Sunteți pe pagina 1din 34

DIREITO PREVIDENCIRIO

Cartilha de Orientao
1
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

NDICE

Apresentao.............................................................................. 2 Aposentadoria por idade......................................................... 3 Aposentadoria por tempo de contribuio......................... 4 Aposentadoria do trabalhador rural..................................... 5 Aposentadoria especial............................................................ 6 Aposentadoria por invalidez................................................... 7 Penso por morte.................................................................... 8 Auxlio-acidente......................................................................... 9 Auxlio-doena......................................................................... 10 Salrio-maternidade................................................................ 11 Auxlio-recluso....................................................................... 12 Salrio-famlia............................................................................ 13 Amparo assistencial ao idoso e ao deficiente................... 15 Benefcios eventuais................................................................ 16 Reabilitao profissional......................................................... 17 Da qualidade de segurado...................................................... 18 Procurando a Defensoria Pblica......................................... 19 Relao de endereos............................................................. 20 3 Edio Agosto 2011

2
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

APRESENTAO

O objetivo desta cartilha reunir informaes bsicas sobre os benefcios previdencirios e assistenciais dos cidados. Aps a leitura, voc saber quais documentos devem ser apresentados e quais requisitos so necessrios para o reconhecimento do direito aposentadoria e aos demais benefcios previdencirios. claro que nem tudo ser discutido nesta cartilha. Para resolver demandas mais complexas, preciso consultar o Defensor Pblico Federal ou do Estado onde mora. dever da Defensoria Pblica da Unio prestar assistncia jurdica integral e gratuita s pessoas comprovadamente carentes. Ao final, voc poder conferir a relao de endereos das unidades da Defensoria Pblica da Unio espalhadas pelo Pas.

3
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

APOSENTADORIA POR IDADE

Quem tem direito: Todos os trabalhadores e demais segurados da previdncia social. No preciso deixar o emprego para requerer a aposentadoria. O que preciso comprovar: O homem que fizer 65 anos de idade ou a mulher que completar 60 anos deve comprovar que trabalhou por um perodo de 15 anos. Se for filiado Previdncia Social anteriormente a 24/07/1991, esse perodo menor. Exemplos: Quem completou a idade em 1996, deve comprovar 07 anos de contribuio. Se completar a idade em 2010, necessrio 14 anos e 6 meses de contribuio. Documentao bsica: Identidade, CPF, carteira de trabalho e recibo de pagamento das contribuies previdencirias. Assistncia jurdica Dvidas sobre o clculo da aposentadoria e as regras especiais para a concesso do benefcio podem ser esclarecidas na Defensoria Pblica da Unio (DPU).

4
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO

Quem tem direito: Todos os trabalhadores. No preciso deixar o emprego para requerer a aposentadoria. O que preciso comprovar: a) Regras atuais Para o homem: 35 anos de contribuio. Para a mulher: 30 anos de contribuio. Documentao bsica: Identidade, CPF, carteira de trabalho e recibo de pagamento das contribuies previdencirias. Aposentadoria proporcional: Esse tipo de aposentadoria foi extinto pela Emenda Constitucional n 20/1998. No entanto, os filiados Previdncia Social at 16 de dezembro de 1998 podem se aposentar, proporcionalmente, com idade mnima de 53 anos (homem) ou 48 anos (mulher) e um perodo contributivo adicional de 40% do tempo que faltar para o limite de 30 anos de contribuio (homem) e 25 anos de contribuio (mulher). Tambm so assegurados os direitos adquiridos de quem, at 16 de dezembro de 1998, implementou os requisitos para o gozo de aposentadoria integral ou proporcional por tempo de servio. Assistncia jurdica: Dvidas sobre o clculo da aposentadoria e as regras especiais para a concesso do benefcio podem ser esclarecidas na Defensoria Pblica da Unio (DPU).
5
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

