Sunteți pe pagina 1din 80

6

Page 1 of 80

6.6. Aspectos Culturais e Histricos

As pesquisas de campo da arqueologia, que previam enfoques amostrais em trs espaos da UC, foram realizadas em janeiro e abril 1998. Em uma primeira etapa foi trabalhada a rea das Cataratas e, em uma segunda, vistoriada a divisa seca do Parque, desde a altura do rio Represinha at o rio Benjamim Constant, incluindo prospeces na mata, claro, em ambos os trechos do PNI.

Foram registrados 28 locais contendo indcios relacionados aos perodos pr-histrico e histrico. Amostras de material foram recolhidas para anlise no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueolgicas da Universidade Federal do Paran (CEPA/UFPR), em Curitiba (Chmyz & Miguel, 1999).

6.6.1. Etno-histria da Regio do Parque Nacional do Iguau

As primeiras informaes sobre o atual territrio paranaense devem-se, principalmente, aos espanhis, j no incio do sculo XVI.

Logo aps a assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494*, a Coroa Espanhola enviou expedies exploratrias rea da bacia do rio da Prata. O Tratado designava a regio que atualmente compreende o centro-oeste do Estado do Paran como pertencente ao Reino Espanhol.

Para consolidar a posse da terra foram enviadas expedies para o reconhecimento da regio. As penetraes foram feitas por terra, a partir da ilha de Santa Catarina, atravs dos caminhos indgenas, denominados Peabiru, ou subindo pelo rio da Prata.

Em fins de 1515, Joo de Solis deixou a Espanha com o intuito de encontrar a passagem interocenica localizada por Vespcio (1502), Gonalo Coelho (1503-06) e Nuno Manuel e Cristvo de Haro (1513-14). Nos primeiros meses do ano seguinte, Solis adentrava a bacia

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 2 of 80

do Prata, esclarecendo que no se tratava da passagem interocenica relatada pelas expedies anteriores. Sua expedio no ultrapassou os limites da atual Repblica do Uruguai. Quando l desembarcaram foram atacados por ndios Guarani, os quais dizimaram grande parte dos integrantes, inclusive Solis.

Os remanescentes da expedio, comandados pelo sobrevivente Aleixo Garcia, iniciaram nova aventura por terra no ano de 1521, utilizando-se do sistema de caminhos indgenas Peabiru. A rede de caminhos, partindo de So Vicente, em So Paulo, atravessava todo o territrio paranaense, no sentido leste-oeste, at o rio Paran, na altura da foz do rio Piquiri. Saindo do atual territrio brasileiro, cortava o Chaco paraguaio, chegando aos planaltos peruanos e dali ao Oceano Pacfico.

Aleixo Garcia, ajudado por indgenas conhecedores do trajeto, chegou at a serra do Prata (Andes), ali obtendo ouro e prata. Entretanto, quando retornavam em direo ilha de Santa Catarina, foram atacados por grupos de indgenas, resultando na morte de Garcia e de muitos homens que o acompanhavam. Alguns sobreviventes lograram chegar ao litoral catarinense, levando consigo as riquezas que haviam espoliado.

Sebastio Caboto, entusiasmado com as notcias da expedio de Garcia, deixando o litoral pernambucano onde estava assentado, rumou Santa Catarina, empreendendo viagem, em 1527, em direo ao rio da Prata, fundando na confluncia com o rio Carcanhar o porto Sancti Spiritu, local que serviria de base para a explorao da regio. Essa primeira povoao teve durao efmera, sendo destruda pelos indgenas (Colodel, 1988).

Durante esse perodo aconteceram, tambm, algumas incurses de portugueses atrados pelos relatos das riquezas daquelas terras. Preocupado com as investidas dos portugueses, o governo espanhol enviou uma expedio com a misso de fundar povoados, assegurando, assim, a posse definitiva do territrio ao reino espanhol.

A expedio partiu da Espanha em 1535 comandada por Pedro Mendoza, fundando o porto de Nuestra Seora Santa Maria del Buen Aires, em 3 de fevereiro de 1536. A partir dessa povoao, subiu o rio da Prata, onde fundou os aglomerados de Corpus Christi e Nuestra Seora de Buena Esperanza. Logo aps a fundao desses incipientes povoados, Mendoza veio a falecer em sua viagem de volta Espanha, deixando no comando Joo de Ayolas, que tambm no perdurou, sendo morto junto a outros companheiros por indgenas.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 3 of 80

Assume, ento, Domingos Martinez de Irala que, fugindo dos ataques indgenas, funda o porto de Assuno, em 1537. Esse local desempenhou importante papel na explorao da regio pelos aventureiros espanhis. Irala transfere para o porto as recm-criadas povoaes de Buen Aires, Corpus Christi e Buena Esperanza, constantemente ameaadas pelos ataques indgenas. O povoado recebeu melhoramentos urbanos e esteve sob a legislao espanhola. A partir dessa povoao foram incursionando territrio adentro, contando com a ajuda de ndios Guarani.

Informaes sobre os grupos indgenas contatados nessa incurso so encontradas no relato de Ulrico Schmidl, membro da expedio (Figura 45).

Os Crio ou Guarani habitavam grandes extenses de terra nas margens dos rios Paraguai e Paran. Eram horticultores, praticavam a pesca e a caa. Os principais alimentos cultivados eram o milho, a mandioca, a batata, entre outros. Faziam coleta de frutas e plantas silvestres e mel em abundncia. Utilizavam o algodo e praticavam o canibalismo. Segundo Schmidl: "Esto crios dominan gran territrio... son gente baja e gruesa y son mas resistentes que las otras naciones. Los hombres tienen en el lbio un agujerito, y por l meten un cristal de un largo como de dos jemes, grueso como el canuto de una pluma, de color amarillo y que en indio se llama parabog" (Schmidl, 1945).

Uma das aldeias dos Crio estava rodeada com duas paliadas de troncos grossos, e em volta haviam trincheiras e fossos profundos com lanas pontiagudas fincadas. Essa estratgia de defesa foi adotada pelos espanhis para a proteo dos povoados. Os espanhis empreenderam combate com esses grupos at a sua rendio. Ento, estabeleceram relaes amistosas e a partir desse fato deram combate a outros grupos indgenas, inimigos tambm dos Crio.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 4 of 80

Figura 45 - Mapa que acompanha o relato de Ulrico Schmidl na edio de Levin Hulsius, Nuremberg, 1599 (extrado de Maack, 1968)

Ulrico Schmidt descreve ainda outras naes de indgenas nas margens do rio Paran, como os Timbu, Corond e Quiloaza, todos falantes do mesmo idioma. Viviam da caa e da pesca. Utilizavam canoas feitas de troncos de rvores, podendo abrigar at dezesseis homens, todos devendo remar. Os homens usavam em cada lado do nariz "...una estrellita, hecha de una piedra blanca y azul, y son gente de cuerpo grande y fornido". As mulheres usavam a face pintada com desenhos azuis "...y tapan las vergenzas com un trapo de algodn; tienen estos indios muchos cueros curtidos de nutria y muchssimas canoas " (Schmidl, 1945).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 5 of 80

Os Chan-Salvaje encontrados nas margens do rio Paran tinham sua subsistncia baseada em pesca, caa e coleta. No usavam vestimentas. "Es una gente igual a los salteadores que hay por Alemania: roban e asaltan y luego vuelvem a su guarida". Possivelmente habitavam o interior.

Os ndios Payagu, segundo Schmidt, foram os responsveis pela morte de Juan Ayolas e sua comitiva, aliados aos Naperu. A belicosidade dos Payagu j havia sido conhecida pela expedio de Sebastio Caboto, tambm atacada pelo grupo. O termo Payagu parece ter sido utilizado como uma denominao geral para os grupos belicosos que habitavam os rios Paraguai e Paran, recebendo outras denominaes como Cadigue e Agace. Mtraux cita-os como sendo piratas que, ao longo desses rios, abordavam as embarcaes espanholas com suas longas canoas de imb e saqueavam as populaes que ali habitavam. Schmidt (1949) relata a existncia de cemitrios Payagu em ilhas fluviais.

Ulrico relata que os Cur-Magu e os Agace viviam nas margens do rio Paraguai, onde praticavam a pesca e a caa e fabricavam "vino del algarrobas". Eram altos e robustos. Os homens usavam um "agujerito en la nariz, por all passan una pluma de papagayo". As mulheres pintavam a face com linhas azuis e usavam desde "el ombligo hasta la rodilla com um trapo de algodn". Os sobreviventes da expedio de Caboto referem-se aos Agace como sendo os mesmos Payagu (Mtraux, 1946).

Pelos Maperi, que viviam agrupados em grande nmero, foram recebidos belicosamente. Os Maperi possuam grande quantidade de canoas com capacidade para at vinte pessoas. Tais indgenas, possivelmente, mantinham inimizade com outros Tupi-guarani* mesmo antes da chegada dos europeus. A aliana entre espanhis e os Crio contra essas naes pode corroborar tais relaes belicosas entre os nativos.

Vestgios arqueolgicos de trs stios situados ao norte do Municpio de Foz do Iguau, prximos ao rio Paran, foram correlacionados com a cultura Payagu. O material cermico dos stios, a princpio, assemelhava-se muito com outras evidncias encontradas na rea designadas como Tupi-guarani. A anlise laboratorial, entretanto, revelou caractersticas prprias, tanto nos antiplsticos utilizados na pasta, como em sua morfologia. As formas e a decorao empregadas so semelhantes quelas descritas por Max Schmidt, da cermica Payagu. Outra evidncia est relacionada aos locais que abrigavam os stios. Dois deles estavam situados em ilhas, que sofrem inundaes pelo menos uma vez por ano, e um margem do rio Paran.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 6 of 80

Dos indgenas remanescentes da cultura Payagu, da numerosa populao que existia na poca do contato, restaram, em 1800, cerca de mil nativos e, duas dcadas depois no ultrapassavam duzentos. Max Schmidt, em 1941-42, entrevistou os ltimos sobreviventes dessa cultura.

A semelhana da cermica tradio da fase Icarama, na qual inserem-se os stios citados, com caracteres da tradio Tupiguarani**, pode confirmar a relao de miscigenao entre ambos os grupos. Schmidt relata que, entre os Payagu, eram comuns os casamentos com tribos vizinhas e mesmo com espanhis, portugueses e paraguaios. A presena de mulheres pertencentes famlia Tupi-guarani, levadas como prisioneiras, pode ser mais um indicativo das correspondncias evidenciadas entre as duas culturas, na medida em que elas reproduziam o padro cermico de sua tribo.

Ainda, aparecem descritos grupos indgenas pertencentes a outras naes como os Surucusi, os quais praticavam a horticultura, eram caadores e pescavam, alm da atividade de coleta. Os homens usavam um disco de madeira do tamanho de uma ficha de dama na orelha e as mulheres usavam no lbio uma pedra de cristal do tamanho de um dedo. Havia mais de uma aldeia.

Ulrico Schmidl atuou na rea do Prata at princpios da dcada de cinqenta, do sculo XVI. Em sua viagem de retorno Europa, a maior parte do seu trajeto foi realizada por terra, utilizando-se o Peabiru, com a ajuda de ndios Guarani (Figura 46). Partiu de Assuno, subindo os rios Paraguai e Jeju, continuando por terra at a foz do rio Monda. Ento, desceu esse rio e prosseguiu acompanhando mais um trecho do rio Paran, at a localidade de Gingie, no atual territrio argentino de Missiones. Da continuaram por terra at o mdio rio Uruguai, onde tomaram um ramal que se comunicava com o Peabiru, passando pelo atual territrio paranaense, para atingir So Vicente, no litoral paulista, em 13 de junho de 1553 (Maack, 1959).

Parte do itinerrio de Schmidt j havia sido percorrido anteriormente por Alvar Nuez Cabeza de Vaca (1541-42) e, provavelmente, por Aleixo Garcia (1522-24), os quais utilizaram trechos do Peabiru e de seus ramais, porm no sentido inverso do trajeto de Schmidl (Chmyz & Sauner, 1971).

Muito embora, sejam significativas as descries contidas no relato de Schmidl, as informaes no so muito objetivas e a localizao exata desses grupos de difcil reconstituio. certo que habitavam a regio da bacia do Prata, explorando o sistema fluvial e os

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 7 of 80

recursos da densa mata subtropical. Possivelmente, segundo a narrao do referido autor, a regio continha majoritariamente grupos pertencentes famlia lingstica Tupi-guarani.

Com a morte de Pedro Mendoza, Carlos V, Imperador do Reino da Espanha, designou Cabeza de Vaca para capitanear o governo de Assuno, o qual iniciou a viagem no comeo da dcada de 1540, em direo rea do Prata. Partindo de Cdiz aportou, primeiramente, em Canania, seguindo, ento, at So Francisco, ao sul, e aos 29 dias do ms de maro de 1941 desembarcou na ilha de Santa Catarina.

Da ilha de Santa Catarina, sua expedio seguiu por terra, realizando, assim, a travessia, no sentido leste-oeste do Estado do Paran, utilizando-se dos caminhos do Peabiru. Segundo Maack (1968):

"...Conduzido por ndios conhecedores dos caminhos, Cabeza de Vaca deixou a 18 de outubro de 1541 a costa, perto de So Francisco do Sul, com 250 homens e 26 cavalos, para atingir o curso superior do rio Iguau, o qual acharam na regio de Tindiquera, a atual Araucria, no dia 1 de dezembro de 1541."

Desse local teria rumado na direo noroeste, atravessando os Campos Gerais at o curso superior do rio Tibagi, nas vizinhanas de Ponta Grossa. Seguindo para o norte, chegou regio de Abapany, habitada pelos Guarani, tomando o ramal principal do Peabiru no sentido oeste. Transps o rio Iva, acima do salto Ub, e da a escarpa para o terceiro planalto atravs do vale do rio Pedra Preta. Chegando s nascentes do rio Cantu, sua tropa descansou algum tempo, abandonando o Peabiru em seguida. Teria tomado um ramal do caminho na direo sul, transpondo o alto Piquiri e o rio do Cobre para chegar ao rio Iguau, prximo foz do Cotejipe, em 31 de janeiro de 1542 (Figura 46) (Maack, 1968).

A expedio de Cabeza de Vaca foi a primeira a conhecer as cataratas do Iguau. Contando, para isso, com a ajuda dos ndios que habitavam a regio. Segundo o relato, os viajantes passaram por muitas tribos indgenas da nao Guarani:

"...Todos los cuales les salan a rescebir a los caminos com muchos bastimentos, mostrando grande placer y contentamiento com su venida, y a los indios principales seores de los pueblos les daba muchos rescates, y, hasta las mujeres viejas y nios salan a ellas a los rescebir, cargados de maz y batatas,... y antes de llegar com gran trecho a los pueblos por lo haban de passar, alimpiaban y desmontaban los caminos, y bailaban y hacan grandes regocijos de verlos" (Cabeza de Vaca, 1947).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 8 of 80

Chegando ao rio Iguau, foi informado pelos ndios, que esse rio se comunicava com o rio Paran, o qual tambm era conhecido como rio da Prata. Foram alertados, ainda, que entre os rios Paran e o Iguau foram mortos, pelos grupos indgenas que ali habitavam, os portugueses enviados por Martin Afonso de Souza, para o reconhecimento da regio.

Temendo a hostilidade dos ditos indgenas, o governador decidiu enviar parte de sua gente a cavalo, e o restante da expedio seguiu pelo rio em canoas adquiridas dos ndios para reunirem-se todos no rio Paran.

Aqueles que seguiram pelo rio logo se depararam com as quedas do Iguau, obrigando-os a retirar as canoas da gua at a passagem daquele trecho:

"...E yendo por el dicho ro de Iguau abajo era la corriente de l tan grande que corran las canoas por l com mucha furia; y esto causlo que muy cerca de donde se embarc da el ro un salto por unas peas abajo muy altas, y da el agua en lo bajo de la tierra tan grande golpe que de muy lejos se oye; y la espuma del agua, como cae com tanta fuerza, sube en alto dos lanzas..." (Cabeza de Vaca, 1947).

A chegada ao rio Paran foi realizada a um s tempo, tanto pelos navegadores, como por aqueles que empreenderam a viagem por terra:

"...Y en la ribera del ro estaban muy gran nmero de indios de la misma generacin de los guaranes, todos muy emplumados com plumas de papagayos y almagrados, pintados de muchas maneras y colores, y com sus arcos e flechas en las manos hecho um escuadrn de ellos, que era muy placer de los ver" (Cabeza de Vaca,1947).

