Sunteți pe pagina 1din 79

Embrapa Milho e Sorgo Sistema de Produo, 1 ISSN 1679-012X Verso Eletrnica - 7 edio Set.

/2011

Cultivo do Milho
R odrigo Vras da C osta C arlos R obe rto C ase la Luciano Viana C ota

Sum rio
Apresentao Economia da produo Zoneamento agrcola Clima e solo Ecofisiologia Manejo de solos Fertilidade de solos Cultivares Plantio Irrigao Plantas daninhas Doenas Pragas Colheita e ps-colheita Mercado e comercializao Coeficientes t cnicos Referncias Gloss rio
Autore s Ex pe die nte

Doen as

Nos ltimos anos, notadamente a partir do final de dcada de 90, as doenas t m se tornado uma grande preocupao por parte de t dcnicos e produtores envolvidos no agronegcio do milho. Relatos de perdas na produtividade devido ao ataque de pat genos t m sido frequentes nas principais regies produtoras do pas. Nesse contexto, vale destacar a severa epidemia de cercosporiose ocorrida na regio Sudoeste do estado de Gois no ano de 2000, na qual foram registradas perdas superiores a 80% na produtividade. importante entendermos que a evoluo das doenas do milho est estreitamente relacionada evoluo do sistema de produo desta cultura do Brasil. Modificaes ocorridas no sistema de produo, que resultaram no aumento da produtividade da cultura, foram, tambm, responsveis pelo aumento da incidncia e da severidade das doenas. Desse modo, a expanso da fronteira agrcola, a ampliao das pocas de plantio (safra e safrinha), a adoo do sistema de plantio direto, o aumento do uso de sistemas de irrigao, a ausncia de rotao de cultura e o uso de materiais suscet veis t m promovido modificaes importantes na dinmica populacional dos pat genos, resultando no surgimento, a cada safra, de novos problemas para a cultura relacionados ocorrncia de doenas. Dentre as doenas que atacam a cultura do milho no Brasil, merecem destaque a mancha branca, a cercosporiose, a ferrugem polissora, a ferrugem tropical, os
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

open in browser PRO version

pdfcrowd.com

enfezamentos vermelho e plido, as podrides de colmo e os gros ardidos. Alm destas, nos ltimos anos algumas doenas (como a antracnose foliar e a mancha foliar de Diplodia), consideradas de menor import ncia, t m ocorrido com elevada severidade em algumas regies produtoras. A import ncia destas doenas varivel de ano para ano e de regio para regio, em funo das condies climticas, do nvel de suscetibilidade das cultivares plantadas e do sistema de plantio utilizado. No entanto, algumas das doenas so de ocorrncia mais generalizada nas principais regies de plantio, como o caso da mancha branca. As principais medidas recomendadas para o manejo de doenas na cultura do milho so: 1) utilizar cultivares resistentes; 2) realizar o plantio em poca adequada, de modo a evitar que os perodos crticos para a cultura coincidam com condies ambientais mais favorveis ao desenvolvimento da doena; 3) utilizar sementes de boa qualidade e tratadas com fungicidas; 4) utilizar rotao com culturas no suscet veis; 5) rotao de cultivares; 6) manejo adequado da lavoura adubao equilibrada (N e K), populao de plantas adequada, controle de pragas e de invasoras e colheita na poca correta. Essas medidas, alm de trazerem um benefcio imediato ao produtor por reduzir o potencial de inculo dos pat genos presentes na lavoura, contribuem para uma maior durabilidade e estabilidade da resist ncia gentica presentes nas cultivares comerciais por reduzirem a populao de agentes patognicos. A mais atrativa estrat gia de manejo de doenas a utilizao de cultivares geneticamente resistentes, uma vez que o seu uso no exige nenhum custo adicional ao produtor, no causa nenhum tipo de impacto negativo ao meio ambiente, perfeitamente compat vel com outras alternativas de controle e , muitas vezes, suficiente para o controle da doena. Para fins didticos, as doenas do milho aqui abordadas sero agrupadas de acordo com o rgo da planta infectado, formando os seguintes grupos: doenas foliares; podrides de colmo e das razes; podrides de espigas e de gros; e doenas sist micas.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Doen as Foliares Podrid es do Colmo e das Ra zes Doen as sist micas Viroses Doen as causadas por nemat ides

Recomendaes para o controle qumico de doenas na cultura do milho

Doen as foliares
Top

Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) Import ncia e Distribui o: A doena foi observada inicialmente no Sudoeste do estado de Gois em Rio Verde, Montividiu, Jata e Santa Helena, no ano de 2000. Atualmente a doena est presente em praticamente todas as reas de plantio de milho no Centro Sul do Brasil. A doena ocorre com alta severidade em cultivares suscet veis, podendo as perdas serem superiores a 80%. Sintomas: Os sintomas caracterizam-se por manchas de colorao cinza, predominantemente retangulares, com as leses desenvolvendo-se paralelas s nervuras. Com o desenvolvimento dos sintomas da doena, pode ocorrer necrose de todo o tecido foliar (Figura 1). Em situaes de ataques mais severos, as plantas tornam-se mais predispostas s infec es por pat genos no colmo, resultando em maior incidncia de acamamento de plantas.
Fotos: Luciano Viana C ota.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 1. Cercosporiose do milho (Cercospora zeae-maydis ).


Epidemiologia: A dissemina o ocorre atrav s de esporos e de restos de cultura

levados pelo vento e por respingos de chuva. Os restos de cultura so, portanto, fonte de inculo local e, tambm, para outras reas de plantio. A ocorrncia de temperaturas entre 25 e 30oC e de umidade relativa do ar superior a 90% so consideradas condies timas para o desenvolvimento da doena.

Manejo da Doen a: A principal medida de manejo da cercosporiose a utilizao de cultivares resistentes. Alm disso, recomenda-se: evitar a permanncia de restos da cultura de milho em reas em que a doena ocorreu com alta severidade para reduzir o inculo do pat geno na rea; realizar a rotao com culturas no hospedeiras como a soja, o sorgo, o girassol, o algodo e outras, uma vez que o milho o nico hospedeiro de C. zeae-maydis; para evitar o aumento do potencial de inculo de C. zeae-maydis, deve-se evitar o plantio seguido de milho na mesma rea; plantar cultivares diferentes em uma mesma rea e em cada poca de
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

plantio; realizar adubaes de acordo com as recomendaes t cnicas para evitar desequilbrios nutricionais nas plantas, favorveis ao desenvolvimento desse pat geno, principalmente a relao nitrognio/pot ssio. Para que essas medidas sejam eficientes, recomenda-se a sua aplicao regional (em macrorregies) para evitar que a doena volte a se manifestar a partir de inculo trazido pelo vento de lavouras vizinhas infectadas. Em reas com plantio de cultivares suscet veis e sob condies ambientais favorveis para a ocorrncia da doena, o controle qumico deve ser avaliado como uma opo para o manejo da doena. Mancha branca (etiologia indefinida) Import ncia e Distribui o: A mancha branca considerada, atualmente, uma das principais doenas da cultura do milho no Brasil, estando presente em praticamente todas as regies de plantio de milho no Brasil. As perdas na produo podem ser superiores a 60% em situaes de ambiente favorvel e de uso de cultivares suscet veis. Sintomas:As leses da mancha branca so, inicialmente, circulares, aquosas e verde claras (anasarcas). Posteriormente, passam a necrticas, de cor palha, circulares a elpticas, com dimetro variando de 0,3 a 1cm (Figura 2). Geralmente, so encontradas dispersas no limbo foliar, mas iniciam-se na ponta da folha progredindo para a base, podendo coalescer. Em geral, os sintomas aparecem inicialmente nas folhas inferiores, progredindo rapidamente para as superiores, sendo mais severos aps o pendoamento. Sob condies de ataque severo, os sintomas da doena podem ser observados tambm na palha da espiga. Em condies de campo, os sintomas no ocorrem, normalmente, em plntulas de milho.
Epidemiologia: A mancha branca favorecida por temperaturas noturnas amenas

open in browser PRO version

(15 a 200C), elevada umidade relativa do ar (>60%) e elevada precipitao. Os


Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

plantios tardios favorecem elevadas severidades da doena devido ocorrncia dessas condies climticas durante o florescimento da cultura, fase na qual as plantas so mais sensveis ao ataque do pat geno e os sintomas so mais severos. Manejo da Doen a: A principal medida recomendada para o manejo da mancha branca o uso de cultivares resistentes. Atualmente, est o disponveis no mercado cultivares que apresentam excelente nvel de resist ncia a essa doena, como as cultivares da Embrapa BRS 1010 e BRS 1035. Outra medida importante para o manejo da enfermidade a escolha da poca de plantio. Deve-se optar por pocas de semeadura cujas condies climticas que favoream a doena no coincidam com a fase de florescimento da cultura. Nas regies Centro-Oeste e Sudeste, os plantios tardios realizados a partir da segunda quinzena de novembro at o final de dezembro favorecem a ocorrncia da doena em elevadas severidades. Portanto, recomenda-se, sempre que possvel, antecipar a poca do plantio para a segunda quinzena de outubro ou o incio de novembro. O controle qumico tambm uma medida vivel nas situaes em que so utilizadas cultivares suscet veis, em regies cujas condies climticas so favorveis ao desenvolvimento da doena.

Foto: Fabrcio Lanza .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 2. Sintomas da mancha branca do milho.

