Sunteți pe pagina 1din 9

VIBROMETRIA E ANLISE DE ROLAMENTOS

21-04-2010

Anlise de defeitos mecnicos em Motores Elctricos


Enquadramento Terico de Vibrometria e Anlise de Rolamentos, Normas aplicveis, Procedimentos e Descrio do servio.

Nelson Respeita nelson@iteag.net www.iteag.net

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

INTRODUO

O Motor Elctrico de Induo Trifsico um dos accionamento mais comuns em instalaes elctricas industriais por todo o mundo e uma avaria imprevista neste tipo de mquinas pode ter consequncias econmicas muito gravosas, quer seja na reparao ou paragem da instalao. Este facto leva a que hoje seja frequente a utilizao da manuteno preditiva com base no tempo como aproximao conservao destas mquinas. Com a evoluo das tcnicas de diagnstico de sintomas mecnicos surgiu a implementao das duas tcnicas mais comuns de controlo de condio em motores elctricos dos nossos dias: Anlise Vibromtrica e Anlise da Condio de Rolamentos.

O QUE A VIBROMETRIA?

Antes da ocorrncia do defeito crucial obter um histrico de degradao da mquina, sujeita a desequilbrios, desalinhamentos, folgas, desapertos etc. Todos estes factores vo contribuir para um aumento das vibraes que podem provocar ressonncias e aumento da carga do motor. Por sua vez as vibraes aceleram os processos de degradao das componentes da mquina encaminhando-se assim esta para uma avaria. O medidor de Vibraes tem ento um papel essencial na monitorizao do estado do motor tendo em conta 3 eixos de vibrao possvel:

Horizontal: Anlise de desequilbrios no plano de rotao da mquina. Vertical: Anlise de fraqueza estrutural no plano de rotao da mquina. Axial: Anlise de defeito ao longo do veio e falhas de alinhamento.

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

GRANDES VANTAGENS DA VIBROMETRIA

Detecta a maior parte das avarias em motores, bombas, veios e chumaceiras. Detecta as avarias na sua fase inicial (ideal para aplicao do mtodo da anlise de tendncia e criao de histrico do equipamento). Execuo de anlise e deteco de avarias sem ser necessrio parar a mquina. Permite diagnosticar a causa da avaria e medidas rectificativas a tomar.

PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS UTILIZADOS

Verificao da repetibilidade e rigor da medio. Localizao e identificao concreta da fonte de vibrao. Clculo de parmetros normalizados, ACC, VEL, DISP em condies de funcionamento de referncia, para comparao com normas (ISO 10816) ou com valores do histrico. Interpretao dos espectros (domnio do tempo ou frequncia). Interpretao de valores RMS obtidos no ensaio. Retirar concluses, elucidar o cliente e propor alternativas/solues aos problemas encontrados.

A VIBROMETRIA ENQUADRADA NA NORMA ISO 10816

Esta norma que regulamenta a vibrao mecnica define as gamas de medida e limites mximos admissveis numa mquina rotativa na banda compreendida entre os 10 e 1000Hz. Esto contemplados os vrios grupos e subgrupos de mquinas ao nvel de potncia, modo de fixao e dimetros de veios.

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

Grfico de categorizao de equipamentos e defeitos segundo a norma ISO 10816

seguindo esta norma que a ITEAG enquadra os maiores defeitos identificados nos motores de induo pela Vibrometria, tais como: Desequilbrio, quer seja causado dos desapertos interiores, desagregao de materiais ou mesmo fracturas nos constituintes. Desalinhamento por diferenas entre eixos e chumaceiras, deficiente montagem ou acoplamento. Empenos, devidos a flexes abruptas aps perodos de grande inactividade ou mesmo sobreaquecimento no veio. Desapertos e folgas causadas por m montagem ou na construo da fundao, desgaste excessivo ou mesmo componentes fracturados.

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

O QUE A ANLISE DE ROLAMENTOS?

