Sunteți pe pagina 1din 16

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CURSO DE ESPECIALIZAO EM PSICOSSOMTICA

MTODO PILATES E PSICOSSOMTICA: UMA ABORDAGEM INTEGRAL DO SER HUMANO

LUCIANI LIMA PEREIRA

Porto Alegre 2009

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CURSO DE ESPECIALIZAO EM PSICOSSOMTICA

MTODO PILATES E PSICOSSOMTICA: UMA ABORDAGEM INTEGRAL DO SER HUMANO

LUCIANI LIMA PEREIRA

Monografia submetida como requisito para obteno do grau de Especialista em Psicossomtica, pelo programa de Ps-Graduao Lato Senso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientadora: Prof. Dr. Adriane Vieira

Porto Alegre 2009

MTODO PILATES E PSICOSSOMTICA: UMA ABORDAGEM INTEGRAL DO SER HUMANO

Luciani Lima Pereira*

Resumo: Aponta-se nesse artigo, a evoluo histrica do Mtodo Pilates e os princpios fundamentais do controle do corpo, enfatizando uma compreenso do corpo-mente-esprito com dimenses indissociveis. Tambm, discorre-se sobre o desenvolvimento conceitual de Psicossomtica, at a viso contempornea, que abrange o ser humano na sua integralidade, nas dimenses biopsicossocial e espiritual. Com intuito de integrar essas informaes, o objetivo do presente artigo, propor uma reflexo sobre o Mtodo Pilates como uma abordagem psicossomtica. Palavras-chave: Mtodo Pilates. Psicossomtica.

PILATES METHOD AND PSYCHOSOMATIC: AN INTEGRAL APPROACH OF HUMAN BEING

Abstract: This article points out the historical evolution of the Pilates Method and the of the fundamental principles of control of the body, emphasizing an understanding of body-mindspirit with dimensions inseparable. Also, talks about the conceptual development of the Psychosomatic, still the contemporary view, which covers the human being in its entirety,in the biopsychosocial and spiritual dimensions. In order to integrate these informations, the purpose of this article, is proposing a reflection on the Pilates Method as a psychosomatic. Keywords: Pilates Method. Psychosomatic.

1 INTRODUO

Ainda hoje, h dificuldades na compreenso do ser humano como um todo integral. Em circunstncias comuns, dificilmente prestamos ateno s nossas sensaes corporais como uma unidade corpo e mente, contudo, muitas vezes, a percepo dos nossos estados corporais s ocorre nas situaes em que uma dor extrema ou um intenso prazer nos estimula.

Pensando nisso, torna-se interessante observarmos certos padres de tenso ou de traumas da vida que emergem organicamente. Perceber de que forma nossos recursos internos nos ajudam a lidar com acontecimentos diversos, como o desapontamento, a frustrao e o

enfrentamento. Enfim, dar-nos conta de que as aes do corpo-mente esto intimamente ligadas nossa qualidade de vida.

Por isso, no cotidiano ou nas condutas sociais, seria importante encontrar uma linguagem que permita transmitir o modo, a profundidade e a intensidade com que certas reaes corporais so vividas. Ou seja, compreender que o corpo tambm pode ser um meio eficiente de comunicao para interpretar nosso contedo, despertar nossos sentidos, aguar nossas percepes, nossas estruturas psicolgicas, sociolgicas e histricas.

Em vista disso, a proposta deste artigo convidar-nos a uma postura reflexiva sobre os significados dos caminhos para o condicionamento do corpo, sinalizando o Mtodo Pilates como um processo dialgico com a Abordagem Psicossomtica.

Para atingir esse objeto, as consideraes deste estudo se deram mediante referncias de livros, artigos de peridicos e tambm, pesquisa na base de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO.

