Sunteți pe pagina 1din 2

Aluno(a): ___________________________________________N_____Srie: 3 ano Professora: Juliana Fabris Disciplina: Biologia Data: 14/08/2012

EXERCCIOS ALELOS MLTIPLOS


1) (UFSCar/2002) Em relao ao sistema sanguneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorolgico, revelou ausncia de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sanguneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os provveis gentipos dos pais do menino so: a) IBi - ii b) IAi - ii. c) IAIB - IAi. d) IAIB - IAIA. e) IAi - IBi. 2) (FAFEID-JUNHO/2003) Nos exames pr-natais realizado o teste do fator Rh para detectar a possibilidade de eritroblastose fetal. Sobre essa doena, CORRETO afirmar que: a) filhos de homem Rh+ no nascero com eritroblastose fetal, qualquer que seja o grupo sanguneo da me. b) se a criana for do mesmo grupo sanguneo da me, nascer com eritroblastose fetal. c) se os genes do pai forem homozigotos, a probabilidade de eritroblastose fetal no filho de 50%. d) o primeiro filho Rh+ poder nascer com eritroblastose fetal, caso a me tenha recebido uma transfuso de sangue Rh+. 3) (UFJF-JULHO/2003) Alm do teste de DNA, h exames mais simples que podem ajudar a esclarecer dvidas sobre paternidade. Por exemplo, o teste de tipagem sangunea do sistema ABO permite determinar quem no pode ser o pai. Assinale a alternativa que apresenta uma situao em que esse exame assegura a excluso da paternidade: a) O filho do tipo O, a me do tipo O e o suposto pai do tipo A. b) O filho do tipo AB, a me do tipo AB e o suposto pai do tipo O. c) O filho do tipo AB, a me do tipo A e o suposto pai do tipo B. d) O filho do tipo B, a me do tipo B e o suposto pai do tipo O. e) O filho do tipo A, a me do tipo A e o suposto pai do tipo B. 4) Se um indivduo do grupo sanguneo B recebesse sangue de um indivduo do grupo A, surgiriam problemas graves que poderiam lev-lo morte, porque: a) as aglutininas anti-B do soro do doador aglutinariam as hemcias do receptor; b) as aglutininas anti-A do soro do receptor aglutinariam as hemcias do doador; c) os aglutinognios A aglutinariam os aglutinognios B. d) os aglutinognios B aglutinariam os aglutinognios A; e) as aglutininas B aglutinariam as aglutininas do doador. 5) (VUNESP/2000) Observe a genealogia:

Para o casal (5 e 6) que pretende ter muitos filhos, foram feitas as quatro afirmaes a seguir. I - O casal s ter filhos AB e Rh positivo. II Para o sistema ABO, o casal poder ter filhos que no podero doar sangue para qualquer um dos pais. III- O casal poder ter filhos Rh positivo, que tero suas hemcias lisadas por anticorpos anti-Rh produzidos durante a gravidez da me. IV Se for considerado apenas o sistema Rh, o pai poder doar sangue a qualquer um de seus filhos. So corretas, apenas, as afirmaes: a) II e IV. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) I, II e III. e) I e III. 6) (UFRGS/2005) Suponha que em uma certa espcie diplide exista um carter relacionado com uma srie de quatro alelos (alelos mltiplos). Em um determinado indivduo da espcie referida, o nmero mximo de alelos representados relacionados ao carter em questo ser igual a: a) 2. b) 4. c) 6. d) 8. e) 10.

7) (UFRGS/2004) Coelhos podem ter quatro tipos e pelagem: chinchila, himalaia, aguti e albina, resultantes das combinaes de quatro diferentes alelos de um mesmo loco. Num experimento, animais com diferentes fentipos foram cruzados vrias vezes. Os resultados, expressos em nmero de descendentes, constam na tabela a seguir. Baseando-se nessas informaes, CORRETO afirmar que: a) se Marcelo se casar com Fernanda, podero ter filhos com aglutinognio A ou filhos com aglutininas. b) Marcelo pode receber sangue de todos os indivduos citados. c) se Carlos se casar com Flvia, podero ter filhos com tipo sanguneo O e AB. d) Carlos doador universal. 10) (UNIMONTES/2006) A tcnica usualmente empregada para a determinao dos grupos sanguneos a prova de aglutinao, feita em lminas ou em tubos, com soros contendo anticorpos de especificidade conhecida. O tipo sanguneo determinado pela observao da ocorrncia ou no da reao de aglutinao. A figura abaixo representa o resultado do exame feito em uma mulher casada com um homem do sangue tipo O, Fator Rh negativo. Analise-a.

Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for utilizado para a obteno de filhotes com o progenitor chinchila do cruzamento 4, que proporo de descendentes poderemos prever? a) 1 aguti: 1 chinchila. b) 1 aguti: 1 himalaia. c) 9 aguti: 3 himalaia: 3 chinchila: 1 albino. d) 2 aguti: 1 chinchila: 1 himalaia. e) 3 aguti: 1 chinchila. 8) (UEPA) Em um dos vrios programas televisivos, onde muito frequente a presena de pessoas em busca da confirmao da paternidade, surge uma mulher que alega ser a filha de um famoso astro de televiso e requer que a paternidade seja reconhecida. Encaminhada ao tribunal de justia, o juiz encarregado do caso solicita a retirada de uma amostra de sangue dessa pessoa e do suposto pai. Aps a anlise da tipagem sangunea obteve-se o seguinte resultado: a mulher do tipo AB, Rh negativo e o homem O, Rh positivo. Com base nessas informaes o veredicto do juiz sobre essa questo dever ser que a mulher: a) pode ser filha do famoso astro. b) com certeza, no filha do homem citado. c) tem 25% de chance de ser filha do suposto pai. d) tem 50% de chance de ser filha do suposto pai. e) tem 75% de chance de ser filha do suposto pai.

Considerando a figura, os dados apresentados e o assunto relacionado a eles, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: a) Caso essa mulher seja heterozigota para os alelos do sistema ABO e do Fator Rh, esse casal poder ter filho com alelos homozigotos para as duas caractersticas. b) Ao ser realizado o mesmo exame no homem citado, ocorrer aglutinao com os trs tipos de soros. c) Todos os filhos desse casal apresentam resultados para o Fator Rh iguais ao resultado apresentado pela me. d) A mulher citada pode receber transfuso sangunea de doadores do sangue tipo B, Fator Rh positivo.

9) (FAFEID/2007) Observe atentamente o quadro abaixo, no qual so relacionados dois indivduos do sexo masculino e dois do sexo feminino, com seus respectivos tipos sanguneos.

Gabarito 1. E 6. A 2. D 7. D 3. B 8. B 4. B 9. A 5. A 10. A

S-ar putea să vă placă și