Sunteți pe pagina 1din 3

GRUPO DE ESTUDOS PASQUALLY A ESPADA

Que o louvor do Eterno esteja em tua boca e o gldio bigume em tua mo direita Salmo 149:6. Martinez de Pasqually inicia o seu Tratado falando sobre a
Queda e suas circunstncias. Saint-Martin, que no tinha necessidade a no ser de Deus, nos mostra os caminhos da Redeno, que comeam no ponto em que nos reconhecemos como seres divinos, apesar de estarmos imersos nas trevas e distantes de nosso pas de origem. O nosso Ritual de Iniciao no Primeiro Grau fala desse Caminho ou desse processo de regenerao. O Ritual de Abertura de Loja lembra o nosso objetivo a cada vez que ns nos reunimos para trilhar esse Caminho. E a quem ns prestamos homenagem e a quem ns invocamos a cada reunio para que dirija nesse sentido os nossos Trabalhos? Ao Grande Arquiteto do Universo que, atravs da sua Palavra Onipotente e Imutvel, d o ser a tudo quanto existe. interessante notar que a letra hebraica koph - - simboliza uma arma ou instrumento cortante. E Kabbalah, que a Tradio oculta em letras e palavras, a expresso do Verbo, se escreve com a inicial koph e as letras beth, lamed, he. A forma da letra pode parecer a de uma espada e sua empunhadura. Voz tambm se escreve com koph - koph-vau-lamed; e assim tambm chamar, invocar, denominar - koph-reshaleph. O que significa a espada? Segundo o Catecismo lembra a recomendao: Que o louvor do Eterno esteja em tua boca e o gldio bigume em tua mo direita Salmo 149:6. A espada ou o gldio, que uma espada de dois gumes, aparece tambm em textos do Novo Testamento, como na Epstola de Paulo aos Hebreus 4:12:

Porque a palavra de Deus viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at a diviso de alma e esprito, e de juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e intenes do corao. Em Efsios 6:17: Tomai tambm o capacete da salvao, e a espada do Esprito, que a palavra de Deus. Apocalipse 1:16: Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saa uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua fora.

A letra koph corresponde lmina 19 do Tar: o Sol, a verdadeira Luz, a passagem do material ao divino, o que combina com a expresso do Apocalipse. Vemos que a Bblia compara o gldio bigume Palavra, ao Verbo. E interessante que o mito da Criao nos diga que Deus, aps a expulso de Ado e Eva do paraso, colocou uma espada que andava ao redor, para guardar

o caminho da Arvore da Vida. Ser que a Palavra que protege o caminho para a Vida? Podemos, quem sabe, entender melhor a funo do smbolo, que impede o acesso Verdade para os que no esto prontos; por outro lado, auxilia na jornada os que, j mais adestrados, podem se aproximar dela. A posio em que usamos a espada na invocao de abertura como que direciona o Verbo procura de Inspirao nos Cus. A Palavra que usamos a procura da compreenso no mago das coisas, dos seres. O Verbo, a Palavra dita, a espada bigume saindo da boca, assim como refere o Apocalipse. A espada flamejante refora o smbolo de algo que pode tudo penetrar. Mas tambm faz associ-la ao fogo, que se escreve em hebraico: aleph-shin. O fogo penetra toda a Criao, como energia circulante, como vibrao, como Vida. Seguramos a espada como um shin. Segundo Fabre dOlivet, a raiz aleph-shin - - em sentido amplo todo princpio ativo, todo centro que desdobra uma circunferncia, toda fora relativa; em sentido estrito o fogo considerado na ausncia de toda substncia; indica o que est oculto em seu princpio, o que uno, forte, inaltervel, como parece ser o fogo. Esse princpio ativo seria aquele que circunda e protege a rvore da Vida. Mas h ainda outro aspecto da Palavra: o nome. Segundo Gnesis 2:19-20, Deus criou todos os animais e as aves e os trouxe para que Adam lhes pusesse nomes. Sim, porque para existir preciso ter um nome. No invocars o Nome do Senhor em vo. Confiamos no Seu santo Nome. Glorificado seja o Teu Nome. E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte de Sio, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. Apoc. 14:1. Aps a Iniciao, o recipiendrio proclamado Associado Martinista, para ele um novo nome pelo qual ser reconhecido dali em diante. Ele que foi criado, recebido e constitudo em nome do Grande Arquiteto do Universo. Antes da proclamao ele recebe a ltima pea de sua indumentria: o talabarte branco. Mas no vai prender nele a espada que lhe entregue, e sim o Pantaclo da Ordem: seu escudo e seu guia. A espada, como vemos, no tem aqui o significado usual. Podemos bem dedicar nossa ateno a este smbolo que tem tantas revelaes a nos fazer, mas que modesto, e s o far no mais ntimo de nosso corao. O poder da palavra tanto maior porque, uma vez dita, no pode ser recolhida. Uma vez pensada, j produziu efeito. No suficiente no dizer, preciso nem pensar.

Por outro lado, tudo o que pensamos, desejamos, queremos, amamos, dizemos em silncio, imbudos de amor fraterno, de carinho, de sentimentos positivos, atravessa o nosso corpo fsico sem nenhum entrave e pode ser entendido, visto, sentido, acolhido por outros seres, pela Natureza toda. E o Verbo em ao, que modifica, transforma. Andando num parque observemos a reao dos passarinhos nossa passagem: fogem rpido, ficam nos cuidando, ou continuam a passear despreocupados? Pode ser muito sutil, mas um eficaz indicativo. A palavra como a espada, para combater os inimigos, mas ela adestrada em meio s dificuldades, oposio. Quantos Digenes, que nascem gagos, e se tornam excelentes oradores, pela tenacidade que desenvolvem. O que a ns importa no sermos grandes oradores, mas dizer a palavra certa no momento prprio, expressando o que nos vai na alma, com fidelidade a ns prprios, ao nosso modo de ser, ao nosso Ideal. O nosso falar pode ser composto apenas de adjetivos: s enfeite. Ou de substantivos: s identificao das coisas. Ou pode ser o Verbo: a Ao. Melhor ser quando esta Ao seja bem adjetivada e envolva os seres, os substantivos, corretamente. Ento estaremos usando a nossa Espada para a realizao da Causa que abraamos.

S-ar putea să vă placă și