Sunteți pe pagina 1din 13

Aula 4 O que personalidade?

Objetivos Entender a importncia do estudo da personalidade em Comportamento Organizacional. Conceituar personalidade Explicar a importncia do estudo da personalidade para as organizaes. Introduo Na aula anterior voc aprendeu como importante o trabalho desempenhado pelos gerentes para o comportamento das pessoas no trabalho e para os resultados empresariais. Voc viu tambm que, para ocupar um cargo gerencial, e exerc-lo bem, esse profissional deve ter determinadas habilidades. O que voc vai comear a entender agora que, alm das habilidades j estudadas, o perfil de um bom gerente requer determinados traos de personalidade. As teorias, discusses e controvrsias sobre a personalidade foram temas sempre presentes em toda a histria da maioria das Cincias Humanas, tais como: Psicologia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Medicina. Existe, tambm, uma curiosidade muito grande por parte das pessoas em relao ao tema personalidade. Muitas vezes meus alunos e clientes de consultoria fazem perguntas a respeito do porqu de eles terem sido reprovados em um teste de personalidade que fizeram como candidatos a uma vaga de emprego, e se existe algo de errado em relao personalidade deles. Para responder a essas indagaes, gostaria, em primeiro lugar, de esclarecer voc sobre qual enfoque a personalidade interessa para o Comportamento Organizacional. Ou seja, quais os aspectos referentes personalidade so significativos para os processos organizacionais e interferem habitualmente no desempenho das pessoas no trabalho. O motivo de eu fazer esse esclarecimento porque a viso de um psiclogo sobre a personalidade mais abrangente e profunda do que vamos aprender aqui Vamos ver o que personalidade? Existem vrias definies de personalidade, e, caso voc tenha interesse, poder pesquisar em livros e artigos de Psicologia, mas, para nossos propsitos, apresento apenas duas que considero as mais relevantes para nossa disciplina de Comportamento Organizacional. H mais de 60 anos, um psiclogo chamado Gordon Allport definiu o que seria personalidade e, apesar de j haver passado tantos anos, sua definio ainda continua sendo a utilizada com maior freqncia segundo Stephen Robbins

Personalidade a organizao dinmica dentro do indivduo, sistemas psicofsicos que determinam seu ajustamento nico ao seu ambiente. Gordon Allport Existe tambm uma definio bem mais recente, do autor do livro Comportamento Organizacional, da qual gosto muito, pela sua simplicidade, o que serve bem aos nossos propsitos. Vamos examin-la? Personalidade a soma total de maneiras pelas quais o indivduo reage e interage com os outros. Stephen Robbins Voc deve estar se perguntando: por que eu tenho que saber sobre personalidade, se no estou estudando Psicologia e nem pretendo ser psiclogo? A resposta a essa pergunta simples: os estudos da personalidade so muito importantes para o Comportamento Organizacional devido sua aplicabilidade. Suponhamos que voc tenha uma loja de confeces e precise escolher um vendedor. Para que esse profissional atenda bem seus clientes, ele deve ter determinadas caractersticas ou perfil. Os estudos de personalidade fornecero subsdios para uma srie de decises empresariais que ocorrem em processos como recrutamento, seleo, treinamento, perfil de cargo e trabalho em equipe. Vamos saber ento como a personalidade formada e quais so os fatores que a determinam. A personalidade normalmente formada na infncia e, na maioria dos casos, costuma estar definida em torno dos 7 anos de idade. A influncia dos 5 primeiros anos na formao da personalidade absoluta porque principalmente nesse perodo que se delineiam, concretamente, suas principais caractersticas psquicas a partir de seu relacionamento com os pais e com o meioambiente. Essas relaes devem suprir as necessidades da criana porque, se isso no ocorrer, acarretaro srios prejuzos formao da personalidade. nesse perodo que se estruturam as primeiras formas de relaes com as demais pessoas, que se formam hbitos culturais fundamentais e que ocorre a assimilao de sistemas sociais essenciais. Alguns pais, por ignorarem esse fato, deixam para comear a educar seus filhos quando j esto maiores, por julgarem que a criana est muito nova para ser educada. Trs fatores contribuem para a personalidade ser definida. Vamos examin-los? Hereditariedade

