Sunteți pe pagina 1din 20

Manual do Usurio

PARABNS! Voc um cliente especial que acaba de adquirir um produto com a qualidade mundial Electrolux. Neste manual, voc en0800 728 8778 contra todas as informaes para sua segurana e o uso adequado de seu fogo. Leia todas as instrues antes de utilizar o produto e guarde este manual para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778 ). Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao ao Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde esto as informaes do cdigo, modelo, fabricante e outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu Fogo necessite reparo. No a retire do local onde est colada.

1. Segurana
Evite acidentes. Aps desembalar o Fogo, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que o Fogo seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado. Fique atento para que as crianas no toquem na superfcie do Fogo, nem permaneam prximas do mesmo quando em funcionamento e ainda quente, mesmo desligado.

Para Crianas

Para o Usurio / Instalador


IMPORTANTE
Cuidados com as Partes Eltricas: Desligue o Fogo da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno, para evitar choques eltricos. Nunca desligue o Fogo da tomada puxando pelo cabo eltrico. Desligue-o puxando pelo plugue. No altere o plugue do seu Fogo. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico. No tente consert-lo, caso ocorram danos chame o Servio Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos. Tenha cuidado para que o Fogo no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Ligue seu Fogo a uma tomada exclusiva, no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Antes de instalar, ou substituir a lmpada, os queimadores do fogo devem estar desligados e o cabo eltrico deve ser desligado da tomada. Assim voc evitar acidentes. Antes de instalar ou trocar a lmpada de seu fogo, verifique a teno da rede local. Veja a potncia correta da lmpada para o seu modelo em Especificaes Tcnicas. perigoso modificar as especificaes ou caractersticas do Fogo. Cuidados com Alimentos e Utenslios: Para manusear ou retirar os alimentos do forno, utilize luvas trmicas de proteo. Nunca deixe panos ou materiais inflamveis sobre a tampa de vidro durante o uso do Fogo.

O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel, papelo, EPS e enviar s companhias de reciclagem.

Dicas Ambientais

ndice
Segurana...................................................... 02 Descrio do Fogo...................................... 04 Instalao....................................................... 04 Como Usar..................................................... 07 Limpeza e Manuteno................................. 09 Soluo de Problemas.................................. 11 Dicas e Conselhos........................................ 12 Especificaes Tcnicas.............................. 14 Certificado de Garantia................................. 19

Ao utilizar leo ou gordura nas frituras, o cuidado deve ser maior, pois os mesmos so inflamveis. No armazene utenslios no Fogo principalmente os que apresentem resduos ou grande quantidade de leo ou gordura. No utilize panelas com fundo arredondado, para evitar acidentes. Nunca deixe o cabo das panelas no lado de fora do Fogo. Cuidados com a Limpeza Por motivo de higiene e segurana, seu Fogo deve ser mantido sempre limpo. O acmulo de gordura ou de outros alimentos pode causar mau funcionamento e risco de acidentes (veja procedimento de limpeza). Limpe sempre a tampa de vidro do Fogo aps cada utilizao. Aps limpar o painel de controle certifiquese de que os botes estejam todos na posio desligado0. (Especialmente o boto do forno que gira livremente para ambos os sentidos no modelo 52SG). Cuidados Gerais: Mantenha crianas e animais longe do Fogo principalmente se ele estiver funcionando. As partes prximas aos queimadores, as partes externas, os puxadores e a porta esquentam e podem provocar queimaduras. A instalao do seu Fogo deve seguir as instrues descritas neste manual. Antes de acender o forno, abra totalmente a sua porta para evitar o acmulo de gs dentro dele. Certifique-se que o forno acendeu antes de fechar a porta. Ao se ausentar por um perodo prolongado, feche o registro de entrada do gs. Evite a instalao do Fogo prximo a materiais inflamveis, como por exemplo: cortinas, panos de cozinha etc. Os orifcios no cho do forno no devem ser obstrudos. As paredes do forno no devem ser revestidas com folhas de papel alumnio, principalmente o cho do forno. Verifique sempre se os botes esto na posio O (desligado) quando o Fogo no

estiver sendo utilizado. Caso existam peas danificadas, dirija-se ao Servio Autorizado Electrolux e adquira somente peas e acessrios originais para a sua substituio. Nunca use chamas ou fascas para localizar vazamentos de gs, pois podem provocar exploses. Utilize uma esponja com espuma de sabo ou detergente lquido. Na falta de energia eltrica, certifique-se de que nenhum boto de controle do Fogo esteja aberto antes de usar um fsforo para acender a chama. Para sua segurana o fogo est equipado com um contrapeso de concreto. No remov-lo.

Vazamento de Gs
Ao sentir cheiro de gs dentro de casa, tome as seguintes providncias: 1. Apague toda e qualquer chama. 2. No acenda qualquer tipo de chama. 3. No mexa em interruptores eltricos. 4. No utilize o telefone e celulares prximo ao local. Saia do ambiente e faa a ligao de um local aberto e ventilado. 5. Feche o registro da entrada de gs. 6. Abra as janelas e as portas, permitindo maior ventilao do ambiente. 7. Afaste as pessoas do local. 8. Caso o vazamento seja no botijo, retire-o e leveo para um local aberto e bem ventilado; chame o distribuidor de gs. 9. Se o fogo abastecido com gs canalizado ou central (prdios), feche imediatamente os registros de abastecimento; chame a companhia de gs responsvel. 10. Chame a assistncia tcnica para verificar o problema.

