Sunteți pe pagina 1din 3

II Guerra Mundial O desenvolvimento do Conflito o No princpio da dcada de 30, vrios acontecimentos vieram ameaar a paz entre as naes: O Japo,

o, a Itlia e a Alemanha empreenderam uma poltica de armamento e de conquistas Japo: superpovoado e com falta de matrias primas, submeteu a Marchria Itlia: Desejosa de um imprio colonial, invadiu a Etipia Alemanha: abandou a SDN e, dois anos depois, restabeleceu o servio militar e reequipou as Foras Armadas A mquina de Guerra Alem o Passou a ser a mais poderosa da Europa e ao mesmo tempo Hitler ps em marcha o plano de crirar a "Grande Alemanha" com todos os povos da lngua alem o Durante 1936 e 1939, lanou-se na conquista do "espao vital", que achava importante para o pas o Ocupou a Rennia e anexou a ustria e a regio dos Sudetas o Celebrou pactos militares com a Itlia e com o Japo O deflagrar do conflito o As naes democrticas: Inglaterra e Frana no reagiram s anexaes alems. o A SDN mostrou-se incapaz de se opor contra os pases militaristas. A agravao da situao o As tropas alems ocuparam a Checoslovquia e exigiram Polnia a entrega da cidade de Danzigue o A Inglaterra e a Frana mudaram de atitude e garantiram apoio Polnia em caso de agresso alem o A Alemanha no recuou na sua poltica expansionista, e no dia 1 de Setembro de 1939, invadiu a Polnia, logo de seguida a Frana e a Inglaterra, fieis ao comprosso assumido, declaram guerram Alemanha 2 Guerra Mundial o Durante 1939 e 1945 decorreu a 2 Grande Guerra; as potncias do Eixo ficaram consideradas como o conflito que causou mais vitimas em toda a histria da humanidade o As principais potncias aliadas eram a China, a Frana, a Gr-Bretanha, a URSS e os EUA. O Brasil integrou-se nos Aliados em 1943 o A Alemanha,m a Itlia e o Japo, faziam parte da Fora do Eixo. Outros pases participaram na guerra, juntando-se a um dos lados porque foram invadidos. o Em algumas naes como a Frana e a Jugoslvia, a 2 Guerra Mundial provocou conbfrontos internos entre partidrios de lados diustintos Guerra Relmpago o No dia 10 de Maio de 1940, o exrcito alemo lanou uma ofensiva, de surpresa, contra a Holanda, dando incio Batalha da Frana. o Os alemes estavam a pensar em contornar as poderosas fortificaes francesas da Linha Maginot, construdas anos antes da fronteira da Frana com a Alemanha.

Os ingleses e franceses pensavam que haveria uma nova guerra das trincheiras como tinha ocorrido na 1 Guerra Mundial. o A Guerra Relmpago foi a combinao de ofensivas pra-quedistas com rpidas manobras de blindados, juntamente com rpidos deslocamentos de infantaria motorizada. Batalha de Inglaterra o A Inglaterra era o nico pas que continuava a resistir, ento Hitler, decidiu assim dominar o espao areo ingls. Travaram duros combates nos cus das ilhas britnicas e no Canal da Mancha. o Os aeroportos do sul de Inglaterra foram sujeitos a intensos bombardeamentos para permitir o desembarque alemo no pas. o No entanto, os ingleses comandados pelo 1 ministro ingls, Winston Churchill, resistiram aos ataques alemes. o Hitler sai derrotado da batalha contra Inglaterra. Invaso da URSS o Em 1941, as tropas de Hitler invadiram a Unio Sovitica. O exrcito sovitico, mal armado e comandado, sofreu pesadas derrotas. A resistncia sovitica concentravase em Estalinegrado. O ataque surpresa do Japo o Nos finais de 1941, a aviao japonesa atacou de surpresa a frota americana em Pearl Harbor, Hawaii. o Parte da frota americana ficou detruda, o que levou a Amrica a entrar na guerra. Ocupao do Norte de frica o No norte de frica, as foras inglesas comandadas pelo general Montgomery derrotaramm os alemes no Egito. o As foras anglo-americanas desembarcaram na Arglia e em Marrocos, libertando o Norte de frica. Derrotas japonesas no Pacfico o As foras americanas obtiveram importantes vitrias sobre os japoneses nas batalhas aeronavais de Midway e de Guadalcanal. Fim da 2 Guerra Mundial o Em 1944, os ingleses e americanos sob as ordens do general Eisenhower, desmbarcaram na Normandia, iniciando a libertao da Frana.

As foras anglo-americanas avanavam paar a Alemanha e as foras soviticas faziam o mesmo, entrando em Berlim. o Em Abril de 1945, Hitler suicidou-se e a Alemanha rendeu-se no dia 8 de Maio do mesmo ano. o O Japo recusou-se a render-se, mas os EUA tomaram medidas drsticas e lanaram uma bomba atmica sobre Nagasaki e Hiroshima. o No dia 2 de Setembro, o Japo assinou a rendio e ps assim fim 2 Guerra Mundial. Consequncias da 2 Guerra Mundial o Elevados custos humanos e materiais: No territrio nazi havia uma enorme riqueza de produtos agrcolas e mineiros. As populaes eram obrigadas a pagar pesados impostos. Em 1942, os nazis decretaram o genocdio. As populaes sofreram privaes e danos morais e fsicos incalculveis. Avalia-se me 50 ou 60 milhes o nmero de mortos em consequncia da guerra. Todas estas mortes deveram-se aos bombardeamentos que arrasaram cidades, vias de transportes e produes. o Alteraes no mapa poltico mundial: No novo mapa poltico na Europa, o principal pas beneficiado foi a URSS. Os pases de leste implantaram regimes comunistas. Na sia menor surgiram novos estados: Sria Lbano Israel Em 1942 a Gr-Bretanha, os E.U.A. e a URSS criaram uma nova instituio internacional para resolver os conflitos entre as naes pacificamente. A carta da Organizao das Naes Unidas (ONU) doi assinada a 26 de Junho de 1945 por representantes de 51 naes. A sua sede em NY e os seus rgos principais so: Assembleia Geral: composta por todos os estados-membros. Nela so debatidos os grandes problemas polticos internacionais. Conselho de Segurana: consttuido por 15 pases-membro.Cabelhe tomar as decises sobre a paz e a segurana internacional. Secretariado: dirigido pelo secretrio-geral, que eleito por 5 anos. Este administra e representa a instituio; toma vrias iniciativas com o objetivo de melhorar a resoluo dos conflitos. Diviso da Alemanha Desmembramento da Alemanha e da ustria em quatro zonas de ocupao com o objetivo de destruir os vestgios do nazismo. Criao de um tribunal internacional em Nuremberga para julgar os crimes de guerra. Criao de uma organizao internacional para resolver os problemas das naes pacificamente. Apoio econmico e poltico aos povos libertados do domnio nazi com o objetivo da reconstruo dos seus pases.

S-ar putea să vă placă și