Sunteți pe pagina 1din 18

DIREITOS DOS SCIOS

O artigo 21, n 1, enumera os direitos dos scios, mas esta enunciao no se deve considerar exaustiva, pois desde logo, falta um direito fundamental que o direito qualidade de scio. Por outro lado, no existe qualquer direito do scio a ser designado para os rgos de administrao e fiscalizao da sociedade (art 21, n 1, al. d)), nem sequer, os scios tm exclusividade quanto a essa designao (art 252, n 1 e 390, n 3). No se incluem no elenco dos direitos fundamentais dos scios todos aqueles que s podem ser exercidos em situaes patolgicas, como, por exemplo, o direito de impugnao de deliberaes sociais e o direito de intentar aces de responsabilidade contra os administradores. Os direitos fundamentais tpicos dos scios so: - O direito qualidade de scio: - O direito informao; - O direito de participar nas deliberaes sociais; - O direito aos lucros; - O direito preferencial de subscrio de aumentos de capital. Para alm destes direitos fundamentais tpicos de origem legal, outros direitos de origem contratual podem ser atribudos nos estatutos, quer generalidade dos scios, quer a algum, ou a alguns scios ou categorias de aces. Estes ltimos so chamados direitos especiais, que merecem um estudo particular.

1) - O DIREITO QUALIDADE DE SCIO


Por direito qualidade de scio entende-se o direito de o scio no ser arbitrariamente excludo pela maioria.

a) Limites O princpio da conservao da empresa; O princpio do abuso de direito; O princpio da boa f; O dever de lealdade. Pelo princpio da conservao da empresa, que uma aplicao do princpio do interesse social, o scio, que pelo seu comportamento lesivo dos interesses sociais possa fazer perigar a subsistncia da empresa, poder ser afastado da sociedade, para salvaguarda da prpria empresa. Na verdade, nesse caso, o scio no estaria ao exercer o direito qualidade de scio de acordo com a sua funo social, mas sim numa situao de abuso de direito. De igual modo, o aproveitamento da qualidade de scio para praticar actos lesivos do interesse social uma manifesta violao do princpio da boa f, que no pode ser tolerada pela ordem jurdica. O dever de lealdade um corolrio dos referidos princpios. Mas a lei prev ainda outras situaes que podem levar extino da participao social independentemente de qualquer conduta irregular. b) Casos legais de excluso de scios Com fundamento em comportamentos ilcitos, a lei prev os seguintes casos legais de excluso de scios: falta de realizao de entradas; falta de realizao das prestaes suplementares nas sociedades por quotas; excluso por justos motivos.

Todavia, nenhum destes casos funciona automaticamente, isto , verificado o facto cabe aos scios a faculdade de deliberarem, ou no, a excluso do scio faltoso (art 246, n 1, al. c), e 373, n 2). As prestaes suplementares, tambm designadas por prestaes

suplementares de capital, constituem o capital prprio da sociedade e funcionam como um suplemento do capital social, a que os scios se obrigaram no momento da constituio da sociedade, prevendo a eventual necessidade de reforo dos capitais prprios sem recurso ao aumento de capital social. Por esta razo, a lei sujeita a obrigao de realizao de prestaes suplementares ao mesmo regime da obrigao de entrada (art 212, n 1) s violaes de obrigaes gerais dos scios para com a sociedade acrescenta o art 186, n 1, situaes especficas das sociedades em nome colectivo que tm em conta as caractersticas especiais destas sociedades: exerccio de actividade concorrente com a da sociedade, destituio da gerncia com justa causa, interdio, inabilitao ou insolvncia e impossibilidade de prestao do servio a que o scio de indstria se obrigou. De salientar que, com ressalva das sociedades em nome colectivo, a excluso de scios por justos motivos, fora dos casos previstos no pacto social, tem de se efectuar por via judicial (art 242. n 1 e 2), devendo a sociedade amortizar a quota no prazo de 30 dias a contar do trnsito de sentena de excluso (art 242 n 3). Todavia, pode e suscitar-se a dvida da possibilidade de excluso judicial de accionistas nas sociedades annimas, por justos motivos, fora dos casos previstos nos estatutos, uma vez que a lei no prev expressamente essa faculdade como acontece nas sociedades em nome colectivo e por quotas. Pereira de Almeida entende, que essa excluso possvel por aplicao analgica do art 242, que no uma norma excepcional . De qualquer forma,