Vazamento de Gs com Fogo


1. Se possvel feche o registro de gs. 2. Afaste as pessoas do local. 3. Saia do local. 4. Chame o corpo de bombeiros

2. Descrio do Fogo
Peas
1. Tampa de vidro 2. Grades (trempes) 3. Botes de controle da mesa 4. Painel de controle 5. Timer ( modelo 52SG ) 6. Interruptor de acendimento 7. Interruptor da luz do forno 8. Boto de controle da temperatura do Forno 9. Puxador da porta 10. Porta do forno 11. Ps niveladores 12. Luz do grill (modelo 52SG)-indica se o grill est ligado 13. Porta da estufa (fixa no modelo 52SM e basculante no modelo 52SG)

3. Instalao
Voc mesmo pode instalar seu fogo, contanto que siga, passo-a-passo, as instrues deste manual. Confira, antes, na etiqueta de identificao localizada na parte traseira do fogo: - A tenso de alimentao (127/220 V); - O tipo de gs; Nossos produtos so bivolt. Para sua segurana eles saem de fbrica com a tenso de 220V; portanto, antes de ligar, confira a tenso na sua tomada e coloque a chave;que est situado na parte superior traseira do aparelho, na posio 127V ou 220V, conforme a tenso da sua residncia. (Exclusivo para modelo 52SG) No troque a tenso com o produto ligado na tomada. Se houver necessidade de modificar a instalao eltrica, esta dever ser efetuada por pessoal qualificado, em conformidade com as normas em vigor.

Condies do Local de Instalao


A utilizao de um Fogo a gs produz calor e umidade no local em que instalado. Certifique-se de que haja circulao de ar no local de instalao do produto, mantendo a ventilao natural ou instalando um exaustor de ar. Uma m ventilao produz falta de oxignio, que prejudicial ao desempenho do Fogo e sade. A utilizao intensiva e prolongada do Fogo requer uma ventilao suplementar, por exemplo a abertura de uma janela ou de uma ventilao mais eficaz que aumente o fluxo de ar. As correntes de ar no devem dificultar o bom funcionamento do Fogo ou apagar a chama. Para instalar seu fogo com GLP canalizado, verifique se a sua residncia possui um registro de parede, exclusivo para o fogo e em boas condies de uso. Verifique se a sua residncia possui uma tomada eltrica exclusiva e em perfeito estado para o fogo.

Modelos: 52SM e 52SG

Queimador Semi-Rpido

Entrada de gs Queimador Semi-Rpido

Posicionamento do Fogo
Aps retirar a embalagem, remova com cuidado o filme plstico da mesa, colocado para proteo do ao inoxidvel. No utilize o Fogo com este plstico pois poder danificar o inox. O calor derrete o plstico e sua remoo se torna muito difcil. Evite instalar o fogo ao lado

Mesa Queimador Semi-Rpido

Queimador Rpido

do refrigerador. Em caso de dvida, consulte o manual do refrigerador. Gire o p nivelador para regular a altura dos ps de apoio, ajustado o Fogo conforme a altura dos mveis existentes. No retire o p nivelador. O Fogo no deve estar posi- 3cm cionado abaixo do tampo dos mveis, pois pode dificultar o bom funcionamento do produto e causar acidentes. Respeite a altura de 80 a 3cm 85cm entre o Fogo e um 3cm mvel, um depurador de ar ou uma coifa instalada acima do produto. Coloque os queimadores com seus componentes e as grades nos lugares prprios da mesa do Fogo. Se possvel, instale o botijo fora da cozinha, em local protegido e bem ventilado. Instale seu produto respeitando uma distncia mnima de 3cm de cada lado do fogo de acordo com a figura acima.

de 1/2 polegada conforme NBR 14177 e adaptador (caso a mangueira cruze por trs do fogo).

Procedimentos para Instalao com mangueira PVC com tarja amarela


Nos casos onde o botijo est do lado da entrada de gs do fogo (figura 2), pode-se utilizar a mangueira PVC com tarja amarefig.1 la desde que ela no cruze por trs do fogo, e esteja dentro do prazo de validade de acordo com a norma tcnica NBR 8613.

Instalao do Gs
1. Coloque a abraadeira de metal (fig 1) na ponta da mangueira. 2. Coloque a mangueira no ponto de entrada do fogo e aperte a abraadeira (fig 2). 3. Coloque a outra abraadeira na extremidade oposta da mangueira e conecte-a no regulador de presso. Aperte a abra- fig.3 adeira (fig 3). 4. Rosqueie com cuidado o regulador de presso no botijo (fig 4). 5. Aps a instalao, verifique se h vazamento de gs, utilizando espuma de sabo ou detergente lquido (fig 5).

