Sunteți pe pagina 1din 6

AZULEJOS

PROCEDIMENTOS PARA ASSENTAMENTO

Prof. Marco Pdua O revestimento cermico, mais precisamente o azulejo, um material que no sai de moda. Ele pode ser substitudo por outros elementos decorativos, como a frmica ou outros tipos de laminados em cozinhas. As vezes um maior numero de armrios diminuem as reas a serem azulejadas. Mas, onde for necessrio isolar a umidade l est ele cumprindo sua finalidade. Agora, em se tratando de banheiros, ainda o mais recomendado. Normalmente no dada a devida importncia para o assentamento correto desses elementos e, muitas vezes, at o posicionamento das louas sanitrias. Reserva-se o espao necessrio e tudo resolvido na fase do acabamento. comum a ocorrncia de problemas com a falta de praticidade no uso dos equipamentos ou mal aspecto ocasionado pela colocao inadequado dos azulejos. Esses ambientes requerem um Projeto especifico considerando a ergonomia e solues que valorizem o material escolhido. Quanto praticidade podemos destacar alguns itens importantes, como: a) Janela dentro do box para facilitar a aerao; b) iluminao natural sempre perpendicular ao espelho para evitar reflexo; c) pia prxima porta de entrada; d) largura mnima de 1.30 m; e) registro geral para possveis reparos, etc. Para o piso e parede uma paginao se faz necessrio, pois ser mais fcil definir onde ficaro os recortes e suas dimenses. As surpresas sero inexistentes se tudo for resolvido na fase de projeto. Regras bsicas Piso: a) Peas inteiras sempre na direo da porta de entrada, deixando os recortes para o lado das louas (pia e vaso sanitrio, que devero estar alinhados) e dentro do box; b) se o piso formar uma barra at uma faixa decorativa na parede ser imprescindvel alinhar as juntas nos dois planos; c) considerar o valor das juntas e largura das peas para definir a dimenso dos recortes. Parede: a) Peas inteiras junto a porta de entrada e recortes dentro do box; b) se os recortes resultarem em tiras estreitas ser necessrio distribuir igualmente as dimenses na origem e no termino das fiadas; c) na vertical, prever peas inteiras a partir do piso e os recortes junto ao teto; d) no entorno da janela evitar tiras finas redistribuindo as dimenses nas laterais; e) na parede que contem a porta os recortes devero ficar atrs da mesma; f) ateno especial as faixas horizontal ou vertical, pois realam o ambiente e, as vezes, compe-se de varias peas com dimenses diferentes dos azulejos. _________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua -------------------------------------------------------AZULEJOS-----------------------------------------------------------------------1

PASSO A PASSO PARA UM ASSENTAMENTO SEM SURPRESAS DESAGRADVEIS.

Usar mangueira de nvel para marcar no canto das paredes um ponto de referencia para nivelar as faixas de azulejos. traado um triangulo invertido usando a medida de 1.00 m a partir do contra-piso como ponto de partida. Em seguida outros pontos sero marcados podendo assim definir se o piso ter ou no caimento em direo ao box. Contudo as faixas ficaro, necessariamente, niveladas.

Toda as instalaes hidrulicas e sanitrias devero estar executadas conforme Projeto especifico. As conexes com os engates dos aparelhos devero respeitar a espessura dos azulejos evitando assim a colocao de prolongadores para adaptao dos acabamentos. importante plugar os terminais e liberar gua no sistema por dois dias para detectar possveis vazamentos, antes de iniciar o assentamento dos azulejos.

Fixar a rgua de alumnio a uma altura resultante da somatria do piso com argamassa, as juntas adotadas e altura da primeira fiada. Sendo assim ser fcil manter o nivelamento e alinhamento das peas. As juntas plsticas mantm o espaamento e so importantes para um bom resultado. As fiadas subseqentes so assentadas normalmente at o teto. A fiada junto ao piso assentada no final deixando o espao necessrio para a colocao do piso..

_________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua -------------------------------------------------------AZULEJOS-----------------------------------------------------------------------2

Antigamente os azulejos eram assentados diretamente sobre as paredes nuas com argamassa de cimento e areia que tinham dupla finalidade: a de fixar a pea e nivelar todo o painel resultante. Era um trabalho artesanal. Hoje as paredes so aprumadas primeiro e a argamassa colante fixa a pea. Sua preparao deve obedecer as normas do fabricante, principalmente na dosagem da gua, pois em excesso, inviabilizam o processo.

A argamassa colante deve ser aplicada em pequenas reas com a desempenadeira dentada. O suficiente para fixar de 4 a 6 peas de dimenses normais. Em reas maiores corremos o risco dela secar antes do assentamento. Se a parede estiver aprumada ser mais fcil, pois s fixar a pea na argamassa e encaixar os espaadores de plstico. O martelo de borracha usado para fixar e tambm movimentar a pea na posio correta.

