Sunteți pe pagina 1din 10

Centro de Estudos

2mais2
Explicaes de Matemtica, Estatstica, Fsica, Qumica e Economia

9-A Contabilidade Nacional


11. Ano Economia A

1-Na Contabilidade Nacional, o equilbrio econmico verifica-se sempre que...


(A) Compras = Vendas. (B) Importaes = Exportaes. (R) Produto = Rendimento = Despesa. (D) Produto = Redistribuio = Consumo.

2-O problema da mltipla contagem do produto de uma economia pode ser ultrapassado
atravs... (R) do mtodo dos valores acrescentados. (B) da lei dos rendimentos decrescentes. (C) do princpio da racionalidade. (D) do mtodo dos produtos intermdios.

3-No mtodo dos produtos finais...


(A) consideram-se todos os consumos intermdios. (B) apura-se o valor acrescentado por todas as unidades produtivas de um pas. (C) consideram-se todos os bens que so utilizados na produo. (R) somam-se os bens de consumo final produzidos em todos os ramos de actividade.

4-O Produto Interno Bruto de um pas...


(R) corresponde ao valor da produo em territrio econmico desse pas. (B) corresponde ao valor da produo desse pas, depois de deduzido o consumo de capital fixo. (C) corresponde ao valor da produo efectuada pelas unidades institucionais residentes nesse pas, independentemente do local onde ocorre essa produo. (D) corresponde ao valor da despesa realizada em territrio econmico efectuada pelas unidades institucionais residentes nesse pas.

________________________________________________________________________________ 1
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

5-A totalidade das unidades de produo homognea de um determinado produto


intitula-se... (A) unidade institucional. (B) produto. (R) ramo de actividade. (D) sector institucional.

6-Em Contabilidade Nacional, a ptica do produto permite...


(A) apresentar a forma como foram remunerados os factores produtivos. (R) apresentar os diferentes contributos de todos os ramos de actividade de uma economia. (C) compreender o destino que foi dado ao produto realizado por um pas. (D) determinar o valor do consumo pblico e privado de uma economia.

7-A Despesa Interna de um pas...


(A) corresponde Procura Interna. (B) equivale soma do Investimento com o Consumo. (R) igual Despesa Nacional menos o Saldo dos Rendimentos do Resto do Mundo. (D) corresponde Procura Global mais as Importaes.

8-Segundo a ptica da despesa, a produo decompe-se em...


(R) consumo total, investimento, exportaes e importaes. (B) consumo privado, investimento, exportaes e subsdios produo. (C) consumo pblico, variao de existncias, exportaes e importaes. (D) investimento e saldo do rendimentos do Resto do Mundo.

9-A Administrao Pblica inclui...


(A) os agentes que prestam servios gratuitos s famlias. (R) as unidades institucionais de um pas que produzem bens e servios no comercializveis. (C) os organismos da Administrao Central e as instituies sem fins lucrativos ao servio das famlias. (D) as unidades produtivas de um pas que produzem bens e servios comercializveis destinados a uma comunidade.

________________________________________________________________________________ 2
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

10-O Produto Interno...


(R) engloba a produo realizada por agentes estrangeiros a residir em territrio nacional. (B) engloba a produo realizada por agentes nacionais a residir no estrangeiro. (C) engloba as amortizaes. (D) engloba os impostos indirectos deduzidos dos subsdios produo.

11-O somatrio do consumo total com o investimento permite apurar...


(A) a Despesa Interna. (R) a Procura Interna. (C) a Despesa Nacional. (D) a Procura Global.

12-As unidades produtivas que produzem bens com caractersticas semelhantes por meio
de um processo de fabrico comum designam-se... (R) Unidades de Produo Homognea. (B) Unidades de Fabrico Comum. (C) Unidades Institucionais. (D) Unidades de Produo Similar.

13-No clculo do Produto a preos de mercado...


(A) subtraem-se os impostos indirectos deduzidos dos subsdios de produo. (B) adiciona-se o consumo de capital fixo. (R) adicionam-se os impostos indirectos deduzidos dos subsdios produo. (D) subtrai-se o saldo dos rendimentos do Resto do Mundo.

14-No clculo do Produto a preos correntes...


(R) os bens e servios so valorizados aos preos que vigoram no ano a que dizem respeito. (B) tomam-se como referncia os preos de um determinado ano. (C) possvel avaliar a variao real de preos. (D) registam-se os preos sem a respectiva inflao.

15-O mtodo dos produtos finais...


(R) um dos mtodos de ultrapassar o problema da mltipla contagem. (B) consiste no clculo da produo atravs da soma dos valores acrescentados de todos os intervenientes. (C) calcula o valor de todos os bens utilizados na produo de um pas. (D) deduz o valor dos bens de consumo final utilizados por uma comunidade. ________________________________________________________________________________ 3
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

16-Considera-se uma limitao da Contabilidade Nacional...