Abraadeira

fig.2

IMPORTANTE
Este fogo no foi projetado para ser embutido.

fig.3

Nivelamento do fogo
Para evitar problemas de funcionamento do seu fogo, principalmente ao assar alimentos no forno, importante que o aparelho esteja nivelado. Para isso, utilize uma forma com gua sobre as grades (trempes) e observe se o nvel da gua esta alinhado com a borda da forma. Se no estiver, gire os ps dianteiros do fogo at que o nvel da gua esteja alinhado com a borda da forma.

fig.4

Procedimentos para Instalao do botijo P13 com Tubo Flexvel Metlico

fig.5

Peas Necessrias para Instalar o seu Fogo


Instalao com botijo GLP: 1. Regulador de presso exclusivo para o seu fogo conforme a NBR 8473. 2. Mangueira plstica de PVC com tarja amarela conforme a NBR 8613. 3. Duas abraadeiras de metal (de boa qualidade) com parafusos. 4. Lmpada de 40W prpria para foges, conforme a tenso da sua instalao eltrica. (opcional) 5. Mangueira flexvel metlica

Regulador

Mangueira

1. Com uma chave de boca de 22 mm e outra de 26 mm fixe uma das extremidades do tubo flexvel metlico no adaptador. fig.6 2. Depois, fixe o tubo flexvel metlico com o adaptador na entrada de gs do fogo (figuras 6 e 7). 3. Caso o regulador de presso no possua conexo compafig.7 tvel ao tubo flexvel metlico (figura 8), o registro do regulador dever ser substitudo (figura 9). 4. Fixe a outra extremidade do tubo flexvel metlico no registro do regulador de presso (figuras 10 e 11), no esquecendo a
5

utilizao do anel de vedao. 5. Conecte o regulador de gs ao botijo, apertando-o somente com as mos (fig 4). Esse sistema foi desenvolvido para vedao somente com a fora manual, no ne- fig.8 cessitando de ferramentas. 6. Ligue o gs e verifique se existem vazamentos, utilizando detergente lquido viscoso, que fig.9 garante uma melhor performance e eficcia no teste (fig 5).

IMPORTANTE
Use sempre um regulador de presso (exclusivo para fogo) para qualquer tipo de botijo. A ausncia deste item pode causar excesso de presso e vazamento de gs. Verifique o prazo de validade do regulador de presso e da mangueira. A mangueira e o regulador devem ser trocados de acordo com a validade indicada pelo fabricante. Na troca, observar se o regulador de presso do botijo deve ter gravado a inscrio NBR 8473 (norma brasileira). Utilize a mangueira plstica de PVC com a tarja amarela conforme NBR8613, desde que: - A mangueira no tenha emendas; - No cruze por trs do fogo e no a passe prximo a sadas de ar quente ou atravesse a mangueira atravs de paredes; - O comprimento da mangueira seja menor que 125cm; - A mangueira esteja dentro do prazo de validade. Se a sua residncia for abastecida com gs de botijo, verifique a distncia entre o botijo e o fogo. Caso a mangueira plstica de 125cm no tenha comprimento suficiente para conectar o fogo ao botijo, a instalao dever ser feita com tubos de ao ou cobre de acordo com a NBR 13932 - Instalaes internas para GLP. Para Gs Natural, as instalaes internas devero ser feitas de acordo com as exigncias da NBR 13933. Se a entrada de gs estiver disposta de forma que a mangueira cruze a parte traseira do fogo, utilize uma mangueira flexvel metlica de 1/2 polegada com adaptador para conect-la ao fogo. No caso de gs canalizado, recomenda-se utilizar a mangueira flexvel metlica e adaptador, podendo tambm utilizar mangueira plstica desde que a mesma no cruze a parte traseira do fogo. No utilizar mangueira plstica revestida de metal, pois oferece o mesmo risco que mangueira plstica. Em caso de dvida ou aquisio de acessrios para a instalao do produto, consulte o Servio Autorizado Electrolux.

A Central de gs a rea predial delimitada que contm


fig.11

Instalao com GLP Utilizando Central de Gs

fig.10

os recipientes transportveis ou estacionrios e acessrios destinados ao armazenamento de GLP para consumo. Em uma instalao com central de gs existem alguns pontos importantes como: 1-Cilindro estacionrio ou bateria de cilindros transportveis. 2- Regulador de 1 estgio; 3- Regulador de 2 estgio e 4- Medidor de consumo Para instalao com mangueira PVC ou metlica proceda conforme os itens anteriores.

Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana a verificao das condies da rede eltrica do local de instalao do Fogo, ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. O modelo com Grill requer uma tomada especial tripolar com disjuntor exclusivo (veja pgina 15). Nossos modelos saem de fbrica sem lmpada por serem bivolt.

Instalao Eltrica

4. Como Usar
Antes de Usar o Fogo pela Primeira Vez
Limpe a mesa de ao inox removendo todos os resduos de adesivo conforme orientao da pgina 4. O isolamento trmico do Fogo produz durante os primeiros minutos de funcionamento, fumaa e odores caractersticos. No modelo 52SG, ligue o Grill por 3 minutos antes do primeiro uso. No primeiro uso, aquea o forno do Fogo vazio durante aproximadamente 45 minutos, na graduao de temperatura mxima. Deixe-o esfriar e, em seguida limpe o cho do forno com gua morna. Todos os acessrios, inclusive prateleiras, devem ser lavados antes de serem utilizados pela primeira vez.

