Sunteți pe pagina 1din 4

Tema: Um povo dominado pela murmurao. Texto: Nm 13:25 33; 14:1 12.

2. Intro: o povo de Israel saiu do Egito e aqui tinha chegado ao limite da terra prometida, Cana a terra dos sonhos a terra da promessa, s que antes de entrar para conquistar a terra Moises mandou 12 espis, para entrar escondidos na terra, para analisar e ver os pontos estratgicos para conquistar a terra, e os 12 espias saram para cumprir essa misso e entre os 12 estavam Josu e Calebe. Depois de um tempo os espies voltaram, depois de terem analisado a terra e no voltaram de mos vazias, voltaram carregando os frutos da terra que erram enormes, uvas e laranjas enormes, que eles nunca tinham visto e colocaram diante do povo e de Moises e todos ficaram felizes. E 10 dos espias deram um passo frente e disseram: Moises a terra maravilhosa, linda extraordinria do jeito que Deus prometeu, olha o tamanho dos frutos terra que mana leite e mel mais dai comearam a murmurar e disseram: mais a terra habitada por gigantes, homens guerreiros armados ate os dentes, treinados para a guerra e nos somos um bando de pastores de ovelhas, um bando de fabricante de tijolos e tem mais, eles so to grandes que ns somos como gafanhotos diante deles. E ficaram murmurando. E a palavra de Deus diz os que nos 10 espias e no povo havia um esprito diferente de Jos e Calebe e qual esprito era esse? I. Era um esprito de pessimismo; O pessimismo uma das piores armas que o diabo tem para arruinar a vida das pessoas; O pessimista exagera tudo, v o inimigo maior do que , e ele se v menor do que ; (Pv 23:7 Porque, como imagina em sua alma, assim ele ) O pessimista s v o lado ruim de tudo; O pessimista antes de tentar j se acha um derrotado; Um esprito de murmurao. Murmurar significa: queixar-se, falar mal, apontar falta, fazer mau juzo de algum ou de alguma coisa. O povo parou de confiar em Deus e estavam olhando para o homem Moises, como a fonte de proviso deles.

II.

O povo de Israel estava se queixando diretamente ao Senhor, com ingratido, depois de tudo que o Senhor fez por eles, eles ainda continuavam ingratos.

O murmurador uma pessoa que no tem f e confiana em Deus.

Uma pessoa cheia de dvidas vai murmurar em qualquer situao. Uma pessoa cheia de f vai louvar o Senhor em qualquer situao. (exemplo Paulo e Silas) O murmurador ele no se nega a realizar as suas tarefas ou cumprir os seus deveres, mostra-se at mais trabalhador do que os outros, o problema reside no fato dela fazer reclamando. Foi por isso que o apostolo Paulo disse: fazei tudo sem murmurao! (Felipenses 2:14) O murmurador encontra defeito em tudo.

Se o pastor visita, porque gosta de incomodar o sossego dos outros. Se no visita, irresponsvel e descuidado com as ovelhas. Se o obreiro se veste bem, ele vaidoso. Veste-se mal, ele relaxado e tem mau gosto. Se o obreiro anda sorrindo, ele cheio de graa. Se no solta um sorriso, porque anda estressado. Se o obreiro cuida da famlia, descuidado com a igreja. Se cuidar da igreja, descuidado com a famlia. Se obreiro pregar muito tempo, cansativo, metido a intelectual. Se pregar pouco, que no tem mensagem. Se o pastor organiza trabalhos , explorador do rebanho. Se no organiza, que no d trabalho ao rebanho e no tem criatividade. Se o obreiro ora muito, porque no tem o que fazer ou est querendo aparecer. Se orar pouco, um obreiro relaxado, irresponsvel, preguioso e carnal.

Se o pastor termina culto cedo, ele frio e no deixa o Esprito operar na Igreja. Se o culto excede o horrio, irresponsvel e impontual. Se o pastor prospera financeiramente, deve estar roubando da Igreja. Se no prospera, est em pecado ou tem pouca f. ou seja pro murmurador nada t bom, s bom o que ele faz, ele se acha o dono da verdade. O murmurado comea a murmurar primeiro em seu corao e depois com a sua boca (Mateus 12:34). JESUS Diz : Raa de vboras como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que est cheio o corao.

No mundo as pessoas so estimuladas a reclamar, fazer greves, reivindicar, mas no reino de Deus o mandamento outro: Fazer tudo sem murmuraes nem contendas. Fp 2:14. O murmurador sempre morre no deserto. Quando murmuramos estamos dizendo para Deus que Ele no to poderoso assim como a bblia diz. Deus condena a murmurao. Acabe com a murmurao ou ela acabar com voc.

Concluso: depois que os 10 espias murmuraram Josu e Calebe deram um passo frente e falaram: um momento, eles j disseram que a terra maravilhosa e ai esta o fruto que prova isso eles j disseram... verdade que h um problema uma dificuldade exrcitos armados ate os dentes que esto mais treinados do que ns. Calebe diz: mas eles no tem algo que ns temos. Ns temos o Deus todo poderoso. Precisamos encarar os desafios. Precisamos lutar....

Precisamos levantar os nossos olhos, levantar a cabea, pois somos filhos de Deus.

SE DEUS TE PROMETEU ELE VAI CUMPRIR! No podemos ser covardes.

S-ar putea să vă placă și