Refere-se aos fatores genticos adquiridos no momento da concepo, tais como estrutura fsica, temperamento, composio muscular, reflexos, nvel de energia e ritmos biolgicos, transmitidos pelos pais atravs do cdigo gentico. Para que os pesquisadores pudessem comprovar a veracidade da carga gentica foi muito difcil, e os estudos realizados em gmeos idnticos, com mesma base gentica, criados em lugares diferentes, por pessoas diversas, aps serem separados ao nascer, foram decisivos.

Nesses estudos, foi comprovado que, apesar de no se conhecerem e de estar separados por muitos quilmetros de distncia, esses gmeos apresentavam similaridades. H um exemplo desse tipo de estudo bastante interessante: gmeos separados ao nascer permaneceram sem se conhecer durante 39 anos. Foi comprovado que mesmo assim eles dirigiam carros do mesmo modelo, tinham cachorro com o mesmo nome, fumavam a mesma marca de cigarros e freqentavam a mesma praia nas frias, ficavam hospedados a trs quarteires um do outro. H muitos outros exemplos desse tipo de situao. Talvez voc at conhea algum caso curioso. Ambiente H fatores que influenciam na formao da personalidade provenientes do meio ambiente, tais como a cultura na qual fomos criados, condicionamento na infncia, amigos, grupos sociais, etc. Essa caracterizao respaldada por diversos autores que voc poder consultar a partir da bibliografia que est indicada ao final desta aula. O ambiente a que pertence o indivduo pode favorecer o desenvolvimento de alguns traos peculiares na forma de relacionamento com o mundo. Os estmulos, as solicitaes, as oportunidades, as normas de convivncia, enfim, todo o patrimnio oferecido pessoa atravs do sistema scio-cultural e ambiental interfere nas caractersticas da personalidade do indivduo. Quando nos referimos ao ambiente na formao da personalidade, estamos nos referindo principalmente ao ambiente na infncia: educao dada pelos pais, valores ticos e morais vivenciados, oportunidades, treinamento, os aspectos culturais e sociais disseminados pela escola e pela convivncia com outras crianas etc.

Para entendermos a influncia da cultura na formao da personalidade temos que entender primeiro o que cultura. A cultura pode ser vista como uma lente atravs da qual vemos o mundo; so padres de conduta social, que orientam e constroem a nossa forma de agir. Como exemplos voc pode pensar nos costumes e maneiras de agir das crianas de paises e raas diferentes: a obedincia e a disciplina rgidas a que so submetidas as crianas chinesas, a liberdade das crianas americanas, o gosto pela cincia que est sendo disseminado pela cultura moderna coreana, e assim por diante.

Situao A personalidade de uma pessoa, apesar de estvel e constante, muda em determinadas situaes. Para voc entender melhor, esse foi o ltimo dos determinantes da personalidade a ser descoberto, devido dificuldade que os pesquisadores tiveram em listar de uma maneira clara, quais as situaes que interferem na personalidade. At hoje uma lista abrangente dessas situaes ainda no foi conseguida pelos estudiosos, para que fossem estudadas de uma maneira sistemtica. Mesmo assim, sabido que algumas influenciam mais do que outras, restringindo determinados aspectos da personalidade. A entrevista para emprego e a vivncia religiosa so exemplos de situaes que restringem muitos comportamentos. Estudos sobre essas situaes feitos por estudiosos que os levaram a essa concluso.

Imagine que voc vai ser entrevistado para um emprego de que voc precisa muito. Provavelmente ficar ansioso e buscar manter-se sob controle a qualquer preo, ou seja, ficar em alerta e tentar resguardar-se ao responder as perguntas feitas pelo entrevistador.