(A) discriminarem-se todos os bens e servios produzidos pelo pas. (R) no se registarem as actividades de trabalho no remunerado. (C) a existncia de uma economia paralela. (D) registarem-se as externalidades negativas.

17-O Produto Interno Bruto...


(A) calculado a custo de factores. (B) incorpora o saldo dos rendimentos do Resto do Mundo. (C) calculado a preos de mercado. (R) incorpora o valor das amortizaes.

18-A componente do Rendimento Interno que engloba os rendimentos do factor capital


designa-se... (R) excedente bruto de explorao. (B) lucro. (C) margem bruta. (D) dividendo.

19-O Produto designa-se Interno quando...


(A) engloba o valor das amortizaes. (B) inclui o valor dos impostos indirectos deduzidos dos subsdios produo. (R) realizado em territrio econmico nacional, por agentes nacionais ou por agentes estrangeiros residentes em territrio nacional h mais de um ano. (D) contabiliza toda a produo realizada pelas unidades institucionais residentes, independentemente de ter sido produzida em territrio nacional ou estrangeiro.

20-O mtodo dos produtos finais e dos valores acrescentados permitem calcular o valor do
Produto Interno pela ptica... (A) do rendimento. (B) da despesa. (C) do consumidor. (R) do produto.

________________________________________________________________________________ 4
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

21-O sector instituies sem fins lucrativos ao servio das famlias caracteriza-se por...
(A) produzir predominantemente servios no comercializveis e ter como recursos os pagamentos obrigatrios efectuados pelos outros sectores. (B) consumir e ter como recursos os rendimentos dos factores produtivos e as transferncias de outros sectores. (R) fornecer predominantemente servios no comercializveis e ter como recursos contribuies voluntrias de outros sectores e/ou rendimentos de propriedade. (D) financiar outros sectores institucionais e ter como recursos os depsitos e os juros dos emprstimos concedidos.

22-A Contabilidade Nacional permite quantificar a totalidade da produo de um


determinado pas. Esta afirmao ... (A) verdadeira, porque a Contabilidade Nacional recorre a instrumentos de medida cientficos e eficazes. (B) falsa, porque as actividades econmicas apresentam um carcter social que impossibilita a sua quantificao. (C) verdadeira, porque as actividades econmicas so regulamentadas e fiscalizadas pelo Estado. (R) falsa, porque a Contabilidade Nacional no consegue quantificar correctamente a produo de certos tipos de actividades, como as destinadas ao autoconsumo.

23-Uma empresa de arquitectura francesa, instalada h trs anos em Portugal, desenvolve


projectos na rea da construo de infra-estruturas. O valor produzido por essa empresa contabilizado... (A) no PIB francs. (B) na Balana de Mercadorias portuguesa. (R) no PIB portugus. (D) na Balana de Mercadorias francesa.

24-O Produto Interno, quando calculado a preos correntes, ...


(A) revela o valor real da produo. (R) incorpora o valor da inflao. (C) revela a evoluo das quantidades produzidas. (D) incorpora o valor das importaes.

________________________________________________________________________________ 5
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

25-Suponha que no pas A, num determinado ano, foram registados os seguintes valores:
Rubricas Consumo Privado Consumo Pblico FBCF Variao de Existncias Exportaes Importaes Saldo dos Rendimentos do Resto do Mundo Despesa Interna O valor do PNBpm foi... (R) 1150 u.m. (B) 1650 u.m. (C) 1250 u.m. (D) 1400 u.m. Unidades Monetrias 800 200 120 30 400 300 -100 1 250

26-As contas nacionais do pas A registaram, num determinado ano, os seguintes valores:
Sector de actividade Primrio Secundrio Tercirio VAB 200 500 1 000 Valor total da produo 600 1 300 2 500

(unidades monetrias) (unidades monetrias)

Nesse ano, o valor do Produto Interno Bruto foi de... (R) 1700 u.m. (B) 4400 u.m. (C) 6100 u.m. (D) 2500 u.m.

27-Cada sector institucional agrupa as...


(A) empresas que pertencem ao mesmo sector de actividade econmica. (B) unidades institucionais sem capacidade de deciso autnoma. (R) unidades institucionais que tm comportamento econmico semelhante. (D) empresas que pertencem ao mesmo ramo de actividade econmica.

________________________________________________________________________________ 6
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

28-Suponha que o PIB do pas B, apesar de, em termos reais, no se ter alterado,
apresentou os valores de 5000 u.m., em 2004, e de 8000 u.m., em 2005. Esta diferena de valores significa que o seu clculo foi efectuado... (A) pelo mtodo dos valores acrescentados. (B) a preos constantes. (C) pelo mtodo dos produtos finais. (R) a preos correntes.

29-A diferena entre Produto Nacional e Produto Interno corresponde ao valor...


