Sunteți pe pagina 1din 10

23

PLANEJAMENTO FATORIAL: UMA FERRAMENTA ESTATSTICA VALIOSA PARA A DEFINIO DE PARMETROS EXPERIMENTAIS EMPREGADOS NA PESQUISA CIENTFICA. FACTORIAL DESING: A VALUABLE STATISTIC TOOL TO DEFINE EXPERIMENTAL PARAMETERS APPLIED IN SCIENTIFIC RESEARCH CUNICO, M. W. M.1*; CUNICO, M. M.2; MIGUEL, O. G. 2; ZAWADZKI, S. F.3; PERALTA-ZAMORA, P.3; VOLPATO, N.1
Departamento Acadmico de Mecnica, Ncleo de Prototipagem e Ferramental - NUFER, Universidade Tecnolgica Federal do Paran. Av. Sete de Setembro, no 3165, CEP: 80230-901 , Curitiba-Paran. *E-mail: marloncunico@yahoo.com.br 2 Departamento de Farmcia, Laboratrio de Fitoqumica, Universidade Federal do Paran, Av. Prefeito Lothrio Meissner, no 632, CEP: 80210170 Jardim Botnico, Curitiba-Paran. 3 Departamento de Qumica, Laboratrio de Analtica, Universidade Federal do Paran, Av. Centro Politcnico, CP: 19081, CEP: 81531-990 Jardim das Amricas, Curitiba-Paran. 4 Departamento de Qumica, Laboratrio de Polmeros, Universidade Federal do Paran, Centro Politcnico, CP: 19081, CEP: 81531-990 Jardim das Amricas, Curitiba-Paran.
RECEBIDO: 05/02/08 ACEITO: 01/03/08
1

RESUMO: Este trabalho descreve a importncia e a convenincia dos procedimentos multivariados de otimizao experimental, destacando as vantagens e aplicaes dos sistemas de planejamento fatorial que permitem avaliar simultaneamente o efeito de um grande nmero de variveis, a partir de um reduzido nmero de experimentos. Por meio de um exemplo prtico apresentada uma discusso do efeito da interao entre as variveis e o estabelecimento de timos verdadeiros na otimizao de parmetros experimentais envolvidos na fotopolimerizao do metacrilato de metila (MMA) comercial, na forma de oligmero, denominado cola BERKEL, por radiao UV. Aspectos relativos ao desenho experimental e interpretao de resultados tambm so apresentados. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento fatorial; anlise multivariada; fotopolimerizao; metacrilato de metila (MMA).

ABSTRACT: This paper describes both the value and the role of multivariated methods of experimental procedure in scientific research. It is highlighted the advantages of factorial design systems which let simulate simultaneously several variables concerned a studied system, reducing the number of experiments of the research. The impact of these variables on the photopolymerization system is discussed upon the photocure of oligo(methyl methacrylate) (MMA), commercially called Berkel glue B 20, initiated by an UV light source. As feedback of the system it was measured the quantity of oligomer converted to polymer (in weight), finding the polymerization rate (in percent). Aspects related to the experimental design and the interpretations of results are also presented. KEY-WORDS: Factorial design; multivariate analysis; photopolymerization; methyl methacrylate (MMA).