2 MTODO PILATES

Pilates um mtodo de condicionamento fsico, que integra o corpo e a mente, amplia a capacidade dos movimentos, aumenta o controle, a fora, o equilbrio muscular e a conscincia corporal. Solicita o corpo na sua totalidade. Corrige a postura, realinha a musculatura e desenvolve a estabilidade corporal para uma vida mais saudvel e longeva (CAMARO, 2004; KOLYNIAK, CAVALCANTI e AOKI, 2004).

Panelli e Marco citam que os exerccios de pilates foram desenvolvidos para serem executados e dominados a ponto de se tornarem uma reao do subconsciente, buscando desenvolver o corpo da melhor forma possvel, acompanhado de um vigor fsico e mental renovado (2006).

O criador desse mtodo, Joseph Humbertus Pilates, nasceu na Alemanha em 1880 e viveu uma infncia fragilizada por algumas doenas como asma, raquitismo, bronquite e febre reumtica. Por isso, se dedicou melhora da condio fsica praticando ginstica, mergulho,

esqui e boxe. Pilates era um autodidata, conhecedor de fisiologia, anatomia e da medicina tradicional chinesa, alm disso, teve influncia de diversos saberes, desde os princpios de yoga e artes marciais at ao estudo do movimento dos animais (ROBINSON e NAPPER, 2002; BOLSANELLO, 2008).

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, Pilates vivia na Inglaterra e ganhava a vida como lutador de boxe, foi ento considerado inimigo estrangeiro e preso em um campo de concentrao. L, ele atuou como enfermeiro, auxiliou na recuperao dos feridos e tambm treinou outros internos com os exerccios que criou. Pilates utilizava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificao dos msculos dos pacientes, mesmo antes de poderem se levantar, criando ento, os aparelhos que so utilizados at hoje (PANELLI e MARCO, 2006, p.22).

A tcnica desenvolvida por Pilates, segundo Bolsanello (2008), s foi reconhecida em 1918, data em que ocorreu uma epidemia do vrus Influenza e que assolou a Europa, morrendo muitos ingleses, porm, nenhum dos internos treinados por Joseph foi infectado.

Foi em 1926 que Joseph Pilates mudou-se para Nova York onde fundou seu primeiro estdio e denominou seu mtodo de Contrologia. Imediatamente, atraiu a ateno do pblico da dana, posto que, os bailarinos desejavam melhorar o desempenho, se recuperar de leses nas articulaes, bem como preveni-las (URLA, 2005).

Em 1967, aos 87 anos, Joseph Humbertus Pilates morreu, mas deixou-nos o seu legado, conforme cita Camaro: A teoria e a prtica do Mtodo Pilates ficou bem explicada [...] em seu livro Return to life Through Contrology, no qual definia a sua tcnica como a completa integrao entre corpo, mente e esprito (2004, p.2). Pilates no teve o reconhecimento cientfico que esperava, pois estava a pelo menos cinqenta anos frente de sua poca (PANELLI e MARCO 2006, p.24).

Segundo Panelli e Marco (2006), Pilates afirma que nem a mente, nem o corpo podem ser considerados com supremacia, ou seja, um no deve ser sacrificado existncia do outro, sendo imprescindvel estabelecer um equilbrio, em busca da melhor coordenao possvel, visando sempre o bem-estar geral.

Nesse sentido, Pilates (2000) apud Kolyniak, Cavalcanti e Aoki (2004), define Contrologia como o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. E, baseado nessa conscincia corporal, Joseph Pilates estabeleceu a centralizao, a concentrao, o controle, a preciso, a respirao e a fluidez, como os Princpios Bsicos de Controle do Corpo.

