Sunteți pe pagina 1din 13

4

INTRODUO

Os cabelos tm como funo a proteo do couro cabeludo contra as agresses diversas, incluindo traumatismos mecnicos e queimaduras por exposio e radiaes solares (PEREIRA; AGUIAR, 2013). Segundo Andrade (2009), diversos estudos mostram o impacto dos cabelos na auto-estima. De acordo com Pereira e Aguiar (2013), sob o ponto de vista cultural e social, os cabelos desempenham papel relevante na imagem dos seres humanos. Nos tempos modernos, conforme Steiner (2010), os cabelos fazem parte da moldura do rosto. Conforme Pereira e Aguiar (2013), os cabelos so considerados um complemento esttico com potencial influncia sobre a auto-estima, aspectos psicolgicos e, inclusive, sexuais das pessoas. Andrade (2009) aponta que, entre outros aspectos, pessoas de ambos os gneros alegam que os cabelos conferem estilo e personalidade, revelam os valores e o cuidado que as pessoas tm consigo mesmo, alm de transmitirem uma mensagem prpria, a posio na sociedade e a forma de se relacionar com os outros. Steiner (2010) aponta a importncia do cabelo para o ser humano sob duas ticas: a primeira, fisiolgica, na qual sabemos ser ela nula, pois os cabelos no tm mais nenhuma funo, como a que poderiam ter na pr-histria (proteo contra o meio ambiente); e a outra, psicolgica ou emocional, sendo incomensurvel. Como assumiu uma importncia muito grande na esfera emocional, Steiner (2010) alega ser interessante notar que quando uma pessoa comea a perder cabelos, ela fica desesperada. De acordo com Pujol (2009), a preocupao com a queda de cabelos to antiga quanto prpria humanidade. Conforme a autora, o egiptlogo Jorge Mortiz Ebers publicou, em 1875, o livro Papirus de Ebers, que narra a medicina egpcia h 4 milnios, e, j naquela poca, os cabelos e suas patologias eram muito valorizados. A alopecia, conhecida popularmente por calvcie, pode ser entendida como um conjunto de desordens que gera a falta de cabelos ou plos em locais prprios do corpo humano. (PEREIRA; AGUIAR, 2013).

Diferentes alteraes capilares so relatadas na infeco pelo vrus (HIV) Vrus da Imunodeficincia Humana e a (AIDS) Sndrome da Imunodeficincia Adquirida os cabelos tendem a se tornar mais lisos, finos e descolorados. Apesar de se tratar de um problema eminentemente esttico, a alopecia pode afetar a auto-estima do indivduo e conseqentemente suas relaes sociais e a qualidade de vida (BACAUI et al., 2006). A infeco pelo vrus HIV (Vrus da Imunodeficincia Humana) e a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (AIDS) tem-se constitudo em um dos mais srios agravos j enfrentado pela humanidade e se tornado uma enfermidade pandmica. At maro de 2002, no Brasil, existia um total de 257.780 casos. Conforme o relatrio anual do Programa Conjunto das Naes Unidas sobre HIV/AIDS existe no mundo aproximadamente 40 milhes de pessoas vivendo com a doena (ALVES e SILVA, 2013). A AIDS definida como a forma mais grave de um espectro de doenas associadas infeco pelo vrus HIV. As manifestaes da infeco variam desde anormalidades brandas na resposta imune, sem sinais e sintomas francos, at a imunossupresso profunda associada a vrias infeces com risco de vida e malignidades. (ALVES e SILVA, 2013). De acordo com Faria (2012), a AIDS consiste em um dos grandes problemas contemporneos de sade pblica devido ao crescente nmero de pessoas infectadas, do alto custo da teraputica, das seqelas fsicas e emocionais, e dos elevados ndices de mortalidade. A infeco pelo HIV uma pandemia e uma importante causa de bito no mundo (MACEDO et al., 2013). Desta feita, diante da importncia dos cabelos na vida social e cultural entre a humanidade, e considerando toda a problemtica que envolve a AIDS no contexto social, cultural e psicolgico em nossa sociedade, neste trabalho buscamos compreender a relao existe na incidncia da alopecia em portadores do vrus HIV-1 positivo bem como os mecanismos envolvidos neste processo patolgico.