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

24

1. INTRODUO Nos dias atuais, em decorrncia das necessidades da sociedade moderna, a pesquisa cientfica tem promovido grandes avanos em todos os campos da cincia, gerando uma gama crescente de dados e informaes, sendo que para a devida explorao e o correto entendimento, a aplicao de ferramentas estatsticas torna-se indispensvel (PEREIRA-FILHO et al., 2002). Diante do exposto e levando em considerao que no Brasil, os recursos financeiros e laboratoriais encontram-se escassos em decorrncia das restries de verbas para a aquisio de equipamentos e materiais de consumo, uma reflexo deve ser realizada no incio de cada pesquisa cientfica, para a definio das condies experimentais, que permitam a aquisio de resultados confiveis, j que a otimizao de parmetros experimentais de relevncia considerada como uma das etapas mais crticas do trabalho cientfico, principalmente daqueles que tm por objetivo o desenvolvimento de processos tecnolgicos aplicveis em grande escala (PERALTA-ZAMORA et al., 2005). Geralmente, a otimizao de variveis experimentais realizada por meio de procedimentos que avaliam o efeito de uma varivel por vez (univariado), apresentando desvantagens tais como o tempo gasto para otimizao e a falta de avaliao acerca das interaes entre as variveis que afetam o processo em estudo. De acordo com BRASIL et al. (2007), estas desvantagens resultam numa otimizao ineficiente, impedindo o rpido estabelecimento de timos verdadeiros, os quais so atingidos pelo emprego de sistemas multivariados (BRASIL et al., 2007). Dentre os diversos tipos de planejamento experimental, os sistemas de planejamento fatorial destacam-se pois permitem avaliar simultaneamente o efeito de um grande nmero de variveis, a partir de um nmero reduzido de ensaios experimentais, quando comparados aos processos univariados (PERALTA-ZAMORA et al., 2005). Alm disso, muitos pesquisadores no contam com uma metodologia de planejamento experimental que seja ao mesmo tempo til e simples, e estes em geral, apresentam dificuldades para escolher um modelo fsicomatemtico que represente de maneira adequada os fenmenos que se deseja estudar. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi fornecer o conhecimento terico e prtico da metodologia de planejamento fatorial como ferramenta estatstica para avaliao e otimizao de parmetros envolvidos numa pesquisa cientfica experimental envolvendo, como exemplo prtico, a polimerizao fotoqumica do metacrilato de metila (MMA) com a posterior obteno do poli(metacrilato de metila), PMMA. 2. PLANEJAMENTO FATORIAL 2.1 CONCEITOS GERAIS DE EXPERIMENTAO

Para melhor entendimento dos fundamentos do planejamento fatorial necessrio ter um bom domnio de alguns conhecimentos bsicos (CHEMKEYS, 2007, descritos a seguir.
Fator: cada varivel do sistema em estudo. Nvel: condies de operao dos fatores de controle investigadas nos experimentos. Geralmente so identificados por nvel baixo (-) e nvel alto (+). Modelo estatstico: modelo do tipo y=b0+b1x1 sendo b0, b1 ...., bn efeitos de cada fator na resposta. Efeito: mudana ocorrida na resposta quando se muda do nvel baixo (-) para o nvel alto (+).

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

25

sendo = mdia dos valores de resposta obtidos com valores altos (+) do fator = mdia dos valores de resposta obtidos com valores baixos (-) do fator Efeito principal: a diferena mdia observada na reposta quando se muda o nvel do fator de controle investigado. Matematicamente o efeito principal pode ser representado por: Efeito Principal =

sendo y = a mdia dos efeitos individuais da medida, (+) e (-) corresponde ao nvel alto e nvel baixo, = ao nmero total de experimentos do planejamento.

Efeitos de interao: a metade da diferena entre os efeitos principais de um fator nos nveis de outro fator. Os valores de interao entre os fatores tambm podem ser calculados. Para tal, o efeito de interao entre as variveis obtido levando-se em considerao os sinais j atribudos s variveis envolvidas, como se fosse uma operao matemtica de multiplicao. Erro padro para os efeitos: erro na determinao dos efeitos. o mesmo, tanto para os efeitos principais quanto para os de interao, e pode ser calculado por meio de equao.

Erro Padro do Efeito =

sendo s = erro na medida (desvio padro), k = nmero de fatores experimentais no planejamento fatorial. importante salientar que por ser de valores mdios, o erro nos efeitos menor que o da medida. Tambm cabe ressaltar que o erro de uma mdia de uma amostragem sempre menor que do individual de qualquer elemento da amostragem.