Ferrugem Polissora (Puccinia polysora Underw.) Import ncia e Distribui o : No Brasil, foram determinadas perdas superiores a 40% na produo de milho devido ocorrncia de epidemias de ferrugem polissora. A doena est distribuda por toda a regio Centro-Oeste, pelo Noroeste de Minas Gerais, por So Paulo e por parte do Paran.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Sintomas: Os sintomas da ferrugem polissora so caracterizados pela formao de pstulas circulares a ovais, de colorao marron clara, distribudas, predominantemente, na face superior das folhas (Figura 3).
Foto: Rodrigo V ras da C osta .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 3. Sintomas da ferrugem polissora no milho (Puccinia polysora Underw).


Epidemiologia: A ocorr ncia da doen a dependente da altitude, ocorrendo com

maior intensidade em altitudes abaixo de 700m, onde predominam temperatura mais

elevadas (25 a 35oC). A ocorrncia de perodos prolongados de elevada umidade relativa do ar tambm um fator importante para o desenvolvimento da doena. Manejo da Doen a: As principais medidas recomendadas para o manejo da ferrugem polissora compreendem o uso de cultivares resistentes, a escolha da poca e do local de plantio, a aplicao de fungicidas em situaes de elevada presso de doena e o uso de cultivares suscet veis. Ferrugem Comum (Puccinia sorghi) Import ncia e Distribui o: No Brasil, a doena tem ampla distribuio com severidade moderada, tendo maior severidade nos estados da regio Sul. Sintomas: A ferrugem comum caracteriza-se pela formao de pstulas em toda a parte area da planta, mas com maior abundncia nas folhas. As pstulas ocorrem em ambas as superfcies da folha, sendo esta uma das caractersticas que a diferencia da ferrugem polissora, cujas pstulas predominam na superfcie

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

superior da folha. As pstulas da ferrugem comum apresentam formato circular a alongado e colorao castanho clara a escuro, que se acentua medida em que as pstulas amadurecem e se rompem, liberando os uredsporos, que so os esporos t picos do pat geno. Sob condies ambientais favorveis, as pstulas podem coalescer, formando grandes reas necrticas nas folhas (Figura 4).
Fotos: Rodrigo V ras da C osta ..

Figura 4. Sintomas da ferrugem comum do milho: pstulas de colorao marrom claro apresentando halo amarelado (A); coalesc ncia de pstulas apresentando necrose foliar e bordos arroxeados; detalhe do formato alongado das pstulas (C).
Epidemiologia: A ocorr ncia de prolongados per odos de temperaturas baixas (16 a

23C), alta umidade relativa do ar (>90%) e chuvas frequentes favorecem o desenvolvimento da doena. Tais condies so encontradas, mais frequentemente, em locais de altitude elevada (>800m). Os telisporos produzidos pelo pat geno germinam e produzem basidisporos, os quais infectam plantas do gnero oxalis spp. (trevo), em que o pat geno desenvolve o est gio aecial (fase reprodutiva). Desse modo, a presena de plantas de trevo na rea contribui para a sobrevivncia e para a disseminao do pat geno.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Manejo da Doen a: O uso de cultivares resistentes a principal forma de manejo da ferrugem comum. A escolha da poca e de locais de plantio menos favorveis ao desenvolvimento da doena e a eliminao de hospedeiros alternativos tambm contribuem para a reduo da severidade da doena. A aplicao de fungicidas recomendada em situaes de elevada presso de doena e uso de cultivares suscet veis, quando a doena surge nos est dios iniciais de desenvolvimento da cultura. Ferrugem Tropical ou Ferrugem Branca (Physopella zeae) Import ncia e Distribui o: No Brasil, a ferrugem tropical encontra-se distribuda nas regies Centro-Oeste e Sudeste (Norte de So Paulo). A doena mais severa em plantios cont nuos de milho, principalmente em reas irrigadas. Sintomas: A ferrugem branca caracteriza-se pela formao de pstulas de formato arredondado a oval, em pequenos grupos, de colorao esbranquiada a amarelada, na superfcie superior da folha e recoberta pela epiderme. Uma borda de colorao escura pode envolver o agrupamento de pstulas (Figura 5).
Foto: Rodrigo V ras da C osta .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 5. Pstulas de aspecto pulverulento e colorao esbranquiada caractersticas da ferrugem branca do milho.
Epidemiologia: Os uredo poros s o o in culo prim rio e secund rio, sendo

transportados pelo vento ou em material infectado. No so conhecidos hospedeiros intermedirios de P. zeae. A doena favorecida por condies de alta temperatura (22-34C), alta umidade relativa e baixas altitudes. Por ser um pat geno de menor exigncia em termos de umidade, a severidade da doena tende a ser a maior nos plantios de safrinha. Manejo da Doen a: As principais medidas de manejo so: plantio de cultivares resistentes; escolha da poca e do local de plantio; evitar plantios sucessivos de
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

milho; e aplicao de fungicidas em situao de elevada presso de doena. Alm disso, recomendam-se a alternncia de gentipos e a interrupo no plantio durante certo perodo para que ocorra a morte dos uredsporos. Helmintosporiose (Exserohilum turcicum) Import ncia e Distribui o: No Brasil, as maiores severidades desta enfermidade t m ocorrido em plantios de safrinha. Em situaes favorveis ao desenvolvimento da doena, as perdas na produo podem chegar a 50%, quando o ataque comea antes do perodo de florao. Sintomas: Os sintomas t picos da doena so leses necrticas, elpticas, medindo de 2,5 a 15cm de comprimento (Figura 6). A colorao do tecido necrosado varia de cinza a marrom e, no interior das leses, observa-se intensa esporulao do pat geno. As primeiras leses aparecem, normalmente, nas folhas mais velhas.
Foto: Luciano Viana C ota .

Figura 6. Sintomas da helmintosporiose (Exserohilum turcicum) em milho.


Epidemiologia: O pat geno apresenta boa capacidade de sobreviv ncia em restos

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

de cultura. A disseminao ocorre pelo transporte de condios pelo vento a longas dist ncias. Temperaturas moderadas (18-27C) so favorveis doena, bem como a ocorrncia de longos perodos de molhamento foliar ou a presena de orvalho. O pat geno tem como hospedeiros o sorgo, o capim sudo, o sorgo de halepo e o teosinto. No entanto, isolados provenientes do sorgo no so capazes de infectar plantas de milho. Manejo da Doen a: O controle da doena feito atravs do plantio de cultivares com resist ncia gentica. A rotao de culturas tambm uma prtica recomendada para o manejo desta doena. Mancha de Bipolaris maydis (Bipolaris maydis ) Import ncia e Distribui o: Esta doena encontra-se bem distribuda no Brasil, porm com severidade entre baixa e mdia. Atualmente, em algumas reas das regies Centro-Oeste e Nordeste, tem ocorrido com elevada severidade em materiais suscet veis. Sintomas: O fungo B. maydis possui duas raas descritas, 0 e T. A raa 0, predominante nas principais regies produtoras, produz leses alongadas, orientadas pelas nervuras com margens castanhas e com forma e tamanho variveis (Figura 7). Embora as leses sigam a orientao das nervuras, as bordas das leses no so t o bem definidas como ocorre no caso da cercosporiose. As leses causadas pela raa T so maiores, predominantemente elpticas e com colorao de marrom a castanho, podendo haver formao de halo clortico.
Foto: Rodrigo V ras da C osta .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 7. Sintomas da mancha de Bipolaris maydis (Bipolaris maydis ) em milho.


Epidemiologia: A sobreviv ncia ocorre em restos culturais infectados e em gr os.

Os condios so transportados pelo vento e por respingos de chuva. As condies timas para o desenvolvimento da doena consistem em temperaturas entre 22 e 30C e em elevada umidade relativa. A ocorrncia de longos perodos de seca e de dias com muito sol entre dias chuvosos desfavorvel doena. Manejo da Doen a: O plantio de cultivares resistentes e a rotao de culturas so as principais medidas recomendadas para o manejo dessa doena. Mancha de Bipolaris Zeicola (Bipolaris zeicola)
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Import ncia e Distribui o: Esta doena encontra-se bem distribuda no Brasil, porm com severidade entre baixa e mdia. semelhana do que foi citado para a mancha de Bipolaris Maydis, a doena tem ocorrido com elevada severidade em algumas regies do Centro-Oeste e do Nordeste. Sintomas: Duas raas de B. zecola so consideradas predominantes no Brasil, raas 1 e 3. A raa 1 desse pat geno produz leses de colorao palha, formato de circular a oval e com formao de anis conc ntricos (Figura 8). A raa 3 produz leses bem distintas daquelas produzidas pela raa 1. As leses so estreitas e alongadas e com colorao castanho claro.
Foto: Luciano Viana C ota .

Figura 8. Sintomas da mancha de Bipolaris Zeicola (Bipolaris zeicola raa 1) em milho.


Epidemiologia: As condi es ambientais que favorecem a ocorr ncia da doen a

so temperaturas moderadas e alta umidade relativa do ar. A sobrevivncia ocorre em restos culturais infectados e os condios so transportados pelo vento e por respingos de chuva.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Manejo da doen a: O plantio de cultivares resistentes e a rotao de culturas so as principais medidas recomendadas para o manejo dessa doena. Mancha foliar de Diplodia (Stenocarpella macrospora) Import ncia e Distribui o: Esta doena est presente nos estados de Minas Gerais, Gois, So Paulo, Bahia e Mato Grosso e na regio Sul do pas. Apesar de amplamente distribuda, a doena tem ocorrido com severidade entre baixa e mdia at o momento. Sintomas: As leses so alongadas, grandes, semelhantes s de Exserohilum turcicum. Diferem destas por apresentar, em algum local da leso, pequeno c rculo visvel contra a luz (ponto de infec o). Podem alcanar at 10cm de comprimento (Figura 9). Em algumas situaes, os sintomas s o caracterizados pela presena de leses estreitas e alongados (Figura 10). Apesar da variao sintomatolgica, em todos os casos possvel verificar o ponto de infec o pelo pat geno.
Foto: Rodrigo V ras.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 9. Sintomas da mancha foliar de Diplodia (Diplodia macrospora) em folha de milho. Seta indicando ponto de Infec o.

open in browser PRO version

Foto: Rodrigo V ras da C osta .


Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 10. Les o estreita e alongada de Diplodia macrospora. Seta indicando ponto de Infec o.
Epidemiologia: A dissemina o ocorre atrav s dos esporos e dos restos de cultura

levados pelo vento e por respingos de chuva. Os restos de cultura so fonte de inculo local e tambm contribuem para a disseminao da doena para outras reas de plantio. A ocorrncia de temperaturas entre 25 e 30oC e de elevada umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento da doena. Manejo da doen a: O manejo da doena pode ser feito atravs do uso de cultivares resistentes e da rotao com culturas no hospedeiras. Antracnose foliar do milho (Colletotrichum graminicola) Import ncia e Distribui o: Com a ampla utilizao do plantio direto, sem rotao de culturas, e o aumento das reas de plantio do milho na safra e na safrinha, a antracnose tornou-se uma das doenas mais amplamente distribudas nas regies produtoras de milho do Brasil. A doena pode reduzir a produo do milho em at 40% em cultivares suscet veis sob condies favorveis de ambiente. Um fator complicador relacionado ocorrncia da antracnose a inexperincia por parte da maioria dos t cnicos em reconhecer os sintomas dessa enfermidade no campo, permitindo que ela ocorra em elevadas severidades, resultando em perdas significativas produo.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Sintomas: As leses foliares so observadas em plantas nos primeiros est gios vegetativos e, de modo geral, a antracnose a primeira doena foliar detectada no campo. Os sintomas so caracterizados por leses de colorao marrom escura e formato oval a irregular, o que torna, s vezes, dif cil seu diagnstico. Tipicamente, um halo amarelado circunda a rea doente das folhas. Sob condies favorveis, as leses podem coalescer, necrosando grande parte do limbo foliar e surgem, no interior das leses, pontuaes escuras que correspondem s estruturas de frutificao do pat geno, denominadas ac rvulos (Figura 11). Nas nervuras, so observadas leses elpticas de colorao marrom avermelhada que resultam numa necrose foliar em formato de V invertido (Figura 12). Esses sintomas so geralmente confundidos com os sintomas de deficincia de nitrognio. Foto: Rodrigo Vras da Costa.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 11. Sintoma da antracnose foliar do milho (Colletotrichum graminicola). Fotos: Rodrigo Vras da Costa.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 12. Sintomas da antracnose (Colletotrichum graminicola) na nervura e queima foliar em formato de V invertido em plantas de milho.
Epidemiologia:A taxa de aumento da doen a uma fun o da quantidade inicial

de inculo presente nos restos de cultura, o que indica a import ncia do plantio direto e do plantio em sucesso para o aumento do potencial de inculo. Outro fator a influir na quantidade da doena a taxa de reproduo do pat geno, que vai depender das condies ambientais a da prpria raa do pat geno

presente. Temperaturas elevas (28 a 30oC), elevada umidade relativa do ar e chuvas frequentes favorecem o desenvolvimento da doena. Manejo da doen a: As principais medidas recomendadas para o manejo da antracnose so o plantio de cultivares resistentes, a rotao de cultura e evitar plantios sucessivos, as quais so essenciais para a reduo do potencial de inculo do pat geno presente nos restos de cultura.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Podrid es do Colmo e das Ra zes


Top

Introdu o As podrides de colmo destacam-se, no mundo, entre as mais importantes doenas que atacam a cultura do milho por causarem reduo de produo e de qualidade de gros e forragens. Sua ocorrncia, no Brasil, tem aumentado significativamente nas ltimas safras em todas as regies de plantio. Os plantios sucessivos, a ampla adoo do sistema de plantio direto sem rotao de culturas e a utilizao de gentipos suscet veis favorecem a ocorrncia da doena em funo da elevada capacidade dos pat genos de sobreviverem no solo e em restos de cultura, resultando no rpido ac mulo de inculo nas reas de cultivo. Incidncia de podrido de colmo acima de 70% e perdas de produtividade em torno de 50% t m sido relatadas em cultivares suscet veis sob condies ambientais favorveis ao desenvolvimento dos pat genos causadores de podrides de colmo. As podrides do colmo na cultura do milho podem ocorrer antes da fase de enchimento dos gros, em plantas jovens e vigorosas, ou aps a maturao fisiolgica dos gros, em plantas senescentes. No primeiro caso, as perdas se devem morte prematura das plantas com efeitos negativos no tamanho e no peso dos gros, como consequncia da reduo na absoro de gua e nutrientes. No segundo caso, as perdas na produo se devem ao tombamento das plantas, o que dificulta a colheita mec nica e expe as espigas ao de roedores e ao apodrecimento pelo contato com o solo. O tombamento das plantas funo do peso e da altura da espiga, da quantidade do colmo apodrecida, da dureza da casca e da ocorrncia de ventos. As podrides de colmo apresentam estreita relao com a ocorrncia de vrios tipos de estresses durante o ciclo da cultura, os quais promovem alteraes no
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

balano normal de distribuio de carboidratos na planta. Aps as fases de polinizao e fertilizao, inicia-se o perodo de enchimento dos gros, que se estende at a maturidade fisiolgica. Nesta fase, as espigas tornam-se os drenos mais fortes na planta, assumindo grande demanda por acares e outros carboidratos. Portanto, o aparato fotossint tico, nesse perodo, deve funcionar plenamente para manter o adequado suprimento de carboidratos para o enchimento dos gros e para a manuteno dos tecidos do colmo e das razes. Qualquer fator que interfira, negativamente, no processo de fotossntese nessa fase, como estresse hdrico, temperaturas elevadas, desequilbrios nutricionais, reduo da radiao solar e perda de rea foliar devido ao ataque de pragas e doenas, resulta em inadequado suprimento de carboidratos para enchimento dos gros. Nesse caso, o colmo, que alm da funo estrutural atua tambm como rgo de reserva, passa a ser a principal fonte de carboidratos para o enchimento dos gros, via processo de translocao. No entanto, a reduo da atividade fotossint tica e a intensa translocao de carboidratos do colmo para a espiga resultam num enfraquecimento dos tecidos do colmo, tornando-os mais suscet veis ao ataque de pat genos causadores de podrido. Desse modo, possvel afirmar que qualquer fator que reduza a capacidade fotossint tica e a produo de carboidratos predispe as plantas ocorrncia da doena. As podrides do colmo geralmente se iniciam pelas razes, passando para os entrens superiores ou diretamente pelo colmo, atravs de ferimentos. De um modo geral, no ocorrem uniformemente na rea, sendo possvel encontrar plantas sadias ao lado de plantas apodrecidas. Por serem os microorganimos causadores das podrides do colmo capazes de sobreviver nos restos de cultura e no solo, a adoo do sistema de plantio direto pode aumentar significativamente a quantidade de inculo no solo, tornando as lavouras de milho, nesse sistema de cultivo, mais sujeitas ocorrncia das podrides em alta intensidade. Vrios so os pat genos causadores de podrido de colmo em milho, incluindo fungos e bact rias. No Brasil, os principais so Colletotrichum graminicola, Diplodia macrospora, Diplodia maydis, Fusarium graminearum, Fusarium moniliforme e
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Macrophomina Phaseolina. Antracnose do colmo (Colletotrichum graminicola) Etiologia:Essa podrido, tambm denominada de antracnose do colmo, causada pelo fungo Colletotrichum graminicola. Esse fungo pode infectar todas as partes da planta de milho, resultando em diferentes sintomas nas folhas, no colmo, na espiga, nas razes e no pendo. Sintomas: Embora o pat geno possa infectar as plantas nas fases iniciais de seu desenvolvimento, os sintomas so mais visveis aps o florescimento. A podrido do colmo caracterizada pela formao, na casca, de leses encharcadas, estreitas, elpticas na vertical ou ovais. Posteriormente, essas leses tornan-se marrom avermelhadas e, finalmente, marrom-escuras a negras (Figura 13). As leses podem coalescer, formando extensas reas necrosadas de colorao escura brilhante. O tecido interno do colmo apresenta, de forma cont nua e uniforme, colorao marrom escura, podendo se desintegrar, levando a planta morte prematura e ao acamamento (Figura 14).
Foto: Luciano Viana C ota .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 13. Sintomas da antracnose do colmo do milho.

Foto: Luciano Viana C ota.

