Sunteți pe pagina 1din 5

A Estratgia - Origens, Fundamentos, Desdobramento no Espao e no Tempo

ORIGENS A Estratgia nasceu de uma necessidade primria do Chefe Militar. Desde a Antiguidade os Chefes Militares (Cyro, Dario, Alexandre - O Grande, Xenofonte), diante do momento da batalha, tiveram que fazer uma avaliao intuitiva - Fins e Meios - o que pretendiam conquistar ou defender e de que meios dispunham. Esta necessidade instintiva dos Chefes Militares da Antiguidade, de avaliar Fins e Meios, com o passar dos sculos foi sendo elaborada intelectualmente, dando forma a uma doutrina de planejamento militar. Transps os limites da arte blica, deu origem aos hoje conhecidos planejamento estratgico, planejamento empresarial e planejamento cientifico. O nome Estratgia foi criado pelos gregos para caracterizar a Arte dos Generais. Estratego na lngua grega significa General ou Chefe Militar. FUNDAMENTOS O primeiro livro sobre Estratgia que se conhece um tratado, A Arte da Guerra escrito por um general chins, cerca de 500 anos AC. Este livro s foi conhecido no Ocidente mais de 2.200 anos depois, quando traduzido, no sculo XVIII, para a lngua francesa, pelo Padre Amiot, missionrio que viveu muitos anos na China. Os principais pensadores, formuladores da Doutrina Estratgica, entendem que existe um Trinmio inseparvel -Poltica - Poder -Estratgia - que se interage permanentemente. Sem se compreender este Trinmio, no se pode entender a Estratgia. A Poltica marca o objetivo, o Poder revela os Meios disponveis e a Estratgia indica a melhor forma de aplicao dos Meios. Vejamos, agora, como os principais pensadores conceituam estes trs valores do Trinmio: Poltica - a arte de governar, sntese do pensamento de Plato, Aristteles, Maquiavel, Montesquieu, Rousseau, Raymond Aron. Poltica a luta pelo poder, segundo o Professor Hans Morgenthau, autor do livro bsico de Poltica nos Estados Unidos. Poltica a arte de governar o Estado, dirigindo sua poltica interna e externa, segundo o conceito da nossa Escola Superior de Guerra (ESG). Poder - a soma de recursos materiais e valores psicolgicos de que o Estado dispe, tendo em vista os objetivos polticos que pretende conquistar ou preservar. Nenhum objetivo da Poltica pode ser alcanado sem a aplicao de Poder. Estratgia - a arte de aplicar o Poder, tendo em vista os objetivos da Poltica. A Estratgia est completamente integrada Poltica e ao Poder. No h Estratgia se no houver um Objetivo Poltico a conquistar ou preservar e se no houver Poder a ser aplicado. A Estratgia sempre uma disputa entre inteligncias e vontades. A partir da 1 Grande Guerra (1914 -1918), em conseqncia

da ampliao do campo de batalha em virtude do aparecimento da arma area, a Estratgia transps os limites da arte militar e se expandiu para todos os campos de atividade civil. Estratgia, seu mtodo de pensamento, seu mecanismo mental de avaliar os problemas foi adotado por toda a sociedade. Em sntese podemos dizer que: Poltica concepo (o que fazer), Poder so meios, recursos (com o que fazer) e Estratgia a habilidade de como aplicar os Meios (como fazer) . ATITUDES ESTRATGICAS O Planejamento Estratgico, baseado numa rigorosa avaliao do objetivo visado, do valor do inimigo e da nossa capacidade e disponibilidade de poder, quase sempre indica a Atitude Estratgica a ser tomada. Distinguem-se duas Atitudes Estratgicas: -Ofensiva; -Defensiva. Qualquer Atitude deve visar, essencialmente, a preservao da Iniciativa Estratgica. FORMAS DE AO ESTRATGICA Podemos considerar as seguintes Formas de Ao Estratgica, associandas ao nome dos Estrategistas que as consagraram: Ao Direta -Moltke, general e historiador prussiano; Ao Indireta -SunTzu, general e historiador chins do sculo IV AC, general Mao Tse, Tung, chins e Lidell Hart historiador ingls; Economia de Foras -(Manobra por Linhas Interiores) -Napoleo Bonaparte, general francs; Dissuaso -Beaufre, general francs; Ao Terrorista Internacional - desencadeada por um comando islmico ainda no identificado. Faremos uma apreciao sumaria, em seguida, sobre, as Formas de Ao Estratgica. Ao Direta O patrono da Estratgia de Ao Direta o militar prussiano Karl Von Clausewitz que escreveu sobre as Guerras Napolenicas e as lies delas extradas. Napoleo foi um grande guerreiro mas nunca teorizou os ensinamentos de suas campanhas, Moltke escreveu o Von Kriege (Da Guerra), 1871, que se tornou clssico para o estudo da Estratgia. Neste livro Moltke desenvolve a sua idia principal ao dizer: A conduta estratgica ideal buscar o centro de gravidade das foras inimigas e numa nica e s batalha decisiva destru-las.

