Sunteți pe pagina 1din 5

Elasticidade (economia)

Elasticidade o tamanho do impacto que a alterao em uma varivel (ex.: preo) exerce sobre outra varivel (ex.: demanda). "Em sentido genrico, a alterao percentual de uma varivel, dada a alterao percentual em outra, coeteris paribus. Assim, elasticidade sinnimo de sensibilidade, resposta, reao de uma varivel, em face de mudanas em outras variveis".[1] Uma varivel "elstica" responde bastante a pequenas mudanas de outras variveis. Do mesmo modo, uma varivel "inelstica" no responde a mudanas em outras variveis.

Definio matemtica

, onde:

indica o momento inicial; indica o momento final; indica a diferena da varivel entre os momentos final e inicial.

A frmula acima parte do pressuposto de que queremos medir a elasticidade de um intervalo e . Porm, tambm possvel medi-la em um intervalo infinitamente pequeno.

Essa elasticidade medida em um intervalo infinitamente pequeno a elasticidade de um ponto especfico da curva e sua frmula :

, onde:

a derivada de

em relao a

Exemplos de aplicaes
Microeconomia

Elasticidade preo da demanda: variao da quantidade demandada, dada uma alterao no preo do bem.

Elasticidade procura rendimento: variao da quantidade demandada, dada uma alterao na renda do consumidor.

Elasticidade-preo cruzada da demanda: variao da quantidade demandada de um bem, dada uma alterao no preo de outro bem.

Elasticidade-preo da oferta: variao da quantidade ofertada, dada uma alterao no preo do bem.

Macroeconomia

Elasticidade das exportaes em relao taxa de cmbio Elasticidade da demanda de moeda em relao taxa de juros

Elasticidade preo da procura


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A Elasticidade preo da procura ou elasticidade preo da demanda (algumas vezes escrita com hfen: elasticidade-preo) uma medida que indica a sensibilidade da procura face a alteraes no preo de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes.[1] A lei da oferta e da procura conclui a existncia de uma relao inversa entre a quantidade procurada e o preo, ou seja, quanto menor o preo, maior deve ser a procura do bem.

Determinantes
Os principais determinantes da elasticidade preo da procura so: 1. Disponibilidade de bens substitutos: A existncia de bens que satisfaam as mesmas necessidades permite aos consumidores, perante aumentos de preos, substituir o consumo do bem pelo do seu substituto. 2. Essencialidade: O volume de consumo de bens essenciais pouco influenciado pelo preo. Por exemplo, o sal de cozinha um bem cuja procura pouco sensvel ao preo. 3. Percentagem do rendimento gasto no bem: Quanto maior for o peso do bem no oramento familiar, maior ser o incentivo ao consumidor procurar substitutos e, portanto, maior sensibilidade ter perante variaes de preos. 4. Restrio do mercado: Mercados muito restritos, de um modo geral, apresentam maior concorrncia com bens similares. Logo, essas mercadorias so mais sensveis ao preo. Bens de mercados mais amplos, por outro lado, tm menos substitutos, e so insensveis ao preo.

5. Horizonte de tempo: Um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria encontrem mais formas de substitu-la, quando seu preo aumenta.

Interpretao dos valores

Curva de procura

perfeitamente elstica.

Curva de procura

perfeitamente rgida (ou inelstica).

Conforme a frmula da elasticidade, a elasticidade preo da procura pode ser escrita como:

, onde:

Q a quantidade procurada; P o preo do bem. provavelmente negativo pois esperado que um aumento

Na frmula da elasticidade acima,

de P gere reduo de Q e vice-versa. Com isso, a elasticidade preo da procura negativa. Porm,

alguns livros e artigos a tratam como se fosse positiva, pois essas publicaes partem do princpio de que a elasticidade preo da procura est em mdulo: .

Interpretao

Perfeitamente elstica

de 1 a

Elstica

Elasticidade unitria

de 0 a 1 Inelstica

Perfeitamente Inelstica

Exemplos

Elstica: Manteiga, dependendo do gosto e das preferncias do consumidor, pode ser substituda por margarina.

Inelstica: Sal um bem essencial sem substituto.

Elasticidade preo cruzada da procura


a variao percentual da quantidade procurada de um determinado bem A, dada uma variao percentual do preo de outro bem B.

Nesse caso, a interpretao do resultado um pouco diferente:

Interpretao

positivo Substitutos: O aumento de preo de um bem faz aumentar a quantidade procurada de outro.

Independentes: A alterao do preo de um bem no interfere na quantidade procurada de outro.

negativo

Complementares: O aumento de preo de um bem faz diminuir a quantidade procurada de

outro.

Elasticidade procura rendimento


Em Economia a Elasticidade Procura Rendimento ou Elasticidade Demanda Rendimento a forma de medir o impacto na variao relativa ou percentual nas quantidades procuradas de um bem sempre que ocorrer uma variao relativa ou percentual no rendimento disponvel para gastos. Normalmente existe uma relao directa entre o rendimento e a quantidade procurada, ou seja, o valor da Elasticidade procura rendimento positivo. Neste caso falamos de bens normais. Excepcionalmente, existe uma relao inversa entre o rendimento e a quantidade procurada, ou seja, o valor da Elasticidade procura-rendimento negativo. Neste caso falamos de bens inferiores.

Elasticidade preo da demanda cruzada


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A elasticidade preo da demanda cruzada a medida de o quanto varia a demanda por um bem em resposta a uma variao depreo de outro bem. A elasticidade preo da demanda cruzada a razo entre propores de variao, commumente expressas empercentagem. Por exemplo, se um aumento de 30% no preo de combustveis levar a uma queda de 10% na demanda por automveis, diz-se que a elasticidade preo da demanda cruzada igual a -10%/30%, ou -1/3. A elasticidade preo da demanda cruzada caracteriza-se por ser positiva quando medida entre bens substitutos, negativa entre bens complementares, e zero entre bens independentes.

S-ar putea să vă placă și