Por outro lado, imagine que voc vai fazer um piquenique num lugar calmo e acolhedor. Provavelmente essa no ser uma situao que o leve a restringir aspectos de sua personalidade. Mas no podemos esquecer que, sempre que falamos sobre personalidade, temos de considerar as diferenas individuais. Os reality shows tais como Big Brother, por exemplo, tm sido uma ocasio propcia aos estudos da personalidade no tocante situao porque os participantes esto submetidos a muitas restries que afetam a personalidade. A essas restries d-se o nome de barreiras. Mas esse assunto uma outra histria que poderemos deixar para a prxima aula. Na prxima aula aprofundaremos mais no o tema Personalidade. Espero voc para conversarmos mais. At breve. Atividade - Escreva no espao abaixo o que voc entende como sendo personalidade. Resumo Nesta aula voc estudou o que personalidade e como a gentica, o ambiente e a situao influem na sua formao. Aprendeu tambm como o estudo da personalidade importante para vrios processos organizacionais.

Aula 5 Dimenses e barreiras da personalidade


Objetivos Entender as dimenses e barreiras da personalidade. Identificar os cinco grandes fatores de personalidade. Compreender o que so Barreiras da Personalidade e sua influncia na organizao. Introduo Na ltima aula voc aprendeu o que personalidade e como ela formada. Agora vamos aprofundar mais um pouco nos estudos da personalidade. Na aula de hoje vamos falar sobre traos e barreiras de personalidade. No momento em que as empresas esto cada vez mais preocupadas com um bom atendimento ao cliente para preservar sua competitividade frente aos concorrentes, contar com profissionais que tenham uma personalidade favorvel ao bom desempenho de determinadas funes essencial. Como a empresa pode exigir comportamentos comuns decorrentes de caractersticas da personalidade, se cada pessoa tem a sua? Responder a essa pergunta foi a preocupao central dos pesquisadores e estudiosos no incio dos trabalhos sobre estrutura da personalidade. O desafio era como identificar e nomear as caractersticas comuns que delineiam o comportamento do indivduo, ou seja, traos bsicos de comportamento que uma pessoa apresentaria em diversas situaes. Cotidianamente, as pessoas fazem isso com bastante facilidade ao se referirem umas s outras, dizendo coisas assim: aquele rapaz muito tmido, fulano extrovertido, beltrano no serve para vender, pois quase no fala. Entretanto, chegar s caractersticas bsicas de personalidade, atravs de pesquisas cientificamente comprovadas, j outra estria. Estudos cientficos identificaram milhares de traos de personalidade. Gordon Allport, um desses estudiosos, chegou a mais de 4500 traos de personalidade, o que tornava impossvel qualquer aplicao prtica de suas descobertas. Depois de muitas frustraes, com a utilizao de mtodos estatsticos, Raymond Cattel conseguiu reduzir a lista de Allport para 16 traos, que indicavam padres de personalidade, a que deu nome de traos bsicos ou primrios. Esses traos bsicos possibilitavam a previso do comportamento de determinada pessoa em situaes especficas. Dessa descoberta para os testes de personalidade foi um pulo. Um dos primeiros testes baseados nas estruturas de personalidade foi o Myers Briggs, composto de 100 perguntas sobre o que as pessoas sentem ou fazem em determinadas circunstncias. Com base nas respostas dadas, as pessoas so classificadas em 16 tipos. Utilizado por vrias empresas como a Microsoft, a Federal Express e a Honda, entre outras, esse teste,

