Sunteți pe pagina 1din 7

SUMRIO 1. INTRODUO 3 2. CONCEITO DE FUNES ADMINISTRATIVAS 4 3. CONCEITO DE PATRIMNIO 6 4. FONTES DE RECURSOS 7 5. ANLISE DE MERCADO 8 6. DEMANDA OFERTA DE EQUILBRIO DE MERCADO.........................................

8 7. ESTRUTURAS DE MERCADO.....................................................................................9 8. CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..............................................................................10 9. CONCLUSO..................................................................................................................1 1 10. REFERNCIAS..............................................................................................................12

INTRODUO O sucesso de uma empresa depende de um bom lder, que quem comanda, chefia, orienta, direciona e apoia o seu grupo de trabalho na execuo das atividades propostas. Devido a uma boa liderana, problemas como insatisfao de funcionrios, descontrole de estoque, atrasos com relao a mercadorias e falta de organizao so minimizados ou extintos. Uma empresa bem gerenciada s tem a ganhar. Atravs de um bom lder, h um controle maior com relao a gastos, despesa com pessoas, insatisfao de funcionrios, estoque, etc., j que ele est preparado para situaes adversas e sempre pronto para tomar iniciativas enrgicas que resultam em uma qualidade de servios extrema. Da mesma forma que se mobiliza e motiva naes inteiras, na busca por um objetivo melhor para a empesa.

...a contabilidade caracteriza-se, essencialmente, por ser a cincia do controle. Porm, importante ressaltar que o conceito de controle contbil no conceito apenas de controle a posterior. A funo contbil na empresa e, consequentemente, sua grande importncia implicam um processo de acompanhamento e controle que perpassa todas as fases do processo decisrio e de gesto e, seguramente, as etapas do planejamento. (Padoveze, 2003 p.315).

conceito de funes administrativas

A administrao um campo complexo. No procedente que as pessoas envolvidas ainda tenham de enfrentar outros tipos de limitaes e aparentes contradies na tarefa de alcanar seus objetivos. A teoria uma maneira de organizar o conhecimento e as experincias de tal modo que a prtica possa ser aperfeioada por averiguaes dos princpios e aplicao dos elementos fundamentais. planejamento definido como a atividade pela qual administradores analisam condies presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado (KAWASNICK, 1995 P.169).

Fayol, citado por MAXIMIANO (1981), com a autoridade conferida pelos primeiros ensinamentos relacionados ao processo administrativo, at hoje aceitos, indica-nos que a atividade ou funo administrativa muito importante dentro da organizao, integrando e harmonizando cada um dos elementos: Planejar visualizar o futuro e traar o programa de ao; Organizar constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar dirigir e orientar o pessoal; Coordenar ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforos; Controlar verificar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas. Dentre os pensadores da Administrao no foi encontrada nenhuma contradio em relao proposta inicial de Fayol. Citamos KOONTZ e ODONNEL (1989), que indicam, apesar de algumas variaes, que os elementos fundamentais da administrao se baseiam no Planejamento, Organizao, Seleo e colocao de pessoal, Direo e Controle. Numa viso bsica de administrao, conveniente destacar-se o papel desempenhado no processo por cada uma das funes mencionadas, uma vez que estas so comuns a todas as instituies, entidades, clubes, empresas, etc. O mundo do trabalho hoje no nada parecido ao que era h uma ou duas dcadas. A mudana tornou-se o assunto dominante com o qual se defrontam todos os gerentes. As principais mudanas que esto transformando a economia consistem em: globalizao, revoluo tecnolgica especialmente nas reas da computao, telecomunicaes e informao, crescimento de alguns setores e declnio de outros, diversidade cultural, mudanas na expectativa da sociedade, aumento do esprito empreendedor e clientes mais exigentes, inconstantes ou infiis. Entretanto, as chances podem ser aumentadas mediante o conhecimento dos fatores causadores da resistncia e dos mecanismos existentes para a conduo das mudanas, bem como do planejamento e a execuo adequada, tpicos abordados nos currculos dos cursos de Administrao.

conceito de patrimnio De acordo com Marion (2009 p, 37), o termo patrimnio significa a principio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compe-se tambm de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber so dominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, no se pode identificar a verdadeira situao de uma pessoa ou empresa. necessrio evidenciar as obrigaes referentes aos bens ou direitos.