DESENVOLVIMENTO

A pele considerada o maior rgo do corpo humano (GUIRRO; GUIRRO 2004). estruturalmente formada pelas camadas epidrmica, drmica e hipodrmica. A epiderme um epitlio estratificado, que se renova continuamente. Constituida por clulas de queratincitos que tem a funo protetora atravs da queratina, uma proteina que corneifica a superfcie da pele, clulas de langherans na epiderme participam do reconhecimento dos agentes patognicos invasores, melancitos e as clulas de merkel. esta camada que serve como membrana permevel para substncias slidas, liquidas e gasosas. A mesma formada por vrias camadas de clulas epiteliais justapostas de revestimento estratificado queratinizado, que recobre a superfcie externa do corpo (BORGES 2010). A camada lcida constituda por uma delgada camada de clulas anucleadas e achatada, o que lhe dar um aspecto translcido. encontrado onde a pele mais grosa, como a palma das mos e a planta dos ps (GUIRRO E GUIRRO, 2004). A camada espinhosa possui o citoplasma com curtas expanses que se aproximam e mantem-se unidas s clulas vizinhas atravs dos desmossomos. Tem importante funo na manuteno da coeso das clulas da epiderme e, conseqentemente na sua resistncia ao atrito, entre as clulas espinhosas encontram-se as clulas de langerhans. J a camada granulosa possui clulas achatadas contendo em seu interior gros de querato-hialina, conferindo-lhe o efeito granuloso. Estes grnulos so extrudados das clulas e formam uma camada de substancias intercelular que age vedando esta camada de clulas. (JUNQUEIRA, 2004). A Camada germinativa ou (basal) que separa a epiderme da derme. Ela responsvel pela constante renovao da epiderme. As clulas em geral diferenciadas morrem e so repostas por novas clulas a cada 21 dias. Sua principal clula o queratincito. nesta camada que fica os melancitos, clulas que produzem a melanina, que transferida para os queratincitos atravs dos dendritos (SOUZA, 2004). A derme localizada logo abaixo da epiderme e apoiada sobre a hipoderme formada basicamente por gua e matriz extracelular (MEC). bastante vascularizada e

responsvel pela nutrio da epiderme. Os fibroblastos so as principais clulas do tecido conjuntivo, sintetizando protenas como o colgeno, elastina, fibronectina e proteoglicanas que participam da sustentao, elasticidade e reteno hdrica. A mesma dividida em duas camadas: papilar e reticular (HARRIS, 2005). Tecido subcutano formado por tecido conjuntivo frouxo. Localiza-se logo abaixo da derme, tem funo de sustentao, armazenamento de energia, absoro de impactos, preenchimento dos espaos internos e tambm funciona como isolante trmico. Considerada a maior glndula endcrina do corpo (LEONARDI, 2008). O folculo piloso um micro-rgo anexo pele, responsvel pela produo de pelos. O mesmo apresenta um comportamento cclico. Perodos de alta atividade mittica e de diferenciao celular (fase angena) so interrompidos por uma fase de emodelao (fase catgena), seguidos por um perodo de quiescncia (fase telgena) para, em seguida, iniciar novamente seu crescimento. O equilbrio entre proliferao, diferenciao e apoptose, a chave para o controle do crescimento e regresso do folculo piloso, sendo fator determinante para o ciclo folicular (BACAUI et al., 2006). Em 1990 foi descrito o bojo folicular, restrito bainha radicular externa, na insero do msculo eretor do pelo, em uma regio tambm denominada protuberncia. Nesse local h clulas indiferenciadas que apresentam atributos importantes, caracterizadas como clulas-tronco. Essas clulas mostraram uma maior capacidade de crescimento, comprovando que so responsveis pela renovao capilar e parte das clulas da epiderme (FARIA, 2011). Os cabelos tm como funo a proteo do couro cabeludo contra as agresses diversas, incluindo traumatismos mecnicos e queimaduras por exposio e radiaes solares (PEREIRA; AGUIAR, 2013). Porm, segundo Andrade (2009), diversos estudos mostram o impacto dos cabelos na auto-estima uma vez que, de acordo com Pereira e Aguiar (2013), sob o ponto de vista cultural e social, os cabelos desempenham papel relevante na imagem dos seres humanos. De acordo com Steiner (2010), o cabelo passa por um ciclo constante, de tal forma que existem sempre alguns cabelos crescendo (85% dos fios do couro cabeludo) e alguns caindo (15% dos fios do couro cabeludo). Isso faz com que em mdia, as pessoas percam cerca de 50 fios por dia sem que isso seja considerado um problema.

