Sunteți pe pagina 1din 17

1

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA Curso de Graduao em Engenharia Bsica

LABORATRIO DE ELETRICIDADE
ENSAIO DE SUPERFCIES EQUIPOTENCIAIS

NOME:

RA

DOCENTE : EDUARDO SALA: EB3(2)RS28

SO JOS DO RIO PRETO 2012 UNIP

SUMRIO

Resumo Objetivos Introduo Terica Introduo Parte Experimental Resultado do Experimento Discusso Concluso Curiosidades Bibliografia

3 4 5 8 9 11 14 15 16 17

RESUMO
Neste experimento veremos o conceito de Superfcie Equipotencial, onde iremos compreender melhor sobre o comportamento do Campo Eltrico no qual os pontos do campo possuem o mesmo Potencial Eltrico, os equipamentos utilizados para os ensaios so: 1 Bandeja com uma folha de papel milmetrado no fundo, 1 Multmetro Digital , 1 Fonte de Tenso, 2 condutores cilndricos e Agua de torneira. Na experincia ser feita uma marcao com pontos, para demarcar as linhas de campo de fora com o mesmo potencial eltrico, esse procedimento ser realizados vrias vezes at que se obtenha algumas linhas de campo de fora com o valor do potencial eltrico, determinando assim que a distancia est diretamente relacionada a intensidade do campo.

OBJETIVOS
Neste experimento tem como objetivo fazer um mapeamento das linhas equipotenciais e das linhas de fora decampo eltrico, determinar a direo de um campo eltrico a partir de suas linhas equipotenciais, oferecendo aos alunos uma melhor compreenso sobre o comportamento do Campo Eltrico .

INTRODUO TERICA

Campo Eltrico
Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q tambm tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas.

Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo eltrico (E) definido como o quociente entre as foras de interao das cargas geradora do campo (Q) e de prova(q) e a prpria carga de prova (q), ou seja:

Chama-se Campo Eltrico o campo estabelecido em todos os pontos do espao sob a influncia de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma fora de interao (atrao ou repulso) exercida por Q.

Vetor Campo Eltrico


O campo eltrico definido como um vetor com mesma direo do vetor da fora de interao entre a carga geradora Q e a carga de prova q e com mesmo sentido se q>0 e sentido oposto se q<0. Ou seja:

Potencial Eltrico
Um campo eltrico gerado por uma carga Q, ao ser colocada um carga de prova q em seu espao de atuao, conforme a combinao de sinais entre as duas cargas, esta carga q, ser atrada ou repelida, adquirindo movimento, e conseqentemente Energia Cintica. Para que um corpo adquira energia cintica necessrio que haja uma energia potencial armazenada de alguma forma. Quando esta energia est ligada atuao de um campo eltrico, chamada Energia Potencial Eltrica ou Eletrosttica, simbolizada por .

A unidade usada para a

o joule (J).

O potencial pode ser descrito como o quociente entre a energia potencial eltrica e a carga de prova q. Ou seja:

Logo:

A unidade adotada, no SI para o potencial eltrico o volt (V), em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta, e a unidade designa Joule por coulomb (J/C). Quando existe mais de uma partcula eletrizada gerando campos eltricos, em um ponto P que est sujeito a todas estes campos, o potencial eltrico igual soma de todos os potenciais criados por cada carga, ou seja:

Superfcies equipotenciais so superfcies de um campo eltrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial eltrico, ou seja, suas linhas de fora so sempre perpendiculares a sua superfcie. Para o caso particular onde o campo gerado por apenas uma carga, estas linhas equipotenciais sero circunferncias, j que o valor do potencial diminui uniformemente em funo do aumento da distncia (levando-se em conta uma representao em duas dimenses, pois caso a representao fosse tridimensional, os equipotenciais seriam representados por esferas ocas, o que constitui o chamado efeito casca de cebola, onde quanto mais interna for a casca, maior seu potencial).

Diferena de potencial entre dois pontos


Considere dois pontos de um campo eltrico, A e B, cada um com um posto a uma distncia diferente da carga geradora, ou seja, com potenciais diferentes. Se quisermos

saber a diferena de potenciais entre os dois devemos considerar a distncia entre cada um deles.

Ento teremos que sua tenso ou d.d.p (diferena de potencial) ser expressa por U e calculada por:

INTRODUO
Neste relatrio ser demonstrado um experimento para que se possa fazer a verificao de superfcies equipotenciais. Podemos denominar superfcie equipotencial uma superfcie que possui os pontos com o mesmo potencial eltrico. Com isso o experimento foi realizado com o objetivo de verificar a formao dessa superfcie e obter sua anlise grfica, Porem iremos verificar que h imperfeies com relao aos dados obtidos com os dados esperados pois, existe diversos fatores que interferiram nesta medida, assim como matria inadequado, agua de torneira, entre outros fatores que interferiram diretamente no resultado que sera obtido.

