Sunteți pe pagina 1din 17

Departamento de Teoria Literria e Literaturas Programa de Ps-Graduao em Literatura

THIAGO OLIVEIRA SANTOS

Pastoral do inverno a tica ps-moderna na trilogia americana de Philip Roth

Linha de Pesquisa: LITERATURA E OUTROS CAMPOS DO CONHECIMENTO Orientadores propostos (por ordem de prioridade): 1.HENRYK SIWIERSKI 2.CRISTINA STEVENS

Projeto de dissertao (tese), de minha autoria exclusiva, apresentado aos orientadores abaixo propostos e aos integrantes da banca do processo de seleo do PPGL/2011.

_________________________________ assinatura

Braslia/2011

Pastoral do inverno a tica ps-moderna na trilogia americana de Philip Roth Definio do problema de pesquisa e justificativas:

Logo no incio de American Pastoral de Roth tem-se a seguinte passagem:

By rapidly devouring mouthful after mouthful of these crumbs whose floury richness blended of butter and sour cream and vanilla and cream cheese and egg yolk and sugar I'd loved since childhood, perhaps I'd find vanishing from Nathan what, according to Proust, vanished from Marcel the instant he recognized the savour of the little madeleine: the apprehensiveness of death. A mere taste, Proust writes, and the word 'death' [has]... no meaning for him. so, greedily I ate, gluttonously, refusing to curtail for a moment this wolfish intake of saturated fat but, in the end, having nothing like Marcel's luck. Let's speak further of death and the desire understandably in the aging a desperate desire to forestall death, to resist it, to resort to whatever means are necessary to see death with anything, anything, anything but clarity (ROTH, s/d a, p.47).

Nesse trecho, Nathan Zuckerman o narrador preferido de Roth conta-nos sobre uma festa de colegas de escola. Em princpio, o personagem Zuckerman est ansioso pelo encontro com os velhos colegas, mas depois de um tempo e da constatao de como estranhos e superficiais os seus antigos colegas se tornaram, a angstia e o desespero tomam conta dele. Extremamente ansioso para se ver livre daquele ambiente, mas sem poder ainda deix-lo, ele comea a comer os doces dados por um dos colegas do encontro que ele tanto adorava quando era criana. Zuckerman ironicamente devora desesperadamente os doces para tentar se lembrar de alguma coisa boa de seu passado que justificava ele estar ali naquele pretenso momento de saudosismo, foraar a experincia de Proust com as suas madeleines. Ele queria afastar sua mente para algum lugar de sua infncia ou juventude que lhe pudesse dizer de que suas lembranas sobre aquele lugar e aquelas pessoas ainda tinham algum valor. Tentativa v. Zuckerman percebe que nada pode lhe dar o poder de afastar o sentimento da morte. Ele sentia que a sua gerao de alguma forma estava morta e tudo havia mudado para pior, mas no seria um doce preferido da infncia que iria lhe servir de panacia, talvez apenas deix-lo mais gordo. Esse trecho at certo ponto serve sinteticamente de prenncia daquilo que o autor desenvolver ao londo de todo o romance American Pastoral, bem como de toda a sua american trilogy. So memprias do personagem e narrador Nathan Zuckerman que revisita sua histria a

qual coincide com a revisitao da histria americana desde o perodo da Segunda Grande Guerra. Neste percurso, observando os outros e a si mesmo, o narrador percebe avassaladoras mudanas ticas nas pessoas e em suas relaes sociais. A ponto dele no no mais se reconhecer com a mentalidade de quando era jovem, e ter cada vez mais a certeza de que os antigos padres sociais e de conduta estavam mortos. Notam-se muitos elementos neste nico trecho de ideias to comuns obra de Roth, sobretudo sua trilogia americana. Sua linguagem encontra pelo caminho: o afastamento, a solido, a sabedoria que no redime nem nada alivia, a contnua aprendizagem com a anlise do outro, a perda da identidade na criao narrativa, o prazer, o significado da fragilidade do corpo, a ironia, a ausncia de um lar, o compromisso com a verdade, a misso de denunciar o que ningum quer ver, o dever de reler a Histria de modo nico. Todos esses elementos compem uma leitura massissa com um objetivo comum: tentar compreender e explicar a tica contempornea. Essa leitura sobre a tica contempornea se instaura de maneira constante, contido virtuosamente, em toda a american trilogy. Por exemplo em I married a communist, Zuckerman em princpio se encanta com a figura quase mgica de Ira Ringold:

He was an impassioned man, someone rough and scarred by experience, bringing with him firsthand evidence of all the brutish American stuff that Corwin left out. It didn't require Communist connections to explain Ira's overnight radio triumph to me. I just thought, This guy is wondergul. He is an iron man.(ROTH, s/d b, p.49).