Antes de Fazer a Ligao Certifique-se de que:


- A tomada ou disjuntor usados para a ligao so de fcil acesso, mesmo aps instalado o Fogo; - O cabo de alimentao dever ser colocado de forma a nunca encostar nas partes quentes do fogo, pois pode ocorrer o derretimento do isolamento eltrico e curto circuito; - No use extenses ou benjamins; - Nunca ligue o fio terra na tubulao de gs ou tubos de PVC; - Instale adequadamente o fio terra do seu fogo de acordo com a norma da ABNT, NBR 5410; - Em caso de dvida, consulte um eletricista; Este fogo est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica). Tenso 127 V 220 V Mnima 106 V 196 V Mxima 132 V 242 V

Tampa de Vidro

Deixe esfriar os queimadores, grades (trempes) e mesa antes de abaixar a tampa de vidro. Nunca acenda os queimadores da mesa com a tampa abaixada. O calor da chama ou das partes da mesa pode quebrar a tampa de vidro. A funo da tampa do Fogo, quando abaixada, proteger a superfcie contra o acmulo de p e evitar os respingos de gordura na parede quando estiver levantada. No utilize a tampa do Fogo como superfcie de trabalho. No coloque objetos pesados ou quentes sobre a tampa de vidro (limite de 3,0kg e 500C). Os botes de funcionamento dos queimadores esto colocados no painel de comando. Botes de controle da mesa Fechado Mximo Mnimo Boto de controle do forno Graduao de temperatura Acionamento do Grill (modelo 52SG)

Boto de Controle de Gs

280 255 230 205 180

grill

Painel de Controle Posio do queimador ( Boca ) Forno Indicao da posio dos botes de controle Acendimento automtico Acendimento da Lmpada do Forno
7

Para facilitar a ignio, acenda o queimador antes de colocar a panela sobre a grade. Queimadores da mesa: 1. Aperte e gire o boto no sentido fig.1 anti-horrio 2. Com o boto ainda apertado, aciofig.2 ne a fasca at acender o queimador (fig.1). 3. Depois, regule a chama de acordo com o desejado. Se aps algumas tentativas no acender, verifique se o espalhador (fig.2A) est devidamente encaixado A - Espalhador na base (fig.2B). B - Base Para interromper o fornecimento do gs gire o boto no sentido horrio at posio fechado. Na falta de energia eltrica, para acender um queimador, aproxime uma chama (fsforo aceso), pressione e gire o boto correspondente no sentido anti-horrio at a posio de mximo. normal pequenos estalos durante o acendimento e o desligamento dos queimadores da mesa. A base do queimador poder apresentar movimento em relao mesa se pressionada em suas extremidades. Estes movimentos devem-se s folgas de montagem da pea no produto e no representam falha/defeito ou sequer interferem no funcionamento do produto. Antes de ligar o forno, abra total- Ligar o Ligar o Grill Forno mente a porta. Aps o acendimento, permanea com a porta do forno aberta por fig.3 aproximadamente 1 minuto, para permitir a correta oxigenao do forno. Feche a porta e proceda com o pr-aquecimento antes de levar o alimento ao forno. Acendimento Automtico 1. Aperte e gire o boto no sentido anti-horrio; 2. Com o boto ainda apertado, acione a fasca (fig.4) at acender o forno. 3. Depois de aceso continue com o boto apertado por mais 10 segundos. Caso contrrio, o dispositivo de segurana Sicurgs apaga a chama. fig.4 Dispositivo de segurana Sicurgs Estes modelos esto equipados com um dispositivo de segurana no forno que bloqueia o fornecimento de gs quando a chama se extinge acidentalmente. Quando faltar energia eltrica, aproxime uma chama (fsforo aceso) at o orifcio no cho do forno,
8

Acendimento Automtico da Mesa

Queimadores da mesa

pressione e gire o Boto de Controle do Forno para a graduao de temperatura mxima, conforme figura ao lado. Aps notar que o queimador acendeu, segure o boto pressionando por 10 segundos at que a chama permanea acesa, ento regule a chama. Abra totalmente a porta do forno antes de acend-lo para evitar o acmulo de gs no interior do forno. Caso a chama no acenda ou apague acidentalmente, retorne imediatamente o boto at a posio fechado, mantenha a porta do forno aberta e aguarde pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe, evitando o risco de exploso, s ento tente acender novamente. Observaes: O boto do forno permite o giro livre, sem que seja pressionado, porm, desta forma, o sistema de segurana no libera a passagem de gs, logo, no h risco de acidentes. Ao utilizar o forno retire qualquer utenslio que estiver no interior do mesmo. Jamais armazene ou utilize lcool, gasolina, ou qualquer outro lquido e sprays inflamveis prximo ao fogo. Ateno ao desligar o forno para no ligar o grill de forma indesejada. (modelo 52SG) Dependendo das condies atmosfricas normal o embaamento dos vidros da porta, isto se deve umidade contida entre os vidros. Ligue o forno e aguarde alguns minutos para que o calor retire a umidade e o embaamento desaparea. Utilize o Timer conta minutos sempre que desejar programar o tempo de cozimento de um alimento. Selecione o tempo desejado, no intervalo de 0 a 60 minutos. Ao final do tempo selecionado, ser emitido um sinal sonoro. Este Timer no aciona cozimento, nem desliga o forno ao trmino do tempo selecionado. Para ativar o Timer, gire o boto no sentido horrio at o final do seu curso, coincidindo com a posio . Ento retorne o boto at a indicao de minuto desejada.
Boto Timer

Timer

Funcionamento do Forno

Boto de Controle do Timer Posio do boto (Pega do Boto) 15 30 45 Graduaes de tempo (Aba do Boto)