Figura 14. Fileira de plantas de milho apresentado sintomas da antracnose do colmo.


open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Epidemiologia: C. graminicola pode sobreviver em restos de cultura ou em sementes,

na forma de mic lio e condios. A disseminao dos condios se d por respingos de chuva. A infec o do colmo pode ocorrer pelo ponto de juno das folhas com o colmo ou atravs de razes. A antracnose favorecida por longos perodos de altas temperaturas e umidade, principalmente na fase de plntula e aps o florescimento. As perdas de produo, dependendo do hbrido e das condies ambientais, podem chegar a 40%. Podrid o de Diplodia

Etiologia: Essa podrido pode ser causada por duas espcies de fungos do gnero Stenocarpella, Stenocarpella maydis (= Diplodia maydis) e Stenocarpella macrospora (= Diplodia macrospora), os mesmos agentes causais da podrido branca das espigas. A espcie S. macrospora pode, tambm, causar leses foliares em milho conforme descrito anteriormente. S. maydis difere de S. macrospora por apresentar condios duas vezes menores e por no causar leses foliares. Sintomas: Plantas infectadas por esses fungos apresentam, externamente, prximo aos entrens inferiores, leses marrom claras, quase negras, nas quais possvel observar a presena de pequenos pontinhos negros (picndios). Internamente, o tecido da medula adquire colorao marrom, pode se desintegrar, permanecendo intactos somente os vasos lenhosos sobre os quais possvel observar a presena de picndios (Figura 15).
Foto: Nicsio F. F. A. Pinto.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 15. Sintomas da podrido do colmo do milho causada por Stenocarpela spp. (= Diplodia spp.) .
Epidemiologia: As podrid es do colmo causadas por Stenocarpella spp. s o

favorecidas por temperaturas entre 28 e 30oC e alta umidade, principalmente na forma de chuva. Esses pat genos sobrevivem nos restos de cultura na forma de picndios e nas sementes na forma de picndios ou de mic lio. Apresentam como nico hospedeiro o milho, o que torna a rotao de culturas uma medida eficiente
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

para o manejo dessa doena. A disseminao dos condios pode ocorrer pela ao da chuva ou do vento. Podrid o de Fusarium Etiologia: Essa doena causada por vrias espcies do gnero Fusarium spp., entre elas F. moniliforme e F. graminearum, que tambm causam podrides de espigas. Sintomas: Em plantas infectadas, o tecido dos entrens inferiores geralmente adquire colorao avermelhada, que progride de forma uniforme e cont nua da base em direo parte superior da planta (Figura 16). Embora a infec o do colmo possa ocorrer antes da polinizao, os sintomas s se tornam visveis logo aps a polinizao e aumentam em severidade medida em que as plantas entram em senesc ncia. A infec o pode comear pelas razes e favorecida por ferimentos causados por nemat ides ou pragas subterrneas.
Foto: Fernando Tavares Fernandes.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 16. Podrido do colmo causada por Fusarium spp.


Epidemiologia: Esse pat geno um fungo de solo capaz de sobreviver nos restos

de cultura na forma de mic lio e apresenta vrias espcies vegetais como hospedeiro alternativo, o que torna a medida de rotao de culturas pouco eficiente. Frequentemente, pode ser encontrado associado s sementes. A disseminao dos condios se d atravs do vento ou da chuva.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Podrid o de Macrophomina Etiologia: Essa doena causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, um pat geno capaz de causar podrides em mais de 500 espcies de plantas, incluindo as podrides de colmo nas culturas do milho e do sorgo.

Sintomas: A infec o das plantas inicia pelas razes. Embora essa infec o possa ocorrer nos primeiros est dios de desenvolvimento da planta, os sintomas so visveis nos entrens inferiores aps a polinizao. Internamente, o tecido da medula se desintegra, permanecendo intactos somente os vasos lenhosos (Figura 17) sobre os quais possvel observar a presena de numerosos pontinhos negros (esclerdios) que conferem, internamente ao colmo, uma cor cinza t pica.

Foto: Nicsio F. F. A. Pinto.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 17. Sintomas da podrido do colmo causada por Macrophomina phaseolina.

Epidemiologia: A podrid o por Macrophomina favorecida por altas temperaturas

(37C) e por baixa umidade no solo. A sobrevivncia de M. phaseolina no solo, bem como sua disseminao, ocorre na forma de esclerdios. Esse fungo apresenta um grande nmero de hospedeiros, inclusive o sorgo e a soja, o que torna a rotao de culturas uma medida de controle pouco eficiente.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Podrid o por Pythium Etiologia: causada pelo fungo Pythium aphanidermatum. Essa podrido no t o comum quanto aquelas causadas por C. graminicola, Stenocarpella spp. e Fusarium spp. e ocorre em condies de umidade excessiva no solo. Sintomas: Os sintomas iniciais dessa podrido so caracterizados por leses do tipo aquosa semelhantes s causadas por bact rias. A diferena que, nesse caso, a podrido permanece, tipicamente, restrita ao primeiro entren acima do solo (Figura 18), enquanto que nas bacterioses podem atingir vrios entrens. Inicialmente, nota-se uma alterao da cor dos tecidos, variando de marrom claro a escuro e com aspecto encharcado. Com a evoluo dos sintomas, os tecidos internos do colmo se desintegram, resultando num estrangulamento do colmo na regio. As plantas, antes de tombarem, geralmente sofrem uma toro caracterstica. Plantas tombadas permanecem verdes por algum tempo, visto que os vasos lenhosos permanecem intactos. Esse pat geno pode atacar tecidos novos, verdes e fisiologicamente ativos.

Foto: Fernando Tavares Fernandes.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 18. Sintomas da podrido do colmo causada por Pythium aphanidermatum.


Epidemiologia: Esse fungo sobrevive no solo, apresenta elevado n mero de

espcies vegetais hospedeiras e capaz de infectar plantas de milho jovens e vigorosas antes do florescimento. Essa podrido favorecida por temperaturas em torno de 32oC e alta umidade no solo, proporcionada por prolongados perodos de chuva ou irrigao excessiva. Podrid es bacterianas
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Etiologia: Vrias espcies de bact rias do gnero Pseudomonas spp. e Erwinia spp. causam podrides do colmo em plantas de milho, sendo a mais comum a espcie Erwinia chrysanthemi pv. zeae. Assim como a podrido causada por P. aphanidermatum, as podrides bacterianas no ocorrem com elevada frequncia e so restritas a ambientes caracterizados pelo excesso de umidade no solo. Sintomas: As podrides causadas por bact rias so do tipo aquosas e especialmente aquelas causadas por Erwinia chrysanthemi pv. zeae exalam um odor desagradvel t pico. Em geral, iniciam-se nos entrens prximos ao solo e rapidamente atingem os entrens superiores. A infec o causada por E. chrysanthemi pv. zeae pode, tambm, iniciar pela parte superior do colmo, causando a podrido do cartucho. Os sintomas t picos dessa doena so a murcha e a seca das folhas decorrentes de uma podrido aquosa na base do cartucho. As folhas se desprendem facilmente e exalam um odor desagradvel (Figura 19). Nas bainhas das outras folhas, pode-se observar a presena de leses encharcadas (anasarcas). Podem ocorrer o apodrecimento dos entrens inferiores ao cartucho e a murcha do restante da planta. Ferimentos no cartucho causados por insetos podem favorecer a incidncia dessa podrido.
Fotos: Rodrigo V ras da C osta .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 19. Sintomas da podrido bacteriana do cartucho do milho (Erwinia chrysanthemi pv. zeae).
Epidemiologia:Essas podrid es s o favorecidas por altas temperaturas associadas

a altos teores de umidade. Podrid o de raizes

Etiologia: As podrides de razes podem ser causadas por um complexo de pat genos envolvendo vrias espcies de fungus dos gneros Fusarium spp.,
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Pythium spp. e Rhizoctonia spp. Alm disso, bact rias, nemat ides e insetos que se alimentam das razes podem estar associados s podrides radiculares. Sintomas: Os sintomas t picos das podrides radiculares incluem o aparecimento de leses de colorao escuras e, consequentemente, de razes apodrecidas (Figura 20). Os sintomas na parte area so enfezamento, cloroses, murcha e reduo da produtividade devido menor absoro de gua e nutrientes (Figura 21). Em alguns casos, podem evoluir e atingir os tecidos do colmo.
Foto: Fernando Tavares Fernandes.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 20. Sintomas da podrido radicular em plantas de milho.


Foto: Rodrigo V ras da C osta .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 21. Podrido de razes e colmo (A) e sintomas na parte area da planta (B). Manejo das podrid es de colmo e de ra zes No existe uma medida nica recomendada para o controle das podrides de colmo e de razes em milho. Para se obter sucesso no manejo dessas doenas, um conjunto de medidas devem ser executadas de forma integrada. A primeira e, talvez, a mais importante a escolha correta da cultivar. Nesse caso, deve ser dada preferncia para hbridos que apresentem, alm de alta produtividade,

