Sunteți pe pagina 1din 13

MINISTRIO DA EDUCAO MEC SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RN IFRN CAMPUS

PUS MOSSOR DOCENTE: Gilmar Fernandes. DISCENTES: Artur Rocha; Josivan Antonio; Maxwell Arajo; Thiago Galdino; Valmir Jnior.

O Nquel

Mossor RN 2013

MINISTRIO DA EDUCAO MEC SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RN IFRN CAMPUS MOSSOR DOCENTE: Gilmar Fernandes. DISCENTES: Artur Rocha; Josivan Antonio; Maxwell Arajo; Thiago Galdino; Valmir Jnior.

O Nquel

Relatrio apresentado como exigncia para obteno de nota do Curso Tcnico Subsequente de Mecnica, da matria de Cincia dos Materiais do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossor.

Mossor RN 2013

Sumrio
1. INTRODUO....................................................................................... 04 2. O NQUEL/ PROCESSOS DE OBTENO..........................................05 2.1. O NQUEL/ PRINCIPAIS LIGAS.........................................................07 2.2. O NQUEL/ ESPECIFICAES......................................................... 09 2.3. O NQUEL/ APLICAES..................................................................10 3. CONCLUSO.........................................................................................12 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.......................................................13

Introduo

O nquel (Ni), encontrado em alguns minerais, um elemento qumico, metlico, cuja concentrao na superfcie terrestre da ordem de 0,008%. Tem uma cor branco-prateado, e suas caractersticas como ductibilidade, maleabilidade, elevado ponto de fuso, 1453 C, grande resistncia mecnica corroso e a oxidao atribuem-lhe uma diversidade de usos. O uso do nquel pelo homem conhecido desde a Antiguidade. A presena do nquel na composio de moedas japonesas de 800 anos A C., gregas de 300 anos A C., e em armamentos de 300 ou 400 anos A C. so os primeiros registros de uso desse metal pelo homem. Da veio o incio de uma era industrial de uso e aplicao intensiva do nquel, tendo com base as ligas desse metal no s com ferro, mas com outros metais como cobre, magnsio, zinco, cromo, vandio e molibdnio.

O Nquel: Processos de obteno


Os principais processos industriais empregados na obteno de nquel so: a lixiviao amoniacal, o processo Mond, a fuso de ferro-nquel e a lixiviao sob presso (HPAL). Veremos abaixo estes mtodos citados com maior riqueza de detalhes: Lixiviao amoniacal (Processo Caron): Aplicvel a minrios com teores acima de 1,5%. Neste caso, o minrio secado e ustulado, e lixiviado com amnia. O processo Caron tem hoje aplicao limitada devido a seus maiores custos por tonelada de nquel produzido, quando comparado aos processos de Fe-Ni e HPAL. A refinao e a transformao eletroltica so os ltimos passos na transformao final. Processo Mond: um mtodo alternativo para produzir Ni de elevada pureza. NiO e gs dgua (H2 e CO) so aquecidos presso atmosfrica 50C . O H2 reduz o NiO a Ni, que por sua vez reage com o CO formando o tetracarbonilnquel (voltil e altamente inflamvel e txico). As impurezas permanecem no estado slido. Aquecido a 230 C, o gs se decompe formando o metal puro e CO, que reciclado. O processamento de minrios laterticos pode ser realizado por pirometalurgia (metalurgia pelo fogo) ou hidrometalurgia (metalurgia pela gua), dependendo do tipo de minrio.

Fuso de ferro-nquel (Fe-Ni): Neste processo, aps lavrado, o minrio enviado para secadores, que removem sua umidade. A seguir, encaminhado a um forno, onde o concentrado de ferro-nquel formado, com produo de escria. O concentrado tem teor de 23% de nquel.

Lixiviao sob presso: No processo HPAL, o minrio pode ser primeiramente enriquecido por meio de beneficiamento fsico, com a remoo de slica (caso existente). A partir da, alimentado juntamente com cido sulfrico a uma autoclave, onde nquel, cobalto e algumas impurezas so dissolvidos. Em seguida, a soluo contendo nquel separada do rejeito e submetida a etapas sucessivas de precipitao e refino, gerando solues purificadas de nquel e de cobalto. A partir dessas solues, nquel e cobalto metlicos de elevada pureza so produzidos por eletrlise.

O Nquel: Principais ligas


Os vrios tipos de nquel so especificados pela ASTM ou por marcas registradas por fabricantes, de forma que as suas ligas mais importantes podem ser agrupadas da seguinte forma: Ligas nquel-cobre: As mais freqentes so aquelas que possuem cerca de 30% de cobre, com a designao comercial Monel, e se caracterizam por possuir um compromisso entre resistncia mecnica, ductilidade e resistncia corroso e particularmente em meios atmosfricos, em gua do mar, em solues bsicas e cidas no oxidantes. Ligas nquel-cromo: Formam um sistema onde com at 30% de cromo tem-se soluo slida; a principal finalidade de adio do cromo elevar a resistncia mecnica e a oxidao do nquel (e, tambm, a resistividade eltrica). Ligas nquel-ferro-cromo: De custo menor do que as anteriores, tem tambm menor resistncia a oxidao. Esse sistema, nas composies usuais, forma uma variada faixa de solues slidas nas quais poder-se-ia incluir os aos inoxidveis com nquel (por exemplo, a liga de ferro com 18% Cr e 8% Ni). As ligas desse sistema possuem elevada resistncia corroso em diversos meios tanto cidos como bsicos e de caractersticas oxidantes ou redutoras; porm, como no caso das ligas nquel - cromo, possuem elevada resistncia mecnica e oxidao em temperaturas elevadas. Outros elementos de liga podem ser adicionados (alumnio e titnio) para elevar a resistncia mecnica por tratamento trmico, formando precipitados de elevada estabilidade s altas temperaturas.

