Sunteți pe pagina 1din 8

O PROBLEMA DO MAL EM SANTO AGOSTINHO

O PROBLEMA DO MAL EM SANTO AGOSTINHO

1 INTRODUO

Uma das questes que mais intriga o homem sobre o problema do mal, pois este vai exatamente contra aquilo que o homem mais deseja: a felicidade. Afinal, se o homem, em sua dimenso teleolgica, busca a felicidade, por que o mal existe? Santo Agostinho particularmente se inquietava com estas questes. Ele no tinha idia clara e ntida da causa do mal [1]. interessante lembrar que ele, antes de ser cristo, foi um maniquesta e o Maniquesmo defendia que havia dois princpios opostos: um Deus bom e outro mal e que portanto o mal era uma substancia. Somente depois, Santo Agostinho vai encontrar uma fantstica soluo para a resoluo do problema. Este presente trabalho, portanto, vem, com base em Santo Agostinho, procurar explicar a questo do mal em seus diversos aspectos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O PROBLEMA DO MAL

O mal se apresenta em todo o universo, seja na composio dos seres que muitas vezes vem ao mundo sem algum membro que deveria fazer parte de seu organismo; seja atravs das aes humanas que devastam a natureza ou que agridem de algum forma outros seres humanos; seja pela prpria natureza que destri cidades inteiras atravs de inundaes furaces, etc. No se pode negar que o mal exista e que ele faz parte da vida humana de alguma forma. E este um problema que Santo Agostinho se debateu at encontrar a soluo. A presena do mal parece implicar a ausncia de Deus. s vezes a desorientao causada por esta revolta interior raia ao desatino e inspira as atitudes mais contraditrias. Por causa do mal se nega a existncia de Deus, mas muitas vezes, o que se quer realmente responsabilizar a Deus pelo sofrimento das suas criaturas: Mas de onde vem o mal se Deus bom e fez todas as criaturas boas? [2] Porventura da

matria que ele [Deus] usou? [3], O Onipotente teria sido impotente para convertla [a matria], de modo que nela no permanecesse mal nenhum? [4], Que onipotncia era a sua se no podia criar algo de bom sem o auxilio de matria no criada por ele? [5]. O que em Santo Agostinho era um mero questionamento a fim de se encontrar respostas, em outras pessoas estas mesmas perguntas podem adquirir um tom acusatrio. E acaba-se por no se ver que, se Deus existe, o problema do mal deve ter uma soluo digna da sua bondade e da sua sabedoria, ainda que talvez misteriosa e impenetrvel aos nossos meios limitados de conhecimento em face da grandeza dos planos da sua Providncia.

2.2 A EXPLICAO DO MAL EM SANTO AGOSTINHO

2.2.1 Ser ou no ser

Santo Agostinho constata que o mal no um ser, no tem carter ontolgico, no tem nada de positivo, enfim ele um no-ser. O mal no tem natureza alguma; pois a perda do ser que tomou o nome de mal .[6] Se todo o bem fosse retirado das coisas, nada sobraria, pois o mal no uma substancia como queria os maniquestas privao ou imperfeio. Portanto impossvel que o mal tenha se originado de Deus, pois Deus aquele que d o ser as coisas.

2.2.2 Dimenses do mal

Pode-se dividir as dimenses do mal em 3 (trs): Mal metafsico --> Sua principal caracterstica a imperfeio. Vemos que nos seres h uma gradao, uma hierarquia, conforme se pode comprovar no quadro abaixo:

Pode-se notar que existem seres que so mais ou menos perfeitos em relao perfeio ultima que Deus, que o Ser por excelncia. H uma gradao ontolgica nos seres que os deixam com mais ou menos perfeies. A carncia de tais perfeies nos seres, vista como um mal, mas este no nos aflige, pois aceitamos os limites que o nosso ser nos impe. Este mal ausncia de um bem possvel e chamdo de metafsico. Mal Fsico --> O mal fsico que nos faz sofrer no uma simples negao de um bem possvel mas de um bem natural, isto , de uma perfeio devida natureza de um ser; a chamada privao. A natureza da planta ou de uma pedra, por exemplo, no exige olhos, exige-os a de um boi. No ter olhos no mineral ou no vegetal uma imperfeio, no boi uma privao, pois ter olhos faz parte da natureza do boi, mas no faz parte da natureza da pedra ou da planta. Tambm aqui o mal se apresenta com um carter negativo, de ausncia. O mal fsico supe uma realidade positiva, uma substancia: a do sujeito que sofre; formalmente, consiste numa negao, na ausncia de um bem normalmente exigido por um ser. Mal Moral --> O mal moral tambm a ausncia de algo, um no-ser. Ele se d por um ato livre do homem que falta sua ao, a ausncia de conformidade com a regra que deve orientar-lhe na realizao de seu fim. uma desordem na escolha de bens.

