Sunteți pe pagina 1din 2

Medida simples evita problemas difceis no resfriamento de guas industriais

Quantos novos sistemas de resfriamento so enchidos com gua e recirculados durante meses, antes que algum pense em adicionar a eles produtos qumicos de tratamento? Infelizmente a resposta : muitos, e as consequncias so normalmente observadas aps um ou dois anos em operao, quando os engenheiros da planta querem saber por que eles tm numerosos problemas de corroso e depsitos.

Antes de operar, limpar

limpeza e a passivao prvia ao uso de um sistema no so procedimentos difceis ou sofisticados, e muitas vezes so utilizados os mesmos produtos qumicos (em concentraes mais elevadas) aplicados no programa preventivo de rotina. No entanto, se tal procedimento no for realizado, os melhores programas qumicos do mundo no impediro problemas futuros.

Quando so considerados o pr-condicionamento (passivao) e a limpeza de todo o sistema de resfriamento, normalmente empregada uma combinao de um agente de limpeza qumico e um inibidor de corroso formador de filme protetor. Se o sistema em questo for novo, a limpeza e o pr-condicionamento devero ser feitos na ocasio do teste hidrulico. A concentrao do inibidor de corroso est geralmente acima de 1.000 ppm e a do agente de limpeza, entre 1 e 5% ou mais alta. A soluo recirculada com as bombas do prprio sistema, tempe ratura ambiente, por um perodo de 7 a 14 dias. Se o sistema em considerao for multimetlico, um procedimento especial de limpeza dever ser adotado para prevenir qualquer precipitao/ deposio de um metal sobre outro. Isso necessrio para eliminar o potencial de severas condies de corroso devido a diferentes metais entrarem em contato entre si. Para sistemas de ao-carbono normalmente usada uma soluo alcalina de fosfato inorgnico com um inibidor de corroso fosfato orgnico. O pH deve ser controlado entre 6,5 e 7,5, e a soluo recirculada entre 7 e 14 dias. Devem ser feitas observao da cor da gua e dos slidos suspensos, mais anlises quantitativas de ferro rotineiras. Caso a gua se torne extremamente turva, recomenda-se fazer uma descarga no sistema e recarregar os produtos de forma a manter constantes seus residuais na soluo. Para sistemas contendo cobre ou ligas no ferrosas, o uso de politriazois na concentrao de 50 a 100 ppm deve acompanhar a limpeza fosfato/inibidor de corroso.

Avaliao da limpeza
Para auxiliar a monitorao do processo de limpeza devem ser instalados corpos de prova em vrios locais do sistema, os quais devero ser retirados periodicamente durante a limpeza. Isso necessrio para assegurar no estar havendo desnecessria deposio nem aumento ou tendncia de corroso agressiva. Para assegurar que o condicionamento tenha sido completo e efetivo, os feixes de tubos de alguns trocadores de calor devem ser examinados imediatamente aps a limpeza. No dever haver condies visveis de ferrugem em superfcies de ao-carbono, e as superfcies de metais no ferrosos no podero apresentar produtos de corroso ou materiais no identificveis. Caso os componentes examinados do sistema revelem a presena de quantidades problemticas de produtos de corroso, sujidade e/ou detritos, o programa de condicionamento e seu procedimento devero ser repetidos naqueles componentes ou na totalidade do sistema. O procedimento da pr-operao de limpeza e condicionamento tem o objetivo de estabele cer um filme passivador sobre todas as superfcies metlicas, que devem ser conservadas pelo programa de inibio de corroso da gua de resfriamento. Em equipamento de ao-carbono, a limpeza e condicionamento pr-operacionais devem ser feitos na ocasio do contato inicial com a gua. Logo que o contato da gua for feito com a superfcie do metal, este comear a ser corrodo ou reagir com um inibidor de corroso que esteja presente. Como a corroso j iniciada a mais difcil de ser interrompida, essencial no se permitir que as clulas de corroso tenham a oportunidade de danificar significativamente o sistema.

Dupla responsabilidade
Apesar das melhores intenes, corroso e depsitos sempre ocorrem em alguns equipamentos. Se o fracasso foi srio, a atitude do pessoal de algumas empresas ser livrar-se do fornecedor e procurar um outro que possua produtos mais modernos que evitem o que possa haver acontecido. O fornecedor, por sua parte, poder reagir e culpar a empresa, que nem sempre atende a orientao e recomendaes suas. Afinal de contas, fornecedores no estrangulam vlvulas, nem reduzem a velocidade da gua ou contaminam a gua com leo. Dos fracassos investigados pelo autor, todos foram atribudos em parte a ambos, cliente e fornecedor. Em lugar de discutir, cliente e fornecedor deveriam procurar imediatamente a causa, san-la e pr a fbrica para funcionar novamente. O pessoal da fbrica dever rever itens como frequncia da manuteno das bombas de dosagem, velocidade da gua, temperatura e a vida til e a manuteno (juntas e junes tubo-tubo) dos trocadores de calor. O fornecedor dever identificar mudanas na composio da gua, produo de vapor, atividade microbiolgica, ciclos de concentrao e se o tratamento adequado a qualquer uma dessas mudanas. Toda falha poderia ser evitada com uma melhor monitorao e comunicao.

Veja este e outros artigos no site

NEI.com.br

Crdito Este artigo foi escrito para Noticirio de Equipamentos Industriais NEI por Ennio Rezende, consultor da Argal Qumica.

S-ar putea să vă placă și