Sunteți pe pagina 1din 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Desenvolvimento Econmico
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Joo Jos Ferreira de Aguiar


Faculdades Anhanguera de Campinas Unidade 3

Administrao - 5 Srie - Desenvolvimento Econmico

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: Ler e compreender textos econmicos. Capacidade de analisar e articular conceitos e argumentos.

Produo Acadmica

Produo de artigo. Pesquisa de material relacionado ao tema. Leitura de textos. Elaborao de Relatrios. Anlise de dados com utilizao de Excel.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Desenvolvimento Econmico

Pg. 3 de 6

DESAFIO
O desafio proposto a elaborao de um artigo cientfico que compare o desenvolvimento econmico dos pases do Agrupamento Brasil-Rssia-ndia-China-frica do Sul (BRICS) e evidencie influncia do bloco na economia mundial. O estudo do desenvolvimento econmico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualizao de cenrios econmicos regionais, ao verificar indicadores e condies locais. Ao estudar cenrios provveis, profissionais de diversas reas preparam estratgias para a tomada de deciso relacionada aos seus futuros. Para o desenvolvimento das competncias da disciplina, a equipe tem como desafio a elaborao de um artigo cientfico em que compare as teorias econmicas de principais autores brasileiros. O artigo discutir sobre os indicadores de desenvolvimento econmico regional (da localidade onde se situa a unidade da Anhanguera em que o grupo estuda). Este desafio importante para profissionais no-economistas articularem conceitos relativos construo de cenrios econmicos. O processo de compreenso de textos econmicos, muitas vezes, caracteriza-se por comparao entre autores e/ou anlise sobre a evoluo de indicadores ou ndices econmicos. A anlise e articulao de conceitos qualificam o profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Objetivo do Desafio
Produo de artigo cientfico.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que o grupo tenha condies de comparar perspectivas de desenvolvimento econmico entre pases e entre autores. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), os conceitos (tambm os ndices e dados) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, o ndice de Gini, a Curva de Lorenz e o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). Anotar as informaes relevantes para serem utilizadas na redao final do artigo. Complementar as informaes com a leitura dos textos a seguir indicados:

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O Conceito Histrico do Desenvolvimento Econmico. Item intitulado Desenvolvimento e Crescimento, p. 3-10. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMGE1YzJmYmEtNTEwNS00M mRkLTliYjgtOWM3YjU3MzJkNTg4&hl=pt_BR&authkey=CNPbpc0P>. Acesso em: 29 set. 2012. O Desenvolvimento Econmico do Brasil durante o perodo do populismo. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ2MzY0MDgtOTQ1Yy00Yj QxLWFlNjYtMmIwZmU0ZTE1N2U5&hl=pt_BR&authkey=CJ-5uuAO>. Acesso em: 29 set. 2012.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Desenvolvimento Econmico

Pg. 4 de 6

MARINI, Ruy Mauro. Desenvolvimento e dependncia. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zZjZhM2M1ZDUtZWZlYy00OT VhLTg2OWMtNmY1NjFiN2U3MjMx&hl=pt_BR&authkey=CLG71dUE>. Acesso em: 29 set. 2012. SMANIOTTO, Edgar Indalecio. Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina: uma obra e dois presidentes. Revista HISTEDBR On-line. Resenha do livro: CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina: Ensaio de Interpretao Sociolgica. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1970. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDBiNzRiOGItMjA3ZS00OTU xLTk5MTItYjI2ZThkOTM0ZWEx&hl=pt_BR&authkey=CICM0p4H>. Acesso em: Acesso em: 29 set. 2012. Desenvolvimento Econmico. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ1NDgwODQtYTBjNi00N mRiLWJiNzItODQ3NzcxZmVjMzQ1&hl=pt_BR&authkey=CM60l_0P>. Acesso em: 29 set. 2012.