O governo de Cabeza de Vaca no perdurou, devido s disputas internas entre os espanhis e instabilidade nas relaes com os nativos.
Figura 46 - Esboo do itinerrio de Ulrico Schmidt de sua viagem de Assuno So Vicente, segundo a reconstruo de Maack (1968)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 9 of 80

Assumindo novamente o comando, aps a priso de Cabeza de Vaca, Irala, para assegurar o domnio espanhol, funda em 1554, o ncleo de Ontiveros. A localizao exata do ncleo ainda incerta, pois como teve curta durao no chegou a se estruturar, e seus vestgios devem se assemelhar aos de uma aldeia indgena. Dois locais com tais caractersticas foram encontrados pelas pesquisas desenvolvidas junto ao Projeto Arqueolgico Itaipu, no rio Paran. Um localizava-se ao sul da rea, em Foz do Iguau e o outro cerca de 6km acima dos extintos saltos das Sete Quedas (Chmyz,1986).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 10 of 80

Em 1556, sob a determinao de Irala, o capito Ruy Diaz Melgarejo funda a comunidade espanhola de Cuidad Real, sobre a aldeia indgena de Guair, sendo elevada sede da Provncia do Guair, em 1600.

A ltima comunidade espanhola fundada no Guair foi Villa Rica del Spiritu Sancto, na foz do rio Corumbata com o Iva.

Durante o processo de ocupao espanhola na regio de Guair, a Igreja Catlica esteve presente pela ao da Companhia de Jesus. As comunidades, que foram se formando na rea do Prata e marginais ao rio Paran, tinham no seus quadros administrativos e funcionais alguns setores chamados "redues organizadas" ou "colnias de naturais". As colnias eram compostas por indgenas, estando sob a jurisdio de um clrigo, ao qual cabia a catequizao dos nativos (Colodel, 1988).

As divergncias entre os religiosos e os espanhis no tardaram a aparecer, decorrentes, principalmente, dos interesses diversos que nutriam em relao aos indgenas. Para os espanhis o nico interesse era a sua utilizao como mo-de-obra.

Assim, os missionrios da Companhia de Jesus comearam a penetrar o interior, organizando aldeamentos de forma mais sistemtica, a partir de 1610, os quais ficaram conhecidos como redues jesuticas.

atravs da Provncia do Guair que o domnio espanhol estende-se regio oeste do atual territrio paranaense. Em menos de duas dcadas so formadas mais de dez redues no oeste do Paran, tendo o rio Tibagi como limite mximo da expanso (Figura 47).

Entre as redues criadas, a reduo de Santa Maria, pela cartografia jesutica, localizava-se nas imediaes das cataratas do Iguau, mas seu paradeiro continua desconhecido at o presente.

Embora priorizando os Guarani na sua obra catequizadora, os jesutas tentaram, tambm, atuar junto aos ndios referidos como Guayan (Guanana ou Guanhanha), Gualacho, Chiqui, Ibituruna, Caaigu, Cabeludos e Campeiros, na cartografia da poca. Culturalmente

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 11 of 80

diversos, esses ndios viviam nas proximidades ou mesmo dentro dos territrios dos Guarani. A criao das redues de Conceio de Nossa Senhora, So Pedro, So Miguel e Santo Antnio, nas margens dos rios Piquiri, Iva e Tibagi, dominadas pelos ndios no-guarani, no prosperou porque foi estabelecida entre 1626 e 1628, quando se intensificaram as incurses portuguesas.

Conforme Meli (1983), frases registradas pelo jesuta Antnio Ruiz de Montoya, entre os ndios da reduo de Conceio de Nossa Senhora dos Gualacho, correspondem lngua hoje conhecida como Kaingng, da famlia J.

Paralelo aos conflitos entre espanhis e jesutas, pela disputa do elemento indgena, os portugueses, j no incio do sculo XVII, comearam a organizar expedies, visando o preamento dos nativos e a descoberta de metais preciosos. Mesmo com a desaprovao do governo de So Paulo, as bandeiras paulistas investiram contra os estabelecimentos jesuticos, os quais sucumbiram em poucos anos. Sob o comando do bandeirante Antonio Raposo Tavares, as redues do Guair foram destrudas entre os anos de 1629 e 1632. Os sobreviventes dos ataques dos portugueses fugiram para o interior das matas ou foram transferidos para o territrio do Paraguai.

A movimentao dos bandeirantes no oeste paranaense provocou novos delineamentos polticos e econmicos em toda a regio situada na margem esquerda do rio Paran, a qual passou para o domnio portugus.

Com a desarticulao dos ncleos espanhis e das redues jesuticas a regio abandonada por mais de um sculo:

"...Por muito tempo, aps a retirada dos jesutas e espanhis, o Guair permaneceu despovoado. Mais tarde, grupos de ndios da famlia lingstica J, vindos do sul, e outros da Tupi-guarani, vindos do oeste, passaram a ocupar os espaos onde so divisados pelos novos exploradores" (Chmyz, 1986).

Na segunda metade do sculo XVIII, os portugueses voltaram a se interessar pela regio, enviando expedies militares para o reconhecimento dos "Sertes do Tibagi", que abrangiam o espao do segundo e terceiro planaltos paranaenses (Figura 48).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 12 of 80

A conquista da regio de Guarapuava, entretanto, foi mais incisiva somente aps a instalao da Corte Portuguesa no Brasil, em 1808. As expedies na dcada de 60 e 70 do sculo anterior malograram sob as incurses belicosas dos indgenas.

A expedio do Tenente Bruno Costa* (1770) no perdurou mais que um ms nos campos de Guarapuava, tendo que retroceder pela falta de alimentos e pela hostilidade dos ndios, denominados pela literatura da poca como bugres**.

Em 10 de novembro de 1771 partiu de Curitiba a expedio chefiada pelo Tenente Afonso Botelho, com o mesmo objetivo de conquistar os campos de Guarapuava, sendo a dcima tentativa de estabelecimento portugus na regio oeste, alm do Tibagi.

Transpondo o ltimo grande obstculo natural da regio, a serra da Esperana, em 6 de dezembro, j nos campos, levantaram a insgnia da conquista, que tombaria pouco mais de um ms depois:

"...Levantou-se ali, ento, uma grande cruz benta, ao troar de uma salva de artilharia..." (Macedo, 1951).

No dia seguinte construram um rancho e uma capela e no seguinte, dia de Nossa Senhora da Conceio, rezaram a primeira missa naqueles sertes infestados de perigos. Dias depois, assentaram acampamento mais adiante, no local denominado Porto do Rio Jordo.

Partiram, ento, excurses para o reconhecimento e pesquisa da circunvizinhana contatando os primeiros sinais do nativo aos 16 dias do ms de dezembro.

"... e prosseguindo, como fica dito, chegou a um capo de mato, cuja distncia ao prto ser de cinco lguas; ao p do dito mato se achou ua trilha de gente, e da a pouco um caminho, que teria um palmo de largo, e bem seguido, e logo assentou com os mais oficiais segui-lo para a parte do sul a ver se encontrava o gentio, (...) Prossegui-se a viagem acompanhados bastantemente dela seguindo o mesmo

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 13 of 80

caminho do gentio, (...) se avistou em um alto um grande rancho de gentio, onde chegando se achou deserto de poucos dias, e nele foram vistas vrias alcfas e cestinhas em que les tm guardados os seus pobres trastes, e entre stes foi achada ua simitrunfa, composta de penas no mal tecidas, e ua fita branca tranada maneira de liga, dous novelos de fio muito bem fiado, panelas, porongos, ou cabaos grandes, e um cheio de mel, (...) E prosseguindo distncia de duzentas braas se achou em um capo ua roa de milho, que teria alqueire de planta j apendoado, e continuando o caminho por le se encontravam vrios alojamentos (...) Em distncia de trs lguas boas se encontrou tambm outro alojamento de trs ranchos grandes, que bem acomodavam cento e cinqenta pessoas..." (Sampaio e Sousa, 1956).

Figura 47 - Trecho do mapa das regies do Paraguai, composto pelo Padre Lus Ernot, em 1632 (extrado de Cardiff, 1936)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 14 of 80

Figura 48 - Mapa das expedies militares do sculo XVIII (extrado de Cardoso & Westphalen, 1981)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 15 of 80

Dessa aldeia, que serviu de posto provisrio, saram alguns homens para continuar a busca. O grupo retornou quase sem nenhum apetrecho: um dos homens, Joo Lopes, voltou "nu s com as ceroulas, e ponche". Foi estabelecido, assim, o primeiro contato com um grupo familiar de ndios que colhiam pinho. Os nativos vendo-os correram, sendo alcanados pelos cavalos, exceto a mulher que desapareceu no capo:

"... fazendo-lhe logo ao longe sinais de paz batendo as palmas, com que parou o ndio sobressaltado, e em extremo assustado, de que logo o tiraram o tenente um barrete de piso vermelho... em que duvidou pegar, mas lanando-lho de cima do cavalo o apanhou antes que chegasse terra, ficando alegre, e muito mais quando o dito tenente despindo ua chimarra de baeta cr-de-rosa lha deu..." (Sampaio e Sousa, 1956).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 16 of 80

Recolhidos, no abarracamento do rio Jordo, Afonso Botelho e seus companheiros receberam a visita de vrios indgenas, os quais mostravam-se amistosos e curiosos. Convidados a visitarem a aldeia, l chegando, encontravam-se vestidos com as roupas dadas por seus oficiais e, portanto, apaziguados:

"...Apeados, que fomos, nos ofereceram com vozes, e acenos o abrigo dos seus pobres ranchos... e para mais os agradar entrou o tenente-coronel em um rancho quase de gatinhas pela pequenez da porta, e logo dous dles o levaram direito ao fogo, que estava no fim do rancho, e sentando-se les lhe ofereceram assento, o que fz em um pedao de pau, que ali estava, e da mesma sorte lhe ofereceram do pinho, que se estava assando no fogo..." (Sampaio e Sousa, 1956).

As relaes com os ndios, a princpio amistosas, "...que vinham s barracas da nossa gente, tocando gaitas de tacoras...", com as incurses mais ao interior e ao prazo de menos de um ms revelaram-se belicosas.

"...No dia 8 de janeiro voltou quele prto grandssimo nmero de gentio, que se averiguou ser de diversas nases, que confederadas se tinham unido para a traio..." (Sampaio e Sousa, 1956).

Sete homens, que se aventuraram a acompanhar o grupo numeroso dos nativos, foi dizimado, tendo sobrevivido apenas o capito Francisco Carneiro. Sem recursos para resistir na regio das investidas dos indgenas e j faltando-lhe mantimentos, Afonso Botelho decide retirar-se, partindo trs dias depois.

Em fins de 1773, Afonso Botelho comandou nova entrada aos Campos de Guarapuava, erigindo pouco depois a freguesia de Nossa Senhora da Esperana, no local onde haviam ficado alguns dos seus homens quando da retirada de 1772. O estabelecimento visava assegurar o domnio portugus e impedir qualquer tentativa dos ndios em reconquistar o segundo planalto. Situava-se, estrategicamente, ao p da serra da Esperana, que divide os Campos Gerais de Curitiba e os Campos de Guarapuava.

"...aonde com dous dias de viagem podem os ndios de Guarapuava chegar..." (Sampaio e Sousa, 1956).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 17 of 80

Do acampamento, Afonso Botelho despachou um grupo chefiado por Paulo de Almeida aos mesmos locais que haviam erguido os ranchos e as cruzes em 1771. Paulo de Almeida e seu grupo encontraram esses locais abandonados. Prosseguindo em busca dos nativos, encontrou alm uma grande aldeia empenhada nas atividades cotidianas. Os indgenas ao avistarem o grupo, esconderam-se todos nos capes prximos.

Os portugueses, ao entrarem na aldeia, no acharam mais que as panelas ao fogo. Assentaram acampamento nas imediaes da aldeia, dela nada saqueando e sim deixando-lhes "muitas prendas".

Aos poucos os ndios foram retornando, mas na primeira tentativa em ganhar mais um palmo daqueles campos, [resolvendo] "... o comandante ir pr um sinal na parte at onde podia chegar... ", viu-se completamente cercado pelos nativos que cresciam em nmero e lhes faziam acenos, "... que demonstravam o que se lhes no entenderia de palavra, e por les se percebeu perfeitamente diziam que voltassem para trs... Todos vinham armados em guerra, o que s se distingue pelos infeites da cabea, e pelas flechas, e arcos com que vinham bem guarnecidos" (Sampaio e Sousa, 1956).

Segundo o relato da viagem, os indgenas que "a nada assentiam" arremessaram contra os portugueses suas flechas, no que:

"... se revolveu a descarregar sobre aqueles brbaros una descarga de outros tantos tiros quantos eram os homens, que ali se achavam. Sofreram os ndios constantes a primeira descarga, talvez julgando que as armas de fogo s serviam para ua vez, mas vendo que se tornavam a carregar, e disparar, pondo muitos as mos onde recebiam o dano, se voltavam com todos repentinamente para o mesmo mato, onde se haviam escondido a primeira vez" (Sampaio e Sousa, 1956).

Diante desse sucesso, o comandante, "...conhecendo eficazmente que a Virgem e Imaculada Senhora da Conceio, protetora dessa diligncia, lhe mostrava o meio de poder salvar a sua vida, e a dos camaradas que o acompanhavam...", ordenou novo disparo contra os ndios "...e logo primeira descarga, to velozmente correram, que s muito longe se viram parar alguns".

Mesmo com armas de fogo, Paulo de Almeida sabia que nada poderia meia dzia de homens, dentro daquele territrio que mal conheciam, ao contrrio dos inimigos decididos a expuls-los e que, se resistissem, logo pereceriam.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 18 of 80

"... pois se s em menos de 24 horas se poderam ajuntar de 400 para acima, que seriam pouco mais ou menos os que se chegaram a vez, todos moos robustos, e escolhidos, o que sucederia se se demorasse ali mais tempo" (Sampaio e Sousa, 1956).

A expedio vai recuando pelo mesmo caminho, observando as cruzes, que haviam levantado novamente, lanadas ao cho. A mensagem era bastante clara. No se renderiam nem s quinquilharias que se lhes ofereciam, nem ao poder de fogo do inimigo. A conquista do oeste paranaense, a partir de ento, teve como principal empecilho a resistncia das naes J.

A Carta Rgia, assinada pelo Governo Imperial, em 1808, e dirigida ao Governador da Provncia de So Paulo, dcadas depois, legalizou o morticnio, a usurpao e o trabalho forado, atravs da violncia.

A Carta ordenava que se principiasse a guerra contra as naes que se rebelassem ao jugo portugus, e que se organizassem milcias para esse fim. Tambm concedia aos milicianos ou mesmo aos moradores que aprisionassem os nativos o direito de utiliz-los segundo suas vontades pelo prazo de quinse anos.

O contedo da Carta , em 1 de abril de 1809, revista pelo Prncipe Regente, a pedido do Governador da Provncia de So Paulo. Embora se dignasse reintegrar o carter humanitrio da conquista daqueles sertes, continuava ordenando a violncia e a escravido como ltimo recurso.

Aos incessantes ataques indgenas, que se sucederam nas fazendas e povoados do oeste paranaense, se retribuam com caadas aos bugres. Em 1814, o Governador da Provncia de So Paulo declarava que os moradores de Itapeva, Castro e Apiai:

"...costumam fazer todos os anos uma caada sbre les, e matando e ferindo e afugentando-os, apanham os que podem, os quais so logo reduzidos escravido mais abjeta; e, o que ainda pior, vendidos, com ultraje da humanidade em praa pblica ou leilo, sempre, debaixo do pretexto de que o objeto da venda o servio e no a pessoa..." (Machado, 1968).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 19 of 80

Nessa poca, o segundo planalto paranaense, embora despovoado, j havia sido registrado, principalmente com o nome de ricos patriotas de So Paulo, Paranagu e Santos. E cabia que um s homem pudesse ser proprietrio de mais de uma dessas grandes fazendas, que se instalaram apenas com intuito de explorao e no de colonizao, at a serra da Esperana. Ao lado desses latifndios, outras propriedades menores se instalaram ao longo da estrada que ligava Curitiba e So Paulo, geralmente ao lado dos fogos ou povoados que ali se fixaram com o comrcio dos tropeiros (Machado, 1968).

