Sunteți pe pagina 1din 6

Antes do casamento Ele: - Sim. Custou tanto esperar por este momento. Ela: - Queres que me v embora?

Ele: - No! Nem penses nisso. Ela: - Amas-me? Ele: - Claro! Muito e muito! Ela: - Alguma vez me traste? Ele: - No! Porque ainda perguntas? Ela: - Beijas-me? Ele: - Sempre que possvel! Ela: - Vais-me bater? Ele: - s doida! No sou desse gnero de pessoa! Ela: - Posso confiar em ti? Ele: - Sim. Ela: - Querido! Depois do casamento... Ler de baixo para cima!! TEMA: UM LAR NO VEM PRONTO, VOC CONSTRI. PRELETOR: ____________________________________________ DATA: 22 JUNHO 2013

Ministrio IDM
Porto Seguro Bahia, Boletim 01

BEMVINDOS

INTRODUO Bem vindos ao mundo real do casamento, onde toalha molhada ser esquecida em cima da cama, fios de cabelo sempre estaro entupindo a pia e respingos da pasta de dente estaro no espelho. Brigas aconteceram por causa do lado de se colocar o papel higinico: se a folha deve ser puxada por baixo ou por cima. uma realidade diferente onde os sapatos no andam at o guarda-roupa e as gavetas no fecham sozinhas; os palets no gostam de cabides e ps de meia andam passeando pela sala. Sim nesta realidade que os nervos, as vezes, fica a flor da pele; um olhar pode machucar, uma palavra pode desmontar. Cnjuges podem tornar-se inimigos e o casamento um campo de batalha. Se assustou ? Hum? Pois pode acreditar isso tudo e mais um pouco acontece num casamento. Mas no tenha medo, existe o lado bom da coisa tambm, onde a solido preenchida por um abrao forte, onde a comidinha fica prontinha na hora certinha, onde a insegurana e o medo so aniquilados quando ele chega em casa. Sim nesta realidade que o amor fica a flor da pele; um olhar pode sarar qualquer ferida, uma palavra pode apagar qualquer magoa. Onde cnjuges tornam-se amigos e amantes e o casamento um campo de flores.

Fases do Casamento O segredo no correr atrs das borboletas... cuidar do jardim para que elas venham at voc (Mrio Quintana). > Fase do encantamento - quando o romantismo esta flor da pele. A admirao muito grande (o mximo), a sensao dos recm casados uma delcia. > Fase das revelaes ou do conhecimento: Com o passar do tempo vai se descobrindo virtudes e defeitos, gostos e preferncias, aptides e temperamentos. > Fase da decepo ou arrependimento: Quando aparecem as frustraes, ofensas, implicncias, impacincias, cobranas e decepes. > Fase da aceitao e da maturidade: Quando os cnjuges tm conscincia da realidade e mais compreenso das necessidades mtuas, sentem-se mais preparados para encorajar um ao outro, confortar e serem gratos.

AS 10 BEM-AVENTURANAS DO CASAL Das mais belas coisas que j senti, uma delas foi te amar Grazzy 1 - Bem-aventurado o casal que consegue renovar-se em amor e carinho, mesmo depois de muitos anos de casamento. 2 - Bem-aventurado o casal que mantm a chama do desejo acesa, sempre. 3 - Bem-aventurado o casal que tm senso de humor e esperana mesmo em momentos de crises entre os dois. 4 - Bem-aventurado o casal que ama seu companheiro mais do que qualquer outra pessoa no mundo. 5 - Bem-aventurado o casal que alcana a paternidade, pois os filhos so presentes de Deus. 6 - Bem-aventurado o casal que busca a Deus, juntos. 7 - Bem-aventurado o casal que se respeita e que mantm a harmonia no lar. 8 - Bem-aventurado o casal que protege seus filhos atravs da orao e bons exemplos. 9 - Bem-aventurado o casal que sabe lidar com suas diferenas e se ajustam sem a interferncia dos parentes. 10 - Bem-aventurado o casal que busca sempre o melhor um para o outro.

