renovveis; 73. [___] Gesto pblica forma de obter resultados com boa administrao dos recurso tcnicos, materiais e humanos, propiciando melhor qualidade dos servios prestados, com menores custos e prazos, criando condies adequadas para o desenvolvimento social, econmico e tecnolgico do pas, visando a maximizao do lucro; 74. [___] A administrao pblica como funo do Estado tem sido historicamente contemplada sob os seguintes modelos: Patrimonialismo (Promiscuidade, clientelismo e favoritismo), Burocracia ( estrita em conformidade com a lei e com o controle), Gerencialismo (orienta-se para resultados, descentralizada) ; 75. [___] Pode-se afirmar que uma Oscip (organizao da sociedade civil) presta servio de interesse social mas no pblico e uma OS (organizao social) presta servio pblico no exclusivo ao estado; 76. [___] Analisando o cliente da administrao pblica correto afirmar que a administrao pblica deve

Simulado INSS 2008

11

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
encarar o usurio o cidado tal qual o empresrio o enxerga; 77. [___] correto afirmar que a gesto participativa uma atitude gerencial de liderana em que busca obter o mximo de cooperao das pessoas; 78. [___] Quando nos referimos a atendimento de qualidade o critrio presteza adjetivo do servidor pblico presta servio efetivo com turno dirio de 8 horas; 79. [___] Quando nos referimos a sade e qualidade de vida no trabalho, pode-se afirmar que o trabalho humano motivado por necessidades fundamentais, que se hierarquizam a partir das necessidades fisiolgicas, a busca da segurana e alimentao; 80. [___] Em se tratando de excelncia no servio pblico, quando nos referimos ao indicador Eficincia pode-se afirmar que traduzido em fazer o que precisa ser feito com o mximo de qualidade ao menor custo possvel;

Curso Slon CONHECIMENTOS ESPECFICOS:


Professora Adriana e prof.Guarnieri
A respeito do Conselho Nacional da Previdncia Social CNPS, Conselho de Previdncia Social CPS e Conselho de Recursos da Previdncia Social, julgue os itens que se seguem. 81. [___] De acordo com a legislao previdenciria, os membros do Conselho Nacional de Previdncia Social CNPS e seus respectivos suplentes sero nomeados pelo Presidente da Repblica, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, de imediato, uma nica vez. 82. [___] Dentre os membros do CNPS encontram-se nove representantes da sociedade civil, sendo trs deles representantes dos aposentados e pensionistas. Dentre as competncias atribudas ao CNPS encontra-se a de apreciar e aprovar os planos e programas da previdncia social. 83. [___] O CNPS reunir-se-, ordinariamente, uma vez por ms, por convocao de seu Presidente, no podendo ser adiada a reunio por mais de dez dias se houver requerimento nesse sentido da maioria dos conselheiros. 84. [___] O Conselho da Previdncia Social CPS uma unidade descentralizada do CNPS, funcionando junto s Gerncias-Executivas do INSS, os representantes dos empregados, empregadores, aposentados e pensionistas so indicados pelas centrais sindicais e confederaes. 85. [___] O Conselho de Recursos da Previdncia Social rgo de controle jurisdicional das decises do Instituto Nacional de Seguro Social, nos processos de interesse dos beneficirios e dos contribuintes da seguridade social, compreendendo vinte e nove Juntas de Recursos e seis Cmaras de Julgamento, sendo que estas so compostas por dois representantes do governo, dois das empresas e dois dos trabalhadores. Acerca dos princpios constitucionais relativos seguridade social, julgue os itens abaixo. 86. [___] Os mais afortunados devem contribuir com mais, tendo em vista os poucos recursos e contribuies de outros. Nesta hiptese vislumbra-se a presena do princpio da equidade na forma de participao no custeio,

