Sunteți pe pagina 1din 11

54

MANUTENO SEGURA DE FERRAMENTAS PORTTEIS NA CONSTRUO Sobre a manuteno


A manuteno pode ser definida como o trabalho realizado em algo com vista sua manuteno em condies de funcionamento e de segurana, bem como preveno de falhas e avarias. Esse algo pode ser um local de trabalho, um equipamento de trabalho ou um meio de transporte (por exemplo, um navio). A manuteno preventiva ou proativa realizada para manter algo operacional. Este tipo de atividade , normalmente, programado e agendado. A manuteno corretiva ou reativa consiste na reparao de algo, para que volte a funcionar. Trata-se de uma tarefa no calendarizada nem programada que, normalmente, implica mais perigos e nveis de risco mais elevados. A manuteno no uma atividade exclusiva de afinadores e mecnicos. uma responsabilidade de praticamente todos os trabalhadores de todos os setores e ocorre em quase todos os ambientes de trabalho. A segurana e a sade dos trabalhadores podem ser afectadas durante o processo de manuteno, mas a falta ou a inadequao da manuteno tambm as podem afetar. A conceo dos equipamentos e da rea de trabalho tem igualmente um impacto significativo na segurana e na sade dos trabalhadores que efetuam a manuteno.

Introduo
Para efeitos da presente ficha, consideram-se ferramentas portteis as que podem ser transportadas mo. Essas ferramentas podem dividir-se em ferramentas manuais portteis (sem motor) e mquinas-ferramentas portteis. So ferramentas manuais portteis, por exemplo, os serrotes, os martelos, as chaves de parafusos, os alicates, os machados ou as chaves de porcas. Os maiores perigos destas ferramentas resultam da utilizao incorreta ou de uma manuteno deficiente. As ferramentas gastas, por exemplo, dificultam o trabalho e podem dar origem a um maior nmero de leses. Mquinas-ferramentas portteis As mquinas-ferramentas podem ser classificadas consoante o tipo de energia utilizada: eltricas (as serras circulares e os berbequins, por exemplo), pneumticas (martelos, estilhaadoras, pistolas de ar comprimido, e outras), a combustvel lquido (gasolina) (motosserras, por exemplo), hidrulicas (macacos), e acionadas a plvora (pistolas de pregos). As mquinas-ferramentas portteis so utilizadas em quase todas as indstrias. Facilitam a execuo de tarefas que, de outra forma, obrigariam a um trabalho manual extenuante. No entanto, se no forem devidamente utilizadas e conservadas, estas ferramentas do dia-a-dia podem causar leses graves nos dedos ou nas mos, ou mesmo nos olhos. As ferramentas avariadas (com deficincias) ou que tenham sido modificadas por curiosos podem tornar-se perigosas. As mquinasferramentas eltricas defeituosas podem provocar queimaduras e choques ou mesmo a morte por eletrocusso. Algumas ferramentas pneumticas so muito ruidosas e podem causar perda de audio. As ferramentas portteis so intensamente utilizadas nos estaleiros de construo e, por conseguinte, quem neles trabalha est permanentemente exposto aos perigosi decorrentes dessa utilizao. De acordo com um estudo sobre o assunto, a construo , depois da agricultura, o setor que regista as mais altas taxas de leses resultantes da utilizao de ferramentas manuais.

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Em relao s taxas de leses resultantes da utilizao de mquinas-ferramentas portteis, a ordenao apurada foi a seguinte: construo, agricultura, indstria transformadora e explorao ii mineira . Cerca de metade das amputaes de dedos realizadas anualmente resultam de acidentes com mquinas-ferramentasiii. Segundo a AISS (2009)iv , cerca de um em cada cinco acidentes com eletricidade envolve v equipamentos eltricos portteis, enquanto, por seu lado, a Universidade de Wolverhampton (2006) apurou que quase um quarto dos acidentes com eletricidade de notificao obrigatria envolvia equipamentos eltricos portteis, o que corrobora as concluses da Entidade Reguladora para a Sade e a Segurana (HSE) do Reino Unidovi. A manuteno de ferramentas portteis deve ser objeto de especial a fim de prevenir ou eliminar os riscos. Dadas as caractersticas quer dos estaleiros de construo, quer das ferramentas portteis que facilmente so levadas de um local para outro , o controlo e a manuteno de ferramentas portteis em estaleiros de construo no so tarefas fceis. Acresce que os acidentes tambm podem ocorrer durante a manuteno de mquinas-ferramentas avariadas.