Nos tempos modernos conforme Steiner (2010), os cabelos fazem parte da moldura do rosto. Segundo Pereira e Aguiar (2013), considerado um complemento esttico com potencial influnte sobre a auto-estima, aspectos psicolgicos e inclusive sexuais das pessoas. Andrade (2009) aponta que, entre outros aspectos, pessoas de ambos os gneros alegam que os cabelos conferem estilo e personalidade, revelam os valores e o cuidado que as pessoas tm consigo mesmo, alm de transmitirem uma mensagem prpria, a posio na sociedade e a forma de se relacionar com os outros. Steiner (2010) aponta a importncia do cabelo para o ser humano sob duas ticas: a primeira, fisiolgica na qual sabemos ser ela nula, pois os cabelos no tm mais nenhuma funo, como a que poderiam ter na pr-histria (proteo contra o meio ambiente); e a outra psicolgica ou emocional sendo incomensurvel. Como assumiu uma importncia muito grande na esfera emocional, Steiner (2010) alega ser interessante notar que quando uma pessoa comea a perder cabelos, ela fica desesperada. A queda normal de cabelos diretamente proporcional ao nmero de fios e durao da fase angena podendo variar de pessoa para pessoa. A perda diria superior a 100 fios com queda generalizada e constante, durante a lavagem ou escovao, um indcio importante de alopecia. Se a queda no se repetir frequentemente, haver um crescimento espontneo dentro de poucos mses (PEREIRA; AGUIAR, 2013). De acordo com Pujol (2009), a preocupao com a queda de cabelos to antiga quanto prpria humanidade. Conforme a autora, o egiptlogo Jorge Mortiz Ebers publicou em 1875, o livro Papirus de Ebers que narra a medicina egpcia h 4 milnios, e j naquela poca, os cabelos e suas patologias eram muito valorizados. A alopecia, conhecida popularmente por calvcie, pode ser entendida como um conjunto de desordens que gera a falta de cabelos ou plos em locais prprios do corpo humano. (PEREIRA; AGUIAR, 2013). De forma geral, pode-se definir a queda patolgica de cabelos como uma alterao no ciclo biolgico capilar (fase angena, catgena e telgena) que em excesso ou no, leva diminuio do nmero total de cabelos, ou seja, uma alopecia que pode ser total, difusa ou regional (PUJOL, 2009). As alopecias em geral se apresentam de formas: regionais aquelas em que, o cabelo cai em uma regio determinada no couro cabeludo (tricotilomania, alopecia cosmtica), e difusas que so aquelas em que, os

cabelos caem por igual em todo o couro cabeludo. As causas prvaveis so anemias, radioterapia, substncias txicas, endocrinopatiase e processo infeccioso (PUJOL, 2009). A infeco pelo HIV causa um desequilbrio no sistema imunolgico, caracterizado por imunossupresso e por uma hiperatividade. Essas alteraes do sistema imune podem levar a uma diminuio da autotolerncia e eventualmente desenvolvimento de auto-imunidade. Durante a fase aguda da infeco pela doena h um rpido aumento da viremia, seguida por uma queda resultante da resposta imune do hospedeiro. (MACEDO et al., 2013). A AIDS definida como a forma mais grave de um espectro de doenas associadas infeco pelo vrus HIV. As manifestaes da infeco variam desde anormalidades brandas na resposta imune, sem sinais e sintomas francos, at a imunossupresso profunda associada a varias infeces com risco de vida e malignidades. O HIV o agente causador da destruio do sistema imunolgico, que defende o organismo das infeces e AIDS e um conjunto de doenas que atacam o organismo quando ele se encontra enfraquecido pelo vrus HIV. As doenas que atacam o organismo infectado so chamadas de doenas oportunistas devido oportunidade que elas encontram de se manifestar no organismo com o sistema imune enfraquecido (ALVES e SILVA, 2013). O couro cabeludo a poro da pele humana com maior densidade folicular e com maior produo de sebo. O cabelo torna o couro cabeludo mais aquecido e ligeiramente mais mido que o restante da pele, o que propicia um ambiente favorvel a infeces micticas, bacterianas, ou parasitrias, adquiridas pelo contato atravs das mos, ou pelo uso de acessrios, como bons e chapus (FARIA, 2011). Com a imunidade comprometida, a sobreposio de muitas doenas cutneas revelada nestes pacientes. Os principais agentes causadores de doenas cutneas associadas com HIV/AIDS incluem o Herpes zoster, o molusco, alm da foliculite de origem bacteriana, demodex e pityrosporum (FARIA, 2011). Estudos mostram que 80% dos pacientes com AIDS apresentam clulas troncofoliculares em apoptose. Estima-se que aproximadamente 7% dos pacientes com HIV positivo apresentam alopecia difusa no cicatricial, principalmente nos estgios mais