dado o menor grau de " affectio societatis" nas sociedades annimas, a apreciao dos justos motivos tem de ser feita com menor severidade e deve ter em ateno a maior ou menor intensidade do elemento pessoal, nomeadamente se as aces so nominativas e existem clusulas estatutrias limitativas da transmisso. Para alm desta excluso judicial por justos motivos, o C.S. C. prev ainda a possibilidade de excluso do scio atravs da amortizao forada das quotas ou aces, verificados os casos expressamente previstos nos estatutos da sociedade e mediante simples deliberao (art 232 e segs., 241, n 1 e 2 e 347). Outra situao que se pode incluir nos casos legais de excluso de scios a das aquisies tendentes ao domnio total em sociedades em relao de grupo. O art 490 permite que uma sociedade que, por si s, ou conjuntamente com outras sociedades dependentes ou em relao de grupo, disponha de quotas ou aces correspondentes a, pelo menos, 90% do capital social de outra sociedade, possa prevalecer-se dessa posio dominante para impor aos restantes scios a aquisio das respectivas participaes, mediante uma contrapartida em dinheiro ou nas suas prprias quotas, aces ou obrigaes, justificada por relatrio elaborado por um ROC independente das sociedades interessadas (art 490, n 1 e 3).

2) DIREITO INFORMAO
O direito informao compreende: o direito geral informao; o direito informao preparatria das assembleias gerais;

o direito informao nas assembleias gerais. a) Direito geral informao O direito geral informao um direito irrenuncivel e inderrogvel dos scios, consagrado no art 21, n 1, al. c), mas a sua regulamentao tem carcter fragmentrio e contornos distintos em funo do tipo de sociedade. Nas sociedades em nome colectivo, o direito informao pleno e ilimitado, embora tenha de ser exercido pessoalmente pelo scio, que, contudo, se pode fazer acompanhar de um perito (art 181). Nas sociedades por quotas o direito informao , em princpio, pleno, embora os estatutos possam estabelecer limites e regulament-lo, contando que no seja impedido o seu exerccio efectivo ou injustificadamente limitado. Nestas sociedades o direito tem tambm de ser exercido pessoalmente pelo scio se o scio for uma sociedade, pelo seu administrador que se pode fazer acompanhar de um perito e tirar fotocpias, salvo se a sociedade invocar motivo grave para impedir a reproduo (art 214, n 4). A sociedade pode, contudo, recusar a informao se tiver fundado receio que o scio utilize as informaes obtidas de modo a prejudicar a sociedade ou quando a prestao ocasionar violao do segredo imposto por lei no interesse de terceiros (art 215, n 1). O scio pode, contudo, provocar uma deliberao para que a informao lhe seja prestada (art 215, n 3). De qualquer forma, o scio que utilizar as informaes obtidas de modo a prejudicar injustamente a sociedade ou outros scios responsvel, nos termos gerais, pelos prejuzos causados e fica sujeito a excluso (art 214, n 6). Para alm disso, nada impede que se aplique a doutrina geral do abuso de direito (art 334 C. Civ.) ao exerccio manifestamente excessivo do direito informao.

Nas sociedades annimas o direito geral informao varia consoante a percentagem de capital detido pelo accionista ou grupo de accionistas que queira exercer o direito em conjunto. Assim, s assegurado um direito mnimo informao a accionistas detentores de, pelo menos, 1% do capital social e desde que leguem motivo justificado. Esse direito consiste apenas na consulta pessoal, na sede da sociedade, dos seguintes elementos referidos no artigo 288, n 1, alneas a) a e) direito individual informao mais alargado, pode ser exercido

colectivamente, e que pressupe a posse de aces representativas de, pelo menos 10% do capital. Verificado este pressuposto os accionistas podem solicitar, por escrito, que lhes sejam prestadas informaes, tambm por escrito, no prazo de 15 dias, sobre assuntos sociais passados, presentes ou em vias de execuo e a administrao no pode recusar essas informaes se no pedido for mencionado que se destinam a apurar responsabilidades dos rgos da administrao ou fiscalizao, a menos que seja patente no ser esse o fim visado pelo requerente (art 291, n 1, 2, 3 e 5). A informao pode ser recusada pela sociedade quando se verificar algum dos preesupostos contidos no n 4 do artigo 291 Funciona aqui o princpio do interesse social a modelar o direito informao dos accionistas. A recusa justificada da prestao das informaes a que a administrao da sociedade est obrigada, ou a prestao de informaes presumivelmente falsas, incompletas ou no elucidativas fundamento para o scio requerer inqurito judicial (arts. 216 e 292), ira alm da anulabilidade da deliberao (art. 290., n 3) e da responsabilidade criminal (arts. 5l8 e 5l9).