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

satisfat ria resist ncia no colmo. Resultados obtidos pela Embrapa Milho e Sorgo demonstram a exist ncia de variabilidade quanto resist ncia podrido de colmo e razes em gentipos de milho. Outros crit rios, como adubao equilibrada, principalmente quanto relao N/K, manejo de irrigao, controle de pragas, de plantas daninhas e de doenas, densidade de plantas, poca de plantio e colheita, so de fundamental import ncia e devem ser considerados num programa de manejo dessas podrides na cultura do milho. A ocorrncia de podrido de colmo no necessariamente resulta em tombamento de plantas no campo. Entretanto, alguns pontos devem ser considerados. A realizao da colheita no momento adequado um dos principais fatores que devem ser observados em campos de produo apresentando sintomas da doena. Para isso, o monitoramento da lavoura passa a ser de fundamental import ncia. O exame de campo consiste em avaliar, alm dos sintomas na casca, a firmeza do colmo. Nesse caso, a avaliao feita pressionando-se, com os dedos, o primeiro e/ou o segundo entren do colmo acima do solo. Colmos sadios so firmes e a casca oferece forte resist ncia presso dos dedos. Em colmos apodrecidos, a casca cede facilmente quando pressionada devido desintegrao dos tecidos vasculares. Alguns hbridos apresentam a casca bastante resistente, o que impede o tombamento da planta, mesmo quando os tecidos internos apresentam-se apodrecidos. No entanto, a resist ncia da casca pode no ser suficiente para evitar o tombamento se a colheita for retardada e as plantas forem expostas a condies adversas como ventos e chuvas fortes. Recomenda-se que campos apresentando entre 15 e 20% de podrido de colmo, de acordo com as avaliaes descritas acima, sejam colhidos o mais breve possvel para evitar perdas devido ao acamamento de plantas. Recentemente, grande nfase tem sido dada ao uso de fungicidas na cultura do milho para o manejo de doenas. No entanto, existe pouca informao sobre a eficincia desses produtos sobre os pat genos causadores de podrido no colmo. Resultados recentes da Embrapa Milho e Sorgo sugerem um efeito indireto da aplicao de fungicidas no controle dos pat genos causadores de podrides.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Desse modo, o uso de fungicidas, por promover uma melhor sanidade foliar e preservar a capacidade fotossint tica das plantas, resulta, indiretamente, numa menor necessidade de translocao de nutrientes do colmo para a espiga, impedindo ou reduzindo sua senesc ncia precoce. Podrid es de espiga e gr os ardidos Os gros de milho podem ser danificados por fungos em duas condies espec ficas, isto , em pr-colheita (podrides de espigas com a formao de gros ardidos) e em ps-colheita dos gros durante o beneficiamento, o armazenamento e o transporte (gros mofados ou embolorados). No processo de colonizao dos gros, muitas espcies de fungos, denominados toxignicos, podem, alm dos danos f sicos (descoloraes dos gros, redues nos contedos de carboidratos, de protenas e de acares totais), produzir subst ncias t xicas denominadas micotoxinas. importante ressaltar que a presena do fungo toxignico no implica, necessariamente, na produo de micotoxinas, as quais est o intimamente relacionadas capacidade de biossntese do fungo e das condies ambientais predisponentes, como a alternncia das temperaturas diurna e noturna. Podrid o branca da espiga A podrido branca da espiga causada pelos fungos Stenocarpela maydis (=Diplodia maydis) e Stenocarpela macrospora (=Diplodia macrospora). Os sintomas so caracterizados pela presena de um crescimento micelial denso e compacto, de colorao branca entre os gros, que iniciam, normalmente, pela base das espigas (Figura 22). As espigas atacadas so mais leves e podem ser totalmente apodrecidas. Uma caracterstica espec fica dessa doena o aparecimento de inmeras pontuaes de colorao escura nos gros e no rquis das espigas, que correspondem aos picndios dos pat genos, os quais servem como fonte de
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

inculo para os prximos plantios. Uma caracterstica peculiar entre as duas espcies de Stenocarpella spp. que apenas a S. macrospora ataca as folhas do milho. A precisa distino entre estas espcies s possvel mediante anlises microsc picas, pois, comparativamente, os esporos de S. macrospora so maiores e mais alongados do que os de S. maydis. Esses pat genos sobrevivem no solo atravs dos esporos no interior dos picndios e nos restos de cultura contaminados e, nas sementes, na forma de esporos e de mic lio dormente, as quais constituem as fontes primrias de inculo para a infec o das espigas. Cultivares cujas espigas so mal empalhadas, que possuem palhas frouxas ou que no se dobram aps a maturidade fisiolgica so as mais suscet veis. A alta precipitao pluviomtrica na poca da maturao dos gros favorece o aparecimento da doena. A evoluo da podrido praticamente cessa quando o teor de umidade dos gros atinge 21 a 22% em base mida. O manejo integrado para o controle desta podrido de espiga envolve a utilizao de cultivares resistentes, de sementes livres dos pat genos, da destruio de restos culturais infectados e da rotao de culturas, visto que o milho o nico hospedeiro destes pat genos.
Foto: Rodrigo V ras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 22. Sintomas da podrido branca da espiga. Podrid o de Fusarium Essa podrido causada por duas espcies de fungos, Fusarium moniliforme e Fusarium subglutinans. Esses pat genos apresentam elevado nmero de plantas hospedeiras, sendo, por isso, considerados parasitas no especializados. A infec o pode iniciar pelo topo ou por qualquer outra parte da espiga, mas sempre
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

associada a alguma injria (insetos, pssaros). Os gros infectados apresentam, normalmente, uma alterao de cor que varia do rseo ao marrom escuro e, em algumas situaes, tambm apresentam estrias de colorao branca no pericarpo. Com o desenvolvimento do pat geno, observa-se, sobre os gros, um crescimento cotonoso de colorao clara a avermelhada, correspondente ao mic lio do fungo (Figura 23). Quando a infec o ocorre atravs do pednculo da espiga, todos os gros podem ser infectados, mas a infec o s desenvolver naqueles que apresentarem alguma injria no pericarpo. O desenvolvimento dos pat genos nas espigas paralisado quando o teor de umidade dos gros atinge 18 a 19% em base mida. Embora esses fungos sejam frequentemente isolados das sementes, estas no so a principal fonte de inculo. Como estes fungos possuem a fase saproftica ativa, sobrevivem e se multiplicam na mat ria orgnica, no solo, sendo esta a fonte principal de inculo.
Foto: Nicsio F.J.A. Pinto.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 23. Sintomas da podrido da espiga por Fusarium (Fusarium moniliforme). Podrid o de Giberela Esta podrido de espiga, causada pelo fungo Gibberella zeae (forma imperfeita Fusarium graminearum), mais comum em regies de clima ameno e de alta umidade relativa. A ocorrncia de chuvas aps a polinizao propicia a ocorrncia desta podrido de espiga, que comea com uma massa cotonosa avermelhada na ponta da espiga e pode progredir para a base (Figura 24). comum as palhas estarem firmemente ligadas s espigas devido ao excessivo crescimento micelial do fungo entre as brcteas e os gros. Ocasionalmente, esta podrido
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

pode iniciar na base e progredir para a ponta da espiga, confundindo o sintoma com aquele causado por F. moniliforme ou F. subglutinans. Chuvas frequentes no final do desenvolvimento da cultura, principalmente em lavoura com cultivar cujas espigas no dobram, aumentam a incidncia desta podrido. Este fungo sobrevive nas sementes na forma de mic lio dormente.
Foto: Nicsio F.J.A. Pinto.

Figura 24. Podrido da espiga por Giberela (Giberela zeae).


open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Gr os ardidos O termo gros ardidos refere-se aos gros produzidos em espigas que sofreram um processo de podrido. So considerados ardidos os gros que apresentam, pelo menos, um quarto de sua superfcie com descoloraes variando de marrom claro, marrom escuro, roxo, vermelho claro a vermelho escuro (Figura 25). Os principais pat genos causadores de gros ardidos so Stenocarpela maydis (=Diplodia maydis), Stenocarpela macrospora (=Diplodia macrospora), Fusarium moniliforme, F. subglutinans e Gibberella zeae. Ocasionalmente, no campo, h produo de gros ardidos pelos fungos do gnero Penicillium spp. e Aspergillus spp. Os fungos G. zeae e S. maydis so mais frequentes nos estados do Sul do Brasil e F. moniliforme, F. subglutinans e Diplodia macrospora nas demais regies produtoras de milho. Como padro de qualidade, tem-se adotado, em algumas agroindstrias, a tolerncia mxima de 6% de gros ardidos em lotes comerciais de milho.
Foto: Rodrigo V ras da C osta .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 25. Comparao de amostras de gros de milho ardidos (A) e sadios (B). Micotoxinas Micotoxinas so metablitos secundrios t xicos produzidos por fungos, tanto na fase de pr-colheita (ainda no campo), quanto na fase de armazenamento dos gros. As principais micotoxinas encontradas nos gros de milho so aflotoxinas (Aspergillus flavus e A. parasiticus), fumonizinas (Fusarium moniliforme), zearalenona (Fusarium graminearum), ocratoxina A (Aspergillus spp. e Penicillium spp.) e desoxinivalenol (F. graminearum). importante ressaltar que a presena dos fungos toxignicos no implica, necessariamente, na exist ncia de micotoxinas nos gros. A produo de micotoxinas depende, alm da capacidade de biossntese dos fungos, das condies de ambiente, como a alternncia de temperaturas diurna e noturna. Os fungos do gnero Fusarium spp. t m uma faixa de temperatura tima

para o seu desenvolvimento situada entre 20 e 25oC. Contudo, suas toxinas so produzidas em condies de baixas temperaturas, o que indica que esses fungos produzem as toxinas quando submetidos a choque t rmico, principalmente com alternncia das temperaturas diurna e a noturna. Para a produo de zearalenona, a temperatura tima est em torno de 10-12C. As doenas causadas pela ingest o de alimentos (gros, raes, carnes etc.) contaminados com micotoxinas so denominadas micotoxicoses. As micotoxicoses podem causar, tanto em animais quanto no homem, danos como reduo no crescimento, interferncia no funcionamento de rgos vitais do organismo, produo de tumores malignos etc.. Dentre as micotoxinas, as aflotoxinas so as que possuem maior potencial de danos sade humana devido sua elevada toxicidade e ampla ocorrncia, alm de serem consideradas como de elevado potencial carcinognico. Outro grupo de micotoxinas que merece destaque o das fumonisinas, que t m sido relacionadas ocorrncia de c ncer de esfago em humanos.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Controle das podrid es de espiga e de gr os ardidos Para se obter um manejo eficiente da ocorrncia das podrides de espiga e de gros ardidos na cultura do milho, vrias medidas devem ser adotadas de forma integrada, como: utilizao de cultivares com maior nvel de resist ncia aos principais pat genos que atacam as espigas, como os pertencentes aos gneros Fusarium spp. e Stenocarpella spp.; realizar, sempre que possvel, a rotao de culturas para reduzir o potencial de inculo dos pat genos; evitar plantios sucessivos de milho; utilizar sementes sadias e densidade de plantio adequada do cultivar plantado; dar preferncia a cultivares com espigas decumbentes (que viram para baixo aps a maturao fisiolgica); e evitar atraso na colheita. A eficincia do controle qumico para manejo de gros ardidos em milho ainda motivo de dvidas quanto eficincia de produtos, poca e ao nmero de aplicaes e sua relao com a resist ncia dos cultivares. A Embrapa Milho e Sorgo vem realizando trabalhos nessa linha visando a obter informaes mais precisas quanto aos fatores acima mencionados.

