Sunteți pe pagina 1din 14

1

SUMRIO
1. 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 INTRODUO ...............................................................................................................3 MALRIA ........................................................................................................................4 SINONMIA .....................................................................................................................4 INCIDNCIA ...................................................................................................................5 AGENTE ETIOLGICO ...............................................................................................5 VETOR ............................................................................................................................5 FISIOPATOLOGIA ........................................................................................................5 CICLO EVOLUTIVO ......................................................................................................6 FONTE DE INFECO ................................................................................................6 PERODO DE INCUBAO ........................................................................................6 PERODO DE TRANSMISSIBILIDADE .....................................................................6 TRANSMISSO .............................................................................................................7 SINAIS E SINTOMAS GERAIS ...................................................................................7 PERODO PRODRMICO ..........................................................................................7 DIAGNSTICO ..............................................................................................................9 DIAGNSTICO DIFERENCIAL ..................................................................................9 TRATAMENTO ............................................................................................................10 ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM .........................................................................10 COMPLICAES ........................................................................................................11 COMPLICAES NA GRAVIDEZ............................................................................11 PROFILAXIA ................................................................................................................12 MEDIDAS GERAIS .....................................................................................................13 CASO CLNICO ...........................................................................................................13 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................................14

1.

INTRODUO A Sistematizao da Assistncia de Enfermagem (SAE) uma atividade

privativa do enfermeiro, que atravs de um mtodo e estratgia de trabalho cientfico realiza a identificao das situaes de sade/sade, subsidiando a prescrio e implementao das aes de Assistncia de Enfermagem, que possam contribuir para a promoo, preveno, recuperao e reabilitao em sade do indivduo, famlia e comunidade. O Processo de Enfermagem (PE), considerado a base de sustentao da SAE, constitudo por fases ou etapas que envolvem a identificao de problemas de sade do cliente, o delineamento do diagnstico de enfermagem, a instituio de um plano de cuidados, a implementao das aes planejadas e a avaliao. As fases de coleta de dados, diagnstico, planejamento, implementao e avaliao se relacionam e dependem uma da outra, sendo inseparveis dentro de um contexto prtico. Ao enfermeiro incumbe, privativamente, a consulta de enfermagem. Etapas: 1- Histrico de enfermagem; 2- Exame fsico; 3- Diagnstico de enfermagem; 4- Prescrio da assistncia de enfermagem; 5- Evoluo de enfermagem Na seleo dos trabalhos, partiu-se da premissa que, para um entendimento adequado do processo sade/doena nas sociedades indgenas, preciso levar em considerao no somente os aspectos bioecolgicos que regulam a relao parasita-hospedeiro, por um lado, como tambm os fatores culturais envolvidos na escolha dos itinerrios teraputicos, por outro. A nosso ver, estas questes, assim como diversas outras, so passveis de serem abordadas por meio de um enfoque antropolgico. Devemos ressaltar que a pluralidade aqui manifesta vai alm de uma tentativa holstica e interdisciplinaridade, expresses que ocupam um estudo diferenciado no discurso cientfico

contemporneo. No estudo do processo sade/doena em sociedades indgenas, ela absolutamente essencial. Diagnstico de doenas, ou a identificao da presena de seus agentes etiolgicos em remanescentes humanos do passado, pode tambm servir como marcador para identificar a passagem ou disperso de grupos humanos pelas diferentes regies geogrficas (Ferreira et a l ,1988). Para estudar o processo sade/doena em grupos indgenas atuais, utilizam-se critrios e tcnicas semelhantes aos empregados nas demais populaes humanas.

MALRIA uma doena infecciosa, febril, parasitria aguda, transmitida pela fmea do

mosquito. Tem a febre como caracterstica principal, sendo que os acessos febris tm intervalos de 24 a 72 horas. A malria humana mais grave a do tipo Plasmodium falciparum, que pode evoluir at a morte, se no for diagnosticada a tempo. Nem toda a pessoa picada pelo mosquito transmissor contrai a doena, o organismo humano possui uma resistncia natural para destruir os parasitas, essa defesa espontnea chamada de estado de premunio. A principal causa de bitos dos que contraem a malria ainda relacionada entre o incio dos sintomas e o diagnstico, e conseqente instituio de tratamento especfico. No existe vacina para essa doena. Os custos necessrios erradicao da Malria no mundo so elevados. Como os pases mais afetados so os mais pobres, a Malria continua, ainda hoje, fazendo centenas de milhares de vtimas a cada ano.