segundo Stephen Robbins, sofre crticas por no apresentar evidncia clara de ser uma medida vlida da personalidade. Quando surgiu o modelo chamado de Os Cinco Grandes, fruto de pesquisas mltiplas, as dimenses da personalidade foram descritas em cinco fatores bsicos, sustentadores dos demais. Pelo fato de ter sua origem em pesquisas mltiplas, isto , feitas por vrios pesquisadores, a descrio desses fatores diverge um pouco em seus pormenores e na linguagem empregada, mas o contedo e os fatores descritos so os mesmos. Muitas empresas, aps essa descoberta, passaram a selecionar seus candidatos baseando suas entrevistas e testes nas Cinco Dimenses da Personalidade ou simplesmente nos Cinco Grandes, como passaram a ser chamados. Descritos numa linguagem corriqueira, os Cinco Fatores muitas vezes so confundidos com determinados termos populares como voc pode observar no exemplo a seguir: fulano extrovertido, quando o correto, segundo os Cinco Grandes, seria: o indivduo apresenta uma tendncia a ser socivel, viver em grupo, etc. O conceito pesquisado cientificamente a extroverso. Apesar de parecido, o significado diferente. Antes que voc fique confuso sobre os conceitos citados acima, vamos ver as Cinco Dimenses da Personalidade ou, simplesmente, os Cinco Grandes, j que grande parte do que se escreve sobre personalidade, e tem uma aplicao prtica para ns, est baseado nesse modelo. Conforme j foi dito antes, pelo fato de esse modelo ter origem em pesquisas variadas, a linguagem utilizada para descrever os fatores difere um pouco. Aqui utilizarei a descrio dos fatores empregada por Wagner III e Hollenbeck. Se voc quiser saber mais detalhes, poder consultar a bibliografia disponvel no final desta aula. As Cinco Dimenses da Personalidade Extroverso Refere-se a como uma pessoa se manifesta no que diz respeito aos relacionamentos. As pessoas tendem a ser sociveis, gregrias (viver em turma), decididas, falantes, expressivas. Ajustamento emocional As pessoas com pontuao alta nesse fator tendem a ser emocionalmente estveis, ter boa resistncia ao stress, ser tranqilas e seguras. Voc pode observar a necessidade de ter timo ajustamento emocional em algumas ocupaes. Como exemplo podemos citar o de uma enfermeira que cuida de pacientes em um CTI, num planto de 12 horas por dia.

Afabilidade Essa dimenso se refere pessoa que cordial, agradvel, confiante nas outras pessoas, de boa ndole, tolerante, colaboradora e complacente. As pessoas que trabalham com atendimento ao pblico devem ser pessoas que tenham a tendncia a apresentar o comportamento descrito acima. Senso de responsabilidade A pessoa tende a ser responsvel, comprometida com resultados, digna de confiana, organizada, perseverante, ntegra, empreendedora. Existem muitos exemplos de cargos em que esse fator tem que existir em grande dose, mas vou citar um exemplo que salta aos olhos. O bombeiro que deve apagar o fogo em um incndio, independentemente do fato de estar arriscando a prpria vida. Podemos tambm citar os cargos de gerncia e coordenao, que exigem que seus ocupantes tenham grande senso de responsabilidade. Interesse Essa dimenso se refere ao fato de a pessoa estar aberta vivncia de novas experincias e ser curiosa, inovadora, imaginativa, criativa e sensvel. Entre as profisses para as quais esse fator importante est a do publicitrio e a do artista plstico. Muitas empresas usam os Cinco Grandes em entrevistas e testes, visando obter informaes sobre a personalidade do candidato e sua adequao s vagas. Esse Modelo abre uma enorme perspectiva para a aplicabilidade dos estudos da personalidade. Um cargo de digitador, por exemplo, exige que seu ocupante tenha muita ateno para que no erre os textos ao digit-los. Se esse digitador for uma pessoa que tenha caracterstica de ser socivel e gregrio, provavelmente no vai gostar de ficar sentado

frente do computador por aproximadamente 6 horas por dia. Da se conclui que o profissional para o cargo de digitador deve apresentar a caracterstica de ser menos extroversivo (voc estranhou a palavra? Pois saiba que ela assim mesmo: extroversivo. que todo mundo usa extrovertido e ns nos acostumamos, no mesmo?).

Por outro lado, uma pessoa que trabalha atendendo ao pblico certamente ter mais facilidade para desempenhar bem seu papel se for mais extroversivo, ou seja, uma pessoa socivel e expressiva, porque depende da comunicao para fazer bem seu trabalho.

Atividades Imagine que voc dono de uma loja e vai precisar contratar um vendedor. 1 - Levando em considerao as Cinco Dimenses da Personalidade, defina que caractersticas (traos bsicos) de personalidade voc acha que um bom candidato deve ter. 2 - Escreva abaixo, como se voc fosse explicar para uma empresa de Recrutamento e Seleo, que caractersticas de personalidade seriam necessrias ao bom desempenho de um vendedor de sua loja.