Instalao Limpeza ou Troca da Lmpada


Ateno! Para evitar choque eltrico, ao instalar, trocar ou limpar a lmpada assegure-se de que o fogo esteja desligado da tomada. Para retirada do protetor da lmpada, pressione as partes, superior e inferior, e puxe Proteo Lmpada um lado de cada vez at desencaixar. Para recolocar, proceda de maneira inversa. Veja a potncia correta da lmpada para o seu modelo em Especificaes Tcnicas Para acionamento do Grill, aperte o boto e gire no sentido da luz do grill at que ela acenda. O Grill uma resistncia eltrica instalada na parte de cima do forno, que aquece e emite radiao infra-vermelha que serve para dourar, grelhar ou gratinar os alimentos. Coloque o alimento sobre a prateleira do forno e posicione-a conforme o tipo de alimento: - Carnes fatiadas e finas so colocadas na prateleira mais prxima do Grill; - Assados enrolados, aves e outros, so colocados sobre a prateleira central. - Gire o boto no sentido horrio para acionar o interruptor eltrico que liga a resistncia do grill. - Observe que a luz do grill ao lado do boto se manter acesa enquanto o grill estiver em funcionamento. Por motivo de segurana, o grill eltrico e o forno a gs no funcionam simultaneamente - o boto que liga o Grill desliga o forno e vice-versa. (fig 3) Ao usar o grill, lembrar que o tempo de aquecimento menor que o dos fornos. Cuidado para no queimar os alimentos e tambm no sofrer queimaduras. O boto do forno gira nos dois sentidos: No sentido horrio liga o Grill, no sentido antihorrio liga o forno. Na posio indicada na figura do boto o forno e o grill esto desligados. (fig 3) Cuidado! partes acessveis podem ficar quentes quando a grelhadeira por irradiao (GRILL) usada. Crianas devem ser mantidas afastadas. Como o boto do forno o mesmo que aciona o Grill, aps o uso do fogo certifique-se de o mesmo esteja desligado. A luz ao lado do boto indica se o Grill est ou no em funcionamento, quando ela

est apagada, significa que est desligado.Por segurana, verifique sempre se o boto est na posio desligado 0.

Forno Autolimpante
O forno autolimpante tem um revestimento com esmalte especial de porcelana. Este revestimento no txico, no libera odores que possam alterar o sabor dos alimentos e no interfere na qualidade e tempo de cozimento. A combinao da textura e os agentes oxidantes de esmalte auxiliam a dissipao da gordura durante todo o tempo em que o forno estiver funcionando. Assim, o processo de limpeza contnuo e as manchas de gordura so quimicamente rompidas e eliminadas.

Funcionamento do Grill (Mod. 52SG)

Boto do Grill (modelo 52SG)

Antes de executar qualquer limpeza ou manuteno, desligue o fogo da tomada e feche os registros de gs. A limpeza dever ser feita com o Fogo frio. No use em hiptese alguma agentes de limpeza como: querosene, gasolina, solventes, removedores, cidos, vinagres, suco de limo, produtos qumicos ou abrasivos, pois podem causar manchas. Para a limpeza das partes de ao inoxidvel, das esmaltadas, dos vidros e do painel use uma esponja macia ou um pano mido com gua morna e sabo neutro ou detergente tipo lava-louas neutro. No utilize palha metlica, a parte verde das esponjas, ps abrasivos e substncias corrosivas que possam arranhar as citadas partes. No utilize papel alumnio para forrar a mesa do fogo, pois pode causar manchas na mesa e prejudicar o funcionamento das velas. No deixe que substncias cidas ou alcalinas, como: vinagre, caf, leite, gua salgada, suco de tomate etc., permaneam por muito tempo em contato com as superfcies da mesa, queimadores ou superfcies esmaltadas (tampas dos queimadores, as grades(Trempes), o topo e o cho do forno). Em caso de derramamentos, proceda a limpeza imediatamente. Nas grades (Trempes) da mesa normal a ocorrncia de marcas brancas ou prateadas que parecem riscos. Essas marcas acontecem devido ao resduo do metal do fundo de panelas que fica acumulado nas grades (Trempes). Tome cuidado especialmente quando a mesa estiver sem os queimadores. No deixe cair fiapos ou detritos no sistema de gs pois pode desregular a chama ou causar entupimento no pequeno orifcio de sada de gs.

Limpeza Geral

5. Limpeza e Manuteno

Abra totalmente a porta do forno, levante a presilha da dobradia da porta, de modo que ela engate no aceite da haste da dobradia conforme indicado na figura ao lado. Segure a porta pelas laterais e feche-a lentamente at que se perceba uma certa resistncia; neste ponto, force e, ao mesmo tempo, levante a porta em direo ao alto, de modo a liberar o encaixe da dobradia do corpo do fogo e retire-a. Para a montagem, execute a operao contrria, tomando cuidado para que o encaixe da dobradia seja introduzido no local prprio. Embora possvel, s execute este procedimento se for extremamente necessrio. Se ocorrer, por acidente, grande concentrao de gordura nas paredes internas do forno com revestimento autolimpante, devido ao derramamento direto de leo, recomenda-se uma limpeza manual. Proceda da seguinte forma: 1. Retire as prateleiras. Aquea o forno, na graduao de chama alta, por aproximadamente 2 a 3 minutos para amolecer os resduos de gordura; aps esse perodo desligue o forno. Certifique-se de que a temperatura no interior do forno esteja suportvel antes de iniciar a limpeza, para evitar riscos de queimaduras. Remova o excesso de gordura com um pano seco. 2. Com uma esponja macia umedecida em gua e amonaco (1 parte de amonaco para 3 de gua), amolea os resduos de gordura. 3. Enxge o forno, pressionado com uma esponja umedecida em gua fria, sem esfregar. 4. Aconselhamos ligar o forno, por 10 minutos na posio mxima para a secagem interna. A prateleira possui sistema autodeslizante com duas prateleiras e trs nveis de altura. Para regular a altura, retire a pratereira superior levantando o gancho da parte traseira da prateleira superior (fig. a). Reposicione a prateleira encaixando-a na guia lateral (fig. b), empurre at o gancho travar na parte traseira da prateleira e posicione no encaixe da porta (fig. c)