10

avanados da doena com nveis baixos de clulas CD4+ (BACAUI et al., 2006). Dentre os mecanismos etiopatogenicos envolvidos temos as infeces oportunistas, deficincias nutricionais, distrbios imunolgicos, endcrinos, utilizao de diversas drogas e a prpria infeco pelo vrus HIV. Como conseqncia, h uma interrupo do ciclo folicular seguida de um eflvio angeno ou telgeno, dependendo do grau da agresso (BACAUI et al., 2006; PEREIRA e AGUIAR, 2013 ).

11

DISCUSSO Barcaui (2013) acredita que devido ao fato de que a protuberncia tambm ser o stio folicular mais acometido na doena, onde as clulas-tronco so o principal alvo, existe a hiptese de que a reao auto-imune pudesse ser um dos mecanismos envolvidos na patognese dos distrbios causados pelo HIV, incluindo a alopecia, (clulas-tronco do epitlio folicular), pois a manuteno da homeostase de qualquer tecido com poder de auto-renovao depende da presena e da integridade das clulastronco ou clulas-me. As clulas-tronco so progenitoras indiferenciadas, tanto bioqumica quanto ultra estruturalmente. Possuem um potencial proliferativo e so capazes de dar origem a todos os elementos de um determinado tecido (multipotentes). So clonognicas in vitro e possuem um ciclo celular longo e lento, provavelmente para conservar seu potencial proliferativo e minimizar as chances de erros de DNA que podem ocorrer durante a replicao. Com a deteriorao dos mecanismos imunes naturais pelo HIV, o tecido epitelial sofre alteraes morfolgicas, isso torna esses pacientes mais susceptveis a infeces oportunistas, pois o tecido epitelial tem como uma das principais funes a proteo contra agentes externos. Ocorre uma diminuio da imunidade local do couro cabeludo, caracterizada pela reduo do nmero de Clulas de Langerhans, do nmero de folculos pilosos, da espessura da epiderme, do nmero de suas clulas e camadas, e o aumento dos constituintes intersticiais desta regio, como fibras colgenas e elsticas. A imunossupresso causada pelo HIV um dos principais fatores relacionados vulnerabilidade do paciente com AIDS, aquisio de infeces oportunistas devido aos baixos ndices de linfcitos T CD4+ encontrados nos pacientes acometidos pela AIDS (FARIA, 2011). De acordo com Faria (2011), estudos demonstram que mesmo os pacientes em uso da HAART podem apresentar ndices de CD4+ abaixo dos nveis normais, considerados predisponentes para a ocorrncia de dermatoses no couro cabeludo, como a dermatite seborria. A presena de leses no couro cabeludo em pacientes acometidas pelo HIV em uso de HAART tambm foi relatada em outras publicaes, o que pode ser explicado pela imunossupresso encontrada em tal situao, tornando os pacientes vulnerveis a essas leses. Tambm ocorre a reduo do nmero de folculos pilosos totais e aumento dos folculos telgenos nos casos com AIDS. Outros estudos