APOSENTADORIA DO TRABALHADOR RURAL

Quem tem direito: Pequenos agricultores, arrendatrios, parceiros, meeiros e todos aqueles que trabalham no campo para sustento prprio e de sua famlia. O que preciso comprovar: O homem que fizer 60 anos de idade ou a mulher que completar 55 anos deve comprovar que trabalhou na roa por um perodo de 15 anos. Se for filiado Previdncia Social anteriormente a 24/07/1991, esse perodo menor. Por exemplo, se completar a idade em 2010, necessrio 14 anos e 6 meses de atividade rural. Documentao bsica: Identidade, CPF, certido de casamento ou eleitoral que atesta a condio de lavrador, nota fiscal de materiais agrcolas, escritura da pequena propriedade onde mora o trabalhador rural ou outros documentos que comprovem a prtica de atividade tpica do campo. Assistncia jurdica: O perodo de atividade rural tambm poder ser somado aos perodos trabalhados na atividade urbana para a obteno das demais espcies de aposentadoria. Em caso de dvida, procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU).

6
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

APOSENTADORIA ESPECIAL

Quem tem direito: Aqueles que, no exerccio de suas funes, trabalharam em condies prejudiciais sade, como por exemplo, radiao, barulho exagerado e fundio de metais. No preciso deixar o emprego para requerer a aposentadoria. O que preciso comprovar: A pessoa precisa atestar que trabalhou sob condies prejudiciais sade por 15, 20 ou 25 anos, conforme previsto na legislao previdenciria. O perodo especial de trabalho tambm pode ser considerado para a aposentadoria por idade ou tempo de servio. Nesse caso, o perodo de atividade especial deve ser convertido em tempo de atividade comum. Documentao bsica: Identidade, CPF, carteira de trabalho e formulrios PPP, LCTA, SB-40, DISES-BE 5235, DSS-8030 e DIRBEN-8030. Assistncia jurdica: Dvidas quanto ao clculo da aposentadoria e relao das profisses e atividades consideradas especiais podem ser esclarecidas na Defensoria Pblica da Unio (DPU).

7
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Quem tem direito: Os trabalhadores que se acidentaram ou adoeceram e esto, definitivamente, sem condies de trabalhar. O que preciso comprovar: Caso a invalidez seja provocada por doena, o homem ou a mulher precisa comprovar que trabalhou ou contribuiu com o INSS por um ano antes de adoecer. Os trabalhadores em situao de invalidez provocada por algumas doenas graves - como por exemplo, cncer, doena renal crnica e paralisia cerebral - so dispensados do pagamento de 12 contribuies previdencirias. J quem se acidentou ou sofreu alguma doena relacionada ao trabalho deve demonstrar que estava empregado ou que trabalhava por conta prpria para receber o benefcio. Documentao bsica: Identidade, CPF, carteira de trabalho, recibo de pagamento das contribuies previdencirias e atestado mdico. Para o benefcio causado por acidente de trabalho, necessrio apresentar o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). Assistncia jurdica: Nos casos de invalidez provocada por acidente de trabalho, procure a Defensoria Pblica de seu Estado. Para mais detalhes, procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU). O segurado que necessitar de acompanhamento permanente de outra pessoa tem direito a um acrscimo de 25% no valor da sua aposentadoria por invalidez.

8
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

PENSO POR MORTE

Quem tem direito: Os dependentes de quem faleceu. Entre eles, esto a viva ou o vivo, os filhos menores de 21 anos, os maiores invlidos para o trabalho, o menor tutelado e o enteado. Caso no existam os dependentes relacionados, os pais e os irmos do falecido tambm podem ter direito penso por morte. O que preciso comprovar: Que o falecido trabalhava ou recebia aposentadoria ou auxlio-doena. No caso de companheiro (a), preciso a comprovao de unio estvel. No caso de ex-esposa, comprovar que dependia do falecido. No caso de menor tutelado, enteado, pais e irmos, preciso a comprovao de dependncia econmica. No caso de maior invlido, preciso a comprovao da invalidez. Documentao bsica: Identidade, CPF, certido de bito, carteira de trabalho, comprovante de recebimento de benefcio previdencirio pela pessoa falecida e certido de nascimento ou casamento. Assistncia jurdica Procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU).

