Sunteți pe pagina 1din 3

Endometriose X Infertilidade

Clicas fortes e dor durante a relao sexual podem ser sintomas de endometriose
A endometriose ainda uma doena misteriosa, mas chegou ao horrio nobre da televiso. que a personagem Carol da novela Insensato Corao da Rede Globo, vivida pela atriz Camila Pitanga, tinha este problema e ficava apreensiva quando pensava em ser me, algo que desejava muito. Isso porque a doena uma das principais causas de infertilidade feminina. E voc, sabe o que endometriose? O tero coberto internamente por um tecido chamado endomtrio que cresce a cada ms sendo eliminado durante a menstruao. A formao de cistos e ndulos desta camada, fora do local correto, recebe o nome de endometriose. Esses focos aparecem com maior freqncia nos ovrios, no peritnio (tecido que reveste a cavidade do abdome e da pelve), nos ligamentos que sustentam o tero e em outras reas do abdome. A sndrome pode ser classificada como leve, mnima, moderada e severa, conforme a extenso e o tamanho das leses. Esta doena pode afetar mulheres na idade frtil. A dor nem sempre est relacionada intensidade do problema, porm, um dos principais sintomas. Dores fortes na poca da menstruao, no tero, na bexiga e/ou no intestino so sinais que devem ser investigados, alm das dores durante o ato sexual. Muitas mulheres tm endometriose e no sentem nada. Apenas descobrem quando comeam a investigar as causas da esterilidade. Estima-se que de 10% a 15% das pacientes sofram deste mal, um dado que pode ser ainda maior j que a melhor forma de identific-lo por meio da videolaparoscopia - introduo de mini-cmera por um corte prximo ao umbigo, que permite achar os implantes e retirar amostras para anlise. Talvez a vtima mais famosa da doena tenha sido a atriz norte-americana Marilyn Monroe. Ela sentia dores terrveis que, vrias vezes, provocaram seus famosos atrasos ou mesmo faltas s filmagens. Dizem que em alguns contratos at havia uma clusula que a desobrigava a trabalhar durante o perodo menstrual. Infertilidade x Endometriose A associao da endometriose com a fertilidade tem sido alvo de discusso h muitos anos. Os debates em torno das propores que esta doena afeta a capacidade da mulher em ter filhos tm causado, por muitas vezes, um "vai e vem" nas condutas e tratamentos mdicos. A endometriose causa infertilidade pelos seguintes efeitos: influencia o hormnio no processo de ovulao, e na a implantao do embrio; prejudica a liberao do vulo dos ovrios em direo s trompas; interfere no transporte do vulo pela trompa, tanto pela alterao inflamatria causada pela doena, como por aderncias (as trompas "grudam" em outros rgos e no conseguem se movimentar); alteraes no desenvolvimento da

gestao; pode interferir no desenvolvimento embrionrio e aumentar a taxa de abortamento, entre outros. Diagnstico Precoce A hereditariedade da endometriose j conhecida h um tempo e sua incidncia pode estar em at 6% nos parentes de primeiro grau. Por isso, j se deve suspeitar quando surgirem sintomas (clica, irregularidade menstrual, etc.), ainda que discretos. Nessa oportunidade, os exames necessrios devem ser feitos para elucidao diagnstica. Quanto mais precoce a interveno curativa, maior a chance de evitar possveis complicaes. O pouco conhecimento que a mulher tem sobre a endometriose faz com que acredite ser normal ter clica menstrual intensa e no procure um mdico. Porm, mesmo quando o faz, o diagnstico demora a ser estabelecido. Em geral, o tempo entre os sintomas iniciais at o diagnstico pode alcanar 10 anos ou mais. Relao com o meio ambiente, alimentao e hbitos A endometriose uma doena da mulher moderna, pois est relacionada ansiedade, estresse e depresso, proveniente de uma exaustiva jornada de trabalho dentro e fora de casa. Alm disso, pessoas que moram em cidades com alto grau de poluio atmosfrica podem ter mais problemas. A dioxina, por exemplo, uma substncia txica proveniente da combusto de produtos orgnicos, est presente no ar que respiramos e em alguns alimentos que ingerimos. Trabalhos cientficos demonstram sua possvel interferncia no desenvolvimento da endometriose. Esses fatores em conjunto podem acelerar a evoluo da doena e, por isto, uma dieta balanceada e um estilo de vida adequado ajudam a prevenir seu surgimento ou agravamento. Um hbito intestinal normal e regular imprescindvel. A paciente que no evacua regularmente tem reteno de material fecal e aumento de toxinas e muitas delas deprimem o sistema imunolgico. Alimentos ricos em cereais e fibras ajudam a melhorar o ritmo intestinal. A base da alimentao deve ser a dieta macrobitica, sem laticnios, trigo e produtos animais. Carnes podem conter hormnios femininos, como o estradiol, que pode estimular ainda mais o desenvolvimento da doena. A dieta deve ser balanceada dando-se preferncia por vegetais sem agrotxicos. J os exerccios fsicos so ideais, pois o excesso de peso deve ser evitado, j que a obesidade, alm de piorar as dores plvicas, faz com que o acmulo de gordura aumente a produo de hormnios femininos (estrognio), que agravam a doena. Tratamentos O tratamento indicado para os casos moderados e severos a cirurgia. Nas formas brandas pode-se ministrar analgsicos, antiinflamatrios e anticoncepcionais. Perto de 40% das portadoras desta sndrome ficam infrteis, principalmente por obstruo das trompas e comprometimento dos ovrios. Por isso a importncia da teraputica, o que no significa que nunca podero engravidar, pois uma grande parte realiza este sonho aps a interveno.

Um estudo elaborado pela professora Mache Seibel, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que algumas razes orientais, se forem combinadas apropriadamente, podem combater a endometriose, destruindo as clulas que causam a doena. Penso que esses estudos s trazem benefcios para as mulheres, pois podem auxiliar ainda mais na descoberta de novos remdios.

S-ar putea să vă placă și