Doen as sist micas


Top

Enfezamentos
Import ncia e distribui o

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Os enfezamentos do milho (doenas sist micas associadas a infec es dos tecidos do floema das plantas) so considerados doenas importantes para essa cultura no Brasil pelas perdas elevadas na produtividade e por sua ampla ocorrncia nas principais regies produtoras de milho. Os plantios tardios e de safrinha (iniciados a partir de meados de janeiro) contribuem para o aumento da incidncia e das perdas causadas pelos enfezamentos devido ao aumento da populao do inseto vetor nesta poca. Esse fato pode ser agravado em sistemas de plantios sucessivos de milho. Etiologia Os enfezamentos so causados por pat genos pertencentes classe dos Mollicutes, cuja transmisso realizada de forma persistente e propagativa pela cigarrinha Dalbulus maidis. O enfezamento plido causado por um procarionte pertencente espcie Spiroplasma kunkelli. O enfezamento vermelho causado por procarionte pertencente ao gnero Phytoplasma, denominado pelo nome comum fitoplasma. Sintomatologia Enfezamento vermelho: Os sintomas t picos dessa doena so o avermelhamento das folhas, a proliferao de espigas, produo de espigas pequenas, perfilhamento na base da planta e nas axilas foliares, encurtamento dos entrens, incompleto enchimento de gros e seca precoce das plantas (Figura 26 e 27). Enfezamento p lido: Os sintomas caractersticos so estrias esbranquiadas irregulares na base das folhas, que se estendem em direo ao pice. Em alguns casos, observa-se um
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

amarelecimento das plantas e o surgimento de reas avermelhadas nas folhas apicais. Normalmente, as plantas so raquticas devido ao encurtamento dos entrens, podendo haver uma proliferao de espigas pequenas e sem gros (Figuras 28 e 29). Quando h produo de gros, eles so pequenos, manchados e frouxos na espiga. As plantas podem secar precocemente. Em ambos os casos, os sintomas so mais evidentes na fase de enchimento dos gros. A identificao precisa dos enfezamentos com base apenas nos sintomas, no campo, nem sempre uma tarefa fcil, tornando-se necessrio o uso de exames laboratoriais para a correta diagnose. Epidemiologia: Os Molicutes, Spiroplasma kunkelli e Phytoplasma ocorrem somente em c lulas do floema de plantas doentes de milho e so transmitidos de forma persistente e propagativa pela cigarrinha Dalbulus maidis, que, ao se alimentar em plantas doentes, adquire os molicutes e os transmitem para as plantas sadias. O perodo latente entre a aquisio dos pat genos e a sua transmisso pela cigarrinha varia de trs a quatro semanas. A incidncia e a severidade dessas doenas so influenciadas pelo grau de suscetibilidade da cultivar, pela poca de semeadura (semeaduras tardias favorecem a doena), pela temperatura e umidade e pela populao do inseto vetor. A ocorrncia de temperatura e umidade elevadas e a alta densidade populacional de cigarrinhas, coincidentes com fases iniciais de desenvolvimento da lavoura de milho, favorecem o desenvolvimento da doena em elevada severidade. O milho o nico hospedeiro conhecido da cigarrinha Dalbulus maidis. Controle: O controle mais eficiente dos enfezamentos consiste na utilizao de cultivares resistentes. Outras prticas recomendadas para o manejo dessas doenas so: evitar semeaduras sucessivas de milho; fazer o pousio por perodo de dois a trs meses sem a presena de plantas de milho; e alterar a poca de semeadura, evitando-se a semeadura tardia da cultura. O uso de inseticidas para o controle do inseto vetor no tem apresentado eficincia

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

inseticidas para o controle do inseto vetor no tem apresentado eficincia satisfat ria na reduo da incidncia dos enfezamentos.
Foto: Rodrigo V ras da C osta .

Figura 26. Sintomas do enfezamento vermelho em planta de milho.

Foto: Rodrigo V ras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 27. Campo apresentando elevada incidncia de plantas com Enfezamento.

Foto: Rodrigo V ras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 28. Sintomas do enfezamento plido em planta de milho.

Foto: Rodrigo V ras da C osta.

Figura 29. Detalhe das estrias esbranquiadas irregulares, na base das folhas, que se estendem em direo ao pice. M ldio (Peronosclerospora sorghi) Etiologia:Existem vrios organismos causadores de mldio que afetam a cultura do
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

milho, mas o mldio comumente observado em milho, nas condies brasileiras, causado pelo mesmo organismo que causa o mldio do sorgo, ou seja, Peronosclerospora sorghi. Sintomas:Plantas de milho sistemicamente infectadas por P. sorghi, o agente causal do mldio em milho, caracterizam-se por serem clorticas, algumas vezes enfezadas, podendo apresentar folhas com estrias esbranquiadas e que no chegam a produzir sementes (Figura 30). A rea clortica da folha sempre inclui a base da lmina foliar, com margens transversas bem definidas entre tecidos doentes e sadios.
Foto: C arlos Roberto C asela .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 30. Mldio em milho: sintomas t picos de deformao do pendo, aparecimento de folhas estreitas e eretas e com presena de estrias esbranquiadas.

Epidemiologia:Na superf cie das folhas infectadas, ocorre a produ o de

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

esporngios (condios) com temperatura tima de produo entre 24 e 26C. Alta taxa de infec o sist mica ocorre quando o milho cultivado em temperaturas variando de 11 a 32C e perodos de molhamento foliar superior a 4 horas.

pdfcrowd.com

Controle: As principais medidas recomendadas para o manejo do mldio na cultura do milho so: utilizao de cultivares resistentes; rotao com culturas no hospedeiras; enterrio dos restos culturais para eliminao de osporos; e tratamento de sementes com fungicidas base de metalaxyl.

Viroses
Top

Rayado Fino (Maize Rayado Fino Virus) Import ncia e distribui o: A virose Rayado Fino, tambm denominada risca, pode reduzir a produo de gros em at 30% e ocorre nas principais regies produtoras de milho. Essa doena transmitida e disseminada pela cigarrinha Dalbullus maidis. Sintomas: Os sintomas caractersticos so riscas formadas por numerosos pontos clorticos coalescentes ao longo das nervuras, que so facilmente observados quando as folhas so colocadas contra a luz (Figura 31).
Epidemiologia:O v rus Rayado Fino ocorre sistemicamente na planta de milho e

transmitido de forma persistente propagativa pela cigarrinha Dalbullus maidis que, ao se alimentar de plantas doentes, adquire o vrus e o transmite para plantas sadias. O perodo latente entre a aquisio desse vrus e sua transmisso varia de 7 a 37 dias. A incidncia e a severidade dessa doena so influenciadas por grau de suscetibilidade da cultivar, por semeaduras tardias e por populao elevada de cigarrinha coincidente com fases iniciais de desenvolvimento da lavoura de milho. O milho o principal hospedeiro tanto do vrus como da cigarrinha.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Controle: O mtodo mais eficiente e econmico para controlar o vrus Rayado Fino a utilizao de cultivares resistentes. Prticas culturais recomendadas que reduzem a incidncia dessa doena no milho so: eliminao de plantas volunt rias de milho; fazer o pousio por um perodo de dois a trs meses sem a presena de plantas de milho; alterar a poca de semeadura evitando as semeaduras tardias e sucessivas de milho. A aplicao de inseticidas para o controle dos vetores no tem sido um mtodo muito efetivo no controle dessa virose.
Foto: C arlos Roberto C asela.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 31. Sintomas do Rayado Fino em folha de milho. Mosaico comum do milho (Sugarcane Mosaic Virus - SCMV) Import ncia e distribui o: O mosaico comum do milho ocorre, praticamente, em toda regio onde se cultiva o milho. Calcula-se que essa doena pode causar uma reduo na produo de 50%.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Sintomas: Os sintomas caracterizam-se pela formao nas folhas de manchas verde claras com reas verde normal, dando um aspecto de mosaico (Figura 32). As plantas doentes so, normalmente, menores em altura e em tamanho de espigas e de gros.
Epidemiologia: A transmiss o do mosaico comum do milho feita por v rias

espcies de pulges, sendo a mais eficiente a espcie Rhopalosiphum maidis. Os insetos vetores adquirem os vrus em poucos segundos ou minutos e os transmitem, tambm, em poucos segundos ou minutos. A transmisso desses vrus pode ser feita, tambm, mecanicamente. Mais de 250 espcies de gramneas so hospedeiras dos vrus do mosaico comum do milho. Controle: A utilizao de cultivares resistentes o mtodo mais eficiente para o manejo dessa virose. A eliminao de plantas hospedeiras e a realizao do plantio mais cedo podem contribuir para a reduo da incidncia dessa doena. A aplicao de inseticidas para o controle dos vetores no tem sido um mtodo muito efetivo no controle do mosaico comum do milho.
Foto: C arlos Roberto C asela .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 32. Sintomas do masaico comum do milho.

