Sunteți pe pagina 1din 10

A CONFIGURAO DA IGUALDADE PELA PROTEO AO EMPREGADO: RECONHECENDO DIFERENAS EM BUSCA DA JUSTIA THE CONFIGURATION OF EQUALITY BY PROTECTING THE EMPLOYEE:

RECOGNIZING DIFFERENCES IN SEARCH OF JUSTICE Dartagnan Ferrer dos Santos

Sumrio: 1 Os princpios de direito no cenrio ps-positivista. 2 A igualdade como frmula vazia e ideal a ser alcanado. 2.1 A igualdade na ordem constitucional. 2.2 A frmula vazia da igualdade. 3. O princpio da proteo como configurao da igualdade no direito individual do trabalho. Concluso. Referncias. Resumo: parte da essncia do contrato de emprego a diversidade de foras entre seus plos, o que enseja o binmio hipossuficincia do empregado e sua subordinao ao empregador. Em razo dessa realidade nasceu o direito individual do trabalho, visando proteger a parte mais fraca, equiparando-a a empresa. Neste estudo se pretende justamente analisar como acontece tal equiparao; ou como o direito do trabalho estabelece a igualdade entre as partes da relao de emprego. Ao final, espera-se demonstrar que a igualdade entre esses contratantes perfectibilizada pela proteo parte desigual, em uma relao de complementaridade entre dois princpios de direito. Palavras-Chave: Direito do Trabalho; Princpios do Direito; Relao de Emprego; Igualdade; Proteo ao Trabalhador.

Abstract: Part of the essence of the contract of employment is the diversity of forces between its poles, which entails the binomial "weakness" of the employee and his "subordination" to the employer. Given this reality was born individual labor law, to protect the weaker party, equating it to the company. This study aims to analyze precisely how this equation happens; or how labor law establishes equality between the parts of the employment relationship. At the end, it is expected to show that equality between these contractors is made by protecting the uneven, in a complementary relationship between two principles of law. Keywords: Labor Law, Principles of Law; Employment Relationship; Equality; Protection for the Worker.

1 OS PRINCPIOS DE DIREITO NO CENRIO PS-POSITIVISTA

O momento chave para os princpios de direito aconteceu aps a derrocada dos regimes totalitrios europeus da primeira metade do sculo XX, quando a crena no positivismo radical diminuiu consideravelmente e se tornou imperativo o reencontro do

2 direito com a tica. 1 Foi esse o alvorecer do ps-positivismo, momento em que as melhores constituies passaram a consagr-los como estrutura primordial dos sistemas jurdicos. 2 Aps algumas dcadas desse neo-constitucionalismo, a grande maioria da nova dogmtica jurdica aponta duas espcies do gnero norma: princpios e regras. Robert Alexy afirma que a diferena entre ambas qualitativa. Os princpios so mandamentos de otimizao que ordenam uma realizao na maior medida possvel dentro das possibilidades jurdicas e fticas existentes; por isso possvel mais de um deles proteger o mesmo bem jurdico; ou ento, podem eles colidir entre si ao incidir sobre o mesmo caso concreto. Quando isto acontece, situando-se todos os princpios no mesmo nvel abstrato da lei, no haver a excluso de nenhum deles do ordenamento jurdico. No caso concreto, sero eles ponderados para que na situao especfica prevalea aquele com maior peso relativo. Por sua vez, as regras so mandamentos definitivos, sem meios-termo; havendo a aparente subsuno de mais de uma ao mesmo fato concreto, aplicar-se- uma s delas. 3 Na ponderao dos princpios costumam existir vrios enunciados normativos de mesma hierarquia igualmente aplicveis aos fatos em discusso. Nessas hipteses, a soluo para a coliso deve ocorrer atravs de uma relao de precedncia entre eles, resolvida de acordo com as condies especficas analisadas e levando em conta o carter prima facie dessas normas e demais valores constitucionais. O resultado dessa equao fruto da lei de ponderao ser uma norma de direito fundamental atribuda, a qual tem a estrutura de uma regra aplicvel coliso especfica. 4 Haver ento uma norma para o determinado caso concreto, a qual fora gerada pela ponderao de princpios. Nesse caso, aplicar-se-, na medida do possvel, o princpio precedente [, o qual] limita [...] as possibilidades jurdicas do cumprimento do retrocedente, no obstante, este princpio permanece fazendo parte do ordenamento jurdico. 5