Simulado INSS 2008

12

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
baseando-se na capacidade econmica dos contribuintes. 87. [___] Jos e Maria so casados e possuem um filho em comum de dez anos de idade. Jos trabalha como auxiliar de produo em uma indstria automobilstica e recebe remunerao no valor de R$ 1.200,00, no fazendo jus a salriofamlia, enquanto Maria trabalha como vendedora em uma loja e recebe remunerao no valor de R$ 600,00, tendo direito a salriofamlia por se tratar de trabalhadora de baixa renda. Nessa situao est sendo aplicado, especificamente, o princpio constitucional da universalidade na cobertura e no atendimento. 88. [___] A seguridade ser organizada de forma a preservar o carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com a participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos rgos colegiados. Um exemplo destes rgos o Conselho Nacional da Previdncia Social. 89. [___] A seguridade social, de acordo com a Constituio, deve ser organizada de modo que os benefcios e servios previdencirios prestados s populaes urbanas e rurais devem guardar relao de equivalncia e seletividade. Acerca dos segurados obrigatrios e facultativos do Regime Geral da Previdncia Social, julguem os itens seguintes. 90. [___] Joo um pescador artesanal que trabalha na condio exclusiva de parceiro outorgado, utilizando embarcao de dez toneladas de arqueao bruta. Nesta hiptese, segundo a legislao previdenciria vigente, Joo dever contribuir para a previdncia social na qualidade de segurado especial. 91. [___] Maria, vendedora ambulante desde 2000, nunca contribuiu para a previdncia social. Em conversa com amigos foi informada de que poderia passar a contribuir como segurada facultativa, com alquota de 20%, e que assim estaria acobertada pelo Regime Geral da Previdncia Social. A informao recebida por Maria est correta, pois, segundo a legislao atual, ela se enquadra em uma das hipteses de segurada facultativa. 92. [___] Joaquim, brasileiro, trabalha no exterior na ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT, no fazendo parte de regime prprio de previdncia social. Nesta hiptese, Joaquim segurado obrigatrio do Regime

Curso Slon
Geral da Previdncia Social na qualidade de empregado. 93. [___] Jos Carlos Pacfico sndico do prdio em que reside desde 10/01/2000, no perodo de 10/01/2000 a 10/12/2004 ele recebia R$ 500,00, mensalmente, para o exerccio do referido cargo. Aps esta data deixou de receber qualquer valor, continuando a desempenhar exclusivamente as atividades de sndico. Nessa situao, o Senhor Pacfico deve ser considerado segurado obrigatrio da previdncia social na qualidade de contribuinte individual durante todo o perodo em que exerceu o cargo de sndico. 94. [___] Nelson Guerra diretor da empresa Slon S.A. h mais de dez anos. Durante todo o perodo em que exerceu este cargo, sempre esteve subordinado ao Gerente Executivo da empresa, alm de responder perante o Conselho de Administrao. Nesta hiptese, segundo o regulamento da previdncia social, Guerra, por se tratar de diretor, deve estar enquadrado no Regime Geral da Previdncia Social na qualidade de contribuinte individual. 95. [___] Para fins de enquadramento como segurado especial, entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e exercida em condies de mtua dependncia e colaborao, podendo contar eventualmente com a ajuda de empregados. 96. [___] O brasileiro civil e o estrangeiro que trabalha para a Unio no exterior, em organismos oficiais internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se amparado por regime prprio de previdncia social, considerado segurado obrigatrio do Regime Geral da Previdncia Social na qualidade de empregado. A propsito da filiao, inscrio e dependentes, julgue os itens seguintes. 97. [___] Joo, segurado da previdncia social desde 10/12/1990, faleceu em 10/02/2008. Como ele no era casado e no tinha filhos, o seu pai decidiu pleitear o benefcio da penso por morte. Neste caso ser suficiente para comprovao do vnculo e da dependncia econmica a apresentao da certido de nascimento do segurado e documento de identidade de ambos, disposio testamentria, anotao constante do livro de registro de empregados e prova de mesmo domiclio.

