Sunteți pe pagina 1din 4

Pesquisa de Mesfilos Aerbios estritos e facultativos viveis em amostra de leite em p integral

Graciele Gehring de Freitas & Walter da Silva Halateno


Microbiologia de alimentos Curso Tecnologia de alimentos Universidade Tecnolgica Federal do Paran Professora: Leila Larisa Medeiros Marques

1. OBJETIVOS Este relatrio teve por objetivo realizar a contagem de microrganismos Mesfilos Aerbios estritos e facultativos viveis em amostra de leite em p integral, utilizando-se da contagem padro em placas, com semeadura Pour Plate, comparando-se os resultados obtidos legislao vigente. 2. DADOS DA AMOSTRA Leite em p Integral Embalagem plstica Peso: 360g Marca: Santa Clara Adquirido: 17/12/12 Data de fabricao: 24/08/12 Data de validade: 24/08/13 Lote: 226 22:00 3. METODOLOGIA A pesquisa de Mesfilos Aerbios foi realizada segundo a instruo normativa de 62/2003 (BRASIL, 2003). 4. RESULTADOS TABELA 1. Unidades formadoras de colnia resultantes da pesquisa de Mesfilos Aerbios em amostra de leite em p. Diluio 1/10 1/100 1/1000 Contagem placa 1 * 4161 UFC 2964 UFC Contagem placa 2 * 4617 UFC 3648 UFC

(*) Incontveis. Espalhamento em mais de 90% da placa, resultante da inadequada mistura do inoculo com meio ou de alta contaminao.

A placa que continha o nmero de colnias dentro dos valores permitidos segunda a RDC 12/2001, foi a de diluio 10-3. A diluio 10-1 teve seu meio turvado, onde no houve a contagem, este pode ter resultado da inadequada mistura do inoculo ou devido alta contaminao do produto analisado. O nmero de colnias encontradas nas diluies 10-2 foi elevado, consequencia de inadequada inoculao ou elevada contaminao no produto analisado. Para a diluio 10-3, os valores tambm foram elevados sendo encontrados valores de 2964 e 3648, que significam que a amostra continha 3,3 x 106 A instruo Normativa 62 do Ministrio da Agricultura, impe um valor mximo de 5,0 x 103 UFC/g para microrganismos mesfilos aerbios estritos, o que significa que a amostra analisada est fora dos padres estabelecidos. A elevada contaminao tambm pode ter sido decorrente de incorreta manipulao ou alimento altamente contaminado. 5. PADRO MICROBIOLGICO O padro microbiolgico para a amostra de leite em p integral foi retirado da legislao brasileira (BRASIL, 1996). A legislao reconhece os requisitos de critrio de aceitao para a categoria de anlise para microrganismos Mesfilos Aerbios em amostra indicativa, onde para contagem de Mesfilos Aerbios em leite em p, o mximo permitido de 5,0x103. 6. SIGNIFICADOS EM ALIMENTOS Microrganismos aerbios mesfilos so todos aqueles capazes de crescer em temperatura de 35-37 C em condies de aerobiose. Esses microrganismos indicam a qualidade sanitria com que o alimento foi obtido ou processado. Um nmero elevado destes microrganismos indica que o alimento insalubre, mesmo que patgenos estejam ausentes (KREY & SOUZA, 2009). Um exemplo importante de mesfilos o gnero Staphylococcus, que composto por uma variedade de espcies associadas infeco em seres humanos e animais. O Staphylococcus aureus est principalmente envolvido com doenas intramamrias de fmeas em lactao, sendo o principal agente causador da mastite em bovinos, e tambm responsvel pela produo de vrias toxinas extracelulares (SAEKI & MATSUMOTO, 2010). O leite em p apresenta inmeras vantagens em relao ao leite fluido, por exemplo, maior facilidade de armazenamento e de transporte de grandes quantidades de produto. Durante o processamento do leite em p, devem-se garantir aspectos de qualidade que o tornem um alimento apto para o consumo humano. As caractersticas microbiolgicas do leite em p na etapa de empacotamento influenciam

significativamente nos parmetros microbiolgicos do produto final (KREY & SOUZA, 2009). O monitoramento microbiolgico em amostras de leite e outros alimentos so realizados atravs da pesquisa de microrganismos chamados indicadores, que, quando presentes no alimento, podem fornecer informaes sobre as condies sanitrias durante o processamento, produo ou armazenamento, possvel presena de patgenos, deteriorao do alimento ou contaminao fecal (BALDANI & BUTUGAN 2001).

7. CONCLUSO Produto em condies sanitrias insatisfatrias, pois os resultados analticos esto acima dos limites estabelecidos para amostra indicativa para Mesfilos aerbios estritos e facultativos, segundo RDC 12/2001; PRODUTO IMPRPRIO PARA O CONSUMO HUMANO. 8. REFERNCIAS BALDANI, Aracy P. S.; BUTUGAN, Ossamu. Contaminao biolgica de alimentos. Revista Pediatria , So Paulo, V. 23, n. 4, p. 320-328.2001. BRASIL. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuria (Dispe). Instruo Normativa n 62, de 26 de agosto de 2003, que aprova os mtodos analticos oficiais para anlises microbiolgicas para controle de produtos de origem animal e gua. Disponvel em: <http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do? operacao=visualizar&id=2851> Acesso em: 18 dez. 2012.

KREY, Tatiana; SOUZA, Claudia Fernanda Volken de. Avaliao da qualidade microbiolgica e fsico-qumica do leite em p integral produzido numa indstria da regio do vale do Taquari RS. Disponvel em: < http://www.unigran.br/interbio/vol3_num2/arquivos/artigo8.pdf> Acesso em: 27 dez.2012.

SAEKI, rika K; MATSUMOTO, Leopoldo S. Contagem de mesfilos e psicrotficos em amostras de leite pasteurizado e UHT. Revista Instituto Laticnio, Candido Tostes, v. 65, n. 377, p. 29-35, nov./dez. 2010.

S-ar putea să vă placă și