Ligas de nquel-molibdnio: Apresentam tambm uma soluo slida com at 20% de molibdnio. A funo deste metal igualmente elevar a resistncia corroso e a resistncia mecnica do nquel, particularmente s temperaturas elevadas. O teor de molibdnio normalmente permanece abaixo do limite de solubilidade ( temperatura ambiente) para no reduzir substancialmente a ductilidade da liga. A presena de cromo, nessas ligas, se destina a elevar a resistncia oxidao.

Tabela 1: Nomes comerciais de algumas ligas de nquel.

Liga
Nquel-cobre Nquel-cromo Nquel-ferro-cromo

Endurecida por soluo slida


Monel 400 Inconel 600 Incoloy 800

Endurecida por solubilizao e precipitao


Monel K-500 Inconel 718 Ni-Span L 902

O Nquel:

Especificaes

(Foto: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/niquel.jpg)

O nquel um metal de transio de colorao branco-prateado, condutor de eletricidade e calor, dctil, malevel (porm no pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo carter ferromagntico), peso especfico 8,5/ cm3, dureza escala de Mohs 3,5; tem seu ponto de fuso em aproximadamente 1.453 C, calor de fuso 68 cal/g, peso atmico 58,68, possuindo grande resistncia mecnica corroso e oxidao; o sistema de cristalizao isomtrico (ou seja, uma forma disposta que apresenta distncia igual entre seus mais diversos pontos); nmero atmico 28. Os minerais de nquel so: os sulfetos (milerita e pentlandita (FeNi9S8), que se apresentam associados a outros sulfetos metlicos em rochas bsicas, freqentemente acompanhados de cobre e cobalto. O sulfeto o principal mineral utilizado, contribuindo com mais de 90% do nquel extrado. O outro mineral a garnierita ou silicato hidratado de nquel e magnsio, que se encontra associado s rochas bsicas (peridotitos), concentrando-se por processos de intemperismo nas partes alteradas, onde forma veias e bolsas de cor verde ma.

O Nquel:

Aplicaes
Os materiais metlicos a base de nquel, tanto na forma trabalhada como fundida, tem os seus principais empregos nos equipamentos de processamento qumico, onde os meio agressivos comumente lquidos, cidos e bsicos no permite a utilizao de outros materiais metlicos de custo de aquisio menor. Contudo a necessidade de reduzir os custos de manuteno e elevar a confiabilidade dos equipamentos em operao, para minimizar as perdas decorrentes das paradas de produo, tem elevado a aplicao desses materiais mesmo nas reas onde possvel a utilizao de outras ligas metlicas de custo de aquisio menor. Para condio de uso possvel encontrar um material que melhor se adapte dentro da grande variedade de ligas a base de nquel. A listagem a seguir apresentada apenas indica algumas aplicaes tpicas resumidamente: Nquel: Equipamento de processamento de produtos alimentares e de substncias custicas; componentes de dispositivos eletrnicos; Ligas nquel-cobre: Equipamento de processamento de produtos de petrleo e petroqumico; aquecedores de gua e trocadores de calor; componentes de dispositivos eltricos e eletrnicos; componentes de equipamentos que entram em contato com atmosfera e gua do mar; vlvulas, bombas, eixos, parafusos, hlices e fixadores; Ligas nquel-cromo: Equipamentos de processamento qumico; equipamentos de tratamento trmico; geradores de vapor, trocadores de calor, componentes de fornos; equipamentos de controle de poluio; componentes de turbinas a gs; componentes de dispositivos eletrnicos; Ligas nquelferro-cromo: Equipamentos de processamento qumico;

geradores de vapor; componentes de fornos; equipamentos de controle de poluio;

Ligas nquel-molibdnio: Componentes de turbinas a gs e de motores aeronuticos; equipamentos de processamento qumico. De um modo geral as ligas de nquel com cobre so menos resistentes corroso do que o nquel; para as condies de resistncia a oxidao, s temperaturas elevadas, as ligas com cromo ou cromo e ferro so mais utilizadas; e as ligas mais resistentes s solues cidas so as que contm molibdnio.

Concluso

Atualmente a presena e o uso do nquel cada vez maior na vida do homem moderno. utilizado em diversas ligas, como o ao inoxidvel, em galvanizao, fundies, catalisadores, baterias, eletrodos e moedas. Dessa forma, o nquel est presente em materiais, produtos e equipamentos de transporte, blicos, equipamentos eletrnicos, produtos qumicos, equipamentos mdico-hospitalares, materiais de construo, equipamentos aeroespaciais, bens de consumo durveis, pinturas, e cermicas. Com isso podemos afirmar que o nquel um dos metais industriais de grande importncia mundialmente.

Referncias Bibliogrficas
SILVA, Cristina Socorro da. Balano Mineral Brasileiro. 2001. Disponvel niquel.pdf>. Acesso em: 16 de Abril. 2013. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecnica Vol. 3. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. 388 p. LUZ, Cristiano; CAVALCANTI, Rodrigo. Relatrio sobre o nquel. 2012. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAq0QAH/relatorio-sobreniquel>. Acesso em: 17 de Abril. 2013. UNICAMP. Seleo de materiais. 2008. Disponvel em: em: <http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/

<ftp://ftp.fem.unicamp.br/pub/EM833/Parte%20II%201.3.b%20%20Niquel%20e%20suas%20ligas.pdf>. Acesso em: 17 de Abril. 2013.

S-ar putea să vă placă și