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

26

2.2 DETALHAHENTO DO PLANEJAMENTO FATORIAL Planejar experimentos definir uma seqncia de coletas de dados experimentais para atingir certos objetivos. Dentre os mtodos de planejamento experimental disponveis na literatura, o planejamento fatorial o mais indicado quando se deseja estudar os efeitos de duas ou mais variveis de influncia, sendo que em cada tentativa ou rplica, todas as combinaes possveis dos nveis de cada varivel so investigadas (BARROS NETO et al., 1996). De acordo com NEVES et al. (2002), este tipo de planejamento normalmente representado por bK, sendo que k representa o nmero de fatores e b o nmero de nveis escolhidos (NEVES et al., 2002). Para estes autores o caso mais simples de planejamento fatorial aquele em que cada fator k est presente em apenas dois nveis (experimento fatorial 2k), ou seja, em um experimento com k fatores (ou variveis) e dois nveis, so realizadas 2 x 2 x ... x 2 (k vezes) = 2k observaes da varivel resposta. Esta representao mostra que, se em um planejamento forem escolhidos 2 diferentes nveis para 3 fatores (2), o nmero de experimentos diferentes a serem realizados ser 8. Apesar dos planejamentos fatoriais do tipo 2k serem mais comuns, e que com um nmero reduzido de nveis praticamente impossvel explorar de maneira completa uma grande regio no espao das variveis (>4), estes ainda se mostram vantajosos, pois permitem verificar tendncias importantes para a realizao de investigaes posteriores (NEVES et al., 2002). Neste tipo de planejamento fatorial, no qual os nveis so costumeiramente codificados com os sinais (+) e (-), a atribuio aos nveis superiores ou inferiores se d de forma arbitrria e no interfere na realizao dos experimentos ou interpretao dos resultados. Estes sinais tambm permitem esquematizar estas variveis na forma de matrizes de planejamento, assim como determinar, por meio de clculos, a influncia das mesmas e das suas interaes no sistema (BRASIL et al., 2007). Alm do exposto, cabe ressaltar que em um planejamento fatorial, as rplicas ou repeties de experimentos so de fundamental importncia e servem para determinar o erro experimental na resposta em estudo e/ou a reprodutibilidade do esquema experimental utilizado (metodologia + equipamento). Tambm importante esclarecer que nmeros de experimentos e nmero de condies experimentais so conceitos distintos, j que certo nmero de rplicas deve ser adicionado ao nmero de condies experimentais para fornecer o nmero de experimentos. Sendo assim, todos os ensaios e replicatas devem ser realizados de forma aleatria, visando evitar distores estatsticas comprometedoras da qualidade dos resultados obtidos e dos efeitos calculados para as variveis estudadas (GALDMEZ, 2002). 2.3 VANTAGENS APRESENTADAS PELA UTILIZAO DO PLANEJAMENTO FATORIAL DE EXPERIMENTOS Dentre as diversas vantagens da utilizao do planejamento fatorial, destacam-se as seguintes (BUTTON, 2005): reduo do nmero de ensaios sem prejuzo da qualidade da informao; estudo simultneo de diversas variveis, separando seus efeitos; determinao da confiabilidade dos resultados; realizao da pesquisa em etapas, num processo interativo de acrscimo de novos ensaios; seleo das variveis que influenciam um processo com nmero reduzido de ensaios;

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

27

representao do processo estudado atravs de expresses matemticas; elaborao de concluses a partir de resultados qualitativos.