As juntas so fundamentais para favorecer a dilatao e contrao das peas. Elas so proporcionais as dimenses dos revestimentos cermicos e sua qualidade na fabricao. Quando imperfeitos costuma-se aumentar o espaamento. Antigamente eram usados pregos, palitos e moedas. Hoje o plstico domina o trabalho e so encontrados em varias medidas. Elas devem ser retiradas e podem ser reutilizadas. A massa de rejuntamento possui cores variadas.

_________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua -------------------------------------------------------AZULEJOS-----------------------------------------------------------------------3

O fato de comearmos pela 2. fiada de azulejos para fixar a rgua de alumino que suportar o peso das peas subseqentes, alem do nivelamento. Ao contrario elas escorregariam antes que a argamassa secasse. Considerando que o espao destinado ao piso ficar em torno de 2 cm, naturalmente no h possibilidade de acomodao da rgua de alumnio que tem altura superior. Atualmente os azulejos mais utilizados possuem tons pastel, sem detalhes decorativos, facilitando a execuo dos recortes, pois, no requerem tanto cuidados. Pior ainda se eles possurem moldura. Certamente causar imperfeies se os recortes ficarem visveis. Com relao ao caimento do piso, h varias alternativas. Muitos profissionais mantm o piso nivelado, pois alegam que o banheiro no precisa ser lavado periodicamente. Passar um pano com produtos de limpeza seria suficiente. Sendo assim o piso ir coincidir com a 1. fiada de azulejos, inclusive no Box. Da surge o problema do transbordamento da gua caso haja algum entupimento do ralo. O correto rebaixar o Box em 2 ou 3 cm para sanar este inconveniente. Sendo assim a 1. fiada comear inteira dentro Box e ser recortada no restante do banheiro. Quando a pea no tiver moldura isto possvel. Outra soluo ser manter a 1. fiada inteira em toda extenso e recortar tiras para revestir dentro do Box, procedimento este mais trabalhoso e no bem visto pelos profissionais. Contudo, a mais acertada. Quanto a ultima fiada, esta no deve tocar o teto. Manter uma faixa de 5 cm sem revestimento servir para fixar a moldura de gesso com sua prpria pasta. Finalmente, verificar se faixas decorativas no ficaro escondidas dentro do Box e que no coincidam com registro ou sadas de gua.

_________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua -------------------------------------------------------AZULEJOS-----------------------------------------------------------------------4

A dificuldade do assentamento comea quando aparecem os pontos de alimentao, hidrulicos e eltricos. A pea tem que ser recortada de tal maneira que seu contorno seja encoberto pelo acabamento. Existem maquinas que fazem esse trabalho, inclusive eltricas. A serra mrmore (MAKITA) tambm uma ferramenta fundamental neste sentido. Fica mais difcil se o recorte ficar na parte interna do azulejo, ao contrario, mais fcil de cortar se estiver na borda da pea. possvel fazer um recorte sem equipamentos especiais usando um martelinho apropriado e golpear a pea apoiada em areia. um trabalho artesanal. Quando a pea apresentar uma abertura usa-se uma pequena torqus para ampliar-la. Para manuteno, troca de peas e reparos esse mtodo trs bons resultados.

Quando todas as paredes estiverem azulejadas at o teto comeamos a assentar a 1. fiada. Se tudo correu bem o espao restante ser suficiente par a assentar o piso. Se no, tudo se complica. Passamos a argamassa e fixamos a pea. preciso revis-la, pois ela pode descer com o seu peso. Da usamos a colher de pedreiro para suspende-la. A junta ideal para azulejos est entre 1 e 2 mm, para isto, a preciso de dimenses essencial. O piso no deve entrar embaixo do azulejo, pois pode interferir na esttica do conjunto. Inclusive devemos manter junta entre o piso e o azulejo para que, aps o rejuntamento, a gua no penetre quando houver limpeza.

_________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua -------------------------------------------------------AZULEJOS-----------------------------------------------------------------------5

No caso do vitr do banheiro, este requer ateno especial, pois composto de vrias peas recortadas. Da a importncia do Projeto de paginao que ir determinar com exatido a dimenso e posio das peas a serem recortadas. Um detalhe importante, tambm, a ser observado, no deixar os recortes do entorno do vitr de topo, ou seja, visvel, caso este esteja colocado no centro da parede. Em paredes menores, onde no possvel fixar a rgua de alumnio, que normalmente possui 2 m, podemos usar um sarrafo de madeira para nivelar e apoiar os azulejos a serem assentados. O procedimento ser como j descrito anteriormente. Como j mencionado anteriormente, os recortes devem ficar dentro do box, pois ele estando fechado, dificultar a viso.

_________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua -------------------------------------------------------AZULEJOS-----------------------------------------------------------------------6

S-ar putea să vă placă și