Simulado INSS 2008

13

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
98. [___] A inscrio do segurado facultativo no Regime Geral da Previdncia Social ser feita pela apresentao de documentos de identidade e declarao expressa de que no exerce atividade que o enquadre na categoria de segurado obrigatrio, sendo exigido, ainda, a idade mnima de quatorze anos. 99. [___] A inscrio ao Regime Geral da Previdncia Social pressupe que o segurado esteja vivo, no sendo admitida em nenhuma hiptese a inscrio post mortem. 100. [___] Podem filiar-se facultativamente, entre outros: a dona-de-casa, o estudante, o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior e o estagirio que presta servio em desacordo com a Lei 6.494/77. 101. [___] Jonas servidor pblico federal e faz parte de regime prprio de previdncia. Ocorre que Jonas pediu afastamento para servir Organizao Internacional do Trabalho OIT, o que implicou em perda total da remunerao e impossibilidade de contribuir para o regime prprio durante o seu afastamento. Nesta hiptese, Jonas poder filiar-se ao Regime Geral da Previdncia Social, na qualidade de segurado facultativo durante o perodo em que ficar afastado servindo a OIT. Joaquim e Renata, ambos segurados obrigatrios da previdncia social na qualidade de contribuintes individuais, constituem uma unio estvel e tm dois filhos, ambos estudantes economicamente dependentes dos pais: Flvia, de doze anos de idade, e Gustavo, de dezesseis. Alm dos filhos, tambm vive na residncia do casal a me de Renata, Irene, que depende economicamente da filha. Para auxiliar a famlia nos servios domsticos, o casal contratou, em julho de 2000, Joana como empregada, pagandolhe remunerao mensal de R$ 500,00, regularmente registrada em sua carteira de trabalho e previdncia social (CTPS). Renata envolveu-se em um acidente automobilstico em agosto de 2001, tendo sofrido traumatismos mltiplos que exigiram sua internao em hospital por trs meses, mas, felizmente, os ferimentos no deixaram seqelas que limitassem quaisquer de suas atividades habituais. Na mesma semana em que ocorreu o acidente, foi requerido perante o INSS a concesso de auxlio-doena para Renata. Findo o perodo de internao, Renata voltou para casa, mas, por determinao mdica, permaneceu em repouso por mais dois meses, antes de retornar suas atividades profissionais. Em face da situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes. 102. [___] Considerando que Renata era segurada da previdncia social h apenas seis meses, correto afirmar que mesmo assim ela teria

Curso Slon
direito de receber benefcio de auxlio-doena durante todo o tempo em que permaneceu impossibilitada de trabalhar, a contar da data em que ocorreu o acidente. 103. [___] Caso Renata viesse a falecer em virtude do acidente, os seus dependentes teriam direito ao benefcio de penso por morte, cuja renda mensal corresponderia ao valor total da aposentadoria a que Renata teria direito se estivesse aposentada por invalidez na data de sua morte, quantia essa que deveria ser dividida igualmente entre Joaquim, Gustavo, Flvia e Irene. 104. [___] Ao contrrio de Flvia, Gustavo tem direito a filiar-se ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo; porm, caso Gustavo proceda sua filiao, o que deve ser feito mediante a inscrio na previdncia social e recolhimento da primeira contribuio, ele perder a qualidade de dependente de seus pais perante o direito previdencirio. 105. [___] Como Joana empregada domstica, o casal empregador deve contribuir com 12% para a previdncia social em relao remunerao paga e anotada na CTPS de Joana, mas tambm deve reter do valor pago a mesma o percentual de 8% a ttulo de contribuio da prpria segurada. 106. [___] Caso Joaquim trabalhasse por conta prpria com agentes agressivos a sua sade (descritos no regulamento da previdncia), faria jus aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de atividade dependendo do agente. A respeito dos benefcios concedidos pela previdncia social, perodos de carncia, renda mensal, reajustamento e manuteno ou perda da qualidade de segurado, julgue os itens seguintes. 107. [___] Pedro conseguiu seu primeiro emprego no Curso Slon Ltda h seis meses. Quando da admisso no emprego, passou a fazer parte do RGPS pela primeira vez, pois at ento nunca tinha contribudo para a previdncia social. Ocorre que Pedro descobriu que est com AIDS e a contaminao se deu aps filiar-se ao RGPS, precisando se afastar das suas atividades para iniciar o tratamento mdico. Nessa situao, Pedro no far jus ao benefcio do auxlio-doena, tendo em vista que no atingiu a carncia de 12 contribuies mensais exigida para a concesso deste benefcio. 108. [___] Para o segurado especial, considera-se perodo de carncia o tempo mnimo de efetivo

