Sunteți pe pagina 1din 17

ECONOMIA GERAL E POLTICA

Prof. Alexandre Lima

SISTEMAS ECONMICOS
Definio: Economia uma cincia social que estuda como os indivduos e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre os grupos da sociedade, com finalidade de satisfazer as necessidades humanas. As necessidades humanas so ilimitadas, infinitas, enquanto os recursos produtivos (recursos naturais, mode-obra, capital) so finitos, limitados. Assim, a satisfao dessas necessidades sem exaurir os recurosos produtivos se configura um grande desafio. O QUE e o QUANTO produzir? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto? COMO produzir? Questo de eficincia produtiva. Capital ou mo-de-obra intensiva Para QUEM produzir? Como ser a distribuio de renda gerada pela atividade econmica.

SISTEMA ECONMICO - a forma como a sociedade est organizada para desenvolver as atividades econmicas (Atividades de produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios). Principais formas de sistemas econmicos: 1. Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) 1.1. Sistema de concorrncia pura (sem interferncias do governo) 1.2. Sistema de concorrncia mista (com interferncia governamental) 2. Economia Planificada (ou centralizada, tipo socialista)

SISTEMA DE CONCORRNCIA PURA


Base da filosofia do liberalismo econmico. Advoga a soberania do mercado, sem interferncia do Estado. Este deve responsabilizar mais com justia, paz, segurana, e deixar o mercado resolver as questes econmicas fundamentais. A noo de concorrncia pressupe a existncia de grande nmero de produtores atuando livremente no mercado de um mesmo bem ou servio, de modo que tanto a oferta quanto a procura se originem em condies de razovel eqidade, sem influncia ilegtima principalmente sobre o preo do produto.

Laissez-faire: O mercado resolve os problemas econmicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como guiados por uma mo invisvel, sem a interveno do governo. Mo-invisvel: mecanismo de preo que promove o equilbrio dos mercados.

Excesso de oferta (escassez de demanda) - Formam-se estoques - Reduo de preos - At o equilbrio (Existir concorrncia entre empresas para vender os bens aos escassos consumidores.) Excesso de demanda (escassez de oferta) - Formam-se filas - Tendncia ao aumento de preos - At o equilbrio (Existir concorrncia entre consumidores para compra.) - O QUE e o QUANTO produzir? (o que) Decidido pelos consumidores (soberania do consumidor). (quanto) Determinado pelo encontro da oferta e demanda de mercado. - COMO produzir? Questo de eficincia produtiva. Resolvido no mbito das empresas. - Para QUEM produzir? Decidido no mercado de fatores de produo (demanda e oferta de fatores de produo). Questo distributiva. CRTICA: Grande simplificao da realidade; Os preos podem variar no devido ao mercado mas,em funo de: fora de sindicatos (atravs dos salrios que remuneram os servios de mo-de-obra); poder de monoplios e oligoplios na formao de preos no mercado; interveno do governo (impostos, subsdios, tarifas, poltica salarial, fixao de preos mnimos, poltica cambial); O mercado sozinho no promove perfeita alocao de recursos. A produo ou consumo de um determinados bens ou servios pode produzir efeitos colaterais externalidades); alm disso, existem bens pblicos, disponibilizados pelo Governo. O mercado sozinho no promove perfeita distribuio de renda, pois as empresas esto procurando a obteno do mximo lucro, e no com questes distributivas. Essas crticas justificam a atuao governamental para complementar a iniciativa privada e regular alguns mercados. H muitos mercados, entretanto, que comportam-se como um sistema de concorrncia pura. Ex. hortifrutigranjeiro. Monoplio: Em linhas gerais, monoplio significa ausncia de concorrncia e existncia de um nico fornecedor. No monoplio, o fornecedor de produtos pode impor o preo a suas mercadorias ficando, entretanto, sujeito ao nvel de vendas dele decorrente. Como geralmente o mercado compra tanto menos quanto maior for o preo, o monopolista fixa o preo que lhe d maior lucro tendo em vista a relao entre 2