Desmontagem / Montagem da Porta do Forno

O vidro interno da porta do forno removvel para facilitar a limpeza. Abra a porta do forno por completo. fig.a Gire a presilha at a posio indicada (fig. a) e em seguida desencaixe o vidro interno, puxando para cima, conforme (fig. b). Para a montagem, execute a operao contrria, certifi- fig.b cando se o vidro se encontra travado pela presilha. A presilha que segura o vidro poder apresentar uma colorao caracterstica do material, natural do tempo de uso do produto. A limpeza da base, dos queimadores e dos espalhadores deve ser feita periodicamente com gua morna e sabo neutro ou detergente tipo lava-louas neutro. Antes de recoloc-los no seu lugar, enxugue-os bem, verifique se todos ficaram limpos e secos e cerifiquese de que eles estejam todos bem encaixados. Acenda os queimadores e deixe-os ligados por aproximadamente 1 minuto para garantir a secagem completa. Podem ocorrer pontos de oxidao na parte inferior e nos furos dos espalhadores dos queimadores. A pea ainda poder apresentar alterao na cor proveniente do uso do produto. Estes pontos de oxidao e a alterao na cor no interferem no desempenho do produto. Evite que alimentos sejam derramados sobre os queimadores durante o cozimento. Se isso ocorrer imediatamente aps o uso, deixe-os esfriarem e limpe com pano mido, pois a utilizao prolongada dos queimadores contendo resduos de alimentos tornar a limpeza muito difcil. No deixe as peas dos queimadores imersas em gua com detergente por mais de 10 minutos. No coloque os queimadores ainda quentes na gua fria, pois pode causar empenamento pelo choque trmico. Conserve as velas de acendimento eletrnico dos queimadores limpas e isentas de crostas de sujeira.

Desmontagem do Vidro da Porta

Cuidados com o Forno Autolimpante

Limpeza dos Queimadores da Mesa

Prateleira Autodeslizante

10

6. Soluo de Problemas
Caso seu Fogo apresente algum problema de funcionamento, antes de ligar para o Servio Autorizado, verifique abaixo se a causa da falha no simples de ser resolvida ou se no falha na utilizao, o que pode ser fcil e rapidamente corrigida, sem necessidade de aguardar um tcnico.

Assistncia ao Consumidor

Problemas
O Forno no Funciona (no Liga)

Provveis Causas
Botes de comando no foram selecionados corretamente para o cozimento. Na instalao eltrica da residncia o disjuntor est desligado ou falta energia eltrica. O registro do gs est fechado. Chama amarela/vermelha. Forno sujo de gordura ou molho. Lmpada queimada / Sem lmpada.

Correes
Verifique os botes e repita as operaes indicadas no item Como Usar. Ligue o disjuntor ou chame um eletricista de sua confiana. Abra o registro. Verifique se o gs no est no fim ou se no h sujeira/umidade no queimador. Limpe o forno aps cada utilizao conforme item Limpeza e Manuteno. Adquira, no Servio Autorizado Electrolux, uma lmpada para fogo, e faa a substituio/instalao, conforme item Instalao ou troca da Lmpada do Forno. Verifique se o plugue est ligado na tomada e se h energia na tomada. Verifique se o disjuntor est ligado.

O Forno Solta Fumaa A Luz do Forno no Acende

Sem energia eltrica

H Formao de Umidade nos Alimentos e no Interior do Forno Assa muito Lento / Assa muito Rpido Queimador da mesa no acende Resduo de cola

Os alimentos so deixados muito tempo No deixe os alimentos no forno por no interior do forno aps o trmino do mais de 15 minutos aps a finalizao do cozimento. cozimento. Os tempos de cozimento e a temperatura Consulte o item tempo na Tabela de Tempos e Temperaturas. selecionada no esto corretas. Verifique se o gs no est no fim. Espalhador mal posicionados. Verifique se o espalhador est corretamente montado.

Resduo de cola proveniente das etiquetas. Remover as etiquetas antes de utilizar o fogo. Utilizar esponja macia e limpador lquido multi-uso.

Quando as correes sugeridas no forem suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que estar sua disposio.