GROFF, Paulo Vargas. Teoria dos princpios, princpio da proporcionalidade e direitos fundamentais. In: OLIVEIRA JNIOR, Jos Alcebades de. (Org.). Faces do multiculturalismo: teoria poltica - direito. Santo ngelo: EDIURI, 2007, p. 218-220. 2 BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 26. ed. atual. So Paulo: Malheiros, 2011, p. 264-266. 3 ALEXY, Robert. Constitucionalismo discursivo. Trad. Lus Afonso Heck. 3. ed. rev. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011a, p. 64. 4 ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virglio Afonso da Silva. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2011b, p. 94-103. 5 Id. Direito, razo, discurso: estudos para a filosofia do direito. Trad. Lus Afonso Heck. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010, p.166. (Sobre a resposta de Robert Alexy crtica de Jrgen Habermas ao mtodo da ponderao, cf. ALEXY, 2011a, p. 108-110.)

3 Aps essa necessria recordao de aspectos da normatividade ps-positivista, se passar ao exame da igualdade e do princpio da proteo enquanto amlgama de princpios que, em cada caso, protege o plo hipossuficiente da relao de emprego.

2 A IGUALDADE COMO FRMULA VAZIA E IDEAL A SER ALCANADO

A igualdade pode se apresentar em diferentes dimenses normativas. No mnimo, como regra - ao proibir o uso de determinadas medidas de comparao - e como princpio, ao estabelecer um estado ideal a ser alcanado. 6 Seu conceito clssico dispe que o igual deve ser tratado igualmente; o desigual, desigualmente, pois a desigualdade justa quando promovida entre desiguais entre si, 7 frmula essa que permanece viva. 8 Assim equiparada justia particular distributiva, a igualdade tem o mrito como critrio para distribuio de bens e nus. 9 Alm disso, o aspecto material da igualdade se configura ao se igualar os diferentes, tratando-os de maneira diversa. Porm, isso torna necessrio apontar quem igual e quem no o , tornando imperativo estabelecer qual o critrio legitimamente manipulvel sem agravos isonomia que autoriza distinguir pessoas e situaes em grupos apartados para fins de tratamentos jurdicos diversos. 10 Chega-se ento questo da valorao correta e, com isso, questo sobre o que seja uma legislao correta, racional ou justa. 11

2.1 A igualdade na ordem constitucional

VILA, Humberto. Teoria da igualdade tributria. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2009, p. 133-139. O autor tambm menciona o que entende ser a igualdade-postulado, a qual atua como parmetro interpretativo para outra norma. 7 ARISTTELES. tica Nicomquea: tica eudemia. Introduccin por Emilio Lied igo. Traduccin y Notas por Julio Pall Bonet. Madrid: Biblioteca Clsica Gredos, 89. Primera Edicin, 1985. 6 Reimpresin, 2003. p. 238-268. 8 ALEXY, 2011b, p. 397: essa ideia - em mltiplas variaes e com inmeras complementaes constitui a coluna vertebral da jurisprudncia do Tribunal Constitucional Federal sobre o art. 3, 1, da Constituio [Alem]. 9 ARISTTELES, 2003, p. 245-247: Existe uma justia universal - a qual abrange as virtudes em geral e tambm uma justia particular. Esta se refere s constituies polticas e decises judiciais e dividida em distributiva a qual se refere ao mrito e proporo e corretiva tambm chamada comutativa-, a qual diz respeito s punies. 10 BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. O contedo jurdico do princpio da igualdade. 3. ed. atual. 20 tiragem. So Paulo: Malheiros, 2011, p. 11. 11 ALEXY, 2011b, p. 400.