(A) do Consumo de Capital Fixo. (B) dos Impostos Indirectos menos o dos Subsdios Produo. (R) do Saldo dos Rendimentos com o Resto do Mundo. (D) das Exportaes menos o das Importaes.

30-Em 2006, das contas nacionais de determinado pas retiraram-se os seguintes valores:
Unidades Monetrias Consumo Privado Consumo Pblico Investimento Exportaes Saldo dos Rendimentos com o Resto do Mundo Despesa Interna O valor das Importaes, em 2006, foi de... (R) 150 u.m. (B) 200 u.m. (C) 400 u.m. (D) 800 u.m. 1 000 500 550 600 200 2 500

31-O valor acrescentado de uma empresa corresponde...


(R) diferena entre o valor da produo e o valor dos consumos intermdios. (B) ao lucro realizado pela empresa, depois de descontados os impostos directos. (C) soma dos salrios pagos aos trabalhadores com o valor dos encargos sociais. (D) ao valor de todos os consumos intermdios realizados pela empresa. ________________________________________________________________________________ 7
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

32-Para a Contabilidade Nacional, o territrio econmico de um pas...


(A) coincide com o seu territrio terrestre. (R) inclui as suas guas territoriais. (C) exclui as suas embaixadas no estrangeiro. (D) ignora a existncia do seu espao areo.

33-A Livrex uma empresa editora de livros. Em 2007, registou os seguintes valores (em
milhares de euros):

Empregos Compras de materiais a outras empresas Despesas em energia e comunicaes Salrios pagos Juros de emprstimos Lucros TOTAL

Valor Recursos 400 80 200 30 190 900 TOTAL Vendas

Valor 900

900

O valor acrescentado pela Livrex, em 2007, foi de... (A) 900 mil euros. (R) 420 mil euros. (C) 400 mil euros. (D) 480 mil euros.

34-Quando se calcula o valor da produo de um pas, segundo o mtodo dos produtos


finais, apenas se contabiliza o... (R) valor dos bens vendidos que no voltam a sofrer transformaes na economia considerada. (B) valor acrescentado pelas diferentes empresas residentes. (C) valor dos consumos intermdios utilizados na produo de bens e servios. (D) valor dos bens que foram consumidos pelo Estado e pelas empresas desse pas.

________________________________________________________________________________ 8
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

35-O valor da produo efectuada numa economia, durante um certo perodo de tempo,
pode ser determinado adicionando... (A) as quantidades dos bens produzidos pelas empresas. (B) o valor bruto das vendas de todas as empresas. (R) o valor acrescentado de todas as empresas. (D) os salrios pagos pelas empresas aos trabalhadores.

36-O clculo do valor da produo pela ptica do produto permite conhecer...


(A) o modo como foi utilizada a produo. (R) o valor do produto segundo a contribuio dos vrios sectores de actividade. (C) o valor das importaes e das exportaes. (D) o modo como se efectuou a repartio pessoal do rendimento pelas famlias do pas.

37-As exportaes so uma componente da...


(R) Despesa interna. (B) Procura Interna. (C) Balana de Transferncias Correntes. (D) Balana Financeira.

38-Das contas nacionais de um determinado pas retiraram-se os seguintes valores


(referentes ao ano de 2008):

SECTOR DE ACTIVIDADE Primrio Secundrio Tercirio PIB

VAB (em unidades monetrias) 200 700 1 300 2 200

O PIB encontra-se calculado na ptica... (A) da Despesa. (B) do Rendimento. (R) do Produto. (D) da Empresa.

________________________________________________________________________________ 9
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

39-O conceito de PIB a preos de mercado diferencia-se do conceito de PIB a custo de


factores devido... (A) aos impostos directos. (B) ao consumo de capital fixo. (C) ao saldo dos rendimentos de factores provenientes do Exterior. (R) aos impostos indirectos lquidos de subsdios produo.

40-Das contas nacionais do pas X retiraram-se, relativamente a certo ano, os seguintes


valores:

Unidades monetrias (u.m.) Consumo Privado Consumo Pblico Investimento Exportaes Importaes 3 500 900 1 000 1 300 1 600

No ano considerado, o valor da... (A) Procura Global foi de 9300 u.m. (B) Despesa Interna foi de 5400 u.m. (R) Procura Interna foi de 5400 u.m. (D) Balana de Pagamentos foi de 300 u.m.

41-Na ptica do Produto, o PIB pode ser calculado segundo o mtodo dos valores
acrescentados. Este mtodo permite... (A) avaliar o preo de um bem ao custo dos factores. (B) determinar o valor das importaes e das exportaes de bens e servios. (C) medir o valor dos bens e servios de acordo com os rendimentos utilizados. (R) evitar que o valor de um bem seja contabilizado mais do que uma vez.

________________________________________________________________________________ 10
Prof: Ricardo Alho 25011110103 www.2mais2.com.pt

S-ar putea să vă placă și