3 ABORDAGEM PSICOSSOMTICA

O termo psicossomtica passou por sculos de elaborao at ser utilizado pela primeira vez por um mdico psiquiatra alemo chamado Heinroth, em 1908, ao explicar seus estudos sobre insnia. Em 1828, o mesmo mdico utilizou o termo somatopsquica, para relacionar doenas orgnicas s emoes. Em 1917, Groddeck, considerado o Pai da Psicossomtica tratou s doenas numa concepo holstica, ele negava a separao entre distrbios psquicos e somticos, preferindo abordar o indivduo na sua totalidade. Sua prtica clinica inclua mudanas de hbitos, banhos, dietas, exerccios respiratrios e palestras para restabelecer o equilbrio psquico de pacientes (MELLO FILHO, 2002; SILVA e MULLER, 2007; ALBINI, 2008).

Passada a Primeira Guerra Mundial, o centro de estudos em Psicossomtica deslocouse para os Estados Unidos, por conta de o nazismo ter forado o exlio de alguns psicanalistas de origem judaica. L, entre os anos 30 e 50, aps diversos estudos, foi elaborado um conceito de psicossomtica, que passou a ser entendida, segundo Oliveira, Zimmermann e Giglio (2007, p.224), como o estudo sistemtico da interao entre fatores biolgicos e psicolgicos na sade e na doena, com enfoques da psicanlise, da psicobiologia e da psicofisiologia (STOUDEMIRE, 2000).

No enfoque da psicanlise, Alexander (1989) direcionou seus estudos para a compreenso sobre qual seria o papel das emoes nas doenas crnicas de causas incertas, tais como a hipertenso, a artrite reumtica, o hipertireoidismo e a lcera pptica. Ele considerava que todas essas doenas seriam psicossomticas. Alexander e seu grupo foram os fundadores da Escola de Psicossomtica de Chicago, em 1925.

Na viso psicobiolgica, Helen Flanders Dunbar, foi citada por defender seu entendimento de cincia do homem como pessoa, tanto na doena quanto na sade [...] havendo necessidade de uma abordagem holstica do paciente, tipos de personalidade e sua correlao com doenas orgnicas. Dunbar foi fundadora da Associao Americana de Medicina Psicossomtica e tambm criou a Psychosomatic Medicine - 1939, sendo a mais importante revista do setor (STOUDEMIRE, 2000, p.20).

J na abordagem psicofisiolgica, Cannon desenvolveu o conceito de homeostase em relao ao equilbrio orgnico e Hans Selye contribuiu para ampliao de suas idias, com base em estudos sobre a Sndrome Geral de Adaptao ou Sndrome do Stress (MELLO, 2002; SILVA e MULLER, 2007).

Aps a segunda Guerra Mundial, o foco dos estudos sobre psicossomtica retornou para Europa, sendo fundada por Pierre Marty, prximo aos anos 60, a Escola de Psicossomtica de Paris. Ele apresentou a proposta de uma teoria psicossomtica baseada na psicanlise, mas com os princpios da biologia evolucionista (ALBINI, 2008).

Nesse sentido, importante entender que a psicossomtica e a psicanlise estiveram unidas desde os fazeres de Sigmund Freud, conforme citado na obra de Volich, todos os pioneiros da psicossomtica tiveram contato com as formulaes freudianas (2000 p.88). Boyesen saliente que Freud descobriu a existncia do inconsciente entre a psiqu e o soma. Freud citado por Boyesen, prediz que entre a psiqu e o soma h uma fronteira que meus sucessores devero explorar e cujas leis de funcionamento eles devero descobrir (1899 p.12).

Com esse propsito, alguns psicanalistas evoluram estudos sobre a unidade psiquesoma, dos quais podemos citar: Jung (1875-1961), que aborda a unio mente-corpo como acontecimento sincronstico; Adler (1870-1937), que percebeu o pnico como uma intensificao da depresso ou medo; Friederich Perls (1893-1970), que contribui para a viso do homem como um todo; Alexander Lowen (1910), que props no existir separao fundamental entre mente e corpo; Winnicott (1982), que afirmou ser a enfermidade psicossomtica o negativo de um positivo e o positivo, a unidade da psique e do soma; Thom (1992), que afirmou ser o homem uma totalidade psicossomtica, sendo a enfermidade fsica

provocada por processos inconscientes e sua significao (VOLICH, 2000; MELLO, 2002; CARDOSO, 2006).