18-UM LAR NO VEM PRONTO, VOC CONSTRI. Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligncia ela se firma:E pelo conhecimento se enchero as cmaras de todas as substncias preciosas e deleitveis.(Pv 24;2-3) Toda mulher sbia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mos (PV 14;1) Em tempos remotos,quando algum acendia um fogo e o mantinha aceso, para ali ocorriam outras pessoas em busca de algumas coisas boas que o fogo possibilitava, como luz, calor, proteo contra animais, alimentos assados e cozidos, formando assim um ajuntamento de pessoas com um propsito comum, de viver e conviver usufruindo do Lar, do lugar onde o fogo permanecia aceso. E hoje eu me pergunto, ser que todos temos um lar ? A pergunta no se as pessoas tm uma casa, e sim, se tm um lar. H diferenas importantes entre casa e lar. Sabe queridos, o fogo aceso, fala da busca de satisfao de necessidades ,fala de um espao onde as pessoas tm alegria de se ajuntar,fala de um lugar onde somamos as nossas fraquezas e nos tornamos fortes,um lugar bom de se estar,um lugar onde queremos chegar logo pois lugar de descanso, de refrigrio. Maridos que quando saem do servio no tm vontade de voltar para casa, exatamente por que casa, pois se fosse um lar ele teria vontade de voltar logo, no se permitiria ficar no bar se aquentando em fogueiras estranhas que no oferecem grandes coisas. Do mesmo modo mulheres buscam ocupaes fora de casa, s vezes, at entretenimentos no santos, exatamente por que o lugar onde habita que deveria ser para ela um lar na verdade, to somente, uma casa. Os filhos adolescentes sabem quando no tm um lar e se refugiam em lugares como gangs, tribos esquisitas, no af de pertencer, se tornar forte, protegido por um grupo. No sabendo, no entanto, que o fogo ali imaginrio, no capaz de aquec-lo.

As meninas, muitas vezes se entregam de corpo e alma para homens mais velhos numa busca desesperada daquilo que lhes faltou em casa, um pouco de carinho, de afeto, ternura, aceitao e admirao. J o casal da terceira idade, quando percebe o ninho vazio, que os filhos se foram, descobrem que junto com os filhos, o relacionamento conjugal tambm se foi, e no raras vezes se separam, porque fizeram de outras pessoas ou coisas uma prioridade e no um ao outro. Mas quem construiu um verdadeiro lar, esse no se perturba diante desta fase da vida. Lar um lugar bom de se reencontrar, um lugar de proviso, de proteo, de harmonia, aonde as pessoas tm seus coraes aquecidos em amor, onde a mesa posta e todas se assentam para comer, onde h segurana para sua prole, onde o mal no chega e se chegar ser rechaado por que todos se levantaro contra ele. Ali necessidades so supridas, relacionamentos so fortalecidos, as pessoas se sentem pertencentes, amadas, aceitas, onde o carter aperfeioado. O lar no vem pronto, no se compra, se constri. E para a sua construo se comea pelo alicerce. Os fundamentos para o lar cristo a Palavra com seus princpios. o testemunho de cada um no viver dirio. o exemplo do pai, o amor da me, a obedincia dos filhos. Um corretor de imveis ( casa) procura observar alm daquilo que se v.Ele observa se o alicerce est bem firme , se no h rachaduras. De nada adianta uma boa aparncia na parede, as portas bem pintadas, se o alicerce estiver com trincas. A casa pode cair a qualquer momento. Assim tem sido a vida de muita gente. De longe olhamos aquilo que se pode ver, e at acreditamos que formam uma bela famlia, mas dali a pouco vem a notcia de separao. sinal que era s a fachada que estava bem. O alicerce j estava dilacerado. Jesus falou mais ou menos isso quando falou sobre o homem prudente que construiu a sua casa na rocha, aonde veio o vento, a chuva, e deram

Medo de Desafio Material: caixa, chocolate,e aparelho de som(CD) Procedimento: encha a caixa com jornal para que no se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! pede-se aos casais que faa um crculo, o coordenador segura a caixa e explica aos casais: esto vendo esta caixa? dentro dela existe uma tarefa a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar por ultimo ter que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja a tarefa e ningum vai poder ajudar, o desafio deve cumprir apenas por quem ficar com a caixa na mo por ultimo .( o interessante que voc assuste os casais , dizendo que a tarefa difcil, ou no vai poder ter vergonha de cumprir a tarefa coisas que eles fiquem com medo de ficar por ultimo entende) ento o lder pede para que eles comecem a passar a caixa um na mo do outro e toca-se um hino bem alegre, ento para-se a musica e aquele que ficou com a caixa nas mos sai da roda e continua a brincadeira at ficarem s dois , dai toca -se novamente a musica e quando parar a musica com quem ficar a caixa esse ter que cumprir a tarefa. Objetivo:( Concluso lida no final da dinmica) mostrar aos casais que como covardes e temos medo diante de situaes que possam representar perigo. Devemos aprender que em Deus podemos superar todas as lutas, e desafios que so colocados em nosso casamento, por mais que parea tudo to assustador e desesperador, pois quando colocamos Deus a frente o final pode ser de uma vitoria saborosa e feliz. Que Deus possa falar com o grupo de casais de sua igreja , fizemos essa dinmica em nossa reunio e foi uma beno para os casais , pois muitos tinham medo de enfrentar situaes em seu casamento porque se esqueceram que quando colocamos Deus a frente nos nos tornamos mais que vencedores. se gostaram me respondam para saber se pude ajudar vocs amm .