Doen as causadas por nemat ides


Top

open in browser PRO version

Mais de 40 espcies de 12 gneros de nemat ides t m sido citadas como parasitas de razes de milho em todas as reas do mundo onde este cereal
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

cultivado. No Brasil, as espcies mais importantes, devido patogenicidade, distribuio e alta densidade populacional, so Pratylenchus brachyurus, Pratylenchus zeae, Helicotylenchus dihystera, Criconemella spp., Meloidogyne spp. e Xiphinema spp. Resultados de pesquisa demonstram que o controle qumico de nemat ides na cultura do milho permitiu o aumento da produo de gros em 39% em rea naturalmente infestada por Pratylenchus zeae e Helicotylenchus dihystera. A ocorrncia de nemat ides do gnero Meloidogyne parasitando o milho e causando prejuzos significativos em condies naturais foi relatada no Brasil em 1986, sendo identificada a espcie Meloidogyne incognita raa 3 em razes de plantas de milho que no se desenvolveram. Contudo, o milho est entre as culturas mais recomendadas para a rotao em reas infestadas por Meloidogyne spp.. Atualmente, devido necessidade de se controlar o nemat ide do cisto (Heterodera glycines) na cultura da soja, o milho tem sido uma alternativa para a rotao de cultura, pois no parasitado por este nemat ide. Por outro lado, estas duas culturas podem ser parasitadas por nemat ides do gnero Meloidogyne, notadamente por M. incognita e M. javanica. Sintomas: As injrias por nemat ides variam com o gnero e a populao do nemat ide envolvido, as condies do solo e a idade da planta de milho. Os sistemas radiculares parasitados por nemat ides so menos eficientes na absoro de gua e nutrientes da soluo do solo. Consequentemente, uma planta parasitada tem seu crescimento reduzido, apresenta sintomas de deficincias minerais e a produo reduzida. Plantas atacadas por nemat ides apresentam, em sua parte area, os seguintes sintomas: enfezamento e cloroses; sintomas de murcha durante as horas mais quentes do dia, com recuperao noite; espigas pequenas e mal granadas. Esses sintomas do cultura do milho uma aparncia de irregularidade, podendo aparecer em reboleiras ou em grandes extenses. Quando esses sintomas, observados na parte area, so causados por nemat ides, as razes apresentam os seguintes

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

parte area, so causados por nemat ides, as razes apresentam os seguintes sintomas: Encurtamento e engrossamento das razes: Trichodorus spp., Longidorus spp. e Belonolaimus spp.. Sistema radicular praticamente destitudo de radicelas: Xiphinema spp., Tylenchorhynchus spp., Helicotylenchus spp., Belonolaimus spp. e Macroposthonia spp.. Sistema radicular praticamente destitudo de radicelas e com leses radiculares e razes apodrecidas: Pratylenchus spp., Xiphinema spp., Hoplolaimus spp. e Helicotylenchus spp.. Sistema radicular com pequenas galhas: Meloidogyne spp.. Fator de Reprodu o (FR) do nemat ide necessrio conhecer muito bem o Fator de Reproduo (FR) das espcies de nemat ides que parasitam as cultivares de milho. O FR expressa se a cultivar excelente, boa, fraca ou no hospedeira do nemat ide presente na rea de cultivo do milho em relao populao inicial presente no solo infestado por este nemat ide. Isto , o FR representa a populao do nemat ide no est dio final da cultura em relao populao inicial do nemat ide presente na ocasio de semeadura. Consequentemente, a cultivar de milho a ser utilizada em plantios comerciais ou em rotao com a cultura da soja deve apresentar FR < 1, se possvel igual ou prximo de zero. Na avaliao da reao de 107 gentipos de milho a Meloidogyne incognita raas 1, 2, 3 e 4 e a M. arenaria raa 2, incluindo populaes de polinizao aberta, linhagens, cruzamentos intervarietais e hbridos comerciais, os resultados mostraram que todos os gentipos foram bons hospedeiros desses nemat ides. O FR para Meloidogyne incognita raa 1 variou de 8,5 a 24,3 e para a raa 3 variou de 5,3 a 34,8; enquanto que, para M. arenaria raa 2, variou de 16,2 a 31,9. Estes resultados mostram a exist ncia de variabilidade gentica entre os gentipos avaliados. Em outro ensaio de resist ncia a
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Meloidogyne incognita raa 3, empregando-se 29 cultivares de milho recomendadas para o estado de So Paulo, todas as cultivares mostraram-se suscet veis ao nemat ide (FR > 1). O milho tem sido amplamente recomendado para rotao em reas infestadas com Meloidogyne javanica. No entanto, mesmo no mostrando sintomas de galhas evidentes, algumas cultivares permitem uma acentuada multiplicao deste nemat ide. Em avaliao de 36 gentipos de milho em relao patogenicidade de M. javanica, todos apresentaram o FR < 1, indicando que estes gentipos diminuram a populao inicial deste nemat ide no solo. Contudo, recentemente, em 18 gentipos de milho avaliados, todos comportaram-se como bons hospedeiros de M. javanica, com o FR variando de 2,2 a 6,9. Controle: A utilizao de cultivares resistentes a medida mais eficiente e econmica para o controle dos nemat ides que parasitam a cultura do milho. A rotao de culturas com espcie bot nica no hospedeira dos nemat ides presentes na rea de cultivo tambm recomendada. A utilizao de plantas armadilha como Crotalaria spectabilis, as quais atraem e aprisionam larvas de nemat ides, especificamente recomendada para o controle de Meloidogyne spp. A espcie Crotalaria juncea possui alto potencial de multiplicao dos nemat ides Pratylenchus spp. e Helicotylenchus spp., enquanto a rotao com mucuna preta (Mucuna aterrima) diminui as populaes iniciais de Pratylenchus spp.. O controle qumico dos nemat ides parasitas do milho depende da disponibilidade de produtos registrados no Minist rio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, bem como da anlise econmica da utilizao desta tecnologia.

Recomenda es para o controle qu mico de doen as na cultura do milho


open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Top

Os resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Milho e Sorgo e em outras instituies de pesquisa demonstram que o uso de fungicidas tem se mostrado uma estrat gia vivel e eficiente de manejo de doenas na cultura do milho. Entretanto, alguns fatores devem ser observados para que a relao custo/benef cio seja positiva, ou seja, que o benefcio do controle das doenas com o uso de fungicidas seja superior ao custo da sua utilizao. Dentre esses fatores, o conhecimento das principais doenas que ocorrem tanto ao nvel de regio quanto de propriedade, o nvel de resist ncia das cultivares s principais doenas, as condies de clima durante o perodo do ciclo da cultura, o sistema de produo (plantio direto, rotao de culturas etc.) e a disponibilidade de equipamentos para pulverizao est o entre os mais importantes. O uso de fungicidas na cultura do milho recomendado nas situaes de elevada severidade de doenas, que so resultantes da combinao de todos, ou alguns, dos seguintes fatores: uso de gentipos suscet veis (Figura 33); condies climticas favorveis ao desenvolvimento das doenas; plantio direto sem rotao de culturas; e plantio continuado de milho na rea.
Foto: Rodrigo Veras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 33. Curva de progresso da mancha branca do milho nas cultivares BRS 1035
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

(resistente) e DAS 657 (suscet vel) submetidas aplicao de trs fungicidas, em uma e duas aplicaes, em comparao testemunha sem aplicao. Para o melhor entendimento do modo como os fungicidas atuam na produtividade da cultura do milho, necessrio considerarmos os componentes de produtividade da cultura, que so cinco: 1) nmero de plantas por hectare; 2) nmero de espigas por planta; 3) nmero de fileiras por espiga; 4) nmero de gros por fileira; e 5) peso de gros. O primeiro componente, nmero de plantas por hectare, talvez o mais importante deles, definido na fase de germinao e emergncia das plntulas, no incio do ciclo da cultura. Os componentes 2 e 3 (nmero de espigas por planta e nmero de fileiras por espiga) so definidos entre as fases V5 e V8 (cinco a oito folhas) e o quarto componente (nmero de gros por fileira) definido entre as fases V12 e VT (12 folhas at o pendoamento). Finalmente, o ltimo componente de produtividade do milho, peso de gros, definido de R1 a R6 (florescimento maturidade fisiolgica). Portanto, fica evidente que, quando a cultura atinge a fase do pendoamento, seu potencial produtivo j est definido, pois os quatro componentes de produtividade que poderiam resultar em aumento do nmero de gros j ocorreram. A partir desse momento, ocorre apenas a realizao do potencial produtivo atravs do enchimento dos gros. As aplicaes de fungicidas na fase do pendoamento apenas interferem no ltimo componente de produtividade e atuam preservando o potencial produtivo da cultura atravs da proteo contra as perdas causadas pelas doenas. correto afirmar, ent o, que a aplicao de fungicidas no aumenta o potencial produtivo da cultura, mas evita perdas na produtividade em funo da proteo conferida durante o perodo de enchimento dos gros. Tem sido demonstrado que alguns fungicidas, notadamente aqueles pertencentes ao grupo das estrobilurinas, apresentam efeitos que vo alm do controle de doenas, denominados efeitos fisiolgicos. Dentre esses efeitos,