Atualmente, a Psicossomtica pode ser compreendida, segundo Mello Filho (2002), como uma expresso que acumula vrios saberes, sendo uma abordagem e um campo de pesquisas interdisciplinares e no apenas uma especialidade mdica. Corroborando, Cardoso entende a psicossomtica como uma forma multifatorial de se perceber o ser humano e suas vivencias, ou seja, o estudo das relaes, percepes, patologias e aes humanas por meio dos aspectos emocionais, fisiolgicos e socioculturais (2006 p.62).

Nesse processo evolutivo, os estudos contemporneos de psicossomtica, destacam a importncia da integrao de saberes dos diferentes profissionais de sade, empenhados em olhar o ser humano como um todo, em constante desenvolvimento e transformao. Por isso, com uma abordagem integradora, Lipowiski refere psicossomtica inseparabilidade e a interdependncia dos aspectos psicolgicos e biolgicos da humanidade, compreende um complexo mente-corpo em intercmbio num ambiente social (1984).

4 O MTODO PILATES COMO UMA ABORDAGEM PSICOSSOMTICA

Ainda hoje, infelizmente, no padro social do movimento, tm predominado a rigidez, a disciplina e a prioridade de performance, sem de fato, ocorrer preocupao com o ser humano na sua integralidade. Montagu (1988) relata que, por muitas vezes, ainda somos tratados como um corpo-objeto, no reconhecidos como uma unidade humana. Por conseguinte, o autor ainda afirma que no podemos deixar de refletir sobre os aspectos socioculturais incrustados ao corpo humano, onde as normas sociais interferem na expresso dos nossos sentimentos e favorecem a cultura fsica dos msculos, sem se preocupar com os sentimentos, as sensaes e as percepes peculiares a cada indivduo.

Siler (2008) refora que vivemos em uma poca na qual a indstria da boa forma tenta superar a si mesma para criar tendncias inovadoras. Ela aponta que o Mtodo Pilates - a arte do controle e equilbrio do corpo-mente-espirito, com mais de nove dcadas de sucesso destaca-se como um mtodo de condicionamento fsico que amplia a capacidade dos movimentos, aumenta a fora, o equilbrio muscular e a conscincia corporal. A essncia

desse mtodo, segundo Siler, concentra-se em focar mente e corpo para trabalharem juntos, ou seja, tomar conscincia do corpo como parte integrante da mente criativa.

Ao contrrio da opinio geral e da crena popular de que a mente o mestre absoluto do corpo, como dizem os cientistas cristos e outros, e ao contrrio da opinio geral da crena popular de que o corpo o mestre absoluto da mente, como dizem os modernos diretores especialistas em cultura fsica e treinadores que concentram os seus esforos somente no desenvolvimento dos msculos do corpo com mquinas e outros aparatos, nenhuma das teorias a soluo correta para os nossos problemas de sade de sculos (PILATES, 1998, p.18).

Embora Pilates tenha nascido em outros tempos, ele presumiu as presses fsicas e mentais provocadas por uma agenda cheia. Tentou, dessa forma, reeducar-nos para trabalhar o corpo tendo em mente a eficincia do desempenho das tarefas dirias, pois acreditava que seu mtodo tornaria as pessoas mais produtivas tanto mentais quanto fisicamente (URLA, 2005).

Nesse sentido, a transformao dos exerccios criados por Joseph Pilates se tornou mais acentuada com sua expanso, passando a sofrer influncia de outros campos de conhecimento da educao somtica (a exemplo de Feldenkrais, Alexander e LabanBartenieff) e tambm da fisioterapia, propondo, dessa forma, clara tendncia a novas abordagens e introduo de novos princpios. Contudo, sem perder a estrutura dos saberes, que visam o desenvolvimento da conscincia corporal e a reeducao dos movimentos (BOLSANELLO, 2008; SILER, 2008).