Nas sociedades coligadas, o direito informao abrange as relaes entre a sociedade e outras sociedades com ela coligadas (art 290, n 1) Contudo, repare-se que este direito limitado, porquanto a lei s refere as relaes entre a sociedade e outras sociedades com ela coligadas Nas sociedades abertas o direito informao destina-se mais a proteger o pblico e os accionistas financeiros, a quem interessa sobretudo saber quem controla a sociedade do que propriamente acompanhar os negcios sociais, Assim, os arts. 16 a 18 do CVM impem certos deveres de comunicao e publicao de quem atinge ou ultrapassa certos patamares de participao. Nas sociedades admitidas negociao em bolsa, a fiscalizao da sua patrimonial compete CMVM como entidade reguladora, a quem devem ser fornecidas as informaes (arts. 244 e segs. Do CVM)

b) Direito informao preparatria das assembleias-gerais O direito informao preparatria das assembleias gerais consiste no direito dos scios tomarem conhecimento das matrias respeitantes aos assuntos que vo ser deliberados nas assembleias gerais. Assim, nas sociedades por quotas, devem estar patentes aos scios, na sede da sociedade e durante as horas de expediente, a partir do dia em que for convocada a assembleia geral ordinria anual, o relatrio de gesto e os documentos de prestao de contas, devendo os scios ser avisados deste facto na prpria convocatria (art 263, n 1) Nas sociedades annimas, os documentos s tm que estar patentes na sede social a partir de 15 dias que antecedem a reunio da assembleia geral ordinria, mas a lista mais completa cfr. art 289, n 1

Os documentos referidos no art 289, n 1, devem ser enviados, no prazo de 8 dias (art 249, n 3): a) Atravs de carta, aos titulares de aces correspondentes a, pelo menos, 1% do capital social, que o requeiram; b) Atravs de correio electrnico, aos titulares de aces que o requeiram, se a sociedade no os divulgar no respectivo stio da Internet: J no que respeita s assembleias gerais extraordinrias para alterao dos estatutos, o texto integral da proposta de alterao ver ficar patente na sede social a partir da data da convocatria (art. 289, n 2). A inobservncia deste direito informao poder determinar a anulabilidade das deliberaes (art. 58 n 1, al. c) e n 4).

c ) Direito informao nas assembleias gerais Finalmente, o direito informao nas assembleias gerais consiste no direito do scio a que lhe sejam prestadas na assembleia geral informaes verdadeiras, completas e elucidativas sobre a sociedade e sociedades coligadas, que lhe permitam formar opinio fundamentada sobre os assuntos sujeitos a deliberao (art 290, n 1, aplicvel s sociedades por quotas por fora do art 248, n 1). O direito informao abrange as relaes entre a sociedade e outras com ela coligadas. O direito de voto deve ser exercido com esclarecimento e, portanto, a recusa injustificada das informaes causa de anulabilidade das deliberaes (art 290, n 3). As informaes s podem ser recusadas se a sua prestao poder ocasionar grave prejuzo sociedade, ou a outra sociedade com ela coligada, ou violar

segredo imposto por lei (art 290, n 2). , mais uma vez, o princpio do interesse social a funcionar.

3 ) O DIREITO AOS LUCROS


O direito aos lucros um direito fundamental dos scios, pois ele a causa da sua participao na sociedade. Mas, o direito aos lucros no se deve confundir com o direito aos dividendos. Estes so apenas um modo de participao nos ganhos sociais, que no pode ser afastado nas sociedades por tempo indeterminado. Os scios tambm participam nos lucros retidos em reservas, quer na liquidao da sociedade, quer, antes, nas restituies de activos, os aumentos de capital e na transmisso ou amortizao de quotas ou aces. a) Caractersticas O direito aos lucros inderrogvel e irrenuncivel, embora possa ser renuncivel em concreto, aps a aquisio pelo scio do direito a determinado dividendo. Ora, o direito aos lucros, pelo menos em abstracto, uma caracterstica essencial do contrato de sociedade, a causa mesmo da participao social. Assim, nula a clusula que exclui um scio da comunho nos lucros, ou que o isente de participar nas perdas da sociedade, salvo disposto quanto a scios de indstria, que no so admissveis sociedades de responsabilidade limitada. Mas, repare-se, o que nula a clusula e no necessariamente a sociedade. Uma coisa o direito aos lucros, outra a medida desse direito. O art. 22., n 1, estabelece um princpio supletivo: os scios participam nos lucros e nas perdas da sociedade segundo a proporo dos valores nominais das respectivas participaes no capital. Este princpio no todavia absoluto e