Observe-se que a preocupao fundamental de Moltke atacar com o mximo de poder as foras principais do inimigo, destruindo-as numa s batalha. Ao Indireta Conforme j nos referimos, o primeiro autor que escreveu sobre Estratgia foi o general chins Sun Tzu, num livro do IV sculo antes de Cristo. Sun Tzu inquestionavelmente o patrono da Estratgia de Ao Indireta. Atravs dos tempos, vem deixando inmeros discpulos. Assim se pode resumir o pensamento de Sun Tzu: Na Guerra, ou na Poltica, a melhor estratgia conquistar um pas intacto, e no destru-lo. Destru-lo pior. Capturar o Exrcito inimigo melhor do que destru-lo. A batalha deve ser vencida muito mais pela manobra do que pelo choque. O bom estrategista aquele que capaz de derrotar o Exrcito inimigo sem atac-lo frontalmente, de ocupar cidades inimigas sem destruir seus bens, de ocupar o seu territrio sem necessidade de choques violentos. As aes de engodo so mais eficientes do que as aes de choque direto. melhor cansar, desmoralizar, quebrar a vontade de lutar do inimigo, atacando seus pontos fracos, ameaando seus flancos e retaguarda, inquietando-o continuamente, do que buscar o choque frontal. melhor conduzir uma guerra durante 50 anos e derrotar o inimigo pelo cansao, pela ao indireta, no atuando sobre o centro de suas foras. Sun Tzu reflete a ndole paciente do povo chins no se preocupa com tempo, no tem pressa, sabe esperar para vencer, muito diferente do pragmatismo apressado produto da cultura ocidental. Como processo de aes estratgicas e tticas de engodo, Sun Tzu aconselha: quando o inimigo avanar, recue; quando o inimigo fizer alto, inquiete-o; quando inimigo evitar o combate,ataque-o; quando o inimigo retirar-se, persiga-o tenazmente. Contemporaneamente, Sun Tzu teve dois discpulos famosos - o chins Mao Tse Tung e o ingls Lidell Hart , ambos adaptaram os princpios da Estratgia de Ao Indireta legados pelo general da Antiguidade, s exigncias das guerras em que viveram. Manobra Por Linhas Interiores O General Napoleo Bonaparte, nas guerras do comeo do sculo XIX, teve que enfrentar Exrcitos da ustria, do Piemonte, da Itlia, da Prssia, da Espanha e da Rssia. Muitas vezes teve a responsabilidade de lutar em vrias frentes. Deu grande nfase, nas suas campanhas, ao princpio estratgico da Economia de Foras. No podendo ser forte em todas as frentes, idealizou a manobra mvel, por linhas interiores, buscando a capacidade de ser o mais forte no local e na hora decisiva. O xito da Manobra por Linhas Interiores depende da extrema capacidade de mobilidade de efetivos de se transferirem de uma frente para outra.