Outras preocupaes, de acordo com Camaro (2004), se incorporaram ao ensino do mtodo, como o respeito s curvas fisiolgicas da coluna vertebral, ausente no mtodo original. Tambm, se ampliou o conceito de power house - casa do poder - que alm da musculatura abdominal e lombar, hoje tende a incorporar o diafragma, o assoalho plvico e a musculatura adutora e abdutora do quadril. Com esse propsito, Siler salienta que o prprio Pilates modificava seus exerccios de um dia para o outro, de pessoa para pessoa, gerando concepes diferentes para seus ensinamentos. (2008, p.15). Ou seja, uma abordagem humanista - centrada na pessoa e orientada para o processo, conforme constata Panelli e Marco, (2006, p.88):

O Mtodo Pilates busca a viso de unidade do homem, de modo que ele no seja visto apenas como um objeto cientfico, um conjunto de rgos, msculos e ossos,

uma vez que o homem um ser com sentimentos, pensamentos e aes. Os movimentos realizados durante uma sesso de Pilates so portadores de um sentido para o aluno, esse se conscientiza das transformaes e benefcios que ocorrem durante cada movimento, quando o instrutor procura transmitir a caracterstica ldica e prazerosa, sem extrapolar os limites naturais dos movimentos.

Alm disso, Muscolino e Cipriani (2004) retomam que o Mtodo Pilates fundamentado em alguns saberes da cultura oriental, sobretudo relacionado s noes de concentrao, equilbrio, percepo, controle corporal e flexibilidade. Por isso, Pilates e Miller (1998, p.9) citados por Panelli e Marco (2006, p.30), descrevem que a Contrologia, nome original do Mtodo Pilates, a completa coordenao de corpo, mente e esprito. Ou seja, a aquisio do controle do prprio corpo, que se d, segundo Siler, mediante o entendimento da filosofia do mtodo (2008).

Dessa forma, Curi (2009), afirma que o primeiro pilar do Mtodo Pilates fundamentado no fortalecimento do centro de fora - power house- pois ele a estrutura que suporta e refora o resto do corpo e, o segundo pilar o emprego dos princpios bsicos e fundamentais da concentrao, do controle, do centro, da fluidez, da respirao e da preciso.

O princpio da concentrao, de acordo com Rodriguez (2007), enfoca os movimentos corretos, centra a mente para permanecer no aqui e agora, sem dar lugar disperso, ou seja, com a devida concentrao os movimentos so armazenados no subconsciente e refinados durante sua prtica.

A concentrao, segundo Graig (2004), produz controle e coordenao neuromuscular, o que garante movimentos seguros, pois cada movimento tem uma funo, e o controle sua essncia. Camaro (2004, p.8) entende que controle a perfeita comunicao entre a mente e o corpo.

Panelli e Marco citam que para o princpio da centralizao, Pilates denominou o power house como sendo o ponto vital do controle corporal. Nomeou um componente funcional e imaginrio que envolve os diferentes grupos musculares do cotovelo aos joelhos (que compreende a musculatura abdominal; do assoalho plvico; psoas; extensores da lombar; glteos e coxa). O fortalecimento desses grupos musculares proporciona a estabilizao do tronco e um alinhamento biomecnico com menor gasto energtico dos movimentos (2006).

Sobre o princpio da fluidez, Curi (2009) relata que cada movimento ou exerccio tem um ponto especfico onde inicia e onde finaliza, porm cada exerccio prepara o corpo para o prximo que j est sendo iniciado. Robinson e Napper entendem que pilates significa fluidez natural de movimentos executados de maneira correta, com graa e controle, como se o praticante estivesse valsando (2002).

