Sunteți pe pagina 1din 10

O romance fascina muito. fcil querer escrev-lo. O difcil, na verdade, dar incio e fim a essa tarefa.

a. [imagem retirada do Flickr] Cinco passos para comear a escrever um romance: 1 - A primeira coisa a se pensar: "sou um bom leitor?". Afinal, no h escritor que deteste ler. At porque o interesse pela escrita surge justamente pelo encantamento com a leitura. 2 - O segundo passo extremamente bvio: ter alguma ideia de qual ser o tema principal do romance. Fazer um aparato geral, mesmo que seja mentalmente, da histria a ser contada. Por exemplo, imaginemos que voc iria escrever Ensaio Sobre a Cegueira. O principal da histria seria: uma epidemia de cegueira branca. Essa idia central, claro, deve ser algo pensado como indito, criativo e interessante. 3 - Ter uma boa biblioteca. Mas no me refiro quela fsica, mas a de conhecimento. Imaginar que toda a carga de leitura prvia servir de base para a produo do romance. Nada de plgio, de forma alguma, mas importante conhecer os bons autores, para, assim, absorver as boas estruturas narrativas, as boas histrias. E o mais importante, talvez, seja a leitura de livros possivelmente semelhantes imaginada nova obra. Ou seja, se voc pretende escrever um romance policial, leia o mximo possvel autores deste estilo. 4- Sabendo do que se trata o futuro romance, hora da pesquisa. Este pode ser um passo ainda mais importante se o romance se basear, por exemplo, em algum fato histrico. absolutamente impossvel, digamos, escrever um Viva o Povo Brasileiro sem aprofundar-se em pesquisas sobre a histria do Brasil. V a bibliotecas, compre livros, estude, estude, estude bastante. E, claro, sempre anote. Cultive um caderno para anotaes - ou um arquivo em word no computador - especial para as pesquisas. Mas, de forma alguma, as d como concludas. muito possvel que, l no meio do processo de escrita, voc acabe encontrando algum detalhe que necessite de embasamento histrico, geogrfico, cientfico, sociolgico... 5 - Este o momento do planejamento. No acredite que voc ir escrever um romance, seja o tamanho que for, sem esquematiz-lo previamente. Faa tudo, claro, do seu jeito. Mas no deixe de montar o esqueleto do enredo. No decorrer da escrita surgiro novas ideias, que podem ser acrescentadas, ou algumas outras retiradas. De qualquer forma, mantenha seu planejamento em vista, sempre atualizando-o. Depois dos passos anteriores, chegou a hora de comear a escrever. O que se pode aconselhar

neste momento? Pacincia. E lembre-se: o trabalho de escritor no meramente intelectual. um trabalho, acredite, tambm braal. Afinal, as letras no aparecem sozinhas num papel ou numa tela de computador. Em resumo: Interesse-> Ideia -> Leitura -> Pesquisa -> Planejamento -> Ao Postado por Leonardo Pastors23:19 Marcadores:educao 34 comentrios: Breno10 de fevereiro de 2009 21:05 Leo, Em tese, realmente essa a estratgia de ao para se escrever um romance. Alis, se voc quiser um roteiro de cinema s trocar, a onde tem escrito "romance", por "roteiro". O mesmo digo para o teatro. Em resumo: esses 5 passos servem para escrever narrativas. Agora, se o cara quiser escrever literatura, isto , uma narrativa que se distingua no apenas pela trama que conta, pela forma conta, mas tambm das palavras utilizadas, obviamente preciso, antes de tudo, ter carinho por elas, e prestar ateno a elas durante todo o processo. As palavras precisam ter mais valor do que num texto jornalstico, ou numa conversao. Elas precisam ser exatas. Por que Joo Ubaldo comea o Viva o Povo Brasileiro com "contudo"? Por que no valeu-se de mas, porm, todavia, entretanto, entrementes? E Machado em Memrias Pstumas de Brs Cubas, ento, velho? Aquele jogo do "autor defunto" e "defunto autor" responsvel por grande parte da diverso de descobrir que se est lendo um morto. E Guimares Rosa? E... Acho que j deu pra sacar, n? Para complementar, um conselho de Tchecov a Maximo Gorki em 1899, retirado das suas Cartas Selecionadas: "Quando revisar seus textos, tire adjetivos e advrbios sempre que puder. Voc usa tantos deles que o leitor se desconcentra e termina por cansar. Voc me entende quando eu digo 'O homem sentou-se sobre a grama'. Entende porque a sentena clara e nada distrai sua ateno. Mas o crebro lutar para entender se eu digo 'O alto homem de peito estreito e barba ruiva sentou-se sobre a verde grama pisoteada pelos transeuntes, sentou-se silenciosamente, olhando entre timidamente e medrosamente'. Isso no faz sentido imediato, o que um bom texto deveria fazer, e rpido. Este comentrio est ficando gigantesco, me desculpe, mas ainda me falta comentar sobre um ponto que voc deixou passar, seguramente tentando no fazer disso uma crnica a la Lya Luft, mas eis-me obrigado a seguir o estilo Lya e clamar pela paixo, Leo. H dois anos venho acompanhando a atual produo brasileira o mximo que posso e posso te dizer que sinto falta de paixo. O crtico cultural Jos Onofre, em artigo intitulado "A literatura pr-marketing" [revista CartaCapital n450], atentou para a mudana que a literatura sofreu no ps-Segunda