Ira avaliado de modo entusistico por Zuckerman, momento da vida do ghost writer de Roth em que ele se empolga pela iminncia de avanos sociais em prol do povo. Ira Ringold ser a representao do que h de melhor e pior no mpeto empreendedor e desafiador dos americanos. Este romance da trilogia americana sitetiza duas dcadas de histria americana de ascenso da classe operria at hoje presente em regies como Detroit numa era de diversos crimes ticos erpretados por todos os lados da poltica americana. Como ltimo pequeno exemplo, tomamos um trecho em que o narrdor de The human stain se refere a necessidade do protagonista de se esconder, negar e se envergonhar de seu passado:

[...]there was no alternative for Farley, no way to prevente the past from building back up, building up and calling him to action and demanding from him an enormous response instead of it all being behind him, it was in fornt of him. Once again it was his life. (ROTH, s/d c, p.74)

Coleman Silk viu sua vida totalmente exposta e passou a ser o que tentou sempre

evitar: ser um pria. Sua vida foi devassada por ser taxado de preconceituoso, mas ele mesmo era filho de negros. Ele mesmo poderia ter posto fim a sua prpria condenao, mas ele optou pela tragdia. Ele assumiu seu isolamento e braou seu inverno pessoal. Esta era a sua tica. O ttulo do trabalho Pastoral do inverno remete obra de Roth e a um de nossos instrumentais tericos, que sero descritos com mais detalhes na seo seguinte sobre os objetivos e referencias metodolgicos, porm pode-se adiantar que a escolha vincula-se alm da bvia referncia ao primeiro romance da american trilogy de Roth, American Pastoral leitura de Zygmunt Bauman (uma de nossas principais referncias para a interpretao aqui proposta) feita pelo estudioso Dennis Smith. Smith, em seu livro Zygmunt Bauman: prophet of Postmodernity, trata da necessidade de se fazer uma espcie de agenda pra o inverno no deserto luz da leitura sociolgico-filosfica de Bauman sobre a tica ps-moderna. Pois, a ps-modernidade como um grande deserto gelado em que as verdades se revelam com maior clareza e o frio das novas relaes humanas cada vez mais velozes, distantes, fugazes e sem sentido se mostram em toda sua completude. Da a sntese Pastoral do inverno, pois ao nosso ver o que Roth faz justamente ensinar-nos sobre os parmetros e o significado da tica ps-moderna, nos revelar de modo magistral os caminhos que nos levaram a este inverno gelado e terrvel chamado contemporaneidade. O que propomos neste trabalho justamente uma anlise detalhada da chamada american trilogy de Philip Roth (composta por American pastoral, I married a communist e The human stain) em sua percepo da tica ps-moderna atravs de uma observao das definies dos comportamentos sociais contemporneos, originados em revolues do comportamento iniciadas no ps-guerra, que culminam numa reformulao completa das dinmicas de relacionamento e existncia poltica dos indivduos. Isto , a trilogia de Roth compe uma rica exposio do nascimento e desenvolvimento dos padres ticos atuais e este ser nosso objeto de estudo. As obras de Roth que sero analisadas servem, obviamente de maneira vinculada aos seus formatos ficcionais de romance, como uma espcie de compndio filosfico da natureza da tica ps-moderna nascida da reestruturao dos relacionamentos sociais e comportamentos pessoais dos indivduos contemporneos, o que consequentemente implica numa reinterpretao da Histria contempornea com seus novos valores (e no caso de Roth tambm numa reinterpretao das Histrias americana e judaica). Para tanto, interpretaremos no apenas as questes filosficas reveladas por Zuckerman a respeito da tica contempornea de modo direto, mas tambm iremos avaliar a sua relao com a linguagem narrativa, questes auto-biogrficas to assumidamente presentes na obra de Philip Roth, paralelos com a Histria contempornea e americana, a influncia dos temas e valores da cultura judaica, a influncia sofrida pela tradio literria americana e o seu contexto

