Sunteți pe pagina 1din 28

O que a Matrix?

O que se segue especulao, amide especulao forada, que o leitor tomar em considerao ou por de lado, de acordo com sua predileo individual. mais uma tentativa de acompanhar uma idia sistematicamente, s por curiosidade de ver onde ela levar. Sigmund Freud. Alm do Princpio do Prazer, 1920

Sem dvida, este artigo ser bem mais interessante para aqueles que assistiram trilogia, mas basta j ter ouvido falar. Darei elementos suficientes para que o leitor se guie razoavelmente bem pelos meandros da histria. Entretanto, por vezes, o leitor poder se sentir um pouco confuso e um tanto aturdido como Alice despencando pela toca do coelho. Nada tema, v adiante, faz parte do movimento do texto algumas idas e vindas, entre notas e glossrio. Creio que ao final, ter sido, ao menos, uma leitura ilustrativa. O
PEQUENO GLOSSRIO DE REFERNCIAS

THE MATRIX est em ordem

alfabtica, situa-se no final do apndice e algumas palavras no corpo do texto, assinaladas com o asterisco () remetem a ele.
O que a Matrix?
Esta uma questo mais ampla do que vocs podem pensar. Achamos que o tipo de fico mais importante aquela que tenta responder s grandes questes. Quando tivemos a idia da Matrix, conversamos sobre uma coisa que achamos que a filosofia, a religio e a matemtica tentam resolver a reconciliao entre o mundo natural e o outro mundo que percebido por nosso intelecto. [...] Ficamos fascinados pela idia de que matemtica e teologia so quase a mesma coisa. Comeam com uma suposio da qual se pode derivar uma srie de leis ou regras e quando voc leva todas elas ao ponto do infinito, voc retorna ao mesmo lugar: esses mistrios sem resposta acabam realmente se tornando uma questo de percepo pessoal. A jornada de Neo afetada por todas essas regras, toda aquela gente tentando dizer a ele o que a verdade. Ele no aceita at chegar ao ponto final, seu renascimento.

252
Irmos Wachowski1

Devemos lutar por uma sbita iluminao. Kurt Gdel

Aproveito este artigo e este filme genial para tratar, mais vontade, de um assunto que, por constituir, em primeiro lugar, algo com o qual a maioria dos pensadores claudica ou simplesmente se embanana, e em segundo lugar, por ser uma matria extremamente difcil e controversa, que acaba por gerar discusses por demais acaloradas e geralmente infindveis, dele procurei me esquivar, dando apenas algumas indicaes aqui e ali. Vale dizer, algum endereamento tico, diria melhor prottico, a partir da perspectiva esboada em minha tese de doutorado. Ou ainda, apresentar prolegmenos para os possveis futuros deontologia na era da singularidade2.
***

horizontes de uma nova

O sculo 21, em termos cinematogrficos, foi inaugurado por trs grandes filmes: Magnlia de P.T. Anderson, Quero Ser John Malkovitch de Spike Jonze e The Matrix dos Irmos Wachowski. Cada um, a seu modo, toca direta e profundamente nas perguntas fundamentais que cada um de ns algum dia j enunciou e que parecem eternamente se atualizar. O que o universo? Por que ele existe? Como se originou? Ter um fim? Qual seu destino, finalidade ou propsito? Ele eterno ou criado? Por que fazemos essas perguntas e nos admiramos do simples fato de tudo isso existir? Por que temos conscincia disto? Por que temos conscincia de ter conscincia disto? Quem ou o qu somos? Qual o propsito da vida
1 2

E-chats com os irmos Wachowski. Disponvel em www.thematrix.com Vide seo 5.2 do cap.5 desta tese.

253

(se que ela tem um)? Como devemos agir? Somos livres para decidir, ou escolher em funo da prpria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante? Isto , temos, de fato, livre arbtrio? Todas essas perguntas, claro, so cabeludas. Em geral, arroladas sob a designao genrica de metafsicas, hoje costumam ser desqualificadas por sua inutilidade ou falta de sentido. Algumas frases pejorativas ou jocosas so bastante ilustrativas disto: procurar cabelo em ovo!, discutir o sexo dos anjos, coisa de filsofo!, discusso bizantina, papo cabea, referem-se quilo que alguns, e por vezes acertadamente, chamam de filosofia de botequim. A bem da verdade, nenhuma dessas perguntas parece ter sido satisfatoriamente respondida, seja l o que satisfatrio possa querer dizer. Mas o nico ponto pacfico, absolutamente incontroverso e auto evidente, o fato de que h o que quer que seja, de que coisas existem3. Proliferamos respostas, contudo, e para falar a verdade, no fazemos outra coisa. Arte, religio, filosofia, cincia, esto a para, de modo mais ou menos explcito, testemunhar isso. No caso de The Matrix, isto chama especialmente ateno. Apesar de toda parafernlia tecnolgica (no tema e na produo) do filme, o que est em questo mais antigo do que a S de Braga! De Sfocles aos irmos Wachowski parece no haver nada de novo sob o sol. Ao lado de infindveis e sofisticadas pancadarias e perseguies, o enredo se desenrola num futuro de fico tecnocientfica suficientemente distante de ns. Conta, no entanto, uma histria, de passado mtico e imemorial, h muito nossa conhecida: a existncia de divindades encarnadas em sbios, de sbios simplesmente, ou da vinda de um escolhido, o predestinado a
3

Bom, pelo menos em termos prticos, parece que temos conscincia de que coisas existem e de que temos conscincia de ter conscincia disto e assim por diante. claro que sempre podemos pensar em implementar ou no como o caso aqui em The Matrix a distino entre sonho e viglia, aparncia e realidade e todos os problemas decorrentes disto; Descartes que o diga! Mas ele tambm deu seu ponto de basta, s que depois exigiu demais dele.

254

tudo e todos redimir. Dos sbios e poetas da Grcia arcaica, de Scrates ao rei filsofo que nos liberta da caverna, e todos os mestres que, subseqentemente, fizeram escola; de Lao Ts e Confcio a Budha, de Akenaton a Moiss e destes a todos os profetas de Israel e a Jesus Cristo, a histria est sempre a se atualizar. Eis aqui um dos, vrios e reiterados, conselhos que Kurt Gdel costumava dar a Hao Wang: preciso saber algo sobre teologia (racional), pois ela parte necessria de uma educao adequada em filosofia. (Gdel apud WANG, 1995, p.212)
Acredito que h muito mais razo na religio, embora no nas igrejas, do que comumente se acredita [...] noventa por cento dos filsofos hoje vem como tarefa principal retirar a religio da cabea das pessoas, trabalhando assim para os mesmos efeitos que as igrejas. (Gdel apud WANG, 1995, p. 216) possvel atingir um estado mental para ver o mundo de modo diferente. A idia fundamental essa: verdadeira filosofia algo como [uma] converso [...] [envolve] uma mudana de personalidade. (Gdel apud Wang, H. 1995, p.293)

apenas aparentemente contraditrio que as chamadas novas tecnologias estejam a a nos forar, mais uma vez, a enfrentar os admirveis abismos do Thuma, arch de toda filosofia; o clssico problema do Um/Mltiplo e o inexplicvel Big Jump presente no exerccio de todo lgico e matemtico; as guas profundas do Unheimlich4 freudiano, referncia de toda clnica psicanaltica; o abandono e desapego serenos da Gelassenheit de todo mstico. Do fundo secreto que no tem passado nem futuro de Mestre Eckhart, deste fundo, infundado e sempre presente, que ao mesmo tempo ab-grund, un-grund e ur-grund5, algo ressoa: detm-te se para tanto tens fora e tenta decifrar o enigma [...] que te proponho6.
4