9
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

AUXLIO-ACIDENTE

Quem tem direito: Os trabalhadores que receberam auxlio-doena em decorrncia de acidente de trabalho ou acidente de qualquer natureza e atualmente sofrem com sequelas que diminuem a sua capacidade de trabalho. O que preciso comprovar: A pessoa deve atestar que recebeu ou deveria ter recebido o auxlio-doena por perodo temporrio e que, mesmo aps o tratamento, permanecem sequelas que diminuem a sua capacidade para o trabalho. Documentao bsica: Identidade, CPF, carteira de trabalho, recibo de pagamento das contribuies previdencirias e atestado mdico. Assistncia jurdica: Nos casos de acidentes ocorridos no local de trabalho ou no percurso da casa para o trabalho, procure a Defensoria Pblica de seu estado. As doenas que tenham sido provocadas em razo da atividade exercida pelo trabalhador tambm so consideradas acidentes de trabalho. Procure a Defensoria Pblica da Unio para mais informaes.

10
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

AUXLIO-DOENA

Quem tem direito: Aqueles que, temporariamente, no podem trabalhar por motivo de doena ou acidente dentro ou fora do servio. O que preciso comprovar: Caso a invalidez seja provocada por doena, o homem ou a mulher precisa comprovar que trabalhou ou contribuiu com o INSS por um ano antes de adoecer. J quem se acidentou ou sofreu alguma doena relacionada ao trabalho deve demonstrar uma das seguintes situaes: a) Que era trabalhador rural; b) Que estava empregado; c) Que estava a servio de uma empresa quando ocorreu o de trabalho. Documentao bsica: Identidade, CPF, carteira de trabalho, recibo de pagamento das contribuies previdencirias e atestado mdico. Se a invalidez foi causada por acidente de trabalho, necessrio apresentar o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). Assistncia jurdica: Nos casos de incapacidade provocada por acidente de trabalho, procure a Defensoria Pblica de seu estado. Em situaes que no envolva acidente durante o servio, pea orientaes ao Defensor Pblico Federal.

11
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

SALRIO-MATERNIDADE

Quem tem direito: As trabalhadoras que tiveram filhos ou adotaram crianas. No caso de nascimento, a concesso do benfico se refere aos 120 dias de licena-maternidade. No caso de adoo, o benefcio ser devido: a) Por um perodo de 120 dias, se a criana tiver at 01 (um) ano de idade; b) Por um perodo de 60 dias, se a criana tiver entre 01 (um) e 04 (quatro) anos de idade; c) Por um perodo de 30 dias, se a criana tiver entre 04 (quatro) e 08 (oito) anos de idade; A adoo de crianas com mais de 08 (oito) anos no gera direito ao benefcio. O que preciso comprovar: Que o nascimento ou a adoo da criana ocorreu na poca em que a mulher trabalhava ou contribua para o INSS. Para o contribuinte individual, preciso comprovar no mnimo 10 meses de contribuio, e a trabalhadora rural 10 meses de atividade tpica rurcola. Documentao bsica: Identidade, CPF, certido de nascimento ou sentena de adoo. No caso das trabalhadoras rurais, preciso comprovar a prtica de atividade tpica do campo. Assistncia jurdica: Procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU) para esclarecer dvidas sobre o clculo do benefcio.

12
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

AUXLIO-RECLUSO

Quem tem direito: Os dependentes do preso que recebia at R$ 862,11 (valor corrigido anualmente) ou que ficou desempregado pouco antes de ser recolhido ao sistema prisional. O que preciso comprovar: Que o trabalhador foi preso e, por isso, deixou de sustentar a famlia. necessria a comprovao de unio estvel quando a dependente do preso for sua companheira. Inexistindo dependentes preferenciais (cnjuge, companheiros e filhos), os pais ou irmos podero requerer o benefcio. Nesse caso, e nas hipteses de ex-esposa ou ex-companheira, preciso comprovar dependncia econmica em relao ao preso. Documentao bsica: Identidade, CPF, certido de nascimento ou casamento e certido de recolhimento ao sistema prisional. Assistncia jurdica: Se houver dvidas, procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU).