12

demonstram que ocorre apoptose de clulas tronco-foliculares em pacientes com AIDS que apresentam alopecia difusa no-cicatricial. A induo da apoptose pode ser via ativao de receptores como o Fas, o receptor TNF p55, e o TRAIL/APO 2-L (ligante indutor de apoptose) receptores 1 e 2, ou por via apopttica mitocondrial, mediada pela interao com a protena Vpr (BACAUI et al., 2006). Estes mecanismos justificam a reduo do nmero total de folculos pilosos. Estudos demonstram que infeces, em especial pelo HIV, provocam uma desregulao do ciclo folicular, que fica interrompido na fase angena. Como conseqncia, os folculos pilosos se transformam em folculos telgenos, que possuem alterao da bainha radicular interna (BACAUI et al., 2006). Pacientes infectados pelo HIV podem apresentar porcentagem acima de 25% de folculos telgenos, o que justifica a queda de cabelo, dados em concordncia com os nossos achados. Neste estudo, a reduo do infiltrado inflamatrio nos casos com AIDS sugere uma baixa resposta imune no couro cabeludo destas pacientes, demonstrando de forma local a resposta sistmica do indivduo com AIDS (FARIA, 2011). Houve reduo da espessura da epiderme, do nmero de camadas celulares e do dimetro das clulas desta regio. A pele atua como barreira fundamental protegendo o organismo de microorganismos do meio ambiente, e por isso tem uma alta atividade mittica, tanto para renovao, quanto para recuperao das leses. A expresso de Vpr (Receptor-interacting protein), uma protena acessria presente no HIV, altera a regulao da quinase Cdc2, levando parada do ciclo celular em G2, fase que precede imediatamente a mitose. Estes eventos prejudicam a diviso celular e desregulam o ciclo mittico, levando as clulas da epiderme e as clulas tronco-foliculares, que auxiliam na regenerao da epiderme do couro cabeludo, apoptose, e consequentemente, reduo da espessura e do nmero das clulas (FARIA, 2011). Para Faria (2011) esses fatores somados levam a uma descamao celular intensa, no permitindo tempo suficiente para aumento do dimetro celular, que tambm foi reduzido em nossos casos. A alterao destes parmetros provoca uma fragilidade local, favorecendo a instalao de infeces oportunistas no couro cabeludo. Estes dados esto de acordo com outros estudos, que demonstram uma reduo da espessura e do nmero de camadas celulares do epitlio do colo uterino e do esfago de pacientes com AIDS, tambm considerados epitlios pavimentosos e estratificados. Dessa forma,

13

a reduo da espessura do epitlio do couro cabeludo pode ter ocorrido devido reduo tanto do nmero quanto do volume das clulas que o constitui. Entendemos que, provavelmente, todas as clulas presentes nesses epitlios podem estar diminudas, inclusive as responsveis pela imunidade local. De maneira direta ou indireta, o HIV poderia induzir mecanismos moleculares que levassem apoptose ou reduo da sntese de componentes intracelulares, causando hipotrofia nos diferentes epitlios pavimentosos estratificados. Foi observada uma reduo do nmero de clulas de Langerhans totais e imaturas no couro cabeludo de pacientes com Aids. Clulas de Langerhans so clulas apresentadoras de antgenos que, assim como os linfcitos T CD4+, tambm expressam os principais co-receptores do HIV, o CCR5 e CXCR4. Isso as torna susceptveis infeco pelo HIV, funcionando como reservatrios para disseminao do vrus. Estes dados podem justificar a reduo do nmero de clulas de Langerhans totais nas pacientes com AIDS observada neste estudo. Estudos demonstram que a depleo de clulas de Langerhans e a reduo de sua maturao ocorrem atravs da via mitocondrial. H permeabilizao da membrana mitocondrial, podendo ser uma consequncia da ativao do p53, que uma vez fosforilado, induz o aumento da BAX (FARIA, 2011). A BAX pode ser translocada para a membrana mitocondrial e promover a libertao do citocromo C e do AIF (fator indutor da apoptose), promovendo a ativao das caspases, e a apoptose. As clulas imaturas possuem um sistema endoctico altamente ativo, com a funo de processamento antignico. Aps o contato com o antgeno, so ativadas e se tornam clulas apresentadoras de antgenos maduras. Nos pacientes com AIDS, muitas Clulas de Langerhans podem ser infectadas pelo HIV ou por microorganismos oportunistas, resultando em ativao destas clulas, o que levaria reduo de Clulas de Langerhans imaturas, observada neste grupo. Desta forma, a debilitao do sistema imune na AIDS pode comprometer a integridade do couro cabeludo, alterando sua imunidade e o tornando mais suscetvel ao desenvolvimento de infeces oportunistas. Houve reduo da porcentagem de fibras colgenas e elsticas na derme do couro cabeludo dos casos com AIDS (FARIA, 2011). Sabe-se que o HIV no infecta somente linfcitos T CD4+, mas tambm clulas dendriticas, clulas do sistema imune e fibroblastos. Estudos apontam que os fibroblastos da pele so susceptveis infeco pelo HIV, sendo bem estabelecido na