Palavra da lngua alem, ttulo de um importante trabalho de Freud, significa estranho, mas carrega simultaneamente a significao de familiar. Freud a utiliza com freqncia com a conotao de estranho familiar referindo-se ao Inconsciente e suas formaes, em especial o retorno do recalcado. Neste sentido, o mais ntimo, recndito, familiar e, no entanto, estranho vida cotidiana. 5 Palavras da lngua alem que podem ser respectivamente traduzidas por: abismo, sem fundo ou fundamento e fundo originrio. 6 Proust, M. O Tempo Redescoberto Em Busca do Tempo Perdido , 1990, p.149, referindo-se memria involuntria.

255

Escolha. O problema a escolha7.


***

So excessivos os elementos significativos presentes na trilogia The Matrix, Matrix Reloaded, Matrix, Revolutions dos irmos Wachowski. So tantos que corremos o risco de nos perdermos num labirinto de referncias: lgica-matemtica e tecnologias da informao, literatura, filosofia e religio, mstica gnstica crist e budismo mahayana8. Todos eles, ou pelo menos a maioria deles, colocados ali intencional e admitidamente pelos realizadores. Assim sendo, somos forados a escolher e seguir uma nica linha de raciocnio. Na verdade, acredito que existem vrias portas de entrada que nos foram a percorrer determinados caminhos9, todavia, existe uma nica linha mestra e esta que vou tentar esboar aqui. De fato, so demasiadas as portas de entrada na Matrix mas s um salto de percepo nos d acesso nica sada: a de que no h sada alguma, posto que alguns ardis, como a vida, so impossveis de serem desfeitos. A jornada pessoal do protagonista o percurso do filme como um todo, de cada um de ns e de todo sistema at seu reboot ou reinicializao10, em moto perptuo. O filme conta a histria de um jovem que leva uma vida dupla: de dia Thomas Anderson11, funcionrio de uma companhia de softwares, de noite Neo12, seu nick de hacker.
7 8

Neo para o Arquiteto em Matrix, Reloaded. Que significa grande veculo. 9 A quantidade de textos de cunho filosfico, tecnocientfico, religioso, sociolgico, antropolgico etc. j escritos sobre o filme no est no gibi! Textos interessantes esto disponveis na pgina oficial www.thematrix.com; Alm de inmeros artigos em revistas e jornais, s no Brasil foram lanados em 2003 os livros: IRWIN, W. (org.) .Matrix, Bem-vindo ao deserto do Real e Yeffeth, G. (org.) A Plula Vermelha, e que constam da bibliografia geral desta tese. 10 Que significa recarregar o sistema que gerencia tudo, i.e. o sistema operacional. Ou seja, fazer o famoso ctrl+alt+del 11 Sobrenome que significa filho do homem. 12 Ao mesmo tempo o novo, novato, jovem e anagrama de One.

256

Ele vive com a estranha e forte impresso de que h algo de errado com o mundo, como alis todos ns, mas no sabe bem o qu, e este pensamento o tortura como uma farpa na mente. Certa noite estamos em sua primeira cena Neo, adormecido em frente a seu PC, despertado por algum que na tela do monitor escreve: acorde, Neo!... Siga o coelho branco... e, inesperadamente algum, no instante seguinte, bate sua porta. um cliente de seus programas piratas que so escondidos em um falso livro (Simulacros e Simulaes de Baudrillard) e sua namorada que possui em sua espdua direita a tatuagem de um coelho branco!! Morpheus, personagem que s conhecemos mais adiante no filme e, significativamente, porta o nome do deus do sono e dos sonhos parece ter sido aquele que o despertou. No se sabe, portanto, exatamente para qu ou onde Neo desperta, de que lado do espelho est, para onde isso o levar. (Guimares Rosa diria: para a Terceira Margem do Rio, mas isto j antecipar demais as coisas.) Aqui comea a aventura de nosso protagonista. Sua vida sofrer inmeras reviravoltas e jamais tornar a ser aquilo que talvez ela nunca fosse. Voc ficou um pouco confuso com a ltima frase?! Mas, isso mesmo. Thomas Anderson/Neo tambm se sente assim. Tremeluzindo entre sonho e realidade, sua mente busca a verdade. Tenazmente perseguido por aquele que vir a ser seu mais feroz inimigo e principal antagonista, o Agente Smith*, Neo se envolve em uma seqncia frentica de aes e acontecimentos que o leva, aps uma cadeia de pequenas escolhas13, primeira escolha importante de uma subseqente srie de escolhas. Eis seu prembulo:
13

Escolhe seguir o coelho branco, depois escolhe no fugir pelo andaime situado no 34 andar (cena alis feita por Keanu Reeves e no por um dubl!).

257 Morpheus: Voc acredita em destino, Neo? Thomas Anderson: No. Morpheus: Por que? Thomas Anderson: Porque no gosto da idia de que no estou no controle de
minha vida.

Morpheus: Sei exatamente o que voc quer dizer [...] vou te dizer porque voc est
aqui. Voc sente que sabe de algo que no consegue explicar [...] foi esse sentimento que te trouxe at mim. Voc sabe do que estou falando?

Thomas Anderson: A Matrix... Morpheus: Voc quer saber o que ela ? A Matrix est em todo lugar. Est a nossa
volta, at aqui, nesta sala, voc pode v-la pela janela ou na televiso. Voc pode senti-la quando vai trabalhar, ou quando vai igreja, ou quando paga impostos ... o mundo que foi colocado frente de seus olhos para ceg-lo diante da verdade.

Thomas Anderson: Que verdade? Morpheus: A de que voc um escravo. Como todo mundo, voc nasceu no
cativeiro, nasceu numa priso que no consegue sentir ou tocar, uma priso para sua mente. [...] infelizmente, no possvel explicar o que a Matrix , voc tem que ver por si mesmo. [...] lembre-se, tudo que ofereo a verdade, nada mais.

Duas plulas lhe so oferecidas por Morpheus: uma azul e uma vermelha. A primeira, lhe concederia a possibilidade de se manter na ignorncia e a segunda, lhe prometia a revelao no se sabe bem de qu. Sua tarefa escolher, no escuro. Antecipo aqui o que ainda no foi revelado, de modo claro, nem a Neo nem ao espectador: a plula azul lhe devolveria a vida de sempre dentro da Matrix conectado inconscientemente a ela e o esquecimento de tudo o que ocorreu. Ele simplesmente acordaria em sua cama, podendo acreditar no que quisesse. A plula vermelha lhe promete a vida real fora da Matrix, e, desconectado, transitar para dentro e para fora dela, unindo-se desse modo Resistncia de humanos rebelados. Neo escolhe no se sabe se por predestinao, angstia, ou simples curiosidade a vermelha, claro.