13
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

SALRIO-FAMLIA

Quem tem direito: a) Os empregados de empresas e trabalhadores avulsos - como por exemplo, os estivadores - que estejam em atividade ou recebendo auxlio-doena; b) Os empregados e os trabalhadores avulsos aposentados por invalidez ou por idade; c) O trabalhador rural (empregado rural ou trabalhador avulso) aposentado; d) Os demais aposentados, desde que empregados ou trabalhadores avulsos, quando completarem 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher). Valor do Benefcio (corrigido anualmente) Para quem ganha at R$ 573,58, o valor do salrio-famlia ser de R$ 29,41 por filho at 14 anos incompletos ou invlido de qualquer idade; Para quem ganha entre R$ 573,58 e R$ 862,11, o valor do benefcio ser de R$ 20,73 por filho de at 14 anos de idade ou invlido de qualquer idade. Cancelamento do Benefcio a) Quando o filho completar a idade de 14 anos; b) Em caso de falecimento do filho; c) Em caso de desemprego do segurado; d) Para o filho invlido, quando cessar a incapacidade. No tm direito ao benefcio: a) Os desempregados;

14
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

b) Os empregados domsticos; c) Os autnomos; d) O trabalhador rural que no seja empregado ou trabalhador avulso. Documentao bsica: Certido de nascimento das crianas e, se for o caso, atestado mdico que comprove a invalidez do filho maior de 14 anos. Assistncia jurdica: Procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU) para esclarecer dvidas sobre a concesso do benefcio.

15
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

AMPARO ASSISTENCIAL AO IDOSO E AO DEFICIENTE

Quem tem direito: Os deficientes incapacitados para o trabalho e os idosos, com 65 anos ou mais, que vivem em situao de misria e no recebem benefcios pagos pela Previdncia Social. O que preciso comprovar: Que vive em situao de miserabilidade e est incapacitado para o trabalho (deficiente) ou tem idade igual ou superior a 65 anos (idoso). Documentao bsica: Identidade, CPF, atestado mdico e carteira de trabalho do requerente e de quem mora com o deficiente ou o idoso. Quantia: O valor do amparo assistencial de um salrio-mnimo e deve ser pago enquanto durarem as condies que determinam a concesso do benefcio. Assistncia jurdica: O benefcio no d direito ao pagamento de 13 salrio ou abono anual e no gera o direito penso por morte para o dependente. Para outras informaes, procure a Defensoria Pblica da Unio (DPU).

16
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

BENEFCIOS EVENTUAIS

Os benefcios eventuais so o auxlio-natalidade e o auxlio-funeral. Quem tem direito ao auxlio-natalidade: As pessoas comprovadamente carentes, a partir do nascimento de seus filhos. Quem tem direito ao auxlio-funeral: Os dependentes comprovadamente carentes das pessoas falecidas. Documentao bsica: Para o auxlio-natalidade: identidade, CPF, carteira de trabalho e certido de nascimento da criana. Para o auxlio-funeral: identidade, CPF, certido de bito e carteira de trabalho do falecido. Assistncia jurdica: Atualmente, os benefcios eventuais devem ser pagos pelo Estado ou municpio. Procure a Defensoria Pblica Estadual para garantir esses direitos. Caso o seu estado ou municpio no garantam o direito ao pagamento dos benefcios eventuais, pea orientaes ao Defensor Pblico Federal, que poder responsabilizar o INSS pelo pagamento.

17
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

REABILITAO PROFISSIONAL

Quem tem direito: Aqueles que se acidentaram ou adoeceram e que, por isso, no podem mais voltar atividade em que trabalhavam. Quem teve a sua capacidade de trabalho reduzida tambm tem direito ao benefcio. Procedimento: O trabalhador pode ser atendido por mdicos, psiclogos, fisioterapeutas e outros profissionais que devem contribuir para a sua reabilitao profissional. Prteses, instrumentos de trabalho e cursos profissionalizantes tambm podem ser oferecidos. Ao final da reabilitao, a pessoa recebe certificado que comprova a sua nova habilidade profissional e as funes que deve exercer a partir desse momento.