4 O art. 5, I da Constituio da Repblica revela dois aspectos diversos da igualdade. Em primeiro lugar, ao referir que todos so iguais perante a lei, a norma exige a aplicao da lei de maneira uniforme, efetivamente atingindo tudo aquilo - ou todos aqueles - que estiver(em) sob o espectro da norma em exame, pois a lei para todos. Essa dimenso "formal da igualdade apresenta ao menos quatro aspectos a serem levados em considerao para sua configurao: 1.) exigncia de generalidade, a qual tem a ver com o carter universal e abstrato da norma jurdica, impedindo diferenciar ou favorecer uns ou outros; 2.) exigncia de equiparao, a qual permite o igual tratamento de situaes que apresentam diferenas no relevantes para o fim proposto lei; se elege para isso um critrio que determina o que - ou no - importante para que cidados ou situaes sejam tratados de maneira isonmica; 3.) exigncia de diferenciao, a qual se refere ao carter dinmico da igualdade ao permitir certas distines na lei, desde que no fundamentadas em critrios arbitrrios ou discriminatrios. o que ocorre, por exemplo, nas normas tributrias que determinam encargos proporcionais capacidade econmica dos diferentes cidados; 4.) exigncia de regularidade de procedimento, aspecto funcional da igualdade formal que se manifesta na coerncia e regularidade exigidas na aplicao da lei e atitudes estatais, o que inclusive envolve a necessidade de os juzes fundamentarem racionalmente mudanas de entendimento ou critrios que porventura venham a ter a respeito de casos idnticos, o que Antonio Enrique Prez Luo chama princpio da interdio da arbitrariedade dos poderes pblicos. 12 Por outro lado, ao vetar distines de qualquer natureza, a norma em exame trata tambm do vis material da isonomia, impedindo que uma lei seja ela mesma discriminatria. esse aspecto substancial da igualdade que torna ilegal a criao de leis que contenham em si discriminaes arbitrrias em seu prprio texto. Deve-se realar que tal vedao quanto arbitrariedade, pois diferenciaes justas entre uns e outros, levando-se em conta aspectos juridicamente relevantes, so legais e necessrias, pois retratam a exigncia de diferenciao de que se tratou no pargrafo anterior. Essas diferenciaes lcitas, alm de genricas devem manter uma conexo lgica racional entre o fator usado para diferenciar e a discriminao deve ainda ser possvel justific-la perante os valores constitucionais. 13 As dimenses formais e materiais da isonomia tm uma conexo necessria. As modernas sociedades se encaminham cada vez mais para uma concepo material-formal de igualdade, ampliando o conceito de isonomia o quanto possvel como caminho para abarcar
12

PREZ LUO, Antonio Enrique. Dimensiones de la igualdad. 2. ed. (a cargo de Rafael Gonzlez-Tablas Sastre). Madrid: Editorial Dykinson, 2007. p. 22-36. 13 BANDEIRA DE MELLO, 2011, p. 17.

5 a cada vez mais presente dialtica igualdade-diferena. 14 Alexy tambm sustenta essa necessria composio entre os aspectos jurdicos e fticos da igualdade, no obstante os paradoxos que emergem dessa relao. Acaba ele por concluir pela insuficincia do carter meramente negativo/formal da igualdade, qual deve ser atribudo um feixe de direitos subjetivos com as estruturas mais variadas. Somente esse feixe que define o direito fundamental do art. 3, 1 [da Lei Fundamental Alemo], como um direito completo. 15

2.2 A frmula vazia da igualdade

Peter Westen tentou esclarecer o que significaria afirmar que certas pessoas so iguais. De incio rechaou a possibilidade de que com isso se queira separar indivduos idnticos porque tal no existe; nunca haver dois seres humanos iguais sob todos os aspectos -. A seguir, afastou ele a possibilidade de que se estaria a falar de pessoais iguais sob certos aspectos - o que abrangeria a humanidade inteira, formada por homens e mulheres que sempre tero vrios traos em comum -. Por fim, concluiu que a igualdade quanto a pessoas moralmente semelhantes em certo aspecto. Dessa maneira, dizer que pessoas so moralmente iguais ento articular um standard de tratamento [...] especificando certo tratamento para certas pessoas em referncia a que elas so. Essa regra moral adotada explica por qual razo certos indivduos devem ser tratadas iguais. 16 Com isso o legislador preenche a frmula aberta da igualdade estabelecendo uma ou mais diferenas relevantes que possam justificar o desprezo pelas outras diversidades. 17 Dessa maneira, haver tantas verses substantivas de igualdade quanto h noes de direito ou critrios para igualar ou desigualar, de forma que em cada relao de igualdade ser necessrio esclarecer de qual mrito e de qual proporo se est falando. por essa razo que muitos autores afirmam que, isolada, a frmula clssica da igualdade resta tautolgica ou