custo e produo. Ao reduzir a produo, o monopolista pode aumentar o preo j que o nico fornecedor. Alm disso, se o monopolista no teme a entrada de nenhum concorrente, optar pelo preo que maximize o lucro puxando-o para cima. Se a entrada de um novo concorrente for difcil mas no impossvel, o monopolista, por ser o dono do mercado, pode optar por fixar um preo suficientemente baixo para desestimular a entrada de qualquer concorrente. Oligoplios: Combina as caractersticas do monoplio e da concorrncia. Nos oligoplios h poucos fornecedores e cada um detm uma parcela grande do mercado, de forma que qualquer mudana em sua poltica de vendas afeta a participao de seus concorrentes e os induz a reagir. Por exemplo, se um fornecedor reduzir o preo abaixo do nvel geral do mercado, ele atrai os clientes dos concorrentes. Se os poucos concorrentes baixarem seus preos na mesma proporo, de modo que nenhum deles fique em vantagem em relao aos demais, provavelmente o nvel geral de lucro se reduzir. Por isso, numa oligarquia s vezes acontece dos fornecedores fazerem "acordos de cavalheiros" ( cartel) e fixarem os mesmos preos como se fosse um monoplio.

FRONTEIRA (CURVA) DE POSSIBILIDADE DE PRODUO (CPP)


a fronteira mxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados. Mostra as alternativas de produo da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.

O Grfico que mostra as vrias combinaes de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produo e a tecnologia disponveis.

Modelo: 2 bens utilizando em conjunto todos os Fatores de Produo


Quantidade Produzida (bem y )

ymax x0

Quantidade

xmax y 0

Produzida (bem x )

Lei dos custos de oportunidade crescentes: Dadas como inalteradas as capacidades tecnolgicas e de produo de uma economia e estando o sistema a operar a nveis de pleno emprego, a obteno de quantidades adicionais de determinada classe de produto implica necessariamente a reduo das quantidades de outra classe. Em resposta a constantes redues impostas classe que estar sendo sacrificada, sero obtidas quantidades adicionais cada vez menos expressivas da classe cuja produo estar sendo aumentada, devido relativa e progressiva inflexibilidade dos recursos de produo disponveis e em uso.

Os pontos da CPP representam as possveis combinaes dos fatores de produo na obteno dos bens x e y.
Quantidade Produzida (bem y )

ymax x0
B

C
A

xmax y 0

Quantidade Produzida (bem x)

A: capacidade ociosa (ineficincia). Neste ponto o custo de oportunidade zero, pois no necessrio sacrifcio de recursos produtivos para aumentar a produo de um bem, ou mesmo, dois bens. B e C: No h como produzir mais, sem reduzir a produo do outro. Combinaes de produto; (Nvel de produto Eficiente /Pleno Emprego). D: Nvel impossvel de produo. Posio inalcanvel no perodo imediato. Depende de fatores como inovao tecnolgica. Deslocamentos positivos: decorrem da expanso ou melhoria dos fatores de produo disponveis (Crescimento Econmico). Inovaes tecnolgicas: com a mesma quantidade de insumos obtm-se maior quantidade de produtos. Deslocamentos negativos: decorrem da reduo, sucateamento ou progressiva desqualificao do fatores de produo disponveis.

Quantidade Produzida (bem y )

ymax x0 B
D

C
A

Deslocamentos Positivos

Deslocamentos Negativos
xmax y 0
Quantidade Produzida (bem x)

Custo de Oportunidade: o grau de sacrifcio que se faz ao optar pela produo de um bem, em termos da produo alternativa sacrificada. O custo de alguma coisa o que voc desiste para obtla..
Quantidade Produzida (bem y )

ymax x0

450
250

B 150; 450

C 200; 250

150

200

xmax y 0

Quantidade Produzida (bem x)

C B custo de oportunidade de 200 unidades de y 50 de x.

EQULBRIO DE MERCADO
Demanda Demanda (ou procura) a quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir, num dado perodo. A Demanda no representa a compra efetiva, mas a inteno de comprar, a dados preos. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas vrias alternativas de preos de um bem ou servio.

Medidas de satisfao: Utilidade Total - Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem. Utilidade Marginal - Satisfao adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem. decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

Variveis que afetam a Demanda: Riqueza (e sua distribuio) Renda (e sua distribuio) Preo do bem Preo dos outros bens Fatores climticos e sazonais Propaganda Hbitos, gostos, preferncias dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crdito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

Tudo o mais constante (coeteris paribus - Verifica o efeito de variveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variveis), a quantidade demandada de um bem ou servio varia na relao inversa de seu preo.