Kadmy Fotolia

Perigos e riscos resultantes da manuteno deficiente de ferramentas portteis em estaleiros de construo


As ferramentas portteis com manuteno deficiente na construo (quer as ferramentas manuais, quer as mquinas-ferramentas) apresentam riscos significativos para a sade e a segurana dos trabalhadores que as utilizam. Esses riscos so proporcionais ao estado de conservao das ferramentas e aumentam com o tempo. Nos estaleiros de construo, os equipamentos avariados so frequentemente alvo de reparaes improvisadas, para evitar a interrupo dos trabalhos. Essas reparaes so muitas vezes feitas pressa e de forma atabalhoada, recorrendo a solues precrias (por exemplo, substituir um fusvel por um prego, amarrar com fita um cabo eltrico danificado). Os equipamentos que no so reparados por profissionais podem tornar-se perigosos. Entre os perigos e riscos decorrentes da falta de manuteno ou de uma manuteno deficiente, destacam-se os seguintes: Ferramentas manuais: Falha mecnica ou perda de controlo durante a utilizao de ferramentas com peas danificadas. So exemplos de ferramentas perigosas os martelos com cabeas soltas ou danificadas, as chaves de parafusos com cabos partidos ou pontas rombas, os escopros com cabeas achatadas e os serrotes com lminas gastas. Mquinas-ferramentas: Mau funcionamento de dispositivos de segurana como, por exemplo, os botes de emergncia (boto vermelho) ou os revestimentos de proteo. Numa situao de
Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu 2

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

emergncia, estes dispositivos no funcionaro de forma adequada ou o grau de proteo conferido ao trabalhador ser limitado, o que, nalguns casos, pode ser pior do que ausncia total de proteo pois transmite uma falsa sensao de segurana. Risco de eletrocusso, choque ou queimaduras devido ao mau funcionamento dos componentes eltricos, cabos partidos e isolamento ou ligao terra inadequados. Discos abrasivos rachados ou partidos ou lminas rachadas podem causar ferimentos. Por exemplo, os discos abrasivos podem soltar-se e ser projetadas durante o funcionamento, o que pode dar origem a ferimentos graves ou acidentes mortais. Emisso de substncias qumicas sob a forma de fumos ou poeira txicos, etc. O rudo e as vibraes caractersticos de praticamente todas as mquinas-ferramentas portteis podem provocar diminuio de audio e a sndrome das vibraes mo-brao, respetivamente. As vibraes podem dar origem sndrome de Raynaud, que surge devido a danos causados nos msculos e nervos que controlam o fluxo sanguneo. As ferramentas com manuteno deficiente podem conduzir ao aumento substancial das emisses de rudo e de vibraes (por exemplo, um instrumento cortante que no est afiado vibra muito mais). Tambm as fixaes antivibratrias danificadas de uma ferramenta podem aumentar a transmisso de vibraes ao trabalhador.

Preveno dos riscos da utilizao de ferramentas manuais e mquinasferramentas atravs da manuteno


O cuidado permanente e a manuteno e armazenamento adequados so fundamentais para a utilizao segura de ferramentas portteis nos estaleiros de construo. Na prtica, isso implica inspees visuais dirias que visam detetar indcios de possveis avarias; por exemplo, fugas de leo ou de fluidos de refrigerao, fissuras estruturais ou desgaste de bordos cortantes. Implica tambm ajustes mecnicos e afinao de equipamentos, bem como a deteo e correo de pequenos problemas antes de se tornarem grandes problemas. Deve ser comunicado quais os elementos que requerem ateno. Seguem-se algumas regras bsicas para a preveno de riscos associados utilizao de ferramentas manuais e mquinas-ferramentas: Antes da utilizao, verifique se a ferramenta est danificada Confirme a presena e fixao das protees Verifique se existem fissuras nos discos e nas lminas Inspecione os cabos eltricos, as unies e a ligao terra. fundamental que o ncleo de ligao terra do cabo flexvel e respetivas ligaes terra das ferramentas eltricas portteis sejam testados regularmente por uma pessoa competente, tendo em vista assegurar a continuidade e potncia da ligao terra.