18
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

DA QUALIDADE DE SEGURADO

Para ter direito a qualquer benefcio previdencirio, a pessoa no pode deixar de contribuir com a Previdncia Social por mais de 12 meses. O segurado poder, entretanto, permanecer por 24 meses sem recolher contribuies para o INSS caso preencha uma das seguintes condies: a) Tiver recebido seguro-desemprego ou comprovar que esteve desempregado perante o SINE ou o Ministrio do Trabalho e Emprego; b) Contribuiu por 10 anos sem ter perdido a condio de segurado. O perodo sem contribuies poder, ainda, ser prorrogado para 36 meses caso o trabalhador satisfaa as duas condies acima. Desta forma, ao deixar o emprego, procure se informar a respeito do pagamento do seguro-desemprego. Caso no tenha direito ao benefcio, mesmo assim, importante providenciar o cadastro individual no Sistema Nacional de Emprego. Isso poder garantir que o trabalhador, ainda que no esteja contribuindo, mantenha a condio de segurado por um perodo de 24 meses.

19
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

PROCURANDO A DEFENSORIA PBLICA DA UNIO

possvel pedir diretamente ao INSS a sua aposentadoria ou o seu benefcio previdencirio. Mas, se precisar de auxlio jurdico para ter algum desses direitos reconhecidos, procure a Defensoria Pblica da Unio ou, em casos especficos, a Defensoria Pblica de seu Estado. Caso tenha requerido o seu benefcio perante o INSS e este tenha sido indeferido, importante que leve Defensoria Pblica da Unio ou de seu estado a carta de indeferimento, para que seja possvel averiguar o motivo que levou o INSS a no conceder o benefcio. O Defensor Pblico tem como misso promover a defesa, a orientao jurdica e a garantia dos direitos das pessoas comprovadamente carentes. A assistncia jurdica por ele prestada para aqueles que no tm condies de pagar advogado particular nem as custas de um processo judicial. Os servios oferecidos pela Defensoria Pblica so totalmente gratuitos. No preciso pagar nada para ser atendido em qualquer unidade da Instituio. A Defensoria Pblica da Unio representa o assistido em aes judiciais relacionadas esfera federal como por exemplo, as que envolvem o INSS e a unio. Confira, adiante, os endereos das unidades da DPU espalhadas pelo Pas.

20
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

RELAO DE ENDEREOS Defensoria Pblica-Geral da Unio Setor Bancrio Sul, Quadra 01, Blocos H/I, Lote 26/27 Asa Sul - Braslia/DF - CEP: 70.070-110 Tel: (61) 3319-4317 Fax: (61) 3319-4378 E-mail: dpgu@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio de Categoria Especial Setor Bancrio Sul, Quadra 02, Lote 13 Asa Sul - Braslia/DF - CEP: 70.070-120 Tel: (61) 3214-1700 Fax: (61) 3214-1798 E-mail: dpu.especial.df@dpu.gov.br
REGIO NORDESTE

Defensoria Pblica da Unio em Alagoas Av. Durval de Ges Monteiro, n 6001 Bairro Tabuleiro do Martins - Macei/AL - CEP: 57.061-970 Tel: (82) 3194-2300 / 3221-0379 E-mail: dpu.al@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Pernambuco Avenida Dantas Barreto, n 1090 1, 2 e 3 pavimentos - Ed. So Miguel Bairro de So Jos - Recife/PE - CEP: 50.020-000 Tel: (81) 3194-1200 / Fax: (81) 3194-1227 E-mail: dpu.pe@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Juazeiro/Petrolina Praa Santos Dumont, n 101 Prdio da Justia Federal, Sala da DPU Bairro Centro - Petrolina/PE - CEP: 56.304-200 Telefone: (87) 3038-2014 E-mail: dpu.pj@dpu.gov.br