258

Assim, em The Matrix, acreditamos ter-nos sido revelada uma verdade. A Matrix hardware e software, que gera realidade para humanos escravizados contraposta ao Real devastado. Existe contudo, Neo, um predestinado a salvar toda a humanidade das garras malignas das mquinas. E alm disto, h um lugar, Zion ou Sio, no centro escondido da terra, onde humanos, rebelados e livres esperando que se cumpra a profecia resistem e tramam destruir, em uma guerra sangrenta mas redentora, seu mais cruel algoz, a Matrix. Suposta arquiinimiga dos homens, ela os aprisiona, seduz com falsas imagens, para deles extrair energia e explorar a potncia computacional macia de seus crebros em rede. As idas e vindas do filme, entretanto, reiteram imensa ambigidade quanto verdade revelada. Uma cena em particular que nos remete postura do budismo mais sofisticado, de tradio Chan/Zen, perante a vida (Samsara14 e Nirvana15, e a iluminao sbita de que Nirvana Samsara e Samsara Nirvana, colocando Nirvana e Samsara no mesmo lugar) representativa da ambigidade do filme. Um pequeno monge est sentado no cho, segurando uma colher que espontaneamente se entorta em suas mos. Neo aproxima-se, e o menino diz: no tente entortar a colher, impossvel. Em vez disto, apenas tente se dar conta da verdade [try to realize the truth] [se iluminar]... A colher no existe... ento voc ver que no a colher que entorta, voc16. Esta cena antolgica se d na ante sala da Orculo*.

14 15

Ciclo ininterrupto da vida. Comumente traduzido por paraso ou o outro lado da vida (Samsara), significa literalmente cessao, extino ((do sofrimento) da vida) 16 Verso de um antigo Koan (questo simples mas enigmtica. Em geral apresenta uma estrutura que ns ocidentais chamaramos de paradoxal) colocado por Hui-Neng mestre budista, sexto patriarca da tradio Chan para que o praticante atinja a iluminao (a condio de Budha ou o ponto que em japons chama-se Satori)

259

Um dos personagens chave da trama a Orculo. ela quem reconhece e guia Neo, orientando-o e desorientando-o, alternadamente, ao longo de toda sua errante jornada. Em sua primeira apario, ela, que significativamente prepara cookies, recebe Neo em sua cozinha, sobre o umbral da qual lemos: Temet Nosce17. Mantendo-se de costas para ele, a orculo diz: no se preocupe com o vaso. Neo, atnito, olha o entorno, perguntando: que vaso? e, neste movimento, quebra o vaso. Nesse mesmo momento, a Orculo vira-se, dizendo: agora voc vai ficar se torturando com a dvida... Teria eu quebrado o vaso se ela no tivesse dito isto? . Ela ento senta-se e comea uma curiosa conversa na qual leva Neo a revelar que ele, infelizmente, acredita
NO

ser o predestinado que

Morpheus dedicou toda sua vida procurar. E, de lambuja, lhe revela que por acreditar to cegamente que Neo o predestinado, Morpheus estar firmemente disposto a sacrificar a prpria vida para salv-lo. O que forar Neo a mais uma escolha. Um dos dois morrer, a deciso estar em suas mos.
Orculo: Mas no se preocupe. Quando voc passar por aquela porta vai comear a se
sentir melhor. Vai lembrar que no acredita nesse papo de destino. Voc controla sua prpria vida, lembra?... Pegue um cookie.

A explanao que se segue um pouco enrolada, por isto prestem ateno. Aps uma longa srie de reviravoltas, e mais dois filmes, entendemos que o que ela lhe havia induzido a enunciar e acreditar era, de fato, a mais pura e simples verdade. Todavia, ela o fez de tal modo para que em determinado momento ele acreditasse que na verdade ela havia dito aquilo, daquela maneira, para que ele pudesse, ele mesmo, em seu percurso pessoal, descobrir por si s, por sua escolha, que era sim O

17

MESMO,

Mxima tambm conhecida por nosce te ipsum e que significa traduo latina da frase do orculo de Delfos.

CONHECEI-VOS

ou

CONHECE-TE A TI

260

predestinado, para que no fim, ao perceber que no era, isto j no fizesse a menor diferena. Todos somos predestinados. Dando-nos conta disto, ou no. Orculos sempre dizem a verdade. Ou Melhor, sempre nos fazem dizer exatamente aquilo que precisamos ouvir.
***

Em Reloaded, aps uma srie, inigualvel e extraordinria, de efeitos digitais combinados a peripcias, artes marciais e perseguies interminveis, temos surpreendentes e inquietantes revelaes: esta j , de fato, a sexta verso da Matrix; a sexta vinda de Neo, que no passa de uma anomalia necessria ao equilbrio do sistema; a sexta destruio de Zion, que, como parte do complexo sistema Matrix, est ali apenas para assinalar a efetiva possibilidade de implementao de escolha, escolha esta que elemento fundamental no funcionamento do programa humano mas que, por sua vez, contudo, gera a anomalia18 supracitada. E mais, que a Orculo um programa me da Matrix criada para entender, resolver e implementar a soluo do enigma humano. Cuja resposta, esta altura, j explicitada para todos, : escolha19. A partir deste momento, somos (ns espectadores) instados a desconfiar de (e acreditar) que no h, realmente, nada fora da Matrix! Mas, outro probleminha aparece. Se a escolha um dispositivo implementado no programa humano, temos escolha, e no temos escolha. De novo, hesitamos.
***

18

Anomalia esta que o terceiro filme, Revolutions, descortina na inseparabilidade de Neo e Smith, bem e mal, e entre evento e escolha, de que falarei logo adiante. Mas, j podemos aqui citar Dostoievski: Se tudo na terra fosse racional, nada aconteceria. 19 Vide verbete arquiteto.

261

Sobre Revolutions, a expectativa foi grande. O que nos reservariam aqueles irmos infernais? Como fechariam a trilogia? Agora que iramos ver por ns mesmos, o que nos seria revelado? Qual seria a resposta para o que a Matrix? Ao final do filme, um tanto atordoados, no sabemos bem o que concluir. Seria a insistncia na idia de uma eterna guerra entre dois lados, a eterna tenso entre protagonistas e antagonistas um elemento essencial do filme? Ou teriam eles, no final das contas norte americanos que so fraquejado, colocando ali nada alm da ingnua e anacrnica idia da guerra entre mquinas e homens? E o pior que, para quem quiser escolher entender deste modo, Revolutions embora no de maneira trivial assim o permite. E, est claro que, ao formular este pensamento algo retorna: ESCOLHA! Eis, novamente, a resposta. Pulando para fora do filme podemos ver claramente que ele (o filme) no poderia fechar questo! (A obviedade desta observao quase me impediu de coloc-la aqui. Entretanto, o texto todo fala de obviedades um tanto inslitas e por este motivo, decidi mantla.) Enfim, s nos resta escolher e lutar por (com) nossas escolhas. E, quem sabe, um dia entend-las. Na luta final entre Neo e Smith, aps longa sucesso de mtuos golpes espetaculares, Neo vai lama. Aturdido abre os olhos, comea a se reerguer e enxerga seu antagonista que, ileso e de p, procura, colrico, jogar-lhe verdades na cara para enfraquecer-lhe o moral:
Por que, Sr. Anderson? Por que? Por que? Por que faz isso? Por que se levanta? Por que continua lutando? Pode me dizer o que ? Voc ao menos sabe? Poderia ser por liberdade, verdade, talvez paz. Poderia ser por amor. Iluses, Sr. Anderson. Divagaes da percepo. Construes temporrias de um frvolo intelecto humano tentando justificar uma existncia sem sentido ou propsito! E todas to artificiais quanto a prpria Matrix20 ... Voc deve ser capaz de ver isso, Sr. Anderson, j deve saber disso agora. No pode vencer. Qual o propsito em continuar lutando? Por que, Sr. Anderson? Por que? Por que voc persiste?
20

Grifo meu.

