Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS E POLTICA PR- PROJETO

PARA SELELEO DO CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU SEGURANA PBLICA E CIDADANIA

JEOV DE OLIVEIRA FERNANDES

POLTICAS PBLICAS DE PREVENO A CRIMINALIDADE: UM ESTUDO SOBRE SUA APLICAO NA CIDADE DE MOSSOR/RN.

MOSSOR 2013

INTRODUO As polticas pblicas de preveno criminalidade vm sendo debatidas na mdia, e pela sociedade de um modo geral, de forma bastante enftica como forma de reduo da crescente onda de violncia que hora se alastra no seio da sociedade. A questo da violncia urbana a preocupao da sociedade de forma geral, frente ao crescimento do fenmeno da violncia, que se alastram de forma crescente e que com a evoluo da sociedade contempornea, vem atingindo de forma indiscriminada todas as classes sociais, e que despertam inquietaes conforme descreveu Odalia (2004, p121), afirmando que:
A violncia, no mundo de hoje, parece to entranhada em nosso dia-a-dia que pensar e agir em funo dela deixou de ser um ato circunstancial, para se transformar numa forma do modo de ver e de viver do homem.

Desta forma se observa que os agentes principais so jovens que geralmente enveredam na criminalidade antes dos 15 anos de idade, praticando desde pequenos delitos que vo de furtos de pequenos objetos, at os mais complexos que so assaltos a mo armada, trfico de drogas, homicdios, seqestros, e raramente esses jovens atingem seus 30 anos de idade, pois o mais comum morrerem assinados aos 25 anos, em conflitos entre si ou confrontos com a polcia. Segundo Durkheim (1995 p.29), no h nenhuma sociedade onde no exista criminalidade, nessa expectativa nos propusemos a analisar esses eventos envolvendo essa gama de jovens, e analisar que polticas pblicas existem que possam evitar a entrada destes jovens no mundo da criminalidade, explorarando essa problemtica visualizando e expondo essa situao de uma forma explicita. Os fatores geradores do aumento da criminalidade no Brasil apresentam situaes onde sociedade encontra apoio na grande mdia nacional, que impe um consumismo desabalado e sem precedentes, gerando assim uma busca desesperada por uma melhor condio de vida, pois em uma sociedade capitalista, avanada, consumista, e sem nenhuma moralidade, aliada a falta de investimentos por parte do estado junto a essa massa joga ela na vala do desprezo social. Quando a humanidade comeou a prosperar sentiu a necessidade de viver em sociedade e para isso foram necessrias criao de regras que estabelecessem normas para que houvesse um bom convvio social, ou seja, a quebra dessas normas ou uma transgresso contra elas de certa forma constitua-se crime, ento a quebra de tais regras que regulavam a

conduta dessa comunidade era tida como uma ofensa, mas no uma ofensa individual, uma ofensa contra toda aquela comunidade ali existente sendo estabelecida uma pena para o transgressor. Para Foucault, (2007, P 126):
a disciplina tambm se manifesta nas escolas, indstrias e Foras Armadas modernas, justamente como uma maneira de exercer o poder para produzir sujeitos capazes de funcionar como engrenagens da nova sociedade ps-absolutismo. At o tempo de que as pessoas dispem ser controlado de formas muito mais estritas do que se via antes. O Estado tenta transmitir a imagem de que esse poder exercido sobre os indivduos benevolente, algo que supostamente pretende apenas "corrigir" e "reformar" a pessoa, nunca apenas puni-la. Isso, porm, revela uma intolerncia crescente contra qualquer desvio das normas de comportamento

Ento essas regras de boa convivncia moral e boa conduta entre as sociedades, permaneceram passando por algumas modificaes adaptando-se a cada tipo de sociedade conforme os seus diversos aspectos das sociedades, principalmente os scios econmicos e culturais que determinavam a implantao de etapas evolutivas que dinamizavam o bom convvio social, configurando-se novas regras de conduta e a supresso de outras conforme as evolues histricas e peculiares destas, ento os crimes passaram a ter novos conceitos, conforme as novas exigncias de segurana e de um bom convvio social implementados pelos membros daquela comunidade, que ali reunidos compunham aquele grupo social direcionando posturas e procedimentos que deveriam ser adotados por todos. De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE (2004, p. 01) Violncia a maior preocupao dos jovens, diz pesquisa do IBGE 14h3202/05/2004. Dos 34,1 milhes de jovens brasileiros, mais da metade se preocupa com a falta de segurana no pas. O primeiro perfil da juventude brasileira, com idade entre 15 e 24 anos, aponta a violncia como o problema mais srio para 55% dos jovens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), os jovens representam 20,1% da populao brasileira.

