Sunteți pe pagina 1din 4

Psicologia 1.

Mostrar a importncia da relao de vinculao

fevereiro 2013

As primeiras fases da vida so decisivas para o desenvolvimento de uma criana. As relaes que estabelece com o mundo que a rodeia designadamente atravs dos pais, asseguram-lhe as condies para a sua sobrevivncia e desenvolvimento, por exemplo, o alimento, o abrigo, o conforto e a segurana. Os laos que se vo construindo entre a me e o beb, Bowlby designa-os por vinculao, apego. Vinculao a tendncia manifestada pelos seres vivos de vrias espcies para nos primeiros tempos de vida se ligarem afectivamente me, permanecendo junto dela ou de outro adulto de que eventualmente dependam. Esta relao, que se manifesta pela necessidade de contactos fsicos ou de +proximidade uma necessidade bsica ou primria. Assim, chorar, sorrir, mamar, agarrar, seguir com o olhar constituem os comportamentos que o beb adopta para manter a relao privilegiada com as figuras de vinculao, de proteco. Segundo Bowlby, as crianas, quando afastadas da famlia, sofrem perturbaes que se desenvolvem por frases: inicialmente a d-se de desespero, em seguida a de irritao e colega e, por ltimo, as crianas ficam indiferentes e apticas.

2. Relacionar vinculao e equilbrio psicolgico


A primeira relao que a criana estabelece com o adulto o que se designa por vinculao precoce que se caracteriza pelo desenvolvimento de uma forte ligao afectiva da criana em relao me. Nesta ligao gera-se um forte clima de emotividade em que o sentimento de dependncia compensado pelo facto de se sentir querida e amada. Esta relao o ponto de partida bsico da estruturao das relaes sociais que futuramente a criana estabelecer, cujo o xito ou inxito dependem do caracter gratificante ou frustrante vivido nesta primeira vinculao. O psiclogo Harry Harlow orientou um conjunto de estudos sobre os macacos Rhesus que mostraram os efeitos da ausncia da me junto das jovens crias. Construiu duas mes artificiais substitutas: uma de arame soldado, a outra de um arame revestido por um tecido felpudo. As duas mes artificiais forneciam alimento atravs de um bibero situado no peito delas. Os oito macaquinhos recm nascidos acediam a qualquer uma das mes artificiais. As duas mes cumpriam o seu papel de alimentadoras: os macacos bebs, alimentados por uma ou por outra, desenvolveram-se fisicamente ao mesmo ritmo. Contudo, as crias passavam a maior parte do tempo agarradas me de peluche, era junto dela que procuravam abrigo face a uma situao de perigo. Mesmo quando s estava presente a me de arame, os macaquinhos no procuravam a sua proteco numa situao ameaadora. Numa outra variante, em que s a me de arame fornecia alimento as crias mantinham-se agarradas me de peluche recorrendo de arame s para os alimentar. Em estudos posteriores, Harlow procurou avaliar o efeito nos bebes macacos criados sem qualquer contacto. Isolou-os em jaulas de ferro vazias sem verem qualquer ser vivo durante 3 meses a

Psicologia

fevereiro 2013

um ano. Quando os perodos eram longos, os animais encostavam-se ao fundo do compartimento, balanando-se para a frente e para tras, abraavam-se a si prprios e mordiam-se. Quando juntos a outros macacos criados pelas suas mes, no participavam nas brincadeiras, fugindo de qualquer contacto. Quando adultos, o seu comportamento sexual estava fortemente afectado bem como a sua capacidade para tratar das crias. As mes no manifestavam qualquer interesse ou capacidade para tratar dos seus filhos chegando a provocar-lhes maus tractos. Harlow concluiu que o vnculo entre a cria e a me estaria mais relacionado com o contacto corporal e o conforto da decorrente do que com a alimentao e que so devastadores os efeitos da ausncia da me ou dos agentes maternantes: a privao deste contacto humano traduzir-se-ia em perturbaes fsicas e psicolgicas profundas. A vinculao dos bebs, tanto humanos como primatas, em relao s mes, pode ser vivida de modo gratificante ou penoso. No primeiro caso, os sentimentos nutridos so geradores de confiana, pelo que os bebs se sentem aptos a estabelecer novos e benficos contactos sociais. Porm, as experiencias negativas vividas na relao me e filho traumatizam os bebs, que podem no tentar estabelecer novas relaes ou faze-lo desconfiadamente e dominadas pelo medo. Experiencias com primatas e observaes de seres humanos levaram ao estabelecimento de uma relao directa entre perturbaes na vinculao e irregularidades nos relacionamentos social e emocional, designadamente a nvel sexual e maternal. O envolvimento fsico e emocional que se estabelece permite que a criana cresa equilibradamente para fazer face s necessidades e dificuldades do dia a dia. Ana Freud, acerca da necessidade da vinculao fundados no tempo da guerra para acolher os filhos das mulheres trabalhadoras, cujos maridos se tinham alistado em combate. Apesar de bem cuidadas em termos de alimentao e higiene quase todas as crianas apresentavam perturbaes emotivas e atraso no desenvolvimento cujas causas foram atribudas ausncia do afecto materno. Spitz, acerca da importncia da vinculao observou crianas abandonadas que passaram a viver desde os primeiros meses de vida em orfanatos, tento concludo que a privao dos cuidados e aconchego maternos era responsvel por vrias consequncias negativas como a morte precoce, dificuldades no relacionamento interpessoal, indiferena e insensibilidade em relao s pessoas e tendncia exagerada para granjear o afecto e a ateno dos outros. Bowlby, acerca das consequncias negativas da privao prolongada do convvio social em crianas de tenra idade e concluiu que, quando afastadas da famlia por perodos superiores a trs meses, vieram a sofrer de perturbaes que se desenvolveram por fases: inicialmente a fase de desespero, em seguida a de irritao e clera e, por ultimo, as crianas ficam indiferentes e apticas.