Estrategia Nuclear, Misslica e Guerra Espacial A Arma Nuclear surpreendeu e aterrorizou o mundo ao ser lanada pelas Foras Armadas norteamericanas em Abril de 1945, sobre as cidades japonesas de Nagasaki e Hiroshima. Seu efeito devastador, explosivo, incendirio e radioativo, causou uma devastao material inimaginvel e provocou centenas de milhares de vtimas humanas e a morte de seres vivos, animais ou vegetais. O uso da arma nuclear foi proibido pelas organizaes internacionais e foram criados organismos destinados a evitar a sua proliferao. Mas as potncias mais industrializadas e possuidoras de tecnologia mais avanada no deixaram de fabric-Ias. Durante os 50 anos de Guerra Fria, alimentada pela rivalidade e competio de poder entre as duas superpotncias - Estados Unidos e Unio Sovitica - ambas se envolveram numa escalada nuclear sem precedentes, fabricando milhares de armas cada vez mais potentes. O desenvolvimento da tecnologia da arma nuclear provocou o avano da tecnologia de seu instrumento de lanamento - o mssil. Nos ltimos 50 anos as inovaes tecnolgicas e os avanos da eletrnica permitiram um amplo desenvolvimento da Misslica, geradora de enorme gama de vetores de transporte areo para os engenhos blicos ou cientficos, lanados a distncias intercontinentais ou menores. A Misslica deu enorme amplitude manobra estratgica permitindo o lanamento de armas nucleares ou convencionais contra qualquer alvo do planeta. A extenso da Misslica resultou na tecnologia do lanamento dos Satlites, utilizados, principalmente, para a explorao do espao sideral, mas tambm empregados para fins blicos e cientficos. A estratgia da chamada Guerra nas Estrelas, anunciada pelo Presidente dos Estados Unidos em 1983, prev a utilizao de um sistema composto de satlites e emisso de raios (laser e outros), criando um escudo protetor contra um ataque nuclear. Trata-se da denominada Estratgia Espacial! Dissuaso A teorizao da Estratgia da Dissuaso mais recente. Surgiu por obra do General francs Andr Beaufre e visou responder aos perigos expostos humanidade pela Guerra Nuclear. O pensamento estratgico de Beaufre foi a de conteno da Guerra Nuclear, criando para as potncias nucleares uma clara ameaa de mutua destruio. A certeza dessa ameaa, impediria que a possuidora da arma a utilizasse, pois o preo da resposta seria mortal. Seria a destruio recproca. A Estratgia da Dissuaso conseguiu durante os quase 50 anos da Guerra Fria, de antagonismo bipolar, paralisar a agresso nuclear, mas produziu o efeito perverso de estimular o armamentismo, a chamada escalada. Os governos de Washington e Moscou, visando assegurar o seu instrumento de ameaa mutua, criaram um colossal arsenal de armas nucleares.

O princpio estratgico de paralisar a inteno de agresso, pelo grau de ameaa oferecido, hoje, deixou o cenrio da guerra nuclear e generalizou-se no campo amplo da poltica internacional. utilizado, particularmente, pelos pases fracos para se defenderem das ameaas polticomilitares dos poderosos. A dissuaso caracteriza-se na apresentao de uma contra-ameaa que torne a violncia intencionada uma operao muito onerosa, em face do grau de resistncia capaz de ser oferecido pelo agredido. Obriga o agressor a avaliar os custos da operao, sua durao, valor da resistncia oferecida, perdas de vidas, custeio, etc. A estratgia de dissuaso tem sido aplicada intensamente no cenrio geral da poltica internacional muitas vezes, paralisando (pela avaliao dos custos) os propsitos de agresso dos pases mais poderosos. Para que a defesa pela dissuaso seja efetiva mister que o grau de ameaa oferecido pela possvel vitima seja concreta, revelando vontade frrea de resistir e exibindo meios capazes de realizar esta resistncia. Terrorismo O terrorismo gerou o imprio do medo. Sempre existiu, particularizado em agresses pessoais ou praticadas por grupos tnicos, religiosos ou nacionalistas. Entretanto, aps os ataques de 11 setembro de 2001 a Washington e Nova York, o terrorismo se transformou em arma de agresso internacional de dimenso planetria. Sua estratgia a do medo. Dirigido por grupos religiosos islamitas fanticos, criou no mundo a permanente expectativa do medo de uma agresso inopinada, de incalculvel violncia, realizada por homens-suicidas, cujo surgimento e atuao so imprevisveis. A principal arma da agresso terrorista o homem-suicida, que s se revela depois de praticado o ataque e que no oferece nenhum alvo para as armas poderosas e de alta tecnologia das potencias ocidentais, principais vtimas de suas ameaas e aes. A sociedade civil dos Estados Unidos e dos principais pases europeus, considerada pelos fanticos terroristas islmicos inimiga dos povos rabes, vem vivendo em permanente estado de alerta contra o terrorismo, sofrendo transtornos e limitaes nas suas atividades normais de existncia. CONCLUSES Em grande sntese, a Estratgia um jogo de vontade e de inteligncia. Quando falamos em Vontade queremos nos referir Vontade do Chefe e Vontade Nacional.Atravs do longo processo histrico em que se manifestou, atravs de todas as nuances e formas que caracterizaram a sua evoluo, sempre se destacaram como seus valores essenciais: - a Vontade e a habilidade intelectual do Chefe em conduzir a manobra. Na opinio do General Foch, A Estratgia a luta entre duas Vontades. Ns acrescentaramos, - A Estratgia uma luta entre duas Vontades e duas Inteligncias.

S-ar putea să vă placă și