Sunteți pe pagina 1din 32

Prof.

Marcus Biage

NORMA JURDICA Conceito: As normas jurdicas so estruturas fundamentais do Direito e nas quais so gravados preceitos e valores que vo compor a Ordem Jurdica. A norma jurdica responsvel por regular a conduta do indivduo, e fixar enunciados sobre a organizao da sociedade e do Estado, impondo aos que a ela infringem, as penalidades previstas, e isso se d em prol da busca do bem maior do Direito, que a Justia.

NORMA JURDICA (CARACTERSTICAS) A Bilateralidade, uma caracterstica que possui relao com a prpria estrutura da norma, pois, normalmente, a norma dirigida a duas partes, sendo que uma parte tem o dever jurdico, ou seja, dever exercer determinada conduta em favor de outra, enquanto que, essa outra, tem o direito subjetivo, ou seja, a possibilidade dada pela norma de agir diante da outra parte. Uma parte, ento, teria um direito fixado pela norma e a outra uma obrigao, decorrente do direito que foi concedido.

NORMA JURDICA (CARACTERSTICAS) generalidade, caracterstica relacionada ao fato da norma valer para qualquer um, sem distino de qualquer natureza, para os indivduos, tambm iguais entre si, que se encontram na mesma situao. A norma no foi criada para um ou outro, mas para todos. Essa caracterstica consagra um dos princpios basilares do Direito: igualdade de todos perante a lei.(erga omnes)

NORMA JURDICA (CARACTERSTICAS) abstratividade diz respeito ao fato de a norma no ter sido criada para regular uma situao concreta ocorrida, mas para regular, de forma abstrata, abrangendo o maior nmero possvel de casos semelhantes, que ocorrem, normalmente, da mesma forma. A norma no pode disciplinar situaes concretas, mas to somente formular os modelos de situao, com as caractersticas fundamentais, sem mencionar as particularidades de cada situao, pois impossvel ao legislador prever todas as possibilidades que podem ocorrer nas relaes sociais.

NORMA JURDICA (CARACTERSTICAS) imperatividade uma caracterstica essencial, pois a norma, para ser cumprida e observada por todos, dever ser imperativa, ou seja, impor aos destinatrios a obrigao de obedecer. No depende da vontade dos indivduos, pois a norma no conselho, mas ordem a ser seguida.

NORMA JURDICA (CARACTERSTICAS) coercibilidade, por fim, pode ser explicada como a possibilidade do uso da fora para combater aqueles que no observam as normas. Essa fora pode se dar mediante coao, que atua na esfera psicolgica, desestimulando o indivduo de descumprir a norma, ou por sano (penalidade), que o resultado do efetivo descumprimento. Pode-se dizer que a Ordem Jurdica tambm estimula o cumprimento da norma, que se d pelas sanes premiais. Essas sanes seriam a concesso de um benefcio ao indivduo que respeitou determinada norma.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Em relao ao sistema que pertencem: leva em conta o local de atuao das normas, e assim elas podem ser: Nacionais: quando as normas devem ser observadas no limite de um pas; Direito estrangeiro: quando apesar de pertencerem a outro pas, poder ser aplicada no territrio do outro, pelas relaes diplomticas que possuem;

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Direito uniforme: quando dois ou mais pases adotam as mesmas leis, que so usadas nos dois territrios. * Em relao fonte: leva em conta a origem das normas, e assim elas podem ser: Legislativas: quando escritas e organizadas; Consuetudinrias: quando as normas advm dos costumes; Jurisprudenciais: quando so retiradas de decises dos tribunais;

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Em relao validez: essa caracterstica se subdivide levando em conta o espao, tempo, e contedo material. - No espao: as normas podem ser: Gerais: so aquelas que valem em todo o territrio nacional, sendo essas as leis federais, Locais: so aquelas que atuam apenas em parte do territrio, podendo ser as leis estaduais ou municipais.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Em relao validez: essa caracterstica se subdivide levando em conta o espao, tempo, e contedo material. - No tempo: se classificam pela vigncia: Por prazo determinado: quando a prpria lei determina o perodo que ir atuar; Por prazo indeterminado: quando a lei no prev esse perodo de durao de sua atuao.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Em relao validez: essa caracterstica se subdivide levando em conta o espao, tempo, e contedo material.

- mbito material: se classificam pelo contedo: Direito Pblico: quando o Estado seria uma das partes da relao, e impe seu poder, verificando, dessa forma, uma relao de subordinao; Direito Privado: quando as partes so tidas como iguais, numa relao de coordenao.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Em relao hierarquia: por essa classificao podem ser: Constitucionais: decorrem da Constituio Federal, ou de suas emendas. a norma mais importante do pas, no podendo ser contrariada em nenhuma hiptese.Complementares: complementam algumas omisses da Constituio Federal. Possuem hierarquia logo abaixo das normas constitucionais. Leis ordinrias: esto localizadas num plano inferior. So as leis, medidas provisrias e leis delegadas.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Em relao hierarquia: por essa classificao podem ser: Normas regulamentares: advindas dos decretos e as individualizadas, decorrentes de testamentos e sentenas.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Em relao sano: podem ser: Perfeitas: quando a sano para o descumprimento da norma a nulidade do ato, ou seja, age como se o ato nunca tivesse existido; Mais que perfeitas: quando a norma, alm de considerar nulo o ato na hiptese de descumprimento, prev sano para aquele que violou a norma;