Em relao ao princpio da respirao, Graig (2004) retoma a fala de Pilates onde afirma que frequentemente respiramos errado e, por esse motivo, enfatiza a respirao como fator primordial no incio do movimento. Robinson e Napper complementam que todos os exerccios do mtodo so cuidadosamente elaborados para reforar e estimular a ativao correta do msculo, por meio de uma respirao igualmente correta (2002 p.27).

De um ponto de vista psicolgico, a respirao utilizada no Mtodo Pilates tambm possui uma funo relaxante, porque, alm de o crebro receber uma quantidade maior de oxignio, a mente e o corpo tambm trabalham com mais energia e calma, em funo do respirar mais controlado e profundo. Respiramos desde o primeiro instante em que chegamos ao mundo e o ltimo suspiro quem nos despede (RODRIGUEZ, 2007, p.21).

Por ltimo, Panelli e Marco declaram que o princpio da preciso fator determinante para nossa sade e bem-estar, e est intimamente relacionado nossa postura, porm, para que isso acontea, mente deve estar alerta a cada movimento, com enfoque na qualidade e no na quantidade dos exerccios (2006).

Por isso, o Mtodo Pilates, indissocivel dos seus princpios bsicos, tanto busca desenvolver o equilbrio msculo-esqueltico, a respirao adequada e o alinhamento postural, quanto, mediante a prtica regular dos exerccios, permite uma tomada de conscincia dos hbitos errneos no funcionamento do corpo habitual, convertendo assim, as atividades automticas em atividades conscientes (PANELLI e MARCO, 2006; GRAIG, 2009).

Siler (2008) pondera que os movimentos do mtodo pilates podem parecer desconectados da rotina, porm, afirma que com pacincia e persistncia, possvel compreender que eles so meras ferramentas para pensar o corpo. Que uma vez aprendidos,

o controle muscular pode ser aplicado a qualquer funo de movimento corporal, bem como, restabelecer uma conexo com a mente de maneira criativa, eficiente e prazerosa.

Vishnivetz discursa sobre estar adormecido ou dissociado de seu prprio corpo e indica que O indivduo deve tomar conscincia desse estado para poder mudar e para abrir-se s possibilidades de entrar em contato com suas sensaes corporais ou com sua situao. um dos caminhos para restabelecer o verdadeiro self e viver uma vida real (1995 p.184).

Pensando nisso, quando o ser humano percebe que se mantm vivo graas interrelao dos aspectos fsico, biolgico, psicolgico, social e cultural e, que deve integr-los de forma harmoniosa ao funcionamento do todo pois no se pode pensar em sobrevivncia de um organismo isolado passa a entender que est ligado a outro ser, compreende as mudanas do meio ambiente e se adapta a transformaes em uma contnua troca entre o mundo interior e exterior.

Capra (1982) apud Panelli e Marco (2006), relatam que a medicina tradicional valoriza os processos biolgicos e fisiolgicos que produzem a enfermidade, enquanto que a preocupao holstica est relacionada ao contexto sociocultural em que ela ocorre. Logo, do ponto de vista sistmico, a doena resulta da falta de sincronia do individuo consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Nesse sentido, a manuteno da sade esta relacionada ao comportamento, alimentao e interao harmoniosa do homem com o seu meio.

Assim, Pilates (1998) afirma que um bom condicionamento fsico do corpo tambm sade, pois torna mais eficiente nosso trabalho dirio, tanto mental como fisicamente mediante a obteno e a manuteno de um corpo desenvolvido uniformemente, totalmente capaz de natural, fcil e satisfatoriamente realizar numerosas e variadas tarefas dirias com gosto e prazer.

Concordante com essas idias, Ackland reporta que o Mtodo Pilates se difere de algumas formas de exerccio pelo fato de ir alm do meramente fsico, pois se trata de uma disciplina holstica que integra a mente, o corpo e o esprito. Afirma tambm, que pilates uma filosofia de atividades que provoca a integrao fsica e mental (2004, p.7).