21
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio no Cear Rua Costa Barros, n 1227 Bairro Centro - Fortaleza/CE - CEP: 60.160-208 Tel: (85) 3474-8750 E-mail: dpu.ce@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Maranho Av. Guaxenduba, n 1490-B Bairro de Ftima - So Lus/MA - CEP: 65.015-560 Tel: (98) 3221-5101 / 3221-5390 E-mail: dpu.ma@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Salvador Av. Professor Manoel Ribeiro, n 1301, Edifcio MM Empresarial Bairro STIEP - Salvador/BA - CEP: 41.770-095 Tel: (71) 3114-1850 / 3114-1877 E-mail: dpu.ba@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Feira de Santana Rua Baro do Rio Branco, n 1309 Ed. Metropolitan Center, 6 Andar, Sala 602 Bairro Centro - Feira de Santana/BA - CEP: 44.001-205 E-mail: dpu.feiradesantana@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Vitria da Conquista Av. Otvio Santos, n 737 (sala no MPF) Bairro do Recreio - Vitria da Conquista/BA - CEP: 45.020-710 Tel: (77) 8829-3984 E-mail: dpu.v.daconquista@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Piau Rua Rio Grande do Sul, n. 585, Bairro Ilhotas Teresina/PI - CEP: 64.001-550 Tel: (86) 3194-8800 / (86) 3194-8801 Fax: (86) 3194-8821 E-mail: dpu.pi@dpu.gov.br

22
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio na Paraba Av. Santa Catarina, n 621, Bairro dos Estados Joo Pessoa/PB - CEP: 58.030-071 Tel: (83) 3224-3032 / 3225-8987 E-mail: dpu.pb@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Campina Grande Praa da Bandeira, n 71, Bairro Centro Campina Grande/PB - CEP 58400-085 Tel: (83) 3341-4077 E-mail: dpu.campinagrande@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Rio Grande do Norte Av. Alexandrino de Alencar, n 663 Bairro Alecrim - Natal/RN - CEP: 59.030-350 Tel: (84) 3221-5688 / 3216-2200 E-mail: dpu.rn@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Mossor Av. Francisco Mota, n 572, Reitoria da UFERSA, Sala da DPU Bairro Costa e Silva Mossor/RN Tel: (84) 3312-0634 E-mail: dpu.mossoro@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Sergipe Rua Santa Luzia, n 926, Bairro So Jos Aracaju/SE - CEP: 49.015-190 Tel: (79) 3712-7300 E-mail: dpu.se@dpu.gov.br
REGIO NORTE

Defensoria Pblica da Unio no Amazonas Av. Ayro, n 671, Praa 14 de Janeiro, Bairro Centro Manaus/AM - CEP. 69.025-050 Tel: (92) 3133-1600 / 1607 E-mail: dpu.am@dpu.gov.br

23
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio no Acre Av. Getlio Vargas, n 549 Bairro Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-660 Tel: (68) 2106-7803 E-mail: dpu.ac@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Amap Av. Duque de Caxias, n 485, Bairro Centro Macap/AP - CEP: 68.900-071 Tel: (96) 3198-1000 / 3198-1005 E-mail: dpu.ap@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Par Travessa Rui Barbosa, n 921, Bairro Reduto Belm/PA - CEP: 66.053-260 Tel: (91) 3224-4068 E-mail: dpu.pa@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Rondnia Rua Nathanael de Albuquerque n 192, Bairro Centro Porto Velho/RO - CEP: 76.801-044 Tel: (69) 3218-4000 / 3218-4021 E-mail: dpu.ro@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Roraima Av. Getlio Vargas, n 4876, Bairro So Pedro Boa Vista/RR - CEP: 69.306-700 Tel: (95) 3224-8005 E-mail: dpu.rr@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Tocantins Av. LO 01, Quadra 104 Sul, Conjunto 4, Lote 33 Ed. Jamir Rezende, 2 andar, Bairro Centro Palmas/TO - CEP: 77.020-020 - Caixa Postal 199 Tel: (63) 3216-8600 E-mail: dpu.to@dpu.gov.br