Com a emancipao poltica do Paran, em 1853, tais penetraes tinham como objetivo o mapeamento das principais vias de comunicao no interior. A partir de ento, foram fundadas colnias militares e aldeamentos indgenas no interior do Estado.

Com efeito, a regio de Foz do Iguau, aps a passagem de Cabeza de Vaca, ficou relegada ao esquecimento at 1876, com a expedio realizada pelo Capito Nestor Borba.

A Colnia Militar de Foz do Iguau, entretanto, somente foi instalada no ano de 1889. Designada, ento, pelo Governo Imperial, coube a Comisso de Estradas Estratgicas a explorao da regio para a construo de uma estrada e abertura de picada entre as Cidades de Guarapuava e Foz de Iguau.

Encarregado da tarefa, o Capito de Engenharia Joaquim Jos Firmino chegou a Foz do Iguau no dia 15 de julho de 1889, encontrando no local um pequeno povoado composto, majoritariamente, por estrangeiros:

"...Por ocasio da descoberta de Foz do Iguau o territrio brasileiro j era habitado. Existiam no mesmo 324 almas, assim descriptas: brasileiros, 9; franceses, 5; hespanhoes, 2; argentinos, 95; paraguayos, 212; inglez, 1" (Brito, 1977).

A abertura da picada foi realizada mediante grande sacrifcio, tantos eram os perigos daqueles sertes. Brito relata a desistncia de alguns homens da expedio:

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 20 of 80

"...Das primeiras 7 lguas de picada por diante, appareceram vestigios de indios selvagens, facto que occasionou ter sido o explorador abandonado por alguns operrios da turma e o descontentamento no animo dos que ficaram (...) Alm disto o terreno accidentadssimo; o ataque de tigres que rondavam e investiam contra o pessoal da turma e os animais pertencentes mesma a ponto de devorar alguns destes. A travessia de rios caudalosos (em numero de 16) no impediram o tenente Firmino, de marchar..." (Brito,1977).

Mais adiante, ao atravessar o rio Henrique Dias, a expedio encontrou uma picada, a qual era utilizada pelos ervateiros paraguaios. A explorao da erva-mate e a extrao de madeira, por grupos estrangeiros, era uma atividade corriqueira naquela regio. Isolada do resto do Pas, so as empresas argentinas e paraguaias que primeiro se beneficiaram do comrcio daqueles produtos. Mesmo com a fundao da Colnia em Foz do Iguau, a rea continuaria, durante um longo perodo, sofrendo o isolamento imposto pelas longas distncias e a falta de vias de comunicao. A Colnia, nos primeiros anos de funcionamento, abrigou muitos ervateiros que j se encontravam ali, e as atividades extrativas exercidas na regio continuaram sendo, predominantemente, estrangeiras.

Nessa poca, sob a responsabilidade de Brito, muitos ndios Cayu, que perambulavam pelos sertes, foram aldeados em Catanduvas:

"...Os referidos Guaranys no fallavam mais o seu idioma primitivo, sim um dialto, corrupo deste idioma, tanto assim que o chefe da commisso e outras pessas entendidas denominaram-nos de Cayus, ou cabelludos, por terem os cabellos compridos como o das mulheres. (...) costume entre os indigenas, os velhos faserem os moos conhecer o passado desde os primordios. Em obediencia a este costume, os velhos abrem-lhes as folhas do livro verbal que receberam dos seus antepassados..." (Brito, 1977).

Os Cayu viviam nas imediaes do rio Paran, prximo s Sete Quedas, porm tiveram que abandonar a regio devido aos ataques de outros grupos conhecidos como Caing ou Kamg ou, ainda, Coroados, os quais pertenciam famlia lingstica J. As relaes belicosas entre os Tupi-guarani e os J esto sempre presentes nas referncias sobre os indgenas.

O autor salienta o estado de depredao encontrado nas reas de Foz do Iguau e Guarapuava e as riquezas que ainda restavam em suas reservas florestais:

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 21 of 80

"...Com excepo da familia das palmeiras, "onde canta o Sabi", que no segundo no canta mais, porque no h em absoluto, devido a barbara devastao que soffreu e soffre dos estrangeiros saccadores de herva-matte e madeira (...). Se no h palmeira nesta regio em compensao h o gigante pinheiro (...). A fauna riquissima: H o tigre (ona) pintado, o preto e o canguu..." (Brito, 1977).

Abundavam na regio outros animais como o tamandu-bandeira e outro menor; duas variedades de anta, uma grande e outra pequena (denominadas pelos cablocos de "cambicica"); duas de veado, o pardo e outro menor chamado "capororca", o queixada, o cateto e o quati.

Outras descries de indgenas, que habitavam a regio de Foz do Iguau e suas imediaes, so relatadas por Juan B. Ambrosetti, logo depois da instalao da Colnia:

"...El area que ocupa la Colonia, est cubierta de selva virgem impenetrable, que h sido necessario voltear y quemar en parte, para poder edificar y plantar" (Ambrosetti, 1895b).

A etnografia levantada pelo pesquisador argentino referente aos grupos Caingu e Kaingng, pertencentes s famlias lingsticas Tupiguarani e J, respectivamente.

As aldeias Caingu investigadas localizavam-se na rea do "Alto Paran" e uma a meio caminho da picada entre Foz e Guarapuava. Segundo o autor:

"...Los Cainguas formam una nacin poderosa que, en su mayor parte, tiene sentados sus reales en el territorio paraguayo, com una dispersin geografica vasta; puede decir-se que, en el Alto Paran, ocupan la regin boscosa hasta Iuitorocai y se internan hasta muy al centro, rodeando casi la maior parte de los herbales..." (Ambrosetti, 1894).

Esses grupos executavam msicas com grande habilidade. Na ocasio, entre seus instrumentos nativos (flautas, pitos, tacuaruz-bombo e

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 22 of 80

guitarra, tambores e porongo de baile), figuravam outros adotados da cultura europia como violes e violinos. Possuam muitos cantos relacionados `as prticas religiosas e realizavam os "bailes".

Os Caingu possuam dois tipos de habitao: as provisrias, feitas de ramagens de palmeira, e aquelas mais estveis, os "tapus" que, situadas numa clareira do interior das florestas, possuam dimenses variadas, com paredes feitas de pau-a-pique, cruzados com taquaras partidas ao meio, amarradas com cip, revestidas em ambos os lados com grossa camada de barro, revelando a aculturao que vinham sofrendo.

Eram horticultores, praticavam a pesca, a caa e a coleta de alimentos silvestres. Obtinham o fogo pela frico de varetas. Suas vestimentas eram as batcolas (peas de algodo com 50cm de comprimento e 1m de largura), usadas pelos homens amarradas na cintura com um cinturo de pano. As mulheres usavam uma espcie de canga de algodo da cintura at o joelho. Compunham o traje, ainda, vrios adereos, como o pay (amuleto), o bocoy (pequena bolsa de couro), adornos de pluma, sementes, colares, tembets, entre outros. As pinturas faciais realizadas pelas mulheres tambm foram evidenciadas.

As atividades de tecelagem, cestaria e cordelaria eram realizadas pela mulher. Tais produtos eram, tambm, comercializados com outros grupos. A cermica estava sendo substituda por recipientes de metal.

Ambrosetti (1895a) contatou, tambm, os Kaingng, que habitavam o oeste do Paran, percorrendo as selvas do Piquiri, Iva e Iguau. Formavam pequenos bandos, explorando os recursos naturais da regio em estado de nomadismo. Praticavam uma agricultura incipiente, sendo o milho o principal produto cultivado. Todavia, a base da alimentao estava substanciada nas atividades de caa, pesca e coleta de vegetais e mel. Frutos silvestres como mamo-jaracati*, jabuticaba, vacu, guabiroba, araticu e pind eram consumidos, tambm, assados. Na ausncia do milho ou mandioca, produziam farinha do pind. Coletavam insetos como o tambu, o qual poderia ser consumido cru ou frito.

A caa de animais de pequeno e mdio porte era praticada atravs de tcnicas de aprisionamento ou abate. A tcnica comumente empregada na pesca consistia no aprisionamento dos peixes em cestos (paris) colocados no rio. Costumavam utilizar a defumao para conserv-los durante um perodo maior de tempo. O fogo era obtido, alm da frico de varetas, por meio de pederneira.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 23 of 80

Consumiam bebidas alcolicas feitas de mel e milho nos "bailes". Para essas festividades, de cunho religioso, os indgenas ornamentavam-se com pinturas corporais pretas, cocares de plumas coloridas e outros adornos fabricados com sementes, dentes e contas. Os homens usavam o kuru, espcie de grande manto quadrado amarrado no ombro e uma pea de tecido parecido com uma camiseta muito curta sem mangas. Utilizavam como instrumentos musicais flautas, trombetas de taquara, chocalho e um instrumento parecido com o taquaruu-bombo dos Caingu, que produzia uma sonoridade surda. A dana, realizada durante a cerimnia, consistia na disposio dos homens em fila, cada qual empunhando o taquaruu. Comeavam os movimentos com uma espcie de marcha, seguindo o ritmo da batida e, de quando em quando, a marcha era interrompida com pequenos saltos.

Fabricavam tecidos a partir da fibra de urtiga-braba com os quais confeccionavam o traje masculino e o feminino. As mulheres usavam uma espcie de saiote preso na cintura com uma faixa tecida de araticu e broto de taquara.

A produo de cermica, na ocasio, estava sendo abandonada em funo da adoo de recipientes de metais. Praticavam outras atividades artesanais como a cestaria e a cordelaria que, ao lado da tecelagem e da olaria, eram realizadas, majoritariamente, pelas mulheres.

No comeo desse sculo os remanescentes dessa cultura foram observados pelos Antroplogos Herbert Baldus e J. Vellard.

Aps a fundao da Colnia, a situao de abandono continuou inalterada. A populao era composta, majoritariamente, por argentinos e paraguaios, trabalhadores dos ervais, que vieram fixar residncia no territrio brasileiro, e por pequeno nmero de brasileiros, representados pelos militares e funcionrios do governo.

O comrcio restringia-se a alguns estabelecimentos, propiciando que o fluxo intenso das transaes de mercadorias acontecesse por via fluvial. Posadas, na Argentina, era o principal centro de abastecimento da Colnia.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 24 of 80

Silveira Neto descreve a agitao vivenciada na Colnia quando da chegada dos vapores argentinos Edelyra e Espaa e, tambm, pela movimentaes dos pees e das tropas, que vinham prover o abastecimento dos acampamentos ervateiros. A bordo dessas embarcaes estrangeiras eram adquiridos at mesmo produtos da pequena lavoura e aves domsticas, uma vez que a indstria extrativa, sendo mais lucrativa, absorvia toda a atividade, em detrimento da produo da agricultura de subsistncia (Silveira-Neto, 1939).

Esse quadro propiciou, por um lado, que a moeda argentina circulasse livremente na Colnia e mesmo nas reparties pblicas. Por outro lado, a lngua mais falada na regio era o castelhano. A dependncia comercial da Colnia ao mercado argentino e a explorao dos recursos naturais pelas empresas platinas podem ser entendidas como o resultado do isolamento geogrfico da regio do extremo sudoeste do Paran com o restante do Estado.

Para se atingir Foz de Iguau, partindo de Curitiba, o percurso era feito por via martima, de Paranagu a So Francisco e da Montevidu e Buenos Aires, e depois por via fluvial, subindo o rio Paran at Rosrio, Corrientes e Posadas, na Argentina, para, ento, alcanar Foz.

Em fins do sculo passado, logo aps a Proclamao da Repblica, a Colnia sofreu novo retrocesso com a passagem dos revolucionrios federalistas, os quais invadiram e saquearam o povoado, ocasionando a fuga de parte dos habitantes, dentre os quais muitos no mais retornaram. Outro fator que levou ao abandono da regio pelos moradores foi a insegurana gerada pela no-legalizao da posse da terra.

Com a Proclamao da Repblica, em 1889, o Governo do Paran concedeu vastas extenses de terras, devolutas da Unio, no sudoeste do Estado, a grupos estrangeiros para a explorao da indstria do mate e da madeira. As concesses visavam a colonizao e o desenvolvimento da regio. Entretanto, tal objetivo nunca chegou a ser alcanado, pois grande parte das divisas obtidas pelo empreendimento acabava em mos estrangeiras. Esse sistema de explorao e predao das riquezas naturais ficou conhecido como sistema de obrages, tendo durado at, aproximadamente, a dcada de cinqenta do sculo corrente:

"...Essa explorao, tpica desde o incio do sculo passado na Argentina e no Paraguai, penetrou de forma natural e espontnea, pelos vales navegveis do Paran e Paraguai. Como o controle geoeconmico da navegao do sistema do Prata pertencia Argentina, foram os obrageros desta nao, os principais responsveis pela introduo desse sistema em territrio brasileiro, ou mais especificamente: paranaenses e matogrossense..." (Wachowicz, 1982).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 25 of 80

O processo de explorao predatria dos recursos naturais tornou-se mais acelerada:

"...Dos portos ribeirinhos saam jangadas de toras de madeira de lei e embarcaes carregadas de erva-mate com destino Argentina. A explorao ia implacavelmente esgotando por dezenas de quilmetros a faixa de terra paralela ao grande rio, sem que nada de positivo restasse para o Pas. Tambm explorada era a mo-de-obra da populao engajada naquela atividade, nvel de escravido, subjugada pela prepotncia dos capatazes..." (Chmyz, 1982).

Em pouco tempo a regio sudoeste do Estado foi ocupada por dezenas dessas obrages e por milhares de trabalhadores:

"...Essa numerosa mo-de-obra no era brasileira, era preferencialmente paraguaia, i.., guarani. So os denominados guarani modernos, descendentes dos ndios aldeados pelos jesutas, nas suas famosas redues de Mato Grosso, Paraguai, Paran e regio missioneira. Muitos deles miscigenaram-se com as populaes rurais, surgindo essa numerosa populao que Darcy Ribeiro denomina de guarani modernos. Essa populao de origem indgena, falando o guarani, h sculos convivendo com as populaes brancas, consideradas civilizadas, que vieram fornecer a leva principal de mo-de-obra para a implantao das obrages, tanto na Argentina, como no Paraguai e no Brasil..." (Wachowicz, 1982).

O Municpio de Foz de Iguau criado em 1914 integrado a esse sistema econmico. Todavia, at o incio da dcada de 20, o Municpio continua isolado dos centros urbanos mais prximos, sem vias de acesso rodovirias.

Em 1920 inaugurada a estrada Guarapuava/Foz do Iguau. A inaugurao foi realizada com uma viagem oficial, na qual estavam presentes vrias autoridades da Capital.

Segundo o relato, a passagem da comitiva era esperada pelos moradores como um acontecimento inaudito. Eram recebidos nas cidades, ao longo do trajeto, pelas autoridades locais com toda a pompa e festividades.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 26 of 80

A Cidade de Foz, nessa poca j era iluminada com luz eltrica, possua estao telegrfica, dois hotis e um hotel-cassino, defronte s Cataratas, em construo. Suas ruas foram niveladas, em funo do terreno acidentado e, algumas delas eram arborizadas. A populao estava estimada em cinco mil habitantes.

Instalaram-se na regio as empresas ervateiras de Domingos Barthe, Nunez Gybaja & Cia., Jlio Allica e outras menores, como a de Fulgencio Pereira, Hygino Alegre, Cafferata, Pacifico Modela, Leandro Irmos e Carvalho, as quais trabalhavam com numeroso pessoal contratado, em geral paraguaios e argentinos.

O Municpio contava com algumas indstrias: um engenho de serra e uma fbrica de farinha de mandioca, ambas de propriedade do prefeito Jorge Schimmelpfeng, e duas fbricas de aguardente.

As estradas e os portos existentes ao longo do rio Paran, assim como outras benfeitorias, foram construdas, principalmente, pelas prprias indstrias extrativas. Dos portos destacavam-se os de Santa Hellena, da empresa de Domingos Barthe, So Francisco, de Nunez Gybaja & Cia., Britannia, da Companhia de Madeiras do Alto Paran, Artaza, de Jlio Allica, e Mendes, de Larangeira. Como a margem do rio era muito ngreme, os portos funcionavam com uma espcie de elevador mecnico, conhecido como zorra (funicular).