Patrimnio tem o sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa: por outro lado inclui as obrigaes a serem pagas. (Marion, 1998, p30). BES: So as coisas em geral capazes de satisfazerem as necessidades humanas, suscetveis de avaliao econmica, da viso contbil, pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformao, para venda, troca ou fixos. DIREITOS: Contabilmente entende-se por direito, o poder de exigir alguma coisa. So valores a receber, ttulos a receber, contas a receber, etc. OBRIGAES: So dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar a terceiros. Podemos denomin-las tambm de obrigaes tangveis, so dividas a pagar como, fornecedores, emprstimos bancrios, salrios a pagar, impostos e encargos, contas a pagar de agua, energia eltrica, telefone, aluguel, etc. Para Jos Carlos Marion, Aderbal Nicolas Muller e Raimundo Abem Athar, patrimnio um conjunto que compe uma empresa de Direitos, Bens e Obrigaes, toda empresa se constituem basicamente nesses fatores. Fontes de recursos CAPITAL SOCIAL Refere-se ao valor implcito das conexes internas e externas de uma rede social. No entanto, comum encontrarmos uma grande variedade de definies inter-relacionadas do termo. Tais definies tendem a partilhar a ideia central de "que as redes sociais tm valor econmico". Da mesma maneira que uma chave de fenda ou a educao escolar podem aumentar a produtividade de indivduos e organizaes, os contatos sociais e a maneira como estes se relacionam tambm so fatores de desenvolvimento econmico.

CAPITAL DE TERCEIROS o valor devido fornecedores de mercadorias por compras a prazo, ou a bancos por emprstimos contrados, ou seja, o dinheiro de pessoas que no possuem relao alguma com a empresa, sendo utilizado para mant-la operando.

ANLISE DE MERCADO

a forma de visualizar a maneira de um negcio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrncia e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta anlise por meio da pesquisa de mercado. Mercado, em sentido genrico, o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou regio econmica. No sentido amplo do termo, possui vrios significados. Ora refere-se a um local determinado, ora abrange certas reas especificas, quando genericamente abrange produtos especficos de uma regio mercado brasileiro de soja, canadense de trigo, etc. (GASTALDI, 2000). A anlise da interao entre a oferta e a demanda pressupe trs condies bsicas, quais seja o desejo por parte das empresas de livre mercado e maximizao de lucro e, por parte dos consumidores a maximizao da satisfao: O livre mercado pressupe a atuao de empresas sem influencias externas, tais como a interferncia do governo com tarifas diferenciadas, tabelamentos, preos mnimos, etc. nem sempre estes procedimentos intervencionais atingem resultados satisfatrios, gerando desperdcio de recursos alocados para este fim. que os empresrios buscam a maximizao do lucro. Em determinado momentos as empresas focam outros objetivos, como participao no mercado e o nvel de produo, porm, o objetivo final certamente ser maximizar os lucros. Quando se analisa o mercado, vem do lado dos consumidores, que leva em conta que estes procuram maximizar a satisfao ao dispor suas rendas entre diversos produtos com preos e caractersticas diferentes. Dessa forma, os consumidores levam em considerao, sobretudo, as questes preo e qualidade. Maior ser satisfao do consumidor se ele puder comprar produtos de qualidade por preos baixos. Em consequncia da restrio de renda, muitas vezes os consumidores necessitam adquirir bens de qualidade inferior, por estes estarem dentro de suas possibilidades.

6. DEMANDA OFERTA DE EQUILBRIO DE MERCADO Conforme Vasconcellos e Garcia (2000), a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinando bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo. A procura depende de variveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preo do bem ou do servio, o preo dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferencia do individuo. 7. ESTRUTURAS DE MARCADO A interao entre oferta e procura que vai resultar na determinao do preo, se apresenta sob diferentes estruturas de mercado. As vrias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de trs caractersticas: o grau de concentrao de vendedores e compradores, o grau de diferenciao do produto e o grau de dificuldades ou barreiras entrada de novas firmas: Grau de concentrao de vendedores e compradores: a quantidade e o tamanho de cada um no mercado. Segundo Mendes (2002), acredita-se que uma indstria altamente concentrada quando apenas quatro firmas detm 75% ou mais da produo e do mercado de um determinado produto.