Embora a personalidade se mantenha relativamente estvel ao longo do tempo, ela no deixa de sofrer influncia do meio ao interagir com ele. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivduo. As frustraes, as presses, quer sejam fsicas quer sejam psicolgicas, o stress sob o qual vive hoje o indivduo so alguns dos fatores que podem levar desintegrao da personalidade e, portanto, a um desajustamento emocional. A fonte mais comum de frustrao que o indivduo enfrenta ao longo da vida proveniente das barreiras de personalidade. Vamos examin-las? Barreiras da Personalidade Barreiras Situacionais Barreira Fsica: acontece pelo impedimento fsico no ambiente. Por exemplo, uma pessoa quer entrar em casa, mas perdeu a chave ou algum que est viajando em direo a uma cidade especfica em seu automvel, mas no consegue concluir sua viagem no tempo pretendido, porque caiu uma ponte na estrada e, como no tem outra passagem, ter que aguardar a sua reconstruo para chegar ao seu destino. Ambigidade: caracterizada pela ausncia de indicadores claros, o que impede o indivduo de realizar seu objetivo: Exemplo disso o motorista que se encontra em uma cidade desconhecida, onde no existem sinais claros, por isso se perde e no atinge seu objetivo. Barreiras Interpessoais Constituda por pessoa, ou por grupo de pessoas, que impede a satisfao do desejo, ou seja, de atingir um propsito ou objetivo. Essa barreira pode ser observada quando um chefe impede um funcionrio criativo, ou que tem experincias mais amplas do que as desse chefe, de colaborar no trabalho. Essas barreiras esto muito ligadas tambm capacidade do indivduo de relacionar-se e administrar seus conflitos advindos do relacionamento social, profissional e pessoal. Quanto maior for a dificuldade de relacionamento e a incapacidade de tratar as questes emocionais, provavelmente maiores sero as barreiras a serem enfrentadas pela pessoa. Barreiras Intrapessoais As barreiras intrapessoais, como o prprio nome est dizendo (intra quer dizer dentro), so barreiras internas ao prprio indivduo e podem ser observadas quando o indivduo no pode atingir seus objetivos por deficincia fsica, mental, ou por falta de uma habilidade especfica. Outro aspecto desse tipo de barreira a presena de motivos conflitantes no indivduo. Exemplo: o indivduo quer emagrecer, mas no consegue parar de comer doces. Nos reality shows tipo Big Brother, apresentados nos canais de televiso de varias pases, os participantes ficam confinados numa casa (Barreira Situacional Fsica), sem ter contato com o mundo externo, e no meio de uma competio que dificulta muito o

relacionamento interpessoal (Barreira Interpessoal). Em alguns casos, alguns participantes perdem, sob forte emoo, a capacidade de se controlar e de discernir (Barreira Intrapessoal). Esses eventos, sem entrar no mrito de alguns de seus aspectos como a superexposio mdia, problemas relacionados s questes de tica e respeito, invaso de privacidade, entre outras questes muito srias, mas olhando apenas o aspecto cientfico que ele apresenta, constituem uma tima oportunidade para se observar o aparecimento dessas barreiras. Na prxima aula vamos estudar um tema muito interessante, a aprendizagem. Voc vai entender melhor esse processo, e sua interferncia no Comportamento Organizacional, que o nosso foco.At a aula 6. Atividade Assista a um episdio de um reality show qualquer em que os participantes estejam confinados, escolha dois participantes do programa e identifique as barreiras a que eles esto submetidos no episdio a que voc estiver assistindo. Escreva no espao abaixo o que foi observado, as barreiras identificadas e justifique sua resposta com base nos conceitos aprendidos nesta aula. Resumo Nesta aula voc aprendeu o que so e quais so as dimenses e barreiras da personalidade. Com isso, voc se torna capaz de perceber que muitas das atitudes que temos so explicadas pelas dimenses e barreiras da personalidade.

