Sunteți pe pagina 1din 2

Retculo Endoplasmtico Rugoso Definio e Sinonmia: um sistema de comunicao interna das clulas. mais encontrado em clulas secretoras,como o pncreas.

s. Organela celular pertencente ao sistema de endomembranas, formada por sistemas de tbulosachatados e ribossomos aderidos a membrana o que lhe confere aspecto granular. / Ret. End. Granular e granuloso.ergastoplasmaEstrutura: formado por sistemas de tbulos achatados eribossomosaderidos a membrana o que lhe confereaspecto granular. Conforme a posio das membranas, podemos distinguir a existncia de tbulos e sculos ouvesculas achatadas. Retculo de membranas lipoproticas.Funo: Participa da sntese deprotenas, que sero enviadas para o exterior dasclulas. Esse tipo de retculo muito desenvolvido em clulas com funo secretora. o caso, por exemplo, das clulas dopncreas, que secretamenzimasdigestivas, e tambm o caso dasclulas caliciformesda parede dointestino, que secretammuco.Aumentaa superfcie interna da clula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrncia de reaesqumicas necessrias ao metabolismo celular, sntese de protenas (sua principal funo) e armazenamento. Graasaos ribossomos aderidos a sua membrana, o reticulo endoplasmtico rugoso atua na produo de certas protenascelulares, como o colgeno que uma protena produzida pelo RER do fibroblasto. formado por vriasmembranas, criando canais, que se estendem do

citoplasma at a carioteca (membrana que envolve o ncleocelular). Dentro do retculo, vrias substncias so carregadas de um ponto at outro, dependendo da necessidade.Por exemplo, as vesculas produzidas no complexo de golgi, contendo enzimas, so transportadas pelo retculoendoplasmtico at a membrana celular. Tambm faz o transporte de protenas produzidas nos polirribossomosagregados, para vrias partes da clula: complexo de golgi, o ncleo, mitocndrias, etc.RIBOSSOMOS E PROTENASOs ribossomos que esto associados ao retculo endoplasmtico esto na forma de polirribossomos, isto , ligados membrana por uma molcula de RNA mensageiro (RNAm). Esses ribossomos so responsveis pela produo de protenas a serem utilizadas pelo prprio retculo endoplasmtico e para serem transportadas para o complexo deGolgi, formar os lisossomos ou serem secretadas pela clula. no interior do retculo endoplasmtico rugoso queas protenas formam sua estrutura secundria. Os ribossomos livres no citosol produzem protenas utilizadas peloncleo, mitocndrias, cloroplastos e peroxissomos. Os ribossomos ligados as suas membranas so responsveis pela sntese de protenas que podero ter os seguintes destinos:. Permanecer no prprio retculo.. Ser transportados para o complexo de Golgi.. Formar lisossomos.. Compor a membrana plasmtica. Ser secretados para fora da clula..

S-ar putea să vă placă și