Os rolamentos esto entre os componentes mais importantes da grande maioria das mquinas sendo que as suas especificaes de tempo de vida til e capacidade so muito rigorosas. Isto permite que se faa coincidir o tempo de vida do rolamento com o tempo de vida da mquina. Um rolamento em incio de deteriorao est fora da capacidade de percepo dos sentidos humanos. Efectivamente no s a sua amplitude reduzida como tambm as vibraes nele geradas esto submersas nas outras vibraes geradas pela mquina.

O problema geral da deteco de anomalias num rolamento o de como separar as minsculas vibraes produzidas pelo embate dos corpos rolantes, a rolarem numa superfcie por vezes rugosa, com as arestas de uma fenda microscpica, no detectvel a olho nu, das outras vibraes da mquina.

Da a necessidade de aplicar a tecnologia Shock Pulse Method (SPM) ao servio da deteco de problemas mecnicos, i.e medida indirecta do pulso de choque entre dois corpos em coliso reflectido na carcaa do rolamento.

CONCEITOS BSICOS

dBc: Valor de Decibel Carpet, est directamente relacionado com a lubrificao e atrito entre os anis interiores e os corpos rolantes mveis. A espessura da camada de lubrificante inversamente proporcional ao valor dBc. Este valor aumenta quando existe insuficincia de lubrificao ou em certos casos quando h deficiente alinhamento ou montagem do motor/bomba.

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

dBm: Valor mximo de dano no rolamento causado pelo contacto das partes mveis em superfcies deterioradas, fissuras no interior, arestas vivas e originando a que os impulsos atinjam amplitudes elevadas em determinados pontos.

dBi: Valor de Decibel initial correspondente a uma constante inicial da mquina, prdegradao, que varia com as caractersticas rotativas (rpm) e dimetro do veio (mm). Os valores obtidos pela anlise ao rolamento esto divididos em 3 escalas com o seu prprio cdigo de cores, Verde (0 - 20 dB) para um bom estado de funcionamento e conservao do rolamento, Amarelo (21 35 dB) a indiciar alguma cautela e existncia j de danos na mquina e Vermelho (35 60 dB) onde existe j uma m condio grave no rolamento.

ESTGIOS DE DEGRADAO DE ROLAMENTOS

Fase I Por efeito de fenmenos de incio de fadiga dos materiais produzem-se micro-fissuras por debaixo da superfcie de rolamento. Existem impulsos produzidos pelo defeito a muito altas-frequncias (centenas de kHz). Normalmente estas vibraes perdem-se no rudo de fundo da mquina.

Fase II As micro-fissuras atingem a superfcie da pista. Os bordos da fenda so cortantes causando um impacto esfera-aresta. Quando ocorrem os impactos estes produzem ondas de choque muito abruptas. Estes choques produzem vibraes que se podem estender at 200 kHz. Esta a altura ideal para que uma boa anlise ao estado de um rolamento seja considerada a verdadeira manuteno preditiva a um elemento que poder ser fulcral numa instalao elctrica.

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

Fase III O defeito continua a aumentar, podem existir partculas metlicas a causar atritos suplementares e os impactos sucessivos dos corpos rolantes arredondam os seus bordos. As vibraes agora produzidas j s se estendem at cerca de 20KHz e aumenta a amplitude das vibraes nas baixas frequncias sendo agora facilmente identificados por aparelhos de medida do gnero Shock Pulse.

Fase IV A degradao da superfcie da pista do rolamento (anel interior) torna-se significativa e facilmente visvel. A constante passagem dos elementos mveis sobre o material tem por efeito, arredondar completamente os bordos da fissura. O efeito vibratrio pode ser detectado nas mdias frequncia, e no fim a baixas frequncias com maior facilidade indicando que a vida til desse equipamento apresenta-se j muito baixa.

Grfico demonstrativo de nvel frequncia/degradao rolamento

COMO SABER A VIDA UTIL DE DETERMINADO ROLAMENTO

Depois de analisadas as condies de determinado rolamento h que ponderar a aco correctiva a tomar se for esse o caso. A deciso de substituir, lubrificar ou reparar um rolamento tem de levar em linha de conta em que patamar de deteriorao e vida til se encontra o equipamento. E para auxiliar nesta deciso que a tcnica utilizada pela ITEAG apresenta ao cliente o diagrama de vida til do rolamento e em que ponto da curva de degradao se encontra.