3. EXEMPLO DE APLICAO PRTICA DO PLANEJAMENTO FATORIAL Com a finalidade de proporcionar um melhor entendimento das consideraes acima descritas, ser apresentado um exemplo de matriz de planejamento fatorial, na qual so levadas em considerao 2 variveis quantitativas (concentrao e tempo), e mostrados os resultados das duplicatas, assim como as suas mdias e interaes existentes. importante ressaltar que este exemplo trata de um estudo de otimizao de variveis operacionais relevantes, visando a fotopolimerizao do metacrilato de metila (MMA) da cola acrlica comercial B20 (BERKEL), a qual composta por um oligmero do MMA, por radiao UV. Como a influncia de cada varivel estudada entre dois limites, o desenho corresponde a um planejamento fatorial 22, no qual apenas 4 ensaios so necessrios para avaliar todas as combinaes possveis, porm, para verificar a tendncia de linearidade e clculo do erro experimental, um ponto central ensaiado em triplicata foi includo neste estudo. Cabe ressaltar que se fez necessrio ter um conhecimento prvio do sistema em estudo para que fosse criteriosamente estabelecida a seleo de variveis empregadas no estudo, assim como dos nveis em que estas foram ensaiadas, alm da resposta utilizada no planejamento (a quantidade de polmero obtida, em %, denominada de converso). Todos os ensaios foram realizados em escala de bancada, utilizando-se como solvente o tetracloreto de carbono P.A. (Merck). A fotopolimerizao foi realizada dentro de uma cmara UV (254-400 nm, 9 W). Como a cola acrlica utilizada apresentava em sua formulao um iniciador com identidade no revelada pelo fornecedor, uma adio complementar de fotoiniciador no foi realizada, para o presente estudo. O controle do processo de fotopolimerizao (curva de converso) foi realizado por determinaes gravimtricas, aplicadas de acordo com procedimentos descritos na literatura (RODRIGUES; NEUMANN, 2003; FREGOLENTE, 2006).

4. RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados obtidos no experimento empregado como exemplo prtico de planejamento fatorial encontram-se na Tabela 1, a seguir.

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

28

De acordo com as informaes contidas na Tabela 1, a nica diferena entre os ensaios 1 e 2 est representada pela modificao da concentrao de MMA. Desta forma, a diferena observada na resposta (43,92-23,04=+20,88) indicou que a polimerizao aumenta 20,88% quando a concentrao de MMA (C) muda do nvel inferior (-) para o superior (+), mantendose fixo, no nvel inferior, o tempo de exposio ao UV (t). Uma anlise similar permitiu calcular o efeito da concentrao do MMA quando t foi mantido fixo no nvel superior (ensaios 3 e 4). Nesta anlise, o efeito (36,81-21,07=+15,74) indicou um aumento de 15,74% na quantidade, em %, de polmero obtida, quando a concentrao de MMA foi alterada do nvel inferior (-) para o superior (+). O efeito global apresentado pela varivel C foi obtido por meio da mdia aritmtica dos efeitos supracitados {[(20,88+15,74)/2] = +18,31]. Com clculos similares aos descritos para C, foi possvel verificar o efeito global para a varivel t (-4,54), o qual indicou que quando t passa do nvel inferior (-) para o superior (+) a resposta monitorada sofre uma diminuio de 4,54%. Estes resultados, associados ao desvio padro apresentado nestes ensaios (1,51), permitiram concluir que ambas variveis influenciam a resposta monitorada, porm, a varivel C, de forma significativa. Se a inteno fosse maximizar esta resposta, as condies escolhidas deveriam corresponder aos nveis superiores de ambas variveis (experimento 4), porm, observando os dados apresentados na Tabela 1, pode ser verificado que a melhor resposta foi dada para o experimento 2. A explicao para este fato se origina na pequena interao existente entre as variveis C e t. A interpretao destes resultados pode ser facilitada com o auxlio da Figura 1, na qual esto representadas graficamente as respostas obtidas para os experimentos realizados como funo das variveis estudadas. Este tipo de representao (representao geomtrica) freqentemente utilizado e tem como objetivo fornecer uma viso global de como as variveis otimizadas atuam sobre a resposta do sistema qumico em estudo.