histrico levando em considerao a totalidade de sua produo dos seus primeiro contos at o recm-lanado romance Nemesis) e o maior nmero possvel de autores contemporneos que sirvam ao nosso trabalho atravs do exerccio de anlises comparadas. Em suma, almejamos uma leitura a mais completa possvel para definir com a maior exatido essa leitura da tica contempornea representada exemplarmente da american trilogy de Roth (apesar dela perpassar toda sua produo ficcional). Como ltimo ponto a ser destacado, importante notar que apesar de levantar questes inevitavelmente estticas, estruturais, prprias da linguagem etc, o foco deste trabalho uma correlao entre o fazer literrio de Roth e uma proposta filodfica de interpretao da psmodernidade pela voz de Zuckerman em sua trilogia americana. Da o enfoque ser primordialmente centrado na leitura de Bauman, Arendt, Adorno, Benjamin etc. claro que seria impossvel se definir uma leitura filosfica de um romanceista que defina a tica contempornea sem mobilizar conhecimentos sobre Histria, religio e cultura, por exemplo. Mas a relao entre literatura e a origem de um discurso tico-filosfico sobre o ser humano atual que nos interessa mais.

Objetivos e referenciais terico e metodolgico:

Os objetivos sero explicados concomitantemente metodologia e teoria que respaldam nosso projeto sobre Philip Roth. Em sequncia tudo ser expresso em partes bem delimitadas seguindo o esquema inicial que se tem planejado para a composio da tese. Como j se estuda h algum tempo o autor e as vrias fontes tericas, o esboo do trabalho final j existe e serve aqui de guia bastante didtico da maneira que se pretende interpretar os paradigmas da modernidade na trilogia de Roth, bem como auxilia a apresentao do raciocnio cientfico que levou escolha dos respectivos referenciais tericos.

PARTE I A REDENO DE SHYLOCK

A parte inicial ocupa-se de dois pontos relevantes sobre a linguagem de Philip Roth. Primeiro, a correlao entre as tcnicas narrativas do autor e a construo de seus romances como grandes painis sociais e estticos onde se escrutina a anlise dos tipos humanos contemporneos por vias especpicas de escrita. Depois, uma retomada da biografia de Roth para se encontrar pontos convergentes entre o autor e seu fazer literrio, revelando escolhas que determinam seu mtodo narrativo e seus temas. Nesta parte o escritor se revela pela sua linguagem um Shylock redimido. Um descendente de judeu crtico de sua prpria natureza (humana e judaica). Destinado a ser um grande

demiurgo sempre isolado e sofredor. O observador mximo cuja escrita exige olhar muito prxima, mas narrativa distante e isenta. Uma arte da negao de si mesmo para encontrar verdadeiramente o outro. Mas os seus temas que nos revelam a parte central da tese a respeito de uma longa observao sobre a tica contempornea sero avaliados neste captulo apenas de modo paralelo, pois nosso maior interesse inicialmente traar um perfil estrutural da linguagem e da tcnica narrativa de Roth, ou mais precisamente, de sua faceta Zuckerman. Tomemos o seguinte trecho:

And yet what are we to do about this terribly significant bussiness of other people, which gets bled of the significance we think it has and takes on instead a significance that ludicrous, so ill-equipped are we all to envision one another's interior workings and invisible aims? Is everyone to go off and lock the door and sit secluded like the lonely writers do, in a soundproof cell, sumoning people out of words and then proposing that these word people are closer to the real thing than the real people that we mangle with our ignorance every day? The fact remains that getting people right is not what living is all about anyway. It's getting them wrong that is living, getting them wrong and wrong and wrong and then, on careful reconsideration, getting them wrong again. That's how we know we're alive: we're wrong. Maybe the best thing would be to forget being right or wrong about people and just go along for the ride. But if you can do that well, lucky you. (ROTH, s/d a, p.35)

A definio da linguagem do escritor profissional que avalia os tipos humanos como matria de trabalho, molda seus romances como espcies de comdias de costume ps-modernas, em que os outros seres avaliados pela argcia do mestre literrio ao mesmo tempo que so definidos e revelados ao leitor pela narrao intelectualizada de suas vidas e experincias, tambm determinam os padres em que as histrias sero contadas pelo romancista. A tcnica de Roth/Zuckerman uma espcie de constante movimento e interdependncia entre o ensinamento e a aprendizagem. O autor que somente por meio de seu intelecto consegue perceber os mnimos detalhes humanos dos personagens constantemente surpreendido pela profundidade com que tipinhos aparentemente simplrios como o Seymor Levov, ou pelo nvel de baixeza da tragdia de personalidades aparentemente magnnimas como Ira Ringold, ou pelos segredos pessoais absurdos de um intelectual como Coleman Silk. Ele caminha com toda a sabedoria que possui por entre os estranhos seres aparentemente inferiores no para ensin-los sobre o que de fato seria a vida, mas para com suas mazelas aprender cada vez mais sobre os inmeros tipos humanos e sua inmera diversidade de vivncias. Zuckerman experiencia ao mesmo tempo que nos ensina, um mestre