262

Neo, cambaleante, levanta-se, considera o que foi dito e finalmente responde com a simplicidade de quem por fim compreendeu:
Porque escolhi assim.

Tudo o que voc quer, queira-o de tal modo que dele tambm queira por inteiro o Eterno Retorno. Tudo o que fizeres faa-o de tal modo como se fosses faz-lo para todo sempre porque, inexoravelmente, irs faz-lo, sempre, todo, com todo bem e todo mal, em Eterno Retorno21. Da Capo! Novamente.

Amor Fati, que nas palavras da Orculo ressoa: toda escolha tem seu preo [...] [e] como a prova real para qualquer escolha fazer a mesma escolha novamente sabendo bem o que vai te custar 22, ento eu acho que me sinto bem com a minha escolha, porque aqui estou eu, repetindo-a23. Seria a Matrix o computador / programa universo ns, nossos crebros e coraes e molculas... como elementos inclusos no sistema em moto perptuo, calculando a pergunta o que a Matrix?, em retorno eterno, eterno looping24? Temet Nosce A resposta a prpria computao, execuo, passo a passo, do hardware/software/data que busca responder a pergunta que ele(a) mesmo(a) e assim por diante... S compreendendo isto, compreendemos o filme, a ns mesmos, nossas aes, escolhas, vida e acontecimentos. E, de cambulhada, por fim, compreendemos, ao mesmo tempo, a postura mental requerida por uma psicanlise de boa cepa, a NovaMente proposta
21

Registro aqui meu agradecimento ao meu mais novo amigo Marcelo Cattan, por ter me oferecido e ajudado a compor boas frmulas para uma mxima do Eterno Retorno de Nietzsche. 22 Grifo meu. 23 Meno prematura morte da atriz que representava a Orculo, ocorrida em meio s filmagens do terceiro filme. Desse modo explica-se a substituio da atriz. Genial soluo, que ao mesmo tempo um tributo atriz e uma ode significao de seu personagem no filme. 24 Loop, em programao computacional a seqncia de instrues continuamente repetida at ser atingida uma determinada condio. Um certo processo realizado e depois ocorre uma verificao. Caso no tenha atingido o objetivo da tarefa (calcular e responder o que a Matrix? ) a prxima instruo na seqncia retornar primeira instruo e repetir a seqncia. At o computador dar erro e... ctrl+alt+del, reinicializar. Eis aqui, mais uma vez, uma versozinha do problema da parada, Entscheidungsproblem!

263

por MD Magno; a ascese de um Bodhisatva25; e o peso mais pesado e a esfuziante alegria do insight do Eterno Retorno de Nietzsche. Circulus Vitiosus Deus! Friedrich Nietzsche Quero fundamentalmente chamar ateno para a experincia de grandes e inmeras reverses, inverses, converses, que sofremos junto com a era contempornea, e que est patente em The Matrix, assim como nos curiosos irmos Wachowski que entenderam bem o esprito do tempo de todos os tempos. O modo de apresentao do filme lhe confere, aparentemente, um ar de mera fanfarronice de vanguarda tecnolgica e venda de gadgets; contudo, a articulao das idias contidas nele no mnimo brilhante, muito embora nada mais seja do que contempornea de seu prprio tempo.
***

Com o desaparecimento do conceito de sujeito26, ou pelo menos sua destituio27, da concepo cartesiana de auto-referncia vazia e da categoria transcendental kantiana como portadora das condies de possibilidade da constituio de mundo e de sustentabilidade tica , como falar de autoria, responsabilidade, imputabilidade e a srie, em queda de domin, de problemas que da podero advir? Isto sem falar de nossas identidades pessoais e egicas que o tinham como baliza, bastio da liberdade e do livre arbtrio.

25 26

Aquele que retorna do Nirvana para passar seu darma (ensinamento) a outros. A comear pelo psicolgico, seguido do lgico, do ontolgico e do gnoseolgico. Resta, no entanto, o gramatical que no parece ser de muita valia para aquele cuja falta traz ainda, nos dias de hoje, os maiores problemas vale dizer, o deontolgico. 27 Seria injusto, e no mnimo arrogante, no mencionar, contudo, aqui que esta minha declarao ainda no pode ser tomada como um trusmo. H ainda aqueles que lutam brava e brilhantemente por uma tentativa legtima de sustentao deste bastio, sejam kantianos, neo-kantianos ou no.

264

Onde nos ancorarmos? A que nos referirmos? A que instncia apelarmos? O abismo grande. Mas isto, claro, no se deu da noite para o dia. Freud entre outros, antes, durante e depois dele j havia assinalado a inexistncia de um sujeito, construindo um aparelho mental sem esta categoria, um aparato psquico, fundamentalmente inconsciente, identificado a uma srie de propriedades unificadas sob a rubrica de ego, uma mente sem sujeito. Quais horizontes podem se descortinar a partir desta bela, mas ainda enigmtica e inquietante, perspectiva de uma mente ((in)conscincia, conscincia de conscincia ou conscincia pura) sem sujeito? Que endereamento prottico poderia ser delineado para um mundo (sistema) no qual tudo e todos com comportamento complexo o suficiente para se equivalerem em sofisticao computacional estejam includos, como elementos diferenciados, num enorme circuito integrado e referido singularidade (do sistema)? Quero supor que uma resposta possvel aquela apresentada na primeira parte deste apndice e que vejo claramente presente no budismo e em Nietzsche, e que expressa por MD Magno como: o princpio da inseparabilidade entre evento e escolha. Um interessante princpio que, embora no se constitua, exatamente, como um imperativo pois, sempre se pode escolher pensar que nada disso assim, que tudo isso no passa de mais um delrio, at bem construdo, para segurar um pouco as pontas no deixa de s-lo, para quem assim o escolher como tal. Vejamos como podemos expor de modo mais claro, utilizando outros recursos e pontos de articulao, o princpio de inseparabilidade entre evento e escolha. Fazemos, todos, parte do sistema, que tudo o que h que se contrape aquilo que no h. S que, uma vez que o sistema