PARTE EXPERIMENTAL
Para os seguintes experimentos foi utilizado os seguintes equipamentos:

Multimentro : Para fazer a medio. Fonte de Tenso ; Que fornece tenso contnua para o experimento. 2 condutores eltricos: que recebem as cargas da fonte. Bandeja de metal; onde so feitos os ensaios, a bandeja deve conter uma folha de papel milmetrado ao fundo com contendo os eixos x e y. Agua: que serve como condutor

1 Experimento
Primeiramente a bandeja de forma retangular foi colocada sobre a bancada, sobre a bandeja foi colocada uma folha de papel milmetrado com os eixos x e y demarcados, onde um cilindro de metal oco foi colocado sobre a coordenada (0 x , 0 y) com uma carga positiva e um segundo cilindro de metal oco foi colocado logo abaixo com uma carga negativa fornecida pela fonte de tenso, logo aps foi adicionado a bandeja um pouco de agua de torneira. A Tenso fornecida da fonte era de aproximadamente 30V (volts), iniciando o experimentos a ponta de prova negativa do multmetro foi colocada juntamente com a ponta de prova da fonte negativa e com a outra ponta de prova positiva fez-se as medidas, colocando a ponta de prova positiva do multmetro em torno do cilindro observou-se que quando mais se afastava do cilindro a tenso ia diminuindo, e que se colocando a ponta de prova em torno do cilindro havia um campo onde as tenses eram a iguais, marcando esses pontos em coordenadas foi

10

possvel fazer grficos para demonstrar a forma do campo de superfcie equipotenciais, e foi possvel demonstrar que a distancia influencia na carga do campo, quanto maior a distancia menor a carga. Com esse experimento foi possvel observar as diferenas entre as medidas encontradas com as medidas tericas, e notou-se que houve alguns imperfeies no grfico feito com as medidas, pois os erros ou imperfeies se do pelo fato de as medidas foram feitas a mo e com valores aproximados, o material era inadequado para que a experincia desse exatamente como na teoria, a gua no pura, a falta de isolao entre a bandeja e os cilindros, entre outros. Segue a figura que seria obtida na teoria

Cuidados a serem tomados: no deixa de observar a escala do multmetro para que faa uma medida certa, e cuidado com os fios de prova da fonte pois pode dar curto circuito e queimar a fonte.

11

RESULTADO DO EXPERIMENTO

12

13

14

DISCUSSO
Com os resultados obtidos foi possvel constatar uma diferena entre os valores obtidos entres na experincia e os valores tericos calculados e essa diferena se d pelas imperfeies tanto do equipamento quanto no modo que foi feita a medio, pelo fato da aproximao dos dados obtidos. No experimento podemos observar que a distancia influencia diretamente no calor do campo, quanto maior a distancia menor a valor da carga do campo, assim como a teoria nos mostra essa relao com a formula : , podemos observar as linhas do campo eltrico e as formas que elas vo se dissipando ao longo da distancia e chega at um determinado lugar onde o campo atinge uma semi reta, onde o valor do campo eltrico 0. Vimos tambm que se pegssemos dois pontos de uma mesma linha de campo a tenso ou ddp nulo(zero).

15

CONCLUSO
Com essa experincia podemos definir superfcies equipotenciais como linhas de campo onde a diferena potencial igual, e que quando mais afastamos do centro o valor do campo diminui, podemos observar tambm o formato da linha de campo eltrico, e que os resultados obtidos deram semelhantes aos resultados na teoria, pois levando em considerao os equipamentos inadequados e a forma de medir, aproximando os nmeros, resultaram em uma medida diferente da terica.

16

Curiosidades
Gaiola de Faraday Michael Faraday (1791-1867), originrio de uma famlia humilde, estudou sozinho e com grande dificuldade, mas se tornou, merc de seu esforo e dedicao, um notvel cientista. A ele a eletricidade deve uma grande parte de seu desenvolvimento. Dentre muitas experincias e realizaes de Faraday relevante a construo de uma gaiola metlica, por ele utilizada para demonstrar que condutores carregados eletrizam-se apenas em sua superfcie externa. O prprio Faraday entrou na gaiola, grande o suficiente para abrig-lo, e fez com que seus assistentes a eletrizassem intensamente. Da gaiola, mantida sobre suportes isolantes, chegaram a saltar fascas, mas o cientista em seu interior no sofreu nenhum efeito eltrico. Faraday conseguiu assim comprovar sua tese.

17

BIBLIOGRAFIA
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdX8AL/exp-linhas-equipotenciais 30/10/12

http://www.google.com.br/search?q=superficies+equipotenciais&hl=ptBR&biw=1366&bih=667&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=V8xpT __LK-HY0QGN5f3_CA&sqi=2&ved=0CDQQsAQ#q=superficies+equipotenciais&hl=ptBR&sa=X&tbm=isch&prmd=imvns&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=8fce5d16e70f1 26&biw=1366&bih=667 30/10/12

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/potencial2.php 04/11/2

http://www.fotoacustica.fis.ufba.br/daniele/FIS3/roteiro%20superf%C3%ADciesEquipotencia is.pdf 04/11/2

http://www.efeitojoule.com/2011/03/segunda-lei-de-newton-segunda-lei.html

04/11/11

S-ar putea să vă placă și