Sunteți pe pagina 1din 3

A TOMADA DE NOTAS

Na vida estudantil e profissional, somos convocados, muitas vezes a fazer o registo do que ouvimos (em conferncias, seminrios, aulas, reunies) ou lemos (nos mais diversos tipos de textos). Contudo, numa simples audio ou leitura, h maior risco de se no poder fazer a reteno de toda a informao, para o reaproveitamento futuro. Da temos que recorrer tomada de notas.

Imaginemos que numa aula de Biologia, o professor vem apresentar uma exposio sobre, por exemplo, O surgimento das primeiras espcies vivas. O estudante, normalmente, tem se fixado nas projeces que o professor faz. Porm, por outro lado, o professor, ao dar a explicao, vai apresentando exemplos novos, definies e noes que no constam das projeces. De certeza, que os alunos no vo perder a oportunidade de fazer o registo das informaes que acharem necessrias veja-se que a relevncia do que anotar, a partir de uma exposio varia de indivduo para indivduo. Nela intervm factores como a ateno, a rapidez no registo (por parte de quem toma as notas), a velocidade com que o conferencista ou locutor (neste caso, o professor) faz o seu discurso e dos objectivos a alcanar. Como se pode notar, ao fazermos a tomada de notas produzimos um texto novo e pessoal, a partir de uma escuta selectiva ou de uma leitura de um texto. Produzimos um texto novo (embora, muitas vezes, desconexo, vago, sem esclarecimento,...), no qual reflectimos sobre (e sintetizamos) a informao apreendida. A tomada de notas forma de reteno das informaes para seu reaproveitamento posterior. O objectivo da tomada de notas a memorizao.

importante ter a noo de que no possvel fazer o registo de tudo o que se fala. preciso ter estratgias para efectuar o registo!

Que passos a seguir para a tomada de nota eficiente? A resposta a esta pergunta no se afigura como fcil. Pode variar de indivduo para indivduo. Mas podemos nos reter nos seguintes aspectos: anotar o maior nmero possvel de informao com o mnimo de palavras e tempo; interessar-se menos pela forma, mas sim com o contedo; eliminar todos os elementos suprfluos e redundantes; assinalar todas as palavras-chave; suprimir o pormenor; assentar as concluses e as propostas de aco. estabelecer ligaes (nexos) entre as informaes;

Que tcnicas a adoptar para a tomada de notas? preciso:

desenvolver uma capacidade de antecipao e adquirir o hbito da conciso , isto , uma escrita acelerada (estilo telegrfico, frases curtas e sem verbos; utilizao de abreviaturas, sinais convencionais, siglas, smbolos e esquemas); reflectir sobre a essncia do tema tratado; utilizar cdigos: sublinhar, estacar a cor, enquadrar a informao de modo a destacar ou reflectir a hierarquia ou a prioridade; suprimir as palavras de ligao sem prejudicar o sentido e a compreenso; ortografar de modo legvel (de modo a poder facilitar a reutilizao da informao); adoptar uma paginao clara; No pode usar o verso das folhas; deixar muitos espaos em branco e abrir pargrafo sempre que se apresente uma nova ideia.

Que fazer das notas tomadas?

A tomada de notas no um fim em si, mas sim um meio. Isso significa que as notas tomadas devem ser exploradas o mais cedo possvel (com as ideias ainda frescas). Para tal convm: reler as notas por ns tomadas. Pode ser necessrio reconstituir alguma informao; completar o que no se registou a tempo (preenchimento dos espaos vazios); sublinhar, titular e colorir de modo a evidenciar as ideias essenciais. reclassificar as partes; anotar(na margem) as nossas observaes e comentrios; (re)construir o nosso texto.

Modos de tomadas de notas

Durante a tomada de notas, so seleccionadas as informaes do texto de base ou do discurso. Conforme as necessidades as notas podem apresentar-se de modos diversos: a) Pequenos resumos as notas apresentam caractersticas idnticas s do resumo. Embora as diversas notas estejam articuladas entre si, nesta tcnica produzem-se frases completas com sujeito, verbo e complementos com conjunes e preposies. b) Palavras-chave as notas no formam um texto de frases completas, mas so constitudas por palavras significativas, seleccionadas cuidadosamente as palavras-chave do discurso. Segue-se a organizao destas de modo a abrangerem conceitos mais complexos. Mencionam-se factos e ideias de modo esquemtico, contudo, a compreenso destes esquemas est ligada memria de quem os fez. (As palavras-chave no so geralmente utilizveis por pessoas que no o autor. Neste modo de tomada de notas, as ligaes de dependncia entre as palavras chave so evidenciadas com o recurso a setas e outros sinais. c) Citaes ou frases-chave So registadas as citaes ou frases-chave, aparecendo algumas delas a resumir uma ideia-matriz, uma caracterstica essencial de uma personagem ou de uma tese. Aqui as citaes podem ser anotadas sem alterao, entre aspas, o que mais significativo do pensamento do autor.

d) Tomar notas do prprio texto neste caso, antes de as registar em folhas ou fichas, as notas so tomadas no prprio texto, possibilitando a realizao de um primeira triagem directamente na matria prima. So evidenciadas as ideias-chave sublinhando-as, colorindo-as, etc. margem do texto podem ser colocadas as anotaes que sejam formulaes abreviadas de cada pargrafo. Ao mesmo tempo, com recurso a setas, so estabelecidas relaes de aproximao entre certos elementos dispersos ao longo do texto. e) Mapas As notas so organizadas num mapa que ocupa(aproximadamente) metade da folha. Nos mapas ocorrem frase esquemticas e palavras-chave, mostrando graficamente as correspondncias e as hierarquias entre as palavras e/ou ideias.

O uso das abreviaturas e smbolos

Como se sabe, na tomada de nota preciso usar uma escrita rpida. Para tal se recorre ao uso de smbolos. Contudo, estes smbolos, na sua maioria, so convencionais, ou seja, representam um cdigo j consagrado. preciso realar que no uso de smbolos e abreviaturas devem ser evitados os excessos. Alguns princpios para as abreviaturas: (a) deve seguir-se um ponto abreviatura. Exemplo: i.e. (id est)= isto ; (b) no se abrevia numa vogal, mas sim numa consoante (ex. bol.= boletim), sallvo excepo motivada por uma vulgarizao do uso. Exemplo: ex. = exemplo, exo.= exerccio; (c) as abreviaturas fazem-se as mais das vezes sem estabelecer distino entre o substantivo, o adjectivo, o advrbio, o verbo. Exemplo: an.= ano, anual, anualmente; (d) prtico abreviar suprimindo uma parte dos sufixos correntes. Exemplo; formul., ms., neolog. ... (e) pode-se por vezes dobrar a consoante inicial a fim de marcar o plural. Ex.: p. = pgina, pp. = pginas

Alguns smbolos algbricos ou tipogrfico usados

=: : // : (): W:

igual menos paralelo funo trabalho

: : : &: 1:

diferente mais ou menos maior que e um, etc

+: : : ~:

mais implica menor que no

S-ar putea să vă placă și