a prpria lei admite "preceito especial conveno em contrrio ". Preceito especial o art. 178 n 2, que isenta o scio de indstria de participar nas perdas. Atravs de conveno em contrrio, os scios podem estipular modalidades de participao nos lucros que no coincidam com a percentagem de participao no capital social. Normalmente isto corresponder a um direito especial aos lucros conferido a determinados scios. Mas, se os scios podem, no pacto social, estipular acerca da percentagem de repartio dos lucros, esto, no entanto, condicionados certos limites. que sendo interditas as sociedades Leoninas art. 994 do C. Civ.), naturalmente que tambm so proibidas as clusulas que atribuam a certo ou certos scios uma percentagem irrisria de participao nos lucros relativamente ao valor da sua participao social. Na verdade, estar-se-ia, em face de uma manifesta fraude lei. O direito aos lucros no s inderrogvel, mas tambm irrenuncivel em abstracto, embora o scio possa renunciar aos lucros no concreto, isto , um scio no pode renunciar ao seu direito aos lucros futuros, mas j pode renunciar ao dividendo que lhe tenha sido atribudo. b) Conceito de lucro distribuvel Para a contabilidade, o lucro a diferena entre os custos e os proveitos. Contudo, o conceito jurdico de lucros de exerccio tem um mbito mais restrito: so apenas os incrementos de patrimnio decorrentes do desenvolvimento do objecto social e obtidos na sequncia de contratos onerosos com terceiros, as chamadas operaes externas. Outros ganhos obtidos pela sociedade ficam sujeitos ao regime da reserva legal e no podem ser distribudos pelos scios art 295, n 2. Com efeito, nem todos os lucros so distribuveis.

10

.Em primeiro lugar conforme dispe o art. 33, n 1: No podem ser distribudos pelos scios os lucros do exerccio que sejam necessrios para cobrir prejuzos transitados ou para formar ou reconstruir reservas impostas pela lei ou pelo contrrio de sociedade Os lucros so apurados relativamente ao conjunto dos exerccios e no para cada exerccio isoladamente. Vigora aqui o princpio da solidariedade dos exerccios sociais: no clculo dos lucros no possvel considerar os lucros de um s exerccio, fazendo abstraco dos que o precederam e dos resultados relativos. Assim, se num exerccio a sociedade tem lucros, mas estes no bastam para cobrir os prejuzos dos anos anteriores, a sociedade no poder distribuir esses lucros. S haver lucro distribuvel quando o activo da sociedade for superior cifra do capital social e da reserva legal. Antes disso no poder haver distribuio de quaisquer dividendos ou entrega de quaisquer bens aos scios. A tal se ope o princpio da intangibilidade do capital social . probe a distribuio de lucros enquanto as "despesas de estabelecimento"no estiverem completamente amortizadas. Para alm disso, conforme prescreve o art 32, " no podem ser distribudos aos scios, bens da sociedade quando a situao lquida desta, tal como resulta das contas elaboradas e aprovadas nos termos legais, for inferior soma do capital e das reservas que a lei ou contrato no permitam distribuir aos scios ou se tomar inferior em consequncia desta distribuio.." Trata-se da principal aplicao do princpio de intangibilidade do capital social. c) Direito a uma distribuio peridica de lucros O facto de os lucros no serem distribudos no significa que o scio no tenha a eles direito, pois, havendo lucros distribuveis, a sociedade em qualquer momento pode deliberar a sua distribuio, salvo clusula estatutria em contrrio, para alm do direito ao activo restante em caso de liquidao da