Guerra. Escreve: "Antes um escritor era lido por se capaz de nos levar a pontos desconhecidos da emoo e do entendimento das coisas. Hoje, ele um igual e apenas partilha conosco sentimentos que j conhecemos." Para Onofre, Leo, o artista no tem mais a dimenso do perigo todos esto a salvo, mesmo sofrendo a falta de gesto. A paixo se resume a uma sensualidade vazia e a coragem d lugar ao estoicismo. "O que existe uma organizao das palavras sem o sentimento verdadeiro que deveria estar por trs. Falta aquela sensao que se tem diante de uma casa escura, uma estrada vazia, um cheiro de fogo. Uma literatura como se produz hoje provoca a inevitvel sensao de ter sado do word processor". Leonardo Pastor10 de fevereiro de 2009 23:35 Breno, Muito obrigado pelo comentrio! Reconheo que tais estratgias de escrita serviriam tranquilamente (quase no consigo deixlo sem trema) para qualquer tipo de narrativa, sendo um roteiro de filme ou de uma pea de teatro. No entanto, como meu foco aqui est em literatura, preferi direcion-lo para os romances.

De fato, tambm sinto uma certa falta de paixo na literatura brasileira atual. Esse artigo de Jos Onofre, inclusive, eu no conhecia; vou procurar em minhas "Carta Capitais" antigas. "Antes um escritor era lido por se capaz de nos levar a pontos desconhecidos da emoo e do entendimento das coisas. Hoje, ele um igual e apenas partilha conosco sentimentos que j conhecemos". Isso, realmente, traduz o que posso sentir em relao uma parte da literatura contempornea. Marcelo Lima11 de fevereiro de 2009 00:55 Acho que muita inspirao para romances se encontra fora dos livros. Apesar da inteno seja criar um, as fontes para estimular a imaginao vem do mundo todo: das artes, do cotidiano, das estranhas experincias sobrenaturais, do lcool, da religio, da mitologia, etc e tal. Claro, so assuntos encontrados em livros, mas que podem ser conhecidos diretamente em alguns casos. s vezes, ouvir algum pode ser mais importante do que l-la. s vezes, passar uma semana acordado fazendo coisas estranhas mais estimulante que um clssico da Literatura. legal se manter aberto para o que der e vier. Quanto ao comentrio interessantssimo de Breno (ol!, Breno), queria chamar ateno para o conselho de Tchecov a Maximo Gorki. um conselho que ouo muito de pessoas envolvidas com Literatura e que tem uma razo, h muitos autores se embananando com tantos adjetivos que acabam esvaziando aquilo que tentam adornar. Mas, tambm deve-se lembrar que essa pode ser a inteno potica do autor. O autor, como disse Lo, geralmente leitor assduo, portanto, sua obrigao ler o que escreveu e tentar se posicionar no lugar do outro que o ler.