Jaime Ballo narra sobre os saltos de Santa Maria, distantes 29km da Cidade de Foz do Iguau:

"...A estrada que nos conduz s cataratas, uma rua, atravs da floresta virgem, por onde os autos passam, voando, a sombra das grandes rvores seculares. Em alguns pontos a estrada parece um tnel, coberta como se acha pelos frondosos galhos de gigantes ips e outros reis da floresta..." (Ballo, 1921).

A construo da estrada rodoviria Guarapuava/Foz, entretanto, no contribuiu, significativamente, para a mudana da situao de isolamento da regio. Quando chovia a estrada tornava-se intransitvel e, mesmo nas pocas de estio, algumas carroas que se atreviam a levar mercadorias provenientes de Curitiba, chegavam com tal atraso, que as duplicatas venciam antes da chegada dos comboios (Andrade, 1941).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 27 of 80

Na dcada de vinte, a Cidade novamente ocupada por mais um movimento revolucionrio. Em 24 de setembro de 1924 Foz do Iguau invadida, sob o comando de Juarez Tvora, por um grupo de quinze soldados, tornando-se durante um perodo de seis meses a sede do comando revolucionrio da Coluna pelo Brasil. A ocupao da regio pelos tenentes revoltosos ocasionou a fuga de parte da populao e a estagnao da economia. Muitas empresas estrangeiras foram invadidas pelas tropas revolucionrias, tendo suas sedes queimadas. Entre outros, por ali passaram Luiz Carlos Prestes, Joo Alberto Lins Barros e Siqueira Campos.

O contato com as frentes revolucionrias e o descaso com que o governo estadual tratava a regio levaram a adeso, pela maioria dos habitantes, s idias de nova diviso do Pas, presentes entre parte da intelectualidade brasileira. Com a revoluo de 1930 essas propostas corporificam-se com a sugesto da criao dos territrios federais, entre os quais o Territrio Federal do Iguau, o qual s ser levado adiante no perodo do Estado Novo (1937-1945) (Wachowicz, 1985).

A revoluo de 30 foi um momento de redefinies para a regio de Foz de Iguau, no sentido de sua insero poltica e socioeconmica ao Estado. Nomeado interventor federal no Paran, Mrio Tourinho determinou vrias medidas para a nacionalizao da regio. Esse movimento ficou conhecido como "Marcha para o Oeste" e objetivava a consolidao das fronteiras com a Argentina e o Paraguai. Visava o uso obrigatrio da lngua portuguesa e da moeda nacional no comrcio e nos servios pblicos, alm de anular concesses de terras a grupos estrangeiros. Com essas propostas o interventor procurava conter o avano das idias separatistas que imperavam desde os anos vinte.

A anulao das concesses de terras feitas s companhias colonizadoras do Rio Grande do Sul fez com que se formassem grupos de presso junto ao Governo Federal, provocando o afastamento de Mrio Tourinho. As companhias visavam a colonizao do sudoeste do Estado por populaes vindas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em decorrncia da valorizao das terras na regio, interessava, principalmente, a elas, a criao do Territrio Federal do Iguau, desligado do governo do Paran, administrativamente.

A proposta de criao do Territrio Federal do Iguau foi efetivada em 1943, aproveitando-se do Artigo 165, da Constituio de 1937, o qual estabelecia que a faixa de 150km de terra ao longo da fronteira no poderia ser comercializada, colonizada ou receber estradas sem a aprovao do Conselho Superior de Segurana Nacional (Wachowicz, 1985).

Foz do Iguau, todavia, foi a capital do Territrio por apenas oito meses. Aps esse perodo a sede foi transferida para Laranjeiras do Sul,

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 28 of 80

alegando-se para isso a proximidade com outros centros urbanos.

Com o trmino do Estado Novo, em 1945, e com a votao da nova Carta Constitucional, em 1946, foi aprovada a emenda, que Bento Munhoz da Rocha apresentou com o apoio do ento interventor federal no Paran, Brasil Pinheiro Machado, reintegrando o Territrio Federal do Iguau ao Estado do Paran.

Assim, at a dcada de 70, a regio oeste e sudoeste do Estado foi colonizada por colonos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao lado das grandes propriedades, instalam-se outras menores, voltadas para a policultura baseada na mo-de-obra familiar com baixa tecnologia (Karsten & Ferreira, 1989).

Com efeito, esse novo delineamento na ocupao do sudoeste foi, tambm, o resultado da falncia das indstrias estrangeiras do mate, que j na dcada de 30 apresentavam srios problemas, resultantes, em parte, da nova legislao, que impunha o emprego majoritrio de mo-de-obra nacional.

A regio de Foz do Iguau, todavia, continuou enfrentando os mesmos problemas estruturais do comeo do sculo. Ainda faltavam estradas, telecomunicaes, aeroportos e uma infra-estrutura turstica eficiente. O comrcio continuava voltado ao mercado argentino (Karsten & Ferreira, 1989).

A inteno separatista manifestou-se novamente em 1968 com a tentativa de criao do Estado do Iguau. Embora reunisse lideranas representativas das regies oeste e sudoeste do Estado, o movimento no obteve xito. Porm, a partir de ento, o governo do Estado passou a designar verbas mais significativas para a regio (Wachowicz, 1985).

Somente na dcada de 70 grandes transformaes vo impulsionar o crescimento de Foz. Nesse perodo, acompanhando a tendncia do oeste e sudoeste do Estado, a economia do Municpio volta-se para a produo especializada de gros para a exportao, com a mecanizao do trabalho agrcola e a constituio de grandes latifndios.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 29 of 80

Outro fator que teve grande impacto sobre a regio foi a construo da UHE de Itaipu. Suas obras atingiram reas urbanas e rurais do Municpio de Foz de Iguau, So Miguel do Iguau, Medianeira, Matelndia, Santa Helena, Marechal Cndido Rondon, Terra Roxa e Guara, desalojando grande nmero de colonos.

A UHE gerou, por parte do governo federal, significativos investimentos na Cidade de Foz, melhorando os servios de telecomunicao, ampliao do aeroporto e mesmo abrindo novas avenidas e construo de bairros inteiros, para alojar os funcionrios de Itaipu.

A Cidade recebeu, tambm, investimentos por parte da iniciativa privada, principalmente, na ampliao e na modernizao da infraestrutura voltada ao turismo e no setor de servios em geral.

Essas mudanas foram acompanhadas por um crescimento demogrfico sem precedentes. Em 1970, a Cidade contava com uma populao de 20.147 habitantes, passando para 101.447, em 1980.

Com a concretizao das obras da UHE houve uma diminuio dos investimentos na regio. Entretanto, isso no significou a estagnao da economia do Municpio de Foz. Os melhoramentos efetuados, durante a construo de Itaipu, permitiram que a Cidade continuasse crescendo, explorando o potencial turstico e a produo de gros para a exportao (Karsten & Ferreira, 1989).

Os problemas fundirios de expropriao da terra, resultantes tanto da construo de Itaipu, como da nova poltica agrcola do Estado, desencadearam o Movimento dos Sem Terra do Oeste do Paran (MASTRO).

Com a construo da UHE de Itaipu, assim como em outros empreendimentos hidreltricos, foram desalojados indgenas residentes nas reas afetadas pelas obras e pelo reservatrio. No caso da Itaipu, a nova reserva destinada ao grupo no foi aceita pelos indgenas, que alegavam no haver no local recursos suficientes para sua sobrevivncia. O parecer do antroplogo Edgar de Assis Carvalho (Carvalho, 1981), designado pela Associao Brasileira de Antropologia (ABA), demonstrou o descaso com que as autoridades conduziam a questo

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 30 of 80

dos Av Guarani do Oco-Jacutinga:

"...Em julho do corrente ano, o "Foz do Iguau" afirmava de modo contundente que "a FUNAI surpreendeu a todos por sua omisso, eis que s tomou conhecimento da reserva atravs do CIMI, rgo da Igreja..." Mais adiante reiterava que a "Itaipu no revela o menor interesse em que aquela rea seja reconhecida como reserva indgena, pois neste caso a Empresa Binacional ter que esperar novo e especfico decreto desapropriatrio emanado da Presidncia da Repblica para poder remover os ndios para inundar" (Carvalho, 1981).

Os subterfgios adotados pelo rgo tutelar, a Fundao Nacional do ndio (FUNAI), foram severamente criticados por Carvalho, uma vez que o atestado de indianidade estabelecido desclassificava a maioria do grupo:

"...Com mais esse ato de vandalismo cultural, fere-se frontalmente a lei 6.001, rompe-se com os direitos constitucionais, nega-se o exerccio da diversidade a um grupo indgena que se configurou como habitante imemorial da rea. Urge que o Estado cumpra com suas funes, nos estreitos limites da lei 6.0001/73, destinado comunidade indgena, de acordo com o artigo 20, pargrafo 3, "rea equivalente anterior, inclusive quanto s condies ecolgicas". Que se respeite a histria cultural de cada grupo indgena, que se imprima significado positivo auto-identificao tnica, esses sero os requisitos mnimos, seno indispensveis, para que as culturas indgenas em seu conjunto possam exercer sua diversidade no corpo da Nao brasileira" (Carvalho, 1981).

O conflito durou at a dcada de 90, sendo concedida uma rea do entorno do lago de Itaipu, situada no Municpio de So Miguel do Iguau.

A demarcao das terras indgenas no Estado do Paran foi desde sempre uma questo conflituosa, como em quase todo o Pas.

Como exemplo, em 1949 o governador do Estado do Paran, Moyss Lupion, concedeu ao grupo Slavieiro uma rea de 6.000 alqueires, at ento, ocupada pelos ndios do antigo aldeamento de Mangueirinha. O litgio durou dcadas e, em 1979, a deciso veio a favor do grupo econmico.

Foram muitos os problemas enfrentados pelos remanescentes das inmeras naes indgenas, que habitavam o atual territrio

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 31 of 80

paranaense, com a poltica de desenvolvimento adotada pelo governo brasileiro, a partir da dcada de 60.

Em 25 de novembro de 1983, Tup-i ou Maral de Souza, morador da Reserva de Dourados, lder Guarani, teria sido assassinado. At o momento o caso no foi esclarecido.

Hoje, segundo a Organizao No-governamental Terra Maters, sediada em Curitiba, vivem no Paran, distribudos em 15 reservas, aproximadamente 12.000 ndios, sendo que 3.000 esto relacionados famlia lingstica Tupi-guarani e os demais J.

6.6.2. Arqueologia da Regio do Parque Nacional do Iguau

Os primeiros dados arqueolgicos sobre a ocupao indgena do oeste do Paran so devidos ao naturalista argentino Juan B. Ambrosetti. Nas duas ltimas viagens em que realizou pelo rio Paran, entre os anos de 1892 e 1894, coletou e escavou artefatos indgenas antigos nas margens do Brasil e Paraguai. Ao visitar as cataratas do Iguau encontrou fragmentos de recipientes cermicos junto aos detritos vegetais, acumulados na margem do rio, julgando-os transportados pela caudal a partir de terrenos erodidos no interior (Ambrosetti, 1895b).

Nos trechos desmatados, Ambrosetti registrou recipientes cermicos, principalmente grandes urnas, e artefatos de pedra como lminas de machados e mos de piles (Figura 49). O achado de tembets de resina, no interior de urnas, possibilitou comparaes com os produzidos pelos ndios Caingu dos arredores. Estudados tambm pelo naturalista argentino, foi esclarecido que os Caingu comunicavam-se atravs de uma lngua que os relacionava famlia Tupi-guarani.

As ocorrncias arqueolgicas, que se multiplicaram nos dias em que o pesquisador permaneceu na Colnia, foram devidas s atividades dos moradores locais. Encontradas durante a faina diria, em vrias ocasies, as peas foram quebradas durante a tentativa de remoo, utilizadas como depsitos de lquidos quando retiradas inteiras ou simplesmente ignoradas. Essas foram as escavadas por Ambrosetti, com a colaborao das autoridades locais.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 32 of 80

Escavaes foram feitas, tambm, em montculos de terra e pedras existentes em grande quantidade e que se revelaram estreis aos olhos da poca. Foram mencionados, ainda, artefatos de pedra lascada, entre os quais uma ponta de projtil folicea. O acervo recolhido por Ambrosetti teve como destino o Museo de La Plata, na Argentina.

Mais de sete dcadas transcorreram at que novas abordagens arqueolgicas fossem realizadas naquela rea. Com o incremento da regio oeste, especialmente a partir da dcada de 40, o patrimnio arqueolgico, cuja potencialidade foi vislumbrada por Ambrosetti, continuou a ser dilapidado, medida em que avanavam o desmatamento e a ocupao do solo. Esse processo no exclua a rea do Parque, que s foi criado em 1939. At 1980, ainda existiam no PNI enclaves constitudos por pequenas e grandes propriedades, prejudicando o ambiente que deveria ser preservado.

A falta de uma infra-estrutura adequada no Parque facilitava, tambm, atos de vandalismo cometidos em trechos florestados e prximos da sua sede administrativa. Na dcada de 60, por exemplo, o CEPA/UFPR chegou a reter uma coleo de fragmentos cermicos, que havia sido retirada da UC por um visitante e levada para Curitiba.

Quando o CEPA/UFPR realizou as prospeces no stio PR FI 8: Cataratas do Iguau, em janeiro de 1969, os pesquisadores foram guiados por um paraguaio designado, para esse fim, pela administrao do Parque. O guia conhecia o local desde 1942 e havia presenciado a retirada, por outros visitantes, de vrias urnas contendo restos sseos humanos. Os buracos constatados na ocasio por toda a rea corroboravam a informao.

Figura 49 - Artefatos arqueolgicos recolhidos nas proximidades da Colnia Militar de Foz do Iguau, entre 1892 e 1894 (extrada de Ambrosetti, 1895b)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 33 of 80

Os trabalhos de 1969, integrados ao Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas, foram originalmente estruturados para abranger um trecho da margem do rio Paran, ao norte da Cidade de Foz do Iguau. A incurso ao Parque foi ocasional e em funo das notcias recolhidas sobre a existncia de abundante material indgena nas proximidades das Cataratas. Pensava-se que o local poderia estar relacionado com a reduo de Santa Maria, que teria sido fundada pelos jesutas do sculo XVII, nas cercanias. Descartada tal possibilidade, tendo em vista que as estruturas constatadas no stio PR FI 8 referiam-se a um estabelecimento indgena no-influenciado pelos europeus, os procedimentos adotados limitaram-se obteno de pequenas amostras de material para estudo comparativo.

As pesquisas ento desenvolvidas na margem do rio Paran, desde as imediaes da ilha de Acara at o rio Bela Vista, embora dificultadas pela ainda densa vegetao ribeirinha, possibilitaram a descoberta de dezoito stios arqueolgicos. Foram mais comuns os stios cermicos e relacionados tradio Tupi-guarani. Mostrando tendncias diferenciadas na tipologia e morfologia da sua cermica, esses stios foram agrupados em fases denominadas Ibiraj e Sarandi. Essa ltima, qual est vinculado o stio PR FI 8, estudado no

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 34 of 80

Parque, revelou-se como a mais recente da tradio na rea (Chmyz, 1971).

Alguns stios cermicos, encontrados principalmente em ilhas no rio Paran, apresentaram caractersticas prprias e foram batizados como pertencentes fase Icarama. possvel que essa fase represente os ndios Payagu, referidos historicamente (Chmyz & Schmitt, 1971).

Outros stios, finalmente assinalados por concentraes de lascas e artefatos de pedra, foram agrupados na fase pr-cermica Piraju. Vinculados tradio Humait, amplamente difundida no sul do Brasil e pases limtrofes, esses stios atestaram a ocupao milenar do oeste do Paran.

Novos trabalhos arqueolgicos foram realizados nas proximidades do Parque, em decorrncia da construo da UHE de Itaipu. Desenvolvido entre 1975 e 1983, em concomitncia com as obras de engenharia civil, o Projeto Arqueolgico Itaipu registrou 243 stios nas margens brasileiras do rio Paran, afetadas pelas edificaes e reservatrio do empreendimento hidreltrico. A periodizao arqueolgica iniciada em 1969 foi completada e ampliada, abrangendo um espao de tempo situado entre 6000 a.C. e 1920 d.C. (PAI, 1976; 1977; 1978; 1979; 1980; 1981 e 1983 e Chmyz, 1979; 1982; 1987a; 1987b e 1989).