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

A grande vantagem desta tcnica, chamada dBm/dBc, a de precisar de poucos inputs vindos do motor ou bomba a analisar pois atravs de parametrizaes feitas antes do ensaio definimos perfeitamente a gama de caractersticas construtivas da mquina quer a nvel de rotaes mximas admissveis, nvel de lubrificao, dimetros de veios e tipo de rolamento.

Grfico demonstrativo da evoluo da degradao do rolamento

Mesmo sendo os valores apresentados numa escala percentual, existe normalmente uma distintino entre os valores mximos de rolamentos bons e danificados. Assim, pequenos erros nos dados de entrada (rpm e dimetro do eixo) tm pouco efeito sobre o resultado da medio efectuada.
A condio de lubrificao indicada pelo valor de delta, isto , a diferena entre dBm e dBc onde leituras altas e um valor pequeno de delta pode indicar lubrificao deficiente ou funcionamento a seco.

ESTATSTICAS DE AVARIAS EM ROLAMENTOS

Nos rolamentos existentes nos dias de hoje em mquinas trifsicas a distribuio de vida til pelos diversos factores intrnsecos ao seu funcionamento a seguinte: 10% - Atinge o tempo de vida til previsto num funcionamento constante. 40% - Avaria por lubrificao deficiente, danos do tipo esfera-aresta 30% - Avaria por montagem inadequada (desalinhamento ou desequilbrio estrutural) 20% - Avaria por outras razes (sobrecarga, defeito de fabrico, deficiente conservao) ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS 7

VIBROMETRIA/ANLISE DE ROLAMENTOS

Nota: Segundo a ISO 281 e a DIN 622 a vida til nominal, ou rating life, de um grupo de rolamentos idntico, exprimido pelas rotaes ou n de horas, a velocidade constante, alcanadas ou excedidas por 90% dos rolamentos desse grupo antes dos primeiros sinais de fadiga de material.

PORQU ALIAR A VIBROMETRIA ANLISE DE ROLAMENTOS?

A resposta a esta pergunta prende-se com o facto de que a ITEAG para obter a mxima eficincia na preveno de defeitos mecnicos num motor julgar ser necessrio fazer uma despistagem de rudo a baixas frequncia (Vibrometria 10-1000Hz) bem como nas altasfrequncias (Anlise de Rolamentos 1kHz-100kHz). Ambas as tcnicas conjuntas levam a que o defeito seja perfeitamente identificado quanto s suas causas, quer sejam elas do foro de lubrificao, atritos, desalinhamentos, curvaturas de veios ou partculas metlicas em circulao. Possuindo o comum operador ou director de manuteno este tipo de ferramentas ao seu dispor torna-se bastante til e fivel executar um acompanhamento peridico dos equipamentos, baseado na anlise de dados recolhidos ao longo do tempo, e criar um histrico associado a cada equipamento.

O PAPEL DA ITEAG A CUIDAR DA SUA INSTALAO

A ITEAG tende a ir ao encontro das necessidades do cliente na procura da mxima eficcia no mbito da Manuteno Preditiva, assim sendo, e tendo ao seu dispor as ferramentas e o conhecimento processual para executar anlises vibromtricas e diagnstico profundo de rolamentos, oferece um servio que consiste na recolha, com uma determinada periodicidade (Mensal, Bimensal, Trimestral), dos parmetros indicadores do estado de funcionamento previamente definidos para cada mquina. Aps a anlise efectuada emitido um relatrio com as anomalias detectadas e aces de manuteno recomendadas, fundamental para criar na instalao do cliente um histrico de acompanhamento de equipamentos. Procuramos dissecar e dar o acompanhamento nas mais variadas instalaes possuidoras de equipamentos como: Grupos de Bombagem Ventiladores de Extraco e Insuflao Geradores de Produo Elctrica Unidades de Tratamento de Ar

ANLISE DE DEFEITOS MECNICOS EM MOTORES ELCTRICOS

S-ar putea să vă placă și