14

PREZ LUO, 2007. p. 36-38. (Chega-se com isso polmica que versa quanto igualdade de oportunidades e de resultados, a qual envolve o acirrado debate a respeito da legalidade ou no das chamadas cotas para ingresso em cargos pblicos, universidades, etc. Ob. cit., p. 116.) 15 ALEXY, 2011b, p. 432. 16 WESTEN, Peter. The empty idea of equality. Harvard Law Review, v. 95, n. 3, p. 544-545, Jan./1982. 17 SCHAUER, Frederick. Profiles, probabilities and stereotypes. Cambridge: Belknap, 2003, p. 131: Sobre essa diferena relevante, a irnica lio do professor de Harvard parece insupervel: Diferentemente da aposentadoria compulsria para capricornianos, mas no para escorpianos, a aposentadoria compulsria para pilotos com sessenta anos no irracional.

6 vazia, pois essa carece de contedo prprio, sendo sempre necessrio suplement-la. 18 Hans Kelsen, por exemplo, a v como mera decorrncia lgica da adequao lei. 19 Isso porque todos so iguais e desiguais quanto a certos aspectos, de forma que antes de se estabelecer quais semelhanas e diferenas so relevantes, elegendo aquelas que sero utilizadas para configurar ou no a igualdade, tratar da mesma maneira os casos semelhantes permanecer uma frmula vazia 20. Diz-se por fim que, mesmo sendo supostamente formal, a igualdade permanece com relevncia inegvel; est ela sempre assegurando a uniformidade de aplicao de todas as demais normas e sempre buscando nas demais disposies a fundamentao para as comparaes e fins que permitem seu funcionamento. Por tudo isso, dizer que a igualdade formal, por ser estrutural, no o mesmo que afirmar que ela menos valiosa. 21

3. O PRINCPIO DA PROTEO COMO CONFIGURAO DA IGUALDADE NO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO

Conforme Jean-Emmanuel Ray, o direito laboral repousa sobre uma viso moral da vida em sociedade [, pois] o trabalho humano no pode ser considerado uma mera mercadoria. 22 Nasceu o ramo jurdico para auxiliar o homem na defesa contra abusos contratuais e leis de mercado, com o fim de fornecer aos obreiros os meios para cumprir seu dever imanente, protegendo e respeitando sua invendvel e insubstituvel dignidade humana. 23 Aqui vale a lio de Lacordaire: Entre o forte e o fraco, a liberdade que oprime e a lei que liberta. 24 Por essas razes o ramo jurdico laboral emite uma gama de princpios prprios, frutos de sua natureza singular, principalmente o princpio da proteo, o qual permite ao
18

Ibid., p. 203. (Como exemplo daqueles que em sentido contrrio sustentam a independncia da igualdade, citase Maria da Glria Ferreira Pinto. Cf. VILA, 2009, p. 143.) 19 KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Traduo Joo Baptista Machado. 7. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 387. 20 HART, Herbert L. A. O conceito de direito. Ps-escrito editado por Penlope A. Bulloch e Joseph Raz. Traduo de A. Ribeiro Mendes. 3. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001, p. 173-174. 21 VILA, 2009, p. 144-145. 22 RAY, Jean-Emmanuel. Aborder le droit du travail. Paris: Seuil, 1998, p. 4. 23 KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Lisboa: Edies 70, 2005, p. 77: No reino dos fins, tudo tem ou um preo ou uma dignidade. Quando uma coisa tem um preo, pode-se pr em vez dela qualquer outra como equivalente; mas quando uma coisa est acima de todo preo, e portanto no permite equivalente, ento tem ela dignidade. 24 RAY, 1998, loc. cit.