aprendiz. Mas este apenas um aspecto da complexa concatenao da linguagem de Roth. Ele tambm contri essa perspectiva sobre o outro a partir de um grande descrio de centenas de personagens (dezenas se levarmos em conta apenas a american trilogy), Roth praticamente cria uma srie de romances de costumes que tambm une a leitura de personalidades como a do sueco com outra perspectiva: o modo como essas personagens se inserem e interagem num amlgama de relaes dialticas com outros indivduos prximos. A existncia do personagens de Roth sempre tambm poltica. Eles nunca esto alheios influncia dos ambientes familiares e sociais. Para se compreender Ira, preciso se compreender tambm a natureza de sua esposa, para entender os segredos de Silk, preciso olhar bem de perto para seu pai. Por fim, resta a sua criao como um ghost writer. Zuckerman pode ser visto no apenas ocom pseudnimo de Roth, mas tambm como um escritor que se afasta de diversos ambientes conturbados e se revela de modo um autor cuja matria de trabalho um segredo bastante guardado at a redao final de seus livros. O romancista Zuckerman um profissional dedicadao no apenas a cumprir os prazos de seus contratos com seus editores. Ele principalmente fiel a seu fazer literrio. Ele no consegue produzir um livro cujo contedo humano no lhe desperte interesse. Ele se prope um escritor comum que pode ser contratado por algum para fazer uma biografia, mas comum a nica coisa que ele , este falso ghost writer. Essa trade de caractersticas (a criao de um imenso painel social de representao de tipos humanos, inclusive de recriao do panorama histrico; o conhecimento que provm do encontro com os diversos tipos humanos cotidianos; e a linguagem de um autor que se esconde por trs de outro) representa, ao nosso entender, uma linguagem extremamente condicionada necessidade de se representar a tica contempornea e suas relaes sociais conturbadas. Numa realidade de inmeros desencontros, falta de contato humano, velocidade alucinada de experincias e de sucesso gigantesca de contatos fugazes, surge um narrador tico. Um narrador que tenta recuperar uma outra cadncia de interpretao que reduz a velocidade alienadora da vida moderna para de observar os indivduos como verdadeiros objetos de estudo; um escritor que de fato observa e tenta aprender com o outro; o autor que se torna fastasma para assumir uma posio distanciada e idnea para revelar a Histria e a vida em sociedade como no mais se faz no cotidiano avassalador da ps-modernidade. O anlise deste captulo, bem como o segundo que juntos compem a primeira parte, mais estrutural, mas sempre com, o intuito de correlacionar a forma tica que a linguagem romanesca assume para a construo do contedo tico-filosfico que do autor-narrador. claro que, para a discusso deste carter do que chamamos de novo romance de costumes e a tcnica do escritor fantasma, uma anlise do romance e dos mtodos narrativos se

desenvolver movimentando desde teorias capitais como Questes de literatura e esttica de Bkhtin e Teoria do romance de Lukcs, at obras especficas sobre a construo da linguagem ficcional de Roth como os artigos Zuckerman Bound: the celebrant of silence de Donald M. Kartiganer; e Roth's doubles de Josh Cohen em The Cambridge companion to Philip Roth (PARRISH, 2007, pp.35-51 e 82-93). Nesta amostragem, o captulo inicial ser composto na seguinte estrutura:

Captulo 1 - O mestre aprendiz (o mtodo) 1.1-Novo romance de costumes ou velha comdia dos erros? 1.2-A histria do outro 1.3-Tcnica do ghost writer