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

est o maior resist ncia a vrios tipos de estresses como seca e nutricional, aumento da capacidade fotossint tica, reduo da respirao foliar e maior eficincia do uso de gua. Os estudos sobre os efeitos fisiolgicos de fungicidas foram bem desenvolvidos na cultura da soja. Na cultura do milho, entretanto, esses efeitos no t m sido t o evidentes, sendo detectada, em algumas situaes, menor produtividade em reas pulverizadas com fungicidas quando comparadas a reas no pulverizadas. Desse modo, mais estudos so necessrios para definir a exist ncia e a magnitude dos efeitos fisiolgicos de fungicidas em plantas de milho. Por outro lado, considerando tambm a possibilidade de surgimento de populaes de pat genos resistentes s molculas fungicidas, em funo do seu uso intensivo, e os efeitos negativos desses produtos no meio ambiente, coerente enxergarmos os fungicidas como ferramenta importante, especificamente para o manejo de doenas, e buscarmos elevar os nveis de produtividade da cultura atravs de melhorias e adequaes em seu sistema de produo. No processo de tomada de deciso sobre a necessidade de aplicao de fungicidas na cultura do milho, o primeiro fator a ser observado o nvel de resist ncia da cultivar em relao s principais doenas presentes na regio e na propriedade. De modo geral, no se recomenda a aplicao de fungicidas para cultivares resistentes (Figura 33). Os maiores retornos econmicos resultantes do uso de fungicidas na cultura do milho ocorrem em situaes de alto risco de ocorrncia de doenas em elevada severidade, situao caracterizada, principalmente, pelos seguintes componentes: uso de gentipos suscet veis; plantio cont nuo de milho na rea; e uso do sistema de plantio direto sem rotao de culturas (Figura 34).
Foto: Rodrigo Veras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 34. Caracterizao de ambientes de maior e menor risco de ocorrncia de doenas em elevada severidade e probabilidade de retorno econmico da aplicao de fungicidas na cultura do milho.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Outro fator importante a ser considerado para a tomada de deciso, tanto sobre a necessidade de aplicao quanto da escolha do produto a ser utilizado, que as doenas normalmente ocorrem de modo simult neo no campo, o que pode influenciar a eficincia da aplicao. Por exemplo, os fungicidas do grupo qumico dos triazis apresentam uma baixa eficincia no controle da mancha branca, uma doena de ampla ocorrncia nas principais regies produtoras do pas. Desse modo, para garantir uma maior eficincia das aplicaes, fundamental a realizao do monitoramento da lavoura na fase de pr-pendoamento, antes da aplicao do fungicida. Considerando que as folhas acima da espiga contribuem, em mdia, com mais de 90% da produo das plantas de milho e que as doenas foliares, na sua maioria, aparecem inicialmente nas folhas baixeiras e progridem em direo s folhas superiores, a folha abaixo da folha da espiga representa uma boa referncia para a realizao de inspees de campo. A presena de sintomas de doenas nessa folha, em cultivares suscet veis, associados a condies climticas favorveis ao desenvolvimento das doenas, representam um indicao da necessidade de se intervir com a aplicao de fungicidas (Figura 35). Condies de ambiente caracterizadas por temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar desfavorecem a maioria das doenas fungicidas que atacam a cultura do milho. No entanto, temperaturas moderadas e ambientes midos (elevada umidade relativa do ar, chuvas frequentes, irrigao e orvalho) favorecem essas enfermidades.
Foto: Rodrigo Veras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 35. Presena de doena na folha abaixo da folha da espiga como crit rio para auxiliar no processo de tomada de deciso sobre a aplicao de fungicidas na cultura do milho. Outros crit rios, como condies climticas e suscetibilidade da cultivar, devem ser considerados de modo conjunto. Atualmente, todos os produtos comerciais registrados no Minist rio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento para o manejo de doenas do milho pertencem aos grupos qumicos dos triazis e das estrobilurinas, formulados puros ou em misturas (Tabela 1). As caractersticas desses produtos tambm devem ser consideradas, quando da sua utilizao, visando a uma maior eficincia no controle das doenas. As estrobilurinas atuam a nvel de respirao mitocondrial, sendo mais efetivas nas fases iniciais do ciclo de vida dos fungos, ou seja, na germinao dos esporos e nos processos inicias de infec o. Os fungicidas triazis, que atuam a nvel da biossntese de ergosterol, um componente da membrana celular dos fungos, podem
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

promover o controle de pat genos f ngicos em fases mais avanadas do seu ciclo, como a colonizao (crescimento micelial) e a pr-esporulao. Portanto, as aplicaes de produtos pertencentes a esses grupos qumicos apresentam maior eficincia quando so realizadas nos sintomas iniciais das doenas no campo. Normalmente, as aplicaes realizadas em situaes de elevada intensidade de doenas so menos efetivas. Tabela 1. Grupos qumicos e ingredientes ativos de fungicidas registrados no Minist rio da Agricultura, Pecuria a Abastecimento para o controle de doenas na cultura do milho.

Fonte: Ministrio da Agricultura.

Quanto deciso sobre a melhor poca de aplicao de fungicidas para o controle de doenas na cultura do milho, dois pontos devem ser considerados: 1) a fase do ciclo da cultura na qual as plantas so mais sensveis ao ataque de pat genos; e 2) o perodo de ocorrncia das principais doenas. Conforme j mencionado anteriormente, na fase compreendida entre o pendoamento (VT) e gros leitosos (R3), as plantas de milho necessitam do mximo de sua capacidade fotossint tica, pois comea um intenso perodo de translocao de fotoassimilados para as espigas. Nessa fase, qualquer fator que interfira
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

negativamente reduzindo a rea foliar e, consequentemente, a sua capacidade fotossint tica, resulta em redues significativas na produtividade de gros. Essa a fase considerada crtica para a cultura do milho e que deve ser considerada quando se pretende proteger as plantas via aplicao de fungicidas. Se considerarmos que o perodo residual mximo dos fungicidas dos grupos das estrobilurinas e triazis est em torno de 15 a 20 dias e que a fase de enchimento de gros no milho dura, em mdia, 60 dias, deve-se ter cuidado com as aplicaes realizadas muito cedo, ainda na fase vegetativa da cultura (como exemplo, no est gio de oito folhas, como feito nas aplicaes com pulverizadores de arrasto), pois quando as plantas realmente necessitarem da proteo qumica os produtos no estaro mais efetivos (Figura 36).
Foto: Rodrigo Veras da C osta.

Figura 36. Perodo residual dos fungicidas em relao ao perodo de enchimento dos gros na cultura do milho. Por outro lado, necessrio considerar, tambm, o momento do aparecimento das doenas na lavoura. Algumas doenas, como as ferrugens e, em algumas situaes, a mancha branca, podem incidir ainda na fase
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

vegetativa da cultura e, numa situao de uso de cultivares suscet veis e de predominncia de condies ambientais favorveis, o controle qumico deve ser considerado de modo a evitar que elevados nveis de doenas alcancem as folhas acima da espiga na fase de florescimento da cultura. Fica, portanto, evidente que a poca ideal para a realizao das aplicaes de fungicidas na cultura do milho depende de um monitoramento da lavoura, que deve ser iniciado ainda na fase vegetativa da cultura. Todos os aspectos acima mencionados devem ser considerados para a tomada de deciso.

A disponibilidade de equipamentos para pulverizao outro fator que influencia a eficincia do manejo de doenas na cultura do milho atravs de fungicidas. De modo geral, os equipamentos utilizados so os pulverizadores de arrasto, principalmente em pequenas propriedades, e autopropelidos e aeronaves, em grandes propriedades. No caso dos pulverizadores de arrasto, as pulverizaes podem ser realizadas em plantas com at 100cm de altura, aproximadamente, ou seja, por volta do est gio de 8 a 9 folhas definitivas (V8 a V9). Nesse caso, deve-se dar preferncia para o plantio de cultivares que apresentem bom nvel de resist ncia s principais doenas, pois, em situaes de condies favorveis ao desenvolvimento das doenas e uso de cultivares suscet veis, a aplicao de fungicidas muito cedo (V8 a V9) provavelmente ser insuficiente para o controle adequado das doenas, com consequentes perdas na produtividade. Os equipamentos autopropelidos, cuja altura de eixo de aproximadamente 120cm, permitem a realizao de aplicaes em fases mais avanadas do ciclo (V10 a VT), quando comparados aos pulverizadores de arrasto. As pulverizaes realizadas com avies, embora apresentem um custo mais elevado, no apresentam as limitaes mencionadas anteriormente. Os resultados de trabalhos de pesquisa t m mostrado que a eficincia dessa modalidade de aplicao equivalente quela observada nos pulverizadores terrestres.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Atualmente, existem nove fungicidas registrados no Minist rio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento para o controle de doenas da parte area da cultura do milho. Todos esses produtos so pertencentes aos grupos qumicos dos triazis e das estrubilurinas, formulados isoladamente ou em misturas (Tabela 2). Os fungicidas base de triazis e estrobilurinas so eficientes para o controle de vrias doenas na cultura do milho (Figura 37).

Tabela 2. Fungicidas registrados no Minist rio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento para o manejo de doenas da parte area na cultura do milho.

Fonte: Ministrio da Agricultura.

Foto: Rodrigo Veras da C osta.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 37. Eficincia de fungicidas para o controle de doenas na cultura do milho (+ eficiente; - ineficiente).

Embrapa. Todos os direitos reservados, conforme Lei n 9.610.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

S-ar putea să vă placă și