Quais as sensaes que ele deseja passar? E, claro, no se restringir s suas prprias sensaes: repasse para outros lerem, aqueles que voc confia que dero um parecer honesto (se possvel, outros escritores). Assim, voc comear a obter autoconfiana suficiente para saber onde colocar seus adjetivos e advrbios, se abusar deles ou no. E, Breno, concordo: falta a emoo em muita coisa lida atualmente. Tem muita gente publicando livro toda semana e parecem o mesmo livro. H tantos blogs pipocando na Web, com contedos poticos to similares e desinteressantes. Acho que isso prolifera por falta de leitores mais crticos. comum autores que vendem livros seus na base da brodagem e no da criao de expectativa num determinado pblico. Assim como os leitores de blog que se limitam a comentrios como "Bom texto!", "Excelente" e s. Acho que necessrio mais criticidade. Bem, s comentrios gigantes neste post, rs. No vou revisar o que escrevi, perdoem qualquer erro. Bye! Leonardo Pastor11 de fevereiro de 2009 12:24 Marcelo, Claro, muita da inspirao para a escrita se encontra fora dos livros. Mas eu ainda acredito na leitura como a melhor maneira de se desenvolver intelectualmente. O que no se pode perder de vista que ela no a nica. Todas as experincias de vida modificam a forma de escrita. Mas, na verdade, o que eu queria deixar transparecer era a necessidade de conhecer o meio de trabalho. No d para imaginar um diretor de cinema, por exemplo, ignorante em relao aos grandes cineastas. Leitura essencial para qualquer rea, sem dvida. Assim como, acredito, qualquer outra manifestao cultural, seja de cinema, teatro, pintura... E, claro, ler torna-se ainda mais importante para aquele, digamos, "aspirante a escritor". Vinicius12 de fevereiro de 2009 20:50 Eu acrescentaria que as leituras prvias, alm de proporcionarem um bom trnsito em assuntos j previamente trabalhados, acabam descortinando um mundo de possibilidades lingusticas e estilsticas, ao qual voc no teria acesso sozinho, e muito menos poderia conceb-lo. culatra13 de fevereiro de 2009 23:42 Cara, Lamento tirar a sua graa, mas suas regras no esto com nada rssssss Voc acha que o Saramago decidiu escrever Ensaio sobre a cegueira quando ele teve a idia (plim) de fazer uma cegueira branca? Rsss acho isso meio bobo e simplista.

Recomendo uma leitura que vai mudar sua cabea. Leia: Oficina de escritores, de Stephen Koch Abrao Caminhante18 de fevereiro de 2009 22:08 E eu acho que as pessoas esto se deleitando em criticar algo que est bom. Claro que existem muitos mais passos do que ele colocou, essa lista poderia ser estendida at o infinito. Leonardo Pastor18 de fevereiro de 2009 22:50 Culatra, Apesar de discordar, agradeo as crticas e a dica de leitura.

Obrigado, Caminhante. A ideia era realmente mostrar passos que, como Breno ali em cima disse, acabam servindo para qualquer preparao de escrita. Era o que eu pretendia mostrar: d trabalho escrever, e necessrio preparar-se bastante. Alxia G.25 de fevereiro de 2009 17:12 Adoreiiiii... muito interessante. bjo assistindoomundo.blogspot.com N.T.C.O4 de agosto de 2009 09:13 OLA, realmente estes cinco pontos so fundamentais para escrever um livro! Muito obrigado vai ser-me muito til!!!! greatwindow.blogs.sapo.pt Annimo27 de outubro de 2009 22:08 O interesse em escrever um romance, quase sempre se esgota, quando no pomos todos os ingredientes afuncioinar ou quando o autor se perde no caminho. Annimo27 de outubro de 2009 22:23 O escritor um instrumento do leitor e historiar para agrada e para engrandecer a cultura tarefa de muita refelxo. Joo Ferreia. Annimo10 de janeiro de 2010 09:30 eu adorei essas dicas vou comear a escrever meu romance agora!!!