Muitos acidentes com equipamentos eltricos so provocados por cabos flexveis, extenses, fichas e tomadas avariados. O que deve procurar durante o controlo? H cabos descarnados vista? O revestimento dos cabos est intacto, sem cortes ou golpes? A ficha est em boas condies por exemplo, o invlucro no est rachado e os pernos no esto inclinados? O cabo tem juntas amarradas com fita ou no-normalizadas? A caixa de revestimento da ferramenta est danificada?

As ferramentas portteis que esto danificadas devem ser retiradas de uso e ter uma etiqueta com indicao de No utilizar
Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu 3

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Mantenha as ferramentas afiadas e limpas Substitua os discos muito gastos, rachados ou deformados e as lminas gastas e rachadas Substitua as extenses desgastadas e/ou deterioradas e as ligaes danificadas. No tente amarrar cabos com fita Siga as instrues do manual do utilizador no que respeita lubrificao e substituio de acessrios Mantenha as ferramentas de acordo com as especificaes do fabricante para evitar agravar as vibraes: Substitua as fixaes antivibratrias antes de estarem gastas Verifique o equilbrio das peas rotativas e, se necessrio, substitua-as Mantenha as ferramentas afiadas.

Exemplos de ferramentas que podem dar origem a leses devido vibrao: Serras de corrente (motosserras) Martelos demolidores, martelos pneumticos Martelos perfuradores/berbequins percussores Rebarbadoras portteis Martelos mecnicos

Para se manterem seguros, os sistemas hidrulicos carecem de manuteno adequada. As ligaes das mangueiras hidrulicas devem ser periodicamente substitudas. Defina um calendrio de manuteno e siga-o de forma consistente. Antes da utilizao, verifique se existem cortes, golpes, fissuras ou outros indcios de danos nas mangueiras hidrulicas. Inspecione/substitua com maior frequncia as ligaes crticas das mangueiras hidrulicas. As ligaes crticas das mangueiras so as que se localizam perto dos operadores do equipamento ou aquelas cujas anomalias podem dar origem a leses. Para alm de minimizar os riscos relacionados com a utilizao de ferramentas portteis, a utilizao e a manuteno adequadas mantm o funcionamento eficaz do equipamento; assim, importante considerar que o funcionamento e a manuteno contribuem para o crescimento da produtividade.

Que riscos correm os trabalhadores que fazem a manuteno de ferramentas portteis?


A manuteno um procedimento vital para o funcionamento seguro e correto dos equipamentos, pelo que os trabalhadores devem ter formao adequada. Contudo, o processo da manuteno constitui, em si mesmo, um desafio para a sade e a segurana no trabalho. Para alm dos perigos e riscos j presentes nos estaleiros de construo, como escorregadelas, tropees, quedas, rudo e veculos em movimento, a manuteno de ferramentas portteis acarreta riscos especficos como, por exemplo: Risco de choque, queimaduras e eletrocusso, se as ferramentas no so desligadas antes da assistncia ou os trabalhadores da manuteno no utilizam equipamento de proteo como sapatos e luvas e ferramentas adequadas, se as ferramentas eltricas no esto devidamente ligadas terra ou se as fichas no esto protegidas pela ligao terra de proteo (em conformidade com a norma IEC 62335 SPE-PRCD Switched protective earth portable residual current devices).

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Risco de leses provocadas pelas peas mveis da ferramenta que podem ocorrer durante a inspeo de diagnstico, a manuteno (se a ferramenta no tiver sido totalmente desativada e desligada) e, por fim, quando a ferramenta entra de novo em servio. Risco de leses provocadas por peas mveis devido libertao acidental de energia hidrulica/pneumtica da ferramenta. Os sistemas sob presso devem estar desligados, e as vlvulas apertadas antes do incio dos trabalhos de manuteno. Risco de leses provocadas por peas mveis devido libertao acidental de energia mecnica (por exemplo, molas) da ferramenta que est a ser alvo de manuteno. Risco de leses provocadas pela queda acidental de peas ou ferramentas que no esto presas durante os trabalhos de manuteno. Risco de leses provocadas por fluido a alta presso de ferramentas hidrulicas. No esquecer que o leo hidrulico est sob elevada presso. Libertar a presso antes de iniciar os trabalhos no sistema. Ao inspecionar o equipamento, no tocar nas mangueiras pressurizadas com as mos, nem mesmo se estiver a usar luvas. Os fluidos sob presso so perigosos e podem provocar ferimentos graves ou morte. Risco de queimaduras provocadas pelo leo quente das ferramentas hidrulicas. Risco de fogo ou exploso de materiais inflamveis existentes no equipamento de trabalho. O trabalho de manuteno pode dar origem ignio de materiais inflamveis (provocada por fontes de calor como cigarros, eletricidade esttica e descargas eltricas, combustvel de ferramentas portteis, etc.).