Oferta Oferta a quantidade de determinado bem ou servio que os produtores desejam vender, em funo dos preos, em um determinado perodo. Considera-se que os produtores so racionais, j que esto produzindo com o lucro mximo, dentro da restrio de custos de produo. Tudo o mais constante (coeteris paribus), se o preo do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais. Para produzir mais, os custos sero maiores, e o preo do bem deve ser aumentado.

O Equilbrio de Mercado (Oferta e Demanda) de um Bem ou Servio

Lei da Oferta e da Demanda - O preo de qualquer bem se ajusta de forma a equilibrar a oferta e a demanda desse bem (Mecanismo de Preo). No h excesso de oferta, nem excesso de demanda: quantidade que os consumidores querem comprar = quantidade que os produtores desejam vender. Excesso do Bem Fornecedores reduzem preos Mercado atinge o Equilbrio Escassez do Bem Fornecedores aumentam preos Mercado atinge o Equilbrio

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Crescimento econmico est relacionado ao crescimento da renda nacional per capita, e um pas s estar realmente melhorando seu nvel de desenvolvimento econmico e social se, juntamente com o aumento da renda per capita, estiver tambm melhorando os indicadores sociais. Portanto, crescimento econmico trata apenas da evoluo da riqueza produzida. Dois indicadores importantes para a avaliao do crescimento econmicos so o PIB e o PNB. PIB Produto Interno Bruto PNB Produto Nacionla Bruto O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetrios) de todos os bens e servios finais produzidos numa determinada regio (quer seja, pases, estados, cidades), durante um perodo determinado (ms, trimestre, ano, etc). O PIB um dos indicadores mais utilizados na economia com o objetivo de mensurar a atividade econmica de uma regio. O PIB difere do produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda lquida enviada ao exterior (RLEE): ela desconsiderada no clculo do PIB, e considerada no clculo do PNB, inclusive porque o PNB gerado a partir da soma do PIB mais entradas e sadas de capital. Esta renda representa a diferena entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produo internacionais alocados no pas) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produo que, sendo do pas considerado, encontram-se em atividade em outros pases. Assim (e simplificadamente), caso um pas possua empresas atuando em outros pases, mas proba a instalao de transnacionais no seu territrio, ter uma renda lquida enviada ao exterior negativa. Pela frmula: PNB = PIB - RLEE No Brasil o PIB maior que o PNB, porque o Brasil envia mais do que recebe renda do exterior devido ao grande nmero de empresas estrangerias existentes no pas que realizam remessas de lucro ao exterior.

Enquanto que, nos Estados Unidos, o PNB maior que o PIB, devido ao grande nmero de empresas americans instaladas ao redor do mundo que efetuam remessas de lucro aos Estados Unidos. Os indicadores econmicos agregados (produto, renda, despesa) indicam os mesmos valores para a economia de forma absoluta. Dividindo-se esse valor pela populao de um pas, obtm-se um valor mdio per capita:

O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um pas. Pases podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, j que a renda total dividida por muitas pessoas, como o caso da ndia ou da China. Pases como a Sua, Noruega e a Dinamarca exibem um PIB moderado, mas que suficiente para assegurar uma excelente qualidade de vida a seus poucos milhes de habitantes. Atualmente usam-se outros ndices - que revelam o perfil da distribuio de renda de um pas (tais como o coeficiente de Gini ou mesmo ndices desenvolvidos pela sociologia, como o ndice de Desenvolvimento Humano) - para se obter uma avaliao mais precisa do bem-estar econmico desfrutado por uma populao. Desenvolvimento Econmico Desenvolvimento econmico um conceito mais qualitativo, incluindo as alteraes da composio do produto e a alocao dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem estar econmico e social, ou seja, pobreza, desemprego, desigualdade, sade, nutrio, educao e moradia. O relatrio da Unesco prope como medidas para o desenvolvimento, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), do PNUD, que procura considerar as numerosas dimenses do bem-estar humano, j que a ateno concentrar-se-a assim sobre os fins para os quais o desenvolvimento deve servir, em vez de faz-lo apenas sobre os meios, por exemplo, para o aumento da produo (UNESCO, 1999, p. 28-29). O desenvolvimento s ocorre com crescimento econmico. Porm, o inverso no verdadeiro. Para a caracterizao da existncia do desenvolvimento econmico, deve-se observar ao longo do tempo: a) Crescimento do bem-estar social, medido por meio dos indicadores de natureza econmica, por exemplo: PIB, PIB per capita; b) Melhoria nas condies de sade, nutrio, educao, moradia e transporte; c) Diminuio dos nveis de pobreza, desemprego e desigualdade. INFLAO Inflao um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preos dos bens e servios, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessria uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.