Armando Sebastiao9 de fevereiro de 2010 21:10 A leitura e para mente o que o exercicio e para o corpo. Boa sorte para quem pensar em escrever. Annimo10 de fevereiro de 2010 00:06 meu sonho desde de menina era escrever um lindo romance, mas nunca soube como poderia comear, diversas histrias surgiam na minha mente dia aps dia e coloca-las no papel me parecia impossivel, como transformar em leitura sentimentos to intensos e to verdadeiros? era como se em apenas alguns segundos eu me transformasse em cada um dos persongens que um dia eu pensei em escrever. Hoje com quase 32 anos e com dois filhos eu comecei minha jornada em busca de conhecimento e experincias, me sinto crua e despreparada mais acredito incondicionalmente que escrever seja mais que mera vontade e estudo, escrever tranformar em letras o que se v na mente, tornar real o que est apenas na sua alma e no seu corao.... escrever se apaixonar, amar e acima de tudo se entregar sem medo a si mesmo e aos seus desejos. agradeo pela dicas bjs Annimo21 de fevereiro de 2010 16:35 Leo, tambm ando pesquisando como escrever um lindo livro de romance, li seus conselhos e me ajudaram muito. Mas quanto ao nmero de personagens? Quantos colocar na histria que a deixe bem temperado? Ou ns que devemos escolher o nmero de personagens para aplicar no livro? Obrigado! De: Gustavo Leonardo Pastor21 de fevereiro de 2010 21:59 Ol, Gustavo. Bem, no h nenhuma frmula para se calcular um nmero adequado de personagens. O autor escolhe quantos lhe conveniente para a narrativa que pretende escrever. Pode ser apenas um, ou dois, trs, quatro, cinco e um cachorro, quem saber exatamente o autor. Em alguns romances, como em Anna Karinina, de Tolsti, h tantos personagens que algumas edies trazem uma "lista de personagens" - a que eu tenho, da Cosac Naify, possui cinco pginas com os nomes dos personagens, alm de uma rvore genealgica localizando alguns deles. Espero ter tirado sua dvida. Abrao! Annimo22 de fevereiro de 2010 17:04

Leo, gostaria de fazer estas perguntas, se caso possa responder: pra ecrever uma histria, deve-se ter toda ela j em mente? Ex.: o incio, desenvolvimento e o fim? Ou deve ir imanginando devagar escrevendo cada pargrafo ou at mesmo se possvel o captulo? E verdade que, se mandar uma histria para alguma editora, ela mesmo faz a correo da tal escrita? Obrigado! De: Gustavo Leonardo Pastor25 de fevereiro de 2010 00:05 Ol, Gustavo. O ideal, sim, ter planejado todo o enredo. Claro que, de qualquer forma, algumas coisas surgem durante a escrita, servindo para incrementar a histria. Mas se deve sempre prestar ateno ao planejamento - e faz-lo bem feito - para evitar deslizes narrativos. E... sobre mandar uma histria para editora, como assim? Voc fala enviar um romance/conto escrito e querer correo? Existem pessoas que so pagas para isso, verdade, e as grandes editoras utilizam-se de tais profissionais para verificar se no h erro no original antes de levlo para impresso. Evidentemente, um escritor capaz no mostraria a ningum uma narrativa com problemas de escrita, erros de portugus, etc; acontecem, claro, mas no se pode esperar que um terceiro corrija para voc. Deve-se tentar - acredito - ser o mais impecvel possvel na escrita. Afinal, um escritor de verdade um bom escritor, no mesmo? Annimo7 de abril de 2010 17:48 Valeu lo pela resposta. Mas definindo melhor a minha pergunta. No caso de mandar um romance para editora. A minha dvida o que a editora faz. No nos erros de portugus. Mas nas palavras repititivas demais, se a editora incluem adjetivos, advrbios e substantivos... De: Gustavo Obrigado! Leonardo Pastor8 de abril de 2010 00:06 Gustavo, No fique esperando que alguma editora contrate um revisor para seu livro. Inicialmente, revise voc mesmo. Vrias vezes. O mximo que puder. Se ainda no se sentir seguro, contrate um revisor profissional. Ele, sim, pode at sugerir mudanas devido a palavras repetidas demais, por exemplo. Abrao

Alexandre12 de abril de 2010 21:28 Caro Leonardo, tendo acompanhado toda a discusso sobre tcnicas de escrita, construo de personagens e estilos,aproveito para pedir que me oriente sobre uma dvida, qual seja: Em um romance histrico,eu posso me utilizar de personagens reais, ainda vivos, com dilogos e falas no ocorridas? Ou seja mesclar realidade e fico? Construir uma narrativa que retrate os fatos atravs de uma outra perspectiva no real? Leonardo Pastor12 de abril de 2010 22:52 Alexandre, Pelo o que eu saiba, no h problema. Porm, por se tratar de pessoas ainda vivas, deve-se tomar bastante cuidado. Primeiro, importante deixar claro que se trata de um romance que mistura realidade e fico, ou, ainda melhor, evidenciar o carter ficcional da obra. Romances desse tipo, inclusive, eu gosto bastante. Divirta-se escrevendo. Annimo21 de abril de 2010 00:37 o segundo livro que eu escrevo, e os dois so romances, eu apenas tenho uma pequena duvida, quando eu quiser public-los, quais as barreiras que vo surgir? Eu quero dizer, o que eu tenho e no tenho que ter? Obrigada. Isabella. Annimo14 de maio de 2010 09:24 Leo, estou fazendo meu romance. Uma pergunta bvia J escrevi o livro mais como acho uma Editora ? porfavor me responda. Bye, bye. De:annima. Para:Leo. Leonardo Pastor15 de maio de 2010 14:23 Ol, annima. Sugiro o seguinte post: http://www.viscerasliterarias.com/2009/03/5-maneiras-de-publicar-seu-livro.html "5 maneiras de publicar seu livro"