Sima - Fotolia

NUNCA toque com a mo numa mangueira hidrulica pressurizada para localizar fugas e, em caso de suspeita de ter havido leso por injeo, dirija-se de imediato aos servios de urgncia!

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Gesto da SST e manuteno


A Diretiva obriga os empregadores a tomarem as medidas necessrias para assegurar a sade, a segurana e o bem-estar dos trabalhadores, incluindo daqueles que desempenham funes de manuteno. Os empregadores tm de levar a cabo uma avaliao de riscos para identificarem os perigos relacionados com a utilizao e a manuteno de ferramentas portteis e adotarem medidas preventivas para eliminar ou minimizar os riscos. As empresas que subcontratam o trabalho de manuteno tm de se certificar de que a empresa contratada gere a sade e a segurana no trabalho em conformidade com os requisitos legais. Programas de manuteno e de controlo A chave para uma manuteno segura consiste em lanar um programa de manuteno, integrar os aspetos da manuteno relativos segurana e sade e incluir procedimentos de controlo, comunicao e conservao de registos. necessrio manter os registos com o objetivo de fornecer informaes destinadas ao planeamento das atividades de manuteno e de substituio para que estas ocorram em tempo oportuno. A gesto adequada da manuteno de equipamentos necessita de um inventrio pormenorizado de todos os itens, incluindo, entre outras coisas, informaes sobre o fabricante, modelo, ano e referncia do equipamento, e uma lista das peas necessrias, respetivamente, para o funcionamento normal e para as grandes reparaes.

Uma parte importante do programa de manuteno o programa de controlo que estabelece a frequncia das inspees formais a executar por tcnicos de manuteno competentes e formados. As ferramentas portteis devem ser inspecionadas: Antes de serem usadas pela primeira vez Aps a manuteno e a substituio de peas A intervalos regulares adequados a cada ferramenta.

O perodo entre inspees pode variar consoante o tipo de ferramenta, as condies de utilizao e o ambiente. Na Alemanha, existem regras tcnicas e regulamentos relativos preveno de acidentes que aconselham sobre formas de identificar e definir a periodicidade da manuteno de vii,viii mquinas-ferramentas portteis . No Reino Unido, a Entidade Reguladora para a Sade e a Segurana (HSE) fornece igualmente informaes sobre a manuteno de mquinas portteis, incluindo sobre os intervalos entre inspees.ix
x

Fatores a ter em conta na elaborao de um plano de manuteno (adaptado do HSE ): Tipo de ferramenta e de energia utilizada Instrues e recomendaes do fabricante Tempo de uso da ferramenta Frequncia de utilizao e ciclo de trabalho da ferramenta Ambiente de trabalho onde a ferramenta utilizada (por exemplo, hmido ou poeirento), ou probabilidade de danos mecnicos Previsvel utilizao indevida da ferramenta Efeitos de alteraes ou reparaes na ferramenta Anlise de registos anteriores de manuteno.

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Efetue a manuteno em segurana: Desligue sempre as mquinas-ferramentas antes de proceder manuteno, regulao, lubrificao, limpeza ou reparao das mesmas, afiar ou substituir acessrios, nomeadamente lminas. Siga as instrues do fabricante no manual do utilizador relativas manuteno e ao servio de assistncia (por exemplo, lubrificao, limpeza) e substituio de peas e acessrios. Quando executar trabalhos de manuteno, utilize ferramentas e equipamento adequados. No modifique nem altere as ferramentas. Nunca remova as protees. No as amarre de novo nem as transforme. No modifique os componentes de segurana incorporados nos interruptores.