Nessas abordagens, a localizao de stios foi facilitada pela crescente atividade agrcola da regio. Com a erradicao de grande parte da cobertura vegetal primria ou secundria e o revolvimento do solo para o plantio, as evidncias arqueolgicas ficavam muitas vezes expostas nos campos agrcolas. Por outro lado, essa interferncia ocasionou danos irreparveis aos stios, dispersando os seus traos e eliminando quase todas as suas estruturas. Embora ainda encerrando potencial informativo, a possibilidade da sua interpretao foi diminuda.

Os stios arqueolgicos encontrados em todas as pesquisas representavam os resduos dos estabelecimentos humanos do passado. Dependendo do tipo do solo, condies topogrficas do terreno e cronologia, os resduos, que se acumularam em espaos restritos, ocorriam superficialmente ou a mais de 1m de profundidade, formando camadas. Ocupavam reas com poucos metros quadrados, atestando rpidas atividades perifricas de coleta, caa e pesca ou maiores, com mais de 16.000m, nos quais os grupos permaneceram por mais tempo. Os primeiros constituram stios-acampamento e os ltimos, geralmente, stios-habitao. Em alguns dos ltimos, pela disposio dos resduos, formando pequenas concentraes espaadas, foi possvel a reconstituio topogrfica das habitaes, que

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 35 of 80

compunham originalmente a aldeia indgena.

Com exceo de stios da tradio Itarar, s vezes tambm identificados por estruturas em relevo, como casas subterrneas e aterros circulares ou elpticos, os demais, de origem indgena, no apresentavam quaisquer indcios que os assinalassem acima da superfcie do terreno.

Um stio histrico encontrado no extremo norte da rea apresentou estruturas em forma de muros alongados e paralelos, construdos de terra, pela tcnica da taipa de pilo. Relacionava-se ao perodo de domnio espanhol, nos sculos XVI e XVII.

Nos stios, conforme o estgio de desenvolvimento cultural dos seus formadores, conservaram-se, alm dos indcios das estruturas habitacionais, artefatos elaborados sobre ncleos e lascas de rocha, os resduos da sua confeco, objetos feitos de resina e ossos, fragmentos de recipientes e objetos cermicos e restos alimentares, representados por sementes e ossos de animais, os ltimos geralmente associados com estruturas de combusto. Em poucas ocasies foram detectados recipientes cermicos intactos. Mesmo as grandes urnas carenadas, enterradas com restos humanos em profundidades maiores, apresentavam-se quebradas.

Como resultado das pesquisas efetuadas na rea de Foz do Iguau, foram definidas dez fases arqueolgicas. As mais antigas, consideradas pr-cermicas e vinculadas a grupos de caadores-coletores generalizados, receberam as denominaes Vinitu, Piraju, Ipacara e Tatu. As mais recentes, atribudas a grupos que tinham em comum a produo de cermica e a horticultura, foram denominadas como fases Itacor, Ibiraj, Sarandi, Icarama, Cantu e Assuna. Foram percebidos, ainda, indcios de outras ocupaes que, por apresentarem traos diferentes, no puderam ser includos nas fases estabelecidas.

A fase Vinitu teve poucos stios nas imediaes de Foz do Iguau, sendo mais representada ao norte, em direo a Guara. Ocupavam reas com menos de 1.000m e apresentavam-se superficialmente ou formando camada a mais de 1m de profundidade. Os seus artefatos, elaborados quase exclusivamente sobre pequenas lascas e lminas obtidas pela percusso direta. Retocadas pelas tcnicas escamada, escamada progressiva e paralela, demonstram avanado conhecimento tecnolgico de trabalho em pedra. Correspondem a peas bem definidas e funcionais, como pontas de projteis lanceoladas ou foliceas, e outras com pednculo e aletas, facas e muitas variedades de raspadores (Figura 50). Foram freqentes, tambm, lascas no retocadas, mas usadas como facas e raspadores.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 36 of 80

Mais numerosos foram os stios da fase Piraju. Com reas chegando a ultrapassar 3.000m, os seus stios encontravam-se at 65cm de profundidade. Caracteriza-ram-na artefatos de grandes dimenses, obtidas pela percusso direta, com retoques atravs de lascamentos escamados e escamados progressivos. So representados por lminas de machados, bifaces angulares, pices, talhadores e variedades de raspadores (Figura 51). Lascas e ncleos sem modificao posterior, foram utilizados como trituradores, percutores, facas, raspadores e goivas. As dataes para essa fase oscilam entre 4960 a.C. e 335 a.C.
Figura 50 - Material ltico da fase Vinitu (extrada de PAI 3, 1978)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 37 of 80

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 38 of 80

O terceiro grupo identificado, denominado como fase Ipacara, foi pouco representado em nmero de stios. Suas reas eram pequenas, alcanando, no mximo, 700m; seus depsitos raramente chegavam at 40cm de profundidade. Os artefatos foram produzidos pelas tcnicas de percusso direta e bipolar e poucos foram retocados pelo lascamento escamado. Constituem talhadores, pices, lminas de machados e poucas variedades de raspadores (Figura 52). A datao da fase estimada por volta de 3000 a.C.
Figura 51 - Material ltico da fase Piraju (extrada de PAI 2, 1977)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 39 of 80

Pouco expressiva no extremo sul da rea da UHE de Itaipu foi, tambm, a fase Tatu a ltima pr-cermica definida pelas modernas pesquisas. Os seus stios foram localizados principalmente em terrenos de vrzea, onde atingiam at 140cm de profundidade e ocupavam reas com at 3.500m. Nas camadas arqueolgicas ocorreram muitas lascas residuais, obtidas pela percusso direta e pouqussimos artefatos retocados pela tcnica escamada. As peas no modificadas posteriormente, entretanto, mostravam sinais de utilizao como trituradores, quebradores de coquinhos, facas, alisadores e raspadores (Figura 53). As dataes situam-se entre 2115 a.C. e 660 d.C.

Os grupos ceramistas horticultores que passaram a ocupar a rea durante a era Crist, devem ter substitudo gradativamente algumas das populaes anteriores. Sendo mais numerosos, habitaram-na intensamente, implantando grandes aldeias. Cada grupo produzia cermica conforme os seus padres culturais. A prtica da cermica entre eles, porm, no exclua o uso de artefatos de pedra. Esses continuaram a ser confeccionados atravs das tcnicas de percusso direta e escamada, mas surgiram novas tecnologias de retoque, como o picoteamento ou martelamento, alisamento e polimento. Esses retoques foram usados para a produo de lminas de machados, piles e mos de piles, alm de objetos especiais, como tembets e pendentes.

Figura 52 - Material ltico da fase Ipacara (extrada de PAI 1, 1976)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 40 of 80

A cermica era confeccionada pela tcnica acordelada e queimada ao ar livre. Existem exemplos de peas modeladas. Quanto ao acabamento da superfcie, as vasilhas eram simplesmente alisadas ou decoradas com o auxlio dos dedos, unhas, estiletes ou esptulas, carimbos, tecidos ou tranados, sabugos de milho e tintas, resultando nos acabamentos classificados como simples, corrugado, ungulado,

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 41 of 80

serrungulado, inciso, entalhado, ponteado, carimbado, escovado, pintado etc. Outros objetos eram feitos com argila: cachimbos, rodelas de fuso, suportes de panelas, carimbos e adornos.

Entre os grupos ceramistas, os mais numerosos foram os pertencentes tradio arqueolgica Tupiguarani. Os seus grupos foram agrupados nas fases Itacor, Ibiraj e Sarandi. Tal diviso, que se baseou em vrios traos diagnsticos, entre os quais a freqncia de decoraes cermicas, tem conotao cronolgica, sendo mais antiga a primeira.
Figura 53 - Material ltico da fase Tatu (extrada de PAI 7, 1983)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 42 of 80

Os stios dessas fases eram superficiais, tinham reas que chegavam a 13.000m, e eram normalmente constitudos por concentraes de material espaadas. As concentraes, freqentemente acentuadas por manchas de terra preta, correspondiam s bases das habitaes e informavam sobre o padro de implantao das aldeias. Conforme a fase, as concentraes dispunham-se em crculo, semicrculo e

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 43 of 80

alinhadas em forma de L e T.

Os recipientes cermicos foram produzidos pela tcnica acordelada, com grande variedade de formas, desde a pequena tigela at a grande urna carenada. A tcnica da modelagem foi constatada em pequenos recipientes. Na fase Itacor foram classificadas 37 formas de vasilhas e, na Ibiraj, 25 (Figura 54). Nas trs fases o acabamento da superfcie foi variado tambm, incluindo o simples e as decoraes por pintura, engobo vermelho, corrugao, inciso, entalhe, ungulao, escovado etc. A pintura foi praticada sobre a face do recipiente previamente preparada com engobo branco. Empregando tintas vermelha, marrom e preta, executavam motivos geomtricos, como tringulos, retngulos, gregas, crculos, semicrculos etc. Esses motivos foram, muitas vezes, combinados, dando pea belo efeito visual.

De cermica foram, ainda, confeccionados cachimbos tubulares e angulares, rodelas de fuso, suportes de panelas e carimbos. Urnas contendo pequenos recipientes, adornos e Tembets de resina e quartzo, informavam sobre os rituais funerrios ( Figura 55).
Figura 54 - Morfologia cermica da fase Itacor (extrada de PAI 3, 1978)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 44 of 80

Lascas e ncleos de pedra foram utilizados como facas, raspadores, trituradores, quebradores de coquinhos e abrasadores. Os retocados por picoteamento, alisamento e polimento correspondem a lminas de machados, mos de piles, piles, pendentes e tembets em forma de T. As dataes obtidas para as fases Itacor, Ibiraj e Sarandi cobrem uma faixa temporal que vai de 1190 d.C at 1695 d.C.

Em alguns stios das fases Ibiraj e Sarandi foram encontradas peas originrias do contato inicial com os europeus a partir da primeira

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 45 of 80

metade do sculo XVI. Quatro stios mostraram, inclusive, fortes alteraes na sua cermica em conseqncia do contato. Os recipiente com base plana e em pedestal produzidos pelos ndios tornaram-se comuns, assim como pratos, castiais e base de estatueta. As vasilhas decoradas com engobo vermelho aumentaram em freqncia e surgiram as que tiveram a sua face marcada com tecido e escovada com pente. Essas alteraes na prtica indgena tradicional comparam-se quelas observadas nas vilas espanholas e redues jesuticas estabelecidas no oeste paranaense, entre os sculos XVI e XVII.

Figura 55 - Conjunto funerrio em stio da tradio Tupiguarani (extrada de PAI 4, 1979)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 46 of 80

Os stios da fase Icarama somente foram encontrados nas proximidades de Foz do Iguau. Eram superficiais e tinham reas com menos de 500m. A tipologia cermica muito parecida com a das fases da tradio Tupiguarani, porm, diferenas marcantes so notadas na sua morfologia e na forma da aplicao das decoraes na sua superfcie (Figura 56). A cermica Icarama pode ser comparada com a produzida pelos ndios Payagu, contatados pelos espanhis nas margens dos rios Paran e Paraguai, em 1528.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 47 of 80

Figura 56 - Morfologia cermica da fase Icarama (extrada de Chmyz & Schmitt, 1971)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 48 of 80

A fase Cantu foi muito representada. Seus stios eram superficiais e chegavam a atingir 16.000m de rea; junto a alguns havia casas subterrneas e aterros. A incidncia de cermica, geralmente representada por fragmentos de recipientes simples, foi pequena. Alguns mostravam decoraes por engobo vermelho, carimbo e marcas de cordel. As dez formas reconstrudas, referem-se a vasilhas de pequenas dimenses com paredes delgadas (Figura 57).

O material ltico foi mais abundante nos stios, sendo elaborados sobre lascas e ncleos. Estavam presentes facas, raspadores, goivas, alisadores, talhadores, piles, mos de piles, lminas de machados e quebradores de coquinhos. Obtidos pelas percusso direta e bipolar, algumas peas foram retocadas pelo lascamento escamado, picoteamento e alisamento.

No h datao absoluta para essa fase, mas a sua cermica ocorreu de forma intrusiva em stios Tupiguarani, indicando a sua contemporaneidade. A fase Cantu pertence tradio arqueolgica Itarar, e provvel que esteja relacionada aos ndios da famlia lingstica J.
Figura 57 - Morfologia cermica da fase Cantu (extrada de PAI 2, 1977)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 49 of 80

Indcios de outro grupo indgena, assinalados por um pequeno stio superficial, foram encontrados. Com rea inferior a 100m, englobava, principalmente, fragmentos de recipientes cermicos simples. De qualidade inferior, em relao cermica da fase Cantu, a desse stio era constituda por pequenos recipientes de formas geralmente cnicas (Figura 58). Alguns cachimbos angulares foram registrados, estando um deles decorado com incises. O material ltico foi escasso, salientando-se um quebrador de coquinhos.

possvel que esse stio isolado, denominado como PR FI 145, esteja relacionado aos ndios Kaingng, pertencentes famlia lingstica J. Os Kaingng viveram na rea entre o final do sculo passado e o incio do atual. No se deve descartar, entretanto, a possibilidade de que o stio represente um assentamento de ndios Guayaki, observados na mesma poca e que produziam uma cermica comparvel

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 50 of 80

encontrada. Alguns autores filiaram os Guayaki famlia lingstica Tupi-guarani, admitindo que a cermica tenha sido por eles adotada dos Kaingng.

A fase Assuna representa a ocupao ceramista mais recente da regio. Seus stios foram encontrados somente nas imediaes de Foz do Iguau; eram superficiais e abrangiam reas com pouco mais de 600m de rea. Correspondiam aos estabelecimentos de pequenos e rarefeitos grupos familiares neobrasileiros ou caboclos.

Figura 58 - Morfologia cermica do stio PR FI 145 (extrada de PAI 4, 1979)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 51 of 80

A cermica da fase Assuna reflete a fuso de tecnologias indgenas e portuguesas. A fuso mostrou-se mais intensa que a verificada nos produtos indgenas das vilas espanholas e redues jesuticas dos sculos XVI e XVII. Mesmo assim, notou-se nela a incidncia de grande parte dos traos diagnsticos da fase Sarandi, da tradio Tupiguarani. As formas dos recipientes no foram muito variadas, mas estava presente a carenada (Figura 59). As bases planas e em pedestal ocorreram com freqncia. A superfcie das vasilhas foi alisada ou decorada com engobo vermelho, escovado, corrugado, inciso etc. Foram comuns peas que apresentavam tcnicas decorativas associadas. Cachimbos angulares tambm foram registrados, assim como poucos raspadores, talhadores, abrasadores, quebradores de coquinhos e pederneira de pedra.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 52 of 80

Cronologicamente esta fase est situada entre a segunda metade do sculo XIX e princpios do atual, quando o oeste do Paran passou a sofrer profundas mudanas sociais e econmicas.

Alm das pesquisas acima resumidas, existem informaes de outras desenvolvidas pelo Museu Paranaense, ao lado do Parque, no Municpio de Capanema, quando cinco urnas funerrias da tradio Tupiguarani foram expostas pela eroso da margem esquerda do rio Iguau. Apesar da depredao causada por moradores locais, uma das peas foi resgatada intacta pelos arquelogos. A pea media cerca de 80cm de altura e continha restos sseos humanos e oferendas constitudas por recipientes, peas lticas e resduos alimentares (Gazeta do Povo, 09/08/1983).

Anteriormente, no incio da dcada de 1960, Antonio Schimmel, realizando prospeces na margem argentina do rio Iguau, localizou, entre a sua confluncia com o rio Paran e o Hotel das Cataratas, peas relativas a ocupaes pr-cermicas e cermicas (Schimmel, 1967). A maior parte dos indcios foi encontrada ao longo de caminhos e junto a terrenos remexidos para a instalao da infra-estrutura do hotel argentino.

Os dados produzidos pelas abordagens arqueolgicas desde o final do sculo passado, no interior e nas proximidades do Parque, comprovaram a intensa ocupao do espao por grupos indgenas atravs de milnios. Permitiram, tambm, a avaliao das caractersticas culturais e estruturais dos diferentes estabelecimentos, corroborando o relato etno-histrico, a partir do sculo XVI. As pesquisas que os geraram enfatizaram, por outro lado, o acelerado processo de dilapidao do patrimnio arqueolgico em funo das atividades agropastoris e urbanas modernas.