265

significa tudo o que h, entre H e NO H temos uma quebra de simetria que implica negao do
NO H,

reafirmando assim, radical e unicamente,

aquilo que H28, e a, e somente a, tudo, por um timo, se pode neutralizar. E, ao que tudo indica, por enquanto, somos os nicos a termos a capacidade de fazer isto que, alis, nomeia-se genericamente pensar. A nica espcie de ente, no mundo macro conhecido pelo menos, a replicar, de modo superposto, a estrutura operacional de processamento universal de informao do sistema. Esse evento (propriedade?) de reiterao de estrutura, pode ser colocado como uma hiptese, ou melhor, como especulao, para o surgimento de algo enigmtico: a conscincia29. Em nossa espcie sobre a qual recai a repetio da reiterao, como uma dobra, ou superposio esse evento parece ter dado o tom de especialidade: conscincia de conscincia30. Ao que tudo indica, esse dispositivo de produo de conscincia de conscincia que nos d a curiosa experincia de pularmos para fora do sistema sem sequer sair do lugar e ainda darmo-nos conta disto. A possibilidade de falarmos de ns mesmos como se soubssemos de qu ou quem estamos (quem?) falando; de que somos livres para escolher; de que somos condenados a escolher escolher. Fazemos todos parte do sistema e no h nada fora dele. No h nada absolutamente fora da Matrix. Porm, intrnseco ao sistema, h um dispositivo escolha. O que nos coloca para funcionar, todo tempo,

28

Podemos ver em Gnther movimentos de pensamento que vo nesta mesma direo. Toda teologia negativa, de Nicolau de Cusa a Mestre Eckhart, trabalha por esses meandros. O Sermo 21 de Mestre Eckhart tem como ttulo: Deus Um, Ele um negar do negar. 29 Como vimos nesta tese, o projeto do campo de estudos e pesquisas em inteligncia e vida artificiais nada mais do que a tentativa de replicar mais uma vez, passar adiante, essa replicao, essa propriedade ou propriedade de propriedade. 30 Especulao que remonta aos pr-socrticos e a Leibniz. MD Magno, na mesma linha e seguindo tambm as indicaes de Freud, coloca a idia de homologia entre a nossa espcie (mente) e tudo que h (que ele chama de Haver, para utilizar uma palavra e um verbo muito expressivos da lngua portuguesa e desviar do peso e dos problemas milenares do Ser).

266

como se tivesse algo, alm ou fora, da Matrix. Como se tivesse outro lado31. Lado este que, aps algum exerccio ou experimento de pensamento, vemos que, de fato, no h. (Vemos?!) (Hesito. Dando mais uma volta no parafuso: explicar, ou mesmo entender, o estatuto ontolgico daquela ltima negao, da negao da negao, ou da negao tout court, dentro desta linha de raciocnio, que so elas... (looping?)) Voltemos ento linha de raciocnio esboada acima. A esta propriedade, ou estrutura operacional de tudo que h e de nossa espcie, MD Magno chama de Reviro32. Elemento chave na releitura que ele faz da psicanlise e corolrio do conceito fundamental de pulso. Em termos topolgicos, o conceito de Reviro tem uma estrutura anloga da Banda de Mebius. Inveno de um matemtico de mesmo nome, a banda construda fazendo-se uma toro dando meia volta na superfcie e da um giro de 180 graus. Ela assim adquire um comportamento no espao diferente do crculo euclidiano: tem apenas uma margem, uniltera, no orientvel, no tem nem direito nem avesso, nem dentro nem fora33. Nossa vivncia cotidiana , contudo, biltera, e cheia de dualidades: dentro e fora, direito e avesso, em cima e em baixo, esquerda e direita e assim por diante. Hesitamos mais uma vez, e, condenados, permanecemos no eterno retorno da experincia de transcendncia na imanncia do sistema. Mente sem sujeito que
31

Zion, o paraso, o Bem, o Belo, o Verdadeiro. Se quisermos um exemplo mais corriqueiro: a cara metade (de meu ser andrgino originrio inteiro) 32 Palavra inspirada nas primeiras linhas de Finnegans Wake de James Joyce, Riverrun... e do Rivero de Glauber Rocha. tambm com o Reviro que se esclarece alguns pontos de grande aproximao entre a teoria das pulses de Freud e o Eterno Retorno de Nietzsche por via do trabalho de MD Magno. 33 Foi Jacques Lacan quem, nos idos da dcada de setenta iniciou o dilogo entre topologia e psicanlise. Nas artes plsticas Escher tem belas e importantes obras baseadas na Banda de Mebius. No Brasil, Lygia Clark a referncia princeps.

267

fundamentalmente a singular experincia de unificao e separao, de bscula entre singularidade e multiplicidade, entre o um e o mltiplo, na irredutibilidade, de ltima instncia, de toda e qualquer dualidade e na equivocante34 possibilidade de situar transcendncia e imanncia no chiaro-scuro de uma mesma tela. A mente enquanto um processo capaz de a situar-se, ainda que de modo sbito e efmero. O matemtico e cientista computacional Rudy Rucker, no 5 captulo de seu Infinity and the Mind, nos fala um pouco sobre a experincia acima aludida adscrevendo-a ao clssico problema Um/Mltiplo35. Situando-a na mais fina sintonia das operaes da mente a dificuldade agarrar o instante em que se est suspenso entre um e mltiplo (RUCKER, 1995, p.214) Rucker lana mo da concepo Zen de Satori (o despertar ou a iluminao) descrita da seguinte forma por D. T. Suzuki: a unidade se dividindo [...] e ao mesmo tempo retendo sua unidade no momento mesmo em que h o despertar. (Suzuki apud RUCKER, 1995, p.215). Sigmund Freud, em seu, j centenrio, A Interpretao dos Sonhos, ao relatar o sonho de abertura do clebre captulo sete, nos fala que sonhar o momento do despertar para uma outra cena36, esta sim mais fundamental ou real do que a vida de viglia. Adormecida ou anestesiada pelo automatismo vulgar e pelo hbito cotidiano, a vida de viglia, entre fortes presses recalcantes e pequenas censuras comezinhas acaba por vedar acesso possibilidade de despertar.
O sonho37 a via rgia para o inconsciente. Sigmund Freud
34

Palavra aqui tomada no seguinte sentido: ambguo, ambivalente ou evocar igualmente. O que acaba por provocar hesitao e incerteza. 35 Apresentado na famosa epgrafe de Plato colocada na introduo de minha tese. Alm de Plato, remonta obviamente a Parmnides, mas tambm a Herclito que cito de cor: no dando ouvidos a mim mas ao logos, sbio concordar: tudo um. Segundo Rucker o problema do contnuo de Cantor um tipo de questo Um/Mltiplo. 36 Em itlico no texto de Freud. 37 Uma das quatro formaes do inconsciente, que so: ato falho, chiste, sonho e sintoma.