Equipamento de proteo pessoal Os perigos e riscos j presentes nos estaleiros de construo, como escorregadelas, tropees, quedas, rudo, veculos em movimento e os riscos especficos relacionados com a manuteno de ferramentas portteis exigem, frequentemente, a utilizao de equipamento de proteo pessoal. Por exemplo, necessrio utilizar capacetes de segurana em reas onde existem perigos suspensos. Quando os trabalhadores tm de trabalhar com ferramentas afiadas, necessrio utilizar proteo das mos e luvas. A utilizao de, por exemplo, lubrificantes, fluidos hidrulicos ou produtos de limpeza (solventes) pode causar leses oculares ou da pele e requer proteo. Podem ser necessrios protetores contra o rudo quando se trabalha com mquinas ou equipamentos ruidosos ou perto destes. Formao e informao Os trabalhadores que tm a cargo a manuteno devem receber formao e ser informados sobre a tarefa, os resultados da avaliao de riscos, os sistemas de trabalho e os procedimentos seguros, nomeadamente a participao de problemas. A manuteno de mquinas-ferramentas portteis deve ser executada por pessoal competente e de acordo com as instrues e recomendaes dos fabricantes. Os trabalhadores que participam nos trabalhos de manuteno devem saber quais as ferramentas a utilizar e onde esto guardadas, e tm de compreender e respeitar as precaues de segurana. Algumas tarefas requerem formao especfica, como a formao em hidrulica para executar trabalhos de manuteno de ferramentas hidrulicas. No faa alteraes, reparaes ou adaptaes em sistemas hidrulicos, a menos que possua a devida competncia. Verificao final Quando os trabalhos de manuteno esto concludos, os trabalhadores tm de verificar se o pessoal da manuteno deixou as ferramentas portteis em condies de segurana e de xi funcionamento: Teste a funcionalidade da ferramenta Reponha as protees e dispositivos de segurana Registe o controlo e as aes levadas a cabo, assine e entregue a ferramenta ao trabalhador ou guarde-a em segurana. Listas de verificao Uma lista de verificao pode ajud-lo a identificar perigos relacionados com a manuteno de ferramentas portteis e a tomar as medidas preventivas necessrias. Podem ser necessrias listas de verificao diferentes em funo da energia utilizada:

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Perguntas de carter geral Existe algum plano de manuteno? As ferramentas portteis so sujeitas a testes peridicos e possuem uma etiqueta com a data do teste? As instrues e os manuais de funcionamento esto disponveis? As ferramentas danificadas possuem etiquetas com indicao de No utilizar? Os registos da manuteno das ferramentas conservados? utilizadas no estaleiro so

Sim

No

As ferramentas utilizadas no local de trabalho esto em boas condies e limpas? As ferramentas esto devidamente lubrificadas? As lminas, dentes e outras peas cortantes esto afiadas e bem fixadas, e no gastas, rachadas ou soltas? As ferramentas so guardadas em local seco e seguro? As lminas so removidas quando as ferramentas esto a ser transportadas, guardadas ou no esto a ser utilizadas? Os trabalhadores da manuteno tm formao sobre procedimentos de trabalho seguros? Ferramentas eltricas As ferramentas esto desligadas da corrente? H cabos ou fichas danificados? As ferramentas eltricas estiveram sujeitas a condies inadequadas (humidade ou poeiras)? As extenses flexveis esto em boas condies de segurana? Existem indcios de sobreaquecimento? As ferramentas tm protees de segurana nas lminas, dentes, rolos, correntes, engrenagens, rodas dentadas e outras peas mveis perigosas? Ferramentas acionadas a plvora As ferramentas esto descarregadas durante os trabalhos de manuteno? Os canos esto desobstrudos? Os canos da ferramenta acionada a plvora, carregada ou descarregada, apontam sempre para uma direo segura afastada do corpo do operador e nunca apontam para pessoas? As ferramentas so inspecionadas e testadas diariamente? As ferramentas esto equipadas com placas ou revestimentos de proteo? Ferramentas pneumticas O fornecimento de ar interrompido? As mangueiras esto em boas condies e so adequadas para a ferramenta? As ferramentas apontam sempre para uma direo segura afastada do corpo do operador e nunca apontam para pessoas? Existem molas de segurana para evitar que acessrios como os cinzis de um martelo estilhaador sejam projetados inadvertidamente do cano? Sim No Sim No Sim No

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Ferramentas hidrulicas Existem indcios de danos exteriores nas ligaes das mangueiras hidrulicas como, por exemplo, cortes, golpes ou fissuras? libertada presso antes de dar incio aos trabalhos no sistema?