Vrios autores se expressaram a cerca do crime, principalmente quanto as suas causas e efeitos. Hipcratis (460 370 a.c), via no delito um desvio anormal da conduta humana, (Farias Junior 1990). Para Aristteles, em poltica a misria engradava rebelies e delitos. Em retrica, analisava os fatores econmicas como causa do crime, embora desse pouca importncia a tal causa, acreditando como causa maior as paixes. (Farias Junior).

JUSTIFICATIVA A pesquisa relacionada s polticas pblicas de preveno a criminalidade desenvolvido pelas instituies de segurana pblica em Mossor como forma de e prevenir a violncia, ser de grande valia para a segurana pblica local para a sociedade de um modo geral, uma vez que o fenmeno da violncia tido como um dos grandes problemas da sociedade contempornea, e na cidade de Mossor no est muito diferente do cenrio nacional. Os resultados de uma pesquisa, neste setor sero de fundamental importncia para as instituies que trabalham com crianas e adolescentes na cidade de Mossor, uma vez que mostrar a importncia das polticas pblicas de preveno violncia, como so aplicadas e sua eficincia ou no. PROBLEMATIZAO Como ponto de partida para a realizao desta pesquisa, apresenta-se como problematizao, verificar a existncia de polticas pblicas de preveno criminalidade, desenvolvidas pelas instituies de segurana pblica atuantes na cidade de Mossor/RN, e a sua eficcia? OBJETIVOS Objetivo Geral Verificar por meio de entrevistas nas instituies de segurana pblica atuantes em Mossor/RN a existncia de polticas pblicas de preveno criminalidade, e como se d sua aplicao. Objetivos Especficos Relacionar as instituies que desenvolvem polticas pblicas de preveno a criminalidade; Identificar o pblico alvo destas instituies; Verificar como so desenvolvidas na prtica estas polticas; Verificar a eficcia destas polticas de preveno;

METODOLOGIA

Com o intuito de elaborar o presente projeto, foi utilizada uma pesquisa bibliogrfica, objetivando a preparao da fundamentao terica, e a preparao de instrumentos de pesquisa, buscando revisar obras de autores que abordaram o fenmeno da crescente onda de violncia e polticas voltadas preveno da violncia. De acordo com (RUIZ 1996) a pesquisa bibliogrfica indispensvel em qualquer tipo de investigao cientfica seja em que rea de estudo se desenvolva o trabalho, quer maneira da atividade exploratria quer para o estabelecimento do status quaestionis. Pode-se denominar uma pesquisa como exploratria quando, esta envolve levantamento bibliogrfico, entrevista com pessoas que tm experincias praticas com o problema pesquisado, analisando os exemplos de modo a estimular a compreenso. Em se tratando da pesquisa de campo (RUIZ 1996, p. 50) escreveu que:
A pesquisa de campo consiste na observao dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variveis presumivelmente para ulteriores analises. Esta espcie de pesquisa no permite o isolamento e o controle das variveis supostamente relevantes, mas permite o estabelecimento de relaes constantes entre determinadas condies.

Antes de dar incio pesquisa de campo, o pesquisador tem como principal tarefa fazer uma pesquisa bibliogrfica sobre o assunto em questo, aps este levantamento cabe ao mesmo determinar as tcnicas que sero usadas na coleta de dados, (RUIZ, 1996).

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Ano 1- 2013

Ano 1- 2014
1TRIM 2TRIM 3TRIM 4TRIM

ATIVIDADE/MS

2TRIM

3TRIM

4TRIM

Pesquisa Bibliogrfica Construo das tcnicas de pesquisa de campo Coleta de dados /Pesquisa de campo Descrio Tabulao do Material da pesquisa de campo Elaborao da Dissertao Defesa da Dissertao

X X X X

x
x

REFERNCIAS: DURKHEIM, mile. AS REGRAS DO MTODO SOCIOLGICO . Traduo Paulo Neves. So Paulo: Martins Fontes, 1995. FOUCAULT, Michel. VIGIAR E PUNIR - Histria da Violncia nas Prises. Editora Vozes,So Paulo: Atlas, 2007.

LOMBROSO, Cesare. O HOMEM CRIMINOSO. Traduo Maria Carlota Carvalho. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1999.

RUIZ, Joo lvaro. METODOLOGIA CIENTFICA: guia para eficincia nos estudos. So Paulo: Atlas, 1996.

S-ar putea să vă placă și