Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP Instituto de Cincias Humanas e Sociais ICHS Departamento de Letras- DELET Curso: Licenciatura

a Plena em Lngua Portuguesa Subprojeto: Mediao entre projetos escolares e currculo no ensino de Lngua Portuguesa Bolsista: Rejane Aparecida Cassiano Coordenadoras: Professoras Andressa e Giseli

Resumo Crtico
Souto, ngela Maria da Silva. Sousa, Vilma de. Leal, Leiva de Figueiredo Viana.Minas Gerais. Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais. CBC Lngua Portuguesa Ensino Fundamental e Mdio/ Proposta Curricular. Belo Horizonte: 2005 160 p.

O CBCs (Contedos Bsicos Comuns) um documento oficial do Governo de Minas Gerais, que se remete as sries finais do Ensino Fundamental II e para o Ensino Mdio. Foi formulado com o objetivo de padronizar numa escala estadual os contedos, as habilidades e as competncias que os educandos da educao bsica precisam adquirir e desenvolver, conferindo a rede estadual de Minas o mrito de sistema de alto desempenho.

O documento divido por eixos temticos que so comentados e se referem aos contedos e habilidades que se referem disciplina de Lngua Portuguesa a serem ministrados nos 6 a 9 anos e Ensino Mdio. O primeiro eixo diz respeito a

Compreenso e Produo de textos. Neste eixo, so trabalhados a compreenso que envolve a escuta, leitura, oralizao e produo de textos escritos baseados no estudo de diversos gneros de circulao social que se materializam na oralidade ou escrita.

O Eixo II reservado linguagem e lngua, que ressalta a variao lingstica brasileira e a norma do portugus padro e as discusses sobre as variaes de carter fontico, lexical, morfolgico e sinttico. Este eixo tem o propsito de reconhecer que a lngua um instrumento de construo de identidade.

J o Eixo 3 aborda um contedo bastante esquecido nas escolas que de fundamental importncia para o educando. A Literatura e a leitura de mitos e smbolos que propiciam o contato com diferentes gneros, alm de conhecer outras manifestaes culturais atravs do mito.

O CBCs prima pela avaliao como um contnuo que deve acontecer antes, durante e aps o processo de ensino aprendizagem. Atravs dela o professor utilizando os eixos citados tem a oportunidade de rever, mudar a rota, se preciso e estabelecer novas metas para obter melhores resultados gradualmente.

A segunda parte dos CBCs contempla o estudo dos gneros para os trs anos do Ensino Mdio. Os gneros estudados so os que circulam na esfera social e auxiliaro os educandos no ingresso de concursos e processos seletivos, alm de ampliar o repertorio de conhecimentos culturais, histricos tendo em vista a compreenso e produo de textos. A contextualizao, tematizao, enunciao e textualizao fazem parte do Eixo 1 abordando os gneros e os suportes textuais.

O Eixo II se refere a linguagem e a lngua como atividade scio-interativa que perpetua ao longo do tempo. Estuda tambm a variao lingstica no portugus brasileiro e os usos do portugus no padro, no que diz respeito a pronomes, concordncia e regncia.

A Literatura Brasileira e outras Manifestaes Culturais fazem parte do Eixo temtico III, que estuda os aspectos literrios nos aspectos polticos, sociais e lingsticos.

A avaliao alm de processual deve ser multimodal e deve ser feita por meio de diferentes instrumentos e linguagens.

S-ar putea să vă placă și