Sunteți pe pagina 1din 95

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Ol pessoal, Esta a aula 1 de Tcnicas de Controle que abordar os seguintes assuntos, de acordo com o Edital ESAF n 07, de 2012: Controle Externo: conceitos; o papel do TCU, suas competncias e atribuies constitucionais e legais; relacionamento do TCU com o Congresso Nacional; o exerccio do controle por meio da apreciao e julgamento de contas; Tomadas e Prestaes de Contas, Tomada de Contas Especial; controles prvio, concomitante e a posteriori.

CONCEITOS RELEVANTES
O controle externo, lato sensu, ocorre quando o rgo controlador no integra a estrutura do rgo controlado. tambm o controle de um Poder sobre o outro. Assim, controle externo aquele realizado por Poder ou rgo diverso do controlado ou que no integra a sua estrutura, envolvendo o exame de legitimidade e legalidade e/ou superviso poltico-administrativa, com o objetivo de verificar se houve regularidade nos atos praticados para o alcance dos objetivos de interesse coletivo. So espcies de controles externos da Administrao Pblica: o controle legislativo, o controle jurisdicional e o controle financeiro praticado pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da Unio sobre a gesto de recursos pblicos. O controle legislativo ou parlamentar exercido pelo Poder Legislativo e desdobra-se em duas vertentes: o controle poltico, realizado pelas Casas Legislativas, e o controle tcnico, que abrange a fiscalizao contbil, financeira e oramentria, exercido com auxlio do Tribunal de Contas. O controle legislativo alcana todos os Poderes e as entidades da administrao direta e indireta. Eis alguns instrumentos dos quais dispe o Congresso Nacional, por suas Casas ou Comisses, para levar a efeito sua funo controladora: a) pedidos escritos de informao: no mbito Federal, podem os parlamentares solicitar informaes por escrito aos Ministros de Estado, a serem encaminhados pela Mesa de cada Casa. O no

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

atendimento a pedidos desta natureza, no prazo de 30 dias, importa em crime de responsabilidade; b) convocao para comparecimento: a Constituio Federal obriga o comparecimento de ministros de Estado s Casas do Congresso ou a qualquer de suas comisses, para prestar, pessoalmente, informaes previamente solicitadas; comisses parlamentares de inqurito: so comisses constitudas para fiscalizao e controle da Administrao, podendo ser integrada por membros da Cmara, do Senado ou de ambas as Casas; fiscalizao direta a que se refere o inciso X do art. 49 da CF: segundo o referido dispositivo constitucional, compete privativamente ao Congresso Nacional fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; aprovaes e autorizaes de atos do Executivo: algumas decises do Executivo tm sua eficcia condicionada aprovao do Congresso Nacional; sustao de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa (Inciso V do art. 49 da CF): instrumento de controle adotado nos casos de extrapolao da competncia regulamentar ou de competncia legislativa delegada pelo Congresso Nacional o Poder Executivo, na forma do art. 68 da Lei Maior.

c)

d)

e)

f)

O controle jurisdicional compreende a apreciao de atos, processos e contratos administrativos, atividades ou operaes materiais, ou mesmo omisso da Administrao. essencialmente um controle de legalidade efetuado pelo Poder Judicirio sobre os poderes e rgos da administrao pblica. Ocorre sempre a posteriori. A lei, como principal forma de indicao do interesse pblico, tomada aqui no seu sentido genrico, abrangendo toda a forma de regramento, seja constitucional, legal ou regulamentar. A proteo judiciria visa a assegurar o princpio da legalidade que orienta a atuao dos Poderes pblicos. O Poder Judicirio pode declarar a nulidade de um ato administrativo.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

O controle externo da gesto pblica est previsto nos artigos 70 e 71 da CF/88, cujo titular o Congresso Nacional, que o exerce com o auxlio do Tribunal de Contas, e refere-se ao controle da gesto oramentria, financeira, patrimonial, contbil e operacional da Unio. O artigo 70 da CF ressalta a necessidade e a importncia do controle e define o alcance da fiscalizao a ser exercida pelo controle externo e pelos sistemas de controle interno de cada poder, como segue: Art. 70 A Fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica, ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Cabe notar a abrangncia conferida pelo constituinte fiscalizao dos rgos e entidades estatais: transcende os aspectos de legalidade e no se restringe despesa. A fiscalizao da gesto pblica pode ser realizada de cinco modos: contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. Fiscalizao contbil A fiscalizao contbil est relacionada aplicao dos recursos pblicos conforme as tcnicas contbeis. Tem como propsito verificar se os fatos relacionados com a gesto dos recursos pblicos esto sendo escriturados de acordo com as normas contbeis aplicadas ao caso. Alm da conformidade dos registros, verifica-se a adequada elaborao e divulgao dos demonstrativos contbeis balanos. Fiscalizao financeira A fiscalizao financeira est relacionada ao fluxo de recursos (ingressos e sadas) geridos pelo administrador, independente de serem ou no recursos

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

oramentrios. Constitui objeto da fiscalizao financeira a verificao da legalidade e legitimidade na realizao das despesas, observando se o gestor pblico cumpriu os princpios e as regras estabelecidas para as aquisies de bens e servios e de liquidao da despesa pblica. Fiscalizao oramentria A fiscalizao oramentria est relacionada aplicao dos recursos pblicos, conforme as leis oramentrias, acompanhando a arrecadao dos recursos e a aplicao. Ou seja, o seu objetivo verificar se as receitas e despesas pblicas guardam conformidade com as peas oramentrias: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei do Oramento Anual (LOA). Verifica se foram respeitados os limites e destinaes estabelecidos nas leis oramentrias. Mrcio Albuquerque e Estevo Cunha ressaltam que tal fiscalizao envolve diversas fases, no acontecendo apenas posteriormente, quando da prestao de contas ao rgo de controle externo. Nesse sentido, o art. 77 da Lei 4.320/64 estabelece que a verificao da legalidade dos atos de execuo oramentria ser prvia, concomitante e subseqente. Fiscalizao operacional A fiscalizao operacional est relacionada verificao do bom desempenho (economicidade e eficincia) e do cumprimento de metas e resultados (eficcia e efetividade) da gesto dos recursos pblicos. Mrcio Albuquerque e Estevo Cunha lembram que a fiscalizao operacional novidade da Carta Poltica de 1988. Por meio desta modalidade de fiscalizao, feito o acompanhamento da execuo de programas e projetos governamentais. um tipo de fiscalizao que tem por enfoque orientar e fornecer apoio aos gestores pblicos, de modo que possam otimizar a aplicao dos recursos financeiros para atingimento das metas. A economicidade a minimizao dos custos dos recursos utilizados na consecuo de uma atividade, sem comprometimento dos padres de qualidade. Refere-se capacidade de uma instituio gerir adequadamente os recursos financeiros colocados sua disposio. A eficincia definida como a relao entre os produtos (bens e servios) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los em um determinado perodo de tempo, mantidos os padres de

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

qualidade. Essa dimenso, portanto, relaciona-se com o conceito de economicidade e mede o esforo do processo de transformao de insumos em produtos. Pode ser examinada sob duas perspectivas: minimizao do custo total ou dos meios necessrios para obter a mesma quantidade e qualidade de produto; ou otimizao da combinao de insumos para maximizar o produto quando o gasto total est previamente fixado. Portanto, o conceito de eficincia est relacionado ao de economicidade. A eficcia definida como o grau de alcance das metas programadas (de produtos e servios) em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. O conceito de eficcia diz respeito capacidade da gesto de cumprir objetivos imediatos traduzidos em metas de produo ou de atendimento, ou seja, a capacidade de prover bens ou servios de acordo com o estabelecido no planejamento das aes. A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a mdio e longo prazo. Refere-se relao entre os resultados de uma interveno ou programa, em termos de efeitos sobre a populao-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados). Trata-se de verificar a ocorrncia de mudanas na populao-alvo que se poderia razoavelmente atribuir s aes do programa avaliado. Fiscalizao patrimonial A fiscalizao patrimonial est relacionada ao controle, salvaguarda, conservao e alienao de bens pblicos. Portanto, verifica-se o adequado controle e proteo dos bens pblicos, incluindo-se a proteo e conservao do meio ambiente. Tambm constitui objeto dessa fiscalizao a transferncia de bens pblicos para o setor privado e a concesso de uso. No caput do artigo 70, esto especificados ainda os grandes critrios com que essas fiscalizaes ou auditorias sero realizadas: legalidade, legitimidade e economicidade. Assim, a anlise de gesto contbil, oramentria, financeira, patrimonial e operacional realizada levando-se em conta a: a) legalidade aderncia da aplicao dos recursos ao ordenamento jurdico (Constituio, leis, decretos, normas etc.). b) legitimidade pressupe a aderncia, alm da legalidade, moralidade e tica, ou seja, se atendeu ao interesse pblico. Nenhum ato pode ser legtimo se no for legal, porm, pode ser legal e agredir a legitimidade.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

c) economicidade minimizao dos custos incorridos com os gastos pblicos. Deve-se observar se os preos dos produtos adquiridos esto de acordo com o preo de mercado. d) aplicao de subvenes aplicao dos recursos pblicos transferidos a entidades pblicas ou privadas para determinadas despesas ou fins. e) renncia de receitas so benefcios tributrios e fiscais para incentivo a determinado setor ou atividade, como iseno fiscal, reduo de base de clculo ou de alquota de tributos etc. RESUMO: ASPECTOS A SEREM FISCALIZADOS: Legalidade: aderncia da aplicao dos recursos ao ordenamento jurdico (Constituio, leis, decretos, normas etc.). Legitimidade: pressupe a aderncia, alm da legalidade, moralidade e tica, ou seja, se atendeu ao interesse pblico. Economicidade: minimizao dos custos dos recursos utilizados na consecuo de uma atividade, sem comprometimento dos padres de qualidade. Refere-se capacidade de uma instituio gerir adequadamente os recursos financeiros colocados sua disposio. Eficincia: relao entre os produtos (bens e servios) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los em um determinado perodo de tempo, mantidos os padres de qualidade. Eficcia: grau de alcance das metas programadas (de produtos e servios) em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. O conceito de eficcia diz respeito capacidade da gesto de cumprir objetivos imediatos traduzidos em metas de produo ou de atendimento, ou seja, a capacidade de prover bens ou servios de acordo com o estabelecido no planejamento das aes. Efetividade: diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a mdio e longo prazo. Refere-se relao entre os resultados de uma interveno ou programa, em termos de efeitos sobre a populao-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados).

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Em sntese, quanto aos aspectos objetivos, o controle abrange todas as atividades administrativas desenvolvidas pelo poder pblico que impliquem receitas, despesas e nascimento ou extino de direitos ou obrigaes, e os aspectos avaliados: legalidade, legitimidade, economicidade e cumprimento de resultados de programas de trabalho. Assim, praticam os rgos de controle interno e externo o controle de legalidade e o de gesto (de resultados ou operacional). Cabe alertar que, em princpio, no cabe aos rgos de controle fiscalizar os atos de gesto quanto convenincia e oportunidade de sua realizao, posto que compete exclusivamente ao prprio gestor, em um controle tpico de mrito existente somente nos atos discricionrios. Contudo, vimos que a Constituio Federal confere ao controle externo competncia para avaliar a legitimidade e a economicidade na aplicao de recursos e na realizao de determinada despesa, admitindo, assim, um exame de mrito da despesa pblica por parte do rgo de controle externo. Por concluso, em que pese a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, patrimonial e operacional no comportar exame de convenincia e oportunidade, pode o Tribunal de Contas, em certos casos, avaliar aspectos de discricionariedade dos atos de receita e de despesa quanto legitimidade e economicidade, bem como quanto razoabilidade e proporcionalidade e outros princpios. Os aspectos subjetivos da ao fiscalizadora do controle interno e externo esto postos no pargrafo nico do art. 70 da CF. So todas as pessoas fsicas, ou jurdicas, pblicas ou privadas, sujeitas jurisdio ou ao alcance do TCU, desde que UTILIZEM, ARRECADEM, GUARDEM, GERENCIEM OU ADMINISTREM bens e valores pblicos. Portanto, pessoas ou empresas privadas ou que no pertenam Administrao Pblica tambm so passveis de ser fiscalizadas pelos rgos de controle, em certos casos. SISTEMA DE TRIBUNAIS DE CONTAS NO BRASIL O Tribunal de Contas um rgo constitucional dotado de autonomia administrativa e financeira, sem qualquer relao de subordinao com os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. No mbito federal, o controle exercido pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Nos demais nveis federativos, o Controle Externo, por simetria constitucional, exercido pelas Assemblias Legislativas e Cmaras Municipais (no DF, Cmara Legislativa do Distrito Federal), com o auxlio dos Tribunais de Contas Estaduais, dos Tribunais ou Conselhos de Contas dos Municpios e de Tribunais de Contas municipais, conforme o caso. No mbito estadual, o controle externo exercido pela Assemblia Legislativa, com o auxlio do Tribunal de Contas do Estado. No mbito municipal, o controle externo exercido pela Cmara Legislativa Municipal. Quanto ao Tribunal de Contas que prestar o auxlio Cmara de Vereadores que precisamos ter ateno. Caso o municpio tenha rgo prprio de controle externo (Tribunal de Contas do Municpio - TCM), a fiscalizao em auxlio Cmara competir ao TCM. Contudo, caso o estado tenha rgo destinado a fiscalizar as contas dos administradores dos municpios compreendidos em seu territrio, o auxlio ser prestado pelo TC dos Ms. Se no tiver, significa que competir ao Tribunal de Contas do Estado. Quanto aos Tribunais de Contas, cabe lembrar que so organizados da seguinte maneira: a) Um Tribunal de Contas da Unio, com sede no Distrito Federal e representao em todas as Unidades de Federao; b) Vinte e seis Tribunais de Contas Estaduais, sendo um em cada Unidade da Federao; c) Quatro Tribunais de Contas dos Municpios, localizados nos estados da Bahia, Cear, Par e Gois; d) Dois Tribunais de Contas Municipais, localizados nos Municpios de So Paulo e Rio de Janeiro; e e) Um Tribunal de Contas do Distrito Federal. O quadro abaixo resume a atuao dos rgos de controle externo:
Unio Estado Titular do Congresso Assemblia Controle Nacional Legislativa Prof.: Marcelo Arago Municpio Cmara Municipal DF
Cmara Legislativa

Territrio Congresso Nacional (os

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS) do DF Externo recursos so federais) TCE; ou rgo que TCU TCE TCM (RJ e SP) TCDF TCU presta rgo municipal; ou auxlio TC dos Ms (PA,GO, BA, CE) rgo estadual

Vale ressaltar que cada Tribunal de Contas possui suas prprias competncias, no existindo, em nosso sistema, a possibilidade de uma Corte ser a revisora de outra.

O PAPEL DO TCU, SUAS COMPETNCIAS E ATRIBUIES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS


O papel do TCU e a natureza de suas decises Compete aos Tribunais de Contas o julgamento de condutas funcionais, na gesto de bens, valores e dinheiros pblicos. Assim os Tribunais de Contas no tm competncia jurisdicional, pois somente o Poder Judicirio possui esta competncia. As deliberaes do TCU fazem coisa julgada administrativa, no cabendo ao Judicirio rev-las quanto ao mrito, ou seja, no cabe ao Poder Judicirio julgar as contas substituindo o TCU. Porm, h possibilidade de reviso pelo Judicirio das decises do TCU quanto legalidade e formalidade, podendo desconstitu-las por irregularidade formal ou ilegalidade manifesta, sobretudo quando no so assegurados o devido processo legal e o contraditrio e a ampla defesa. As decises do TCU possuem eficcia de ttulo executivo Conforme ensina Valdecir Pascoal, ter a eficcia de ttulo executivo significa que o errio-credor do ttulo, a partir da deciso do Tribunal de Contas, tem o direito de receber determinada quantia proveniente de dado ao errio ou multa aplicada pelo TC e caso o responsvel no efetue o ressarcimento no prazo legal, no precisar ingressar no Poder Judicirio com o processo de conhecimento. A deciso condenatria do TC (mediante Acrdo), por ter eficcia de ttulo executivo, poder ser diretamente executada pela Administrao.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Assim, a caracterizao de ttulo executivo torna desnecessria a inscrio do dbito na Dvida Ativa da Administrao. Alertamos, no entanto, que nem os Tribunais de Contas nem o Ministrio Pblico junto aos Tribunais possuem competncia para postular junto ao Judicirio o ressarcimento de dbito ou o pagamento de multa no quitada por responsveis que tiveram contas julgadas irregulares, pois tal encargo compete a seus rgos de defesa jurdica. Na Unio, na maioria dos casos, a execuo dos acrdos do TCU compete Advocacia Geral da Unio (AGU). Assim, o TCU imputa o dbito ao responsvel e se este no ressarcir o errio, o acrdo condenatrio servir como ttulo executivo extrajudicial para que a AGU ajuze ao de cobrana na Justia Federal para reaver a quantia relativa ao dbito. Funes bsicas do TCU O TCU dispe de diversas competncias e atribuies constitucionais e legais. Essas competncias podem ser sintetizadas nas seguintes funes: Funo Fiscalizadora - exercida quando o Tribunal, no uso de suas competncias constitucionais, fiscaliza a atividade dos administradores pblicos. O Regimento Interno do TCU apresenta os seguintes modos de fiscalizao: levantamento, auditoria, inspeo, monitoramento e acompanhamento. Funo consultiva encontra guarida tanto na Lei Orgnica do TCU como em seu Regimento Interno e consiste na faculdade de algumas autoridades formularem consulta, em tese, Corte de Contas. Pode-se considerar como competncias vinculadas funo consultiva a emisso de Parecer Prvio sobre contas do Presidente da Repblica e dos Chefes dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Ministrio Pblico e sobre contas de territrio federal. Isto porque, sobre essas contas, o TCU emite apenas um parecer e no as julga. Funo Informativa - com previso constitucional, consiste no dever de o TCU, como rgo auxiliar do Congresso Nacional, informar, quando solicitado, quele rgo o andamento de trabalhos executados no mbito da Corte de Contas. Podem ser considerados tambm no mbito da funo informativa, todos os alertas previstos na LRF.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

10

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Funo Judicante - praticada pelo TCU ao julgar as contas de gesto dos administradores pblicos e dos responsveis por prejuzos ao Errio. OBSERVAO: No confundir a funo judicante, com a natureza jurdica das decises do TCU. As decises do TCU, de forma geral, tm natureza administrativa e no jurisdicional/judicial, pois podem ser revistas pelo Poder Judicirio em caso de ilegalidades ou abusos. Funo Normativa decorre da possibilidade de a Corte de Contas editar normas para os seus jurisdicionados em matria de sua competncia. Funo Sancionadora - ocorre quando o TCU, ante a constatao de ilegalidade ou irregularidade, aplica sanes aos gestores. Essa faculdade deriva do prprio texto constitucional. Funo Corretiva - ocorre quando o Tribunal, ao constatar algum descumprimento norma legal, assina prazo para a sua correo. No mbito desta funo, o TCU pode fixar prazo para adoo de providncias; sustar ato irregular, exceto de contrato (Congresso Nacional 90 dias) e formular recomendaes e determinaes. Funo Pedaggica exercida quando o Tribunal orienta os gestores acerca da forma correta de aplicao da lei, com objetivo de evitar a ocorrncia de irregularidades. Funo de Ouvidoria possibilita o TCU atender populao quanto s suas reclamaes, sejam em decorrncia de m utilizao de recursos pblicos, sejam em decorrncia de conduta inadequada de seus servidores. A CF prev o recebimento de denncias pelo TCU feitas por cidado, partido poltico, associao civil ou sindicato e de representao feita pelo controle interno. Alm dessas, o TCU dispe ainda das seguintes funes e competncias: Controle de constitucionalidade de leis e atos: Smula 347 do STF: O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Pblico.

Cuidado, pois somente o Supremo Tribunal Federal possui competncia para declarar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei e norma em tese. Pode o TCU, ao examinar no caso concreto um processo envolvendo ato

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

11

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

de gesto, considerar uma lei ou norma inconstitucional e determinar s autoridades administrativas competentes que no cumpram tal legislao. Competncia para determinar a anulao de contrato: Mandado de Segurana 23.550: O Tribunal de Contas da Unio embora no tenha poder para anular ou sustar contratos administrativos tem competncia, conforme o art. 71, IX, para determinar autoridade administrativa que promova a anulao do contrato e, se for o caso, da licitao de que se originou.

Competncia para prolatar decises de natureza cautelar: Mandado de Segurana 24.510: O Tribunal de Contas da Unio tem competncia para fiscalizar procedimentos de licitao, determinar a suspenso cautelar (artigos 4 e 113, 1 e 2 da Lei n 8.666/93), examinar editais de licitao publicados e, nos termos do art. 276 do seu Regimento Interno, possui legitimidade para a expedio de medidas cautelares para prevenir leso ao errio e garantir a efetividade de suas decises.