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

29

FIGURA 1 - REPRESENTAO GEOMTRICA DO PLANEJAMENTO FATORIAL 22 DO SISTEMA C x t NA FOTOPOLIMERIZAO DO MMA COMERCIAL (BERKEL) POR RADIAO UV. [RESPOSTA: % DE OBTENO DE POLI(METACRILATO DE METILA), PMMA, POR UV]

Na representao geomtrica (Figura 1), pode ser observado que o efeito da concentrao de MMA, C, no o mesmo para os nveis inferiores (-) e superiores (+) de t. Esta diferena tambm percebida quando se avalia o efeito de t, e somente pode ser explicada em termos de interao entre variveis. O valor numrico associado a esta interao (efeito de segunda ordem), foi calculado e encontra-se disponvel na Tabela 1. Mesmo em situaes de interao no to significativa quanto esta, o sistema de planejamento fatorial demonstra o seu valor. Se um procedimento de otimizao univariado tivesse sido executado (caminho das setas pontilhadas), as condies recomendadas seriam as do experimento 4, com uma eficincia de polimerizao de 36,81%. Em contrapartida, se o caminho indicado pelas setas no pontilhadas fosse escolhido, o valor otimizado real teria sido alcanado (experimento 2), com uma eficincia de polimerizao de 43,92%. Desta forma, a capacidade do sistema de planejamento fatorial em avaliar as interaes possveis foi demonstrada, permitindo eliminar o carter aleatrio associado escolha do caminho univariado. Pela anlise dos valores dos efeitos (principal e de interao) e considerando o desvio padro destes efeitos, pode-se concluir basicamente que as informaes obtidas pelo clculo dos efeitos principais indicam que a concentrao tem um efeito positivo marcante (+18,31) e que o tempo de exposio radiao UV tem um efeito negativo pouco significativo (-4,54). Pelos clculos dos efeitos secundrios nota-se que os efeitos da concentrao de MMA e do

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

30

tempo de exposio radiao UV no podem ser interpretados separadamente, apesar do valor de interao entre eles ser praticamente desprezvel (-2,57), pelo fato de apresentar-se prximo ao valor do erro padro. Os resultados desta anlise evidenciaram que o melhor rendimento de fotopolimerizao do MMA deve ser obtido no experimento em que este oligmero se encontre na condio de maior concentrao e menor tempo de exposio ao UV. Isto pode ser visualizado no diagrama de contorno inserido na Figura 2.

FIGURA 2 DIAGRAMA DE CONTORNO DO SISTEMA C x t NA FOTOPOLIMERIZAO DO MMA COMERCIAL (BERKEL) POR RADIAO UV. [RESPOSTA: % DE OBTENO DE POLI (METACRILATO DE METILA), PMMA, POR UV]

Pelo exposto, pode-se perceber que o planejamento fatorial no determina valores timos em uma nica etapa, porm este procedimento indica satisfatoriamente o caminho a ser tomado para que se possa atingir o objetivo proposto. Tambm importante ressaltar que embora o sistema permita evidenciar as interaes entre as variveis estudadas, a explicao deve ser fundamentada em argumentos tcnicos relacionados com o processo em estudo. Sendo assim, no presente trabalho, o favorecimento do processo de fotopolimerizao do MMA em um reduzido tempo de exposio ao UV pode ser explicado pela possvel reao do oxignio do ar com o iniciador em seu estado excitado trazendo-o para seu estado anterior, reduzindo temporariamente a formao de radicais livres. O radical formado pela fisso (quebra) do iniciador (FI*) tambm pode ter reagido com O2 formando um radical perxido, de baixa eficincia como iniciador de polimerizao. Alm disso, pode ainda ter reagido com o radical livre da cadeia em crescimento, reduzindo a eficincia da