J no segundo captulo, tencionamos abordar as possveis relaes entre o homem Philip Roth e a cosntruo de suas perspectivas sobre a tica ps-moderna. De certo isso j est previsto na proposta da composio de pseudnimos narrativos e at mesmo de um narrador literalmente chamados Philip Roth na amostragem sobre a tcnica do ghost writer. Roth assume um papel primordial na anlises desenvolvidas em seus livros. claro que os romances so todos objetos ficcionais independentes e bem acabados, mas dificilmente pode ser chegar a uma leitura completa dos mesmos sem se observar os dados biogrficos existentes e bem definidos de Roth. Roth um grande irnico que perpassa suas obras com olhar filosfico-crtico e elaborando anlises sobre tudo e todos. Com seus duplos, ele consegue criar uma longa tica contempornea a uma distncia segura, ou s vezes assumindo, ele mesmo Roth, o papel de narrador. possvel se correlacionar trechos inteiros de seus romances com seus momentos de doena e felicidade, quase como Nietzsche fez em seus aforismas. A estrutura do capitulo possivelmente ser:

Captulo 2 - Zaratustra tem que morrer (o homem e a obra) 2.1-A doena unida gaya cincia 2.2-Contexto intelectual 2.3-If I forget thee, O Jerusalem

PARTE II DECADNCIA LQUIDA

Mas, do meu ponto de vista como ser moral, no existe o "ns", nenhuma "dupla", nenhuma entidade supra-individual com suas "necessidades" e seus "direitos".

"Dentro" do partido moral s eu existo, com minha responsabilidade, meu cuidado, com o comando que me comanda e s a mim - e o Rosto, o catalisador e ao desaparecimento disso tudo. Meu "estar-junto" com o Outro no sobreviver ao desaparecimento de mim ou do Outro. No sobraria nada para "sobreviver" a esse desaparecimento. O estar-junto do "partido moral" vulnervel, fraco e frgil, vive de maneira precria, com a sombra da morte sempre por perto - e tudo isso porque nem o eu nem o Outro neste partido so substituveis. precisamente essa impossibilidade de substituio que torna moral o nosso estar-juntos. (BAUMAN, 2001, p. 220)

Excerto referente ao captulo Moralidade privada, mundo imoral do livro A sociedade individualizada de Bauman. No chega a ser uma das principais obras do filsofo polons, no entanto ela casa muito bem com o que tem aqui sido apontado na obra de Roth e serve de modo mais simples bsica sobre o que estamos tentado apontar para definio de objetivos de estudo e da metodologia crtica empregada. Bauman nesta passagem relaciona o seu pensamento com vrias ideias j aqui expostas sobre Roth: uma avaliao do cotidiano, uma preocupao em se avaliar o outro, as dinmicas de existncias sociais e polticas, a moralidade dos atos humanos a noo de tica na atualidade etc. Bauman definiu em sua obra a ideia de uma modernidade lquida. Aquela em que as relaes humanas esto estramamente diludas pela velocidade das aes cotidianas e pela falta de um interesse em se aprimorar o contato humano. A metfora retirada de Emerson define o contedo lquido da existncia moderna repleta de dor, solido, medo, necessidade de segurana, carncias afetivas, necessidade de sucesso, falta de perspectica histrica etc. Essa relao do pensamento de Roth com o conceio de liquidez de Bauman que ser muito mais explicada na tese, obviamente uma imensa contribuio para se entender as perspectivas da tica ps-moderna, relacionando-a com a decadncia do ser-humano atual, bem como com elementos especficos essenciais leitura da trilogia americana (como a discusso sobre a influncia do holocausto). No se quer afirmar com isso que necessariamente Roth tenha lido Bauman e dele aproveitado conceitos ticos. Bauman aqui serve de isntrumental analtico que ilumina muitos pontos complexos na sua sutil fico filosfica. H inmeros paralelos possveis, por esta razo, Zygmunt Bauman ser to importante neste porjeto de pesquisa. Para ajudar a esclarecer, uma coisa que une Bauman, Roth, e tambm Hannah Arendt um certo sentimento de solidariedade humana muito constante em seus livros. Na definio de Arendt:
[...]o humanitarismo da fraternidade dificilmente condiz com os que no

pertencem aos insultados ou injuriados e que s podem dela partilhar atravs da sua compaixo. A cordialiade dos povos prias no pode legitimamente se estender queles cuja posio diferente no mundo lhes impe uma responsabilidade sobre o mundo e no lhes permite partilhar da alegre despreocupao dos prias. (ARENDT, 2008, p.24)

A filosofia tica de Roth precisa ser explicada, e somente luz de alguns grandes pensadores similares poder se compreender de modo complexo a suas ideias e interpretaes. Por isso Ser constante a retomada de Arendt, Adorno, Benjamin etc. O esquema do terceiro captulo inicialmente :

Captulo 3 - A nova tica (os personagens) 3.1-A grande inquietude 3.2-Seres lquidos 3.3-Angelus Novus