Sim

No

Conceo das ferramentas


A conceo tendo em vista uma boa manutenibilidade ajuda a simplificar o processo de manuteno das ferramentas portteis e reduz os riscos em termos de segurana. Todos os componentes e interfaces devem ser concebidos e estar localizados de forma a permitir o xii acesso fcil e direto dos trabalhadores da manuteno . As tarefas da manuteno devem ser concebidas de forma a eliminar ou reduzir ao mnimo a necessidade de ferramentas especficas. Uma boa conceo pode contribuir substancialmente para eliminar ou reduzir a possibilidade de erro humano durante a manuteno.

Legislao
So vrias as diretivas europeias que fixam normas mnimas de proteo dos trabalhadores. A mais importante a Diretiva 89/391/CEE do Conselho relativa aplicao de medidas destinadas a promover a melhoria da segurana e da sade dos trabalhadores no trabalho (directiva-quadro), que define o processo de avaliao de riscos e um conjunto hierarquizado de medidas de preveno que todos os empregadores devem respeitar. A directiva-quadro complementada por diretivas especiais, uma das quais cobre especificamente os estaleiros de construo: Diretiva 92/57/CEE, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade a aplicar nos estaleiros temporrios ou mveis. Exige que as instalaes, as mquinas e os equipamentos, incluindo as ferramentas manuais, sejam mantidos em bom estado de funcionamento e inclui disposies sobre a manuteno tcnica, controlo antes da entrada em funcionamento e controlo peridico das instalaes e dispositivos, a fim de eliminar deficincias suscetveis de afetar a segurana e a sade dos trabalhadores. A utilizao dos equipamentos de trabalho regulada pela Diretiva 2001/45/CE relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho. Inclui prescries mnimas para os dispositivos de controlo e proteo e disposies relativas manuteno dos equipamentos de trabalho, bem como disposies especficas relativas a inspees peridicas. A Diretiva 89/654/CEE relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para os locais de trabalho estipula que a manuteno tcnica deve ser levada a cabo nos locais de trabalho e nos equipamentos e dispositivos a utilizados, e que os defeitos verificados que sejam suscetveis de prejudicar as condies de segurana e sade dos trabalhadores devem ser eliminados o mais rapidamente possvel. A Diretiva 89/656/CEE relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de proteo individual no trabalho estabelece as prescries mnimas dos equipamentos de proteo individual utilizados pelos trabalhadores no trabalho. Muitas ferramentas portteis utilizadas nos estaleiros de construo so eltricas. A Diretiva 2006/95/CE (Diretiva baixa tenso) cobre todos os riscos em matria de sade e segurana e exige que o material eltrico seja seguro na utilizao prevista. O objetivo da Diretiva 2006/42/CE a imposio de prescries mnimas de segurana e de sade em relao conceo e ao fabrico, a fim de reforar a segurana das mquinas colocadas no mercado. A diretiva estabelece que as mquinas devem ser concebidas e construdas por forma a cumprirem a funo a que se destinam e a poderem ser postas em funcionamento, reguladas e objeto de manuteno sem expor as pessoas a riscos.

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

Foram adotadas vrias diretivas especiais sobre o controlo da exposio dos trabalhadores a agentes fsicos potencialmente nocivos no local de trabalho, como as vibraes e o rudo. Estas diretivas incluem uma disposio que visa evitar ou reduzir a exposio, entre outros meios, atravs de programas de manuteno adequados destinados aos equipamentos de trabalho. Mais informaes sobre legislao em: http://osha.europa.eu/en/legislation Existem ainda vrias normas aplicveis manuteno segura de ferramentas portteis nos estaleiros de construo. Por exemplo, a norma CEN/TC 255 relativa segurana de ferramentas manuais de energia eltrica e a norma CEN/TC 213 relativa segurana de ferramentas manuais de carga explosiva. Ou a norma ISO 2380-1, com recomendaes sobre chaves de parafusos manuais e mecnicas.