268

Mas ficamos ainda intrigados com o que poderia ser essa outra cena, mais fundamental ou real, que mistrios insondveis, verdades e enigmas nos revelaria. Mais adiante entre os meandros tericos da construo de seu aparato psquico e seu funcionamento , declara que esta outra cena no passa da mesma cena, que sempre esteve l, como sempre tudo j est l. O percurso da interpretao de um sonho, e de uma anlise, apenas mostra isso. E, de um modo bem peculiar, assinala por meio de condensaes, deslocamentos, inverses, converses, o que est na cara. como um colofo, aqui, contudo um colofo que sempre coloca a dvida: foi s um sonho ou algo mais?
Somos a matria de que so feitos os sonhos, e nossas curtas vidas so circundadas por um sono. William Shakespeare

O que nos revela esta outra cena que a mesma (como na Banda de Mebius) e nos faz despertar? A resposta de Freud , de novo, Temet Nosce! E isto no significa, sob hiptese alguma, a baboseira historietas, novelas e romances familiares, idiossincrasias psicolgicas que at podem, eventualmente, existir na qual transformaram o dipo de Sfocles e que costumam (coitado!) adscrever a Freud. No. A resposta de Freud que se confunde com a prpria psicanlise e a jornada de todo aquele que se submeta a ela ao enigma colocado para dipo38, a mesma de dipo: Odipous. Geralmente traduzida por o homem, d a dimenso universal da resposta, mas elude o aspecto mais fundamental do insight de Freud com relao a dipo Rei e que quero realar. Ou seja, o enigma da auto referncia.
38

Tetrapous, dipous, tripous. Algumas tradues para um melhor entendimento desdobram de modo explicativo o enigma: o que de manh tem quatro ps, de tarde tem dois e de noite tem trs?

269

O enigma, como um todo, a auto referncia, seus efeitos paradoxais e anomalias. Seu endereamento analtico e, conseqentemente, prottico, se resume na famosa frmula freudiana: Wo Es War Soll Ich Werden aonde era o isso [inconsciente], o eu [ego] deve advir. E que aqui e agora verto para: devo escolher como de meu eu o Isso que toda a minha vida. Como podemos ver, em Freud, o enigma da auto referncia, fica ainda mais explcito e complexo, sobretudo porque este auto refere-se ao Isso e, portanto, no tem critrios rigorosos de identidade para o situar. Este auto, tampouco pode ser identificado ao indivduo, hipostasiado no ego corporal, psicolgico, social ou antropolgico que busca incessantemente a resposta sobre quem ou o qu . Refere-se, como dito acima, ao Isso, que funciona em bscula, bits, (qui qubits!), mas cuja estrutura anloga da Banda de Mebius. E, tudo isso, segundo uma economia pulsional que se traduz no indefectvel e eterno desejo de impossvel. Desejo este que apresenta assim esse dispositivo espelho/escolha39 que est sempre a colocar simetrias, o que aqui podemos designar como a implementao da condio inarredvel de possibilidade de escolha. Entre um e mltiplo, entre sonho e realidade, entra h e no h, entre ser e no ser... Entre dentro e fora da Matrix. Pndulos, Bits e QuBits!
a batida do corao do universo. (RUCKER, 1995, p.218)

Ficamos titubeantes, mquinas gagas que somos, entre a suposio de que sabemos que temos conscincia de nossas deliberaes, que estamos no controle de nossas vidas, que temos livre arbtrio e responsabilidade, e a estranha sensao de que h algo errado, de que provavelmente no somos to livres assim. Talvez estejamos apenas
39

Que MD Magno chama de princpio catptrico, ou de simetria para acompanhar os fsicos que adoram especular em cima disso. E no apenas os fsicos mas msticos como Jacob Bohme, e grandes mestres taoistas e budistas. Espelho algo que d tanto pano pra manga que nem bom puxar o fio da meada.

270

cumprindo, passo a passo, a cadeia de determinao algortmica de mquinas/ programas/ dados, levadas ao infinito: programas de programas de programas at o programa (?!!). Talvez, tudo o que h hardwares, softwares, data esteja movendo-se em eterno looping sobre si mesmo, reloading em moto perptuo. Somos HiperDeterminados40, o que significa que somos inexoravelmente condenados violenta experincia de ter que acolher, responder e pagar, ad hoc, os devidos preos, por tudo aquilo que se nos acontece como livre escolha nossa.
E, toda determinao sobrevm, pelo fato, inarredvel, da inseparabilidade entre evento e escolha [...] Aconteceu escolha. (MD Magno, Psicanlise:Arreligio (no publicado))

Devemos rememorar o conceito freudiano de Nachtraglichkeit traduzido, por MD Magno, como s-depois e aprendermos a utilizar seu tempo de verbo: futuro do presente composto, ter sido assim. Isto para no denegarmos ou separarmos evento de escolha, o que fazemos, claro, com espantosa freqncia. Assim, preciso, repito, tomar como escolha inclusive o inconveniente fato de ter nascido. E toda a seqncia de eventos e peripcias que da decorre, sendo que a conseqncia mais incmoda do fato de se ter nascido no poder deixar de ter nascido. Clamar por justia, terrena ou divina, sempre parece ter sido um dos ingredientes fundamentais da misria e do sofrimento humanos. Antgona o trgico exemplo disto. A quem ou a qu devemos nos dirigir ou referenciar? No temos o tribunal de ltima instncia da vida ao qual apelar! E, no entanto, definitivamente, c estamos na vida. No h como revert-la, retornar a um estado anterior de coisas. No h como pular para fora dela, posto que nem mesmo a morte pode nos livrar do fado de termos nascido.
Ah! Antes no tivesse nascido. dipo em Colona
40

Conceito de MD Magno.

271

Vivemos to imersos entre nossas pendncias dirias e notcias escabrosas acerca dos horrores do mundo que achamos pertinente ter medo da morte. Contudo, ele totalmente irrefletido. No tememos a morte, desejamo-la ardentemente. Mas, hlas, experiment-la como tal, impossvel. Tememos a vida ou talvez como vamos morrer, ou melhor, agonizar e perecer, o que bem diferente, e vida ainda. A vida, aqui e agora, eterna41. No gostamos nada da idia, mas creio que somos determinados, entretanto, nossos comportamentos so suficientemente complexos para serem irredutveis s leis e regras que os geraram 42. Aleatrios e imprevisveis, somos, no obstante, predestinados. Determinados, como tudo o mais43, no emaranhamento, paralelismo, e superposio desta enorme rede a que chamamos mundo (Matrix). Todavia, no instante mesmo em que nos damos conta disto, reconhecemos nossa universalidade e equivalncia com o sistema, assim produz-se uma interferncia nele, que permite a percepo de que estamos condenados, e, afinal, somos absolutamente livres, iluminados, analisados, sbios. Condenao liberdade de escolha pela superposio do s-depois com o princpio da inseparabilidade. Nem pessimismo, nem otimismo. No conformismo posto que interferimos na cadeia de acontecimentos. Tampouco fatalismo posto que, alm da interferncia acima citada, no h como prever o que nossas escolhas nos reservam. Ademais, este princpio nos impede de livrarmonos do fado de ter que responder eternamente por elas, pelo simples fato de t-las feito / ter acontecido.
41

A fantasmagoria de todas as religies e credos e seitas, e seja l mais o que for, deve ser ndice de uma intuio inconsciente disso. 42 E aqui nos remetemos s idias de Wolfram aplicando-as ao cdigo gentico de cada um, aos programas etolgico e cultural que um dado espcime respectivamente carrega e est submetido. 43 Dentro das quatro caractersticas bsicas do mundo quntico: emaranhamento, paralelismo, superposio e interferncia.