No quarto captulo, o centro das anlises ser compreender os vnculos entre a Histria americana relida por Roth e os conceito tpicos do carter americano. Por exemplo, tomemos dois grandes pensadores dos EUA:

Starting from embattled lonely beginnings, each church in America was separate from and doctrinally hostile to others. The individual on his way to becoming a writer eas all too conscious that it was his ancestral sect, his early training, his own holiness in the eyes of his church that he brought to his writing. He became its apostle without having forever to believe in it, in anything except the unlimited freedom that is the ususal American faith. (KAZIN, 1997, p.259)

This virtual abscense of any organic native culture has determined our response to the culture of the outer world. There are no vital relationships that are not reciprocal, and only in the measure that we undergo a cognate experience ourselves can we share in the expeience of others. (BROOKS, 1958, p.107)

Est evidente nestes dois trechos a definio do carter americano original de ter a sua auto-suficincia e individualismo quase que suas verdadeiras religies pessoais. A figura do americano tpico como a do personagem de Daniel Day Lewis no filme There will be blood, traduzido para Sangue Negro. Um homem duro o suficiente para conseguir cavar sozinho no meio

deserto em busca de petrleo at conseguir fazer fortuna. Mas para isso ele passa por cima de qualquer trao de humanidade, constri imprios financeiros, mas sequer reconhece seu prprio filho quando este se torna um homem (um menino bastardo, adotado e deficiente). Nas opinio de diversos pensadores (Emerson, Whitman, Tocqueville, Melville, Henry Adams etc). O americano uma espcie de ado das amricas. Nascido de um terra jovem para ser original em si mesmo. Seria por demais longo explicar tudo aqui, mas certamente esse carter extremo de individualismo do norte-americano faz parte da avfaliao tica de Roth em sua trilogia. Nosso captulo:

Captulo 4 - Terra dos livres, lar dos bravos (a Histria relida) 4.1-An American ghetto 4.2-Estranho extremismo 4.3-Saturno na hiperpotncia

PARTE III O SEGUNDO JULGAMENTO DE EICHMANN

Os buracos de esquecimento no existem. Nada humano to perfeito, e simplesmente existem no mundo pessoas demais para que seja possvel o esquecimento. Sempre sobra um homem para contar a histria. Portanto, nada pode ser praticamente intil, pelo menos a longo prazo [] Pois a lio dessas histrias simples e est ao alcande de todo mundo. Politicamente falando, a lio que em condies de terror, a maioria das pessoas se conformar, mas algumas pessoas no, da mesma forma que a lio dos pases aos quais a Soluo Final foi proposta que ela poderia acontecer na maioria dos lugares, mas no aconteceu em todos os lugares. Humanamente falando, no preciso nada mais, e nada mais pode ser pedido dentro dos limites do razovel, para que este planeta continue sendo um lugar prprio para a vida humana. (ARENDT, 2007, p.254)

For a long time now I have resisted all importunities to confront head-on in print the destruction by Hitler of six million Jews, what has come to be called the Holocaust. It is in part this intrinsically theological name for an essentially secular atrocity that has put me off. Not merely has it become an instant clich, but by imploying it (as how can I not?) I predetermine, as it were, my own attitudes and the response of my audience. Think how different for those attitudes and that response would be if I were to use more neutral sociological terms like genocide; or even the Nazi's mythological one, the Final Solution. (FIEDLER, 1992, p.159)

Dois grandes pensadores judeus do sculo XX foram citados acima. Eles compem uma interpretao da influncia do holocausto sobre todos os judeus. Todos eles so uma massa de pessoas destinadas a no admitir o esquecimento de que um dia se pensou na soluo final, o extermnio de todos os judeus. O pensamento de nenhum judeu ps holocausto pode sair isento deste evento histrico terrvel. Eles tm seus valores e suas ptrias, mas cultura judaica influencia e determina, mesmo quando dela tenta se afastas no caso de Fiedler. No diferente com Roth. So diversos os intertextos entre seus romances, sua filosofia tica e sua condio judaica. Algumas j aqui adiantadas. Eles tambm denotam uma relao diferente com o mito admico que marca a leitura da cultura americana. Roth compe uma grande leitura que pe toa a humanidade no tribunal e nos revela sua interpretao sobre a banalidade generalizada do mal, dos desencontros sentimentais, da liquidez das vivncias, dos sectarismos permanentes. Todos tm de, em algum momento, fazer o papel de Eichmann e irem ao banco dos rus, pois os tempos sombrios so agora. Os captulos 5 e 6 tm as seguintes disposies:

Captulo 5 - Em meio aos gentios (a tradio literria) 5.1-Mito admico 5.2- sombra de uma deidade 5.3-Os reflexos e assombros da soluo final

Captulo 6 - Cultura na melancolia, morada na dispora (o judaismo) 6.1-Mundo ps-massacre 6.2-Tradio dos prias 6.3-Tenacidade e cosmopolitismo

Gostaramos muito de j saber a que concluses finais irei chegar, mas s ela nos interessa, evidentemente ser a parte final de nosso texto:

PARTE IV CONCLUSES

Cronograma de execuo com base na subdiviso da bibliografia e dos captulos:

PRIMEIRO SEMESTRE *Realizao de crditos universitrios; *Estudo das obras de: -Philip Roth; -teoria literria;

*Apresentao de artigos e/ou partes da tese em congressos; *Qualificao parcial da tese QUINTO SEMESTRE *Estudo das obras de:

*Realizao de artigos para cumprimento de -Philip Roth; crditos de doutorado; SEGUNDO SEMESTRE *Realizao de crditos universitrios; *Estudo das obras de: -Philip Roth; -teoria literria; -sobre Philip Roth; *Escrita do primeiro captulo; -Histria e cultura dos EUA; *escrita do quarto captulo; *Apresentao de artigos e/ou partes da tese em congressos; SEXTO SEMESTRE *Estudo das obras de: -Philip Roth; -teoria e crtica sobre a literatura norte-

*Realizao de artigos para cumprimento de americana; crditos de doutorado; -outros autores para interpretao comparada;

*Apresentao de artigos e/ou partes da tese em *Escrita do quinto captulo; congressos; TERCEIRO SEMESTRE *Realizao de crditos universitrios; *Estudo das obras de: -Philip Roth; -Histria contempornea; *Escrita do segundo captulo; *Apresentao de artigos e/ou partes da tese em congressos; STIMO SEMESTRE *Estudo das obras de: -Philip Roth; -Histria e cultura judaica; -outros autores para interpretao comparada;

*Realizao de artigos para cumprimento de *Escrita do sexto captulo; crditos de doutorado; *Reviso geral do trabalho;

*Apresentao de artigos e/ou partes da tese em *Apresentao de artigos e/ou partes da tese em congressos; QUARTO SEMESTRE *Estudo das obras de: -Philip Roth; -poltica e tica; *Escrita do terceiro captulo; congressos; OITAVO SEMESTRE *Escrita das concluses; *Reviso geral e reescrita final do trabalho; *Defesa da tese.

Referncias bibliogrficas (apenas algumas das obras essenciais divididas por tpicos):

a)Obras de Philip Roth ROTH, Philip. American Pastoral. New York: Vintage, s/d. a ROTH, Philip. I married a communist . New York: Vintage, s/d. b ROTH, Philip. The human stain. New York: Vintage, s/d. c ROTH, Philip. Sabbath's theater. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Zuckerman Unbound. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The ghost writer. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The anatomy lesson. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The Prague orgy. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The facts. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Deception. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Patrimony. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Operation Shylock. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The breast. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The Professor of desire. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The dying animal. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Goodbye, Columbus. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. The great American novel. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Portnoy's complaint. New York: Vintage, s/d. ROTH, Philip. Exiting ghost. New york: Vintage, s/d.

b)Teoria literria ADORNO, Theodor W. Posio do narrador no romance contemporneo. In: ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. 1ed. Trad.: Jorge M. B. de Almeida. So Paulo: Duas Cidades, 2003. BKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Esttica da criao verbal. 3.ed. Trad.: Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003. WATT, Ian. A ascenso do romance. So Apulo: Companhia das Letras, 2004. AUERBACH, Erich. Mimesis. So Paulo: Perspectiva, 1998.

c)Obras sobre Philip Roth POSNOCK, Ross. Philip Roth's rude thruth: the art of immaturity. New Jersey: Princeton University Press, 2006. SHOSTAK, Debra. Philip Roth: American Pastoral, The humans stain, The plot agaisnt America