24
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

REGIO SUL

Defensoria Pblica da Unio no Paran Rua Voluntrios da Ptria, n. 547, Andares 1 ao 4 Bairro Centro - Curitiba/PR - CEP: 80.020-000 Tel: (41) 3232-9797 E-mail: E-mail: dpu.pr@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Cascavel Rua Paran, n 2767, Bairro Centro Cascavel/PR - CEP: 85.812-011 Tel/Fax: (45) 3225-4983 E-mail: dpu.cascavel@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Foz do Iguau Rua Edmundo de Barros, n 1989, Jardim Naipi Foz do Iguau/PR - CEP: 85.856-310 Tel: (45) 3523-2848, ramais 298 e 277 E-mail: dpu.foz@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Umuarama Av. Brasil, n 4281, Zona I Umuarama/PR - CEP: 87.500-000 Tel: (44) 3624-8489 E-mail: dpu.umuarama@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Santa Catarina Rua Frei Evaristo, n 142, Bairro Centro Florianpolis/SC - CEP: 88.015-410 Tel: (48) 3221-9400 E-mail: dpu.sc@dpu.gov.br

25
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio em Joinville Rua XV de Novembro, n 780, Bairro Centro Joinville/SC - CEP: 89.201-602 Tel: (47) 3422-0590 E-mail: dpu.joinville@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Rio Grande do Sul Rua Comendador Manoel Pereira, n 24, Bairro Centro Porto Alegre/RS - CEP: 90.030-010 Tel: (51) 3216-6900 / 3216-6906 E-mail: dpu.adm.rs@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Bag Rua Juvncio Lemos, n 566, Bairro Centro Bag/RS - CEP: 96.400-550 Tel: (53) 3240-4100 E-mail: dpu.bage@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Pelotas Rua XV de Novembro, n 767, Bairro Centro Pelotas/RS - CEP: 96.015-000 Tel: (53) 3284-9450 E-mail: dpu.pelotas@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Santa Maria Rua Duque de Caxias, 1881, Bairro Centro Santa Maria/RS - CEP: 97.015-190 Tel: (55) 3217-9110 E-mail: dpu.santamaria@dpu.gov.br

26
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

REGIO SUDESTE

Defensoria Pblica da Unio em So Paulo Rua Fernando de Albuquerque n 155 Bairro Consolao - So Paulo/SP - CEP: 01.309-030 Tel: (11) 3627-3400 E-mail: dpu.sp@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Campinas Rua Jorge Krug, n 211,Vila Itapura Campinas/SP - CEP: 13.023-210 Tel: (19) 3722-8300 E-mail: dpu.campinas@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em So Jos dos Campos Av. Comendador Vicente Paulo Penido, n 532 Bairro Jardim Aqurius - So Jos dos Campos/SP Tel: (12) 9109-3109 E-mail: dpu.sjc@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Guarulhos Rua Anice, n 268, Jardim Santa Mena Guarulhos/SP - CEP: 07.097-010 Tel: (11) 2928-7800 E-mail: dpu.guarulhos@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Ribeiro Preto Rua Aureliano Garcia de Oliveira, n 266 Nova Ribernia - Ribeiro Preto/SP - CEP: 14.096-750 Tel: (16) 9156-7498 E-mail: dpu.ribeiraopreto@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Santos Rua Xavier Pinheiro, n 203, Bairro Vila Matias Santos/SP - CEP: 11.015-090 Tel: (13) 3325-4900 E-mail: dpu.santos@dpu.gov.br

27
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio em Sorocaba Avenida General Carneiro n 677, Edifcio da AGU Sorocaba/SP - CEP: 18.043-002 E-mail: dpu.sorocaba@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Rio de Janeiro Rua da Alfndega, n 70, Bairro Centro Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.070-004 Tel: (21) 2460-5000 E-mail: dpu.rj@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Niteri/So Gonalo/Itabora Rua Evaristo da Veiga, n 29, Bairro Centro CEP: 89.201-602 Defensoria Pblica da Unio em Volta Redonda Rua Jos Fulgncio Carvalho Neto, n 38, Bairro Aterrado Volta Redonda/RJ - CEP: 27.213-340 Tel: (24) 2107-3017 E-mail: dpu.voltaredonda@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Esprito Santo Rua Odette Braga Furtado, n 110, Bairro Enseada do Su Vitria/ES - CEP: 29.050-345 Tel: (27) 3145-5600 / 3145-5616 E-mail: dpu.es@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Minas Gerais Rua Pouso Alto, n 15, Ed. Mello Canado, Bairro Serra Belo Horizonte/MG - CEP: 30.240-180 Tel: (31) 3069-6300 / 3069-6377 E-mail: dpu.mg@dpu.gov.br