SINONMIA uma doena tambm conhecida pelos seguintes nomes:


Maleita. Febre dos pntanos. Febre das selvas. Impaludismo.

INCIDNCIA Afeta aproximadamente 500 milhes de pessoas, provocando cerca de trs

milhes de morte por ano, sendo que 90% dessas mortes ocorrem no continente africano. No Brasil a doena endmica na regio Amaznica. A Malria considerada atualmente a principal doena tropical infecciosa do mundo.

AGENTE ETIOLGICO

Protozorios do gnero Plasmodium Plasmodium malariae: febre quart Plasmodium falciparum: ter maligna Plasmodium vivax: ter benigna Plasmodium ovale:malarie ovale

No Brasil existem apenas os trs primeiros plasmodium, sendo o Plasmodium vivax o mais comum.

VETOR Mosquito da famlia dos Anpheles gambiae (popularmente chamado de

mosquito-prego), que injeta os esporozotos do gnero Plasmodium pela saliva, ao picar o homem. um mosquito noturno que geralmente pica no interior das habitaes entre o crepsculo ao amanhecer. No Brasil esse tipo de mosquito mais encontrado na regio Amaznica, onde as condies climticas ajudam proliferao.

FISIOPATOLOGIA Quando uma pessoa infectada pelos plasmdios, os esporozotos (formas

infectantes do parasita) penetram na circulao sangunea, invadem e destroem as hemcias, que lhes serviram de suporte e alimento. Dentro da circulao sangunea

os esporozotos alcanam as clulas do fgado (hepatcitos) e a partir desse momento comea o processo evolutivo do parasita.

CICLO EVOLUTIVO Uma fmea do mosquito anfeles pica uma pessoa e injeta nela os

plasmdios. Os plasmdios seguem para o fgado, onde atacam as clulas vermelhas do sangue, que transportam oxignio, e se multiplicam. As clulas infectadas se rompem, liberando esporos (merozotas), que reinfectam a corrente sangunea. Outro mosquito alimenta-se do sangue de uma pessoa doente e suga os plasmdios; estes se reproduzem no estmago do inseto, migram para a saliva, onde esto prontos para infectar outro hospedeiro humano.

FONTE DE INFECO O homem infectado.

10

PERODO DE INCUBAO Depende do agente etiolgico:


Plasmodium vivax e Plasmodium ovale: mdia de 14 dias. Plasmodium falciparum: mdia de 12 dias. Plasmodium malarie: mdia de 30 dias.

11

PERODO DE TRANSMISSIBILIDADE O homem pode ser transmissor at trs anos. O mosquito transmite durante

toda a vida.

12

TRANSMISSO Direta: atravs da picada da fmea do mosquito infectado. Indireta: atravs de objetos contaminados pelo sangue, ou por transfuso de

sangue de um doador contaminado. Utilizao compartilhada de seringas por usurios de drogas por via endovenosa. Leses por agulhas contaminadas. No Brasil a transmisso da Malria est restrita mais Regio Norte, ao estado do Maranho e Mato Grosso.

13

SINAIS E SINTOMAS GERAIS O quadro clnico da malria caracterizado por paroxismos recorrentes de

febre alta e calafrios, associados a outros sintomas sistmicos. Nem todos os pacientes demonstram os ciclos clssicos de febre e calafrios da doena.

14

PERODO PRODRMICO

Febre alta mdia 40C -41C (os estados febris duram entre 2 a 6 horas, logo aps apresenta uma sudorese profusa);

Calafrios intensos e violentos; mal-estar geral; mialgias (dores musculares); tremores; sudorese (suor excessivo); anorexia (falta de apetite); ictercia; cefalia; vmitos; anemia.

Fase aguda: Febre difcil de controlar mesmo com medicamentos; Calafrios incontrolveis; Anorexia; Prostrao intensa; Hematmese (vmito com sangue); Hipoglicemia (diminuio da glicose no sangue); Esplenomegalia (aumento do volume do bao); Hepatomegalia (aumento do volume do fgado); Hipotenso ortosttica. Casos gravssimos: Anemia hemoltica aguda; acidose; infeco renal; insuficincia renal aguda. Crises convulsivas generalizadas; hiperparasitemia; sangramentos espontneos; fraqueza extrema; hipertemia prolongada; choque; coma.

Comprometimento do sistema nervoso: Embora possa estar relacionado com vrias sndromes neurolgicas, o comprometimento do sistema nervoso central pelo Plasmodium falciparummanifesta-se na maioria dos casos sob a forma cerebral (coma delirante acompanhado ou no de sinais menngeos).