Ligaes teis
ISSA, Guideline on Managing Safety in the Use of Portable Electrical Equipment in the Workplace [Orientaes relativas Gesto da Segurana na Utilizao de Equipamentos Eltricos Portteis no Trabalho], International Section of the ISSA for Electricity, Gas and Water, IVSS, 2009 http://www.issa.int/ger/content/download/80356/1562921/file/2Guideline_portable_electrical_equipme nt.pdf University of Wolverhampton, Guidance for the registration, inspection and testing of portable electrical equipment [Orientaes relativas ao registo, inspeo e teste de equipamentos eltricos portteis], 2006 http://www2.wlv.ac.uk/hs/guidance/RSH%20Guidance%20%20Portable%20Electrical%20Safety.pdf Berufsgenossenschaft der Bauwirtschaft, D 10 Handmaschinen [D 10 Mquinas manuais], http://www.bgbau-medien.de/site/asp/dms.asp?url=/bau/infom/d10.htm Vereinigung der Metall-Berufsgenossenschaften, Sicherheit beim Arbeiten mit Handwerkszeugen [Segurana no Trabalho com Ferramentas Manuais], BGI 533, 2007, http://www.bgbaumedien.de/pdf2/zh_Z71.pdf Health and Safety Executive HSE, Maintaining portable and transportable electrical equipment [Manuteno de equipamentos eltricos portteis e amovveis], HSE Books, second edition 2004, http://www.hse.gov.uk/pubns/priced/hsg107.pdf

Myers, J.R., Trent, R.B., Hand tool injuries at work: A surveillance perspective, Journal of Safety Research, Volume 19, Issue 4, 1988, pp. 165-176.

ii

Myers, J.R., Trent, R.B., Hand tool injuries at work: A surveillance perspective, Journal of Safety Research, Volume 19, Issue 4, 1988, pp. 165-176. iii Consultnet Limited, Safe use of powered tools, safety training, power point presentation, http://www.consultnet.ie/Safe%20Use%20of%20Power%20Tools%20Rev0.ppt#1106,8,Safe Use of Power Tool Tool Hazards. iv ISSA, Guideline on Managing Safety in the Use of Portable Electrical Equipment in the Workplace, International Section of the ISSA for Electricity, Gas and Water 1. IVSS, 2009 http://www.issa.int/ger/content/download/80356/1562921/file/2Guideline_portable_electrical_equipment.pdf v University of Wolverhampton, Guidance for the registration, inspection and testing of portable electrical equipment, 2006 http://www2.wlv.ac.uk/hs/guidance/RSH%20Guidance%20%20Portable%20Electrical%20Safety.pdf vi HSE, Maintaining portable and transportable electrical equipment, HSE Books, second edition 2004, http://www.hse.gov.uk/pubns/priced/hsg107.pdf vii HVBG, Elektrische Anlagen und Betriebsmittel, (BGV A3), Berufsgenossenschaftliche Vorschrift fr Sicherheit und Gesundheit bei der Arbeit, 1979, amended 2005, http://www.arbeitssicherheit.de/arbeitssicherheit/html/modules/bgva/bgv_a/a3.pdf viii Bundesministerium fr Arbeit und Soziales, Prfungen von Arbeitsmitteln und berwachungsbedrftigen Anlagen, Technische Regeln fr Betriebssicherheit TRBS 1201, amended 2009, http://www.baua.de/cae/servlet/contentblob/669664/publicationFile/48631/TRBS-1201.pdf

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

10

Manuteno segura Ferramentas portteis na construo

ix

HSE, Maintaining portable and transportable electrical equipment, HSE Books, second edition 2004, http://www.hse.gov.uk/pubns/priced/hsg107.pdf x HSE, Maintaining portable and transportable electrical equipment, HSE Books, second edition 2004, http://www.hse.gov.uk/pubns/priced/hsg107.pdf xi Mller, J., Tregenza, T., The importance of maintenance work to occupational safety and health: a European campaign starting in 2010 casts its shadows, 2008 https://wwwsapp1.suva.ch/sap/public/bc/its/mimes/zwaswo/99/pdf/88154_d.pdf xii NIOSH Mining, Maintainability, NIOSH Mining Safety and Health Topic, http://198.246.98.21/niosh/mining/topics/machinesafety/equipmentdsgn/maintainability/mantainability.htm

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho - http://osha.europa.eu

11

S-ar putea să vă placă și