Sunteți pe pagina 1din 4

A CONCEPO DE DEUS EM SPINOZA

Ao contrapor a concepo mais comum de Deus e assumir a ideia de que Deus a nica substncia existente, e que este Deus, imanente e no transcendente, como o Deus cristo, por exemplo, Spinoza acaba ao mesmo tempo em que rompe com uma concepo mais aceita e compreendida, criando um sistema que se baseia em um monismo natural, e que atribui a uma natureza comum e nica, no s o conceito de Deus em si, mas sua potncia e fora para existir, em outras palavras, esta nica substncia, alm de Deus, este mundo, ou seja, a natureza. Assim sendo, antes mesmo de adentrarmos na questo de Deus propriamente dita, necessrio refazermos o movimento do autor na parte I de sua tica, que exatamente o lugar onde encontramos sua definio de Deus, substncia e de todos os aparatos que envolvem o mesmo, de tal maneira, que passemos ento a este ponto, e iniciemos com as ideias que envolvem Deus e o definem minuciosamente, que seriam as concepes de substncia, atributo e modo, para em segundo momento tratarmos tudo isso como o conceito imanente de Em Spinoza, o conceito de substncia adquiriu uma forma diferenciada do modo como vinha sendo utilizado ao longo da histria da filosofia, devido ao fato dessa substncia englobar todo o universo de coisas que existem, e juntamente com os outros conceitos dados anteriormente, (no caso atributos e modos), caracterizar a existncia das coisas colocadas como dependentes e necessrias substncia. Sendo assim, a substncia existe por si s, e no depende de mais nada para existir, e exprime sua essncia na necessidade pura de existir, alm de conter vrios atributos e modos que complementam o aspecto da substncia, como podemos ver nas seguinte passagens :
Por substncia compreendo aquilo que existe em si mesmo e que por si mesmo concebido, isto , aquilo cujo conceito no exige o conceito de outra coisa do qual deva ser formado. (SPINOZA, 2010) (...) aquilo que, de uma substncia, o intelecto percebe como constituindo a sua essncia. (SPINOZA, 2010)

(...) as afeces de uma substncia, ou seja, aquilo que existe em outra coisa, por meio da qual tambm concebido. (SPINOZA,

2010) H, todavia, dois usos iguais da noo de substncia? Entre a substncia caracterizada por seu atributo principal e a substncia constituda por uma infinidade de atributos, entre a substncia que a realidade de uma essncia nica e singular e a substncia que a unidade de todas as essncias. Os atributos da substncia por sua vez, adquirem um carter poderoso de exprimir em formas a existncia da substncia, ou seja, o atributo nada mais do que a expresso de uma parte da substncia, captada pelo nosso intelecto como parte existente e necessria desta mesma substncia; como exemplo de atributo, podemos utilizar a concepo antropolgica de Spinoza, que coloca o homem, como a expresso de dois atributos da substncia: o pensamento representado pelo intelecto humano, e a extenso, representado pela capacidade corprea do homem, ou seja, pelo corpo. Desse modo, temos que o atributo ocuparia um lugar mdio na relao entre a substncia e seus modos, j que os atributos de certa maneira, so as aparies da substncia junto ao nosso intelecto e nossa percepo. Em ltimo momento, pelo menos no que de valia para nossa investigao, encontramos a oportunidade de especificar o que seria ento o que Spinoza chama de modos da substncia. Os modos, seriam todas as coisas que, de certo modo, representam a prpria existncia da substncia, enquanto existncia real e no metafsica. Se colocarmos em pauta este ponto, podemos inferir que os modos, de certa maneira, nos mostram a substncia, j que atravs dos modos, que os atributos so representados, exprimindo tanto o aspecto crucial da substncia quanto do prprio atributo em si. Justificando isto atravs do mtodo que Utilizandonos de termos que ficaram clssicos devido ao texto cartesiano, no primeiro caso, ou seja, no pensamento, teramos o que Descartes chama de res cogitans enquanto que em relao ao corpo, teramos o que Descartes chama de res extensa. Ainda na criao de uma relao com o filsofo francs, vale lembrar que para Spinoza a res extensa e a res cogitans so atributos da substncia, enquanto que para Descartes, esses dois elementos tambm so substncias, da a clssica diferena entre os dois filsofos, j que para Descartes existem trs substncia; Deus, a res cogitans (pensamento, alma) e a res extensa (corpo), enquanto que para Spinoza existe

apenas uma, como j colocado no nosso trabalho. Todos os conceitos formam uma unicidade, gerando a concluso de todo o contexto espinosista, como explica Hadi Rizk (2006, p. 44) quando afirma que:
Primeiro preciso compreender que substncia e atributos so inseparveis. De fato, distinguimos uns atributos dos outros a fim de conceber que cada um deles forma uma realidade infinita, independente das outras, causa de si.

Spinoza admite que exista apenas uma substncia, e que esta substncia existe pela sua necessidade, e no determinada a existir por nada, alm do fato, de que tudo o mais que existe, existe como parte necessria e absoluta dessa mesma substncia, em outras partes, tudo o que existe parte desta nica substncia. Spinoza atribui a esta substncia o nome de Deus.
Por Deus compreendo um ente absolutamente infinito, isto , uma substncia que consiste de infinitos atributos, cada um dos quais exprime uma essncia eterna e infinita (SPINOZA, 2010, p. 12).

Assim sendo, segundo Spinoza, Deus aquilo que existe por si s, e por mais nada determinado a existir, e todo o mundo, ou tudo aquilo que existe, existe em Deus e parte essencial de Deus, ou seja, Deus tudo e tudo Deus ao mesmo tempo. Dessa forma, chegamos clssica afirmao de Spinoza do Deus Sive Natura, que em outras palavras corresponde idia da totalidade de Deus como nica substncia existente. Se levarmos em considerao que Spinoza admite que o mundo todo exista em Deus e tudo o que existe parte de Deus, ento essa assimilao e aproximao que o filsofo faz relacionando os dois conceitos se mostra totalmente correta, j que se Deus est presente em tudo, e esse todo a natureza, ento a natureza o prprio Deus, ou Deus a prpria natureza, s variando a interpretao bsica de colocao ortogrfica.

REFERNCIAS

RIZK, Hadi. Compreender Spinoza; Petrpolis: Vozes, 2006. SPINOZA, Benedictus de, tica demonstrada maneira dos gemetras. 3 edio (Bilngue: latim/portugus); Belo Horizonte: Autntica, 2010.

S-ar putea să vă placă și