Texto. COMO ESTA SEU CASAMENTO : material: 1 banana bem bonita e no muito madura 1 agulha prepare antes da reunio comear para que os casais no vejam . pega -se a banana e com ajuda da agulha faa um furo na casca da banana at que voc perceba que transpassou o miolo da banana e encostou no outro lado da casca sem furar o outro lado da casca em e nesse furo faa movimento vai e vem para poder corta a banana isso voc vai fazer em toda a banana de um espao entre um furo e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa . assim voc vai fazer isto e quando voc for fazer a dinmica voc ira perguntar para os casais com esta seu casamento ? Olhem essa banana que linda no voc ver algum machucado nela ela esta com aparncia de que esta com algum problema ? e pea para eles responderem, eles responderam que no ento voc pega e vai descascando a banana devagar para que vai se caindo rodelas de banana , e voc fala para eles: Ento queridos olha s agora com esta a banana que se aparentava linda por forra s que por dentro esta toda cheia de pedaos , e voc pergunta novamente? E como esto com o casamento de vocs lindo perfeito com a banana alguns minutos atrs ou assim como esta agora? E comentar com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outro que so lindo maravilhoso e at mesmo perfeito, que no necessitam de ajuda nenhuma ser que hoje vocs no esto precisando de alguma ajuda em seu casamento? e complemente com suas palavras essa dinmica da um momento de reflexo para todos pensarem pois muitos acham que no precisam de ajuda de ningum para resolverem seus problemas com sua esposa , esposo , filhos ser que no precisamos mesmo?

contra aquela casa, mas ela no ruiu. Ela tinha alicerce para suportar as intempries. Mas falou tambm do homem insensato que construiu sua casa na areia, e quando vieram as mesmas intempries, aquela casa ruiu, pois no tinha alicerce. Interessante nas palavras de Jesus que as mesmas dificuldades sobrevieram na vida dos dois homens, do prudente e do insensato, a diferena est no resultado de tudo o que aconteceu. Uma casa ruiu e a outra no. Examine os alicerces, as fundaes de sua casa, faa dela um lar slido, que se porventura chegar um vento, ela no vai cair, pois est firmada na rocha que se chama Jesus de Nazar. O lar cristo no pode haver super proteo a nenhum dos filhos, no pode haver privilgios, no pode haver mentiras, hipocrisias, vida de engano. O Dr Ross Campbell, no seu livro Filhos Felizes, diz: O marido que assume responsabilidade completa e total pela famlia e toma a iniciativa em transmitir seu amor pela esposa e filhos, ir experimentar recompensas incrveis: uma esposa amorosa, apreciativa, disposta a ajudar, mostrando seu lado melhor para ele; filhos satisfeitos e seguros, desenvolvendo-se da melhor forma possvel. Eu pessoalmente jamais vi um casamento falhar quando estas prioridades so satisfeitas ele diz que cabe ao marido a iniciativa de construir um lar ,compare com a Parbola de Lc 6:28-29, onde Jesus contou sobre o homem prudente e o insensato.Foram os homens,eles que construram as casas, uma que no caiu e outra que caiu diante das as intempries. A responsabilidade comea com o pai, contagia a esposa e filhos. Os escritores Eric e Leslie Ludy, no livro Romance a Maneira de Deus, dizem que um castelo feito para durar, existem castelos com mais de mil anos , esto ali em p, imponentes, resistindo ao tempo e mostrando-se belo. Os nossos relacionamentos tambm devem ser construdos para durar. tempo de construir......um lar que permanea.

S-ar putea să vă placă și