7 trabalhador a manuteno de um contrato de trabalho com garantias legais em seu favor. Se acaso necessrio, permite-lhe tambm litigar com seu empregador em razovel igualdade de condies. De acordo com Amrico Pl Rodriguez essa proteo consubstanciada de trs maneiras: a.) in dubio, pro operario, o que significa escolher o sentido mais favorvel ao trabalhador dentre as possveis interpretaes de uma norma; b.) aplicao da norma mais favorvel ao empregado, acaso existam outras aplicveis ao caso; c.) condio mais benfica, regra essa que determina a no aplicao de uma nova norma que eventualmente venha a piorar a situao do empregado. 25 No obstante as no poucas crticas direcionadas ao princpio tutelar, 26 a maior parte da doutrina continua apontando-o como cardeal para o direito do trabalho; na verdade, diz-se mesmo que a norma atuante no s nos trs planos demonstrados pelo mestre uruguaio, mas abrangindo essencialmente, quase todos (seno todos) os princpios especiais do direito do trabalho. 27 Como acima foi observado, o princpio da igualdade de per si uma frmula incompleta que precisa de um critrio definidor. Faz-se necessria sua integrao por outra norma, a qual deve esclarecer sob qual aspecto e com qual finalidade se est falando em iguais. No que diz respeito ao direito do trabalho, a mxima da igualdade suplementada pelo princpio da proteo ao empregado, o qual preenche o vazio normativo. Para esse ramo jurdico, tratar igualmente os iguais e desigualar os diferentes significa conferir parte mais fraca da relao laboral garantias, direitos, presunes legais, etc. que a coloquem no mesmo nvel daquele a quem esse lado hipossuficiente est subordinado. No mbito do contrato de trabalho - onde so ntidas as diferenas de condies entre empregado e empregador - as leis laborais constroem uma teia de proteo parte hipossuficiente na relao empregatcia - o obreiro -, visando retificar (ou atenuar), no plano jurdico, o desequilbrio inerente ao plano ftico do contrato de trabalho. 28 Vai-se ento alm da ideia de igualdade como equiparao atuante contra discriminaes arbitrrias 29 - e chega-se a normas que estipulam a igualdade como diferenciao, as quais so criadas e aplicadas pela aceitao do fato inegvel de que h diferenas relevantes e substancias entre aqueles contratantes. Com isso se traa o caminho para alcanar a isonomia material entre
25

PL RODRIGUEZ, Amrico. Princpios de direito do trabalho. Traduo de Wagner Giglio. So Paulo: LTr, Edio da Universidade de So Paulo, 1978, p. 42-43. 26 Por todos, cf. ROMITA, Arion Sayo. O princpio da proteo em xeque e outros ensaios. So Paulo: LTr, 2003, p. 23. 27 DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de direito do trabalho. 8. ed. So Paulo: LTr, 2009, p. 184. 28 DELGADO, 2009, p. 183. 29 MARTNEZ, Gregrio Peces-Barba (Com la colaboracin de: Rafael de Ass Roig y Maria del Carmen Barranco Avils). Lecciones de derechos fundamentales. Madrid: Editorial Dykinson, 2004. p. 183.

8 esses, concedendo-se elementos protetivos aos empregados atravs de leis laborais que os colocam na mesma condio de seus empregadores. As sociedades democrticas e plurais de hoje exigem cada vez mais essa categoria da igualdade, pois em nenhuma delas se pode prescindir das exigncias concretas da experincia jurdica para discerni-las e valora-las em sua especfica peculiaridade [, de forma] anloga ao que faz a equidade no plano da aplicao judicial do direito. 30 Assim, unido ao princpio protetor, estar o postulado da igualdade assumindo sua funo material, prescrevendo o equilbrio entre os dois plos do contrato laboral. Como afirmava Amrico Pl Rodriguez, no Direito do Trabalho a preocupao central parece ser a de proteger uma das partes com o objetivo de, mediante essa proteo, alcanar-se uma igualdade substancial e verdadeira entre as partes. 31. At ento, no havia isonomia entre ambas. A partir da unio entre dois princpios de direito pela insero de proteo ao mais dbil -, a igualdade se consubstancia. Com isso deve restar satisfeito o aspecto moral e teleolgico do direito do trabalho, garantindo meios ao empregado para que ele fique em p de igualdade com a empresa. Afinal, como afirmou Jos Ortega y Gasset: quem se irrita ao ver tratados desigualmente os iguais, mas no se altera em ver tratados igualmente os desiguais, no democrata; plebeu. 32

CONCLUSO

O princpio da proteo permanece fundamentando o ramo jurdico laboral estabelecendo igualdade por diferenciao. possvel afirmar que assim ser ainda por um bom tempo, uma vez que em regra a relao de emprego continua a refletir uma relao de poder entre patro e empregado. Melhor caminho ser se o progresso das relaes de trabalho leve-as a um ponto no qual deixe de ser necessria a existncia do princpio. Conforme a lio de Ruy Cirne Lima possvel que no futuro melhores condies sociais levem superao da
30

PREZ LUO, 2007. p. 29. (A respeito das sociedades pluralistas, cf. DEMO, Pedro. ticas multiculturais: sobre convivncia humana possvel. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. p. 9-10: a sociedade mais desejvel, pelo menos suportvel, ser plural. Ibid., p. 20-21: cada microcosmo social deve equacionar sua inegvel complexidade dialtica de pessoas ao mesmo tempo iguais e diferentes, permitindo sua melhor convivncia.) 31 PL RODRIGUEZ, 1978, p. 28. 32 ORTEGA Y GASSET, Jos. Democracia Morbosa. Obras Completas. Madrid: Alianza Editorial, v. 2, 1983, p. 138.