Se tiver mais dvidas e quiser falar diretamente comigo, use o formulrio de contato no menu

acima ou me procura no Twitter: www.twitter.com/leopastor

Abrao Jotaro29 de junho de 2010 18:18 Leonardo,

Se eu tenho que planejar toda a histria, que s pra mim est totalmente clara, como por exemplo, uma investigao, como fao pra "camuflar" isso dos meus leitores? Devo tambm criar "falsos caminhos"? Pois a tendncia a de escrever aquilo que se tem em mente. Outra pergunta: como criar suspense? Leonardo Pastor6 de julho de 2010 00:03 Jotaro, Se voc pretende escrever um livro de suspense, pesquise nos livros justamente o que voc me pergunta. De que forma autores como, por exemplo, Agatha Christie, desenvolvem a trama? Uma dica. Pegue um livro neste estilo de que voc goste bastante. Leia uma vez, anotando alguns detalhes que achar, at chegar a saber "qual o assassino", ao final do livro. Depois, releia, observando mais ainda os detalhes e a forma como o autor estrutura a histria. Assim, voc observa como fazem os grandes escritores de suspense. Abrao Felipe31 de julho de 2010 14:02 "Vencendo o desafio de escrever um romance", de Ryoki Inoue, segundo o Guiness Book, o escritor com mais livros publicados(mais de 1070), contm as bases fundamentais muito bem apresentadas. Vale muito a pena compr-lo. Indispensvel. bem mais dificil do que se possa imaginar escrever um romance de qualidade. preciso tempo, estudo, e muita, muita dedicao. Porm com pacincia e muita perceverana podemos chegar l. Engana-se que diz que "no existem regras pra bons textos", a menos que voc esteja escrevendo apenas para si mesmo. O leitor dita regras para sua leitura, e obviamente o escritor que quer ser lido deve obedec-las. Eu estou sonhando e trabalhando no meu primeiro romance e dificil manter o nimo. Mas estimulante saber que eu no estou sozinho!

Fora de vontade, galera! Muito estudo e dedicao pra chegarmos l! Boa sorte a todos! Annimo18 de novembro de 2010 17:27 extraordinrio quando eu pego uma simples caneta e papel e comeo a escrever uma histria, ms no uma simples histria realmente uma histria cativante e apreensiva. Ou seja, eu expresso meus sentimentos em um papel em branco; para transmiti-los a um leitor e surpreende-lo, e realmente mostr-lo que meu livro no um simples livro que se compra na livraria; ms sim uma transferncia de sentimentos profundos. P.S.S. Annimo26 de novembro de 2010 04:15 Oi pessoal! Entrei po acaso nesse "blog" e fiquei imprecionado com as dicas que vocs do em torno da questo como escrever um romance (um livro). Quanto a questo da carga emotiva (paixo)que aos "livros de hoje" escapam penso eu que tem a ver com a apetencia meramente comercial de alguns autores. importa que se diga que ainda h e esto surgindo muitos e bons escritores! stefani helen verdu15 de dezembro de 2010 12:07 quero criar um livro de romance amores vividos me ajude?como faso? ingrid15 de janeiro de 2011 17:35 bom! eu adoro ler,e escrever uma terapia no vivo sem! tenho um grande sonho escrever um romance policial e adorei as dicas dos 5 passos ,sei que isso vai me ajudar bastante. katiane araujo16 de abril de 2011 10:53 muito legal as dicas ,tou precisando, vou comear escrever um curta romance, e queria algumas dicas. vlw

http://www.viscerasliterarias.com/2009/02/5-passos-para-escrever-um-romance.html

S-ar putea să vă placă și