272

O desperto para o budismo e para a psicanlise, o desconectado para a trilogia Matrix, significam liberdade e condenao. E sua alegre assuno ao mesmo tempo e no mesmo lugar signo de aristocracia. O SuperHomem de Nietzsche, a Criana anunciada por Zaratustra, o aristocrata, aquele que diz: Da Capo!
O universo aristocrtico44[...] [escolhe sempre o que tem baixssima probabilidade de acontecer] prefere o melhor e o que de ponta em seu funcionamento. [...] H uma certa destinao do que h para a pura e simples repetio de sua estrutura de ltima instncia. Isto o que chamo de aristocracia. (MD Magno, Psicanlise: Arreligio, 2002 (ainda no publicado))

Na radical afirmao e assuno de nossa condenao eterna (meta45)morfose, (meta)imanncia do sistema e de suas operaes, no nos resta muita coisa seno dizer com alegria: Da Capo!
O covarde no aquele que no escolhe (o evento), mas aquele que no assume como de seu livre arbtrio a escolha (para alm de bem e de mal) que se deu por sua mera presena e interveno. (MD Magno, Psicanlise: Arreligio, 2002 (ainda no publicado) grifos do autor)

assim mesmo: o peso mais pesado e a alegria esfuziante de que nos fala Nietzsche; o abismo sem fundo da serena aceitao de que Nirvana Samsara; a violenta e gozosa experincia de liberdade e condenao da inseparabilidade entre evento e escolha. Concluindo. Quero crer que a intuio de Nietzsche acerca do eterno retorno, a postura de um bodhisatva e de todo psicanalista de ponta46 no mesmo diapaso com o esprito do tempo convergem para o mesmo, acima descrito, e singular, endereamento prottico. E mais, arrisco dizer que est correto.

44

E, segundo Nietzsche, tambm alguns homens, revelia de quaisquer circunstncias particulares (bero, classe, ofcio, gentica, nacionalidade, lngua etc) no que concordo em gnero, nmero e grau. 45 Prefixo que de certa forma apresenta a presena de um dispositivo de implementao de escolha um pulo para fora do sistema como condio de funcionamento do programa bsico humano e que necessariamente tem um equilbrio instvel e conseqentemente gera essa anomalia sistmica: a transcendncia na imanncia. 46 Cito apenas esses trs posto que foram a base para o texto. Mas, como j deve ser bvio, incluo aqui a postura de todo filsofo, pensador, cientista artista, homem comum, que force os limites de seu ofcio, pensamento e vida.

273

No reconhecimento aristocrtico da beleza da idia da equivalncia em sofisticao e modus operandis de homem e mundo e, no obstante a presena de lacunas, da falta de fundamentao ou justificativa rigorosa, verum et factum convertuntur47. Porm,
Do not infest your mind with beating on the strangeness of this business48. William Shakespeare Dona praesentis cape laetus horae49.
Horatio

Pequeno glossrio de referncias The Matrix


101 nmero do apartamento de Neo, referncia ao fato dele ser The One. Est em binrio. 1313 quarto de hotel onde Neo se encontra com Morpheus para sua primeira escolha, entre as plulas azul e vermelha. Ser que 13 (andar inexistente em edifcios americanos) colocado duas vezes significa que ambas as possibilidades de escolha levam indiferentemente ao mesmo lugar? Ou a lugar algum? 303 quarto ocupado por Trinity (Trindade) no incio do filme. Neste mesmo lugar Neo vir a morrer e ressuscitar atravs de Trinity. Qualquer semelhana com Cristo aos 33 anos no mera coincidncia. Agentes (Smith) na Matrix eles so todos e no so nenhum, so agentes de controle, softwares dentro da Matrix. Por este motivo, todas as pessoas na Matrix constituem perigo potencial. Os Smith, de fato, so legio, como veremos nas seqncias Reloaded e Revolutions. Referncia explcita ao Mal. Em Revolutions Neo pergunta: o que ele [Smith]? E a orculo responde: Ele voc. Seu oposto. Seu negativo. O resultado da equao tentando se equilibrar.

47 48

Verdade e fato so convertveis, talvez porque tambm inseparveis. No infeste sua mente debatendo-se contra a estranheza deste assunto. 49 Colhe com alegria as ddivas do momento presente.

274
Apoc primeiras letras de apocalipse. Arquiteto figura central, pai ou programa fonte da Matrix. Seu dilogo com Neo em Reloaded uma das cenas mais discutidas da trilogia. Transcrevo-o aqui por inteiro: Neo Quem voc? Arquiteto Sou o Arquiteto. Criei a Matrix. Esperava por voc. Voc tem muitas perguntas e, embora o processo tenha alterado sua conscincia, voc permanece irrevogavelmente humano. Logo, algumas de minhas respostas voc entender, e outras no. De fato, conquanto sua primeira pergunta seja pertinente, voc no pode perceber que tambm irrelevante. Neo Por que estou aqui? Arquiteto Sua vida o resumo do que resta de uma equao desequilibrada, inerente programao da Matrix. Voc a eventualidade de uma anomalia que, a despeito de meus esforos mais sinceros, no consegui eliminar do que, de outro modo, seria uma harmonia de preciso matemtica. De certa forma, continua a ser um fardo evitar tal anomalia, ela no inesperada, e portanto no est alm de medidas de controle. O que levou voc, inexoravelmente, a chegar at aqui. Neo Voc no respondeu minha pergunta. Arquiteto Absolutamente certo. Interessante. Foi mais rpido que os outros. A Matrix mais velha do que voc pensa. Prefiro contar desde o surgimento de uma anomalia integral at o surgimento da prxima. Esta a sexta verso. Neo H duas explicaes possveis: ou ningum me contou, ou ningum sabe. Arquiteto Precisamente. Como voc j deve estar percebendo, a anomalia sistmica, criando flutuaes mesmo nas equaes mais simples. Neo Escolha. O problema a escolha. Arquiteto A primeira Matrix que desenhei era, naturalmente, perfeita, era uma obra de arte, sem falhas, sublime. Um triunfo apenas igualado a seu monumental fracasso. A inevitabilidade de seu destino patente para mim agora como uma conseqncia da imperfeio inerente a cada ser humano; por isso eu redesenhei a Matrix baseando-me na sua histria para refletir de modo mais acurado a diversidade grotesca de sua natureza. Entretanto, o fracasso me frustrou de novo. Desde ento, passei a entender que a resposta me fugia porque exigia uma mente menor, ou talvez uma mente menos tomada pelos parmetros da perfeio. Assim, a resposta foi encontrada por outro: um programa intuitivo, inicialmente criado para investigar certos aspectos da psique humana. Se eu sou o pai da Matrix, ela seria indubitavelmente a me. Neo A orculo. Arquiteto Por favor ... Como eu dizia, ela deu uma soluo. 99,9 % de todas as cobaias aceitariam o programa desde que lhes fosse dada uma escolha, mesmo que soubessem da escolha em nvel inconsciente. Se por um lado tal resposta funcionou, por outro era fundamentalmente falha, criando assim a anomalia