Figura 59 - Morfologia cermica da fase Assuna (extrada de PAI 3, 1978)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 53 of 80

Diante desse quadro, a rea do PNI, por encerrar stios em grande parte preservados, mostra-se muito importante tambm para futuros estudos arqueolgicos.

6.6.3. Arqueologia da rea do Parque Nacional do Iguau

6.6.3.1. As Pesquisas

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 54 of 80

Alm das ocorrncias relatadas no item anterior, referentes s peas descontextualizadas, observadas por Juan B. Ambrosetti na margem do rio Iguau, junto s Cataratas, e ao stio PR FI 8: Cataratas, registrado pelo CEPA/UFPR, no se tem conhecimento de outra abordagem feita por especialista na rea do PNI.

Muitas informaes existem, entretanto, especialmente da parte de moradores do seu entorno, sobre stios arqueolgicos nele encontrados em vrias ocasies e sobre peas cermicas dele retiradas. Por se tratar de constataes geralmente associadas a atividades ilegais e no condizentes com as finalidades do Parque, os relatos so muito vagos. Sendo os achados atribudos a outras pessoas que no os informantes, torna-se difcil a sua comprovao.

Notcias mais consistentes, recolhidas durante os trabalhos, referiam-se a "construes circulares e retangulares de terra", descobertas h poucos anos por um mdico argentino, a urnas cermicas erodidas, na margem direita do rio Iguau, nas proximidades do porto da balsa da estrada do Colono, e a "amontoados de pedras com sinalizaes ilegveis" perto do rio Benjamim Constant. As "construes" foram encontradas entre os rios Gonalves Dias e Castro Alves e, com a morte do descobridor, a sua localizao na mata s do conhecimento do Guarda Florestal Dioni Ceganfredo, que o acompanhou. O stio com as urnas, "que boiaram nas guas da enchente do rio" e as "pedras com sinalizaes ilegveis" foram relatadas pelo Guarda Florestal Rubens Luiz Barreto.

O grande volume de dados resultantes das pesquisas desenvolvidas ao longo do rio Paran e trechos do mdio rio Iguau, da Cidade de Foz do Iguau, para o norte, e da barragem da UHE de Salto Caxias para, leste, respectivamente, demonstrando a ocupao dos espaos por grupos indgenas pr-histricos e histricos, bem como por europeus a partir do sculo XVI, pode ser tomado como prognstico para a rea do Parque.

Apesar das fontes secundrias existentes para a regio, julgou-se importante e necessria uma abordagem arqueolgica no Parque que permitisse a verificao da intensidade dos indcios, sua composio e do estado de conservao.

As prospeces foram realizadas em dois curtos perodos, no primeiro semestre de 1998, por dois pesquisadores do CEPA/UFPR, com o apoio logstico proporcionado pelo PNI. O projeto previa trs enfoques: um na margem direita do rio Iguau, nas proximidades das

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 55 of 80

Cataratas, outro ao longo da estrada do Colono e o ltimo junto aos formadores do rio Floriano.

O primeiro trecho foi acessado atravs das trilhas existentes e pelo rio principal. Na mata foram abertas picadas acompanhando cursos fluviais. Alm da visualizao superficial do terreno, pequenos cortes-experimentais foram praticados espaadamente para a localizao de traos arqueolgicos.

Na margem do rio Iguau, situada entre as corredeiras da Irene e a foz da Sanga Boqueiro, as picadas foram intensificadas para o interior, procura de elementos relacionados reduo de Santa Maria. Nesse trecho, na cartografia jesutica do sculo XVII, est assinalada "S. Maria" (Figura 47). Tal referncia poderia ser apenas alusiva s Cataratas, assim como ao "Salto Grande", que foi destacado no mesmo mapa, no rio Paran. A diferena entre as nominaes a cruz acompanhando a de S. Maria, conveno presente nas demais redues marcadas no mapa jesutico.

Vrios dias foram empregados nessa procura e as picadas abertas, muito difceis e vagarosas, no foram suficientes para se vasculhar todo o espao pretendido. As possveis runas da reduo de Santa Maria no foram encontradas.

Na seqncia, as pesquisas sofreram alteraes quanto programao original. Impossibilitada de atuar na estrada do Colono, o que permitiria uma avaliao do impacto que tenha causado ao patrimnio arqueolgico e a constatao do stio erodido na margem do rio Iguau, prximo ao porto da balsa, a Equipe limitou-se a um trabalho ao longo da divisa seca do Parque. A existncia de estradas carroveis, margeando a floresta, algumas delas constitudas por trechos da antiga via de comunicao entre Guarapuava e Foz do Iguau, facilitou o acesso e a observao das caractersticas ambientais.

Indcios arqueolgicos foram detectados na linha fronteiria compreendida entre os rios Represinha e Silva Jardim. Foram percebidos superficialmente nos barrancos da estrada e junto aos palanques da cerca do Parque ou atravs de cortes-experimentais, ao longo das picadas abertas na mata adjacente.

Nessa oportunidade, foram localizadas as "pedras com sinalizaes ilegveis", que estavam relacionadas a um tmulo histrico, com

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 56 of 80

lpides.

O terceiro enfoque na rea do Parque no chegou a ser executado devido a problemas gerenciais dessa reviso do Plano de Manejo.

Tendo em vista os objetivos dos trabalhos, foram adotados procedimentos que possibilitassem, no momento da constatao dos indcios arqueolgicos, a coleta de dados sobre a sua contextualizao, disperso, conservao e filiao cultural. Procedeu-se, tambm, ao recolhimento de amostras em todos os locais, para o seu manuseio em laboratrio.

Medies feitas desde a margem dos cursos fluviais at os pontos das ocorrncias, permitiram o seu posicionamento nas cartas geogrficas disponveis. Para efeito de controle, os indcios foram numerados seqencialmente e, dessa forma, foram assinalados na Figura 60.

As peas recolhidas foram marcadas conforme a numerao seqencial, juntamente com a sigla PNI, a da UC. Para a descrio dos indcios constatados, foi obedecida a ordem do seu achado.

Indcios cermicos e lticos foram localizados a 110m da margem direita do rio Iguau, a cerca de 5km acima das Cataratas (Figura 60). Ocupavam a encosta de suave elevao, ao lado de uma faixa de terreno plano inundvel (141m snm*. Dominado pela vegetao arbrea rarefeita, o local era constitudo pelo latossolo avermelhado.

Buracos esparsos pela rea indicavam antigas atividades de escavadores clandestinos; outras perturbaes eram devidas a tocas de animais. Fragmentos cermicos isolados ou amontoados ocorriam pela superfcie do terreno. Um recipiente parcialmente quebrado e grandes pedaos de outros foram encontrados em meio s folhas e solo humoso, formando um conjunto na poro central do espao ocupado. As pores expostas estavam cobertas de musgo. Essas peas foram retiradas do local.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 57 of 80

I. Os Indcios Arqueolgicos do Parque Nacional do Iguau

A disperso do material arqueolgico na superfcie do terreno, alm dos cortes-experimentais praticados, serviram de base para o estabelecimento aproximado da rea abrangida pela ocupao. Seus vestgios compreendiam um espao elptico, com 160 x 140m (17.584m). A configurao apresentada pelos indcios, formando concentraes espaadas, inferia a existncia de vrias bases de habitaes.

Nos cortes praticados, o material tendia a formar uma camada entre 14 e 19cm de profundidade. Peas descontextualizadas ocorriam desde a superfcie do terreno, at o incio da camada. O solo mostrava-se granuloso e de cor marrom at 16cm de profundidade, tornando-se compacto e avermelhado para baixo. Blocos e lascas de basalto e riolito eram comuns.

Do local foram retiradas peas de cermica de cor marrom escovadas com antiplstico grosso que, aps os procedimentos laboratoriais, tiveram suas caractersticas definidas. Tambm foram encontrados fragmentos de recipiente cermico.

Outros indcios cermicos e lticos localizados a 275m da margem direita do rio Iguau e a 140m da margem direita do crrego Santa Luzia. Estavam 50m a nordeste da lagoa Jacar (Figura 60, no 2). Ocupavam a encosta de uma elevao, a 200m snm. O local encerrava vegetao arbrea rarefeita, encontrando-se prximo a uma extensa pastagem de fazenda desativada. O terreno era constitudo pelo latossolo avermelhado. Os indcios arqueolgicos foram achados junto ao solo preso nas razes de grande rvore tombada e nas imediaes e compreendem fragmento de cermica simples com antiplstico fino, lasca simples em forma de cunha e um fragmento de bloco de rio liso, alterado pela exposio ao calor do fogo.

Novos indcios lticos localizados a 240m da margem direita do rio Iguau, acima da ilha das Palmeiras e, a 350m da margem direita do crrego do Mingau (Figura 60, no 3). Ocupavam a encosta de uma elevao suave, a 202m snm. Coberto pela vegetao arbrea rarefeita, o terreno do lugar era constitudo por solo argilo-arenoso, de colorao marrom-escuro. Essa formao era localizada, estendendo-se um pouco em direo ao rio e nos arredores predominava o latossolo avermelhado.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 58 of 80

Os indcios foram revelados pelos cortes-experimentais, aos 15cm de profundidade. Todas as peas so originrias de seixos-rolados e mostram lascamentos pela tcnica da percusso direta, correspondendo a uma lasca simples com crosta de riolito, uma lasca simples em forma de cunha de riolito e um ncleo esgotado de quartzito.

Recipiente cermico tambm foi localizado a 200m da margem direita do Iguau, acima da ilha das Palmeiras e a 400m da margem direita do crrego do Mingau (Figura 60, no 4). Ocupava a encosta de uma suave elevao, a 204m snm. A pea foi encontrada na superfcie do terreno, a cerca de 40m a sudoeste dos indcios PNI 03, e a vegetao e o solo apresentavam as mesmas caractersticas daquele local. Estava quebrada, mas um dos pedaos faltantes foi recuperado logo abaixo, coberto pelas folhas (Figura 61c). Trata-se de uma tigela de boca constricta, base convexa e faces simples. A pasta foi temperada com antiplstico grosso. Mede 7cm de altura, 12cm de dimetro e 10cm na abertura. A sua espessura de 7mm.

Ainda, indcios cermicos e lticos foram localizados a 600m da margem direita do rio Iguau, acima da ilha das Palmeiras e, a 70m da margem direita do crrego do Mingau (Figura 60, no 5). Ocupavam o flanco de uma elevao suave, a 198m snm.

No lugar, a vegetao arbrea era pouco cerrada e o terreno constitudo por latossolo marrom-escuro; nos arredores era avermelhado. Os cortes-experimentais, praticados ao longo de uma picada, revelaram os indcios por uma extenso de 15m, o que poderia representar uma das dimenses da base habitacional. As peas ocorreram continuamente, at 15cm de profundidade e referem-se a duas tradies culturais: Tradio Tupiguarani (trs fragmentos de cermica simples com antiplstico grosso e um fragmento de cermica pintada com antiplstico grosso) e Tradio Itarar (dois fragmentos de cermica simples com antiplstico fino; duas lascas simples em forma de cunha; trs microlascas retiradas de seixos-rolados de riolito (2) e silexito (1) e um fragmento de silexito sem evidncias da ao humana).

Em outro stio foram localizados indcios lticos a cerca de 1.550m da margem direita do rio Iguau e, a 50m da margem esquerda de um afluente do rio So Joo (Figura 60, no 6). Estavam no leito da trilha do Poo Preto, no flanco de uma suave encosta (220m snm). A trilha cortava o latossolo avermelhado e era ladeada pela vegetao arbrea.

As peas foram encontradas superficialmente, mas devem ter sido expostas pela movimentao de terra, sendo dois ncleos esgotados de riolito. Mostram facetas de lascamentos pela tcnica da percusso direta, sendo originrios de seixo-rolado e de bloco,

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 59 of 80

respectivamente.

Indcios lticos localizados a 6.000m da margem direita do rio Iguau e a 30m da margem esquerda do rio Caapao (Figura 60, no 7) ocupavam a encosta de uma elevao ngreme, a 240m snm. O espao era dominado pela vegetao arbrea. Os indcios foram encontrados superficialmente, junto cerca do PNI. Podem ter sido expostos pela eroso do latossolo avermelhado ou pelos cortes destinados a fixao dos palanques da cerca. Correspondem a duas lascas simples, com crosta obtidas pela tcnica da percusso direta de blocos de basalto.

Indcios lticos e cermicos foram localizados a 5.200m da margem direita do rio Iguau e a 20m da margem esquerda de um afluente do rio Caapao. Distavam 250m da sua margem esquerda (Figura 60, no 8). Ocupavam a encosta de uma suave elevao, a 250m snm.
Figura 60 - Stios arqueolgicos (veja os nmeros) localizados e estudados no Parque Nacional do Iguau

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 60 of 80

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 61 of 80

Figura 61 - Recipientes cermicos da tradio Tupiguarani. a, b, urnas; tigela, retiradas do Parque Nacional do Iguau

Foram encontrados ao longo da cerca divisria do Parque e no leito da estrada carrovel contgua. Eram superficiais e espalhavam-se por uma rea com 6m de dimetro. O terreno era constitudo pelo latossolo avermelhado e, na rea do Parque, dominado pela vegetao arbrea. Prospeces realizadas nas margens do rio Caapao e nas de alguns dos seus afluentes revelaram fragmentos de carvo vegetal em vrios pontos. Situavam-se entre 12 e 15cm de profundidade.

So representadas por um fragmento de cermica simples com antiplstico grosso; uma lasca simples com crosta, obtida pela tcnica da percusso direta de um seixo-rolado de riolito; uma lasca preparada de silexito, resultado do lascamento pela tcnica da percusso direta e trs ncleos esgotados de silexito, correspondentes a seixos-rolados com facetas de lascamentos pela percusso direta.

Indcios lticos localizados a 5.200m da margem direita do rio Iguau e a 400m da margem direita do rio Caapao (Figura 60, no 9) ocupavam a encosta de uma elevao, a 258m snm. Foram encontrados na superfcie do latossolo avermelhado, ao lado da cerca do

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 62 of 80

Parque. As peas so: uma lasca simples em forma de cunha, resultado de um lascamento pela percusso direta de seixo-rolado de riolito e um seixo-rolado de riolito, que foi utilizado como bigorna, com sinais de uso nas pores centrais de ambas as faces; esmagamentos existentes em um de seus lados apontam para a sua utilizao, tambm, como percutor.

Indcios lticos localizados a 15.600m da margem direita do rio Iguau e a 250m da margem direita do crrego Pinheirinho (Figura 60, no 10) ocupavam a encosta de uma elevao, a 270m snm. As peas estavam ao lado da cerca do Parque, junto a um rebaixamento do terreno. Tratava-se de um canal de escoamento de guas pluviais da estrada carrovel adjacente. O corte no latossolo avermelhado atingiu 50cm de profundidade.

Os objetos recolhidos correspondem a 1) uma lasca simples com crosta, obtida pela percusso direta de seixo-rolado de riolito; a lasca foi utilizada como faca. Os sinais de uso ocorrem em ambas as faces da sua extremidade distal, e 2) um ncleo retocado de riolito, obtido de bloco; a pea foi configurada como biface angular atravs da percusso direta. Retoques escamados foram produzidos em ambas as faces de uma extremidade (Figura 62).

Figura 62 - Biface angular da tradio Humait encontrado no stio arqueolgico PNI - 10, no Parque Nacional do Iguau

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 63 of 80

Outros indcios cermicos e lticos foram localizados a 15.400m da margem direita do rio Iguau e a 120m da margem esquerda do crrego Itaipu, conhecido localmente como lajeado do Polaco. O ponto dista 430m da margem direita do crrego Pinheirinho (Figura 60, no 11). Ocupavam o flanco de uma elevao, a 282m snm. Foram encontrados ao lado da cerca do Parque, na superfcie do latossolo avermelhado. Compem-se de 1) um fragmento de cermica simples com antiplstico fino; com espessura de 4mm, o fragmento representa uma poro do bojo do recipiente, e 2) duas lascas preparadas, obtidas pela tcnica da percusso direta de ncleos de riolito; a maior foi utilizada como faca, estando os desgastes dessa funo situados na sua extremidade distal.