A instalao do coma pode ser sbita (prognstico mais grave) ou insidiosa; nesta eventualidade, o coma precedido por cefalia intensa, confuso mental, delrios, crise de agressividade, agitao ou sonolncia; progressivamente o coma se aprofunda, at ocorrer perda total da conscincia e dos movimentos. O liquor hipertenso, com pleocitose linfomonocitria e hiperproteinorraquia; em casos raros hemorrgico. Comprometimento renal: Na Malria causada pelo Plasmodium falciparum pode instalar-se uma Insuficincia Renal Aguda (IRA) como conseqncia de anemia hemoltica abrupta, associada com hemoglobinemia e hemoglobinria (febre hemoglobinrica). Essa mesma espcie de plasmdio tambm se relaciona eventualmente com o aparecimento de Insuficincia renal, estando ausente hemlise intensa. A Insuficincia renal pode ser causada pela ocluso parcial de vasos renais por hemcias parasitadas e hipovolemia determinada pela desidratao (febre, vmitos e diarria). Durante o ataque agudo da Malria o hematcrito diminui em um a dois dias, e pode continuar a cair at uma semana aps o inicio da terapia. A anemia pode ser resultante tanto pela destruio eritrocitria, como por uma resposta inadequada da medula ssea.

15

DIAGNSTICO Anamnese (quando o paciente relata que reside, ou fez uma viagem para

uma rea endmica, esse relato pode ser uma pista diagnstica positiva para a doena importante).

Exame fsico. Exame clnico. Exames laboratoriais. Pesquisa de Plasmodium spp.

16

DIAGNSTICO DIFERENCIAL O diagnstico diferencial deve se feito para que a Malria no seja

confundida com outras patologias com quadro clnico semelhante. Atravs dos

10

exames clnico, fsico, laboratoriais e estudos radiolgicos o mdico pode excluir essas doenas, at chegar ao diagnstico correto. As doenas que podem ser confundidas com a Malria so as seguintes.

Gripe (na fase inicial da malria). Dengue. Febre amarela.

17

TRATAMENTO Objetivo: Destruir os trofozoitos do Plasmodium no sangue que determinam

os sinais e sintomas e os efeitos patolgicos que caracterizam a doena. Especfico: existe tratamento medicamentoso para essa patologia,

dependendo da espcie de plasmodium que infecta o paciente. Sintomtico: conforme os sintomas apresentados e suas intercorrncias.

18

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Monitorizao rigorosa dos sinais vitais do paciente. Repouso rigoroso no leito. Hidratao venosa. Administrar medicaes e cuidados especficos no caso de sinais de desidratao.

Precaues com o sangue durante toda a hospitalizao. Ficar atento a exsudao de sangue nos locais de puno venosa. s vezes necessria a hemodilise ou dilise peritoneal. Verificar a presena de sangue nas fezes.

Os doentes com Malria so divididos em dois grupos: semi-imunes (adultos com histria de mltiplas infeces), e os no imunes (adultos que nunca tiveram Malria). atravs dessa diviso que o tratamento e a teraputica a ser utilizada no paciente se torna mais eficiente.

11

O emprego de drogas antimalricas depende do estgio do ciclo de vida do parasita afetado, os parasitas da Malria podem desenvolver forma droga-resistente.

19

COMPLICAES

Insuficincia renal aguda (IRA) Sndrome nefrtica Anemia profunda Ruptura esplnica espontnea (ruptura do bao) Sndrome de angstia respiratria do adulto (SARA) Edema pulmonar Hemorragias digestivas Alteraes hepticas Trombose: quando ocorre nos capilares do crebro, pode ocorrer a malria cerebral, que nos estados mais graves provocam intensas dores de cabea, delrio, convulses, coma e bito.

Peritonite Coagulao intravascular disseminada (CID) Septicemia

20

COMPLICAES NA GRAVIDEZ Em reas endmicas, as mulheres grvidas so, com relativa freqncia,

acometidas pela malria, esta doena acarreta, nesta condio, uma srie de complicaes no s para a me como tambm para o feto. Na mulher grvida a doena pode causar febre alta e calafrios, e dependendo da poca da gravidez em que houve a infeco materna pode ocorrer:

Aborto Comprometimentos da placenta Morte neonatal Parto prematuro

12

Nas formas clnicas causadas pelo Plasmodium falciparum,no incomum a evoluo fatal, no apenas da me, mas tambm de seu concepto, ambos vtimas das complicaes severas que ocorrem no decurso desta parasitose (edema pulmonar, hipoglicemia etc.) Portanto, imprescindvel que a mulher no perodo da gravidez no entre em contato de maneira nenhuma com pacientes ou portadores de doena contagiosa, mesmo que o paciente esteja no final do tratamento ou que esteja em perodo de convalescena. Algumas doenas contagiosas ainda so transmissveis por algum tempo, mesmo depois de terminado o tratamento, principalmente pelas vias areas superiores.