PRINCIPAIS COMPETNCIAS DO TCU CONFORME A CONSTITUIO FEDERAL E A LEI ORGNICA DO TRIBUNAL Vamos estudar algumas competncias do TCU, tendo por base CF e a sua Lei Orgnica: 1. Julgamento de contas de gesto Compete ao TCU julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao Errio pblico O julgamento das contas dos gestores pblicos ou daqueles que causarem prejuzo ao Errio pblico uma competncia prpria (privativa) do Tribunal de Contas, no cabendo qualquer participao ou reviso por parte do Poder Legislativo. Contas anuais (ordinrias)

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

12

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Esse julgamento alcana toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio (bem como Estados e Municpios) responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Assim, compete ao TCU julgar as contas: dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio; do Ministrio Pblico; do prprio Tribunal de Contas; de rgos, fundos e empresas da administrao pblica direta e indireta, bem como suas unidades internas (ministrios, secretarias, autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista etc); nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do respectivo tratado constitutivo; de toda pessoa fsica ou jurdica que administre verbas pblicas, incluindo os servios sociais autnomos (SESC, SENAC, SEBRAE etc) e as organizaes sociais. As prestaes de contas dessas pessoas so elaboradas e encaminhadas anualmente ao Tribunal de Contas para julgamento, por isso, so denominadas de contas ordinrias ou anuais, destinadas a avaliar a conformidade e o desempenho da gesto das pessoas relacionadas acima, com base em um conjunto de documentos, informaes e demonstrativos de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial, obtidos direta ou indiretamente. Contas especiais (tomada de contas especial) Enquanto as contas ordinrias so prestadas anualmente, as contas especiais so apresentadas eventualmente, isto , sempre que for identificado dado ao Errio. A parte final do dispositivo (art. 71, inciso II) apresenta a seguinte redao: (...) e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio publico.. Observa-se, com isso, que a inteno do legislador constituinte foi alcanar aqueles que no estavam sujeitos prestao de contas ordinrias,

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

13

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

de modo que pudessem ter suas contas julgadas pelo TCU, em caso de ensejarem perda, extravio ou outra irregularidade resultante de prejuzo ao errio. Conforme lembram Albuquerque e Cunha, nem todas as pessoas que trabalham na Administrao Pblica so responsveis por recursos pblicos. Porm, um servidor que exera somente funo de assessoria em um rgo pblico, em tese, no responde por nenhum recurso pblico, no necessitando, portanto, prestar contas ao TCU. Nada obstante, caso esse servidor extravie um microcomputador de seu ambiente de trabalho, ocasionar prejuzo ao errio, razo pela qual dever prestar contas de sua ao. Nesse momento, temos as chamadas contas especiais, que so aquelas instauradas quando se verificar a ocorrncia de desfalque, desvio de bens, ou outra irregularidade de que resulte prejuzo para a Fazenda Pblica, ou, ainda, quando se verificar que o responsvel pela aplicao dos recursos pblicos no prestou contas no prazo e na forma fixados nos normativos do TCU e dos rgos de Controle Interno. Em funo de questionamentos quanto competncia fiscalizadora e de julgamento de contas por parte dos Tribunais de Contas, o STF tem se manifestado em diversas oportunidades. A seguir, apresentamos algumas decises do STF acerca da matria, especialmente quanto ao disposto no inciso II do art. 71 da CF. Abrangncia da competncia do TCU e natureza da Tomada de Contas Especial A competncia do Tribunal de Contas da Unio para julgar contas abrange todos quantos derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio, devendo ser aplicadas aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, lei que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado aos cofres pblicos (art. 71, II, da CB/88 e art. 5, II e VIII, da Lei n. 8.443/92). A tomada de contas especial no consubstancia procedimento administrativo disciplinar. Tem por escopo a defesa da coisa pblica, buscando o ressarcimento do dano causado ao errio. Precedente [MS n. 24.961, Relator o Ministro CARLOS VELLOSO, DJ 04.03.2005]. (MS 25.880, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 7-2-07, DJ de 16-3-07). Empresas pblicas e sociedades de economia mista devem prestar contas ao TCU e sujeitam-se fiscalizao do Tribunal

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

14

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Ao Tribunal de Contas da Unio compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio (CF, art. 71, II; Lei 8.443, de 1992, art. 1, I). As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administrao indireta, esto sujeitas fiscalizao do Tribunal de Contas, no obstante os seus servidores estarem sujeitos ao regime celetista. (MS 25.092, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 10-11-05, DJ de 17-3-06). Obrigao dos Conselhos de Profisses de prestar contas ao TCU Natureza autrquica do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Odontologia. Obrigatoriedade de prestar contas ao Tribunal de Contas da Unio. (MS 21.797, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 9-3-00, DJ de 185-01). No mesmo sentido: MS 22.643, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 6-8-98, DJ de 4-12-98. Competncia das Cortes de Contas de julgar as contas do Poder Legislativo Tribunal de Contas dos Estados: competncia: observncia compulsria do modelo federal: inconstitucionalidade de subtrao ao Tribunal de Contas da competncia do julgamento das contas da Mesa da Assemblia Legislativa compreendidas na previso do art. 71, II, da Constituio Federal, para submet-las ao regime do art. 71, c/c. art. 49, IX, que exclusivo da prestao de contas do Chefe do Poder Executivo. (ADI 849, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 11-2-99, DJ de 23-4-99). Entidade de Direito Privado e atuao do TCU possibilidade Embora a entidade seja de direito privado, sujeita-se fiscalizao do Estado, pois recebe recursos de origem estatal, e seus dirigentes ho de prestar contas dos valores recebidos; quem gere dinheiro pblico ou administra bens ou interesses da comunidade deve contas ao rgo competente para a fiscalizao. (MS 21.644, Rel. Min. Nri da Silveira, julgamento em 4-11-93, DJ de 8-11-96). 2. Realizao de auditorias e inspees

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

59

15

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio Este dispositivo reconhece a autonomia do TCU, prevendo que o Tribunal realize por iniciativa prpria as fiscalizaes. Trata-se de dispositivo que estabelece a competncia fiscalizadora do TCU e a sua natureza e extenso. Reparem que o TCU pode fiscalizar, sob todos os aspectos j estudados, as unidades administrativas de todos os Poderes. Outra observao refere-se aos legitimados para a solicitao. Um Deputado ou um Senador isoladamente no tem competncia para solicitar ao TCU a realizao de fiscalizao. Para que o Tribunal atenda a solicitao necessrio que um rgo colegiado, como uma das Comisses das casas legislativas, formalize o pedido. Importante destacar que, at mesmo as comisses de inqurito, tm legitimidade para solicitar a fiscalizao. 3. Apreciar e emitir parecer prvio sobre contas de governo apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento Inicialmente, cabe destacar que o Tribunal de Contas da Unio no julga as contas do Presidente da Repblica, somente emite parecer prvio sobre elas. Segundo o art. 49, inciso IX, da CF/1988, o responsvel pelo julgamento das contas o Congresso Nacional. Estamos tratando das contas de governo e no de contas de gesto. As contas de governo so julgadas pelo Congresso Nacional, enquanto as contas de gesto so julgadas pelo Tribunal de Contas da Unio, sendo que este julgamento decorre da competncia prevista no inciso II do Art. 71 da CF, que abordaremos na seqncia de nosso estudo. Assim, as contas de governo se preocupam, dentre outras coisas, com a conduo polticas publicas, com a evoluo dos ndices econmicos e sociais, com o atingimento ou no das metas estatudas na Lei de Responsabilidade Fiscal (despesas de pessoal, endividamento pblico etc.), bem como com o desempenho da arrecadao em relao previso, destacando as
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

16

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

providncias adotadas no mbito da fiscalizao das receitas e combate sonegao. J as contas de gesto verificam se a aplicao dos recursos pblicos federais, por parte dos rgos em consonncia com os normativos atinentes espcie. Nesse sentido, quando a Corte de Contas julga contas de gesto observa, dentre outras coisas, se foram obedecidas as regras atinentes s etapas da despesa, previstas na Lei n. 4.320, de 1994, e se, ao realizar um contrato administrativo ou uma licitao publica, foram respeitados os ditames da Lei n. 8.666, de 1993. Outro aspecto a ser destacado, que o art. 56 da LRF estabelece que as contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo (Federal, Municipal e estadual) devem ser acompanhadas das contas dos presidentes dos rgos dos poderes Legislativo, Judicirio e do Ministrio Pblico respectivo. Vejamos o dispositivo: Art. 56. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluiro, alm das suas prprias, as dos Presidentes dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Chefe do Ministrio Pblico, referidos no art. 20, as quais recebero parecer prvio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas. 1 As contas do Poder Judicirio sero apresentadas no mbito: I da Unio, pelos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, consolidando as dos respectivos tribunais; II dos Estados, pelos Presidentes dos Tribunais de justia, consolidando as dos demais tribunais.. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu medida cautelar em Aco Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT), suspendendo a eficcia, dentre outros, dos artigos 56 e 57 da LRF. No entendimento do STF, as contas referidas nos dispositivos contestados (arts. 56 e 57) dizem respeito s contas de gesto dos administradores pblicos, que no estariam, assim, sujeitas, apenas emisso de parecer prvio, mas sim ao julgamento por parte do TCU.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

17

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Antes da liminar do STF, tnhamos que, combinando-se o art. 20 com o art. 56 da LRF e o art. 92 da CF, as contas de governo, sujeitas apreciao do TCU, abrangiam as contas dos presidentes de diversos rgos. A partir da deciso do STF, o TCU decidiu, por meio do Acrdo n. 2.248/2007 Plenrio, que, para o ano de 2008, que a apreciao das contas de governo deveria englobar somente as contas do Presidente da Repblica. Cabe ressaltar que o Tribunal de Contas da Unio emite parecer prvio, uma vez que, o parecer para julgamento das contas de governo ser dado pela Comisso Mista Permanente a que se refere o art. 166, 1 da CF. Vejamos: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas manualmente pelo Presidente da Repblica. O parecer dado pela Comisso reveste-se na forma de projeto de decreto-legislativo, uma vez que o julgamento das contas do Presidente da Repblica se materializa com a apreciao deste projeto de decreto legislativo. 4. Acompanhar a arrecadao da receita a cargo da Unio De acordo com o inciso IV do art. 1 da LOTCU, compete ao TCU acompanhar a arrecadao da receita a cargo da Unio e das entidades referidas no inciso I do artigo 1 da lei, mediante inspees e auditorias, ou por meio de demonstrativos prprios, na forma estabelecida no Regimento Interno. 5. Controle de atos de pessoal apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

18

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio O TCU no julga atos sujeitos a registro, mas sim, aprecia-os, verificando a sua conformidade s normas legais. Com efeito, a apreciao dos atos sujeitos a registro no se trata de funo judicante dos Tribunais de Contas, mas sim de funo fiscalizadora. Vale mencionar o entendimento do Supremo Tribunal federal acerca da natureza jurdica dos atos sujeitos a registro. O STF j se manifestou no sentido de que esses atos possuem a natureza de ato complexo. Assim, o ato de aposentadoria ou de penso dos servidores estatutrios (regidos pela Lei n. 8.112/1990) somente se aperfeioa aps a apreciao pelo TCU. Outro dado importante que o TCU, ao verificar ilegalidade no ato de aposentao ou de concesso de penso no pode, de ofcio, corrigir o vcio; cabendo-lhe apenas, no caso, negar o registro ao ato e informar ao rgo da recusa, para que, este providencie a emisso de novo ato escoimado do vcio encontrado e o submeta novamente apreciao da Corte. Atos de Admisso A constituio prev que sero apreciadas para fins de registros as admisses de pessoal ocorridas a qualquer titulo, na administrao direta e indireta. Dessa forma, sero apreciadas as admisses de empregados pblicos, isto , aqueles que so regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), bem como as admisses dos servidores pblicos estatutrios, regidos pela Lei n. 8.112/1990. Como anteriormente mencionado, o Tribunal, antes de realizar o registro, dever apreciar a legalidade do ato. Nesse sentido, entre outras peculiaridades, verificado se foi observada a regra da obrigatoriedade do concurso pblico, bem como se est havendo a acumulao de cargos em desacordo com o que permitido pela Constituio. Ainda com relao admisso de pessoal, importante anotar que o dispositivo em anlise apresenta uma exceo, qual seja, a apreciao, para fins de registro, de legalidade das nomeaes para cargos de provimento em comisso. Estes cargos so os de livre nomeao e exonerao pela autoridade competente. Assim, pela precariedade do vnculo com a administrao, estes atos so dispensados de registros na Corte de Contas.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

19

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Contudo, embora o TCU no possua competncia para apreciar a legalidade das nomeaes dos cargos de provimento em comisso para fins de registro, tal fato no impede o Tribunal de fiscalizar a legalidade desses atos, por meio de fiscalizaes ou por meio de julgamento das contas dos gestores. Por exemplo, o TCU pode, ao realizar uma auditoria em determinado Tribunal Judicirio, fiscalizar se as nomeaes para cargos de provimento em comisso naquele Tribunal esto ou no de acordo com a lei. Concesses de Aposentadorias, Reformas e Penses Compete ao TCU apreciar a legalidade dos atos de admisso de pessoal, bem como dos atos de concesso de aposentadoria, reforma e penso. Convm esclarecer que, diferentemente, dos atos de admisso de pessoal, o Tribunal somente se preocupa com as aposentadorias e penses relacionadas aos servidores estatutrios. Assim, todos aqueles funcionrios pblicos que so regidos pela CLT no tero as suas concesses apreciadas pelo TCU. O Governo Federal possui rgo especfico para tratar dos benefcios dos empregados celetistas: o Instituto Nacional de Seguro Social INSS. Nunca demais lembrar que na administrao indireta tambm podemos ter servidores estatutrios, como ocorre com o prprio INSS e com o Banco Central. Assim, o que importa para sabermos se o ato de aposentao ser apreciado pelo Tribunal de Contas, no o fato de o agente pblico pertencer Administrao Direta ou Indireta, mas sim se regido pela CLT ou se estatutrio (regido pela Lei n. 8.112/1990), sendo que somente neste ltimo caso que o Tribunal ir apreciar o ato de aposentadoria, ou penso. A reforma, como vimos, instituto aplicvel somente ao militar. Por fim, o inciso III apresenta a seguinte parte: ...ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. A parte final do dispositivo significa que, por exemplo, caso ocorra uma modificao em determinada aposentadoria, o Tribunal s vai precisar se manifestar novamente caso seja alterado o fundamento legal da aposentadoria. Assim, caso determinado servidor venha a se aposentar em um cargo qualquer e depois preencha os requisitos constitucionais e legais para se aposentar em outro, o Tribunal dever apreciar a alterao do ato concessrio. No entanto, caso ocorra uma alterao apenas no vencimento da

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

20

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

aposentadoria decorrente de aprovao de planos de cargos e salrios, o ato no passar de novo pelo crivo do Tribunal de Contas da Unio. 6. Fiscalizao das contas nacionais de empresas supranacionais (Inciso V do art. 71 da CF) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo Essa atribuio fiscalizadora, definida na expressamente estabelecida no art. 1 da LOTCU. CF, no se encontra

Empresa supranacional uma estatal que pertence a mais de uma nao. A Itaipu-Binacional um exemplo de empresa supranacional. Assim, a exemplo das empresas estatais, as supranacionais tambm devem ser fiscalizadas pelo TCU, tendo o dever de prestar contas ao poder pblico. Cabe alertar que somente sero objeto de fiscalizao as contas nacionais, ou seja, as contas que sejam originadas de recursos pblicos federais brasileiros. Essa fiscalizao ocorrer, independentemente de o governo brasileiro possuir o controle majoritrio da empresa. Por fim, vale ressaltar que a fiscalizao ser efetuada na forma do tratado constitutivo. Esse tratado h de prever que a fiscalizao dos recursos pblicos brasileiros caber ao Tribunal de Contas da Unio. 7. Fiscalizao de recursos pblicos transferidos por convnios (inciso VI do art. 71 da CF) fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio Considerando que a transferncia por meio de convnio uma transferncia voluntria e que, por isso, deve haver interesse mtuo dos participantes, competir Unio (repassadora do recurso, tambm chamado de ente concedente) fiscalizar se os recursos foram aplicados no objeto do convnio, ou seja, no caso hipottico, na construo de uma escola. Caso o municpio (responsvel pela aplicao dos recursos, tambm chamado de ente convenente) no aplique os recursos no objeto que foi avenado, pode ser compelido a devolver os recursos aos cofres da Unio.
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

59

21

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Outro significado da expresso fiscalizar a aplicao a possibilidade de o concedente verificar se o convenente respeitou todos os normativos aplicados utilizao dos recursos pblicos, razo pela qual poder checar se, dentre outros normativos, a Lei de Licitaes e Contratos (Lei n. 8.666/1993) foi cumprida. Resumindo, o Tribunal de Contas da Unio tem competncia para verificar se o objeto do convnio foi cumprido, bem como para checar se o convenente respeitou os normativos ligados ao gasto dos recursos pblicos. Interessante notar que a Constituio se refere a convnio, ajuste ou outros instrumentos congneres, ou seja, a qualquer transferncia voluntria, a exemplo de contratos de repasse (realizados pela Caixa) e outras formas de transferncias. 8. Efetuar o clculo dos fundos de participao de Estados e Municpios Compete ao TCU efetuar, observada a legislao pertinente, o clculo das quotas referentes aos fundos de participao a que alude o pargrafo nico do art. 161 da Constituio Federal, fiscalizando a entrega dos respectivos recursos. Portanto, muita ateno, pois esses recursos pertencem aos demais entes, no competindo ao TCU fiscalizar a sua aplicao, mas apenas at a entrega dos valores, mediante o crdito na conta dos entes. 9. Emitir parecer prvio sobre as contas do Governo de Territrio Federal A LOTCU define como competncia do TCU emitir, nos termos do 2 do art. 33 da Constituio Federal, parecer prvio sobre as contas do Governo de Territrio Federal, no prazo de sessenta dias, a contar de seu recebimento, na forma estabelecida no Regimento Interno. 10. Prestao de informaes ao Congresso Nacional (inciso VII do art. 71 da CF) prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

22

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Como j mencionado, o responsvel pelo controle externo o Congresso Nacional. Assim sendo, para o exerccio de sua competncia, o Congresso Nacional possui a necessidade de saber a respeito dos resultados das fiscalizaes realizadas pelo Tribunal de Contas da Unio. Voltamos a chamar a ateno para o fato de que as informaes no podem ser prestadas a um deputado ou senador isoladamente. 11. Aplicao de sanes Nos termos do inciso VIII do art. 71 da CF, compete exclusivamente ao TCU aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. Cabe notar que, somente com previso legal, pode o TCU aplicar sano ao responsvel. Estamos diante, ento, do princpio da reserva legal. Assim, no pode o Tribunal de Contas criar por meio de seu Regimento Interno uma sano que no esteja prevista em alguma lei. Alm de sanes previstas em suas leis orgnicas, a Lei n. 10.028, de 2000, que disciplina os crimes fiscais, em seu art. 5, estabelece que as infraes administrativas sero processadas e julgadas pelo Tribunal de Contas a que competir a fiscalizao. Caso o tribunal verifique a existncia de infrao, poder aplicar multa de 30% sobre os vencimentos do agente infrator. Outra observao importante que, ao mencionar a expresso entre outras cominaes, o constituinte deixou claro que no pretendia apresentar um rol taxativo de sanes. Desse modo, temos que a sano de multa prevista no inciso em anlise apenas exemplificativa. A lei poder estabelecer outras sanes. De acordo com a sua Lei Orgnica e Regimento Interno, o TCU pode aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as seguintes sanes, isolada ou cumulativamente: a) a condenao ao recolhimento do dbito eventualmente apurado;

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

23

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

b) a aplicao ao agente pblico de multa proporcional ao valor de prejuzo causado ao errio, sendo o montante do dano o limite mximo da penalidade; c) a aplicao de multa ao responsvel por contas julgadas irregulares, por ato irregular, ilegtimo ou antieconmico, por no atendimento de diligncia ou determinao do Tribunal, por obstruo ao livre exerccio de inspees ou auditorias e por sonegao de processo, documento ou informao; d) o afastamento provisrio de seu cargo, do dirigente responsvel por cerceamentos a inspees e auditorias enquanto durarem os respectivos trabalhos (medida cautelar); e) a decretao, no curso de qualquer apurao de irregularidade, da indisponibilidade, por prazo no superior a um ano, dos bens do responsvel considerados bastantes para garantir o ressarcimento do prejuzo (medida cautelar); f) a declarao de inabilitao, pelo perodo de cinco a oito anos, para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana no mbito da administrao pblica; g) a declarao de inidoneidade do responsvel por fraude em licitao para participar, por at cinco anos, de certames licitatrios promovidos pela administrao pblica; h) a solicitao Advocacia-Geral da Unio, ou ao dirigente de entidade jurisdicionada, de adoo de providncias para arresto dos bens de responsveis julgados em dbito (medida cautelar). Cumpre destacar, ainda, que as penalidades aplicadas pelo Tribunal de Contas no excluem a aplicao de sanes penais e de outras sanes administrativas, estas ltimas pelas autoridades competentes. Ressalte-se, tambm, que a legislao eleitoral prev a inelegibilidade, por um perodo de cinco anos, dos responsveis por contas irregulares. Todavia, no cabe ao TCU declarar a inelegibilidade e sim ao Tribunal Eleitoral. 12. Assinar prazo para cumprimento da lei e sustao de atos e contratos (incisos IX e X, 1 e 2 do art. 71 da CF)