2.2.3 Causa do Mal

Mas, ento, qual ser a causa do mal? Aps estabelecer estas dimenses do mal importante ver qual sua causa, j que, se Deus fez tudo bom, no poderia haver razo para o mal existir. Deixemos que o prprio Santo Agostinho nos diga: E procurando o que era a iniqidade compreendi que ela no era uma substancia existente em si mesma, mas a perverso da vontade... .[7] A m vontade , por conseguinte, a causa eficiente de toda obra m, porm nada causa eficiente da m vontade.[8] Quando a vontade, abandonando o superior, se converte s coisas inferiores, torna-se m, no por ser mal o objeto a que se converte, mas por ser m a prpria converso.

Portanto, no causa da vontade m o ser inferior, ela que a sua prpria causa, por haver apetecido mal e desordenadamente o ser inferior. [9] Portanto, todo ser enquanto ser bom, pois todo ele foi criado por Deus; o mal moral reside na prpria vontade do homem que pelo fato de ter o livre-arbtrio escolhe desordenadamente algum bem. Resumindo o mal no vem de Deus, mas do prprio homem. Todo pecado consiste exatamente nisto: uma escolha desordenada de bens: Assim a avareza no vicio do ouro, mas do homem que ama desordenadamente o ouro, por ele abandonando a justia, que deve ser infinitamente preferida a esta metal. E a luxuria, no vicio da beleza e graa do corpo, mas da alma que perversamente os prazeres corporais desprezando a temperana, que nos une a coisas espiritualmente mais belas e incorruptivelmente mais cheia de graa. E a jactncia que no vicio do louvo humano, mas da alma que ama desordenadamente ser louvada pelos homens, desdenhando o testemunho da prpria conscincia. E a soberba no vicio de quem d o poder, ou do poder mesmo, mas da alma que ama desordenadamente seu prprio poder, desprezando o poder mais justo e poderoso. Por isso quem ama desordenadamente o bem, seja de qual natureza for, mesmo conseguindo-o, se torna miservel e mau no bem, ao privar-se do melhor. [10] Um outro ponto importante a ressaltar que, para Santo Agostinho, o mal permitido por Deus para que dele se possa tirar um bem maior. como numa batalha em que quanto maior a dificuldade, maior glria tero os soldados; assim, se no houvesse a maldade, a santidade seria fcil de ser adquirida, mas a partir do momento em que h uma luta contra o mal, a santidade mais gloriosa ao ser conquistada. 3 CONCLUSO

Pode-se observar na sociedade atual, que h uma grande diferena entre saber o que o mal e fazer o mal. Apesar da mxima presente na vida de cada ser humano de que o bem deve ser feito e o mal evitado, na prtica isto est longe de acontecer, pois entre teoria e prtica h uma grande distncia. Na dcada de 50, Pio XII j dizia que a sociedade havia perdido a noo de pecado e a sociedade, mais de 50 anos depois, continua na mesma situao: roubos, assassinatos, corrupo, etc. No se pode negar que o mal existe e faz parte da natureza humana de forma a corromp-la, pois a natureza boa em si, mas o vicio a corrompe. Santo Agostinho discorreu formidavelmente sobre a questo do mal. Qualquer filosofo que queira tratar sobre este tema, deve voltar neste grande mestre. Apesar disso, a questo do mal est longe de ser esgotada completamente. o chamado mistrio da Iniqidade (II Ts 2:7).