Simulado INSS 2008

14

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
exerccio de atividade rural, ainda que de forma descontnua, igual ao nmero de meses necessrio concesso do benefcio requerido. 109. [___] Vanilda dona-de-casa e h oito meses contribui para a previdncia social na qualidade de segurada facultativa. Vanilda est grvida de seis meses e meio e informado pelo seu mdico que, em razo de uma complicao no seu tero, o parto ter que ser feito imediatamente. Nesta hiptese, Vanilda ter direito ao benefcio do salrio-maternidade por cento e vinte e dias a contar da data do parto. 110. [___] Afonso tem 62 anos de idade e exerceu atividade rural, de forma descontnua, na condio de empregado, durante vinte anos na Fazenda Mercedes, tendo conhecimento de que no houve, por parte do seu empregador, recolhimento das contribuies devidas no perodo de janeiro de 1990 a janeiro de 2000, embora as mesmas tenham sido descontadas dos recibos de pagamento de Afonso. Nessa situao, Afonso no ter direito ao benefcio da aposentadoria por idade, pois no atingiu a carncia exigida para tal benefcio. 111. [___] A renda mensal de qualquer benefcio de prestao continuada que substituir o salriode-contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado no ter valor inferior ao do salrio mnimo nem superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio. 112. [___] Atualmente, no pode ser cumulado benefcio de aposentadoria com auxlio-acidente, sendo que para o segurado empregado, o trabalhador avulso e o segurado especial, o valor do auxlioacidente ser considerado como salrio-decontribuio para fins de concesso de qualquer aposentadoria. 113. [___] O salrio-famlia devido mensalmente aos segurados empregado, trabalhador avulso e segurado especial, desde que de baixa renda, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados menores de quatorze anos ou invlidos, sendo devido cumulativamente a pai e me conjuntamente vinculados ao RGPS, desde que ambos sejam trabalhadores de baixa renda. 114. [___] Maria trabalha como empregada, no perodo da manh, na empresa Alfa Ltda na funo de telefonista. No perodo da tarde, Maria trabalha como empregada na empresa Delta Ltda na funo de vendedora. Maria ficou incapacitada temporariamente para a atividade de vendedora. Nesta situao, Maria no ter direito ao benefcio do auxlio-doena, este s seria devido se as atividades concomitantes fossem da mesma natureza.

Curso Slon
115. [___] Joo, aposentado por invalidez a dois anos, recuperou sua capacidade laborativa. Nesta hiptese, o benefcio previdencirio ser cancelado e Joo ter garantido o direito de retornar ao emprego ocupado data do evento, ressalvado ao empregador, caso no o queira mais como empregado, o direito de indeniz-lo na forma da lei. 116. [___] O auxlio-recluso devido apenas aos dependentes do segurado empregado e trabalhador avulso de baixa renda, quando recolhido priso que no receber remunerao da empresa nem estiver em gozo de auxlio-doena, de aposentadoria ou de abono de permanncia, durante todo o perodo de deteno ou recluso, devendo ser suspenso em caso de fuga. 117. [___] Joo empregado da empresa mega Ltda, no perodo da noite, exercendo a funo de digitador. Durante o dia empregado da empresa Alfa Ltda, exercendo a funo de montador de veculos. Aps sofrer um grave acidente, teve que ficar afastado de suas atividades, recebendo auxlio-doena. Posteriormente, restou apurada a sua incapacidade definitiva para o exerccio da funo de montador de veculos. Nesta hiptese, Joo ter o benefcio do auxliodoena convertido em aposentadoria por invalidez. 118. [___] Durante os primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doena, incumbe empresa pagar ao segurado empregado o seu salrio, ultrapassado este prazo, o segurado ser encaminhado percia mdica do INSS. 119. [___] O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado empregado, exceto o domstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial quando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar qualquer tipo de seqela, nos termos do regulamento da previdncia social, que implique, dentre outras situaes, reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. 120. [___] Ruan j trabalhou para diversas pessoas jurdicas, tendo pago 190 contribuies mensais para o custeio da previdncia social at dezembro de 2003. Em janeiro de 2004 Ruan foi despedido de seu ltimo emprego, sem justa causa, e nunca mais conseguiu uma colocao no mercado de trabalho, como no dispe de nenhuma renda, vive de doaes da igreja que freqenta. Em janeiro de 2008 Ruan completou