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

24

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; (...) 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. O presente dispositivo assevera que compete ao TCU verificar se os administradores pautam as suas gestes em aes que se realizam em consonncia com os dispositivos legais que regem a Administrao Publica. Caso seja verificada qualquer ilegalidade, competir ao TCU determinar que o responsvel pela ao, em prazo estipulado pela prpria Corte de Contas, adote providncias no sentido de sanar a ilegalidade. Pode ocorrer, contudo, que o responsvel pela ao no cumpra a determinao do TCU. Nesse caso, o que o Tribunal poder fazer? A primeira providncia verificar se a legalidade ocorreu em ato ou em contrato administrativo. Quando a legalidade decorrer de ato administrativo (por exemplo, a remoo de servidor pblico por interesse da administrao), a prpria Constituio concede competncia para o TCU sustar diretamente o ato. Reparem que a Constituio no concedeu competncia para que o TCU anule o ato impugnado. De acordo com o nosso ordenamento jurdico somente pode anular o ato aquele que o praticou, ou o Poder Judicirio. Assim, o TCU no detm competncia para a anulao. Pode, entretanto, sustar a execuo do ato. Assim, a exata significao de sustar o ato a de que a Corte de Contas retira a eficcia do ato. Dessa forma, apesar ainda estar no mundo jurdico, o ato no mais produzir efeito. Vale notar que, ao sustar o ato, o Tribunal deve comunicar essa deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. Reparem que no foi dito que a

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

59

25

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

comunicao deve ser dirigida ao Congresso Nacional e sim s duas casas isoladamente, ento tomemos cuidado com essa colocao na prova. CUIDADO! A sustao de ato administrativo deve ser entendida analisando-se, em conjunto os incisos IX e X do art. 71 da CF/1988: IX assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da Lei, se verificada ilegalmente; X sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal;. Assim, a sustao do ato administrativo pelo TCU somente ocorrer quando o gestor competente, aps o prazo fixado pela Corte, deixar de cumprir a determinao para que sane o vcio de ilegalidade. Nesse momento que entrar em cena o TCU e, por ato prprio, sustar a execuo do ato. E em caso de contrato, o que o Tribunal poder fazer? No caso de contrato (em que h a vontade de duas ou mais pessoas), o Tribunal no detm competncia para sust-lo, de imediato. Dessa forma, caso se depare com ilegalidade ocorrida no mbito de contrato administrativo, deve comunicar a ilegalidade ao Congresso Nacional, que adotar as providncias necessrias para a sua sustao. Por fim, passemos para o 2 do art. 71 da CF, que apresenta a seguinte redao: Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de 90 dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito.. Na forma do Regimento Interno do TCU, na hiptese do dispositivo acima, se decidir sustar o contrato, o Tribunal determinar ao responsvel que, no prazo de quinze dias, adote as medidas necessrias ao cumprimento da lei. Cabe ressaltar o posicionamento do STF por ocasio do Mandado de Segurana 23.550/DF. A deciso do STF foi no sentido de que o TCU possui competncia para determinar a anulao de contrato. A Suprema Corte assim entendeu porque a CF concedeu competncia para a Corte de Contas assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada a ilegalidade.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

26

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

RESUMINDO: O TCU no possui competncia para sustar, de imediato, um contrato, somente podendo faz-lo, se o Congresso Nacional, no prazo de 90 dias, no se pronunciar a respeito da sustao. No entanto, o Tribunal pode, de imediato, desde que concedida ampla defesa e contraditrio ao contratado, determinar que a autoridade competente anule o contrato. Por fim, vale destacar que o STF tambm reconheceu a validade do provimento cautelar do TCU no MS 26.547/DF. Mediante tal julgado, ficou assente a possibilidade de o TCU expedir medida cautelar para impedir a execuo de um contrato, sem que tal fato caracterize-se em abuso de poder da Corte de Contas. 13. Dever de representao representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados, indicando o ato inquinado e definindo responsabilidades, inclusive as de Ministro de Estado ou autoridade de nvel hierrquico equivalente Outra atribuio constitucional e legal a que estabelece que o Tribunal de Contas tem o dever de representar aos Poderes e rgos competentes sobre irregularidades e abusos apurados no curso dos processos administrativos da sua competncia, de forma a possibilitar a adoo das medidas cabveis que lhe so afetas. O exemplo mais comum a representao ao Ministrio Pblico acerca de fatos apurados que se constituem em indcios de ilcitos penais. 14. Resposta a consultas formuladas por autoridades De acordo com a LOTCU, compete ao TCU decidir sobre consulta que lhe seja formulada por autoridade competente, a respeito de dvida suscitada na aplicao de dispositivos legais e regulamentares concernentes a matria de sua competncia, na forma estabelecida no Regimento Interno. Cabe ressaltar que a resposta consulta tem carter normativo e constitui prejulgamento da tese, mas no do fato ou caso concreto. Se constitusse prejulgamento do caso concreto, o Tribunal no poderia apreciar ou julgar a conduta dos gestores quando do exame das respectivas contas. 15. Envio de relatrio ao congresso nacional (art. 71 da CF, 4)
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

27

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Em que pese o TCU no ser subordinado ao Congresso Nacional, o Tribunal deve prestar contas de seu desempenho e resultados alcanados em sua fiscalizao ao Congresso Nacional, sendo que os relatrios trimestrais e anuais enviados pelo TCU ao Legislativo constituem instrumentos que permitem esse controle. 16. Despesas no autorizadas (art. 72, CF) Art. 72. A Comisso mista permanente a que se refere o art. 166, 1, diante de indcios de despesas no autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos no programados ou de subsdios no aprovados, poder solicitar autoridade governamental responsvel que, no prazo de cinco dias, preste os esclarecimentos necessrios. 1 - No prestados os esclarecimentos, ou considerados estes insuficientes, a Comisso solicitar ao Tribunal pronunciamento conclusivo sobre a matria, no prazo de trinta dias. 2 - Entendendo o Tribunal irregular a despesa, a Comisso, se julgar que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, propor ao Congresso Nacional sua sustao. Esses dispositivos estabelecem uma importante competncia conjunta do Congresso Nacional e do TCU. Verifica-se que, no dispositivo em tela, tanto a Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao do Congresso Nacional (CMO) possui obrigaes especficas, como o TCU tambm as tm. O pronunciamento do TCU apenas opinativo, ou seja, no vincula nem a Comisso Mista de Oramento nem o Congresso Nacional. Quem vai decidir se vai ou no sustar a defesa considerada irregular vai ser o prprio Congresso Nacional. A CMO, ao se deparar com indcios de despesas no autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos no programados ou de subsdios no aprovados (so s alguns exemplos de despesas no autorizadas), tem competncia para solicitar esclarecimentos da autoridade governamental responsvel. O responsvel dispor de cinco dias (corridos) para isso. Se os esclarecimentos forem considerados insuficientes ou no forem prestados, a
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

28

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

comisso provocar o TCU, para que, em trinta dias (corridos), emita um parecer conclusivo sobre a referida despesa. No caso de o parecer do TCU concluir pela irregularidade da despesa, e entendendo a comisso que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, esta propor ao Congresso Nacional a sua sustao. COMPOSIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Ministros do TCU O primeiro aspecto a ser ressaltado que o Tribunal de Contas da Unio composto por nove Ministros. Art. 73. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros (...). 1 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: I mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos de idade; II idoneidade moral e reputao ilibada; III notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; IV mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija conhecimentos mencionados no inciso anterior. Reparem que a Constituio no impe restrio a brasileiro naturalizado. Outra observao, que no h a necessidade de curso superior em rea especfica para ser Ministro do TCU. Seguindo, vamos ver como feita a escolha dos Ministros do Tribunal de Contas da Unio: 2 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero escolhidos: I um tero pelo Presidente Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre os auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antiguidade e merecimento; II dois teros pelo Congresso Nacional.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

29

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Repararam que seis Ministros do TCU so escolhidos pelo Congresso Nacional? Essa escolha pode recair em qualquer pessoa que preencha os requisitos apresentados no art. 73 da CF/1988. Dessa forma, no h nenhuma necessidade de o Ministro a ser escolhido pelo Congresso Nacional ter sido deputado ou senador. Ainda com relao a esses seis Ministros, como foram escolhidos pelo prprio Congresso Nacional, no h necessidade de serem aprovados pelo Senado Federal. Somente os escolhidos pelo Presidente da Repblica, isto , trs Ministros, devem passar por essa aprovao do Senado Federal. Com relao aos trs escolhidos pelo Presidente da Repblica, a Constituio prev que somente um pode ser de sua livre escolha, uma vez que os outros dois devem ser escolhidos dentre Auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas. Importante anotar que o art. 35 do Regimento Interno/TCU estabelece que: em caso de vacncia, a competncia para a escolha de ministro do Tribunal de Contas da Unio ser definida de modo que mantenha a composio mencionada no artigo anterior.. Dessa forma, a composio de Ministros deve ser sempre a seguinte: - seis que tenham sido indicados pelo Congresso Nacional e trs que tenham sido indicados pelo Presidente da Repblica - dos Ministros escolhidos pelo Presidente, um deve ser oriundo dos Auditores e outro dos membros do Ministrio Pblico junto ao TCU. Assim, por exemplo, caso haja aposentadoria de um Ministro oriundo do quadro de Auditores, o novo Ministro deve, obrigatoriamente, ser escolhido dentre os Auditores da Corte de Contas. Cuidado! Embora seis ministros sejam escolhidos pelo Congresso Nacional, TODOS os nove componentes da Corte de Contas so nomeados pelo Presidente da Repblica (art. 84, inciso XV, a CF). Dando prosseguimento acerca das disposies contidas no Art. 73 da CF, verifica-se que a Constituio equipara os Ministros do Tribunal de Contas da Unio aos Ministros do Superior Tribunal de Justia. Art. 73 O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

30

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies previstas no art. 96. (...) 3 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia, aplicando-selhes, quanto aposentadoria e penso, as normas constantes do art. 40. Cuidado! A ESAF costuma tentar pegar os candidatos afirmando que a equiparao com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros do TCU se equiparam aos ministros do Superior Tribunal de Justia (STJ). Com relao s garantias, elas esto estabelecidas no prprio texto constitucional, artigo 95. So elas: - vitaliciedade, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; - inamovibilidade; - irredutivibilidade de vencimentos/subsdios. Alm dessas garantias, a LOTCU prev ainda como garantia, a aposentadoria, com proventos integrais, compulsoriamente aos setenta anos de idade ou por invalidez comprovada, e facultativa, aps trinta anos de servio, contados na forma da lei. Os impedimentos tambm esto consignados na Constituio Federal, no pargrafo nico do artigo 95. vedado aos membros dos Tribunais de Contas: a) exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; b) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; c) dedicar-se a atividade poltico-partidria; d) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em l;

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

31

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

e) exercer a advocacia no tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs amos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. Resumo com relao aos Ministros do Tribunal de Contas da Unio: - TCU composto por nove membros, isto , so os nove Ministros; - para uma pessoa ser Ministro do TCU, deve satisfazer os requisitos previstos no 1 do art. 73 da CF/1988 (mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; idoneidade moral e reputao ilibada; notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica e mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados); - os Ministros do TCU so equiparados a Ministro do STJ e so escolhidos da seguinte forma: trs pelo Presidente da Repblica, sendo que desses, um deve vir do quadro de membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal e um do quadro de Auditores; os outros seis pelo Congresso Nacional; - os Ministros indicados pelo Presidente da Repblica devem ser aprovados pelo SENADO FEDERAL; quem d a posse para os Ministros o Presidente do TCU, que ocorre em sesso extraordinria do Plenrio; e - independentemente do processo de escolha, todos os nove Ministros so nomeados pelo Presidente da Repblica (art. 84, inciso XV, da CF). Auditores Em nmero de quatro, os Auditores substituem os ministros em caso de vacncia, frias, impedimentos, licenas e outros afastamentos legais. por isso que os Auditores do TCU costumam ser chamados de MINISTROSSUBSTITUTOS. Diferentemente do que ocorre com os Ministros, o ingresso no cargo de Auditor se faz por meio de concurso de provas e ttulos. Todavia, o art. 77 da Lei Orgnica do TCU estabelece que, para investidura no cargo de Auditor, deve-se preencher os mesmos requisitos exigidos para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da Unio, ou seja, o que est preconizado no 1 do art. 73 da CF/1988.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

32

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

A Constituio apresenta as seguintes garantias e impedimentos aos Auditores: Art. 73. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies previstas no art. 96. (...) 4 - O auditor, quando em substituio a Ministro, ter as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exerccio das demais atribuies da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal. Portanto, o Auditor no curso normal de suas atividades dentro do TCU possui as mesmas garantias e impedimentos de juiz de Tribunal Regional Federal, ou seja, de juiz de 2 instncia. Contudo, quando em substituio a Ministro, possui as mesmas garantias e impedimentos de Ministro do Superior Tribunal de Justia (STJ).

RELACIONAMENTO DO TCU COM O CONGRESSO NACIONAL


No Brasil, o controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio dos Tribunais de Contas. O caput do art. 70, combinado com o caput do art. 71, define que o Congresso Nacional possui a titularidade do controle externo, que ser exercido com o apoio do Tribunal de Contas da Unio. Porm, o TCU no rgo subordinado ao Congresso Nacional e tampouco exerce papel secundrio, por ser a titularidade do controle externo do rgo legislativo. Como vimos, o TCU rgo administrativo autnomo. O TCU no est subordinado ao Legislativo, mas presta auxlio ao Congresso no controle da Administrao Pblica, portanto, mais correto falar-se que o TCU rgo de colaborao aos Poderes. A Constituio Federal estabelece em seu art. 71 competncias exclusivas do TCU. Por exemplo, somente o TCU pode julgar as contas dos administradores de bens e recursos e realizar auditorias e inspees. Assim, no pode o Congresso Nacional julgar contas dos gestores ou realizar auditorias e inspees, mesmo em caso de omisso do TCU.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

33

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Ademais, no cabe ao Congresso Nacional e a qualquer outro rgo rever as decises de mrito do Tribunal, como, por exemplo, alterar o mrito do julgamento da Corte. As decises do TCU so recorrveis ao prprio Tribunal, mediante os recursos previstos em seu Regimento Interno. Todavia, pode o Poder Judicirio pronunciar a nulidade de um julgamento do TCU, por inobservncia da legalidade. O correto afirmar que o TC presta auxlio ao Poder Legislativo no exerccio do controle externo, possuindo o Parlamento e o TCU competncias privativas, sem prejuzo de outras competncias e atribuies conjuntas entre os dois rgos. Vale ressaltar que a fiscalizao dos Tribunais de Contas pode se dar por iniciativa prpria (de ofcio) ou exercida por iniciativa do Poder Legislativo. O Tribunal apreciar, em carter de urgncia, os pedidos de informaes e as solicitaes que lhe forem endereados pelo Congresso Nacional ou por suas Comisses Tcnicas ou de Inqurito. As referidas hipteses so: a) auditorias e inspees de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio e demais rgos e entidades sujeitos a sua jurisdio; b) solicitaes de informaes sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; c) pronunciamento conclusivo sobre a matria que seja submetida a sua apreciao pela Comisso Mista Permanente do art. 166, 1, da CF; A CF estabelece que caber Comisso Mista de Oramento do Congresso Nacional proceder ao acompanhamento e a fiscalizao oramentria: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados:

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

34

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58. d) auditoria solicitada pela comisso mista permanente de senadores e deputados ou por comisso tcnica de qualquer das casas do Congresso Nacional, em projetos e programas autorizados na lei oramentria anual, em que se avaliam os seus resultados quanto eficcia, eficincia, efetividade e economicidade. Como exemplo de atuao conjunta entre o Legislativo e o Tribunal de Contas, alm do pronunciamento conclusivo a que se refere ao item c acima, tem-se o parecer prvio emitido pelo TCU sobre as contas de governo, que subsidia o julgamento por parte do rgo legislativo. Outro aspecto relevante que envolve a relao entre o Congresso Nacional e TCU que, embora no haja subordinao entre os dois, o TCU presta contas de sua atuao e desempenho ao Congresso Nacional, que o titular do controle externo, encaminhando-lhe relatrios trimestrais e anuais.

O EXERCCIO DO CONTROLE POR MEIO DA APRECIAO E JULGAMENTO DE CONTAS


No setor privado, os diretores e gerentes dos negcios de uma empresa devem prestar contas aos acionistas e cotistas (donos da empresa) sobre os resultados conseguidos na administrao dos recursos. Essa prestao de contas feita especialmente por meio de relatrios peridicos que demonstram o desempenho e os resultados conseguidos na administrao da empresa e das demonstraes financeiras, que espelham a situao patrimonial e financeira em determinada data e os resultados alcanados em determinado perodo. No setor pblico, como ensina Domingos Poubel de Castro, em sua obra Auditoria e Controle Interno na Administrao Pblica, embora nem todos os gestores tenham se conscientizado que devem prestar contas sociedade das aes desenvolvidas para solucionar os problemas da comunidade, sabem muito bem que tm que prestar contas aos Tribunais de Contas sobre a forma como administram os recursos recebidos, demonstrando que foram
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

35

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

respeitados os princpios da Administrao Pblica (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia) e prestados os servios pblicos de forma eficaz. Em verdade, a prestao de contas do administrador pblico a demonstrao, perante o Estado e a sociedade, de como foi a aplicao dos recursos pblicos que teve sob a sua responsabilidade. Todo aquele que gerir dinheiro pblico ou administrar bens ou interesses da comunidade deve prestar contas ao rgo competente para a fiscalizao. Como bem lembra Valdecir Pascoal, a obrigao de prestar contas uma conseqncia do princpio republicano. A prpria Declarao dos Direitos do Homem, de 1789, estatui, em seu artigo 15, que a sociedade tem o direito de pedir conta a todo agente pblico de sua Administrao. A Constituio Federal, ao tratar da fiscalizao exercida pelo Estado sobre a Administrao Pblica, no pargrafo nico do seu art. 70 reza que a obrigao de prestar contas imposta a todos que, de alguma forma, administrem recursos pblicos: Art. 70 (...) Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. O dispositivo estabelece que todas as pessoas, fsicas ou jurdicas, pblicas ou privadas, que tratem com recursos de origem federal devero prestar contas desses recursos. A prestao de contas no mbito federal ser ao TCU, a quem cabe julgar as contas. Por simetria, aquele que utilize recursos de origem estadual ou municipal deve prestar contas ao rgo estadual ou municipal competente, conforme o caso. Porm, cuidado, pois uma Prefeitura ou Estado que receba recursos federais mediante convnio com a Unio dever prestar contas ao rgo federal que transferiu os recursos. Por sua vez, o rgo pblico federal que celebrou o convnio em nome da Unio, concedente dos recursos, dever prestar contas anuais ao TCU. Portanto, indiretamente o tribunal receber e julgar as contas de todos aqueles que administraram os recursos pblicos, seja quem transferiu seja quem aplicou os recursos.
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

36

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

O mesmo processo ocorre quando um servidor pblico recebe um adiantamento ou suprimento de fundos para realizar determinadas despesas e assume o dever de prestar contas ao respectivo rgo ou entidade pblica. Quanto prestao de contas anual, o prprio Tribunal de Contas define normativamente o contedo das peas e informaes constantes do processo de prestao de contas, tais como: relatrio de gesto, balanos, demonstrativos, declaraes e demais documentos. luz do dispositivo, fica claro que no interessa se a pessoa que est administrando recursos pblicos pertena Administrao Pblica. O que importa para efeito do alcance da fiscalizao que os recursos sejam pblicos. Assim, apresentamos alguns exemplos de pessoas que esto sujeitas ao dever de prestar contas e fiscalizao e ao julgamento das referidas contas por parte do Tribunal de Contas da Unio: pessoas fsicas que tenham recebido recursos pblicos; particulares que tenham guardado recursos pblicos. Exemplo: armazns privados que guardam ou estocam bens pblicos; entidades privadas (ONGs, OSCIPs, fundaes, etc) que tenham recebido e aplicado recursos pblicos; empresas de economia mista, em que a Unio detenha a maioria do capital com direito a voto; organizaes sociais que tenham gerido recursos oramentrios e bens pblicos destinados ao contrato de gesto; entidades paraestatais (SEBRAE, SESC, SENAI, etc). Nos termos da Lei Orgnica do TCU, tambm esto sujeitos jurisdio do Tribunal os sucessores dos administradores e responsveis, at o limite do valor do patrimnio transferido. A reparao do dano transmite-se aos sucessores e herdeiros, at o limite do patrimnio transferido, mas no se transfere o dever de prestar