Outro indcio ltico foi localizado a 14.300m da margem direita do rio Iguau e a 250m da margem direita do rio Silva Jardim (Figura 60, no 12). Ocupava o flanco de uma elevao suave, a 262m snm. A pea, encontrada ao lado da cerca do Parque e na superfcie do latossolo avermelhado, corresponde a uma lasca simples em forma de cunha; um seixo-rolado de riolito pela percusso direta.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 64 of 80

Mais indcio ltico foi localizado a 14.200m da margem direita do rio Iguau e a 15m da margem direita de um pequeno afluente do crrego Bananeiras. Distava 250m da margem direita desse (Figura 60, no 13). Ocupava a encosta de suave elevao, nas proximidades de extensa vrzea, a 264m snm. Estava ao lado da cerca do Parque, na superfcie de um solo argiloso de cor preta, sendo uma lasca simples em forma de cunha, resultante do lascamento pela tcnica da percusso direta de um seixo-rolado de riolito.

Indcios lticos localizados a 12.900m da margem esquerda do rio Iguau e a 25m da margem direita do crrego referido no item anterior distavam 500m a sudoeste do ponto anterior (Figura 60, no 14). Ocupavam a encosta de suave elevao, nas proximidades de extensa vrzea (262m snm). A peas foram vistas ao longo da divisa do Parque, por uma extenso de 15m. Encontravam-se na superfcie do solo argiloso de colorao preta.

Os indcios correspondem a uma lasca simples com crosta, obtida pela tcnica da percusso direta em seixo-rolado de riolito; trs lascas simples em forma de cunha, retiradas de seixos-rolados, atravs da percusso direta; duas so de riolito e uma de silexito; duas microlascas de riolito, resultadas de seixos-rolados lascados pela percusso direta, e dois fragmentos atpicos de silexito, sem indcios de interferncia humana.

Indcios lticos foram localizados a 12.600m da margem direita do rio Iguau e a 100m da margem direita do crrego citado nos dois ltimos pontos. Distavam 350m a sudoeste do PNI 14 (Figura 60, no 15). Ocupavam o flanco de suave elevao, nas proximidades de uma extensa vrzea, a 264m snm. Foram encontrados junto cerca do Parque, por uma extenso de 25m, na superfcie de um solo argiloso de cor cinza.

As peas apresentam-se como 1) trs lascas simples em forma de cunha; foram retiradas de seixos-rolados de riolito pela tcnica da percusso direta; 2) uma lasca preparada, obtida pela tcnica da percusso direta de ncleo de basalto; 3) duas lascas simples em forma de cunha, utilizadas como raspadores de extremidade; ambas foram retiradas de seixos-rolados de riolito; os desgastes de uso ocorrem na extremidade distal das peas, limitando-se a uma de suas faces; 4) trs microlascas, procedentes de seixos-rolados, sendo duas de riolito e uma de silexito; 5) quatro ncleos esgotados, seixos-rolados parcialmente lascados; dois so de riolito e dois de silexito, e 6) um ncleo utilizado como talhador; apresenta-se como um seixo-rolado de riolito, que sofreu lascamentos pela percusso direta em parte da face de uma extremidade; no gume formado, ocorrem desgastes de uso.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 65 of 80

A 3.800m da margem direita do rio Iguau e a 25m da margem esquerda do crrego Voltinha (Figura 60, no 16), indcios lticos ocupavam a encosta de uma suave elevao, a 232m snm. Estavam sobre o latossolo avermelhado, ao longo da divisa do Parque, por uma extenso de 80m.

Mostram as seguintes caractersticas: 1) duas lascas simples com crosta, procedentes de seixos-rolados de riolito; 2) trs lascas simples em forma de cunha, retiradas de seixos-rolados de riolito (2) e silexito (1); 3) duas lascas preparadas, obtidas de ncleos de riolito e silexito; 4) uma lasca simples em forma de cunha, utilizada como raspador de extremidade; retirada de um seixo-rolado de riolito, a pea apresenta desgaste em uma face da extremidade distal; 5) trs microlascas de riolito; 6) trs ncleos esgotados, correspondentes a seixos-rolados de riolito, com alguns lascamentos pela percusso direta; 7) dois ncleos utilizados como talhadores; so seixos-rolados de riolito, que receberam lascamentos pela tcnica da percusso direta e 8) duas peas atpicas; fragmentos de ncleos de basalto e riolito, sem evidncias de interferncia humana.

Indcios lticos localizados a 3.500m da margem direita do rio Iguau e a 50m da margem direita de um crrego afluente do rio Represa Grande (Fig. 60, no 17) ocupavam a encosta de suave elevao, a 248m snm. Foram recolhidas superficialmente, ao longo de 10m da divisa do Parque. Estavam sobre o latossolo avermelhado.

As peas compreendem 1) duas lascas simples com crosta, retiradas de seixos-rolados de riolito; 2) uma lasca simples em forma de cunha, obtida de um seixo-rolado de riolito; o artefato mostra desgastes em conseqncia do uso em uma face da extremidade distal; 3) dois ncleos esgotados de silexito, seixos-rolados que serviram para produo de lascas, e 4) um ncleo utilizado como percutor; seixo rolado de riolito que mostra, em uma face e um lado, esmagamentos causados pelo uso.

Indcios cermicos e lticos encontravam-se a 3.650m da margem direita do rio Iguau e a 5m da margem esquerda do rio Represa Grande (Figura 60, no 18). Ocupavam a encosta de suave elevao, a 210m snm. Ocorreram na divisa do Parque, por uma extenso de 30m. Estavam na superfcie do latossolo avermelhado.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 66 of 80

Referem-se a trs 1) fragmentos de cermica simples com antiplstico grosso; 2) sete fragmentos de cermica simples com antiplstico fino (Figura 63); 3) duas lascas simples com crosta, resultantes de lascamentos efetuados em seixos-rolados de riolito; 4) doze lascas simples em forma de cunha, procedentes de seixos-rolados de riolito (10) e silexito (1) e de bloco de basalto (1); 5) quatro lascas preparadas obtidas de seixos-rolados de riolito (3) e silexito (1); 6) cinco lascas utilizadas, retiradas de seixos-rolados de riolito (3), silexito (1) e quartzo (1); 7) cinco microlascas obtidas de ncleos de riolito (3), silexito (1) e quartzo (1); 8) trs ncleos esgotados; dois seixosrolados de silexito e um de riolito, que serviram para a produo de lascas, e 9) um fragmento de artefato; parte de um percutor de riolito conserva na poro restante do seixo-rolado esmagamentos em conseqncia do uso.

Outros indcios cermicos e lticos foram localizados a 3.750m da margem direita do rio Iguau e a 50m da margem direita do rio Represa Grande, um pouco abaixo da foz do rio Moreno (Figura 60, no 19). Ocupavam a encosta de uma elevao, a 212m snm. Foram encontrados desde a divisa do Parque at um espao agrcola existente ao lado. Espalhavam-se por uma rea com 30m de dimetro (706,50m). Eram superficiais, distribuindo-se esparsamente pelo latossolo avermelhado.

Os indcios consistem em 1) trs fragmentos de cermica simples com antiplstico grosso; 2) 22 fragmentos de cermica simples com antiplstico fino (Figura 63); 3) duas lascas simples com crostas resultantes do lascamento de seixos-rolados de riolito e silexito; 4) seis lascas simples em forma de cunha; 5) seis lascas usadas, sendo uma lasca simples em forma de cunha, retirada de seixo-rolado de riolito, foi usada como faca, duas so raspadores laterais sobre lascas simples em forma de cunha, uma delas foi usada, tambm, como raspador de escotadura; as trs ltimas, representadas por lascas preparadas, retiradas de ncleos de riolito, foram usadas como raspadores de extremidade; os bordos ativos situam-se na extremidade proximal de uma e na distal de duas; em duas peas ocorrem, ainda, sinais de uso como faca e goiva; 6) uma lmina produzida a partir de seixo-rolado de riolito; 7) uma lmina utilizada como faca; os desgastes incidem em ambos os lados; resultou do lascamento de seixo-rolado de riolito; 8) oito microlascas obtidas de seixos-rolados de riolito (7) e silexito (1); 9) cinco ncleos esgotados; seixos-rolados de riolito (2), quartzito (2) e silexito (1), com lascamentos de percusso direta; 10) dois ncleos utilizados; um ncleo de quartzito foi usado como percutor, com esmagamentos em um bordo; a outra pea um talhador de um seixo-rolado de silexito, que recebeu lascamentos em uma extremidade e um lado; 11) um ncleo retocado; seixo-rolado de riolito, que mostra lascamentos por percusso direta em uma face; o retoque por lascamento escamado, que o definiu como raspador convexo, foi efetuado em uma extremidade e pores contguas dos lados; 12) duas pedras gretadas; correspondem a fragmentos de riolito que sofreram a ao do calor do fogo; 13) quatro fragmentos atpicos; pedaos de silexito e quartzito sem indcio da ao humana, e 14) uma pea intrusiva; fragmento de loua porcelana branca, corresponde a uma parte da aba de prato.

Em mais um stio encontraram-se indcios lticos e cermico localizados a 3.850m da margem direita do rio Iguau e a 110m da margem direita do rio Represa Grande (Figura 60, no 20). Ocupavam o flanco de suave elevao, a 220m snm. Ocorriam ao longo da cerca do

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 67 of 80

Parque, por uma extenso de 20m; atingiam, tambm, uma parte da rea agrcola prxima. Estavam na superfcie do latossolo avermelhado.

Figura 63 - Recipientes cermicos da tradio Itarar. Formas reconstrudas a partir de fragmentos recolhidos nos stios arqueolgicos PNI - 08, 18 e 19, no Parque Nacional do Iguau

O material apresenta as seguintes caractersticas: um fragmento de cermica simples com antiplstico fino; duas lascas simples com crosta; trs lascas simples em forma de cunha; uma lasca usada em forma de cunha; seis ncleos esgotados e dois ncleos usados.

No stio 21 (Figura 60, no 21) encontram-se indcios lticos localizados a 4.760m da margem direita do rio Iguau e a 5m da margem esquerda do rio Represinha. Ocupavam o flanco de suave elevao, a 210m snm. Encontrados na divisa do Parque, por uma extenso de 12m, os indcios apresentavam uma tendncia de concentrao nas proximidades do rio. Dispunham-se superficialmente no latossolo avermelhado.

Correspondem a: 1) trs lascas preparadas; 2)duas lascas usadas; 3) uma lmina; 4) quatro microlascas; 5) uma microlasca usada,

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 68 of 80

produzida atravs do lascamento de um ncleo de quartzo; a pea tem sinais de uso como faca no lado esquerdo, e 6) um ncleo esgotado.

Mais indcios lticos localizados a 4.700m da margem direita do rio Iguau e a 100m da margem esquerda do rio Represinha foram encontrados (Figura 60, no 22). Ocupavam a encosta de uma elevao suave, a 218m snm. Foram encontrados esparsamente, por uma extenso de 120m, acompanhando a divisa do Parque. Dispunham-se superficialmente no latossolo avermelhado.

As peas recolhidas apresentam-se como: 1)duas lascas simples com crosta; 2) quatro lascas simples em forma de cunha; 3) trs microlascas, procedentes de seixos-rolados de riolito; 4) uma microlasca usada, resultante do lascamento de um ncleo de quartzo; 5) dois ncleos esgotados e 6) trs atpicos, fragmentos de ncleos de riolito, sem evidncia de trabalho humano.

Indcio cermico foi localizado a 3.650m da margem direita do rio Iguau e a 35m da margem direita do rio Represa Grande (Figura 60, no 23). Ocupava a encosta de suave elevao, a 212m snm.

Em trechos de ambas as margens do rio Represa Grande foram realizados cortes-experimentais. Muitos deles evidenciaram fragmentos de carvo vegetal entre 15 e 20cm de profundidade. Um dos cortes forneceu, aos 20cm de profundidade, um fragmento de cermica simples com antiplstico fino. Representando uma poo do bojo de recipiente, o fragmento tem 5mm de espessura. Uma coleta do carvo associado cermica foi efetuada para futura datao.

Possveis estruturas funerrias foram localizadas a 5.500m da margem direita do rio Iguau. Encontram-se a, aproximadamente, 100m da nascente de um afluente da margem esquerda do rio Caapao (Figura 60, no 24). Ocupam a encosta de elevao muito suave, a 278m snm.

Foram constatados dois montculos na superfcie do terreno formado pelo latossolo avermelhado. Um deles est situado a 9,50m da divisa do Parque e o outro a 21m. Distam cerca de 520m da torre do Posto de Fiscalizao da Capoeirinha, existente prximo estrada do

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 69 of 80

Colono.

A nica interveno realizada foi na estrutura encontrada mais internamente no Parque e consistiu na limpeza dos arbustos que a cobriam. De formato elptico, o montculo tem 2,00m de comprimento e na base 1,20m de largura; a sua altura mxima atinge 0,40m. Uma depresso circunda a base da estrutura, que constituda pelo mesmo tipo de solo dos arredores. A estrutura medida havia sido observada por um dos moradores da vizinhana a mais de trinta anos, quando freqentava assiduamente o Parque.

Possveis estruturas funerrias encontram-se a 140m da margem direita do rio Iguau e a 70m da margem direita do crrego Apepu (Figura 60, no 25). Ocupavam a parte plana do terreno e a encosta da elevao contgua, a 200m snm. Ocorrem dispersos pela, rea apresentando, em geral, as mesmas caractersticas dos observados em PNI 24. Existem, porm, entre aqueles, alguns montculos de formato circular.

Indcios lticos localizados a 7.700m da margem direita do rio Iguau e a 800m da margem direita do crrego Capoeirinha (Figura 60, no 26). Ocupavam a encosta de suave elevao, a 284m snm. Foram encontrados na divisa do Parque, na superfcie do latossolo avermelhado.

Consistem em 1) uma microlasca de silexito; 2) um ncleo utilizado e 3) um fragmento atpico; pedao de quartzito, sem evidncia de trabalho humano.

Novo stio (27) continha indcios lticos, localizados a 12.100m da margem direita do rio Iguau e a 100m da margem direita de um afluente do crrego Bananeiras (Figura 60, no 27). Distavam 300m a sudoeste do stio 15. Ocupavam a encosta de suave elevao, nas proximidades de extensa vrzea, a 264m snm. Foram encontrados superficialmente, no solo argiloso de colorao cinza, ao lado da divisa do Parque.

Apresentam as seguintes caractersticas: 1) duas lascas simples em forma de cunha; 2) uma microlasca retirada de ncleo de riolito e 3)

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 70 of 80

um ncleo esgotado; seixo-rolado de silexito, que apresenta vrios lascamentos por percusso direta.

Estrutura funerria histrica foi localizada a 15.600m da margem direita do rio Iguau e a 300m da margem esquerda do crrego Pinheirinho, um afluente da margem direita do rio Benjamim Constant (Figura 60, no 28). Ocupa a encosta de suave elevao, a 300m snm.

O remanescente da estrutura encontra-se junto divisa do Parque, englobado pela vegetao arbrea e ao lado da antiga estrada Guarapuava Foz do Iguau. Envolto em lendas que circulam entre os moradores dos arredores, o local foi dilapidado por escavadores de tesouros. A ao clandestina foi extremamente danosa e atingiu, principalmente, o tmulo. O entorno foi, tambm, vandalizado.

Durante a interveno arqueolgica, realizou-se uma limpeza superficial do terreno. Com a remoo de pequenos arbustos e das folhas acumuladas, ficaram visveis as pores ainda intactas do conjunto funerrio e dos seus componentes deslocados e espalhados pelos arredores.

Era constitudo por uma mureta, o jazido e um possvel cordo de isolamento (Figura 64). As matrias-primas utilizadas na sua edificao referem-se a rochas (de basalto, riolito e mrmore) e metais (ferro e ferro galvanizado). Em alguns pontos foi constatado o emprego de argamassa de cal e cimento.

A mureta dista 3,30m da margem da estrada, acompanhando-a por uma extenso de 13,50m. Com uma altura de 0,55m e largura de 0,95m, foi construda com blocos de basalto e riolito. De vrias dimenses, as pedras foram encaixadas sem o uso de argamassa, resultando uma parede regular. No foi perturbada, mas est sofrendo alguns deslocamentos na extremidade sul devido ao crescimento de rvores.