Simulado INSS 2008

15

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
66 anos de idade. Nesta hiptese, com base na legislao previdenciria vigente, Ruan faz jus aposentadoria por idade, mesmo tendo perdido a qualidade de segurado da previdncia social. 121. [___] Marcia, quando estava desempregada a dois meses, sofreu um acidente automobilstico em que teve traumatismos mltiplos, ficando afastada pelo INSS, recebendo auxlio-doena. Ocorre que, aps a cessao do auxlio-doena, restou constatado que Marcia teve uma seqela definitiva (discriminada no regulamento da previdncia social) que implicou em reduo da capacidade para o trabalho que com habitualidade desenvolvia. Nesta hiptese, Mrcia far jus ao auxlio-acidente, que ter como renda mensal 50% do salrio-debenefcio. 122. [___] Mantm a qualidade de segurado, desde que mantidas as contribuies, at doze meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria. 123. [___] Nenhum benefcio reajustado poder ser superior ao limite mximo do salrio-decontribuio, nem inferior ao valor de um salrio mnimo, ressalvado, dentre outros, o auxlioacidente, o abono de permanncia e benefcios por totalizao, concedidos com base em acordos internacionais, que podero ter valor inferior ao do salrio mnimo. 124. [___] Para os segurados especiais garantida a concesso de aposentadoria por idade ou por invalidez, de auxlio-doena, de auxlio-recluso ou de penso por morte, no valor de um salrio mnimo, independentemente da forma de contribuio, desde que trabalhem em regime de economia familiar. Acerca do clculo da renda mensal, julgue os itens seguintes. 125. [___] De acordo com a legislao previdenciria vigente, salrio-de-contribuio o valor bsico utilizado para clculo da renda mensal dos benefcios de prestao continuada, inclusive os regidos por normas especiais, exceto o salriofamlia, a penso por morte, o salriomaternidade e os demais benefcios de legislao especial. 126. [___] O salrio-de-benefcio consiste para as aposentadorias por tempo de contribuio e especial, auxlio-doena e auxlio-acidente na mdia aritmtica simples dos maiores salriosde-contribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio.

Curso Slon
Acerca do histrico e evoluo legislativa da seguridade social no Brasil, julgue os itens abaixo. 127. [___] A Constituio Federal de 1934 estabeleceu a forma trplice de custeio do sistema, envolvendo ente pblico, empregado e empregador, prevendo o carter obrigatrio da contribuio. Foi uma constituio em favor da maternidade e contra as conseqncias da doena, velhice, dentre outras. 128. [___] A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.o. 4.682, de 1923), primeira norma a instituir no Brasil a Previdncia Social, criou as Caixas de Aposentadorias e Penses destinadas apenas aos ferrovirios, cujas funes estivessem definidas como de maior risco, em face da atividade desenvolvida. 129. [___] O Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social SINPAS -, criado em 1977, buscou reorganizar a previdncia social, integrando suas diversas atividades, por meio de rgos tais como: INAMPS, FUNABEM, DATAPREV E IAPAS. A Constituio Federal de 1988 estabelece que a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, inclusive com contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, em se tratando de financiamento da Seguridade Social, julgue os itens seguintes. 130. [___] A contribuio devida pela agroindstria, cuja atividade econmica seja a industrializao de produo prpria ou de produo prpria e adquirida de terceiros de dois por cento destinados Seguridade Social e zero vrgula um por cento para o SAT, incidentes sobre o valor da receita bruta proveniente da comercializao da produo, em substituio alquota de vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas, no decorrer do ms, aos segurados empregado e trabalhador avulso e um, dois ou trs por cento, dependendo do grau de risco de acidente de trabalho. 131. [___] Delta Ltda uma grande indstria que possui mais de 300 empregados, nos ltimos trs anos o balano anual demonstrou que ela obteve lucro acima da mdia do mercado e continua obtendo. Nesta hiptese, correto afirmar que alm de outras contribuies destinadas Seguridade Social, Delta Ltda contribuir com COFINS, cuja alquota de 7,6 % sobre o faturamento mensal, PIS, cuja alquota de 1,65% sobre faturamento mensal, considerando que se trata de lucro real, alm da CSLL, cuja alquota de 9% sobre o lucro real.

Simulado INSS 2008

16

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
132. [___] Alfa Ltda uma empresa de arrendamento mercantil. Dentre outras contribuies devidas Seguridade Social, Alfa Ltda deve contribuir com 22,5%, cuja base o total das remuneraes pagas ou creditadas a qualquer ttulo aos segurados empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual a seu servio, no decorrer do ms. 133. [___] O produtor rural pessoa fsica deve contribuir com dois por cento para a Seguridade Social e zero vrgula um por cento para o SAT, incidente sobre a receita bruta da comercializao da produo rural, integrando a base de clculo da contribuio o produto animal destinado criao pecuria. 134. [___] As associaes desportivas que mantenham equipe de futebol profissional contribuiro com o pagamento de cinco por cento da receita lquida resultante dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, computadas, dentre outras, as receitas provenientes de quaisquer formas de patrocnio, cabendo entidade promotora do evento a responsabilidade pela reteno de tais valores e pelo respectivo recolhimento aos cofres da seguridade, no prazo de at dois dias teis aps a realizao do evento. 135. [___] Constitui receita da Seguridade Social a renda lquida dos concursos de prognsticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crdito Educativo. A legislao previdenciria vigente considera como renda lquida o total da arrecadao, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prmios, de impostos e de despesas com administrao. Com relao ao salrio-de-contribuio, julgue os itens seguintes. 136. [___] Joaquim foi contratado pela empresa mega Ltda, em 10/02/2005, para o cargo de auxiliar de produo. Em 10/03/2006 Joaquim gozou e recebeu frias no total de vinte dias, inclusive com acrscimo de um tero constitucional, oportunidade em que recebeu tambm abono pecunirio pela venda de dez dias de suas frias. Nesta situao, deve incidir contribuio social sobre todos os valores recebidos por Joaquim a ttulo de frias, inclusive sobre o abono pecunirio. 137. [___] O salrio-de-contribuio do empregado e trabalhador avulso a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou