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

31

etapa de propagao (FREGOLENTE, 2006). Logo, o contato com oxignio deve ser evitado ou minimizado com a utilizao de reatores com colcho de nitrognio ou outro gs inerte, ou pelo uso de filmes plsticos transparentes radiao ultravioleta. Em contrapartida, selecionar fotoiniciadores com bandas de absoro em duas regies distintas da zona espectral, atuando em faixas de absoro diferentes, uma maior e outra menor tambm pode ser considerada como outra forma de se lidar com este problema (TROCHMANN; BITTENCOURT, 2000). 5. CONCLUSES O planejamento fatorial determina que fatores tm efeitos relevantes na resposta e, tambm, como o efeito de um fator varia com os nveis dos outros fatores. Alm disso, permite estabelecer e quantificar as correlaes entre os diferentes fatores. Diante do exposto, verificase que sem o uso de planejamentos fatoriais de experimentos, importantes interaes entre fatores podem no so detectadas e a otimizao mxima do sistema pode levar mais tempo para ser alcanada. Isto foi evidenciado neste trabalho, confirmando que os sistemas multivariados, fundamentados em planejamento fatorial de experimentos, permitem viabilizar o reconhecimento de condies de timo verdadeiro a partir de um reduzido nmero de experimentos.

AGRADECIMENTOS Ao CNPq, pelo suporte financeiro. UFPR, pela estrutura laboratorial UTFPR, pela estrutura laboratorial.

REFERNCIAS
BARROS NETO, B.; SCARMINIO, I.S.; BRUNS, R. E. Planejamento e otimizao de experimentos. 2ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996. 299p. BUTTON, S. T. METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E ANLISE DE RESULTADOS. 2005. http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/pos-graduacao/IM317/ im317.htm. Acessado em maio de 2007. BRASIL, J. L.; VAGHETTI, J. C. P.; SANTOS JR , B. R. A.; SIMON, N. M.; PAVAN, F. A.; DIAS, S. L. P.; LIMA, E. C. Planejamento estatstico de experimentos como uma ferramenta para otimizao das condies de biossoro de Cu(II) em batelada utilizando-se casca de nozes pec como biossorvente. Quimica Nova, v.30, n.3, p.548-553, 2007. CHEMKEYS, www.chemkeys.com/bra/md/peeo_6/mdoeq_1/mdpf_3/ mdpf_3.htm, acessado em abril de 2007. FREGOLENTE, P. B. L. Estudo da fotopolimerizao de monmeros monofuncionais e multifuncionais para produo e recobrimento de lentes oftlmicas. 2006. 100f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Qumica) - Departamento de Tecnologia de Polmeros, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

32

GALDMEZ, E. V. C. Aplicao das tcnicas de planejamento e anlise de experimentos na melhoria da qualidade de um processo de fabricao de produtos plsticos. So Carlos, 2002. 133p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo), Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. NEVES, C. F. C., SCHVARTZMAN, M. M. A. M.; J., E. Variables search technique applied to gas separation. Qumica Nova. v.25, n 2, p.327-329, 2002. PEREIRA-FILHO, E. R., POPPI, R. J.; ARRUDA, M. A. Z. Employment of factorial design for optimization of pirolisys and atomization temperatures for Al, Cd, Mo and Pb determination by ETAAS. Qumica Nova. v. 25, n. 2, p.246-253, 2002. PERALTA-ZAMORA, P.; MORAIS, J. L.; NAGATA, N. Por que otimizao multivariada? Engenharia Sanitria e Ambiental. v.10, n.2, p.106-110, 2005. RODRIGUES, M. R.; NEUMANN, M. G. Fotopolimerizao: Princpios e Mtodos. Polmeros: Cincia e Tecnologia. v.13, n.4, p.276-286, 2003. TROCHMANN J. L. L., BITTENCOURT E., Uso de modelos de predio para ndice de refrao, temperatura de transio vtrea, comprimento e densidade de reticulao em copolmeros fotocurveis. 2000. 100f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Qumica) Faculdade de Engenharia Qumica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Viso Acadmica, Curitiba, v.9, n.1, Jan. - Jun./2008 - ISSN 1518-5192

S-ar putea să vă placă și