11

sociedade (art. 156). Mas, mesmo que os lucros fiquem retidos em reservas, o scio pode deles beneficiar nomeadamente atravs da valorizao das suas participaes e dos aumentos de capital por incorporao de reservas. Pereira de Almeida, entende que os scios tm direito a uma distribuio peridica de lucros, pelo menos, nas sociedades de capitais por tempo indeterminado. No entanto, o direito distribuio peridica de lucros um direito abstracto, que depende da verificao das seguintes condies para se converter em direito concreto: - Aprovao do balano - Existncia de lucros distribuveis - Deliberao de distribuio c) Clausulas estatutrias sobre distribuio de dividendos Diversas podem ser as clusulas estatutrias sobre aplicao de resultado: as que impem a aplicao de todos os lucros em reservas as que permitem atribuir a reservas uma percentagem superior a metade dos lucros distribuveis; as que s permitem atribuir a reservas uma percentagem inferior a metade desses lucros; as que obrigam distribuio anual de todos os lucros distribueis, as que apenas dizem que a distribuio de lucros depende do que a assembleia geral deliberar. d) Adiantamentos A regra geral a de que nenhuma distribuio de lucros ou bens sociais pode ser efectuada sem ter sido objecto de prvia deliberao dos scios (art 31, n 1) e a deliberao de distribuio de lucros tem de ser precedida da prvia aprovao das contas.

12

Excepcionalmente, nas sociedades annimas, podem ser feitos adiantamentos sobre lucros no decurso do exerccio desde que o contrato de sociedade o autorize e sejam observadas as s regras constantes do artigo 297, n 1, alneas a) a d). Nas sociedades por quotas, em que o elemento pessoal mais forte, existe uma prtica sucednea, que so os vales de caixa, os quais no constituem verdadeiros adiantamentos, mas situaes contabilsticas. f) Pagamento de dividendos O crdito do scio, parte nos lucros, ou seja aos dividendos, s se vence, em princpio, 30 dias aps a deliberao. Mas, a assembleia poder estender este prazo at 60 dias com fundamento na situao excepcional da sociedade (arts. 217., n. 2, e 294, n 2). A deliberao de distribuio de dividendos constitutiva do direito do scio de crdito aos dividendos. Assim, titular do direito aos dividendos aquele que for scio no momento dessa deliberao, ainda que no tivesse a qualidade de scio no perodo do exerccio a que se reportam os dividendos, ou que a venha a perder no perodo que medeia entre a deliberao e o vencimento. Nas sociedades annimas o exerccio dos direitos depende da posse - do registo nas aces escriturais dos ttulos ou dos cupes destacveis, a sociedade s dever pagar os dividendos a quem fizer essa prova (arts. 55 e 56 do C.V.M). Mas, nas relaes entre cedente e cessionrio so vlidas as clusulas sobre o direito aos dividendos, quer ainda no tenham sido deliberados - bens futuros quer j tenham sido deliberados ou mesmo postos disposio. 4 O DIREITO DE PARTICIPAO NAS DELIBERAES SOCIAIS

13

Tendo a sociedade origem um negcio jurdico com vista partilha de lucros (art. 980 do C. Civ.) e constituindo os scios o substrato pessoal da sociedade como pessoa colectiva, natural que estes tenham o direito de defender os seus interesses e de contribuir para a formao da vontade do ente colectivo atravs da participao nas suas deliberaes. O direito de participao nas deliberaes sociais reconduz-se ao: a) direito de ser convocado para as assembleias gerais; b) direito de assistir e intervir nas assembleias gerais; c) direito de voto. a) O direito de ser convocado para as assembleias gerais O direito de ser convocado para as assembleias gerais o direito mais elementar, porquanto, se o scio no tiver conhecimento de que a assembleia vai reunir, s eventualmente poder participar nela, deixando o terreno aberto para todo o tipo de abusos. Assim, o legislador particularmente rigoroso quanto legitimidade para convocar e forma de convocao das assembleias, que varia conforme o tipo de sociedade. Nas sociedades por quotas sos gerentes quem tem legitimidade para convocar as assembleias convocatrias so realizadas por cartas registadas (art. 248, n 3); nas sociedades annimas a convocao compete ao presidente da mesa da assembleia geral e as convocatrias so, em princpio, publicadas (art 377, n 1 e 3). Mas, no basta que os scios sejam convocados; necessrio que a convocatria seja realizada com a antecedncia suficiente para permitir a deslocao reunio e a sua preparao (arts. 248, n 3 e 377, n 4). A falta de convocatria torna as deliberaes nulas, salvo se todos os scios estiverem presentes ou representados (art 56, n 1, al. a)).