Lipowski (1984), ao delinear a evoluo histrica das concepes psicossomticas, cita a importncia da comunicao interdisciplinar sobre a semntica da psicossomtica. Ele argumenta que a conotao holstica deve ser mantida, uma vez que transmite sua finalidade fielmente. Bolsanello (2008) define o paradigma holstico como:

[...] teorias que validam a subjetividade do homem, considerando-o como um ser global cuja corporeidade indissocivel de sua viso psquica, afetiva, social, bem como de sua espiritualidade. As abordagens teraputicas e educacionais holsticas compreendem o homem como um ser vivo dentre tantos outros que tem a capacidade de se autorregular: de buscar um estado de equilbrio fsico, psquico, social e ecolgico (p. 28).

Sobre a indivisibilidade do ser humano, Pilates evoca que em sua poca, no havia um cdigo padro para medir e indicar o que realmente seria a sade psicolgica. Todavia, julgou que o equilbrio corpo-mente era um fator indispensvel para a promoo da sade e da felicidade (1998).

Em vista disso, ao associar diversos saberes, o mtodo desenvolvido pelo prprio Pilates, deriva da viso de um estilo de vida ideal, obtido com o equilbrio fsico, mental e espiritual. Ele entende que por meio da visualizao, da fora fsica e do alongamento corporal, o vigor mental e melhor circulao sangunea chegam s clulas cerebrais inativas. Afirma ainda, que esse esprito renovado de pensamento e movimento o primeiro passo para a reduo do estresse, para a elegncia de movimentos, para a alegria e para a maior capacidade de aproveitar a vida (SILER, 2008).

Nesse processo de integrao, a reflexo sobre a Abordagem Psicossomtica e o Mtodo Pilates procura despertar novos sentidos e aguar novas percepes para uma sistemtica de conceitos com sentidos que convergem a focos comuns. Este fato torna-se compatvel, justamente quando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade despontam como alternativas aliadas a diversos campos de conhecimentos, buscando enriquecer a compreenso do que se articula internamente quando se movimenta o corpo.

5 CONSIDERAES FINAIS

Refutamos o pensar que os princpios do Mtodo Pilates se apliquem apenas a sua prtica em estdio. Certamente podemos estend-lo para a ginstica, a musculao, s atividades da vida cotidiana como estudar, danar, limpar e namorar, sempre em busca da melhor qualidade de vida. Seguramente, os princpios do mtodo podem ser empregados a qualquer movimento que fizermos, buscando coordenar corpo, mente e esprito para desenvolver o corpo uniforme, corrigir posturas erradas, restaurar a vitalidade fsica, revigorar a mente e elevar o esprito (BOSANELLO, 2008, p.320).

Como uma prtica integradora, o Mtodo Pilates indissocivel dos princpios fundamentais, relaciona-se com a concepo de movimentar o corpo visando recuperao, a manuteno e a promoo da sade. Por isso, o presente trabalho norteou uma linguagem nica, onde as consideraes do Mtodo Pilates interagem com o movimento psicossomtico. Esse dilogo ocorre em funo da psicossomtica no se tratar de uma mera especialidade e sim, de um intercmbio entre as diferentes reas do saber e do fazer, com a percepo de humano integral.

Ao finalizar este artigo, acreditamos ter abarcado um pouco de conhecimento sobre o Mtodo Pilates, como um exerccio psicossomtico. Sugerimos ento, que se ampliem pesquisas sobre os benefcios dessa tcnica, ainda pouco difundida academicamente no nosso pas.

REFERNCIAS ACKLAND, Lesley. Pilates: Modele seu corpo e transforme sua vida. So Paulo: Pensamento, 2004. ALBINI, Andra. Histria de uma medicina. Revista Mente e Crebro, edio especial, n14, p.55-57, 2008. ALEXANDER, Franz. Medicina Psicossomtica: seus princpios e aplicaes. Traduo Clia Beatriz Fischmann. Porto Alegre: Artes Mdica, 1989. BOLSANELLO, Dbora P. Em pleno corpo: Educao Somtica, movimento e sade. Curitiba: Juru, 2008.