11

7. Dicas e Conselhos
Recomendaes Importantes
Para um menor consumo de gs e um melhor aproveitamento, aconselha-se o uso de panelas com um dimetro adaptado Fig.1 ao tamanho dos queimadores (figs. 1 e 2), evitando que a chama queime no vazio (fig.3). Recomenda-se que assim que o lquido comear a ferver, Fig.2 a chama seja reduzida at ao mnimo possvel mantendo a fervura. Assegure-se para que haja circulao de ar no ambiente onde o fogo esteja instalado. Fig.3 Para facilitar a ignio, acender o queimador antes de colocar a panela sobre a grade. Abaixar ou apagar a chama antes de retirar a panela. Durante o cozimento, quando se utilizam leos e outras gorduras, necessrio estar atento, pois ao serem derramados podem incendiar-se. Use somente panelas com fundo plano e que garantam um boa estabilidade sobre as grades (Trempes).

to de pratos fermentados (por exemplo: pes, massas fermentadas e sufls); a corrente de ar frio bloqueia o seu crescimento. Para verificar o grau de cozimento, espete um palito no centro do alimento; se este sair seco o doce est cozido no ponto. Para fazer esta verificao, espere que tenha passado pelo menos 3/4 do tempo de cozimento previsto. Caso o doce fique mais cozido por fora que em seu interior, seria necessrio um tempo maior de cozimento, em uma temperatura inferior. Para Assar Peixe: Asse os peixes de tamanho pequeno a uma temperatura alta. Os peixes de tamanho mdio, inicialmente a uma temperatura alta e depois diminuindo gradualmente. Os peixes de tamanho grande, desde o princpio, a uma temperatura moderada. Verifique se o peixe est bem assado levantando delicadamente uma ponta; a carne deve ser uniformemente branca e opaca, a menos que se trate de salmo, truta ou outro que possua colorao. Para Assar Carne: A carne a ser assada no forno dever pesar pelo menos 1 kg, para evitar que fique muito seca. Se a pea de carne for magra, use azeite ou margarina ou um pouco de ambos. A margarina e o azeite sero desnecessrios se a pea de carne for gordurosa. Quando a pea possuir gordura apenas em um dos lados, coloque-a no forno com este lado virado para cima; a gordura ao derreter, untar suficientemente a parte que ficou por baixo. Inicie o cozimento das carnes vermelhas em uma temperatura elevada, reduzindo-a depois para acabar de cozer a parte interior. A temperatura de cozimento das carnes brancas pode ser moderada do princpio ao fim.

Conselhos para Cozimento ao Forno

Para preparar assados, sempre necessrio fazer um pr-aquecimento de aproximadamente 15 minutos na posio mxima, antes de colocar o alimento dentro do forno. O pr-aquecimento no recomendado quando forem utilizadas assadeiras de vidro. Para o Cozimento de Doces: Os doces devem ser cozidos a uma temperatura moderada (205C) e requerem o pr-aquecimento do forno (cerca de 15 minutos) na temperatura mxima. No abra a porta do forno durante o cozimen12

O grau de cozimento pode ser verificado espetando-se a carne com um garfo; se estiver firme, significa que est cozida no ponto. As peas de carne vermelha devero ser retiradas do refrigerador com uma hora de antecedncia, para que no enduream com a variao brusca de temperatura. Coloque o assado no forno em recipientes adequados com a borda baixa (um recipiente com a borda alta dificulta a entrada do calor) . Terminado o cozimento, aconselhvel aguardar pelo menos 15 minutos antes de cortar a carne para que o molho no escorra. Antes de serem servidos, os pratos podem manter-se no calor do forno temperatura mnima.

Para Uso do Grill Utilize para gratinar ou dourar massas, carnes,sufls, doces, etc. Para um melhor controle, recomenda-se utilizar o grill com a porta entreaberta, ou se preferir, com a porta fechada, sob constante observao, pois seu aquecimento muito rpido. Assam-se no grill carnes e peixes geralmente de pouca espessura, aves abertas ao meio, alguns legumes (por exemplo: abobrinha, berinjela, to-

mate etc.), espetos de carne ou de peixe e frutos do mar. A carne e o peixe assados no grill devem ser ligeiramente untados com azeite e colocados sobre a prateleira na guia mais prxima do grill. A intensidade de calor ser controlada pela altura da prateleira. O calor mais intenso nos nveis superiores, assim, voc dever posicionar o alimento da forma mais conveniente, de acordo com a receita a ser preparada.

Tabela de Tempos e Temperaturas


Cozimento no Forno Doces Bolos Torta de gelia Peixe Fils ou postas Assado Assado com papel alumnio Carne Vitela Porco / Pernil Frango / Inteiro Peru / Inteiro Carne Bovina Carneiro Po e Pizza Pizza Focaccia italiana Po Sufls Sufl de verdura Massa cozida Posio da Prateleira 2 2 Posio da Prateleira 2 2 2 Posio da Prateleira 2 2 1 1 2 2 Posio da Prateleira 2 2 2 Posio da Prateleira 2 2 Temperatura 0C 205 / 230 205 / 230 Temperatura 0C 205 / 230 205 / 230 230 / 255 Tempo (min.) 25 / 35 40 / 50 Tempo (min.) 15 / 20 25 / 30 20 / 25 Tempo (min.) 60 / 70 70 / 80 80 / 90 80 / 90 70 / 80 85 / 95 Tempo (min.) 20 / 30 25 / 35 40 / 50 Tempo (min.) 30 / 40 35 / 45

Posio da prateleira

Temperatura 0C 205 / 230 205 / 230 205 / 230 230 / 255 230 / 255 230 / 255 Temperatura 0C 230 / 255 205 / 230 230 / 255 Temperatura 0C 180 / 205 230 / 255

Obs.: Os dados da tabela so apenas indicativos. A experincia, os diferentes hbitos alimentares e o gosto pessoal, iro sugerir as variaes a serem efetuadas. Os tempos e as temperaturas indicados so vlidos para quantidades mdias de alimentos (carnes 1,0/1,5 kg; massas para doces, pizzas, po 0,5/0,8 kg).