Nota Opcionalmente, o grupo tem autonomia para acrescentar informaes de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos cientficos obtidos em publicaes confiveis. Todas as fontes utilizadas devero compor as referncias (bibliogrficas) no final do artigo proposto no desafio. Passo 2 (Equipe) Com base na pesquisa realizada no passo anterior, analisar os conceitos sugeridos, confrontando informaes obtidas nos diferentes textos. Os dados (ndices ou indicadores econmicos) coletados devem ser utilizados para complementar ou ilustrar os conceitos abordados. Quando se diz analisar conceitos econmicos, significa, entre outros, comentar sobre a evoluo de um ndice ou indicador e, posteriormente, comparar com algum tipo de indicador-padro ou com o de outra regio. Passo 3 (Equipe) Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com todo o material produzido, com no mximo quatro pginas. Salvar o arquivo em formato .doc e reserv-lo, para compor o artigo final, na Etapa 2.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Desenvolvimento Econmico

Pg. 5 de 6

ETAPA 2
Esta atividade importante para que o grupo possa comparar aspectos das economias e tambm analisar outros dados e indicadores dos pases do BRICS. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto (referenciado ao final desta ATPS) e na bibliografia complementar da disciplina, informaes e dados sobre os pases que compem o BRICS. Anotar as informaes relevantes, dados histricos e indicadores. Nota O grupo tem autonomia para acrescentar informaes de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos cientficos obtidos em publicaes confiveis. Todas as fontes utilizadas devero compor as referncias (bibliogrficas) no final do artigo proposto. Passo 2 (Equipe) 1 Pesquisar sobre os dados do IDH da sua regio (cidades correspondentes regio na qual se situa a unidade da Anhanguera em que o grupo estuda), no site indicado a seguir:

<http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDHM%2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).ht m>. Acesso em: 29 set. 2012.

Sugesto Fazer download dos dados em planilha do Excel e utilizar o comando auto filtro para visualizar mais rapidamente. 2 Complementar com informaes dos textos da etapa anterior e dos seguintes textos:

PNUD. Desenvolvimento Humano e IDH. Disponvel em: <http://www.pnud.org.br/idh/>. Acesso em: 29 set. 2012. PNUD. Textos analticos (diversos textos). Disponvel em: <http://www.pnud.org.br/atlas/textos_analiticos/index.php>. Acesso em: 29 set. 2012. Brasil ocupa 73 posio entre 169 pases no IDH 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMWViNTM5MzUtMGMzZi00 ODQ1LTk3ZDYtMmZmNzNjZTM1ODk1&hl=pt_BR&authkey=CLa5gvwL>. Acesso em: 29 set. 2012.

Nota O grupo tem autonomia para acrescentar informaes de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos cientficos obtidos em fontes confiveis, e sejam inseridos nas referncias bibliogrficas do artigo proposto no desafio.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Administrao - 5 Srie - Desenvolvimento Econmico

Pg. 6 de 6

Passo 3 (Equipe) 1 Com base no resultado encontrado nos passos anteriores, proceder anlise, confrontando informaes obtidas no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS) com as obtidas nos estudos dos autores pesquisados nas etapas anteriores. Analisar a evoluo dos indicadores, entre os cinco pases, e relacionar a evoluo desses indicadores com o desenvolvimento dos pases (do BRICS). A seguir, proceder aos relatos e anlises do IDH local. Elaborar a concluso de sua pesquisa neste desafio.

2.1 Para a concluso final do estudo, levar em considerao todas as informaes e anlises anteriores, acrescentando as seguintes reflexes: a) A influncia da cincia e tecnologia para o desenvolvimento dos pases do BRICS. b) Os reflexos da carga tributria para o desenvolvimento local. c) Breve comentrio sobre o IDH da regio (local). d) Verificar sobre a influncia do ensino superior no desenvolvimento pessoal e profissional dos habitantes da regio (local). 2.2 Comparar a evoluo do desenvolvimento econmico dos pases do BRICS e a influncia do bloco na economia mundial. Passo 4 (Equipe) Organizar as informaes e anlises desenvolvidas. A seguir, elaborar a Introduo e a Concluso, estruturar o artigo, organizar as Referncias Bibliogrficas em ordem crescente e finalizar o desafio proposto. Postar individualmente no ambiente virtual a verso final do trabalho em arquivo nico, com formato .doc, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia

Livro-Texto da Disciplina
DAMASCENO, Aderbal O. D. ET al Desenvolvimento Econmico. tomo/Alinea, 2Ed., 2012.

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Artigo. Utilizao de bibliografia sugerida. Estrutura do trabalho.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

S-ar putea să vă placă și