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

37

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

contas e a obrigao de pagar a multa, pois personalssima, ante o seu carter punitivo. ATENO: Quando falamos em julgamento das contas pelo TCU, quer dizer que essas pessoas esto sujeitas ao julgamento pelo Tribunal, seja de forma ordinria (anual) ou mediante procedimento especial denominado de tomada de contas especial - TCE, caso causem prejuzo ou dano Unio. Por exemplo, uma entidade privada que receba um recurso pblico ou um armazm privado que guarde bens pblicos podem no ser obrigados a prestar contas anualmente ao TCU, mas esto sujeitos obrigao de prestar contas dos recursos ao Poder Pblico. Em caso de algum desvio ou omisso no dever de prestar contas, sero alcanados pelo TCU em sede de tomada de contas especial. Portanto, alm do dever de prestar contas, o referido dispositivo define a jurisdio da fiscalizao ou controle governamental, indicando aqueles que esto sujeitos ao alcance do controle ou auditoria governamental. Outro aspecto a ser destacado que o legislador quando mencionou bens, dinheiros ou valores foi com o cuidado de no deixar de fora da norma qualquer coisa que esteja na esfera patrimonial: recursos financeiros, caues, ttulos, bens mveis e imveis, etc. Alm disso, o constituinte ainda disciplinou a obrigao de prestar contas de bens e valores pblicos pelos quais a Unio responda, mesmo que esses recursos no lhe pertenam, como o caso de uma cauo dada por um licitante em um contrato pblico, devendo o gestor prestar contas do que foi recebido a ttulo de cauo e o que foi devolvido aos licitantes. O dever de prestar contas tambm abrange aqueles que assumem obrigao de natureza pecuniria em nome da Unio. Esse o caso de uma operao de crdito externa feita por um ente da federao com aval da Unio. CONTAS DE GESTO E CONTAS DE GOVERNO preciso diferenciar CONTAS DE GESTO de CONTAS DE GOVERNO. As contas de gesto so prestadas pelos administradores de bens e recursos pblicos e visam a comprovar se a aplicao dos recursos pblicos ocorreu em conformidade com os normativos atinentes matria.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

38

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

As contas de gesto so submetidas auditoria realizada pelos rgos de controle interno (Secretaria de Controle Interno da Cmara dos Deputados, por exemplo), que as certificam (emite certificado/parecer de auditoria). Posteriormente so enviadas para julgamento por parte dos Tribunais de Contas. Trata-se de competncia prpria (privativa) do Tribunal de Contas, passvel to-somente de controle judicial, no cabendo qualquer reviso por parte do Poder Legislativo. As contas a serem julgadas pelos Tribunais de Contas podem ser anuais ou ordinrias e especiais, quando houver dano ao Errio. As contas de governo so aquelas prestadas pelos titulares dos rgos e poderes e se preocupam, dentre outras coisas, com a conduo polticas publicas, com a evoluo dos ndices econmicos e sociais, com o atingimento ou no das metas estatudas na Lei de Responsabilidade Fiscal (despesas de pessoal, endividamento pblico etc.), bem como com o desempenho da arrecadao em relao previso, destacando as providncias adotadas no mbito da fiscalizao das receitas e combate sonegao. As contas de governo so submetidas exame e auditoria (apreciao) realizados pelos Tribunais de Contas, que emitem parecer prvio. Posteriormente so enviadas para julgamento por parte do Poder Legislativo. No que concerne s contas de governo, o Tribunal de Contas emite parecer prvio sobre as contas do titular do Poder Executivo. Segue abaixo um resumo esquemtico da apreciao e do julgamento das contas de governo:

CONTAS DE GOVERNO Presidente Repblica Governador Prefeitos

Contas prestadas ao Congresso Nacional Assemblia Legisl. Cmara Vereadores

Contas remetidas aos Tribunais de Contas para emisso de PARECER PRVIO

Seguem para a Comisso JULGAMENTO pelo: Parlamentar (CMO no Congresso Nacional mbito federal) para Assemblia Legislativa emisso Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.brde PARECER Cmara Municipal (projeto de decreto (emisso de decreto legislativo) legislativo)

39

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Portanto, as contas de governo so julgadas pelo rgo legislativo. Nesse caso, os Tribunais de Contas auxiliam o Poder Legislativo, atravs da emisso do parecer prvio, que no vincula o Congresso Nacional ou a Assemblia Legislativa. No obstante, em relao aos Municpios, o parecer prvio vincula at certo ponto o Legislativo Municipal, na medida em que s deixar de prevalecer por deciso de DOIS TEROS dos membros da Cmara dos Vereadores, em face do disposto no 2 do art. 31 da Constituio Federal. Contas de Governo Prestao de contas do Presidente da Repblica. O TCU aprecia essas contas e emite parecer prvio. Quem as julga o Congresso Nacional. Contas de Gesto Prestao de contas dos gestores de recursos pblicos. O TCU julga as contas dos gestores.

TOMADAS E PRESTAES DE CONTAS ANUAIS (ORDINRIAS) O Tribunal de Contas da Unio possui poder regulamentar e quem disciplina a organizao dos processos de tomada e prestao de contas a serem submetidos ao Tribunal. A Instruo Normativa TCU n 63/2010 estabelece normas de organizao e de apresentao dos relatrios de gesto e das peas complementares que constituiro os processos de contas da administrao pblica federal, para julgamento do Tribunal de Contas da Unio, nos termos do art. 7 da Lei n 8.443, de 1992 (Lei Orgnica do TCU). De acordo com o art. 1 da IN TCU n 63/2010, processo de contas o processo de trabalho do controle externo, destinado a avaliar e julgar o desempenho e a conformidade da gesto das pessoas abrangidas pelos incisos I, III, IV, V e VI do art. 5 da Lei n 8.443/92, com base em documentos, informaes e demonstrativos de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial, obtidos direta ou indiretamente.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

40

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Assim, o processo de contas permite avaliar a conformidade e o desempenho, a saber: a) exame da conformidade: anlise da legalidade, legitimidade e economicidade da gesto em relao a padres normativos e operacionais, expressos nas normas e regulamentos aplicveis, e da capacidade dos controles internos de identificar e corrigir falhas e irregularidades; b) exame do desempenho: anlise da eficcia, eficincia, efetividade e economicidade da gesto em relao a padres administrativos e gerenciais, expressos em metas e resultados negociados com a administrao superior ou definidos nas leis oramentrias, e da capacidade dos controles internos de minimizar riscos e evitar falhas e irregularidades; ATENO: Os processos de prestaes de contas constituem um controle a posteriori ou subsequente, de carter mais corretivo, do que preventivo, pois visa ao julgamento pelo TCU dos atos de gesto dos administradores pblicos j ocorridos. Cabe ressaltar o que dispe o art. 84 da lei n 4.320, de 1964, que estabelece o papel relevante que os rgos de contabilidade possuem na elaborao das contas, ou na orientao de seu levantamento pelos gestores responsveis: Art. 84. Ressalvada a competncia do Tribunal de Contas ou rgo equivalente, a tomada de contas dos agentes responsveis por bens ou dinheiros pblicos ser realizada ou superintendida pelos servios de contabilidade. Tipos de processos de contas anuais At a vigncia da IN TCU 57/2008, conforme a natureza jurdica da Unidade Jurisdicionada - UJ, o processo de contas poderia ser mediante tomada ou prestao de contas. A tomada de contas era o processo de contas relativo gesto dos responsveis por unidades jurisdicionadas da administrao federal direta. J a prestao de contas era o processo de contas relativo gesto dos responsveis por unidades jurisdicionadas da administrao federal indireta e daquelas no classificadas como integrantes da administrao direta federal. Com a publicao da IN TCU 63/2010, houve a excluso dos incisos do
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

41

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

art. 1 da IN, que estabeleciam o conceito de tomada de contas e prestao de contas. A excluso desses dois incisos visa adoo de linguagem mais genrica para referncia aos processos de contas, no mais os classificando de acordo com os conceitos de tomada e de prestao de contas. Esses termos foram substitudos nos normativos por processos de contas, quando se referir ao processo autuado no Tribunal para esse fim, ou prestao de contas lato sensu, representando o cumprimento da obrigao contida no art. 70 da CF e valendo para qualquer tipo de UJ, independentemente da natureza jurdica. Assim, os processos sero autuados no TCU seguindo a nomenclatura: Prestao de contas quando a iniciativa de apresentar contas tiver sido da unidade ou do responsvel obrigado a apresent-las. Neste caso, ser autuado no TCU um Processo de Prestao de Contas Ordinrias. Tomada de contas quando uma unidade ou responsvel estiver, pelas normas, obrigada a apresentar contas, mas, no o fizer no prazo estabelecido. Assim, um rgo de controle (interno ou externo) tomar as contas dessa unidade ou responsvel, sendo autuado no TCU um Processo de Tomada de Contas Ordinrias. O processo de contas poder ser: Processo de contas ordinrias: processo de contas referente a exerccio financeiro determinado, constitudo pelo Tribunal segundo critrios de risco, materialidade e relevncia; Processo de contas extraordinrias: processo de contas constitudo por ocasio da extino, liquidao, dissoluo, transformao, fuso, incorporao ou desestatizao de unidades jurisdicionadas, cujos responsveis estejam alcanados pela obrigao prevista no art. 70, pargrafo nico, da Constituio Federal, para apreciao do Tribunal nos termos do art. 15 da Lei n 8.443, de 1992. CRITRIOS PARA DEFINIO DA FORMA E CONTEDO DAS CONTAS: Risco: possibilidade de algo acontecer e ter impacto nos objetivos, sendo medido em termos de consequncias e probabilidades. Materialidade: volume de recursos envolvidos. Relevncia: aspecto ou fato considerado importante, em geral no contexto do objetivo delineado, ainda que no seja material ou
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

42

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

economicamente significativo. Relatrio de gesto x Processo de contas O atual modelo ou sistemtica de contas, no mbito federal, compreende a figura do RELATRIO DE GESTO, que deve ser obrigatoriamente apresentado por todas as unidades jurisdicionadas obrigadas ao dever de prestar contas. A IN TCU 63/2010 mantm essa lgica estabelecendo que os relatrios de gesto devem ser apresentados anualmente ao Tribunal pelos responsveis das unidades jurisdicionadas, relacionadas em deciso normativa, que lhes fixar a forma, contedo e prazo. O Tribunal definir tambm anualmente, em deciso normativa, as unidades jurisdicionadas cujos responsveis tero processos de contas ordinrias constitudos para julgamento, assim como os contedos e a forma das peas que os comporo e os prazos de apresentao. Os responsveis pelas unidades jurisdicionadas no relacionadas na deciso normativa citada acima, no tero as contas do respectivo exerccio julgadas pelo Tribunal nos termos do art. 6 da Lei n 8.443, de 1992, sem prejuzo de o Tribunal determinar a constituio de processo de contas em deciso especfica e da manuteno das demais formas de fiscalizao exercidas pelos controles interno e externo. Portanto, so duas decises normativas. Uma relacionando todos os rgos e unidades que devem apresentar relatrio de gesto e outra apontando quem ter processo de contas constitudo para julgamento pelo TCU. A apresentao tempestiva do relatrio de gesto, com o contedo e forma fixados em deciso normativa do TCU, configura o cumprimento da obrigao de prestar contas, nos termos do art. 70 da Constituio Federal. Os relatrios de gesto devem ser apresentados ao Tribunal em meio informatizado, conforme orientaes contidas em deciso normativa. Os relatrios de gesto ficaro disponveis para livre consulta no Portal do Tribunal na Internet, em at quinze dias da data limite para apresentao.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

43

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

O relatrio de gesto de unidade jurisdicionada relacionada na deciso normativa que exigir um processo de contas deve ser submetido auditoria de gesto e s demais providncias a cargo do respectivo rgo de controle interno. Abrangncia do Relatrio de Gesto Os relatrios de gesto devem abranger a totalidade da gesto da unidade jurisdicionada, ou seja, todos os bens e recursos oramentrios e extra-oramentrios utilizados, arrecadados, guardados ou geridos pelas unidades jurisdicionadas, ou pelos quais elas respondam, includos os oriundos de fundos de natureza contbil recebidos de entes da administrao pblica federal ou descentralizados para execuo indireta. Rol de Responsveis De acordo com a IN TCU 63/2010, os responsveis que tero suas contas julgadas pelo TCU e, portanto, figuraro no Rol de Responsveis, so: a) o dirigente mximo da unidade jurisdicionada que apresenta as contas ao TCU; b) o membro de diretoria ou ocupante de cargo de direo no nvel de hierarquia imediatamente inferior e sucessivo ao do dirigente de que trata o inciso anterior, com base na estrutura de cargos aprovada para a unidade jurisdicionada; c) o membro de rgo colegiado que, por definio legal, regimental ou estatutria, seja responsvel por ato de gesto que possa causar impacto na economicidade, eficincia e eficcia da gesto da unidade. Contedo e peas dos Processos de Contas Os autos iniciais dos processos de contas sero constitudos das peas a seguir relacionadas: 1. rol de responsveis; 2. relatrio de gesto; 3. relatrios e pareceres de rgos, entidades ou instncias que devam se pronunciar sobre as contas ou sobre a gesto dos

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

44

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

responsveis pela unidade jurisdicionada, consoante previso em lei ou em seus atos constitutivos, observados os formatos e os contedos definidos em deciso normativa; 4. relatrio de auditoria de gesto, emitido pelo rgo de controle interno, conforme formato e contedo definidos em deciso normativa; 5. certificado de auditoria, emitido pelo rgo de controle interno competente; 6. parecer conclusivo do dirigente do rgo de controle interno competente; e 7. pronunciamento expresso do ministro de estado supervisor da unidade jurisdicionada, ou da autoridade de nvel hierrquico equivalente, atestando haver tomado conhecimento das concluses contidas no parecer do dirigente do rgo de controle interno competente sobre o desempenho e a conformidade da gesto da unidade supervisionada. Exames e relatrios do controle interno Os processos de contas so organizados pelos gestores e encaminhados aos rgos do sistema de controle interno de cada Poder para realizao das auditorias de gesto, em apoio ao Tribunal de Contas da Unio. Os exames do rgo de controle interno competente sobre a gesto dos responsveis devem abranger todos os recursos, oramentrios e extraoramentrios, utilizados, arrecadados, guardados ou geridos pelas unidades jurisdicionadas ou pelos quais elas respondam, includos os oriundos de fundos de natureza contbil recebidos de entes da administrao pblica federal ou descentralizados para execuo indireta. Como resultado das auditorias, os rgos de controle interno elaboram o relatrio de auditoria, acompanhado do certificado, e o parecer do dirigente de controle interno. De acordo com a IN TCU 63/2010, os relatrios de auditoria de gesto emitidos pelos rgos de controle interno devem ser compostos dos achados devidamente caracterizados pela indicao da situao encontrada e do critrio adotado e suportados por papis de trabalho, mantidos em

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

45

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

arquivos disposio do Tribunal. Reparem que o TCU somente exige que os rgos de controle interno descrevam os achados (impropriedades, ilegalidades e irregularidades) nos relatrios de auditoria de avaliao de gesto, indicando a situao encontrada e o critrio (o que deveria ser encontrado de acordo com a norma ou boa prtica). No se exige outros elementos, tais como a causa, o efeito e as evidncias. Os certificados de auditoria, pareceres dos dirigentes de controle interno e pronunciamentos ministeriais, se opinarem pela regularidade com ressalvas e irregularidade das contas dos responsveis, devem indicar os fatores motivadores para cada responsvel. TOMADA DE CONTAS ESPECIAL - TCE Sujeitam-se ainda, jurisdio dos tribunais de contas, aqueles que derem causa a perda, extravio ou irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. Portanto, no mbito dos tribunais de contas, esto obrigados a apresentarem ou a terem as suas contas tomadas, ainda que extraordinariamente, todo aquele que, na gesto temporria da coisa pblica, de alguma forma, cause prejuzo ao errio, por exemplo, na aplicao de recursos transferidos mediante convnio, a Estados, Municpios ou a outra entidade que a lei autorize. A Tomada de Contas Especial TCE pode ser entendida como tomada de contas em circunstncias especiais. A TCE um instrumento legal destinado a identificar eventuais prejuzos na guarda e aplicao de recursos pblicos com vistas ao ressarcimento do Errio, nos termos do art. 70 da Constituio Federal. TCE definida no artigo 3 da IN/TCU n 56/2007 da seguinte forma: Art. 3 Tomada de contas especial um processo devidamente formalizado, com rito prprio, para apurar responsabilidade por ocorrncia de dano administrao pblica federal e obteno do devido ressarcimento.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

46

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Objetivos da TCE Nas definies de TCE, observamos que um procedimento de tomada de contas especial tem como objetivos bsicos: apurar os fatos que resultaram em prejuzo ao Errio (O QU); identificar e qualificar os agentes causadores do dano (QUEM e COMO); quantificar o prejuzo sofrido pelos cofres pblicos (QUANTO); Tais objetivos possibilitam o alcance da finalidade maior de uma TCE que o ressarcimento dos cofres pblicos. Se no pela prpria via administrativa da TCE, pela obteno, ao fim de seu julgamento, de um ttulo executivo para cobrana judicial da dvida, consubstanciado no acrdo condenatrio proferido pelo Tribunal de Contas da Unio (art. 23, inciso III, alnea b, da Lei n 8.443/92). Fatos que ensejam a instaurao da TCE De acordo com o caput do artigo 8 da Lei n 8.443/92, o Administrador deve tomar as providncias necessrias instaurao da TCE nas seguintes ocorrncias: omisso no dever de prestar contas; no comprovao da aplicao dos recursos repassados pela Unio; desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos; qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte em dano ao Errio. Dentro dessa abrangncia, a TCE pode ser instaurada at mesmo em caso de roubo, furto ou perda de bens. Devemos destacar ainda que tanto no caso de dolo como de culpa, a TCE ser instaurada. Assim, se o agente quis praticar a conduta que gerou o dano ao errio ou se agiu com negligncia, imprudncia ou impercia, haver a instaurao da TCE. Contudo, o artigo 1, 3 da IN/TCU n 56/2007, define a TCE como medida de exceo, que s deve ser instaurada depois de esgotadas as providncias administrativas internas para recomposio do Errio. O procedimento evita acmulo de processo no TCU e est em perfeita sintonia com princpio da eficincia.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

47

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Assim, no mbito federal, a tomada de contas especial tem carter excepcional e s deve ser instaurada depois de esgotadas todas as medidas administrativas internas para a reparao do dano, tanto pelo prprio TCU como pelos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal. Caso haja uma situao que enseja a instaurao de TCE e a autoridade responsvel no a providencie, o Tribunal determinar a sua instaurao, fixando prazo para cumprimento da deciso. As normas definem ainda que a inrcia do responsvel implica na sua responsabilidade solidria, respondendo com aqueles que deram causa ao dano ao errio pelo ressarcimento do total do dbito. Converso de Processo em TCE Alm do caso de instaurao do processo administrativo de TCE, o TCU pode converter processo de outra natureza em tomada de contas especial para posterior julgamento. Nessa hiptese, a TCE, em vez de surgir de modo externo ao Tribunal, surge da atividade fiscalizadora do TCU. Isso ocorre porque s em processos de contas ordinrias, extraordinrias ou especiais o Tribunal pode julgar as contas de responsvel irregulares e conden-lo a ressarcir os cofres pblicos pelo prejuzo. Essa converso processo de outra natureza em TCE est prevista no artigo 47, caput, da Lei n 8.443/92: Art. 47 Ao exercer a fiscalizao, se configurada a ocorrncia de desfalque, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio, o Tribunal ordenar, desde logo, a converso do processo em tomada de contas especial, salvo a hiptese prevista no art. 93 desta Lei. (grifou-se) Casos em que no se instaura a TCE Vimos que a principal condio para se instaurar uma TCE a existncia de um dano causado por agente pblico, o que inclui um particular que esteja gerindo ou aguardando bens e recursos pblicos. Outra condio que a autoridade competente tenha esgotado as medidas administrativas para obteno do respectivo ressarcimento. Contudo, existem duas situaes trazidas pela IN/TCU n 56/2007 e descritas a seguir em que, mesmo presentes os pressupostos para a tomada

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

48

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

de contas especial, a instaurao do processo fica dispensada consequentemente, o seu encaminhamento ao TCU para julgamento.