[1] Confisses, VII, p.172 [2] Confisses, VII, p.175 [3] Confisses, VII, p.176 [4] Idem [5] Idem [6] Cidade de Deus, IX, p.29 [7] Confisses, XVI, p.191 [8] Cidade de Deus, VI, p.67 [9] Cidade de Deus, VI, p.67 e 68 [10] Cidade de Deus, VIII, p.70

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS -AGOSTINHO, Cidade de Deus: contra os pagos. Bragana Paulista: Ed. Universitria So Francisco, 2003, parte II -AGOSTINHO, Confisses. So Paulo: Paulus, 2006 -GILSON, Etienne; BOEHNER, Philoteus, Historia da Filosofia Crist. Petrpolis: Vozes, 2004 Marcadores: Filosofia 7 comentrios:

Alexon Bento disse... Renato, comecei a pouco tempo cursar Filosofia, sou do interior do Piau. O curso na modalidade distncia na UFPI, e estou com dificuldade de resolver as tarefas, sobre a Filosofia Medieval, seu Blog, contribuiu para confrontar algumas idias. 26 de maro de 2009 16:12 Renato Salles disse... Caro Alex, Tambm ainda sou apenas um estudante de Filosofia! A minha inteno fazer, a partir de alguns estudos, artigos relacionados aos mais diversos temas de filosofia, mas como um inspirao catlica, apesar de estar, ultimamente, bastante sem tempo. Um grande abrao! 6 de abril de 2009 12:06 prf disse... Santo Agostinho concertou um mas apresentou outro problema. O mal no existe e Deus nao pode ser condenado por que no criou uma coisa que no existe. tudo Bem. Mas o que o pecado? O pecado no o mal? Seguindo a linha o pecado no seria tambm uma no existencia: no praticar o bem, no amar a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a si mesmo? No acertar o alvo? Posso tambm dizer que o pecado no existe, uma no existncia. E se eu no posso acusar Deus da criao do mal, tambm nao posso acusar o pecador de praticar o pacado. E se no existe pecadores.... xii.... 20 de julho de 2010 10:59 Renato Salles disse...

Prf.? Acredito que o senhor no entendeu a questo e esteja fazendo confuso. O mal moral existe, o que no existe o mal ontologico. Aes ms existem: o roubar, o matar, etc E o que o pecado, ento? O pecado um mal moral, e este uma desordem na escolha dos bens; colocar um bem menor acima de um bem maior. Exemplo: o dinheiro um bem, a justia tambm um bem, s que superior ao bem do dinheiro. O que o roubar? colocar o bem do dinheiro acima do bem da justia. Todo pecado uma escolha errada entre bens. Todos que pecam, o fazem visando um bem. O pecado reside na vontade daquele que peca. Esperando t-lo ajudado... despeo-me. 20 de julho de 2010 11:50 Marcos disse... Gostei do trabalho. Logo pretendo escrever tambm sobre o mal segundo Santo Agostinho. Convido-o a entrar no meu blog www.letraseciencia.blogspot.com. 21 de fevereiro de 2012 08:44 Gabriel Felipe disse... Fugindo da questo principal: "se no houvesse a maldade, a santidade seria fcil de ser adquirida, mas a partir do momento em que h uma luta contra o mal, a santidade mais gloriosa ao ser conquistada." Por que a busca pela santidade deve ser difcil e o seu encontro glorioso? Isto tudo me parece orgulho. No mais, adorei o texto, contribui muito para as minhas pesquisas. 22 de junho de 2012 11:28 Renato Salles disse... Caro Gabriel Felipe, Sobre o orgulho: "La soberbia recibe este nombre del hecho de que alguien, por su voluntad, aspira a algo que est sobre sus posibilidades. Por eso dice San Isidoro en sus Etymolog.: Se la llama soberbia porque quiere aparentar ms de lo que es, y a quien desea sobrepasar lo que es, soberbio. Y es propio de la recta razn el que la voluntad de cada cual busque lo que le es proporcionado. Por eso es claro que la soberbia lleva consigo algo que se opone a la recta razn, y esto constituye pecado, ya que, segn Dionisio en De Div. Nom., el mal del alma consiste en apartarse de la recta razn. Es, pues, evidente que la soberbia es pecado." (Santo

Toms de Aquino, Suma teolgica II-IIae q. 162 a.1) O orgulho, portanto, um ato da prpria vontade e somos todos convidados a ser santos por parte de Deus. Portanto, de nenhuma maneira podemos ver a santidade como ato prprio nosso, pois Deus quem nos faz o convite, nos d as graas necessrias e nos santifica com seus sacramentos. A humildade nos mostra que somos pecadores e em tudo precisamos de Deus. Portanto, de nenhuma maneira a santidade pode ser vista como um ato de orgulho. exatamente o contrrio! Quanto mais dificil conseguirmos viver de acordo com Deus, mais encontramos mritos diante dele. por isso que a santidade mais gloriosa quanto mais nos custosa.

S-ar putea să vă placă și