14

b) O direito de assistir e intervir nas deliberaes sociais o princpio geral o de que todos os scios tm o direito de assistir s assembleias gerais, ainda que no tenham direito de voto, estejam impedidos ou inibidos de votar. O art. 248., n. 5, quanto s sociedades por quotas, peremptrio. Nenhum scio pode ser privado, nem sequer por disposio do contrato, de participar na assembleia, ainda que esteja impedido de exercer o direito de voto Por conseguinte, qualquer disposio estatutria em sentido contrrio ser nula. J, quanto s sociedades annimas o legislador mais flexvel, em prejuzo de manter o mesmo princpio de que todos os accionistas (e os obrigacionistas) tm o direito de assistir s reunies. Contudo, admite expressamente que os estatutos; retirem esse direito aos accionistas que no tiverem o direito de voto (art 379, n 2). o caso nomeadamente de as estatutos fazerem corresponder um s voto a um certo nmero de aces, contanto que fique a. caber, pelo menos, 1 voto a cada 1000 euros de capital (art. 384, n 2, al. a)). Porm, se os estatutos no permitirem que os accionistas sem direito de voto assistam . reunio, os titulares de aces preferenciais sem voto de cada emisso podero fazer-se representar por um representante comum (art. 343.). e) O direito de voto O processo de participao do scio nas deliberaes sociais culmina naturalmente com o exerccio do direito de voto. Todavia, no elenco dos direitos dos scios do art. 21. no figura o direito de voto. Contudo, nas situaes de inibio ou impedimento do exerccio do direito de voto, este nunca definitivamente afastado.

15

A lei estabelece ainda a unidade de voto: um scio no pode fraccionar os seus votos para votar em sentidos diversos sobre a mesma proposta ou abster-se relativamente a parte dos votos de que dispe. A sano da violao deste princpio a nulidade de todos os votos (385, n 1 e 4).

5 DIREITO PREFERENCIAL DE SUBSCRIO DE AUMENTOS DE CAPITAL


Os scios tm um direito preferencial de subscrio dos aumentos de capital com entradas em dinheiro, quer nas sociedades por quotas (art 266, n 1), quer nas sociedades annimas (art 458, n1) Este direito de subscrio preferencial funda-se em razes patrimoniais e polticas. Os .fundamentos patrimoniais assentam na necessidade de evitar que terceiros venham a aproveitar-se dos lucros acumulados em reservas e no distribudos aos scios. Os fundamentos polticos tm como finalidade impedir a diluio da participao relativa dos scios e consequentemente do seu poder ou fora do voto. No s se evita que terceiros venham a ganhar poder dentro da sociedade, mas tambm se assegura a manuteno da distribuio interna do poder, uma vez que a medida do direito preferencial proporcional s participaes no capital social.

6 DIREITOS ESPECIAIS DOS SCIOS


Direitos especiais so aqueles que so atribudos pelo pacto social a um ou mais scios, ou categorias de scios, conferindo-lhes uma vantagem relativamente aos demais (art. 24). Trata-se, por conseguinte, de alteraes, que se podem estipular no pacto social.

16

Como exemplos de direitos especiais nas sociedades quotas, podemos indicar os seguintes: direitos a uma percentagem nos lucros superior respectiva participao no capital social, direito. de voto duplo (art. 250, n 2), direito gerncia (art. 257, n 3). Todavia, nas sociedades annimas, como sociedades de capitais, os direitos especiais so atribudos individualmente " intuitus personae" como nas sociedades quotas, mas a categoria ou classe de aces, independentemente da identidade do seu titular (art 302). Os direitos especiais nas sociedades annimas so transmissveis com as aces a que respeitam, enquanto, nas sociedades por quotas, os direitos especiais s acompanham a transmisso da quota quando tm natureza patrimonial (art 24, n 3). A caracterstica essencial dos direitos especiais o serem inderrogveis pela maioria, ainda que qualificada para alterar o pacto social, mas poderem ser renunciveis pelo respectivo beneficirio, isto , s podem ser suprimidos com o consentimento do respectivo titular (art 24, n 5). Nas sociedades annimas o consentimento dever ser dado por deliberao tomada em assembleia especial dos accionistas titulares de aces da respectiva categoria (art 24, n 6 e 389). As deliberaes sociais que visem a supresso de direitos especiais, tomadas sem o consentimento dos beneficirios, so ineficazes em relao a estes (art 55). Mas, porque no so nulas, podem vir a ser ratificadas por estes expressa ou tacitamente.

17

BIBLIOGRAFIA: Sociedades Comerciais; ALMEIDA, Antnio Pereira, Coimbra Editora, 4 Edio Curso de Direito Comercial Volume II, ABREU, Jorge Manuel Coutinho, Almedina, 2 Edio.

18

S-ar putea să vă placă și