e,

Essas situaes se aplicam at mesmo aos processos j eventualmente constitudos e em trmite no TCU, no Controle Interno ou nos rgos e entidades de origem, conforme estabelecido no art. 10 da referida norma. So elas: Valor do Dano Atualizado Inferior ao Limite Fixado Considerando que a recomposio de dano administrao pblica federal deve pautar-se pelos princpios da racionalizao administrativa e da economia processual, de modo a evitar que o custo da apurao e da cobrana seja superior ao valor da importncia a ser ressarcida, a IN/TCU n 56/2007 estabeleceu, em seu artigo 5, que a tomada de contas s deve ser instaurada e remetida ao Tribunal para julgamento quando o valor do dano, atualizado monetariamente (sem acrscimo de juros de mora), for igual ou superior quantia fixada pelo Tribunal para esse efeito. O art. 12 da IN/TCU n 56/2007 fixou o valor de R$ 23.000,00 (vinte e trs mil reais), como valor mnimo para instaurao e remessa da tomada de contas especial para julgamento. No caso das tomadas de contas especiais no instauradas ou no remetidas ao TCU, em virtude do valor do dano atualizado monetariamente ser inferior a R$ 23 mil, a autoridade administrativa deve providenciar a incluso do nome do responsvel no cadastro informativo de crditos no quitados do governo federal (CADIN) e em outros cadastros afins, na forma da legislao em vigor (art. 5, 2, da IN/TCU n 56/2007), obviamente, se a dvida no for recolhida. Aps Decorridos 10 Anos do Fato Gerador Salvo determinao em contrrio do Tribunal, fica dispensada a instaurao de tomada de contas especial aps transcorridos 10 (dez) anos desde o fato gerador, sem prejuzo de apurao da responsabilidade daqueles que tiverem dado causa ao atraso, conforme estabelece o art. 5, 4 da IN TCU n 56/2007. Fases da TCE Uma das diferenciaes entre a TCE e um Procedimento Administrativo Disciplinar ou uma Sindicncia consiste no fato de que a TCE no julgada pelo rgo que a instaura. O julgamento da TCE cabe ao TCU. Essa caracterstica promove um verdadeiro divisor de guas no desenvolvimento

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

49

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

de um processo de TCE, pois separa o processo em duas grandes fases interna e externa. A fase interna da TCE se d do momento de sua instaurao at seu envio ao TCU, para julgamento. Nesse momento, ainda no temos processo, temos, apenas, procedimento. J a fase externa externa em relao ao rgo/entidade que a instaurou representa todo o desenvolvimento da TCE no mbito do TCU, at seu julgamento final. Na fase externa, o que era mero procedimento passa a ser processo, e, por conta disso, devem ser observados os princpios do contraditrio e da ampla defesa. JULGAMENTO DAS CONTAS PELO TCU Quando as contas (anuais e especiais) do entrada no TCU, inicia-se a fase externa dos processos, com a sua instruo e julgamento de mrito pelo TCU. Para o concurso, importa estudarmos as deliberaes adotadas pelo Tribunal em processos de contas. Nesta etapa processual, as decises do TCU podem ser preliminares, definitivas ou terminativas, adotadas por despacho do relator ou mediante acrdo por qualquer dos colegiados Plenrio ou Cmaras. Preliminar a deciso adotada, antes do exame de mrito, de cunho saneador, pelo Tribunal, proferida por qualquer de seus colegiados, pelo relator ou por delegao de competncia deste, pelo titular da unidade tcnica (secretrio), pelo qual determina, dentre outras providncias, a realizao de diligncia e a audincia (sem dano) ou a citao (com dano) do responsvel, para que apresente suas justificativas ou alegaes de defesa. Definitiva a deciso, de mrito, pela qual o Tribunal, Plenrio ou Cmara, julga as contas regulares, regulares com ressalva ou irregulares. Contas Regulares quando expressarem, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel. O Tribunal dar quitao plena ao responsvel. Contas Regulares com ressalva quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que no resulte dano ao errio. O Tribunal dar quitao ao responsvel e lhe determinar, ou a quem lhe haja

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

50

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

sucedido, a adoo de medidas necessrias correo das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrncia de outras semelhantes. Contas Irregulares quando comprovada qualquer das seguintes ocorrncias: a) omisso no dever de prestar contas; b) prtica de ato de gesto ilegal, ilegtimo, antieconmico, ou infrao norma legal ou regulamentar de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial; c) dano ao errio decorrente de ato de gesto ilegtimo ao antieconmico; d) desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores pblicos. - O Tribunal poder julgar irregulares as contas no caso de reincidncia no descumprimento de determinao de que o responsvel tenha tido cincia, feita em processo de tomada ou prestaro de contas. Terminativa a deciso, sem julgamento de mrito, adotada exclusivamente pelos colegiados, pela qual o Tribunal ordena o trancamento das contas iliquidveis, consideradas assim aquelas que, por motivo de fora maior ou caso fortuito, comprovadamente alheio vontade do agente, tornar impossvel o julgamento de mrito, podendo ser reaberta num prazo de cinco anos, vista de novos elementos considerados suficientes. Aps esse prazo, o processo de contas ser encerrado, dando-se quitao ao responsvel. Caso fortuito ou de fora maior fato que no se pode prever ou evitar, que foge s foras humanas ou s foras do devedor, impedindo e impossibilitando o cumprimento da obrigao. O artigo 393 do Cdigo Civil equipara o caso fortuito ao de fora maior, tornando insignificante a divergncia de alguns autores quanto ao significado de uma ou de outra expresso. Por isso, so tomadas como expresses de mesmo significado. Terminativa, tambm, a deciso que determina o arquivamento da TCE pela ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo ou por racionalizao administrativa e economia processual. bom lembrar que, por economia, o Tribunal arquiva a TCE de valor inferior ao fixado pelo Plenrio na ltima sesso de cada ano, desde que no tenha sido ainda citado o responsvel. Contudo, o arquivamento do processo no implica em cancelamento do dbito ou quitao. Para que obtenha a quitao, o responsvel ter que recolher o valor da dvida a ele atribuda, com julgamento de mrito ou no do processo.
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

59

51

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Efeitos do julgamento com deciso definitiva Como visto, tanto no caso do julgamento das contas pela regularidade ou pela regularidade com ressalvas, haver quitao pelo Tribunal. Multa proporcional ao dbito. No caso de julgamento pela irregularidade, o Tribunal aplicar ao responsvel a multa de at 100% do valor do dbito, prevista no art. 57 da lei n 8.443/92. Havendo mais de um responsvel, mesmo que solidrio, a multa poder ser superior ao valor do dbito, pois, tendo em vista o princpio da individualizao da pena, cada um dos responsveis poder sofrer multa equivalente a 100% do valor da condenao. Multa sem dbito. Se a tomada ou prestao de contas for julgada irregular, sem que haja condenao em dbito, o Tribunal aplicar ao responsvel a multa prevista no art. 58, inciso I, da lei 8.443/92, nos limites fixados no Regimento Interno. Cabe destacar que, por se tratar de sano de natureza pecuniria, as multas tanto podem ser aplicadas a pessoas fsicas quanto jurdicas, desde que se comprove que ambas contriburam de forma direta para a existncia da irregularidade. Inabilitao para cargo/funo. Pode ainda o Tribunal, por deliberao exclusiva do Plenrio, no caso de contas julgadas irregulares, com ou sem dbito, inabilitar o responsvel para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana na Administrao Pblica federal por perodo ente cinco e oito anos, desde que a irregularidade seja considerada grave pela maioria absoluta dos Ministros. Declarao de inidoneidade do licitante. Existe ainda uma sano que, apesar de no ser uma conseqncia do julgamento pela irregularidade das contas, ao contrrio, poder a pena ser aplicada em outros processos, tais como auditorias e denncias, o Tribunal poder, comprovada a existncia de fraude licitao, declarar a inidoneidade do licitante fraudador para participar de licitao perante a Administrao Pblica federal pelo prazo de at cinco anos. Encaminhamento ao MPU. O encaminhamento da documentao pertinente ao Ministrio Pblico da Unio MPU para ajuizamento das aes civis e penais cabveis prevista no artigo 16, III, 3, da Lei n 8.443/92.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

52

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Esse encaminhamento obrigatrio e imediato nos casos de contas julgadas irregulares com base nas alneas c e d do artigo 16, III, da Lei Orgnica. Contudo, facultativo no caso das alneas a e b, ficando a critrio do Tribunal. Segundo o artigo 202, 6, do Regimento Interno, tal remessa se dar na ocasio do julgamento das contas. Isso define o sentido do termo imediatamente utilizado pela Lei Orgnica. Desconto ou Cobrana Judicial da Dvida. O artigo 28 da Lei n 8.443/92 dispe acerca das providncias que podem ser adotadas em caso de no comprovao do recolhimento do dbito e/ou multa no prazo estipulado pelo Tribunal: a) determinar o desconto integral ou parcelado da dvida nos vencimentos, salrios ou proventos do responsvel, observados os limites previstos na legislao pertinente; e b) autorizar a cobrana judicial da dvida por intermdio do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, na forma prevista no inciso III do art. 81 desta Lei. Quando no for comprovado o recolhimento da dvida no prazo fixado, a prvia autorizao do Tribunal para adoo dessas medidas deve constar da instruo, na proposta de encaminhamento. Arresto de Bens. O Tribunal no tem o poder de, por si, executar tal medida, que se d em mbito judicial. A competncia do Tribunal a de requerer a medida Advocacia-Geral da Unio ou a dirigentes de entidades que lhes so subordinadas via Ministrio Pblico. Uma vez decretada a medida, a liberao dos bens arrestados depende de uma prvia autorizao do Tribunal. A matria tratada no artigo 61 da Lei n 8.443/92: Art. 61. O Tribunal poder, por intermdio do Ministrio Pblico, solicitar Advocacia-Geral da Unio ou, conforme o caso, aos dirigentes das entidades que lhe sejam jurisdicionadas, as medidas necessrias ao arresto dos bens dos responsveis julgados em dbito, devendo ser ouvido quanto liberao dos bens arrestados e sua restituio. OBSERVAO: O arresto de bens uma medida de natureza cautelar que busca garantir eficcia ao acrdo condenatrio em dbito de responsveis. Somente se adotar medida cautelar tendente ao arresto dos bens dos responsveis julgados em dbito quando inequivocamente demonstrados os pressupostos de sua aplicao, em

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

53

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

condutas dos responsveis tendentes a frustrar o ressarcimento das quantias devidas ao errio. Cabe lembrar, por fim, que o Superior Tribunal Eleitoral poder tornar inelegvel (impugnar a candidatura) de algum que teve as contas julgadas irregulares pelo TCU. Porm, cuidado, pois a inelegibilidade no uma sano imposta pelo Tribunal de Contas. Recursos cabveis em deciso do TCU nos processos de contas Em conformidade com o art. 32 da LOATCU (Lei 8.443/92), da deciso proferida em processo de tomada ou prestao de contas cabem recursos de: reconsiderao; embargos de declarao; e reviso. O recurso de reconsiderao, que ter efeito suspensivo, ser apreciado por quem houver proferido a deciso recorrida, na forma estabelecida no Regimento Interno, e poder ser formulado por escrito uma s vez, pelo responsvel ou interessado, ou pelo Ministrio Pblico junto ao Tribunal, dentro do prazo de quinze dias, contados na forma prevista no art. 30 desta Lei. Os embargos de declarao podem ser opostos para corrigir obscuridade, omisso ou contradio da deciso recorrida, por escrito pelo responsvel ou interessado, ou pelo Ministrio Pblico junto ao Tribunal, dentro do prazo de dez dias, contados na forma prevista no art. 30 da lei 8.443/92. Os embargos de declarao suspendem os prazos para cumprimento da deciso embargada e para interposio dos demais recursos. O recurso de reviso pode ser impetrado contra deciso definitiva, ao Plenrio do Tribunal, sem efeito suspensivo, interposto por escrito, uma s vez, pelo responsvel, seus sucessores, ou pelo Ministrio Pblico junto ao Tribunal, dentro do prazo de cinco anos, contados na forma prevista no inciso III do art. 30 da lei orgnica, e fundar-se-: a) em erro de clculo nas contas; b) em falsidade ou insuficincia de documentos em que se tenha fundamentado a deciso recorrida; c) na supervenincia de documentos novos com eficcia sobre a prova produzida.

CONTROLES PRVIO, CONCOMITANTE E A POSTERIORI

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

54

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Quanto ao momento em que se realiza, o controle classificado em prvio, concomitante e subsequente ou posterior. 1. CONTROLE PRVIO (A PRIORI) o controle que antecede a concluso ou operatividade do ato, como requisito para sua eficcia. um controle preventivo, porque visa impedir que seja praticado ato ilegal ou contrrio ao interesse pbico. Exemplos: liquidao da despesa pelo gestor antes do seu pagamento; autorizao do Senado para a contratao de emprstimo externo; exame pelo TCU da legalidade de editais de licitao antes de sua ocorrncia. 2. CONTROLE CONCOMITANTE como o prprio nome diz, acompanha a atuao administrativa no momento mesmo em que ele se verifica. Trata-se de um controle durante a execuo do ato. Exemplos: realizao de inspees e de acompanhamentos pelo TCU; acompanhamento de despesas no autorizadas pela comisso mista do Congresso Nacional; realizao de auditorias de acompanhamento da gesto pelos auditores da Controladoria-Geral da Unio - CGU. 3. CONTROLE POSTERIOR (A POSTERIORI) realizado posteriormente edio dos atos administrativos, tendo por objetivo rever os atos j praticados, para corrigi-los, desfaz-los ou apenas confirm-los. denominado controle corretivo. Exemplos: atos de anulao ou de revogao; auditorias de uma forma geral; auditorias de avaliao de gesto pelos auditores da CGU; o exame e o julgamento de prestaes e tomadas de contas. Ateno: Domingos Poubel de Castro, em Auditoria e Controle na Administrao Pblica, aponta quais as tcnicas de controle que so utilizadas em cada tipo de controle, como segue: prvio: tem por objetivo final dar segurana a quem pratica o ato ou por ele se responsabiliza. A tcnica utilizada nesse caso a contabilidade; concomitante: o controle feito no decorrer das aes praticadas. Tem por objetivo final garantir a execuo da ao. A tcnica utilizada nesse caso a fiscalizao;

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

55

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

subsequente: Tem por objetivo final avaliar a eficincia e a eficcia das aes administrativas, certificar a veracidade dos nmeros e comprovar o cumprimento das normas. A tcnica utilizada nesse caso a auditoria. *************************************************************** Bom, pessoal, a aula ficou um pouco extensa pela amplitude dos temas Controle Externo e Tribunal de Contas da Unio. Vamos agora exercitar um pouco do que aprendemos, resolvendo as questes a seguir. Lembro que elas esto ao final sem os comentrios. 1) (CGU/ESAF/2008) Sobre o tema controle externo, nos termos da Constituio Federal, correto afirmar que: a) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. b) exercido, no mbito federal, pelo Senado Federal com o auxlio do sistema de controle interno dos demais Poderes. c) exercido, no mbito estadual, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. d) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelas respectivas Assemblias Legislativas e Cmaras de Vereadores. e) exercido, no mbito federal, exclusivamente pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais. SOLUO: No Brasil, o controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio dos Tribunais de Contas. O caput do art. 70, combinado com o caput do art. 71, define que o Congresso Nacional possui a titularidade do controle externo, que ser exercida com o apoio do Tribunal de Contas da Unio. V-se, portanto, que a alternativa A a correta. Nos demais nveis federativos, o Controle Externo, por simetria constitucional, exercido pelas Assemblias Legislativas e Cmaras Municipais (no DF, Cmara Legislativa do Distrito Federal), com o auxlio dos Tribunais de Contas Estaduais, dos Tribunais ou Conselhos de Contas dos Municpios e de Tribunais de Contas municipais, conforme o caso. 2) (TCU/ESAF/2006) Nos termos da Constituio Federal, pode-se afirmar que

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

56

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

a) o Tribunal de Contas da Unio TCU rgo vinculado ao Senado da Repblica. b) as Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete conselheiros. c) as decises do TCU no se submetem a controle judicial. d) os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. e) a titularidade do Controle Externo, no Brasil, pertence ao Tribunal de Contas da Unio. SOLUO: O TCU no rgo vinculado ou subordinado ao Congresso Nacional e a qualquer das casas legislativas e tampouco exerce papel secundrio, por ser a titularidade do controle externo do rgo legislativo. O TCU um rgo autnomo que presta auxlio ao Congresso Nacional no controle externo da gesto pblica. A letra A est incorreta. O art. 75 da CF dispe que as normas estabelecidas na Seo que trata da fiscalizao contbil, financeira e oramentria so aplicveis, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. O pargrafo nico deste mesmo artigo define que as Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete Conselheiros. A letra B est correta e constitui o gabarito da questo. Compete aos Tribunais de Contas o julgamento de condutas funcionais, na gesto de recursos pblicos. Os Tribunais de Contas no tm competncia jurisdicional, pois somente o Judicirio possui esta competncia. As deliberaes do TCU fazem coisa julgada administrativa, no cabendo ao Judicirio rev-las quanto ao mrito, ou seja, no cabe ao Judicirio julgar as contas substituindo o TCU. Porm, h possibilidade de reviso pelo Judicirio quanto legalidade e formalidade, podendo desconstitu-las por irregularidade formal ou ilegalidade manifesta. A letra C est incorreta. Nos termos do 3 do art. 73 da CF, os Ministros do Tribunal de Contas da Unio so equiparados aos Ministros do Superior Tribunal de Justia - STJ. A letra D est incorreta. O caput do art. 70, combinado com o caput do art. 71, define que o Congresso Nacional possui a titularidade do controle externo, que ser exercida com o apoio do Tribunal de Contas da Unio. A letra E est incorreta.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

57

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

3) (TCU/ESAF/1999) No exerccio das suas funes de controle externo da Administrao Pblica Federal, compete constitucionalmente ao Tribunal de Contas da Unio a) julgar as contas anuais do Presidente da Repblica b) realizar inspees e auditorias contbeis nas unidades administrativas dos rgos da Unio, inclusive as da Cmara dos Deputados e do Senado Federal c) examinar, em grau de recurso voluntrio, as contas anuais dos Governadores dos Estados e do Distrito Federal d) apreciar, para fim de registro prvio, que condio essencial de validade, a legalidade dos contratos administrativos e) verificar a legalidade dos atos em geral de admisso de pessoal do servio pblico, exceto as nomeaes no Poder Judicirio SOLUO: Quem julga as contas anuais do Presidente da Repblica o Congresso Nacional, cabendo ao TCU apreci-las para fins de emisso de parecer prvio. Portanto, a alternativa a est incorreta. De acordo com o inciso IV do art. 71 da CF, ao TCU compete realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II. Este dispositivo reconhece a autonomia do TCU, prevendo que o Tribunal realize por iniciativa prpria as fiscalizaes. Trata-se de dispositivo que estabelece a competncia fiscalizadora do TCU e a sua natureza e extenso. Reparem que o TCU pode fiscalizar, sob todos os aspectos (contbil, financeiro, oramentrio, operacional e patrimonial) as unidades administrativas de todos os Poderes. A alternativa b a correta. O julgamento das contas anuais dos Governadores compete ao Legislativo Estadual, precedido do parecer prvio dos Tribunais de Contas estaduais. No h grau de recurso para nenhuma instncia, tampouco para o Tribunal de Contas da Unio. A alternativa c est incorreta. O TCU somente aprecia para fins de registro os atos de pessoal (admisso, aposentadoria, reforma e penso). Os demais atos administrativos e contratos pblicos no so apreciados para fins de registro pelo TCU nem previamente nem a posteriori. Vale lembrar que o controle ou o registro prvio

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

58

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

de contratos administrativos pelo Tribunal de Contas deixou de existir a partir da Constituio de 1967. Assim, a alternativa d tambm est incorreta. Por fim, tem-se a letra E relativa tambm ao controle exercido pelo TCU sobre os atos de pessoal, conforme competncia estabelecida no inciso III do art. 71 da CF. Compete ao TCU verificar a legalidade dos atos de admisso de pessoal do servio pblico, incluindo as nomeaes para o exerccio de cargos e empregos pblicos nos trs Poderes, excetuando as nomeaes para cargos comissionados. Portanto, a alternativa e apresenta duas incorrees, ao no excepcionar as nomeaes para cargos comissionados e ao afirmar que o exerccio do controle externo sobre as nomeaes no se daria nos rgos do Poder Judicirio. 4) (TCU/ESAF/1999) A competncia constitucional do Tribunal de Contas da Unio, para fiscalizar a aplicao de recursos pblicos, a) alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Municpios b) alcana os repassados pela Unio e os prprios dos Estados, DF e Municpios, por eles mesmos arrecadados c) no alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Estados d) no alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Estados e Municpios e) no alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Estados e Municpios nem os prprios seus SOLUO: A competncia constitucional do TCU para fiscalizar a aplicao de recursos pblicos alcana os recursos repassados pela Unio, mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. Portanto, a alternativa a a correta. ATENO: A aplicao de recursos transferidos voluntariamente pela Unio para Estados e Municpios fiscalizada pelo TCU. J as transferncias legais, em sua grande maioria, tambm so fiscalizadas pelo TCU. Todavia, a fiscalizao da aplicao das transferncias constitucionais obrigatrias a Estados e Municpios, como os fundos de participao de Estados e Municpios, no compete ao TCU, mas sim aos Tribunais de Contas respectivos.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