13

8. Especificaes Tcnicas
Modelo
Altura c/ tampa fechada (mm) - Mnima/Mxima Altura c/ tampa aberta (mm) - Mnima/Mxima Altura da mesa (mm) - Mnima Largura total (mm) Largura da mesa (mm) Profundidade (mm) Profundidade c/ porta do forno aberta (mm) Tenso (V) Corrente eltrica do grill + Lmpada (A) Potncia grill eltrico (W) Freqncia (Hz) Potncia da Lmpada - Mxima Capacidade forno (litros) Potncia do forno (W) Potncia dos queimadores (W) Semi-rpido Rpido Tipo de gs: Presso do gs GLP Presso do gs GN

52SM
915/933 1288/1306 875 533 522 622 1073 127 / 220 0,32 / 0,48 50 - 60 40W 70 2650 1.700 2.700 2,75 kPa 1,96 kPa

52SG
915/933 1288/1306 875 533 522 622 1073 127 / 220 11,0 / 4,8 1360 / 1020 50 - 60 40W 70 2650 1.700 2.700 2,75 kPa 1,96 kPa

IMPORTANTE
Este produto foi concebido e deve ser utilizado exclusivamente para uso domstico. Este produto atende ao programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO que verifica a eficincia energtica do produto de acordo com o regulamento RESP/008-FOG.

14

Tabela de Caractersticas
Caractersticas Queimador Semi-Rpido Queimador Rpido Sicurgas (dispositivo de segurana no forno) Lmpada do Forno Estufa Acendedor Automtico Timer Conta Minutos Prateleiras Grill Eltrico Bivolt
*Item no fornecido com o produto.

52SM 3 1 sim no* no sim no 2 (auto-deslizante) no sim

52SG
3 1 sim no* sim sim sim 2 (auto-deslizante) sim sim

Disjuntores
recomendvel a instalao um disjuntor exclusivo para o fogo. Em caso de dvida com relao ao sistema eltrico de sua residncia, consulte a concessionria de energia eltrica. Os fios da tomada onde ser ligado seu fogo devem ser de cobre e ter seo mnima conforme NBR5410. Disjuntor dimensionado conforme NBR5410.

15

Esquemas Eltricos

16

17

Certificado de Garantia
A Electrolux do Brasil S/A concede garantia contra qualquer defeito de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido, com identificao, obrigatoriamente de modelo e caractersticas de produto. 2. O prazo total de vigncia da garantia de 12 (doze) meses, contados a partir da data de emisso da nota fiscal e conforme o item 1 acima, assim divididos: 2.1. 03 (trs) meses de garantia legal e, 2.2. 09 (nove) meses de garantia contratual cedida pelo fabricante Electrolux do Brasil S/A. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos que no tenham a nota fiscal de venda ao Consumidor ou, ainda, nos casos em que a nota fiscal no atenda a disposio final do item 1. 4. Exclui-se da garantia mencionada no item 3 acima casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem eventos danosos qualidade do material componente. CONDIES DESTA GARANTIA: 1. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia constante na relao que acompanha o produto. 2. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem defeitos constatados como sendo de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada no respectivo reparo. 3. As peas: vidros, acessrios, lmpadas, peas plsticas, borrachas e peas sujeitas ao desgaste natural pelo uso, como trempes, espalhadores e tampas dos queimadores so garantidas contra defeito de fabricao pelo prazo legal de 03 (trs) meses - garantia legal, contados a partir da data de emisso da nota fiscal de compra do produto. A GARANTIA PERDER A VALIDADE QUANDO: 1. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 2. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e com empresa no credenciada pela Electrolux. 3. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 4. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes e/ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S/A.
18

5. O defeito for causado por acidente e/ou m utilizao do produto pelo Consumidor. 6. O produto for utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc). AS GARANTIAS LEGAL E/OU ESPECIAL NO COBREM: 1. Despesas com instalao do produto. 2. Produtos ou peas danificadas devido a acidente de transporte, manuseios (tais como riscos, amassados) e atos e efeitos da natureza. 3. No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gs no local onde o produto est instalado. 4. Despesas com transporte, peas, materiais e mo-de-obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex.: rede eltrica, tomadas, alvenaria, aterramento). 5. Chamadas relacionadas orientao de uso, que estejam no Manual de Instrues ou no prprio produto, sero passveis de cobrana aos Consumidores. OUTRAS DISPOSIES: 1. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado para atendimento a produtos quando instalados fora do municpio sede do respectivo Servio Autorizado obedecero aos seguintes critrios: 1.1- Para atendimentos existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas de deslocamento sero suportadas pela Electrolux. 1.2- Para atendimentos existentes a partir do 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas de deslocamento sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 2. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 3. Esta garantia anula qualquer outra assumida por terceiros, no estando nenhuma firma ou pessoa habilitada a fazer excees ou assumir compromisso em nome da Electrolux do Brasil S/A. 4. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro. 5. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. 6. Quando necessrio, consulte nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.
19

69492125

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 3371-7000 - CEP 81520-900 Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br
Ago/08 Rev.01

S-ar putea să vă placă și