Curso Slon
creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir o trabalho, inclusive as gorjetas e ganhos habituais sob a forma de utilidades, no alcanando jamais o valor total das dirias recebidas, se vinculadas ao custeio de despesas de viagens. 138. [___] No integra o salrio-de-contribuio o valor relativo assistncia prestada por servio mdico ou odontolgico, reembolso de despesas com medicamentos, culos, aparelhos ortopdicos, despesas mdicohospitalares e outras similares, independentemente do nmero de empregados abrangidos por estes servios. 139. [___] Joo foi contratado por trs meses para trabalhar no comrcio varejista em razo do aumento nas vendas de final de ano. Ocorre que, trinta dias aps sua contratao, o seu empregador resolveu dispens-lo, sem justa causa, pagando metade da remunerao que faltava para terminar o contrato. Nesta hiptese, sobre este valor incidir contribuio previdenciria. De acordo com Orientao dos Tribunais Superiores, julgue os itens abaixo. 140. [___] Segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia, a definio, em ato regulamentar, de grau mnimo de disacusia, no exclui, por si s, a concesso do benefcio previdencirio. 141. [___] Segundo entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal, inconstitucional a incluso de scios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatrios da previdncia social. (Colabora a partir daqui o professor Guarnieri:) 142. [___] O prazo para pagamento das contribuies sobre a remunerao dos empregados domsticos ser sempre at o dia 15 do ms subseqente ao da competncia. 143. [___] Aos processos administrativo-fiscais envolvendo crditos tributrios relativos s contribuies previdencirias aplicam-se agora, com a criao da Secretaria da Receita Federal do Brasil, as disposies do Decreto 70.235 de 06/03/72 (j aplicvel antes aos crditos tributrios da Unio). 144. [___] As multas por infraes legislao previdenciria so variveis, conforme a

Simulado INSS 2008

17

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada
gravidade da infrao e a presena de circunstncias agravantes ou atenuantes. 145. [___] O recolhimento das contribuies fora do prazo enseja alm de juros de mora pela taxa SELIC, multas variveis e atualizao monetria. 146. [___] Calcula-se a alquota do juro de mora somando-se a taxa SELIC desde a do ms seguinte ao do vencimento da contribuio at o do ms anterior ao do pagamento, acrescentando-se a esta soma 1% no ms do vencimento e 1% no ms do pagamento. 147. [___] Com o advento da Lei n 11.457/07, somente as atividades relativas arrecadao das contribuies previdencirias passou para a Secretaria da Receita Federal do Brasil, permanecendo a fiscalizao ainda a cargo do INSS. 148. [___] Para haver extino da punibilidade no crime de sonegao de contribuio previdenciria necessrio que o pagamento seja realizado antes do incio da ao fiscal. 149. [___] essencial que o pagamento seja realizado antes do incio da ao fiscal para a extino da punibilidade no crime de apropriao indbita previdenciria. 150. [___] Relativamente parte de benefcios, a propositura de ao judicial que tenha por objeto idntico pedido sobre o qual versa o processo administrativo importa renncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e desistncia do recurso interposto.

Curso Slon

AULAS E APOSTILAS PARA CONCURSOS: Visite: www.cursosolon.com.br ATENO: Os professores do Curso Slon tambm estaro avaliando a PROVA OFICIAL e seu gabarito preliminar para apresentar, aos interessados, eventuais FUNDAMENTAES para que estes possam entrar com recursos junto organizadora da seleo. Mantenha-se informado!

Simulado INSS 2008

18

www.cursosolon.com.br

S-ar putea să vă placă și