59

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

5) As decises dos Tribunais de Contas, de que resulte a imputao de dbito ou multa: a) podem ser executadas coercitivamente pelo prprio Tribunal. b) para serem executadas judicialmente, precisam se inscritas em dvida ativa. c) tornam automaticamente indisponveis os bens do responsvel, enquanto no pago o dbito. d) no esto sujeitas a recurso perante o Tribunal. e) tm eficcia de ttulo executivo. SOLUO: Conforme ensina Valdecir Pascoal, ter a eficcia de ttulo executivo significa que o errio-credor do ttulo, a partir da deciso do Tribunal de Contas, tem o direito de receber determinada quantia proveniente de dado ao errio ou multa aplicada pelo TC e caso o responsvel no efetue o ressarcimento no prazo legal, no precisar ingressar no Poder Judicirio com o processo de conhecimento. Pelo exposto, a alternativa correta a e. As demais alternativas esto incorretas. O Tribunal de Contas no tem competncia para executar diretamente suas decises. As decises dos TCs prescindem de inscrio em dvida ativa para serem executadas. As decises dos TCs no tornam automaticamente indisponveis os bens do responsvel, devendo os Tribunais adotarem medida cautelar nesse sentido, em casos especficos. 6) (CGU/ESAF/2008) Assinale a nica opo incorreta relativa fiscalizao contbil, financeira e oramentria. a) Deve prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. b) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto eficcia e eficincia da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado, so finalidades do sistema de controle interno que devem ser mantidos de forma integrada pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. c) O Tribunal de Contas da Unio possui competncia para aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. d) O Tribunal de Contas da Unio no possui competncia para realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias de natureza

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

60

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. e) O ato de sustar a execuo de contrato ilegal no de competncia do Tribunal de Contas da Unio porque deve ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. SOLUO: A alternativa A est correta. A Constituio Federal, ao tratar da fiscalizao exercida pelo Estado sobre a Administrao Pblica, no pargrafo nico do seu art. 70 reza que a obrigao de prestar contas imposta a todos que, de alguma forma, administrem recursos pblicos: Art. 70 (...) Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) A letra B tambm est correta. O art. 74 da CF estabelece dentre as finalidades dos sistemas de controle interno de cada Poder, a de comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. A letra C est correta. Nos termos do inciso VIII do art. 71 da CF, compete ao TCU aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. A alternativa incorreta a letra D, pois, como j vimos, o TCU possui competncia para realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias em todas as unidades administrativas dos Poderes (Inciso IV, do art. 71 da CF). Por fim, a letra E est correta, pois reflete o disposto no 1 do art. 71 da CF. De acordo com o inciso IX do art. 71 da CF, compete ao TCU verificar se os administradores pautam as suas gestes em aes que se realizam em consonncia com os dispositivos legais que regem a Administrao Publica.
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

61

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Caso seja verificada qualquer ilegalidade, competir ao TCU determinar que o responsvel pela ao, em prazo estipulado pela prpria Corte de Contas, adote providncias no sentido de sanar a ilegalidade. Caso o Tribunal se depare com ilegalidade ocorrida no mbito de um contrato administrativo, deve comunicar a ilegalidade ao Congresso Nacional, que adotar as providncias necessrias para a sua sustao. Conforme dispe o 2 do art. 71 da CF, Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de 90 dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito.. 7) (TCU/ESAF/2006) Sobre o Controle Externo no Brasil, assinale a opo correta. a) Os ministros do TCU devem ser brasileiros natos. b) Um Tribunal de Contas Estadual no poder julgar contas relativas a municpio, mesmo que este esteja dentro do territrio de sua Unidade da Federao. c) Um determinado municpio, caso no possua Tribunal de Contas prprio, no poder cri-lo. d) O auditor, ou Ministro-Substituto, do Tribunal de Contas da Unio aposentado compulsoriamente aos 75 (setenta e cinco) anos de idade. e) Empresas de Economia Mista no se sujeitam fiscalizao do TCU. SOLUO: A alternativa A est incorreta. O 1 do art. 73 da CF define que os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam determinados requisitos. Portanto, a Constituio no impe restrio a brasileiro naturalizado. A alternativa B est incorreta. No mbito da gesto oramentria, financeira e patrimonial de um municpio, caso no exista um Tribunal de Contas do Municpio ou Tribunal de Contas dos Municpios, caber ao Tribunal de Contas do Estado julgar as contas do municpio caso esteja dentro do territrio do estado. Vale lembrar que as contas de governo do Prefeito Municipal so apreciadas pelo TC, mas julgadas pela Cmara Municipal. A alternativa C a correta e constitui o gabarito da questo. A CF veda a criao de um Tribunal de Contas Municipal. Todavia, cuidado, pois a constituio no veda a criao de um Tribunal de Contas dos Municpios

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

62

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

(rgo estadual). Lembrando que somente existem TCM nos municpios de So Paulo e do Rio de Janeiro. A alternativa D est incorreta. Alm das garantias estabelecidas na CF, a Lei Orgnica do TCU prev ainda como garantia, a aposentadoria, com proventos integrais, compulsoriamente aos setenta anos de idade ou por invalidez comprovada, e facultativa, aps trinta anos de servio, contados na forma da lei. Portanto, pelas regras atuais, a aposentadoria compulsria aos 70 anos. Por fim, a alternativa E tambm est incorreta. As empresas de economia mista esto sujeitas fiscalizao do TCU. Logicamente que as empresas estatais que so sujeitas fiscalizao do TCU so aquelas em que a Unio detm o controle acionrio (maioria das aes ordinrias capital votante). 8) (Analista/CVM/ESAF/2010) De acordo com a Constituio Federal, ao Tribunal de Contas da Unio compete, no exerccio do Controle Externo: a) realizar, por determinao do Presidente da Repblica, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. b) fiscalizar a aplicao das transferncias constitucionais obrigatrias feitas pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. c) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas e penses, inclusive as melhorias posteriores que alterem o fundamento legal do ato concessrio. d) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, ressalvados os casos em que a participao no implique controle do capital votante. e) apreciar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. SOLUO: A letra A contm erro, pois as inspees e auditorias so realizadas pelo TCU por iniciativa prpria (de ofcio) ou por solicitao das casas e comisses do Congresso Nacional. A letra B tambm apresenta erro, pois as transferncias constitucionais obrigatrias feitas pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, a exemplo dos Fundos de Participao dos Estados e dos Municpios (FPE e

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

63

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

FPM), constituem recursos prprios dos demais entes, competindo aos TCs estaduais e municipais fiscalizar a aplicao desses recursos. A letra C est correta, pois compete ao TCU apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas e penses, inclusive as melhorias posteriores que alterem o fundamento legal do ato concessrio. Cabe lembrar, por exemplo, que caso ocorra uma modificao em determinada aposentadoria, o Tribunal s vai precisar se manifestar novamente se for alterado o fundamento legal da aposentadoria. Assim, caso determinado servidor venha a se aposentar em um cargo qualquer e depois preencha os requisitos constitucionais e legais para se aposentar em outro, o Tribunal dever apreciar a alterao do ato concessrio. No entanto, caso ocorra uma alterao apenas no vencimento da aposentadoria decorrente de aprovao de planos de cargos e salrios, o ato no passar de novo pelo crivo do Tribunal de Contas da Unio. A letra D apresenta erro quando ressalva os casos em que a participao do Brasil no implique controle do capital votante, pois a fiscalizao das contas nacionais das empresas supranacionais independe do controle majoritrio do Brasil. Vale lembrar que empresa supranacional uma estatal que pertence a mais de uma nao. A Itaipu-Binacional um exemplo de empresa supranacional. Cabe alertar que somente sero objeto de fiscalizao as contas nacionais, ou seja, as contas que sejam originadas de recursos pblicos federais brasileiros. Por fim, vale ressaltar que a fiscalizao ser efetuada na forma do tratado constitutivo. Esse tratado h de prever que a fiscalizao dos recursos pblicos brasileiros caber ao Tribunal de Contas da Unio. Na letra e, o correto seria julgar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. O TCU aprecia as contas do Presidente da Repblica. As contas anuais dos demais gestores e as contas especiais, no caso de apurao de dano ao errio, tambm sero julgadas pelo Tribunal e no apreciadas. 9) (Analista/SUSEP/ESAF/2010) Segundo a Constituio Federal, tem competncia para realizar a fiscalizao contbil, financeira,

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

64

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

oramentria, operacional e patrimonial da Unio no que se refere legalidade, legitimidade e economicidade: a) a Comisso Mista de Oramento e Planos e o Tribunal de Contas da Unio. b) o Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder. c) o Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organizada. d) o Ministrio Pblico Federal, a Polcia Federal e as Comisses do Congresso Nacional. e) a Cmara dos Deputados, por intermdio de suas comisses permanentes e o Tribunal de Contas da Unio. SOLUO: O art. 70 da CF define que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Portanto, a alternativa correta a B. 10) (Analista/SUSEP/ESAF/2010) Quanto prestao de contas de pessoas jurdicas de direito privado, correto afirmar: a) esto obrigadas a prestar contas quando utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiros, bens e valores pblicos. b) prestam contas sempre que receber recursos provenientes da Unio, sejam eles em dinheiro ou bens. c) esto desobrigadas de prestar contas em razo de a natureza jurdica ser de direito privado. d) prestam contas, desde que gerenciem ou apliquem recursos arrecadados por elas mesmas sem que tenha havido delegao para tal. e) a apresentao de prestao de contas diretamente ao Tribunal de Contas da Unio condio essencial ao cumprimento da Constituio Federal. SOLUO: Quanto prestao de contas de pessoas jurdicas de direito privado, em conformidade com a CF, correto afirmar que esto obrigadas a prestar contas quando utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiros, bens e valores pblicos. A alternativa A completa e est correta. Cabe ressaltar que a alternativa B pode causar dvida, mas foi considerada incorreta pela banca, provavelmente porque as entidades privadas se obrigam a prestar contas no s quando recebem recursos provenientes da Unio, mas tambm quando arrecadam e guardam dinheiros, bens e valores pblicos. De todo modo, a letra A mais completa e correta.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

65

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Quanto letra E, vale lembrar que uma entidade pbica ou privada que receba recursos federais mediante convnio com a Unio dever prestar contas ao rgo federal que transferiu os recursos. Por sua vez, o rgo pblico federal que celebrou o convnio em nome da Unio, concedente dos recursos, dever prestar contas anuais ao TCU. Portanto, indiretamente o tribunal receber e julgar as contas de todos aqueles que administraram os recursos pblicos, seja quem transferiu seja quem aplicou os recursos. 11) (Analista/SUSEP/ESAF/2010) Assinale a opo que, segundo a Constituio Federal, indica uma exceo s atribuies do Tribunal de Contas da Unio. a) Sustar, se no atendido, a execuo de ato impugnado. b) Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe direta ou indiretamente. c) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. d) Representar ao Poder competente sobre irregularidades e abusos. e) Fiscalizar a aplicao de recursos transferidos a qualquer ttulo aos Estados, Distrito Federal e Municpios. SOLUO: Percebam que a letra E no faz exceo competncia do TCU de fiscalizar recursos transferidos pela Unio, a qualquer ttulo, aos Estados, Distrito Federal e Municpios. Sabemos que no compete ao TCU fiscalizar a aplicao dos recursos dos fundos de Participao de Estados e Municpios transferidos pelo Tesouro Nacional a Estados e Municpios. O gabarito da questo a letra e. As demais alternativas referem-se a atribuies do Tribunal de Contas da Unio. 12) Sobre a fiscalizao contbil, financeira e oramentria, marque a nica opo correta. a) Compete ao Tribunal de Contas da Unio comunicar ao Congresso Nacional os casos de ilegalidade de despesas apurados, a fim de que tome as providncias necessrias para a aplicao aos responsveis das sanes previstas em lei. d) Compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas ou penses e as melhorias posteriores, ainda que essas melhorias no alterem o fundamento legal do ato concessrio. c) No exerccio do controle externo, ao Congresso Nacional compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta,

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

66

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. d) Desde que no se refira a contrato administrativo, o Tribunal de Contas da Unio (TCU) poder sustar a execuo de ato impugnado, se o rgo, no prazo assinado pelo TCU, no adotar as providncias necessrias para a correo de ilegalidades identificadas. (Certo) e) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle interno, e pelo sistema de controle externo de cada Poder. SOLUO: A nica alternativa Correa a D, pois no caso de ato administrativo, o TCU poder sustar a sua execuo diretamente, se o rgo no adotar as providncias no prazo assinado. Na alternativa A, o poder de aplicar as sanes previstas em lei compete ao TCU e no Congresso Nacional. Na alternativa B no compete ao TCU apreciar as melhorias posteriores nos atos de aposentadorias e penses que no alterem o fundamento do ato concessrio. Na alternativa C quem julga as contas dos administradores o TCU. Trata-se de uma competncia privativa do Tribunal. Na alternativa E houve inverso dos sistemas de controle, pois a fiscalizao exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo e, em cada poder, pelo respectivo Sistema de Controle Interno - SCI. 13) Assinale a alternativa incorreta. a) O Tribunal de Contas da Unio (TCU) aprecia a legalidade do ato concessivo de aposentadoria e, encontrando-se este em conformidade com a lei, procede a seu registro. Essa apreciao competncia exclusiva do TCU e visa ordenar o registro do ato, o que torna definitiva a aposentadoria, nos termos da lei. Entretanto, se, na apreciao do ato, detectar-se ilegalidade, no compete ao TCU cancelar o pagamento da aposentadoria, inclusive para respeitar o princpio da segregao.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

67

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

b) Uma das funes de competncia dos TCs, como definido na CF, a de ouvidor, caracterizada pelo recebimento de denncias de irregularidades ou ilegalidades formuladas tanto pelos responsveis pelo controle interno como por qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato. c) A independncia conferida ao TCU faz com que as suas decises, emanadas no exerccio de sua atividade-fim, no se submetam a qualquer controle posterior. d) Conforme o STF, o TCU, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar, de forma incidental, a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. e) Para o STF, a independncia conferida ao TCU no exclui a competncia de fiscalizao de suas contas pelo Poder Legislativo. SOLUO: A alternativa A est correta. Quando o TCU aponta ilegalidade no ato e nega o registro, no compete ao Tribunal cancelar o pagamento da aposentadoria, inclusive para respeitar o princpio da segregao. Nesse caso, o TCU determinar que a auditoria administrativa corrija o ato. A alternativa B tambm est correta. A funo de ouvidoria possibilita o TCU atender populao quanto s suas reclamaes, sejam em decorrncia de m utilizao de recursos pblicos, sejam em decorrncia de conduta inadequada de seus servidores. A CF prev o recebimento de denncias pelo TCU feitas por cidado, partido poltico, associao civil ou sindicato e de representao feita pelo controle interno. A alternativa C est incorreta, constituindo, portanto, o gabarito da questo. As decises do TCU podem ser reapreciadas em grau de recurso pelo prprio TCU e apreciadas ou revistas pelo Poder Judicirio, quanto a certos aspectos. A alternativa D est correta. Como vimos, uma das competncias do TCU, inclusive sumulada pelo STF, apreciar no caso concreto a constitucionalidade de leis e atos normativos do poder pblico. A alternativa E tambm est correta. Existem precedentes do STF no sentido de que, no obstante o relevante papel do Tribunal de Contas no controle financeiro e oramentrio, como rgo eminentemente tcnico, nada impede que o Poder Legislativo, exercitando o controle externo, aprecie as contas daquele que, no particular, situa-se como rgo auxiliar. Portanto, no

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

68

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

obstante a independncia do TCU, suas contas podem receber parecer prvio da Comisso Mista de Oramento e Planos CMOP, nos termos da LRF, e serem julgadas pelo CN, detentor do controle externo. Vale lembrar que o TCU encaminha relatrios trimestrais e anuais de suas atividades ao Congresso Nacional, que avalia o desempenho do Tribunal. 14) (TCE/ES/CESPE/2009) Com referncia fiscalizao e ao controle do oramento, assinale a opo correta. A) Compete ao TCU a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta, quanto legalidade e economicidade, bem como quanto aplicao das subvenes, ou seja, recursos destinados ao aumento do capital de empresas pblicas. B) O TCU exerce funo de jurisdio ao apreciar e julgar as contas do presidente da Repblica, bem como dos administradores e demais responsveis por dinheiro, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico. C) A fiscalizao operacional do oramento diz respeito prpria execuo do oramento, pois o patrimnio compe-se dos bens pertencentes ao Estado, sejam eles de cunho econmico ou no, e as alteraes patrimoniais devem ser fiscalizadas pelas autoridades pblicas em benefcio da preservao dos bens que integram o patrimnio pblico. D) O controle interno incumbe aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, cabendo a cada um manter um sistema de controle individual, de acordo com suas caractersticas prprias e, ao mesmo tempo, integrar o sistema com o dos outros poderes, a fim de que haja coordenao e uniformizao de comportamentos e providncias. E) Ao TCU compete realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, desde que haja prvia requisio do Senado Federal. QU SOLUO: Compete ao TCU a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta, quanto legalidade e economicidade, bem como quanto aplicao das subvenes. Assim, est correta a primeira parte da afirmao contida na letra A. Porm, os recursos destinados ao aumento do capital de empresas pblicas

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

69

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

so denominados de auxlios. Subvenes so transferncias correntes. A letra A incorreta. O Congresso Nacional o juiz natural das contas do Presidente da Repblica. O TCU exerce funo de julgamento das contas dos administradores e demais responsveis por dinheiro, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico. A letra B incorreta. A fiscalizao patrimonial do oramento que diz respeito prpria execuo do oramento, pois o patrimnio compe-se dos bens pertencentes ao Estado, sejam eles de cunho econmico ou no, e as alteraes patrimoniais devem ser fiscalizadas pelas autoridades pblicas em benefcio da preservao dos bens que integram o patrimnio pblico. A letra C incorreta. O controle interno incumbe aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, cabendo a cada um manter um sistema de controle individual, de acordo com suas caractersticas prprias e, ao mesmo tempo, integrar o sistema com o dos outros poderes, a fim de que haja coordenao e uniformizao de comportamentos e providncias. A letra D correta e constitui o gabarito da questo. Por fim, ao TCU compete realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Contudo, o exerccio desta fiscalizao por parte do Tribunal pode ser de oficio e no depende de prvia requisio da Cmara, do Senado Federal ou do Congresso Nacional. A letra E incorreta. 15) (TCE/ES/CESPE/2009) O controle externo, a cargo do Poder Legislativo e do TC, classifica-se em poltico e tcnico. Com relao a esse assunto, luz das disposies constantes na CF, assinale a opo correta. A) O controle externo, nos municpios, exercido pelas respectivas cmaras municipais, com o auxlio dos TCs de mbito estadual, salvo no caso dos municpios que tm TCs prprios. B) A fiscalizao, sob o aspecto da legitimidade, de mbito do controle poltico e, portanto, fora do alcance do TC. C) O controle financeiro, introduzido pela CF, permite verificar se os objetivos foram atingidos, se os meios utilizados foram os mais adequados e se foi obtido o menor custo possvel.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

70

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

D) O exame da economicidade permite verificar se uma obra ou servio foi realizado ao menor custo possvel, diferentemente da eficincia, que tem como foco o custo adequado, razovel e pertinente. E) A avaliao da relao custo-benefcio, pela sua transcendncia, est circunscrita ao controle poltico, razo pela qual ultrapassa as competncias dos TCs. SOLUO: A alternativa A a correta, pois, nos municpios, o controle externo exercido pelas respectivas cmaras municipais, com o auxlio dos Tribunais de Contas. Caso o municpio possua TC prprio, como nos casos de So Paulo e Rio de Janeiro, este prestar o auxlio cmara. Nos demais municpios, a cmara ser apoiada pelo Tribunal de Contas dos Municpios ou do Estado, conforme o caso. A alternativa B est incorreta, pois a fiscalizao, sob o aspecto da legitimidade, de mbito do controle tcnico de alcance do Tribunal de Contas. Vale lembrar que no caput do artigo 70 da CF, esto especificados ainda os grandes critrios com que as fiscalizaes sero realizadas: legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao de subvenes e renncia de receitas. A alternativa C est incorreta, pois o controle financeiro permite verificar a legalidade e a legitimidade na realizao das despesas, observando se o gestor pblico cumpriu os princpios e as regras estabelecidas para as aquisies de bens e servios e de liquidao da despesa pblica. A alternativa D est incorreta, pois o exame da economicidade permite verificar se uma obra ou servio foi realizado ao menor custo possvel, sem prejuzo qualidade. A eficincia medida em termos de produo dos melhores resultados ao menor custo possvel. Por fim, a alternativa E tambm est incorreta, pois a avaliao da relao custo-benefcio no est circunscrita ao controle poltico. Compete aos TCs em seu controle tcnico e financeiro avaliar a relao custo-benefcio dos atos de gesto, medindo a economicidade, eficincia e eficcia da gesto. 16) (TCE/ES/CESPE/2009) Na CF, o controle externo foi consideravelmente ampliado. Nesse sentido, as funes que os TCs desempenham incluem a A) sancionatria, quando se aprovam as contas dos dirigentes e responsveis por bens e valores pblicos. B) de julgamento, quando se emite parecer prvio sobre as contas anuais dos chefes de poder ou rgo.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