9 feio publicstica do direito do trabalho, de maneira a ser alcanada uma espontnea disciplina de direito privado do trabalho. 33 Ainda h um bom caminho para trilhar at esse desiderato. Por hora, enquanto se busca tais melhorias, permanecem a igualdade e a proteo ao trabalhador como os firmes alicerces do direito laboral, seus indispensveis instrumentos para alcanar a Justia.

REFERNCIAS

ALEXY, Robert. Direito, razo, discurso: estudos para a filosofia do direito. Trad. Lus Afonso Heck. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. ______. Constitucionalismo discursivo. Trad. Lus Afonso Heck. 3. ed. rev. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011a. ______.Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virglio Afonso da Silva. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2011b. (Coleo Teoria e Direito Pblico) ARISTTELES. tica Nicomquea: tica Eudemia. Introduccin por Emilio Lled igo. Traduccin y Notas por Julio Pall Bonet. Madrid: Biblioteca Clsica Gredos, 89. Primera Edicin, 1985. 6 Reimpresin, 2003. VILA, Humberto.Teoria da igualdade tributria. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2009. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. O contedo jurdico do princpio da igualdade. 3. ed. atual. 20 tiragem. So Paulo: Malheiros, 2011. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 26. ed. atual. So Paulo: Malheiros, 2011. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de direito do trabalho. 8. ed. So Paulo: LTr, 2009. DEMO, Pedro. ticas multiculturais: sobre convivncia humana possvel. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. GROFF, Paulo Vargas. Teoria dos princpios, princpio da proporcionalidade e direitos fundamentais. In: OLIVEIRA JNIOR, Jos Alcebades de. (Org.). Faces do multiculturalismo: teoria poltica - direito. Santo ngelo: EDIURI, 2007, p. 218-220.

33

DONATI, Benevenuto. Fondazione della Scienza del Diritto, Padova, 1929, p. 217 apud LIMA, Ruy Cirne. Preparao dogmtica jurdica. 2. ed. Porto Alegre: Livraria Sulina, 1958, p. 41.

10 HART, Herbert L. A. O conceito de direito. Ps-escrito editado por Penlope A. Bulloch e Joseph Raz. Traduo de A. Ribeiro Mendes. 3. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Lisboa: Edies 70, 2005b. (Coleo Textos Filosficos). KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Traduo Joo Baptista Machado. 7. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. (Coleo Justia e Direito) MARTNEZ, Gregrio Peces-Barba (Com la colaboracin de: Rafael de Ass Roig y Maria del Carmen Barranco Avils). Lecciones de derechos fundamentales. Madrid: Editorial Dykinson, 2004. (Coleccin Derechos Humanos y Filosofa del Derecho) ORTEGA Y GASSET, Jos. Democracia Morbosa. Obras Completas. Madrid: Alianza Editorial, v. 2, 1983. PL RODRIGUEZ, Amrico. Princpios de direito do trabalho. Traduo de Wagner Giglio. So Paulo: LTr, Edio da Universidade de So Paulo, 1978. PREZ LUO, Antonio Enrique. Dimensiones de la igualdad. 2. ed. (a cargo de Rafael Gonzlez-Tablas Sastre). Madrid: Editorial Dykinson, 2007. RAY, Jean-Emmanuel. Aborder le droit du travail. Paris : Seuil, 1998. (Collection Mmo 107) ROMITA, Arion Sayo. O princpio da proteo em xeque e outros ensaios. So Paulo: LTr, 2003. SCHAUER, Frederick. Profiles, probabilities and stereotypes. Cambridge: Belknap, 2003. WESTEN, Peter. The empty idea of equality. Harvard Law Review, v. 95, n. 3, p. Jan. 1982.

S-ar putea să vă placă și