Grau de diferenciao do produto: o grau em que um produto vendido no mercado considerado no-homogneo pelos compradores. Sob o ponto de vista econmico, a diferenciao do produto visa tornar a curva de demanda mais inelstica, reduzindo o nmero de bens substitutos para esse produto. Diz-se que uma empresa de sucesso aquela que consegue produzir barato algo diferenciado. A diferenciao do produto pode se dar, entre outras formas, por meio de servios especiais aos compradores, melhoria da qualidade dos produtos e embalagens especiais do produto. Grau de dificuldades ou barreiras: a entrada de novas firmas no mercado. As condies de entrada so definidas como aquelas situaes de mercado que afetam a oferta potencial de empresas rivais desejosas de entrar na indstria, e a facilidade de entrada outro importante fator preo mais elevado acima d custo que a firma pode cobrar, sem que haja o ingresso de novas firmas no mercado. Entre as principais barreiras esto: economias de escala, desvantagens em custos, patente de inveno e controle de um fator estratgico (Mendes, 2002).

8. CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

uma tcnica de registro e de mensurao de um conjunto interligado de grandezas e de variveis definidas pela Cincia Econmica. E, com efeito, uma forma especial de estatstica econmica, de natureza contbil, que se prope a apresentar valores que expressam os montantes das transaes econmicas verificadas em determinada economia nacional. Em resumo o propsito da Contabilidade Social fornecer informaes que permitam avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade. Devido crescente responsabilidade social que devem assumir as entidades econmicas, surge a necessidade de elaborar e apresentar informao sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade. Este volume de informaes agrupa aspectos do tipo social, tico, ambiental ou ecolgico, e ainda tem recebido diversas denominaes como Contabilidade Social. A Contabilidade Social no s busca medir resultados no processo monetrio, mas tambm toma o recurso humano desde a tica humana, vendo-o como um ser que sente

e que tem necessidades a satisfazer. Ela aparece como uma necessidade da empresa de contar com informao pertinente para tomar decises inteligentes com relao gesto social, medindo o impacto da entidade na sociedade. Cada um dos tipos de informao que compem esta contabilidade tem registrado outras ramificaes da mesma, entre as quais se destacam a Contabilidade Ambiental, a Contabilidade dos Recursos Humanos e a Informao de Carter tico. A Contabilidade Social responsabilidade de todos e parte fundamental na companhia e pode ser ramificada em Contabilidade Ambiental, a Contabilidade de Recursos Humanos e a Informao de carter tico. O balano social um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informaes sobre os projetos, benefcios e aes sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e comunidade. tambm um instrumento estratgico para avaliar e multiplicar o exerccio da responsabilidade social corporativa.

9. CONCLUSO Com a eficcia como ponto importante para as empresas e um fator incontestvel para a forma sistmica das funes administrativas, conceito do patrimnio, fonte de recursos, analise do mercado, demanda, estrutura de mercado e contabilidade social como uma ferramenta de informao. As empresas por sua vez precisam ser administradas com bases em um sistema de informao oportunas e ajudem a organizao, otimizando o cumprimento da misso da empresa, j a contabilidade se insere neste contexto como fator de grande importncia, pois ela responsvel pela conduo de diversas reas da organizao para o objetivo global. Considerando assim que a administrao um processo continuo de tomada de deciso e execuo de aes que visam o planejamento, organizao, execuo e controle dentro das empresas, o administrado precisa estar preparado para exercer suas funes e contribuir para que se obtenha o melhor resultado possvel, por tanto as informaes contbeis no sentido de subsidiar a atuao desses no controle das empresas, assim podemos dizer a um administrador pode tomar decises em alguns determinados momentos dentro da empresa, por isso as noes bsicas e avanadas em contabilidade podem contribuir nesse sentido.

10. REFERNCIAS BONATO, Jos Carlos. ADMINISTRADOR, PROFESSOR ESPECIALISTA, ASESSOR DE PLANEJAMENTO E GESTAO, TRF 4 Ed. R. em: www.ibrajus.org.br/revista/artigo.asp?idArtigo114. GASTALDI, J. Petrelli. ELEMENTOS DE ECONOMIA POLITICA, 17 Ed. So Paulo: Saraiva, 2000. KAWASNICKA, Eunice Laana. INTRODUO A ADMINISTRAO, 5 Ed. So Paulo: Atlas, 1995. MARION, Jos Carlos. CONTABILIDADE BSICA, 10 Ed. So Paulo: Atlas, 2009. MARION, Jos Carlos. CONTABILIDADE BSICA, 6 Ed. So Paulo: Atlas, 1998. PADOVEZE, Clovis Luiz. CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ENFOQUE EM SISTEMAS DE INFORMAO, 2 Ed. So Paulo: Atlas, 1997.

S-ar putea să vă placă și