Exemplo: num pas com inflao de 10% ao ms, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num ms e paga R$ 10,00. No ms seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitar de R$ 11,00. Como o salrio deste trabalhador no reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Aps um ano, o salrio deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. A inflao muito ruim para a economia de um pas. Quem geralmente perde mais so os trabalhadores mais pobres que no conseguem investir o dinheiro em aplicaes que lhe garantam a correo inflacionria. Portanto, na persistencia de um processo inflacionrio, h um aumento da desigualdade social devido a reduo do poder de compra dos mais pobres, enquanto que o mais ricos, ao realizarem aplicaes financeiras, conseguem se proteger da inflao. Podemos citar as seguintes causas da inflao: - Emisso exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; - Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produo do pas; - Aumento nos custos de produo (mquinas, matria-prima, mo-de-obra) dos produtos. A inflao pode ser dividida em: Inflao de Demanda quando h excesso de demanda agregada em relao produo disponvel. As chances da inflao da demanda acontecer aumenta quando a economia produz prximo do emprego de recursos. Para a inflao de demanda ser combatida, necessrio que a poltica econmica se baseie em instrumentos que provoquem a reduo da procura agregada. Inflao de Custos associada inflao de oferta. O nvel da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retrao da produo fazendo com que os preos de mercado tambm sofram aumento. As causas mais comuns da inflao de custos so: os aumentos salariais faz com que o custo unitrio de um bem ou servio aumente, o aumento do custo de matria-prima que provoca um aumento nos custos da produo fazendo com que o custo final do bem ou servio aumente e por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevao dos custos de produo. Inflao Inercial A inflao inercial ocorre quando os agentes econmicos habituados com uma taxa de inflao elevada passam a se comportar de modo a se proteger da inflao futura o que alimenta a inflao no presente. Este processo ficou conhecido no Brasil como cultura inflacionria. A dificuldade de se combater a inflao inercial o fato dela ter origem nas expectativas inflacionrias dos agentes, portanto, para ser combatida deve-se convencer os agentes econmicos de que a inflao ir se reduzir. ndices de Inflao A inflao possui vrios ndices entre eles o IGP (ndice Geral de Preos), IPA (ndice de Preos no Atacado), INPC (ndice Nacional de Preos ao Consumidor), IPCA (ndice de Preos ao Consumidor Amplo). Quando a inflao superior a 50% ao ms, temos ums hiperinflao. Em perodos de inflao alta, em que os preos chegam a sofrer reajustes dirios, a populao no retm dinheiro, pois ele se desvaloriza muito 9

rpido. To logo recebem o dinheiro as pessoas compram mercadorias, pois se deixarem para o dia seguinte no conseguiro comprar tudo o que conseguem comprar hoje. O caso mais grave de hiperinflo que se tem notcia ocorreu na Alemanha, aps a primeira guerra mundial, que chegou a acusar um trilho por cento entre agosto de 1922 e novembro de 1923.

POLTICA MONETRIA
a atuao do governo sobre a quantidade de moeda, de crdito e das tx. de juros. uma poltica de curto prazo com o objetivo de estabilizar o nvel geral de preos. Os instrumentos: Emisses de moeda Reservas compulsrias (% sobre depsitos vista dos bancos comerciais junto ao Banco Central) Open market (compra/venda de ttulos pblicos) Redescontos (emprstimo do Bacen aos bancos comerciais) Regulamentao sobre crdito e tx. de juros.

Definio de moeda: objeto de aceitao geral, utilizado na troca de bens e servios. Aceitao garantida por lei.