Psicologia 3. Explicar o sentimento de categorizao social

fevereiro 2013

Categorizar , de uma maneira geral, incluir indivduos em grupos ou classes. Allpert desenvolveu o conceito de categorizao social, fazendo dela: uma incluso de pessoas, coisas e acontecimentos singulares em conjuntos familiares, previamente organizados; uma integrao de um mximo de informao num conjunto; uma identificao rpida de objectos e acontecimentos portadores de marcas ou sinais prprios das categorias ou grupos em questo; uma atribuio de um conjunto de ideias e emoes aos objectos categorizados que, assim, passam a fazer parte de cada um deles. Resumindo, a categorizao permite generalizar as caractersticas de uma categoria a todos os objectos, pessoas ou situaes que a compem, orienta, serve de guia para a nossa aco, reduzindo a complexidade do mundo social e tem como funo a simplificao da informao. A categorizao organiza o mundo social dando-lhe um sentido.

4. Explicar a dimenso social do conhecimento Afirmar a dimenso social do conhecimento significa compreender que as nossas cognies reflectem a sociedade em que nos inserimos. Quer dizer, vemos e interpretamos a realidade no apenas com a ajuda das capacidades cognitivas pessoais, mas tambm com os olhos dos outros que nos do um papel interpretativo colectivamente, partilhado e que se constituiu como referncia, orientador e condicionador das cognies de cada um.

5. Descrever as experincias de Asch


Asch fez estudos no sentido de comprovar que quando criamos uma impresso de uma pessoa, submetemos as suas qualidades a uma organizao em que traos dominantes ou centrais conferem significado global a todos os outros. A experincia de Asch consistiu no seguinte: os sujeitos de dois grupos teriam de dar a sua opinio acerca de uma pessoa a partir das informaes fornecidas pelos investigador. Tais informaes reduziam-se a uma lista de sete traos de personalidade: inteligente, habilidoso, laborioso, caloroso, determinado, prtico e cauteloso, que foi entregue ao grupo A. A lista entregue ao grupo B era igual, apenas com uma diferena: o trao caloroso foi substitudo pelo trao frio. A hiptese de Asch foi confirmada, pois os traos caloroso e frio subjugaram os outros. A generalidade das pessoas do grupo A tendeu a descrever a pessoa como generosa e bemhumorada, enquanto que no grupo B as descries insistiam numa pessoa pretensiosa e antiptica. Asch comprovou, ainda, a tendncia para o conformismo, com uma experincia em que um sujeito tinha que seleccionar, entre trs linhas de comprimento desigual, traadas num carto, a que era do comprimento de uma outra linha observada noutro carto. As provas no tinham dificuldades de maior, a no ser a presena de sujeitos coniventes com o

Psicologia

fevereiro 2013

experimentador, instrudos para a partir da segunda prova, comearem todos a dar a mesma resposta errada. Embora reconhecendo, inicialmente, que as pessoas certas no podiam ser as que eram dadas pelos sujeitos participantes, a partir de determinada altura, o sujeito ingnuo comeou a duvidar de si prprio, acabando por se deixar arrastar pela opinio dos participantes coniventes, dando a mesma resposta falsa que eles davam.

6. Caracterizar a dissonncia cognitiva


Dissonncia cognitiva , segundo Festinger, a existncia simultnea de cognies contraditrias, pelo que no se ajustam entre si. Por exemplo: a pessoa que sabe que o tabaco prejudica a sade e, ainda assim, continua com o hbito de fumar, vive em estado de dissonncia cognitiva, o que no a deixa muito bem em termos psicolgicos. Da que, tendo optado pelo prazer do cigarro, tenta atenuar a contradio em que vive, alterando a sua convico acerca dos malefcios do tabaco. Distorce, ento, a realidade dos factos com argumentos que s o convencero a si prprio: h quem fume e morra velho e h quem no fume e morra novo.

7. Definir representao social


Segundo Jodelet, uma representao social uma modalidade de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada com o objectivo prtico e contribuindo para a constituio de uma realidade comum a um conjunto social.

8. Explicar as principais funes das representaes sociais


As representaes sociais tm por funo doar sentido s coisas. Nas sociedades contemporneas, elas so uma espcie de senso comum que d aos seres humanos interpretaes dos acontecimentos e, simultaneamente, orientaes quanto aos modos de actuao prtica.

O que a objectivao?
o uma forma de organizao dos elementos da representao, caracterizada pela expresso de uma realidade pensada que tida como natural ou material.

Explique os dois aspectos que o processo de ancoragem pode revestir


o Ancoragem assume duas formas: uma que precede a objectivao e outra que a segue, a primeira semelhante a uma classificao, consistindo de uma forma de integrar elementos novos e desconhecidos em estruturas j conhecidas e familiares ao sujeito. A segunda uma forma de organizao das relaes sociais, definindo e dando sentido a determinados acontecimentos e, simultaneamente, sugerindo modos.

S-ar putea să vă placă și