BOYESEN, Gerda. Entre psiqu e soma: introduo psicologia biodinmica. 2.ed. So Paulo: Summus, 1899. CAMARO, Teresa. Pilates no Brasil: corpo e movimento. Rio de Janeiro: Elsevier; 2004. CARDOSO, Roberta R. M. dos S. Emoes que adoecem. So Paulo: Vetor, 2006. CURI, Vanessa S. A Influncia do Mtodo Pilates nas atividades de vida diria de idosas. 2009. 69f. Dissertao (Curso de Mestrado em Geriatria e Gerontologia) - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. GRAIG, Colleen. Pilates com a bola. Traduo Juliana de Medeiros Ribeiro e Juliana Pinheiro de Souza e Silva. 2.ed. So Paulo: Phorte, 2004. KOLYNIAK, Inlia Ester G. G; CAVALCANTI, Sonia Maria de B; AOKI, Marcelo S. Avaliao isocintica da musculatura envolvida na flexo e extenso do tronco: efeito do mtodo Pilates. Rev. Brasileira de Medicina do Esporte, v.10, n.6, p.487-90, nov./dez. 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a05v10n6.pdf>. Acesso em: 17 maio 2009. LIPOWISKI, Zbigniew J. What does the word psychosomatic really mean? A historical and semantic inquiry. Psychosomatic Medicine, v.46, n.2, p.53-171, 1984. MELLO FILHO, Julio de. Concepo psicossomtica: viso atual. 10.ed. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele. 9.ed. So Paulo: Summus, 1988. MUSCOLINO, J.E; CIPRIANI, S. Pilates and the "powerhouse" I. Journal of Bodywork and Movement Therapies, v.8, n.1, p.15-24, jan. 2004. OLIVEIRA, Tnia Cristina de; ZIMMERMANN, Elizabeth B. A; GIGLIO, Joel S. Psicossomtica e psicologia analtica: interfaces. Rev. ABMP. Recife, v.9, n.1/2, p.220-235, jan./jun. 2004. PANELLI, Ceclia; MARCO, Ademir de. Mtodo Pilates de condicionamento do corpo: Um programa para toda vida. So Paulo: Phorte, 2006. PILATES, Joseph H. Your health. New York: Presentation Dynamics, 1998. ROBINSON, Lynne; NAPPER, Howard. Exerccios inteligentes com Pilates e Yoga. Traduo Afonso Teixeira Filho. So Paulo: Pensamento, 2002. RODRIGUEZ, Jose. Pilates. So Paulo: Marco zero. 2007. SILER, Brooke. O Corpo Pilates: Um guia para fortalecimento, alongamento e tonificao sem o uso de mquinas. Traduo ngela Santos. So Paulo: Summus, 2008.

SILVA, Juliana D. T; MLLER, Marisa C. Uma integrao terica entre psicossomtica, stress e doenas crnicas de pele. Estudos de Psicologia (Campinas) Campinas, v.24, n.2, p.247-256, abr./jun. 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n2/v24n2a11.pdf>. Acesso em: 28 maio 2009. STOUDEMIRE, Alan (org.). Fatores psicolgicos afetando condies mdicas. Traduo Adrienne Sassi et al. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. URLA, Jonathan. Yogilates: a interao da Ioga e do Pilates para um perfeito condicionamento fsico, fora e flexibilidade. Traduo Vera Lcia Ramos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. VISHNIVETZ, Berta. Eutonia: educao do corpo para o ser. Traduo Benita Beatriz Canabrava. So Paulo: Summus, 1995. VOLICH, Rubens Marcelo. Psicossomtica: de Hipcrates a psicanlise. So Paulo: Casa do Psiclogo. 2000. *Luciani Lima Pereira Educadora Fsica lucianilima@ymail.com

S-ar putea să vă placă și