(continuum studies in American Fiction). New York: Continuum, 2011. PARRISH, Timothy. The Cambridge companion to philip Roth. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. GOOBLAR, David. The Major phases of Philip Roth. New York: Continuum, 2011. COOPER, Alan. Philip Roth and the Jews (Suny Series in Modern Jewish Literature and Culture). New york: State University of New York Press, 2010. SAFER, Elaine B. Mocking the Age: The Later Novels of Philip Roth (S U N Y Series in Modern Jewish Literature and Culture). New york: State University of New York Press, 2006. ROYAL. Derik Parker. Philip Roth: New Perspectives on an American Author. Westport: Praeger, 2005.

d)Histria contempornea ASH, Timothy Gordon. Os fatos so subversivos. So Paulo : Companhia das Letras, 2011. HOBSBAWM. A era dos extremos. So Paulo : Companhia das Letras, 2011. MAGNOLI. ARON. Paz e guerra entre as naes. Braslia: EdUnB, 2001.

e)Histria e cultura dos EUA LEMON, James T. The best poor man's country: early Southeastern Pennsylvannia. BROOKS, Van Wyck. America's coming of age. New York: Anchor, 1958. HELD, Dadiv. New art city. So Paulo : Companhia das Letras, 2011. GORDON, . The idea of America: reflections on the birth of the United States. ZINN, Howard. A People's History of the United States. CHOMSKY, Noam & HERMAN, Edward S. Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media. TOCQUEVILLE, Alexis. Democracy in America. New York: Library of America, 2004. ADAMS, Henry. The Education of Henry Adams: A Centennial Version. Boston: Massachusetts Historical Society, 2008. ADAMS, Henry. Democracy, Esther, Mont Saint Michel and Chartres, The Education of Henry Adams. New York: Library of America, 1983. EMERSON, Ralph Waldo. Emerson: Essays and Lectures: Nature: Addresses and Lectures / Essays: First and Second Series / Representative Men / English Traits / The Conduct of Life. New York: Library of America, 1983.

f)Poltica e tica

BAUMAN, Zygmunt. Modernity and The Holocaust. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press 1989. BAUMAN, Zygmunt. Paradoxes of Assimilation. New Brunswick: Transaction Publishers BAUMAN, Zygmunt. Freedom. Philadelphia: Open University Press. BAUMAN, Zygmunt. Thinking Sociologically. An introduction for Everyone. Cambridge, Mass.: Basil Blackwell. BAUMAN, Zygmunt. Intimations of Postmodernity. London, New York: Routhledge. BAUMAN, Zygmunt. Globalization: The Human Consequences. New York: Columbia University Press. BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Cambridge: Polity BAUMAN, Zygmunt. City of fears, city of hopes. London: Goldsmith's College. DENNIS, Smith. Zygmunt Bauman: Prophet of Postmodernity (Key Contemporary Thinkers). New York: Polity, 2000. ARENDT. Homens em tempos sombrios. So Paulo : Companhia das Letras, 2009. ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalm. So Paulo : Companhia das Letras, 2006. ARENDT. Origens do totalitarismo. So Paulo : Companhia das Letras, 2008. CAMUS, Albert. O mito de Ssifo. Rio de Janeiro: Record, 2000. BENJAMIN, Walter. FREUD, Freud. Obras completas. Madrid: Amorrrortu, 25vols, 1999. MARX, Karl. O capital. So Paulo: Abril Cultural, 1988. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. Trad.: Jos Marcos Mariani de Macedo. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

g)Teoria e crtica sobre a literatura norte-americana KAZIN, Alfred. God and the American writer. New York: Vintage, s/d. LEWIS, R W B. The American Adam. Chicago: The University of Chicago, s/d. BRADBURY, Malcom. From puritanism to postmodernism. New York: Penguin, 2001.

h)Histria e cultura judaica KAZIN, Alfred. A walker in the city. New York: Harcourt, s/d. FIEDLER, Leslie. Fiedler on the roof. Boston: David R. Godine, 1992. RAPHAEL, Marc Lee. Judaism in America (Columbia Contemporary American Religion Series). New York: Columbia University, 2005.

i)Obras de outros autores para exerccio de literatura comparada

MELVILLE, Herman. Moby Dick. New York: Norton citical editions, 2001 DOS PASSOS, John. U.S.A. New York: Library of Congress, 1983. SINGER, Isaac Bashevis. Complete stories. 3Vols. New York: Library of congress, 2002 PYNCHON, Thomas. Gravity's rainbow. New York: Penguin, 2003. FAULKNER, William. If I forget thee Jerusalem. BELLOW, Saul. Adventures of Augie March. New York: Penguin, 1998. DELILLO, Don. Underworld. New York: Penguin, 1998.

S-ar putea să vă placă și