Seqelas Ataques repetidos da doena Anemia crnica resultante dos ataque repetidos da doena

21

PROFILAXIA O combate a Malria deve ser coordenado pelas Autoridades Sanitrias e

pela Sade Pblica.


Medidas sanitrias Notificao Compulsria s Autoridades Sanitrias Controle eficaz dos doadores de sangue Identificar e tratar os portadores da doena Educao sanitria s comunidades em regio endmicas Campanhas de preveno atravs dos meios de comunicao Profilaxia antimalrica s pessoas residindo temporariamente ou viajando por regies endmicas (quimioprofilaxia)

Viajantes que seguem para regies em que ocorra a malria, devem se informar nos postos de sade, aeroportos, rodovirias, portos, sobre as medidas de proteo contra a doena.

13

22

MEDIDAS GERAIS

Combater os vetores utilizando inseticidas Deve-se evitar picadas de mosquito Usar mosquiteiros impregnados com permetrina Telas nas janelas e portas em regies endmicas Utilizar se possvel cala comprida, bota, meia, e camisa de manga comprida

Tentar se hospedar, se possvel,em locais com ar-condicionado nas regies endmicas

Usar inseticida em aerossol nos locais onde for dormir Uso de repelentes contra mosquitos base de DDET

Uso de medicamentos (quimioprofilaxia), principalmente para pessoas que no vo ter acesso aos Servios de Sade, esses medicamentos devem ser utilizados pelo menos uma semana antes de ir para a regio endmica. Quimioprofilaxia deve ser feita geralmente uma semana antes da entrada em rea de risco para a malria, e deve ser mantida por quatro semanas aps o retorno, mas mesmo assim a pessoa pode adquirir a malria; pessoa que foi para rea endmica e que ao retornar apresente febre alta, deve procurar imediatamente o Postos de Sade para uma averiguao diagnstica. Quando viajar entrar em contato com o Centro de Informaes em Sade para Viajantes (CIVES).

23

CASO CLNICO Identificao J.P.S, 42 anos, feminino, natural de Rondnia, residente em

reserva karitiana h vrios anos. Histria da Doena Atual - Procurou atendimento mdico em 15/5/2012, relatando incio dos sintomas em 10/5/2012, com febre, cefalia, astenia, anorexia, dor lombar, dores nos membros inferiores e hiperestesia cutnea. Negava prurido, queixas digestivas, respiratrias ou urinrias.

14

Histria pregressa de rubola, confirmada por sorologia. No ltimo final de semana que antecedeu o incio dos sintomas (2 e 3/5/12),freqentou um stio na cidade de Ariquemes, a cerca de 40 Km de Ariquemes. No havia relato de outros casos febris entre as pessoas que tambm estiveram no stio junto com a paciente, porm, alguns vizinhos seus na reserva estavam com suspeita de malria. Exame Fsico Geral - Temperatura axilar de 38,5C. PA 120 x 80mmHg. Peso - 62,5Kg. Ausculta pulmonar,Ausculta cardiovascular e Abdome: sem anormalidades. Conduta Diagnstica - Foi solicitado hemograma e pesquisa de plasmodium para malria(1.amostra). Conduta Teraputica - Prescrito comprimidos de cloroquina, quatro no primeiro dia, trs no segundo e trs no terceiro por via oral a cada 12 horas em caso de dores ou febre, hidratao oral com lquidos vontade. Os Fatos - Em 20/5/2012 - Houve regresso total dos sintomas, persistindo apenas ligeira astenia, Exame Fsico - Temperatura axilar de 36C, demais aparelhos sem outras alteraes significativas,Recebeu alta mdica.

24

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS CHAVES Lucimara Duarte; Sistematizao da Assistencia de Enfermagem;

SP. 2009 Editora Martinari SANTOS Ricardo V. Carlos E.A. Coimbra Jr; Sade e Povos Indigeneas; Editora Fiocruz; 1994

http://mccorreia.com/enfermidades/malaria.htm Acessado 08/04/2013

S-ar putea să vă placă și