Instrumento ou Meio de Troca

Promove e facilita o intercmbio de bens e servios. Evita a chamada economia de trocas ou escambo.

Medida de Valor

Unidade de Conta. Permite apurar o valor Monetrio.

Reserva de Valor

Liquidez absoluta. Conserva seu valor ao longo do tempo .

10

Banco Central do Brasil: BACEN / BC

rgo executivo central do SFN (Sistema Financeiro Nacional) Banco dos Bancos: Depsitos compulsrios, redescontos de liquidez; Gestor do SFN: Normas / Autorizaes / Fiscalizao / Interveno; Executor de Poltica Monetria: Controle dos Meios de Pagamentos, Oramento Monetrio / Instrumentos de Poltica Monetria;

Banco Emissor: Emisso de meio circulante (papel moeda e moeda metlica, nas condies e limites autorizados pelo Conselho Monetrio Nacional);

Financiamento do Tesouro Nacional (via emisso de ttulos); Administrao da dvida pblica interna e externa do pas; Representante junto as Instituies Financeiras Internacionais;

por meio do BC que o Estado intervm diretamente no SFN e indiretamente na economia.

Objetivos: a funo da poltica monetria regular o ritmo de crescimento da demanda agregada da economia no curto prazo, de tal maneira a impedir um crescimento mais rpido que o da oferta agregada, evitando assim presses no nvel geral de preos (presses inflacionrias). Para tanto o Banco Central se utiliza de alguns instrumentos: 1. Compulsrio: a parcela dos depsitos a vista que um banco deve manter obrigatoriamente depositada no Bacen, sem remunerao.; Aumento do compulsrio diminui a disponibilidade de recursos para emprstimos e, assim, diminui a oferta de moeda.

2. Redesconto ou Emprstimo de Liquidez: uma linha de emprstimos do BC aos bancos comerciais em situaes de falta temporria de liquidez (geralmente esta linha punitiva); Aumento da taxa de redesconto leva os bancos diminuirem a oferta de moeda

3. Operaes de Open Market ou Mercado Aberto: so compras ou vendas de ttulos pblicos realizadas pelo Bacen junto ao sistema bancrio. o instrumento de maior eficncia no mercado financeiro para ajustar a liquidez do mercado monetrio . Quando o Bacen compra ttulos pblicos do mercado ele injeta reais, elevando a liquidez da economia devido ao aumento da oferta de moeda. 11

Quando o Bacen vende ttulos pblicos do mercado ele retira reais, diminuindo a liquidez da economia devido reduo da oferta de moeda

4. Controle do Crdito: a Autoridade Monetria pode afetar a disposio dos bancos em conceder crdito ou tomar posies no mercado de ttulos, de cmbio ou futuros de acordo com: Regulao do crdito; Persuaso moral; Superviso e Fiscalizao bancria

TAXA DE JUROS Definio: a taxa de juros representa o valor do dinheiro no tempo. uma taxa de rentabilidade para os aplicadores, e o custo do emprstimo, para os tomadores. O BC, devido ao seu monoplio de emisso de moeda, influencia de maneira decisiva a taxa de juros.

Uma taxa de juros alta, gera como conseqncias: 1. Sobe o custo para os tomadores de fundos; 2. Aumenta o custo de oportunidade em estocar mercadorias dada a atratividade de aplicar no mercado financeiro; 3. Incentiva o ingresso de recursos de outros pases; 4. Freia a atividade econmica, ao desestimular o consumo e o investimento, estimulando a especulao no mercado financeiro; 5. Aumenta o custo da dvida pblica interna.

SETOR EXTERNO TAXAS DE CMBIO


Taxa de cmbio nominal: o preo da moeda (divisa) estrangeira em temos da moeda nacional ou viceversa. No caso do Brasil quanto se precisa em termos da moeda nacional (Real) para se comprar uma unidade de uma moeda estrangeira. Seu preo determinado pela oferta e demanda de divisas. Ex.: Brasil: U$ 1,00 = R$ 3,10

12

Exterior:

R$ 1,00 = U$ 0,32

Obs.: Como no Brasil a definio de cmbio diferente; um aumento da taxa de cmbio implica em desvalorizao e uma reduo implica em valorizao... Ex.: U$ 1,00 = R$ 3,10 U$ 1,00 = R$ 3,50 Desvalorizao

Oferta de Divisas: depende do volume de exportaes e da entrada de capitais externos;

Demanda de Divisas: depende do volume das importaes e da sada de capitais externos (amortizao de emprstimos, remessa de lucros, pagamentos de juros, etc.).