275
sistmica (que de outro modo seria contraditria) que, se no fosse vigiada, poderia ameaar o prprio sistema. Logo, aqueles que recusavam o programa, mesmo sendo minoria, se fossem deixados livres, constituiriam uma probabilidade crescente de desastre. Neo Isso diz respeito a Zion. Arquiteto Voc est aqui porque Zion est prestes a ser destruda. Cada habitante morto, toda sua existncia erradicada. Neo Conversa fiada. Arquiteto A denegao a mais previsvel das reaes humanas, mas fique tranqilo, esta ser a sexta vez que eu a terei destrudo, e j somos muito eficientes nisto. A funo do predestinado retornar fonte, permitindo a disseminao temporria do cdigo que carrega, reinserindo o programa primrio. Depois disso, voc deveria selecionar da Matrix 23 indivduos, 16 fmeas e 7 machos, para reconstruir Zion. Se no cumprir o processo, isso resultar num crash cataclsmico do sistema, matando todo mundo conectado Matrix, o que junto com o extermnio de Zion, redundar na extino da raa humana. Neo Voc no vai deixar isso acontecer. Voc precisaria de seres humanos para sobreviver. Arquiteto H nveis de sobrevivncia que estamos preparados para aceitar. Mas a questo importante aqui se voc est ou no pronto para aceitar a responsabilidade pela morte de cada ser humano neste mundo? Interessante ler suas reaes... Seus cinco antecessores eram, por design, baseados numa caracterstica semelhante, uma afirmao que visava criar uma ligao profunda com o resto de sua espcie. Mas, enquanto os outros experimentavam isso de um modo geral, sua experincia bem mais especfica. Vis--vis, o amor. Neo Trinity. Arquiteto A propsito, ela entrou na Matrix para salvar sua vida ao custo da dela. Neo No! Arquiteto O que nos traz ao momento da verdade, onde a falha fundamental expressa de modo definitivo, e a anomalia revelada como princpio e fim. H duas portas. Aquela sua direita leva fonte e salvao de Zion. Aquela sua esquerda leva de volta para a Matrix, a ela, e ao fim de sua espcie. Como voc disse, muito apropriadamente, o problema a escolha. Mas j sabemos o que voc vai fazer no ? Eu j posso ver a reao em cadeia, os precursores qumicos que sinalizam a chegada da emoo, desenhada especificamente para oprimir a lgica e a razo. Uma emoo que j o cega para a verdade simples e bvia: ela vai morrer e no h nada que voc possa fazer para impedir. Neo caminha para a porta sua esquerda Arquiteto Humpf. A esperana a quintessncia da iluso humana, simultaneamente fonte de sua maior fora e sua maior fraqueza. Neo Se eu fosse voc, esperaria que no nos encontrssemos de novo.

276

Arquiteto No vamos nos encontrar. Baudrillard, J. apesar dos comentrios a respeito de sua influncia no filme, acredito que a citao ao intelectual ps-modernista francs eminentemente jocosa, uma vez que seu livro Simulacros e Simulao somente capa sem contedo algum aparece apenas como recipiente e disfarce para os programas piratas que Neo vende. A famosa frase bem-vindo ao deserto do real, ganha nuances de ironia. Cena da parada das sentinelas cena ao final de Reloaded em que Neo, em nos subterrneos das runas das cidades, fora da Matrix, consegue dominar e paralisar (como consegue j que estaria fora da Matrix?) as mquinas sentinelas. Assim, passamos a ter a certeza (mesmo?!) de que no h nada fora da Matrix. Cego no hall de elevadores do prdio da Orculo nos chama ateno a presena de um cego, sentado, de culos escuros espelhados e com uma enorme bengala. Signo oracular arquetpico, Tirsias a referncia mor. Cypher o termo significa zero. Figura arquetpica de Judas. Cypher faz negcio com Smith: entregar Morpheus em troca de seu retorno Matrix e ao esquecimento. Seu pedido especifica: uma vida de glamour e dinheiro como astro de cinema. Dja vu toda vez que h a ocorrncia de um dja vu, isto significa uma pequena falha no sistema em funo da interferncia da Matrix no programa. Em geral, denota a presena de agentes. A cena construda com a rpida repetio da passagem de um gato preto. O mesmo gato passa na penltima cena do ltimo filme significando a reinicializao de todo o sistema. Espelhos e culos espelhados eles esto por toda parte, do efeitos de infinitizao e uma atmosfera de iluso. Falha na imagem da tv De volta uma simulao da Matrix, Morpheus mostra a Neo atravs de uma tv as imagens daquilo que ele designa como sendo o real. Neste momento, ocorre uma pequena falha na imagem, a questo aqui tripla: seria a falha (1) da tv que est sendo gerada pela Matrix? (2) Simplesmente da Matrix? Ou (3) a prpria imagem do suposto real ela mesma outra iluso gerada pela Matrix?

277
Im beginning to see the light Msica de Duke Ellington que toca na casa da orculo. Mark 3 n 11 Nmero de srie de Nabucodonosor, nave de Morpheus. Referncia bblica, Marcos 3:11- Tambm os espritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: tu s o filho de Deus. O Coelho branco de Alice Neo deve segui-lo. Para onde ele o est levando, a questo. Coelhos aparecem com certa freqncia no filme (como Hitchcock costumava fazer), temos que ach-los. Outra brincadeira deliciosa e no menos significativa. Suas aparies prenunciam acontecimentos importantes. Orculo programa construdo para calcular e compreender o funcionamento de humanos, chegando seguinte resposta: escolha. Humanos precisam, para funcionar suficientemente bem, ter o dispositivo da escolha. Por este motivo, a orculo dita a me da Matrix. Ela faz cookies e os oferece a Neo. Cookie nome dado a um dispositivo de reconhecimento no sistema. Trata-se das informaes que um web site coloca no disco rgido de seu computador, para que possa se lembrar de algo a seu respeito. Permite ao servidor armazenar informaes sobre um usurio no computador do prprio usurio. Voc pode ver os cookies armazenados em seu disco rgido, embora as informaes armazenadas em cada cookie possa no fazer qualquer sentido para voc. Assim, ao retornarmos a um site somos reconhecidos, por isto a livraria Cultura ou a Amazon, nos recebe com um Hello fulano, pois sabe quem somos. A orculo tem cara de humilde senhora chicana de bairro pobre americano. Sbia e mordaz, a ela que Neo se dirige para saber quem ele . Pequeno monge da colher que no h importante elemento do filme. Condensa: a dvida sobre se estamos todos na Matrix ou se o universo e sua realidade so eles mesmos uma iluso (editada por nossos crebros ou mentes) cuja metfora a Matrix. Assim, no haveria, de fato, um fora da Matrix. E realize this truth, se dar conta desta verdade (que o mesmo que se iluminar), significa perceber que Samsara (a roda da vida) Nirvana (extino (do sofrimento da roda) da vida), e que Nirvana Samsara. No h Nirvana para alm de Samsara, no preciso sair do lugar.

278
Sentinelas - mquinas que vigiam, consertam e mantm sob controle, supostamente, os exteriores da Matrix, os hardwares, de maneira geral, incluindo a cidade das mquinas, os casulos com humanos conectados e os campos de incubadoras. Smith em Zion como poderia um programa da Matrix entrar em Zion se esta no faz parte do sistema? A nica resposta parece ser: faz parte sim. Zion apenas uma outra instncia controlada pela Matrix. Zion ou Sio a Jerusalm celestial, cidade paradisaca prometida por Deus.

S-ar putea să vă placă și