14

literatura que clulas infectadas pelo HIV podem sofrer apoptose induzida por algumas protenas do vrus, como a Vpr, j discutida anteriormente, e a Env, envolvida no desenvolvimento de um desarranjo hidroeletroltico na mitocndria das clulas (FARIA, 2011). Dessa forma, a influncia do HIV sobre os fibroblastos pode ser a responsvel pela menor quantidade de fibras colgenas e elsticas encontradas nos casos com AIDS analisados neste estudo. Portanto, este estudo caracteriza alteraes imunolgicas e morfolgicas do couro cabeludo, demonstrando alteraes de espessura, constituintes celulares e matriz extracelular, que aumentam sua fragilidade, e podem ser as responsveis pelas freqentes queixas clnicas relacionadas a esta regio das pacientes com AIDS (FARIA, 2011).

15

CONSIDERAES FINAIS Com base no estudo de Barcaui (2009), foi possvel verificar que diferentes alteraes capilares so relatadas na infeco pelo vrus da imunodeficincia 1 (HIV-1), sendo que pacientes com a sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), os cabelos tendem a se tornar mais lisos, finos e descolorados. Embora seja um problema eminentemente esttico, a alopecia pode afetar a auto-estima do indivduo e conseqentemente suas relaes sociais e qualidade de vida. A alopecia difusa no cicatricial encontrada nesses pacientes seria resultante de interrupo do ciclo folicular que se manifesta atravs de alopecia difusa, do tipo no cicatricial, e tem como alterao histopatolgica importante a apoptose de clulas da bainha radicular externa dos folculos pilosos. Parte da populao de clulas indiferenciadas da protuberncia entra em apoptose em uma proporo maior do que a encontrada em controles sadios, embora no esteja relacionada com o grau de imunodepresso desses pacientes. Assim, podemos descrever como complicaes nesses casos: a desorganizao estrutural das unidades foliculares e maior nmero de folculos telgenos; a apoptose de clulas indiferenciadas pluripotenciais (clulas tronco e clulas amplificadoras transitrias) na bainha radicular externa da protuberncia folicular, observada com maior freqncia em alopecia difusa no-cicatricial de pacientes HIV-1 positivos; e a atuao direta do vrus HIV atravs de um componente (Vpr) que induz a parada do ciclo celular das clulas-tronco foliculares, que interagindo com componentes da membrana mitocondrial induz a apoptose celular na bainha radicular externa da protuberncia folicular. Faria (2011) desenvolveu um estudo onde ele pode caracterizar alteraes imunolgicas e morfolgicas do couro cabeludo, o que pode demonstrar alteraes de espessura, dos constituintes celulares e da matriz extracelular, que aumentam sua fragilidade, e podem ser as responsveis pelas freqentes queixas clnicas relacionadas a esta regio em pacientes com AIDS. Assim, foi possvel verificar uma reduo do nmero de folculos pilosos totais e o aumento de folculos telgenos, indicando uma influncia do HIV no ciclo folicular, o que resulta num aumento da incidncia de queda de cabelo nestes pacientes.

16

Neste estudo, o autor pode observar tambm a ocorrncia de certa hiperemia e infiltrado inflamatrio de intensidade variando de discreta a acentuada, onde a reduo do infiltrado inflamatrio nos casos de pacientes com AIDS sugere uma baixa resposta imune no couro cabeludo desses pacientes, demonstrando de forma local a resposta sistmica do indivduo; alm da espessura da epiderme, assim como o nmero de camadas celulares e o dimetro das clulas serem significativamente menores entre pacientes com AIDS. Dessa forma, pode-se entender que, de maneira direta ou indireta, o HIV pode induzir mecanismos moleculares que promovem a apoptose ou reduo da sntese de componentes intracelulares, causando hipotrofia da epiderme do couro cabeludo. H tambm uma reduo no nmero de clulas de Langerhans totais e imaturas entre pacientes com AIDS, possivelmente relacionado com o efeito citoptico do HIV, alm da reduo de fibras elsticas e colgenas, possivelmente resultante da influncia do HIV sobre os fibroblastos.

S-ar putea să vă placă și