OFERTA DE DIVISAS > DEMANDA DE DIVISAS

Aumenta a disponibilidade de moeda estrangeira (valorizao cambial)

OFERTA DE DIVISAS < DEMANDA DE DIVISAS

Diminui a disponibilidade de moeda estrangeira (desvalorizao cambial)

Taxa Fixa de Cmbio: o Banco Central fixa a taxa de cmbio:

Maior previsibilidade aos agentes do mercado. Evita aumentos de preos de produtos importados, sendo, portanto, til para controle da inflao.

13

Taxa de Cmbio Flutuante: a taxa determinada pelo mercado de divisas (oferta e de demanda):

Dirty Floating: (mais adotado) regime de cmbio flutuante, mas com intensa atuao do Banco Central, na venda e na compra, que procura mant-la em nveis relativamente estveis;

Minibanda cambiais: o regime flutuante, porm dentro de limites fixados pelo Banco Central.

Cm bio Fixo

Cm bio Flutuante (Flexvel)

C fixa a taxa de cm bio; ercado determ ina a taxa de cm bio; B O m Caractersticas BC obrigado a disponibilizar BC no obrigado a disponibilizar reservas reservas cam biais. cam biais.

V antagens

aior controle da inflao (custo Poltica m onetria m ais independente do M das im portaes). cm bio. biais m ais protegidas de Reservas cam ataques especulativos.

eservas cam biais vulnerveis a Ataxa de cm bio fica m uito dependente da R ataques especulativos; volatilidade do m ercado financeiro nacional e internacional; Desvantagens A poltica m onetria (taxa de M aior dificuldade de controle das presses juros) fica dependente do volum e de inflacionrias, devido s desvalorizaes reservas cam biais. cam biais.

14

O Setor Externo: Efeito das Variaes na Taxa de Cmbio sobre Exportaes e Importaes (Controle da Inflao)

Valorizao (apreciao)

Taxa de cmbio cai (moeda nacional mais forte)

Importadores pagaro menos reais por dlar e tendem a importar mais, aumentando a concorrncia com os nacionais (ncora cambial).

Presso pela queda dos preos internos + Poltica de Abertura Comercial (liberao de Importao)

(Aumenta a eficincia produtiva, pelo aumento da competio) Custos:

Setor Exportador (perde mercado pelo alto custo relativo de seu produto). Setores protegidos que passaro a sofrer concorrncia.

15

O Setor Externo: Efeito das Variaes na Taxa de Cmbio sobre Exportaes e Importaes (Controle da Inflao)

Desvalorizao(depreciao)

Taxa de cmbio sobe (moeda nacional mais fraca)

Pode proporcionar um aumento nas Exportaes e reduo das Importaes (leva um certo tempo p/ essa resposta)

Presso sobre os custos de produo


(Aumento no custo das Importaes, incluindo produtos essenciais (demanda inelstica) Ex: Petrleo. )

Custos:

Aumento do nvel geral de preos

inflao de custos (pass-through)

16

Taxa de Cmbio Real e Nominal


As transaes internacionais so influenciadas pelos preos internacionais. Os dois preos internacionais mais importantes so a taxa de cmbio nominal e a taxa de cmbio real.

Taxa de cmbio nominal: a taxa qual se pode trocar a moeda de um pas pela moeda de outro pas; Taxa de cmbio real: a taxa qual se pode trocar os bens e servios de um pas pelos bens e servios de outro pas, ou seja, compara o preo de bens domsticos e internacionais na economia domstica. A taxa de cmbio real o preo em reais de uma cesta de bens estrangeiros, em relao uma cesta brasileira. A taxa de cmbio real um fator chave na determinao de quanto um pas exporta e importa.

Tx de Cmbio Nominal*Preo Externo eP* Tx de Cmbio Real R Preo Interno P

17

S-ar putea să vă placă și