1 Questionrio Avaliativo - Tentativa 1

Question 1 Notas: 1

Vimos na aula 4 que a personalidade pode ser entendida como A soma total de maneiras pelas quais o indivduo reage e interage com os outros. Sobre o tema personalidade, marque a opo correta:
Escolher uma resposta. a. A hereditariedade, o ambiente e a situao so fatores que no interferem na formao da personalidade dos indivduos. b. Os estudos sobre personalidade fornecem subsdios para a tomada de deciso empresarial em vrias esferas como: recrutamento, seleo, treinamento e perfil de cargo. c. Estudos e pesquisas j concluram que a personalidade normalmente formada durante a vida adulta, a partir dos 18 anos. d. A personalidade de uma pessoa, por ser estvel e constante, a mesma (no muda) independente da situao em que a pessoa esteja inserida. Question 2 Notas: 1

Conforme estudamos na Aula 4, h 3 fatores principais que contribuem/influenciam a personalidade das pessoas. Assinale a alternativa que contm estes fatores:
Escolher uma resposta. a. Interesses pessoais; ajustamento emocional e situao b. Hereditariedade; ambiente e situao c. Hereditariedade; percepo e interesses pessoais d. Condicionamento clssico; fatores genticos e cultura Question 3 Notas: 1

Dado o vasto nmero de traos de personalidade descritos na literatura cientfica, precisamos de algum tipo de esquema de classificao para entender os traos em si e suas inter-relaes. O modelo As Cinco Grandes dimenses da Personalidade ou simplesmente Os Cinco Grandes tem sido muito usado pelas empresas em programas de mensurao da personalidade. Sobre este modelo podemos afirmar que:
Escolher uma resposta. a. O interesse a dimenso que se refere a como as pessoas se manifestam no que diz respeito aos relacionamentos. Quando predomina esta dimenso da personalidade, a pessoa tende a ser socivel, falante, expressiva. b. O ajustamento emocional a dimenso que se refere estabilidade emocional, tranqilidade e boa resistncia ao stress. Em algumas profisses, como a do mdico, esta uma dimenso imprescindvel. c. A extroverso a dimenso que se refere pessoa que cordial, agradvel, confiante nas outras pessoas e de boa ndole. desejvel que as pessoas que trabalham com atendimento ao pblico tenham a tendncia a este comportamento. d. A afabilidade a dimenso que se refere ao fato de a pessoas estar averta vivncia de novas experincias e ser curiosa, inovadora, imaginativa, criativa e sensvel. Question 4 Notas: 1

Analise a seguinte situao: Dr. Joaquim Alves um professor muito competente, tem um currculo brilhante, com vrios ttulos, prmios e publicaes internacionais. Entretanto os alunos esto sempre a reclamar do relacionamento professor-aluno com o Dr. Joaquim. H vrios

relatos de conflitos entre este professor e os alunos, que se queixam, sobretudo da incapacidade de controle emocional do professor.

Este trecho caracteriza/descreve o seguinte tipo de barreira da personalidade:


Escolher uma resposta. a. Barreira situacional fsica b. Barreira intrapessoal c. Barreira interpessoal d. Barreira de ambigidade Question 5 Notas: 1

Com base no que voc estudou sobre o assunto personalidade, analise as afirmativas: I) O estudo da personalidade no nos possibilita rotular os indivduos e predizer seus comportamentos com certeza, pois a personalidade pode ser modificada por fatores externos e internos. II)Embora a personalidade se mantenha relativamente estvel ao longo do tempo, ela no deixa de sofrer a influencia do meio, ao interagir com ele. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do individuo. III) As frustraes, presses fsicas e psicolgicas e o stress sob o qual o individuo vive so alguns fatores que podem levar desintegrao da personalidade e desajustamento emocional. Sobre estas afirmativas podemos concluir que:
Escolher uma resposta.

a. I, II e III so corretas b. I e II so corretas; III incorreta c. II e III s corretas; I incorreta d. I e III so corretas; II incorreta

S-ar putea să vă placă și