O jazigo encontra-se a 7,50m de distncia da estrada ou 3,50m da mureta. A determinao das suas dimenses ficou prejudicada pelo vandalismo Dele resta a poro frontal, que constituda por blocos de rocha, geralmente em forma de lajotas irregulares, unidos com argamassa de cal. De forma piramidal, com o pice situado a 0,90m da superfcie do terreno, as paredes aprofundam-se por mais 0,60m.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 71 of 80

Cessam abruptamente no latossolo avermelhado. O acabamento cuidadoso da face externa das paredes e limitado s junes das pedras pode ser verificado na poro exposta, acima da superfcie do terreno.

Com exceo do pequeno trecho da abboda frontal, todo o espao do tmulo foi escavado. O profundo buraco resultante, que se estende um pouco para o lado sul, deve corresponder s suas dimenses originais: cerca de 3,50m de comprimento e 2,00 de largura.

Entre o tmulo e a mureta permanece fincada no solo parte de uma estaca quadrangular de cimento armado. Fragmento de outra estaca, foi encontrada junto cerca do Parque, no meio dos blocos de rocha deslocados. Talvez relacionem-se a um cordo de isolamento em torno do tmulo.

Figura 64 - Planta da estrutura funerria histrica encontrada no stio arqueolgico 28, no Parque Nacional do Iguau

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 72 of 80

Misturados com os escombros, do lado norte, ocorreram fragmentos de outros componentes do jazigo, como parte de pedestal com cruz incompleta e fragmentos de lpides. O pedao de pedestal, com 40cm de comprimento e 22cm de largura, escalonado e encimado por uma haste de ferro. Prximo extremidade livre da haste, permanece a amarrao de arame galvanizado que fixava a haste horizontal de cruz. A haste vertical mede 60cm de altura e 2cm de largura.

O fragmento de uma das lpides, com 35cm de comprimento e 16cm de largura, de mrmore branco e ainda est presa a uma poro da estrutura das pedras; conserva partes do epitfio em alto-relevo.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 73 of 80

Quatro pedaos de outra lpide produzida com p de mrmore cinza-claro estavam parcialmente ocultos pelas pedras e terra amontoadas. Uma delas refere-se s margens angulares e s apresenta uma estreita moldura em alto-relevo. As demais trazem pores do epitfio em alto-relevo (Figura 65).

Os fragmentos da segunda lpide, por serem de pequenas dimenses e passveis de roubo, foram recolhidos. provvel que as pores restantes de ambas as lpides ainda estejam no local, assim como indcios de outros elementos associados ao conjunto funerrio. Para o seu registro satisfatrio seria necessria uma abordagem arqueolgica mais demorada.

Das vrias tentativas feitas com moradores das cercanias, para a recuperao da memria do cemitrio isolado, uma foi produtiva. Um habitante das proximidades do crrego Itaipu (lajeado do Polaco), informou que conheceu a estrutura intacta, que era de forma piramidal e assinalada por duas lpides, uma com palavras que no entendia e outra em portugus. No se lembrou o nome do sepultado, mas explicitou a data: 1923.

Figura 65 - Fragmentos da lpide da estrutura funerria procedente do stio arqueolgico 28, encontrado no Parque Nacional do Iguau

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 74 of 80

6.6.3.2. O Diagnstico

Embora no se tenha executado o projeto original, as abordagens feitas em dois trechos da rea do PNI proporcionaram elementos suficientes para a avaliao do patrimnio arqueolgico existente. Confirmaram, inclusive, os prognsticos em funo dos dados

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 75 of 80

disponveis para o oeste do Paran.

Dos contatos mantidos com a populao vizinha ao Parque, resultaram informaes sobre a ocorrncia de artefatos arqueolgicos em campos agrcolas do seu entorno, indicando a mesma densidade de stios constatada na rea do Projeto Arqueolgico Itaipu, na margem do rio Paran.

Na rea do Parque, os indcios de assentamento antigos foram sempre encontrados nas proximidades do rio Iguau e de seus afluentes, em pontos elevados e no suscetveis a enchentes. Ocupavam grandes espaos, caracterizando stios-habitao ou menores, exemplificando stios-acampamento. Os primeiros referem-se s antigas aldeias indgenas e indicam permanncia mais prolongada dos seus habitantes. So locais que encerram estruturas mais complexas.

Os menores informam sobre acampamentos, instalados para as atividades perifricas dos moradores das aldeias, como caa, pesca ou coleta. Os grupos mais recentes, alm de explorar os recursos naturais, produziam alimentos em roas. Cada uma dessas prticas requeria um assentamento provisrio diferenciado, dependendo do tempo em que os pequenos grupos permaneciam afastados da aldeia. Essa interpretao baseia-se no tamanho dos espaos ocupados pelos indcios e na sua composio.

Partindo da aldeia, para obteno de alimento, matria-prima etc., os grupos dominavam um espao que poderia abranger mais de 5km ao seu redor. Como as aldeias eram abandonadas aps alguns anos e reimplantadas em outro trecho no explorado, o padro de subsistncia anterior repetia-se no novo espao. A multiplicao de assentamentos referentes s aldeias e acampamentos durante os 7.000 anos de histria da rea foi, em parte, revelada pelas atuais pesquisas, estimando-se a mesma densidade para os trechos no vistoriados.

Os indcios foram encontrados na superfcie do terreno e em profundidades maiores. Tais situaes so devidas idade dos assentamentos, alm dos processos de sedimentao que envolvem tipo de solo e topografia. Os relativos a grupo pr-ceramista estavam a 50cm de profundidade (stio 10), enquanto os ligados aos ceramistas encontravam-se na superfcie (stio 04) ou at 15 ou 20cm de profundidade (stios 01, 05 e 23).

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 76 of 80

Horizontes formados por fragmentos de carvo vegetal, constatados nas proximidades dos indcios stios 07, 08, 09, 20 e 23, atestam atividades perifricas, como as agrcolas. Esse dado, muito importante para a compreenso do uso do solo, rarssimo em reas perturbadas.

A intensidade da ocupao do Parque foi revelada, ainda, pela superposio de camadas arqueolgicas. Um espao apresentava traos pertencentes a culturas distintas, que se acumularam em tempos diferentes (stio 05).

Alm dos indcios comentados, em dois pontos da rea foram observados pequenos aterros elpticos e circulares (stios 24 e 25). Essas estruturas especiais foram registradas em outras partes do sul do Brasil e esto relacionadas a prticas funerrias indgenas. No vale do rio Piquiri, no Estado do Paran, tmulos parecidos faziam parte de um stio-habitao denominado PR UB 4: Rio Caraj - 1, que tambm encerrava um tmulo de grandes dimenses, casas subterrneas, bases de habitaes superficiais e caminho.

O relevo apresentado pelas estruturas do stio do rio Piquiri, descoberto e estudado logo aps a derrubada da floresta, pode ser comparado com o descrito pelo Guarda Florestal Dioni Ceganfredo, com relao s "construes de terra" encontradas entre os rios Gonalves Dias e Benjamim Constant, dentro do Parque.

As anlises laboratoriais permitiram a filiao cultural dos traos coletados durante as pesquisas. Os indcios assinalados no stio 10, no mdio curso de um dos mais importantes tributrios do rio Iguau, englobados pelo Parque, referem-se a grupo pr-ceramista da fase Piraju, tradio Humait. Devem corresponder a um stio-acampamento. O artefato biface angular recolhido um trao diagnstico da fase. Definida na rea do Projeto Arqueolgico Itaipu, a fase Piraju tem dataes variando de 4960 a.C. a 335 a.C.

Os outros indcios recolhidos referem-se s tradies ceramistas Tupiguarani e Itarar. Os primeiros foram constatados na margem do rio Iguau, exemplificando stios-habitao (stios 01, 02 e 05) e stio-acampamento (04).

A rea do stio 01 foi levantada correspondendo, as suas dimenses, aos stios-habitao dessa tradio na regio. Apresentou, tambm, bases de habitaes dispostas espaadamente, que no foram delimitadas. Encerrava grande quantidade de traos arqueolgicos, muitos

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 77 of 80

deles expostos pela explorao clandestina. Os referentes a urnas cermicas, alvos principais do vandalismo podem, ainda, ser recuperados e, aps restaurao, utilizados em mostras museolgicas. Apesar dos danos sofridos, esse stio oferece condies de pesquisa e poderia ser aproveitado para fins turstico-culturais atravs de projeto especfico. O stio 01 pertence fase Sarandi. As demais ocorrncias da tradio Tupiguarani no puderam ser filiadas a fases devido pequena amostragem.

Os trabalhos realizados no stio 05 permitiram a delimitao parcial de uma das bases de habitao. O stio no est perturbado e possibilita estudos detalhados.

Tendo em vista o resultado das pesquisas e as informaes recolhidas, como a do stio existente nas proximidades do porto da balsa, da estrada do Colono, verifica-se que a tradio Tupiguarani instalou-se preferencialmente na margem do rio Iguau. Seus vestgios no foram encontrados mais internamente no Parque.

Os indcios referentes tradio Itarar, porm, alm de serem mais numerosos, no interior, foram detectados em todos os trechos vistoriados. Para efeito de tipologia prvia, os indcios 14, 15, 16, 18, 19, 20, 22 e 23 foram considerados como stios-habitao. No apresentando, nas suas reas, estruturas mais elaboradas como as do acima citado PR UB 4, esses stios poderiam exemplificar acampamentos ocupados por espao de tempo maior, para atividades mais prolongadas. Os demais, assinalados em 03, 05, 06, 07, 08, 09, 11, 17, 21 e 26, inferem acampamentos resultantes de atividades exploratrias de curta durao.

As ocorrncias rotuladas provisoriamente como stios-habitao estavam junto aos formadores dos cursos fluviais secundrios e afastados do rio principal.

As provveis estruturas funerrias observadas nos stios 24 e 25 podem estar ligadas tradio Itarar, uma vez que foram registradas em stios da fase Cantu, na rea do Projeto Arqueolgico Itaipu.

A tendncia apresentada pelos indcios dessa tradio, indica que o mesmo padro interiorano deve se repetir no trecho compreendido entre os rios Benjamim Constant e Gonalves Dias. Desse espao procedem informaes que talvez levem descoberta de um stio tpico

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 78 of 80

da tradio Itarar. Nele ocorre a araucria, que componente importante do ambiente preferido pela tradio.

Os traos arqueolgicos referentes aos outros grupos indgenas, identificados pelas pesquisas anteriores na regio de Foz do Iguau, no foram detectados nas atuais. Tal resultado deve-se unicamente ao curto espao de tempo despendido na avaliao.

Sobre as runas da reduo jesutica de Santa Maria, que tambm no foram encontradas, cabem algumas consideraes complementares. No comentrio inicial desse item tentou-se precisar o significado da grafia "S. Maria". Em mapa jesutico do sculo XVII, a posio da reduo est assinalada ou nomeia as Cataratas. Assim como nas atuais pesquisas, as runas foram procuradas em outras oportunidades por vrias pessoas, inclusive o mdico argentino j referido, que julgou t-las localizado no mdio rio Gonalves Dias.

No Mapa Topogrfico da Provncia do Paran, publicado em 1876 (Paran, 1876), as runas de Santa Maria figuram na margem do rio Paran, um pouco acima da confluncia do rio Iguau e prximo ao local que seria ocupado pela Colnia Militar de Foz do Iguau, em 1889. Elaborado com base nos levantamentos dos engenheiros Beaurepaire Rohan e Rebouas para a regio oeste, o mapa assinala outras localidades espanholas e jesuticas extintas, algumas delas de forma incorreta.

Historiadores que trataram do assunto, como Jaeger (1957) e Cardozo (1970), no mencionam a reduo de Santa Maria, na Provncia do Guair. Foi considerada por Chmyz (1976) e por Montoya (1985), nos anexos traduo da Conquista Espiritual de Montoya. Na obra de Corteso (1951), que transcreve e comenta os manuscritos da Coleo de Angelis, sobre o Guair, existem vagas referncias a uma reduo na margem do rio Iguau.

Referncias, essas, contidas na Carta nua (carta-relato) do Padre Nicolau Durn, em que d conta das redues do Paraguai, durante os anos de 1626 e 1627: "...Quatro leguas se navegan por el Parana desde la reducion del Iguazu, hasta la de la Natd. de N. Seora de la Acaray poblacion que aunque a algunos aos se le di principio han sido tan tenues los que hasta agora h tenido que se han pasado en silencio en las otras annuas."

A reduo de Natividad de Nuestra Seora de Acaray foi fundada em 1619, na margem do rio homnimo, prximo sua confluncia no rio

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 79 of 80

Paran, no Paraguai.

A outra aluso a reduo do rio Iguau consta da mesma Carta nua: "...Luego despache recaudos a todos los demas que quedaban por reducir muchas leguas alrededor, i dentro de un ms vino tanta gente, que no siendo antes mas de 100 las familias se hizo un pueblo muy grande y aiudaron despues para que se hiziese la reduccion del Iguazu... Quentase en ella 400 familias y 1050 bautizados, los 500 son adultos, los demas infantes, y todos ya proximos al bautismo, y el dia de oy estaran ya todos bautizados..."

De difcil administrao, devido ao ambiente favorvel ao desenvolvimento de mosquitos hematfagos e resistncia de pajs e ndios avessos nova ordem, essa reduo, estabelecida pelo Padre Diego de Boroa, em 1626, no deve ter se estruturado urbanisticamente como as mais antigas do rio Paranapanema. A data da sua fundao estava muito prxima da destruio da Provncia do Guair, pelos bandeirantes, em 1631.

Mesmo que no encerre restos de edificaes em taipa de pilo, que permitiriam a sua identificao superficial, o ponto ocupado pela reduo pode ser definido atravs de uma pesquisa sistemtica. Entre os stios arqueolgicos da tradio Tupiguarani que venham a ser registrados, o que serviu de base para o trabalho jesutico fornecer indcios do contato que incluiro produtos indgenas alterados e peas de origem europia.

Alm dos ndios Tupi-guarani tutelados na reduo de Santa Maria, a carta jesutica refere-se a outros existentes nas proximidades: "...Hanse echo y se hazen algunas salidas por medio de los indios de esta reduccion, que los invian los padres a correr toda la tierra al rededor y a cojer unos indios que hallan deramados, y han llevado mucho al pueblo, entre estos com dos o 3.es famillas de una particular nacion que mas son selvajes que hombres, porque viven siempre por los montes muy espessos sin tener lugar determinado. tienenlos rostros como de monos, andan todos encorbado, tienen tan torpe la facoltad motiva que de ninguna manera saven, ni pueden correr, y estan entre los demas indios del pueblo como atonitos y el mondo nuevo. Eran 15 por todos, y luego se llevo para si el cielo tres nios y un adulto, que en la hora de la muerte se bautizaron, y el P. me escrive que entiende que muy en breve haran los demas el mismo camino, porque como se criaron en montes cerrados estan en lo raso y como en ayeno elemento."

Esses ndios seriam os Guanhanho ou Gualacho, conforme a terminologia da poca, e podem estar relacionados tradio Itarar,

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

Page 80 of 80

identificada pela arqueologia, especialmente em terrenos mais elevados do Parque.

Os outros indcios observados durante as pesquisas dizem respeito a um tmulo e a um complexo hidreltrico. Ambas as estruturas datam da primeira metade do presente sculo.

O tmulo, conforme j explicado, encontra-se na divisa do Parque, ao lado da antiga estrada Guarapuava/Foz do Iguau. Foi vandalizado, mas ainda pode ser trabalhado arqueologicamente, para a recuperao das lpides e o detalhamento da sua rea. Esses elementos, juntamente com os resultados de entrevistas com moradores locais, permitiro o resgate da sua histria.

Entre as estruturas relacionadas Usina Hidreltrica So Joo, algumas encontravam-se demolidas. Alicerces e paredes de edificaes em alvenaria de pedras e tijolos foram constatados, alinhados no meio da mata. O efeito visual das runas nesse ambiente instigante e poderia, depois de um planejamento, ser aproveitado para visitao.

mhtml:file://D:\UHE Baixo Iguau\Bibliografia histria sudoeste\6 igor.mht

28/5/2010

S-ar putea să vă placă și