28
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio em Juiz de Fora Rua Santo Antnio, n 630, Ed. Plaza Santo Antnio, 4 e 5 andares Bairro Centro - Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-001 Tel: (32) 2102-8500 E-mail: dpu.juizdefora@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Uberlndia Av. Cesrio Alvim, n 3390, Sala 109, Bairro Brasil Uberlndia/MG - CEP: 38.400-696 E-mail: dpu.uberlandia@dpu.gov.br
REGIO CENTRO-OESTE

Defensoria Pblica da Unio no Distrito Federal de 2 Categoria SCRN 704/705, Bloco C, n 40/45/48 Asa Norte - Braslia/DF CEP: 70.730-630 Tel: (61) 3347-7767 / 3347-7747 E-mail: dpu.df@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Distrito Federal de 1 Categoria SCS, Quadra 02, Bloco C, n 256, Ed. Toufic 4 e 5 Andares, Asa Sul - Braslia/DF CEP: 70.302-000 Tel: (61) 3105-7300 E-mail: dpu.1cat.df@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Mato Grosso Rua Osrio Duque Estrada, n 107 Ed. Capital, Bairro Aras Cuiab/MT CEP: 78.005-720 Tel: (65) 3611-7400 E-mail: dpu.mt@dpu.gov.br

29
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Defensoria Pblica da Unio em Cceres Rua Coronel Ponce, n 257 Centro - Cceres/MT CEP: 78.200-000 Tel: (65) 3211 2300 E-mail: dpu.caceres@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio no Mato Grosso do Sul Rua Dom Aquino, n 2350, salas 1-6 e 12-19 Bairro Centro - Campo Grande / MS CEP: 79.002-182 Tel: (67) 3324-1305/2664 (67) 3383-4043 Fax: (67) 3325-4639 E-mail: dpu.ms@dpu.gov.br Defensoria Pblica Unio em Dourados Rua Onofre Pereira de Matos, n 1975 Centro - Dourados/MS CEP: 79.802-011 Tel: (67) 3423-9763 E-mail: dpu.dourados@dpu.gov.br Defensoria Pblica da Unio em Gois Rua 22, n 305, Quadra G 10, Lote 36 Setor Oeste - Goinia/GO CEP: 74.120-130 Tel: (62) 3214-1499 / Fax: (62) 3214-1530 E-mail: dpu.go@dpu.gov.br

30
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Afonso Carlos Roberto do Prado Defensor Pblico-Geral Federal em exerccio Conselho Superior Afonso Carlos Roberto do Prado Subdefensor Pblico-Geral Federal Fabiano Caetano Prestes Corregedor-Geral Federal Tatiana Siqueira Lemos Defensor Pblico Federal de Categoria Especial Gustavo de Almeida Ribeiro Defensor Pblico Federal de Categoria Especial Felipe Caldas Menezes Defensor Pblico Federal de Primeira Categoria Jnio Urbano Marinho Jnior Defensor Pblico Federal de Primeira Categoria Carlos Eduardo Reglio Lima Defensor Pblico Federal de Segunda Categoria Marcos Antnio Paderes Barbosa Defensor Pblico Federal de Segunda Categoria Gabriel Faria Oliveira Presidente da ANADEF (Associao Nacional dos Defensores Pblicos Federais)

31
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Agradecimento Edilon Volpi Peres Defensor Pblico Federal em So Paulo Antonio de Maia e Pdua Defensor Pblico Federal de Categoria Especial Claudionor Barros Leito Defensor Pblico Federal de Categoria Especial Diagramao e Distribuio

Comunicao e Publicidade - DPGU Defensoria Pblica-Geral da Unio Setor Bancrio Sul, Quadra 0I, Blocos H/I Lotes 26/27, Prdio Anexo, Sala 102 Telefone: 3319-0241 e-mail: publicidade@dpu.gov.br

32
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

33
Seja Cidado, Lute por seus Direitos

Mais informaes no site: www.dpu.gov.br


3 Edio Agosto 2011

34

Seja Cidado, Lute por seus Direitos

S-ar putea să vă placă și