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Em relao sano: podem ser: Menos do que perfeitas: quando o descumprimento da norma combatido apenas com a sano (penalidade); Imperfeitas: quando no prev nem a possibilidade de sano ou nulidade do ato como conseqncia do descumprimento da norma;

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Em relao qualidade: podem ser: Positivas: quando a norma permite exige do indivduo uma conduta compatvel com uma ao ou omisso; Negativas: quando a norma implica na proibio de uma ao ou omisso.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Em relao vontade das partes: podem ser: Taxativas: quando independem da vontade das partes por abrangerem contedos de carter fundamental; Dispositivas: leva em conta a vontade das partes, por se referirem aos interesses particulares, podendo ou no serem adotadas.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) * Ainda quanto vontade das partes, podem ser: Rgidas: quando o contedo no oferece outras alternativas, sendo impositiva a ordem (exemplo: aposentadoria compulsria). Elsticas: quando admitem a maleabilidade da situao pelo juiz, por conter termos de significao ampla (exemplo: "usos e costumes da regio...");

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Aplicabilidade das normas constitucionais (Jos Afonso)


Plena: aquelas que desde a entrada em vigor da Constituio, produzem, ou tm possibilidade de produzir, todos os efeitos essenciais.

Ex. Remdios Constitucionais.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Aplicabilidade das normas constitucionais (Jos Afonso)


Contida (restringvel): aquelas em que o constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder pblico, nos termos em que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nelas enunciados.

Ex. Art 5, XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso , atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Aplicabilidade das normas constitucionais (Jos Afonso)


Limitada: aquelas que apresentam aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre esses interesses, aps uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a aplicabilidade.

Ex. Art. 37, VII: O direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Essa previso condiciona o exerccio nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Essa previso condiciona o exerccio do direito de greve, no servio pblico, regulamentao legal. Art. 7 XI prev a participao dos empregados nos lucros, ou resultados da empresa, conforme definido em lei.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Aspectos que devem conter numa norma jurdica
A norma, ao ser elaborada, para que possa ser objeto de cobrana, impondo o ajuste de condutas individuais, deve possuir vigncia, ou seja, deve se apresentar vlida. A validade depende de requisitos tcnico- formais, tais como a obedincia ao procedimento previsto para elaborao da norma (processo legislativo); do respeito vacatio legis, ou seja, aguardar um perodo previsto para que depois da publicao, a lei ingresse no mundo jurdico. (vigor) A eficcia da lei um indicativo de que cumpriu sua finalidade, ou seja, atendeu sua funo social. A legitimidade, ltimo requisito da norma jurdica, ser originada do poder competente, ou seja, ser produzida, por quem a lei autoriza.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Emendas Constituio (CF, art. 60): Consistem nas reformas do texto constitucional, de grande ou pequeno alcance, promovendo-lhe adies, supresses ou mesmo modificaes, passam, portanto, a integrar o texto da constituio.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Leis Complementares (CF, arts. 61 e 69): Complementam a Constituio, particularizando e detalhando matria que ela abordou apenas genericamente. Destinam-se, pois, a desenvolver a normatividade de determinados preceitos constitucionais. So admissveis somente nos casos em que a Constituio expressamente autorize e no passam a integrar o seu texto, so leis em separado. O quorum legislativo para sua aprovao especial: maioria absoluta.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Leis Ordinrias (CF, art. 61): So leis comuns, oriundas do poder Legislativo no exerccio de sua funo primordial: legislar. Constituiem a grande categoria das normas legais nascidas do pronunciamento do Legislativo, com a sano do chefe do Executivo, e na prtica so denominadas simplesmente lei.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Leis Delegadas (CF, art. 68) So aquelas que emanam do Poder Executivo mediante delegaes de competncia feita pelo Poder Legislativo. O primeiro desses Poderes (delegado) normalmente no teria competncia para elabora a lei, mas veio a adquiri-la em virtude da delegao feita pelo segundo (delegante). A lei resultante dessa delegao de poderes para elabor[a-la denomina-se lei delegada.

** O 1 do art. 68 da CF especifica os assuntos que NO podero ser objeto de delegao.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Medidas Provisrias (CF, art. 62): so Normas editadas pelo Poder Executivo, com fora de lei, em caso de relevncia e urgncia. Tais medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo legal de 60 dia contados da publicao, prorrogvel uma vez por igual perodo.

Nessa Hiptese, de perda de eficcia, o Congresso Nacional dever disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal ** A EC n 32 vedou a utilizao de medida provisria para certas matrias. *** A votao acontecer separadamente em cada uma das Casa, com parecer da comisso mista. Se a medida provisria no for votada em 45 dias, entrar em regime de urgncia, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao. ((Com a ratificao do Congresso Nacional, a medida provisria torna-se lei))

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Decretos Legislativos: o instrumento formal de que se vale o Congresso Nacional para praticar os atos de sua exclusiva compentncia (art. 49 da CF), como resolver definitivamente sobre tratados, acordos internacionais que acarretam encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. Uma vez aprovado, o decreto legislativo promulgado pela Mesa do Congresso Nacional, no se submetendo ao veto ou sano do chefe do Executivo.

NORMA JURDICA (CLASSIFICAO) Processo Legislativo como fonte legal


Resolues: So atos vinculados propria atividade do Congresso nacional, tambm independentes da sano do chefe do Executivo, tendo por base finalidades especficas do seu peculiar interesse, como: delegar competncia ap presidente da Repblica (CF, art. 68, 2); suspenso pelo Senado da Execuo de lei Federal declarada inconstitucional pelo STF (CF, art. 52)

OBRIGADO

S-ar putea să vă placă și