71

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

C) de ouvidor, quando se respondem e esclarecem as dvidas de servidores sobre a aplicao da legislao oramentria e financeira. D) corretiva, quando se aplicam multas e outras penalidades aos responsveis por irregularidades. E) de fiscalizao financeira, quando se registram os atos de admisso do pessoal efetivo. QU SOLUO: Na letra A, o correto seria funo judicante. Na letra B, o correto seria funo consultiva ou opinativa. Na letra C, o correto seria consultiva. Vale destacar que o TCU no esclarece dvidas de servidor, mas sim das autoridades legitimadas para consultar o Tribunal. Na letra D, o correto seria funo sancionadora. Por fim, a letra E a correta. A verificao da legalidade dos atos que geram receitas e despesas faz parte da fiscalizao financeira. ESTO 89 17) (TCE/ES/CESPE/2009) O controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com ou sem a colaborao do TC, ao qual cabe a execuo autnoma das competncias privativas que lhe foram outorgadas na CF. No caso de contratos, verificando-se ilegalidade, o TC deve A) sustar a sua execuo preventivamente, comunicando sua deciso ao Poder Legislativo. B) representar ao poder competente, j que essa matria no de competncia especfica desse TC. C) sustar sua execuo de forma definitiva, mas s aps a concesso de prazo ao rgo contratante. D) comunicar a ilegalidade ao Poder Legislativo, a que caber a responsabilidade exclusiva pela sua sustao ou no. E) estabelecer prazo para sua correo, aguardar as providncias dos Poderes Legislativo e Executivo e, se necessrio, sustar a execuo do contrato. SOLUO: No caso de contratos, os TCs no possuem competncia para a sustao direta, devendo, portanto, assinar um prazo para que o rgo ou a entidade adote as providncias corretivas e comunicar a ilegalidade ao Poder Legislativo, a quem caber a sustao. Em caso de omisso do CN e da autoridade administrativa, caber ao TCU a sustao. Portanto, a alternativa correta a E. O erro da alternativa D que a sustao no exclusiva do Legislativo, pois o TC poder faz-lo em medida de exceo. O 57

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

72

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

18) (TCE/AC/CESPE/2008) Em conformidade com a CF, os atos relacionados a pessoal que so apreciados pelo TCU para fins de registro ou reexame no incluem A) a admisso de pessoal nas empresas pblicas. B) a admisso de pessoal nas fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. C) as nomeaes para cargo de provimento em comisso na administrao direta. D) a concesso inicial de penso. E) as melhorias posteriores em aposentadorias que tenham alterado o fundamento legal da concesso inicial. SOLUO: A alternativa C a que no corresponde a uma apreciao pelo TCU, pois no cabe ao Tribunal apreciar, para fins de registro, os atos de nomeao para cargo em comisso. O gabarito a letra C. 19) (Analista/SUSEP/2010/ESAF) Segundo a Constituio Federal, os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela dar cincia: a) ao Ministrio Pblico Federal, para que ajuze a ao competente junto Justia Federal de primeira instncia. b) Polcia Federal, na qualidade de polcia judiciria, para abertura de inqurito e investigao. c) ao Tribunal de Contas da Unio, para que tome as providncias no seu mbito de atuao. d) Comisso de Fiscalizao e Controle do Congresso Nacional. e) ao titular da entidade ou rgo para que represente ao Tribunal de Contas da Unio e ao Ministrio Pblico. SOLUO: Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela dar cincia ao Tribunal de Contas da Unio, para que tome as providncias no seu mbito de atuao, sob pena de responsabilidade solidria. O gabarito a letra C. 20) (CGU/ESAF/2008) Acerca da natureza, competncia e jurisdio do Tribunal de Contas da Unio (TCU), segundo sua Lei Orgnica, correto afirmar que: a) compete ao TCU julgar as contas do Governo de Territrio Federal, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento, na forma estabelecida em seu Regimento Interno. b) compete ao TCU apreciar, para fins de registro, a arrecadao da receita a cargo da Unio, mediante inspees e auditorias, ou por meio

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

73

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

de demonstrativos prprios, na forma estabelecida em seu Regimento Interno. c) a jurisdio do TCU abrange os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servio de interesse pblico ou social. d) ao Tribunal de Contas da Unio, no mbito de sua competncia e jurisdio, assiste o poder de polcia, podendo, em conseqncia desse poder, expedir atos e instrues normativas sobre matria de suas atribuies e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade. e) a resposta sobre consulta que lhe seja formulada por autoridade competente, a respeito de dvida suscitada na aplicao de dispositivos legais e regulamentares concernentes a matria de sua competncia, tem carter normativo e constitui prejulgamento do fato ou caso concreto. SOLUO: Compete ao TCU apreciar e emitir parecer prvio sobre as contas do Governo de Territrio Federal, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento, cabendo o julgamento ao Congresso Nacional. A alternativa A est incorreta. De acordo com a sua Lei Orgnica, compete ao TCU acompanhar a arrecadao da receita a cargo da Unio e das entidades referidas no inciso I deste artigo, mediante inspees e auditorias, ou por meio de demonstrativos prprios, na forma estabelecida no Regimento Interno. A alternativa B est incorreta. A jurisdio do TCU abrange os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servio de interesse pblico ou social. A alternativa C est correta. Nos termos art. 5 da Lei Orgnica do TCU, a jurisdio do Tribunal abrange: a) qualquer pessoa fsica, rgo ou entidade a que se refere o inciso I do art. 1 desta Lei, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta assuma obrigaes de natureza pecuniria;

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

74

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

b) aqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao Errio; c) os dirigentes ou liquidantes das empresas encampadas ou sob interveno ou que de qualquer modo venham a integrar, provisria ou permanentemente, o patrimnio da Unio ou de outra entidade pblica federal; d) os responsveis pelas contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo. e) os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servio de interesse pblico ou social; f) todos aqueles que lhe devam prestar contas ou cujos atos estejam sujeitos sua fiscalizao por expressa disposio de Lei; g) os responsveis pela aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio, mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; h) os sucessores dos administradores e responsveis a que se refere este artigo, at o limite do valor do patrimnio transferido; i) os representantes da Unio ou do Poder Pblico na assemblia geral das empresas estatais e sociedades annimas de cujo capital a Unio ou o Poder Pblico participem, solidariamente, com os membros dos conselhos fiscal e de administrao, pela prtica de atos de gesto ruinosa ou liberalidade custa das respectivas sociedades. Nos termos do art. 3 da Lei Orgnica do TCU, ao Tribunal de Contas da Unio, no mbito de sua competncia e jurisdio, assiste o poder regulamentar, podendo, em conseqncia, expedir atos e instrues normativas sobre matria de suas atribuies e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade. A alternativa D est incorreta. Por fim, a resposta sobre consulta que seja formulada ao Tribunal por autoridade competente, a respeito de dvida suscitada na aplicao de dispositivos legais e regulamentares concernentes a matria de sua competncia, tem carter normativo e constitui prejulgamento da tese, mas no do fato ou caso concreto. Caso constitusse prejulgamento do caso concreto, o TCU no teria liberdade ou independncia para julgar o ato de gesto quando das contas. A alternativa D est incorreta.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

75

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

21) (CGU/ESAF/2006) Para os efeitos da Instruo Normativa TCU n. 47/2004, constituem unidades jurisdicionadas ao Tribunal de Contas da Unio, exceto: a) os rgos e entidades da administrao federal direta, indireta e fundacional, includas as empresas controladas direta ou indiretamente pela Unio. b) o Ministrio Pblico da Unio. c) os conselhos de fiscalizao das profisses liberais. d) as entidades privadas que tenham firmado contrato de gesto com a administrao pblica federal e em razo desse contrato recebam recursos oramentrios da Unio. e) as entidades privadas que tenham firmado contrato de emprstimo junto aos rgos oficiais de fomento. SOLUO: No constituem unidades jurisdicionadas ao TCU as entidades privadas que tenham firmado contrato de emprstimo junto aos rgos oficiais de fomento. 22) (TCE/GO/Procurador/2007) Sobre o Tribunal de Contas da Unio, incorreto afirmar que a) de sua incumbncia auxiliar o Congresso Nacional no encargo deste quanto ao exerccio do controle externo referido Unio. b) de sua competncia apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio, sendo dispensvel, nestes casos, quando se trate do ato de concesso inicial, assegurar-se ao interessado, previamente ao ato decisrio da Corte de Contas, o contraditrio e a ampla defesa, mesmo quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado. c) de sua competncia apreciar e julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. d) de sua competncia fiscalizar a aplicao de recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. e) deve ele prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas, inclusive informaes sigilosas ou relativas despesa de natureza reservada.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

76

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

SOLUO: A letra A est correta. da incumbncia do TCU auxiliar o Congresso Nacional no encargo deste quanto ao exerccio do controle externo referido Unio. A letra B est correta. Incumbe ao TCU apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. Por outro lado, conforme Smula Vinculante n 3 do Supremo Tribunal Federal STF: Nos processos perante o tribunal de contas da unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. A letra C est incorreta e constitui o gabarito da questo. No compete ao TCU julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. A letra D est correta. da competncia do TCU fiscalizar a aplicao de recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. Por fim, a letra E se apresenta correta. Deve o TCU prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas, inclusive informaes sigilosas ou relativas despesa de natureza reservada. 23) (TCE/GO/Procurador/2007) incorreto afirmar que esto constitucionalmente obrigados a prestar contas aos rgos ou entidades de controle externo ou de controle interno de cada Poder, da Unio, sem prejuzo de outras formas de controle acaso previstas em legislao especfica: a) qualquer pessoa fsica que utilize dinheiros, bens ou valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. b) qualquer pessoa jurdica que arrecade, guarde ou gerencie dinheiros, bens ou valores pblicos federais.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

77

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

c) qualquer pessoa que assuma obrigaes de natureza pecuniria em nome da Unio. d) qualquer pessoa jurdica que administre bens pelos quais a Unio responda. e) qualquer pessoa privada, fsica ou jurdica, que pague seus tributos mediante lanamento a dbito em conta corrente bancria mantida junto a instituies financeiras institudas, mantidas ou controladas pelo Poder Pblico. SOLUO: Uma pessoa privada, fsica ou jurdica, que pague seus tributos mediante lanamento a dbito em conta corrente bancria mantida junto a instituies financeiras institudas, mantidas ou controladas pelo Poder Pblico, por bvio, no est sujeita ao dever constitucional de prestar contas. O gabarito a letra E. 24) (CGU/ESAF/2006) Nos termos da Lei n. 8.443/92, as contas dos administradores e responsveis por bens e dinheiros pblicos sero anualmente submetidas a julgamento do Tribunal de Contas da Unio sob a forma de: a) tomada ou de prestao de contas. b) auditoria ou de fiscalizao. c) parecer regular, regular com ressalva ou irregular. d) parecer pleno, restritivo ou irregular. e) processo executivo. SOLUO: Nos termos da Lei n. 8.443/92 (Lei Orgnica do TCU), as contas dos administradores e responsveis por bens e dinheiros pblicos sero anualmente submetidas a julgamento do Tribunal de Contas da Unio sob a forma de tomada ou de prestao de contas. A alternativa correta a A. 25) O processo de prestao de contas, organizado pelo gestor ou pessoa a quem este delegar competncia, dever conter os elementos necessrios que permitam o acompanhamento e a fiscalizao oramentria e financeira por parte dos rgos de controle interno e externo. Indique a opo falsa com relao ao contedo dos processos de contas anuais. a) Relatrio de gesto. b) Balanos anuais da entidade, acompanhados das peas exigidas pela legislao em vigor. c) Parecer do rgo de controle interno sobre suas contas, quando houver.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

78

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

d) Parecer da auditoria interna das entidades da administrao indireta sobre as contas da entidade. e) Pronunciamento expresso do ministro de estado supervisor da unidade jurisdicionada. SOLUO: A IN TCU n 63, de 2010, define quais as peas que comporo os processos de contas. A opo falsa a B, pois no so exigidos os balanos anuais da entidade, acompanhados das peas exigidas pela legislao em vigor. 26) (CGU/ESAF/2008) Nos termos da Lei Orgnica do TCU, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidria, visando apurao dos fatos, identificao dos responsveis e quantificao do dano, dever imediatamente adotar providncias com vistas instaurao da Tomada de Contas Especial diante dos seguintes casos, exceto: a) omisso no dever de prestar contas. b) descumprimento de recomendaes exaradas pelo Tribunal em julgamento de contas de exerccios anteriores. c) no comprovao da aplicao dos recursos repassados pela Unio, na forma prevista no art. 5, inciso VII, da citada lei. d) ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos. e) prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte dano ao errio. SOLUO: O Instituto da tomada de contas especial, no mbito federal, est disciplinado na Lei Orgnica do TCU, Lei n 8.443/92, no seu Regimento Interno, mais especificamente na IN TCU n 56/2007 e, subsidiariamente, nas demais normas processuais editadas pela Corte de Contas. Cite-se, ainda, o Decreto-Lei n 200/67. De acordo com o caput do artigo 8 da Lei n 8.443/92, o Administrador deve tomar as providncias necessrias instaurao da TCE nas seguintes ocorrncias ou hipteses: omisso no dever de prestar contas; no comprovao da aplicao dos recursos repassados pela Unio; desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos; qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte em dano ao Errio.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

79

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

Assim sendo, o descumprimento de recomendaes exaradas pelo Tribunal em julgamento de contas de exerccios anteriores constitui motivo para o TCU julgar as contas de um responsvel como irregulares, mas no hiptese ensejadora de tomada de contas especial. O gabarito a letra B. 27) Com relao aos processos de contas, assinale a alternativa correta. A) a partir da IN TCU n. 47/2004, ficou evidente a necessidade de o TCU incluir, no exame e julgamento das tomadas e prestaes de contas dos gestores, o controle de conformidade, que corresponde comparao entre os objetivos, diretrizes e metas institudos e os resultados obtidos em termos de eficincia, eficcia e efetividade. B) as contas dos ordenadores de despesas sero organizadas pelo rgo de contabilidade analtica e julgadas pelo controle interno. C) o controle exercido por meio do julgamento de tomadas e prestaes de contas um instrumento de controle predominantemente a priori e concomitante, iniciado pelos rgos de controle interno que informam e orientam o gestor sobe os procedimentos a serem tomados e as providncias a serem adotadas. D) em relao organizao e apresentao de processos de tomadas e prestaes de contas, o conceito de risco est associado, segundo o TCU, importncia social ou econmica de um rgo ou entidade para a administrao ou a sociedade, sendo a relevncia correspondente representatividade das dotaes oramentrias atribudas a uma unidade ou gestor. E) o relatrio de gesto, pea relevante na composio dos processos de contas, dever destacar os programas de trabalho planejados e executados, apresentando-se justificativas caso no sejam alcanados os objetivos previstos na programao. SOLUO: Segundo Piscitelli e Timb, a partir da IN TCU n. 47/2004, ficou evidente a necessidade de o TCU incluir, no exame e julgamento das tomadas e prestaes de contas dos gestores, o controle de conformidade e do desempenho da gesto, a fim de contribuir para o aperfeioamento da administrao pblica. O exame do desempenho consiste na anlise da eficcia, eficincia, efetividade e economicidade da gesto em relao a padres administrativos e gerenciais, expressos em metas e resultados negociados com a administrao superior ou definidos nas leis oramentrias, e da capacidade que corresponde comparao entre os objetivos, diretrizes e metas institudos e os resultados

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

80

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

obtidos em termos de eficincia, eficcia e efetividade. A alternativa A est incorreta. As contas dos ordenadores de despesas sero submetidas auditoria de avaliao da gesto pelo rgo de controle interno e ao julgamento pelo Tribunal de Contas da Unio. A alternativa B est incorreta. Os processos de tomadas e prestaes de contas constituem um controle a posteriori, de carter mais corretivo, do que preventivo, pois visa ao julgamento pelo TCU dos atos de gesto dos administradores pblicos j ocorridos. A alternativa C est incorreta. De acordo com a IN TCU 63/10, a relevncia est associada importncia social ou econmica de um rgo ou entidade e no o risco. A materialidade corresponde ao volume de recursos envolvidos. A alternativa D est incorreta. Piscitelli e Timb nos ensinam que a legislao vem dando nfase crescente s informaes sobre a execuo dos programas, compatibilizao dos aspectos fsico e financeiro, eficincia e eficcia, enfim, ao desempenho das atividades do rgo e entidade. O relatrio de gesto dever destacar os programas de trabalho planejados e executados, apresentando-se justificativas caso no sejam alcanados os objetivos previstos na programao. Destaca-se a importncia desta pea na composio dos processos de contas em razo do contido das informaes gerais que devero constar no citado relatrio. A alternativa E est correta. 28) (CGU/ESAF/2004) s decises proferidas em processos de tomada ou prestao de contas, cabem recursos de: a) reconsiderao, embargos de declarao e reviso. b) reconsiderao, suspenso e anulao. c) reviso, desconsiderao e arquivamento. d) embargos de declarao, recomendao e fiscalizao. e) anulao, embargos de declarao e retificao. SOLUO: Em conformidade com o art. 32 da LOATCU (Lei 8.443/92), da deciso proferida em processo de tomada ou prestao de contas cabem recursos de: reconsiderao; embargos de declarao; e reviso. O gabarito a letra A. 29) (CGU/ESAF/2004) Em conformidade com a Lei n 8.443/1992, o Tribunal de Contas da Unio poder, a vista de novos elementos que considere suficientes, autorizar o desarquivamento do processo, aps
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

81

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

a publicao da deciso terminativa no Dirio Oficial da Unio, e determinar que se ultime a respectiva tomada ou prestao de contas, desde que no tenha decorrido mais de a) 1 ano. b) 3 anos. c) 5 anos. d) 6 anos. e) 10 anos. SOLUO: As decises do TCU nos processos de contas, inclusive de tomada de contas especial podem ser preliminares, definitivas ou terminativas, adotadas por despacho do relator ou mediante acrdo por qualquer dos colegiados Plenrio ou Cmaras. Terminativa a deciso, sem julgamento de mrito, adotada exclusivamente pelos colegiados, pela qual o Tribunal ordena o trancamento das contas iliquidveis, considerada assim aquelas que, por motivo de fora maior ou caso fortuito, comprovadamente alheio vontade do agente, tornarem impossvel o julgamento de mrito, podendo ser reaberta num prazo de cinco anos, vista de novos elementos considerados suficientes. Aps esse prazo, a tomada ou prestao de cotas ser encerrada, dando-se quitao ao responsvel. Em conformidade com a Lei n 8.443/1992, o Tribunal de Contas da Unio poder, a vista de novos elementos que considere suficientes, autorizar o desarquivamento do processo, aps a publicao da deciso terminativa no Dirio Oficial da Unio, e determinar que se ultime a respectiva tomada ou prestao de contas, desde que no tenha decorrido mais de 5 anos. O gabarito a letra C. 30) Quanto classificao do controle em relao ao momento em que se realiza, assinale a alternativa correta. A) o controle exercido por meio do julgamento de tomadas e prestaes de contas um instrumento de controle predominantemente a priori e concomitante, iniciado pelos rgos de controle interno que informam e orientam o gestor sobre os procedimentos a serem tomados e as providncias a serem adotadas. B) a autorizao do Senado Federal para a Unio contrair emprstimo externo pode ser considerada como controle externo e corretivo. C) o TCU no exercita controle concomitante.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

82

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

D) o controle prvio tem por objetivo final dar segurana a quem pratica o ato ou por ele se responsabiliza e a tcnica utilizada nesse caso a contabilidade. E) concomitante o controle feito no decorrer das aes praticadas, tendo por objetivo final garantir a execuo da ao; a tcnica utilizada nesse caso a auditoria. SOLUO: A alternativa correta a que afirma ter o controle prvio o objetivo final dar segurana a quem pratica o ato ou por ele se responsabiliza e a tcnica utilizada nesse caso a contabilidade. O gabarito a letra D. Na letra A, o controle exercido por meio do julgamento de tomadas e prestaes de contas um instrumento de controle predominantemente a posteriori. Na letra B, a autorizao do Senado Federal para a Unio contrair emprstimo externo um controle prvio, como condio para realizao do ato, razo pela qual, assume carter preventivo. O controle corretivo posterior ao ato realizado. Na letra C, h previso no Regimento Interno do TCU para realizao de acompanhamentos, que se constitui em um controle concomitante. Por fim, na letra E, a tcnica utilizada no controle concomitante a fiscalizao, que visa verificar a execuo da ao governamental. Bom, pessoal, conclumos esta aula. Bons estudos e at a prxima aula.

QUESTES COMENTADAS NESTA AULA:


1) (CGU/ESAF/2008) Sobre o tema controle externo, nos termos da Constituio Federal, correto afirmar que: a) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. b) exercido, no mbito federal, pelo Senado Federal com o auxlio do sistema de controle interno dos demais Poderes. c) exercido, no mbito estadual, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. d) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelas respectivas Assemblias Legislativas e Cmaras de Vereadores.
Prof.: Marcelo Arago www.pontodosconcursos.com.br

83

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

e) exercido, no mbito federal, exclusivamente pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais. 2) (TCU/ESAF/2006) Nos termos da Constituio Federal, pode-se afirmar que a) o Tribunal de Contas da Unio TCU rgo vinculado ao Senado da Repblica. b) as Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete conselheiros. c) as decises do TCU no se submetem a controle judicial. d) os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. e) a titularidade do Controle Externo, no Brasil, pertence ao Tribunal de Contas da Unio. 3) (TCU/ESAF/1999) No exerccio das suas funes de controle externo da Administrao Pblica Federal, compete constitucionalmente ao Tribunal de Contas da Unio a) julgar as contas anuais do Presidente da Repblica b) realizar inspees e auditorias contbeis nas unidades administrativas dos rgos da Unio, inclusive as da Cmara dos Deputados e do Senado Federal c) examinar, em grau de recurso voluntrio, as contas anuais dos Governadores dos Estados e do Distrito Federal d) apreciar, para fim de registro prvio, que condio essencial de validade, a legalidade dos contratos administrativos e) verificar a legalidade dos atos em geral de admisso de pessoal do servio pblico, exceto as nomeaes no Poder Judicirio 4) (TCU/ESAF/1999) A competncia constitucional do Tribunal de Contas da Unio, para fiscalizar a aplicao de recursos pblicos, a) alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Municpios b) alcana os repassados pela Unio e os prprios dos Estados, DF e Municpios, por eles mesmos arrecadados c) no alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Estados d) no alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Estados e Municpios

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

84

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

e) no alcana os repassados pela Unio, mediante convnio e ajuste, para os Estados e Municpios nem os prprios seus 5) As decises dos Tribunais de Contas, de que resulte a imputao de dbito ou multa: a) podem ser executadas coercitivamente pelo prprio Tribunal. b) para serem executadas judicialmente, precisam se inscritas em dvida ativa. c) tornam automaticamente indisponveis os bens do responsvel, enquanto no pago o dbito. d) no esto sujeitas a recurso perante o Tribunal. e) tm eficcia de ttulo executivo. 6) (CGU/ESAF/2008) Assinale a nica opo incorreta relativa fiscalizao contbil, financeira e oramentria. a) Deve prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. b) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto eficcia e eficincia da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado, so finalidades do sistema de controle interno que devem ser mantidos de forma integrada pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. c) O Tribunal de Contas da Unio possui competncia para aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. d) O Tribunal de Contas da Unio no possui competncia para realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. e) O ato de sustar a execuo de contrato ilegal no de competncia do Tribunal de Contas da Unio porque deve ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 7) (TCU/ESAF/2006) Sobre o Controle Externo no Brasil, assinale a opo correta. a) Os ministros do TCU devem ser brasileiros natos.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

85

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

b) Um Tribunal de Contas Estadual no poder julgar contas relativas a municpio, mesmo que este esteja dentro do territrio de sua Unidade da Federao. c) Um determinado municpio, caso no possua Tribunal de Contas prprio, no poder cri-lo. d) O auditor, ou Ministro-Substituto, do Tribunal de Contas da Unio aposentado compulsoriamente aos 75 (setenta e cinco) anos de idade. e) Empresas de Economia Mista no se sujeitam fiscalizao do TCU. 8) (Analista/CVM/ESAF/2010) De acordo com a Constituio Federal, ao Tribunal de Contas da Unio compete, no exerccio do Controle Externo: a) realizar, por determinao do Presidente da Repblica, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. b) fiscalizar a aplicao das transferncias constitucionais obrigatrias feitas pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. c) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas e penses, inclusive as melhorias posteriores que alterem o fundamento legal do ato concessrio. d) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, ressalvados os casos em que a participao no implique controle do capital votante. e) apreciar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. 9) (Analista/SUSEP/ESAF/2010) Segundo a Constituio Federal, tem competncia para realizar a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio no que se refere legalidade, legitimidade e economicidade: a) a Comisso Mista de Oramento e Planos e o Tribunal de Contas da Unio. b) o Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder. c) o Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organizada. d) o Ministrio Pblico Federal, a Polcia Federal e as Comisses do Congresso Nacional. e) a Cmara dos Deputados, por intermdio de suas comisses permanentes e o Tribunal de Contas da Unio.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

86

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

10) (Analista/SUSEP/ESAF/2010) Quanto prestao de contas de pessoas jurdicas de direito privado, correto afirmar: a) esto obrigadas a prestar contas quando utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiros, bens e valores pblicos. b) prestam contas sempre que receber recursos provenientes da Unio, sejam eles em dinheiro ou bens. c) esto desobrigadas de prestar contas em razo de a natureza jurdica ser de direito privado. d) prestam contas, desde que gerenciem ou apliquem recursos arrecadados por elas mesmas sem que tenha havido delegao para tal. e) a apresentao de prestao de contas diretamente ao Tribunal de Contas da Unio condio essencial ao cumprimento da Constituio Federal. 11) (Analista/SUSEP/ESAF/2010) Assinale a opo que, segundo a Constituio Federal, indica uma exceo s atribuies do Tribunal de Contas da Unio. a) Sustar, se no atendido, a execuo de ato impugnado. b) Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe direta ou indiretamente. c) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. d) Representar ao Poder competente sobre irregularidades e abusos. e) Fiscalizar a aplicao de recursos transferidos a qualquer ttulo aos Estados, Distrito Federal e Municpios. 12) Sobre a fiscalizao contbil, financeira e oramentria, marque a nica opo correta. a) Compete ao Tribunal de Contas da Unio comunicar ao Congresso Nacional os casos de ilegalidade de despesas apurados, a fim de que tome as providncias necessrias para a aplicao aos responsveis das sanes previstas em lei. d) Compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadorias, reformas ou penses e as melhorias posteriores, ainda que essas melhorias no alterem o fundamento legal do ato concessrio. c) No exerccio do controle externo, ao Congresso Nacional compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda,

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

87

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. d) Desde que no se refira a contrato administrativo, o Tribunal de Contas da Unio (TCU) poder sustar a execuo de ato impugnado, se o rgo, no prazo assinado pelo TCU, no adotar as providncias necessrias para a correo de ilegalidades identificadas. (Certo) e) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle interno, e pelo sistema de controle externo de cada Poder. 13) Assinale a alternativa incorreta. a) O Tribunal de Contas da Unio (TCU) aprecia a legalidade do ato concessivo de aposentadoria e, encontrando-se este em conformidade com a lei, procede a seu registro. Essa apreciao competncia exclusiva do TCU e visa ordenar o registro do ato, o que torna definitiva a aposentadoria, nos termos da lei. Entretanto, se, na apreciao do ato, detectar-se ilegalidade, no compete ao TCU cancelar o pagamento da aposentadoria, inclusive para respeitar o princpio da segregao. b) Uma das funes de competncia dos TCs, como definido na CF, a de ouvidor, caracterizada pelo recebimento de denncias de irregularidades ou ilegalidades formuladas tanto pelos responsveis pelo controle interno como por qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato. c) A independncia conferida ao TCU faz com que as suas decises, emanadas no exerccio de sua atividade-fim, no se submetam a qualquer controle posterior. d) Conforme o STF, o TCU, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar, de forma incidental, a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. e) Para o STF, a independncia conferida ao TCU no exclui a competncia de fiscalizao de suas contas pelo Poder Legislativo. 14) (TCE/ES/CESPE/2009) Com referncia fiscalizao e ao controle do oramento, assinale a opo correta. A) Compete ao TCU a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta, quanto legalidade e economicidade, bem como quanto

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

88

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

aplicao das subvenes, ou seja, recursos destinados ao aumento do capital de empresas pblicas. B) O TCU exerce funo de jurisdio ao apreciar e julgar as contas do presidente da Repblica, bem como dos administradores e demais responsveis por dinheiro, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico. C) A fiscalizao operacional do oramento diz respeito prpria execuo do oramento, pois o patrimnio compe-se dos bens pertencentes ao Estado, sejam eles de cunho econmico ou no, e as alteraes patrimoniais devem ser fiscalizadas pelas autoridades pblicas em benefcio da preservao dos bens que integram o patrimnio pblico. D) O controle interno incumbe aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, cabendo a cada um manter um sistema de controle individual, de acordo com suas caractersticas prprias e, ao mesmo tempo, integrar o sistema com o dos outros poderes, a fim de que haja coordenao e uniformizao de comportamentos e providncias. E) Ao TCU compete realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, desde que haja prvia requisio do Senado Federal. 15) (TCE/ES/CESPE/2009) O controle externo, a cargo do Poder Legislativo e do TC, classifica-se em poltico e tcnico. Com relao a esse assunto, luz das disposies constantes na CF, assinale a opo correta. A) O controle externo, nos municpios, exercido pelas respectivas cmaras municipais, com o auxlio dos TCs de mbito estadual, salvo no caso dos municpios que tm TCs prprios. B) A fiscalizao, sob o aspecto da legitimidade, de mbito do controle poltico e, portanto, fora do alcance do TC. C) O controle financeiro, introduzido pela CF, permite verificar se os objetivos foram atingidos, se os meios utilizados foram os mais adequados e se foi obtido o menor custo possvel. D) O exame da economicidade permite verificar se uma obra ou servio foi realizado ao menor custo possvel, diferentemente da eficincia, que tem como foco o custo adequado, razovel e pertinente. E) A avaliao da relao custo-benefcio, pela sua transcendncia, est circunscrita ao controle poltico, razo pela qual ultrapassa as competncias dos TCs.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

89

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

16) (TCE/ES/CESPE/2009) Na CF, o controle externo foi consideravelmente ampliado. Nesse sentido, as funes que os TCs desempenham incluem a A) sancionatria, quando se aprovam as contas dos dirigentes e responsveis por bens e valores pblicos. B) de julgamento, quando se emite parecer prvio sobre as contas anuais dos chefes de poder ou rgo. C) de ouvidor, quando se respondem e esclarecem as dvidas de servidores sobre a aplicao da legislao oramentria e financeira. D) corretiva, quando se aplicam multas e outras penalidades aos responsveis por irregularidades. E) de fiscalizao financeira, quando se registram os atos de admisso do pessoal efetivo. 17) (TCE/ES/CESPE/2009) O controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com ou sem a colaborao do TC, ao qual cabe a execuo autnoma das competncias privativas que lhe foram outorgadas na CF. No caso de contratos, verificando-se ilegalidade, o TC deve A) sustar a sua execuo preventivamente, comunicando sua deciso ao Poder Legislativo. B) representar ao poder competente, j que essa matria no de competncia especfica desse TC. C) sustar sua execuo de forma definitiva, mas s aps a concesso de prazo ao rgo contratante. D) comunicar a ilegalidade ao Poder Legislativo, a que caber a responsabilidade exclusiva pela sua sustao ou no. E) estabelecer prazo para sua correo, aguardar as providncias dos Poderes Legislativo e Executivo e, se necessrio, sustar a execuo do contrato. 18) (TCE/AC/CESPE/2008) Em conformidade com a CF, os atos relacionados a pessoal que so apreciados pelo TCU para fins de registro ou reexame no incluem A) a admisso de pessoal nas empresas pblicas. B) a admisso de pessoal nas fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. C) as nomeaes para cargo de provimento em comisso na administrao direta. D) a concesso inicial de penso. E) as melhorias posteriores em aposentadorias que tenham alterado o fundamento legal da concesso inicial.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

90

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

19) (Analista/SUSEP/2010/ESAF) Segundo a Constituio Federal, os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela dar cincia: a) ao Ministrio Pblico Federal, para que ajuze a ao competente junto Justia Federal de primeira instncia. b) Polcia Federal, na qualidade de polcia judiciria, para abertura de inqurito e investigao. c) ao Tribunal de Contas da Unio, para que tome as providncias no seu mbito de atuao. d) Comisso de Fiscalizao e Controle do Congresso Nacional. e) ao titular da entidade ou rgo para que represente ao Tribunal de Contas da Unio e ao Ministrio Pblico. 20) (CGU/ESAF/2008) Acerca da natureza, competncia e jurisdio do Tribunal de Contas da Unio (TCU), segundo sua Lei Orgnica, correto afirmar que: a) compete ao TCU julgar as contas do Governo de Territrio Federal, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento, na forma estabelecida em seu Regimento Interno. b) compete ao TCU apreciar, para fins de registro, a arrecadao da receita a cargo da Unio, mediante inspees e auditorias, ou por meio de demonstrativos prprios, na forma estabelecida em seu Regimento Interno. c) a jurisdio do TCU abrange os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parafiscais e prestem servio de interesse pblico ou social. d) ao Tribunal de Contas da Unio, no mbito de sua competncia e jurisdio, assiste o poder de polcia, podendo, em conseqncia desse poder, expedir atos e instrues normativas sobre matria de suas atribuies e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade. e) a resposta sobre consulta que lhe seja formulada por autoridade competente, a respeito de dvida suscitada na aplicao de dispositivos legais e regulamentares concernentes a matria de sua competncia, tem carter normativo e constitui prejulgamento do fato ou caso concreto. 21) (CGU/ESAF/2006) Para os efeitos da Instruo Normativa TCU n. 47/2004, constituem unidades jurisdicionadas ao Tribunal de Contas da Unio, exceto:

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

91

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

a) os rgos e entidades da administrao federal direta, indireta e fundacional, includas as empresas controladas direta ou indiretamente pela Unio. b) o Ministrio Pblico da Unio. c) os conselhos de fiscalizao das profisses liberais. d) as entidades privadas que tenham firmado contrato de gesto com a administrao pblica federal e em razo desse contrato recebam recursos oramentrios da Unio. e) as entidades privadas que tenham firmado contrato de emprstimo junto aos rgos oficiais de fomento. 22) (TCE/GO/Procurador/2007) Sobre o Tribunal de Contas da Unio, incorreto afirmar que a) de sua incumbncia auxiliar o Congresso Nacional no encargo deste quanto ao exerccio do controle externo referido Unio. b) de sua competncia apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio, sendo dispensvel, nestes casos, quando se trate do ato de concesso inicial, assegurar-se ao interessado, previamente ao ato decisrio da Corte de Contas, o contraditrio e a ampla defesa, mesmo quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado. c) de sua competncia apreciar e julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. d) de sua competncia fiscalizar a aplicao de recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. e) deve ele prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas, inclusive informaes sigilosas ou relativas despesa de natureza reservada. 23) (TCE/GO/Procurador/2007) incorreto afirmar que esto constitucionalmente obrigados a prestar contas aos rgos ou entidades de controle externo ou de controle interno de cada Poder, da Unio, sem prejuzo de outras formas de controle acaso previstas em legislao especfica:

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

92

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

a) qualquer pessoa fsica que utilize dinheiros, bens ou valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. b) qualquer pessoa jurdica que arrecade, guarde ou gerencie dinheiros, bens ou valores pblicos federais. c) qualquer pessoa que assuma obrigaes de natureza pecuniria em nome da Unio. d) qualquer pessoa jurdica que administre bens pelos quais a Unio responda. e) qualquer pessoa privada, fsica ou jurdica, que pague seus tributos mediante lanamento a dbito em conta corrente bancria mantida junto a instituies financeiras institudas, mantidas ou controladas pelo Poder Pblico. 24) (CGU/ESAF/2006) Nos termos da Lei n. 8.443/92, as contas dos administradores e responsveis por bens e dinheiros pblicos sero anualmente submetidas a julgamento do Tribunal de Contas da Unio sob a forma de: a) tomada ou de prestao de contas. b) auditoria ou de fiscalizao. c) parecer regular, regular com ressalva ou irregular. d) parecer pleno, restritivo ou irregular. e) processo executivo. 25) O processo de prestao de contas, organizado pelo gestor ou pessoa a quem este delegar competncia, dever conter os elementos necessrios que permitam o acompanhamento e a fiscalizao oramentria e financeira por parte dos rgos de controle interno e externo. Indique a opo falsa com relao ao contedo dos processos de contas anuais. a) Relatrio de gesto. b) Balanos anuais da entidade, acompanhados das peas exigidas pela legislao em vigor. c) Parecer do rgo de controle interno sobre suas contas, quando houver. d) Parecer da auditoria interna das entidades da administrao indireta sobre as contas da entidade. e) Pronunciamento expresso do ministro de estado supervisor da unidade jurisdicionada. 26) (CGU/ESAF/2008) Nos termos da Lei Orgnica do TCU, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

93

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

solidria, visando apurao dos fatos, identificao dos responsveis e quantificao do dano, dever imediatamente adotar providncias com vistas instaurao da Tomada de Contas Especial diante dos seguintes casos, exceto: a) omisso no dever de prestar contas. b) descumprimento de recomendaes exaradas pelo Tribunal em julgamento de contas de exerccios anteriores. c) no comprovao da aplicao dos recursos repassados pela Unio, na forma prevista no art. 5, inciso VII, da citada lei. d) ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos. e) prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte dano ao errio. 27) Com relao aos processos de contas, assinale a alternativa correta. A) a partir da IN TCU n. 47/2004, ficou evidente a necessidade de o TCU incluir, no exame e julgamento das tomadas e prestaes de contas dos gestores, o controle de conformidade, que corresponde comparao entre os objetivos, diretrizes e metas institudos e os resultados obtidos em termos de eficincia, eficcia e efetividade. B) as contas dos ordenadores de despesas sero organizadas pelo rgo de contabilidade analtica e julgadas pelo controle interno. C) o controle exercido por meio do julgamento de tomadas e prestaes de contas um instrumento de controle predominantemente a priori e concomitante, iniciado pelos rgos de controle interno que informam e orientam o gestor sobe os procedimentos a serem tomados e as providncias a serem adotadas. D) em relao organizao e apresentao de processos de tomadas e prestaes de contas, o conceito de risco est associado, segundo o TCU, importncia social ou econmica de um rgo ou entidade para a administrao ou a sociedade, sendo a relevncia correspondente representatividade das dotaes oramentrias atribudas a uma unidade ou gestor. E) o relatrio de gesto, pea relevante na composio dos processos de contas, dever destacar os programas de trabalho planejados e executados, apresentando-se justificativas caso no sejam alcanados os objetivos previstos na programao. 28) (CGU/ESAF/2004) s decises proferidas em processos de tomada ou prestao de contas, cabem recursos de: a) reconsiderao, embargos de declarao e reviso.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

94

TCNICAS DE CONTROLE - REA AUDITORIA E FISCALIZAO CONTROLE INTERNO P/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CGU (TEORIA E EXERCCIOS)

b) reconsiderao, suspenso e anulao. c) reviso, desconsiderao e arquivamento. d) embargos de declarao, recomendao e fiscalizao. e) anulao, embargos de declarao e retificao. 29) (CGU/ESAF/2004) Em conformidade com a Lei n 8.443/1992, o Tribunal de Contas da Unio poder, a vista de novos elementos que considere suficientes, autorizar o desarquivamento do processo, aps a publicao da deciso terminativa no Dirio Oficial da Unio, e determinar que se ultime a respectiva tomada ou prestao de contas, desde que no tenha decorrido mais de a) 1 ano. b) 3 anos. c) 5 anos. d) 6 anos. e) 10 anos. 30) Quanto classificao do controle em relao ao momento em que se realiza, assinale a alternativa correta. A) o controle exercido por meio do julgamento de tomadas e prestaes de contas um instrumento de controle predominantemente a priori e concomitante, iniciado pelos rgos de controle interno que informam e orientam o gestor sobre os procedimentos a serem tomados e as providncias a serem adotadas. B) a autorizao do Senado Federal para a Unio contrair emprstimo externo pode ser considerada como controle externo e corretivo. C) o TCU no exercita controle concomitante. D) o controle prvio tem por objetivo final dar segurana a quem pratica o ato ou por ele se responsabiliza e a tcnica utilizada nesse caso a contabilidade. E) concomitante o controle feito no decorrer das aes praticadas, tendo por objetivo final garantir a execuo da ao; a tcnica utilizada nesse caso a auditoria.

Prof.: Marcelo Arago

www.pontodosconcursos.com.br

95

S-ar putea să vă placă și